Anda di halaman 1dari 6

Colgio Arco-ris Professor: Alexsandro Aluno:__________________________________ Turma:_______________ Disciplina: Matemtica 3 Bimestre FUNES DO 2 GRAU OU FUNES QUADRTICAS

Uma funo do 2 grau definida pela seguinte lei de formao f(x) = ax + bx + c ou y = ax + bx + c, onde a, b e c so nmeros reais e a 0. Sua representao no plano cartesiano uma parbola que, de acordo com o valor do coeficiente a, possui concavidade(ABERTURA) voltada para cima ou para baixo. A funo do 2 grau assume trs possibilidades de resultados ou razes, que so encontradas quando colocamos zero no lugar de f(x) ou de y transformando a funo numa equao do 2 grau, que pode vir a ser resolvida por Bhskara ou pelo mtodo da soma e produto.

Grfico da funo
Coeficiente a > 0, parbola com a abertura voltada para cima Coeficiente a < 0, parbola com a abertura voltada para baixo

>0

A equao do 2 grau possui duas solues diferentes, isto , a funo do 2 grau ter duas razes reais e distintas. Logo, a parbola corta o eixo das abscissas (x) em dois pontos. Observe abaixo os dois casos:

= 0

A equao do 2 grau possui uma nica soluo, isto , a funo do 2 grau ter apenas uma raiz real. A parbola ir cortar o eixo das abscissas (x) em apenas um ponto. Observe abaixo os dois casos:

< 0 A equao do 2 grau no possui solues reais, portanto, a funo


do 2 grau no cortar o eixo das abscissas (x).(ela fica flutuando)

Pontos notveis do grfico de uma funo do 2 grau


O vrtice da parbola constitui um ponto importante do grfico, pois indica o ponto de valor mximo e o ponto de valor mnimo. De acordo com o valor do coeficiente a, os pontos sero definidos, observe: Quando o valor do coeficiente a for menor que zero, a parbola possuir valor mximo.

Quando o valor do coeficiente a for maior que zero, a parbola possuir valor mnimo.

Outra relao importante na funo do 2 grau o ponto onde a parbola corta o eixo y. Verifica-se que o valor do coeficiente c na lei de formao da funo corresponde ao valor do eixo y onde a parbola o intersecta.

Exemplos: Verifique se as seguintes funes apresentam ponto de mximo ou mnimo. a) f(x) = 2x2 + 3x + 5 Soluo: No caso da funo do 2 grau, para determinarmos se h ponto de mximo e mnimo basta verificar se a parbola descrita pela funo apresenta abertura voltada para baixo ou para cima. Nesse caso, temos que observar o valor do coeficiente a: a = 2 que um nmero menor que zero(negativo), ou seja a < 0 logo a concavidade(abertura) da parbola est voltada para baixo. Como a concavidade da parbola est voltada para baixo, a funo apresenta ponto de mximo , que o vrtice da parbola. Imagem de uma parbola com ponto de mximo:

b) f(x) = 5x 3x Soluo: Temos que a = 5 que um nmero maior que zero(positivo), ou seja a > 0 logo, a concavidade da parbola est voltada para cima. Assim, podemos afirmar que a funo apresenta ponto de mnimo, que o vrtice da parbola.

Imagem de uma parbola com ponto de mnimo:

CONSTRUO DE GRFICOS DE UMA FUNO DO 2 GRAU

No primeiro momento, para construir um grfico de uma funo de 2 grau qualquer, basta atribuir valores para x e encontrar valores correspondentes para a funo. Portanto, formaremos pares ordenados, com eles iremos construir o grfico, veja alguns exemplos: Exemplo 1: Dada a funo f(x) = x2 1. Essa funo pode ser escrita da seguinte forma: y = x2 1. Atribuiremos qualquer valor para x e substituindo na funo encontraremos o valor de y, formando pares ordenados. Se x = 3 teremos: y = (3)2 1 y=91 y=8 (3,8) Primeiro par formado. (OBS.: Cada par de nmeros forma um ponto no plano cartesiano.) Se x = -2 teremos: y = (2)2 1 y=41 y=3 (2,3) segundo par formado. Se x= 1 teremos: y = (1)2 1 y=11 y=0 (1,0) terceiro par formado. Se x = 0 teremos: y = 02 1 y = 1 (0, 1) quarto par formado. Se x = 1 teremos: y = 12 1 y=11 y=0 (1,0) Quinto par formado Se x= 2 teremos: y = 22 1 y=41 y=3 (2,3) Sexto par formado

Se x = 3 teremos: y = 32 1 y=91 y=8 (3,8) Stimo par formado Finalmente, distribuindo os pares ordenados no plano cartesiano montaremos o grfico a seguir:

Voc tambm pode construir um grfico de maneira mais resumida. Para isso, voc dever observar as coordenadas do vrtice, as razes da funo(que onde ela corta o eixo X) e o ponto do eixo das ordenadas (eixo Y) que cortado pela mesma parbola. Lembrando que o valor do coeficiente C nos d essa informao.

Exemplo1: Construir o grfico da funo f(x) = x 2x 3

Exemplo 2. Construir o grfico da funo y = -x + 2x + 3

Anda mungkin juga menyukai