Anda di halaman 1dari 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE TECNOLOGIA- CT Disciplina: Cincias dos Materiais Professora: Solange Ribeiro

Coordenao Atmica
Alunos: Bruna Leal Danilo Prado nio Nobre Gabriel Martins Jorge Henrique Lucas Santos Sandy Mayone

Teresina, PI- maio de 2011

Introduo O tomo formado basicamente por trs tipos de partculas elementares: Eltrons, prtons e nutrons. A carga do eltron igual a do prton, porm de sinal contrrio. Os eltrons giram em torno do ncleo distribuindo-se em diversas camadas, num total de at sete camadas, em cada tomo, a camada mais externa chamada de valncia, e geralmente ela que participa das reaes qumicas. Todos os materiais encontrados na natureza so formados por diferentes tipos de tomos, diferenciados entre si pelos seus nmeros de prtons, eltrons e nutrons. Os tomos raramente podem ser encontrados isoladamente. As ligaes qumicas unem os tomos, porm nem todos os tomos conseguem formar ligaes. Dois tomos de um gs nobre exercem entre si uma atrao mtua to fraca que no conseguem formar uma molcula. Por outro lado, a maioria dos tomos forma ligaes fortes com tomos da prpria espcie e com outros tipos de tomos. Embora no caso de molculas diatmicas que uma molcula formada por dois tomos, sejam eles do mesmo elemento ou no haja ligao e coordenao de somente dois tomos, muitos materiais envolvem uma coordenao de alguns tomos numa estrutura integrada. As distncias interatmicas e os arranjos espaciais so os dois fatores principais de importncia.

Estrutura atmica bsica OS PRIMEIROS MODELOS ATMICOS Alguns filsofos da Grcia Antiga j admitiam que toda e qualquer matria seria formada por minsculas partculas indivisveis, que foram denominadas tomos (a palavra tomo, em grego, significa indivisvel). No entanto, foi somente em 1803 que o cientista ingls John Dalton, com base em inmeras experincias, conseguiu provar cientificamente a idia de tomo. Surgia ento a teoria atmica clssica da matria. Segundo essa teoria, quando olhamos, por exemplo, para um grozinho de ferro, devemos imagin-lo como sendo formado por um aglomerado de um nmero enorme de tomos. Os principais postulados da Teoria Atmica de Dalton so:
A matria formada por partculas extremamente pequenas chamadas tomos; Os tomos so esferas macias, indestrutveis e intransformveis; tomos que apresentam mesmas propriedades (tamanho, massa e forma) constituem um elemento qumico; tomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes; Os tomos podem se unir entre si formando "tomos compostos"; Uma reao qumica nada mais do que a unio e separao de tomos.

MODELO ATMICO DE THOMSON

Em 1903, o cientista ingls Joseph J. Thomson, baseado em experincias realizadas com gases e que mostraram que a matria era formada por cargas eltricas positivas e negativas, modificou o modelo atmico de Dalton. Segundo Thomson, o tomo seria uma esfera macia e positiva com as cargas negativas distribudas, ao acaso, na esfera. A quantidade de cargas positivas e negativas seria igual e dessa forma o tomo seria eletricamente neutro. O modelo proposto por Thomson ficou conhecido como "pudim com passas". MODELO ATMICO DE RUTHERFORD Em 1911, o cientista neozelands Ernest Rutherford, utilizando os fenmenos radiativos no estudo da estrutura atmica, descobriu que o tomo no seria uma esfera macia, mas sim formada por uma regio central, chamada ncleo atmico, e uma regio externa ao ncleo, chamada eletrosfera. No ncleo atmico estariam as partculas positivas, os prtons, e na eletrosfera as partculas negativas, os eltrons.

Para chegar a essas concluses Rutherford e seus colaboradores bombardearam lminas de ouro com partculas (2 prtons e 2 nutrons) utilizando a aparelhagem esquematizada acima. Rutherford observou que a grande maioria das partculas atravessava normalmente a lmina de ouro que apresentava aproximadamente 10-5 cm de espessura. Outras partculas sofriam pequenos desvios e outras, em nmero muito pequeno, batiam na lmina e voltavam. O caminho seguido pelas partculas a podia ser detectado devido s cintilaes que elas provocavam no anteparo de sulfeto de zinco. Comparando o nmero de partculas a lanadas com o nmero de partculas a que sofriam desvios, Rutherford calculou que o raio do tomo deveria ser 10.000 a 100.000 vezes maior do que o raio do ncleo, ou seja, o tomo seria formado por espaos vazios. Por esses espaos vazios a grande maioria das partculas a atravessava a lmina de ouro. Os desvios sofridos pelas partculas a eram devidos s repulses eltricas entre o ncleo (positivo) e as partculas a, tambm positivas, que a ele se dirigiam. O modelo de Rutherford (figura ao lado) ficou conhecido como "modelo planetrio". Partculas elementares A experincia de Rutherford mostrou que no ncleo atmico alm do prton deveria existir outra partcula. Esta foi descoberta em 1932 pelo cientista ingls James Chadwick e recebeu o nome de nutron.

Prtons, eltrons e nutrons so as principais partculas presentes num tomo. Elas so chamadas partculas elementares ou subatmicas e suas principais caractersticas so:

Partcula

Massa (grama) 1,7.10-24

Massa relativa 1

Carga eltrica Carga (Coulomb) relativa +1,6.10-19 +1

Prton (p+)

Nutron (n0) Eltron (e-)

1,7.10-24

9,1.10-28

1/1840

-1,6.10-19

-1

Observe que as partculas presentes no ncleo atmico apresentam a mesma massa e que essa praticamente 2.000 vezes maior do que a massa do eltron. A massa de um tomo est praticamente concentrada numa regio extremamente pequena do tomo: o ncleo atmico. A quantidade atmica de prtons e eltrons presentes num tomo a mesma, o que faz com que ele seja eletricamente neutro. MODELO ATMICO DE BOHR Em 1913, o fsico dinamarqus Niels Bohr, ao estudar espectros de emisso de certas substncias, modificou o modelo de Rutherford. No inicio do sculo XX era fato conhecido que a luz branca (luz solar, por exemplo) podia ser decomposta em diversas cores. Isso conseguido fazendo com que a luz passe por um prisma. No caso da decomposio da luz solar obtm-se um espectro chamado espectro contnuo. Este formado por ondas eletromagnticas visveis e invisveis (radiao ultravioleta e infravermelha). Na parte visvel desse espectro no ocorre distino entre as diferentes cores, mas uma gradual passagem de uma para outra. O arco-ris um exemplo de espectro contnuo onde a luz solar decomposta pelas gotas de gua presentes na atmosfera. Como a cada onda eletromagntica est associada certa quantidade de energia, a decomposio da luz branca produz ondas eletromagnticas com toda e qualquer quantidade de energia.

No entanto, se a luz que atravessar o prisma for de uma substncia como hidrognio, sdio, nenio etc. ser obtido um espectro descontnuo. Este caracterizado por apresentar linhas coloridas separadas. Em outras palavras, somente alguns tipos de radiaes luminosas so emitidas, isto , somente radiaes com valores determinados de energia so emitidas.

Baseado nessas observaes experimentais, Bohr elaborou um novo modelo atmico cujos postulados so:
Na eletrosfera os eltrons no se encontram em qualquer posio. Eles giram ao redor do ncleo em rbitas fixas e com energia definida. As rbitas so chamadas camadas eletrnicas, representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q a partir do ncleo, ou nveis de energia representados pelos nmeros 1, 2, 3, 4...;

Os eltrons ao se movimentarem numa camada eletrnica no absorvem nem emitem energia; Os eltrons de um tomo tendem a ocupar as camadas eletrnicas mais prximas do ncleo, isto , as que apresentam menor quantidade de energia; Um tomo est no estado fundamental quando seus eltrons ocupam as camadas menos energticas; Quando um tomo recebe energia (trmica ou eltrica), o eltron pode saltar para uma camada mais externa (mais energtica). Nessas condies o tomo se torna instvel. Dizemos que o tomo se encontra num estado excitado;

Os eltrons de um tomo excitado tendem a voltar para as camadas de origem. Quando isso ocorre, ele devolve, sob a forma de onda eletromagntica, a energia que foi recebida na forma de calor ou eletricidade.

Esses postulados permitem explicar a existncia dos espectros de emisso descontnuos: como o eltron s pode ocupar determinadas rbitas, as transies eletrnicas (ida e volta do eltron) ocorrem em nmero restrito, o que produz somente alguns tipos de radiao eletromagntica e no todas como no espectro contnuo. Modelo atmico de Bohr foi elaborado para o tomo de hidrognio, mas aplicase com boa aproximao a todos os outros tomos. CONCEITOS: Prton: partcula nuclear com carga positiva igual, em grandeza, do eltron. Junto com o nutron, est presente em todos os ncleos atmicos (exceto o do hidrognio, que no tem nutron). A massa de um prton de 1,6726 x 10-27 kg, ou

seja, 1.836 vezes a do eltron. O nmero atmico de um elemento indica o nmero de prtons em seu ncleo e determina de que elemento se trata. O antiprton sua antipartcula. estvel no vcuo e no se desintegra espontaneamente. Nutron: uma das partculas fundamentais que compem a matria. Sua massa de 1,675 x 10-27 kg, aproximadamente 0,125% maior que a do prton. No tem carga eltrica. uma partcula constituinte de todos os ncleos, exceto o do hidrognio comum. Os nutrons livres, que formam parte de um ncleo, so produzidos em reaes nucleares. Quando expulso do ncleo, o nutron instvel, e se desintegra para dar lugar a um prton, um eltron e um neutrino. O uso de feixes de nutrons uma ferramenta importante em campos to diversos quando a paleontologia, a arqueologia e a histria da arte. Eltron: tipo de partcula elementar que, junto com os prtons e os nutrons, forma os tomos e as molculas. Intervm em uma grande variedade de fenmenos. Os eltrons tm uma massa em repouso de 9,109 x 10-31 kg e uma carga eltrica negativa de 1,602 x 10-19 coulombs. Sua partcula de antimatria correspondente o psitron. Distncia Interatmica Distncia interatmica a distncia entre dois tomos. As foras de atrao entre os tomos os mantm prximos entre si. Porm, algo mais existe para que haja uma pequena separao entre eles. Analisando um tomo, percebe-se que h um espao vazio no volume que cerca o seu ncleo. Isso existe pelo fato dos nutrons poderem se mover atravs do combustvel e outros materiais de um reator nuclear, atravessando muitos tomos antes de serem barrados. O espao entre os tomos ocorre devido a foras de repulso e atrao interatmicas. Essa repulso mtua vem do fato de que uma grande aproximao torna os eltrons to prximos a ponto de se repelirem. A distncia de equilbrio aquela na qual as foras atrativas e repulsivas so iguais.

Figura 1.0. Distncias interatmicas de diferentes tomos. Raios atmicos e inicos Uma das propriedades atmicas mais teis de um elemento o tamanho de seus tomos e ons. A teoria quntica do tomo no resulta em valores precisos de raios atmicos e inicos porque a grandes distncias a funo de onda dos eltrons diminui exponencialmente com o aumento da distncia do ncleo. No entanto alguns indcios e uma boa dose de bom senso tm permitido aos qumicos propor uma variedade de definies.

A distncia de equilbrio entre os centros de dois tomos vizinhos (no estado slido) pode ser considerada como a soma de seus raios. O raio atmico ser a mdia da distncia calculada. No ferro metlico, por exemplo, a distncia mdia entre os centros dos tomos 0, 2482 nm na temperatura ambiente. Como os raios so iguais, o raio atmico do ferro vale 0,1241 nm.

Nesta figura temos a representao da definio de raio inico que est relacionado distncia entre os ncleos de ctions e nions que esto vizinhos.O raio inico , como o raio atmico, a distncia entre o centro do ncleo do tomo at o eltron estvel mais afastado do mesmo, porm no fazendo referncia a um tomo, mas ao seu on. medido em picmetros {1 pm=10-12 m ou Angstrons ( 1 =10-10 m )}. Nos ctions, a ausncia de um ou vrios eltrons diminui a fora eltrica de repulso mutua entre os eltrons restantes, provocando a aproximao dos mesmos entre s e ao ncleo positivo do tomo, resultando um raio inico menor que o atmico. Nos nions, o fenmeno o contrrio, o excesso de carga eltrica negativa obriga o afastamento dos eltrons entre s para restabelecer o equilbrio das foras eltricas, de modo que o raio inico maior que o atmico. Simplificadamente, o raio atmico a distncia entre o centro do tomo e a sua camada de valncia, que o nvel de energia com eltrons mais externo deste tomo. Como consequncia do tomo no ser rgido impossvel calcular o seu raio atmico exato. Deste modo, calcula-se o seu raio atmico mdio. Observao: O tamanho dos elementos so bastante variados, dependendo de sua posio na tabela peridica.

Assim conclui-se que o raio atmico aumenta para baixo em um grupo, e dentro dos blocos s e p, decresce da esquerda para a direita ao longo do perodo. A contrao lantandica causa um decrscimo no raio atmico para elementos seguintes do bloco f. Muitos fatores podem alterar a distncia entre os centros de tomos. O primeiro a temperatura. Qualquer aumento de energia aumentar a distncia mdia. Este aumento no espaamento entre os tomos responsvel pela expanso trmica experimentada pelos materiais. A valncia inica tambm influencia o espaamento interatmico, os nions so maiores do que os tomos que os originaram, bem como os ctions so menores. O on ferroso (Fe+2) tem um raio de 0,074 nm, bem menor que o do tomo de ferro metlico. Como os dois eltrons de valncia do ferro foram removidos, os remanescentes 24 so atrados mais efetivamente pelo ncleo, que ainda mantm uma carga positiva de 26. Uma reduo a mais no espaamento

interatmico observada quando um outro eltron removido a fim de produzir o on frrico(Fe+3).

Outro fator que afeta o tamanho de um tomo ou on o nmero de tomos adjacentes. Um tomo de ferro tem um raio de 0,1241 nm quando em contato com oito tomos de ferro adjacentes, arranjo normal temperatura ambiente. Se os tomos fossem rearranjados a fim de que cada um deles contatasse outros 12 tomos, o raio atmico seria aumentado ligeiramente. Quanto maior o nmero de tomos adjacentes, maior a repulso eletrnica proveniente dos tomos vizinhos e, consequentemente, maiores as distncias interatmicas. O ultimo efeito na distancia interatmica este relacionado com as ligaes covalentes, a figura abaixo compara as distancias interatmicas entre os tomos de carbono no etano e no etileno. Nesta ultima molcula, quatro eltrons so compartilhados pelos dois tomos de carbono, mas, no etano, apenas dois so compartilhados. A distancia entre os dois centros dos tomos de carbono reduzida e a energia mnima, em valor luto, aumenta, j que os tomos se tornaram mais fortemente ligados.

Nmero de Coordenao Muitos materiais apresentam grupos coordenados de tomos. At ento foi discutido combinaes envolvendo apenas dois tomos, agora preciso atentar-se aos grupos poliatmicos, ou seja, ao analisarmos as ligaes feitas entre estes tomos, nos referimos ao nmero de coordenao. O nmero de coordenao representa basicamente o nmero de vizinhos mais prximos que um determinado tomo possui. Vamos citar o carbono como exemplo: O seu nmero de coordenao (NC) quatro. Para esta afirmao preciso salientar dois parmetros. O primeiro a sua covalncia, ou seja, como o carbono possui quatro eltrons em sua camada de valncia seu NC ser quatro. O segundo parmetro, e no menos importante, o fenmeno do empacotamento atmico. Ele ocorre,quando existe a liberao de energia no momento em que tomos ou ons se aproximam,at que suas distncias de equilbrio sejam atingidas, portanto para que o material permanea estvel, necessrio que os ons se arranjem de uma maneira mais fechada. O clculo do nmero de coordenao envolvendo as distncias interatmicas feito pela razo dos raios inicos envolvidos na ligao. Existe uma tabela para este fenmeno, ou seja, para um nmero de coordenao ser 3 necessrio um quociente mnimo de 0,155.O nmero de coordenao pode chegar 12,e isto ocorre quando este quociente igual a 1. Via geral, o nmero de coordenao dos metais e slidos regido pelo empacotamento atmico e o nmero de coordenao de slidos covalentes regido pelos limites de compartilhamento eletrnico.

Referencias Bibliogrficas: FELTRE, Ricardo - Fundamentos da Qumica (4 edio), vol.1, So Paulo 2005 (Ed. Moderna). VAN VLACK, Laurence Hall, Princpios de cincias dos materiais. So Paulo2000. (Ed. Edgard Blcher Ltda.).

Anda mungkin juga menyukai