Anda di halaman 1dari 20

DH 875

CI/SfB
(43) Gq4 (Ajs) 692.5 0870-2063

DOCUMENTO DE HOMOLOGAO
Homologao de novos materiais e processos de construo
PPB Placas, Pavimentos e Beto, S. A. Sede e Fbrica: Alto do Seixal Asseiceira 2040 481 RIO MAIOR tel.: (+351) 24 390 83 33 fax: (+351) 24 390 84 90 e-e: ppbportugal@mail.telepac.pt

CDU ISSN

PAVIMENTOS

PaVIMeNTOs De lajes MaCIas eXeCUTaDas a ParTIr De Prelajes De BeTO Pr-esFOraDO

PPB (Prelajes)

FLOORS PLANCHERS

DEZEMBRO DE 2007

O presente documento anula e substitui o DH 449, de Agosto de 1996. A situao de validade do DH pode ser verificada no portal do LNEC (www.lnec.pt).

DeCIsO De HOMOlOGaO
O presente Documento de Homologao, elaborado no mbito das atribuies do LNEC estabelecidas na alnea d) do n. 2 do artigo 3 do Decreto-Lei 304/2007, de 24 de Agosto, e dando cumprimento ao n. 1.3 do artigo 1 do Regulamento de Estruturas de Beto Armado e Pr-esforado, Decreto-Lei n. 349-C/83, de 30 de Julho, define as caractersticas e estabelece as condies de execuo e de utilizao do sistema de construo dos pavimentos PPB (Prelajes), constitudo por lajes macias executadas a partir de prelajes de beto pr-esforado e de beto complementar moldado em obra, do qual detentora a empresa PPB Placas, Pavimentos e Beto, s.a.. O uso dos pavimentos fica tambm condicionado pelas disposies aplicveis da regulamentao e da documentao normativa em vigor. O LNEC emite um parecer tcnico favorvel relativamente a este sistema de construo, sem prejuzo do cumprimento de quaisquer disposies legais que possam vigorar durante o perodo de validade deste Documento de Homologao. Este Documento de Homologao vlido at 31 de Dezembro de 2010, podendo ser renovado mediante solicitao atempada ao LNEC. O LNEC reserva-se o direito de proceder suspenso ou ao cancelamento deste Documento de Homologao caso ocorram situaes que o justifiquem, nomeadamente perante qualquer facto que ponha em dvida a constncia da qualidade dos pavimentos ou dos seus elementos constituintes. Lisboa e Laboratrio Nacional de Engenharia Civil, em Dezembro de 2007.

O CONSELHO DIRECTIVO

Carlos Matias Ramos Presidente

LNEC Departamento de Edifcios Av. Brasil, 101, 1700-066 LISBOA PORTUGAL fax: (+ 351) 21 844 30 28 lnec@lnec.pt www.lnec.pt

DH 875 2
1
1.1

DESCRIO DOS PAVIMENTOS


Descrio geral

Os pavimentos PPB (Prelajes) so constitudos por lajes macias executadas a partir de prelajes de beto pr-esforado justapostas, que servem de cofragem a uma camada de beto armado (beto complementar) com funo resistente, assente em obra com armaduras complementares. O seu funcionamento estrutural comparvel ao de uma laje macia com armadura resistente unidireccional, sendo indispensvel, para que tal semelhana tenha validade, que se assegure e mantenha a necessria aderncia entre o beto complementar e as prelajes.

O beto de cimento Portland de calcrio EN 197-1 - CEM II / A-L 42,5 R, com as caractersticas da classe C35/45. Tanto o cimento como os agregados utilizados no fabrico do beto das prelajes possuem marcao CE. As armaduras ortogonais das prelajes obedecem, na sua constituio, ao disposto no artigo 108 do REBAP e, nas suas caractersticas, s disposies definidas nos Documentos de Homologao em vigor relativos ao emprego de fios de ao para pr-esforo. O ao dos fios da armadura de distribuio satisfaz s classes A235, A400 e A500 definidas no REBAP. Os fios de ao da armadura principal pr-esforada, certificados pela Associao para a Certificao de Produtos (CERTIF), satisfazem s caractersticas mecnicas estabelecidas na Especificao LNEC E452-2006, a que correspondem os valores apresentados no Quadro I:

1.2
1.2.1

Caractersticas dos elementos constituintes


Prelajes

As prelajes so prefabricadas, de beto pr-esforado, com armadura resistente, disposta em malha ortogonal e constituda por fios de ao pr-esforados (armadura principal pr-esforada) e por fios ou vares dispostos na direco transversal (armadura de distribuio, no pr-esforada) colocados sobre a armadura de pr-esforo e no soldados a esta armadura. As prelajes comportam quatro ou seis ganchos de ao A235 que permitem a sua suspenso e o seu manuseamento. As prelajes apresentam uma largura varivel mas limitada largura mxima da dimenso da mesa de fabrico. A largura corrente de 2500 mm e a largura mnima de 800 mm (Figura 1).

QUADRO I
Caractersticas dos fios de ao
d (mm) 5,0 A (mm2) 19,63 Rm (MPa) 1860 Fm (kN) 36,5 Fp0,1 (kN) 32,5 Agt (%) 3,5 E (GPa) 205 10

em que: d A dimetro (valor nominal) rea da seco transversal (valor nominal)

Rm tenso de rotura traco (valor nominal) Fm fora de rotura traco (valor caracterstico mnimo referente ao quantilho de 95%) Fp0,1 fora limite convencional a 0,1% (valor caracterstico mnimo referente ao quantilho de 95%) Agt extenso total na fora mxima (valor mnimo) E mdulo de elasticidade A relaxao dos fios de ao, s 1000 horas, em ensaios realizados nas condies definidas na seco 10.5 da referida Especificao, no dever exceder 2,5%. 1.2.2 Beto complementar

O beto complementar aplicado em camada contnua de espessura varivel, mas nunca inferior a 50 mm, e incorpora uma armadura de continuidade da armadura de distribuio das prelajes. Este beto de cimento Portland EN 197-1, com a dosagem mnima de 300 kg de cimento por metro cbico e as caractersticas da classe C20/25.

CAMPO DE APLICAO

Figura 1

No Anexo I so representados em corte transversal os diferentes tipos de prelajes com indicao dos valores relativos s suas dimenses e posio dos fios de ao. Nos casos de prelajes que se destinem a pavimentos em que esteja prevista a passagem de pilares ou tubagem de localizao bem definida, as prelajes fabricadas dispem j das aberturas necessrias, em cuja periferia so reforadas as armaduras da prelaje por faixas de largura conveniente.

Tal como para outros pavimentos com a mesma constituio e o mesmo sistema estrutural, o campo de aplicao para os diversos tipos considerados dos pavimentos PPB (Prelajes) abrange apenas o seu emprego em edifcios de habitao ou com ocupao e utilizao semelhantes. No se consideram abrangidas as situaes em que seja previsvel a actuao predominante de aces resultantes de cargas concentradas ou de cargas dinmicas, de choque e vibrao, por mais elevada que seja a capacidade resistente dos pavimentos. Por este motivo, a utilizao dos pavimentos nestes ltimos casos cai fora do mbito desta homologao e carece de prvio estudo especfico, eventualmente por verificao experimental.

DH 875 3
3 FABRICO DAS PRELAJES 5
5.1

APRECIAO DOS PAVIMENTOS


Caractersticas mecnicas

As prelajes so fabricadas por sistema mecanizado, sendo a sua moldagem feita sobre mesa metlica constituindo molde e cujo contorno, formando em regra parede vertical, define a espessura da prelaje. A existncia de rasgos na parede de contorno da mesa metlica permite a colocao das armaduras de pr-esforo das prelajes ao nvel previsto. Na mesa podero ser moldadas conjuntamente vrias prelajes, cujas dimenses so definidas por separadores metlicos assentes na superfcie da mesa e pelas paredes de contorno desta. Aps o assentamento dos separadores e das armaduras das prelajes, procede-se colocao, espalhamento e compactao do beto por rguas vibradoras com posterior tratamento das superfcies a fim de as tornar rugosas. A fim de evitar a aderncia da base das prelajes superfcie da mesa, esta previamente humedecida com um produto lquido apropriado. A simetria dos fios em relao ao eixo horizontal da mesa de fabrico das prelajes garantida atravs de um critrio de distribuio adequado ao nmero de fios de pr-esforo por metro de largura da prelaje. O critrio de distribuio dos fios de pr-esforo na largura da mesa permite tambm cumprir o recobrimento mnimo dos fios em relao face lateral da prelaje. O pr-esforo aplicado simultaneamente em todos os fios que constituem a armadura resistente das prelajes a fabricar, utilizando macacos hidrulicos accionados electricamente e nos quais se pode medir o alongamento dos fios e controlar, por manmetro, a fora a aplicar de harmonia com a tenso de pr-esforo na origem indicada no Anexo I. Posteriormente verificada a tenso de pr-esforo instalada, em pelo menos cinco fios, atravs de aparelho adequado. Terminada a betonagem, as prelajes so cobertas com uma lona e submetidas a tratamento por vapor at data em que o respectivo beto atinja o valor da resistncia compresso indicado no Anexo I. Quando tais resistncias so atingidas, o que normalmente se pode verificar entre 24 e 48 horas aps a moldagem das prelajes, a transmisso do pr-esforo dos fios s prelajes feita por sistema hidrulico, utilizando para o efeito o mesmo equipamento da aplicao do pr-esforo aos fios da armadura que constitui as prelajes. Aps esta operao, as prelajes so retiradas do local de fabrico para depsito, com os cuidados de manuseamento e transporte necessrios. A instalao de fabrico constituda por trs mesas metlicas para moldagem de prelajes, a que correspondem cerca de 258 m (96 + 81 + 81) de linha de fabrico.

A determinao dos valores que representam as caractersticas mecnicas dos pavimentos foi efectuada atravs de clculo automtico em computador. O clculo teve por base os valores das caractersticas mecnicas dos materiais constituintes dos pavimentos registados em 1.2 e o valor de pr-esforo na origem indicado no Anexo I. Ao valor do pr-esforo na origem referido correspondem os valores de pr-esforo, ao fim de determinados intervalos de tempo, tambm indicados no Anexo I para as diferentes prelajes produzidas. A determinao dos esforos resistentes de clculo dos pavimentos teve em conta as disposies definidas na regulamentao em vigor aplicvel, com as adaptaes necessrias a este tipo de pavimentos. Foram ainda determinados para os diferentes pavimentos os valores do factor de rigidez, EI, a utilizar na verificao do estado limite de deformao. Nos quadros de Elementos de Clculo do Anexo II so fornecidos os valores, respeitantes s caractersticas mecnicas, necessrios para a verificao da segurana em relao aos diferentes estados limites.

5.2 Comportamento em caso de sismo


No que se refere ao comportamento em caso de sismo, estes pavimentos devero ser armados nos apoios para resistncia aos momentos negativos e positivos provocados por esta aco. No caso em que a armadura principal das prelajes, saliente nos seus topos, seja insuficiente para absorver os momentos positivos, aquela reforada em obra com uma armadura adicional no pr-esforada disposta sobre as prelajes. Alm destas disposies deve ser adoptada, na zona das juntas das prelajes, uma das seguintes medidas: No caso de as faces laterais das prelajes serem biseladas, a execuo das juntas feita com os vares da armadura de distribuio salientes lateralmente, com comprimentos tais que permitam executar em obra amarraes convenientes de solidarizao das prelajes (Figura 2a); No caso de as faces laterais das prelajes serem verticais, colocada, durante a execuo das prelajes, uma armadura em forma de L junto s faces laterais e saliente na face superior, com espaamento dos vares igual ao da armadura de distribuio e com os devidos comprimentos de amarrao, sendo, em obra, reforada a zona da junta das prelajes com uma armadura de continuidade com comprimentos de amarrao adequados (Figura 2b). Sempre que as solues anteriormente descritas sejam insuficientes para absorver os esforos provocados na zona das juntas das prelajes pela aco ssmica, deve-se recorrer ao reforo daquelas armaduras atravs de armaduras em forma de estribo embebidas no beto complementar e convenientemente espaadas (Figura 3).

IDENTIFICAO

As prelajes devem ser marcadas, de forma clara e indelvel, com registo do nome da marca do pavimento, do tipo de prelaje e data do seu fabrico. Quando tal no acontea, cada fornecimento de prelajes deve ser acompanhado da informao acima indicada.

5.3 Comportamento em caso de incndio


Os materiais constituintes dos pavimentos quer das prelajes quer do beto complementar colocado em obra so da classe de reaco ao fogo M0 (no-combustveis).

DH 875 4
5.4 Isolamento sonoro
O ndice de isolamento sonoro a sons areos, Rw, dos pavimentos acabados, incluindo os revestimentos de piso e de tecto rigidamente ligados laje, depende da sua massa, o que permite que os valores do Rw possam, de um modo aproximado, ser estimados atravs da lei da massa. Nos casos em que o isolamento proporcionado pelo pavimento superior a 35 dB e inferior a 45 dB deve prever-se a contribuio da transmisso marginal, que se traduz, em termos mdios, numa reduo de 3 dB nos valores de Rw. Para valores de Rw superiores a 45 dB aconselhvel recorrer verificao do comportamento em obra, pois as previses podem revelar-se bastante falveis.
b) Figura 2

a)

Se no se considerar a reduo anteriormente referida, para um pavimento com uma massa de 260 kg/m2 estima-se um valor de Rw prximo de 48 dB. O ndice de isolamento sonoro a sons de percusso, Ln,w, para alm de depender da constituio da laje, funo do tipo de revestimento de piso a adoptar. possvel estimar-se esse ndice recorrendo aplicao do invariante Rw + Ln,w, desde que se conhea a massa por unidade de superfcie do pavimento, admitindo a aplicabilidade da lei da massa para a determinao de Rw. No caso de lajes macias executadas a partir de prelajes, no revestidas, recomendada a adopo do valor 135 para o invariante Rw + Ln,w referido [Ln,w, em dB/(oit./3)], o que, conhecido o valor de Rw, permite a determinao de Ln,w. Analogamente ao referido para os sons areos, deve admitir-se a ocorrncia de uma transmisso marginal dos sons de percusso, que se traduz em mdia num acrscimo dos valores do Ln,w, inicialmente estimados, em cerca de 2 dB.

Figura 3

As exigncias de isolamento sonoro a satisfazer so as que constam do Regulamento dos Requisitos Acsticos dos Edifcios.

No que se refere resistncia ao fogo estes pavimentos podero ser classificados, no mnimo, nas seguintes classes: CF30 desde que apresentem um revestimento na face inferior com uma espessura mnima de 15 mm de argamassa de cimento e areia ou de cimento, cal e areia; CF60 desde que apresentem um revestimento na face inferior com uma espessura mnima de 15 mm de argamassa de cimento e agregados leves (vermiculite, perlite ou fibras minerais). Estas classes de resistncia ao fogo podero ser adoptadas desde que nos apoios se garanta um momento resistente negativo no inferior a 15% do momento resistente ltimo de clculo fornecido nas tabelas. O aumento do tempo de resistncia ao fogo conseguido atravs da colocao de armaduras suplementares nas zonas das juntas e dos apoios das prelajes, incorporadas no beto complementar, e atravs do aumento da espessura de recobrimento dos fios da armadura principal. A montagem na face inferior das prelajes de placas de materiais isolantes trmicos permite aumentar a resistncia ao fogo desde que esses materiais pertenam classe de reaco ao fogo M1 (no inflamveis). No caso de edifcios de habitao as exigncias a satisfazer so as que constam no Regulamento de Segurana contra Incndio em Edifcios de Habitao. Os pavimentos podero satisfazer s exigncias deste regulamento mediante uma criteriosa escolha do revestimento de tecto.

5.5 Isolamento trmico


Os parmetros que caracterizam o isolamento trmico resistncia trmica, R, ou coeficiente de transmisso trmica, U podem ser determinados recorrendo a mtodos convencionais. Estes parmetros devem ser determinados nas situaes em que os pavimentos tm de satisfazer a exigncias de isolamento trmico, como o caso de lajes de esteira ou de cobertura e de pavimentos sobre espaos exteriores ou locais no aquecidos. Estes pavimentos, por si ss, no garantem a satisfao das exigncias aplicveis, que constam do Regulamento das Caractersticas de Comportamento Trmico dos Edifcios, pelo que se torna necessrio, em todas as situaes, prever solues de isolamento trmico complementar.

EXECUO DOS PAVIMENTOS

A execuo dos pavimentos em obra deve basear-se em projecto especfico a elaborar para cada obra. Nos casos correntes, a execuo dos pavimentos consta das operaes seguidamente referidas: Colocao e nivelamento de fiadas de escoramento junto aos apoios e na zona central das prelajes, no sentido transversal destas; Assentamento das prelajes, justapostas, e seu acerto; Montagem dos escoramentos complementares necessrios, em funo do vo e da espessura total do pavimento e das sobrecargas resultantes da sua execuo;

DH 875 5
Colocao das armaduras superiores e inferiores do pavimento sobre os apoios e de armaduras sobre as juntas entre prelajes, para melhorar a solidarizao destas e os comportamentos em caso de sismo ou de incndio; Limpeza e humidificao da superfcie superior das prelajes por meio de jacto de gua, com vista a evitar a dessecao e melhorar a aderncia do beto complementar; Lanamento, espalhamento, regularizao e compactao do beto complementar, tendo o cuidado de assegurar a sua perfeita aderncia s faces expostas das prelajes e a manuteno da espessura prevista da camada de beto acima das prelajes; Manuteno da humidade do beto colocado em obra, durante os primeiros dias do endurecimento, por meio de rega ou de recobrimento conservado humedecido da superfcie betonada; Tratamento das juntas e da superfcie inferior das prelajes em funo do material de revestimento a aplicar, aps a remoo do escoramento em harmonia com os prazos mnimos regulamentares. As caractersticas das prelajes e o seu peso implicam que o seu manuseamento e colocao em obra sejam efectuados com equipamento de manobra apropriado. As prelajes, em condies normais de apoio e sob a aco apenas do seu peso prprio, devem apresentar contraflecha de valor no superior a 1/300 do vo.

7.2

Condies relativas verificao da segurana estrutural

A verificao da segurana dos pavimentos, com base nos valores de clculo fornecidos no Anexo II, dever ser efectuada em relao aos estados limites ltimos de resistncia e em relao aos estados limites de utilizao fendilhao e deformao conforme os critrios definidos nos regulamentos RSA e REBAP. A verificao da segurana em relao aos estados limites ltimos de resistncia ser efectuada por comparao dos valores de clculo do momento flector resistente e do esforo transverso resistente, designados por MRd e VRd, com os correspondentes esforos actuantes, relativos s combinaes de aces especificadas no artigo 9 do RSA. A verificao da segurana em relao ao estado limite de fendilhao efectuada comparando o valor do momento resistente designado por Mfctk, correspondente formao de fendas, com o momento actuante devido s combinaes de aces definidas de acordo com o artigo 12 do RSA. Estas combinaes de aces podero ser, conforme as condies do meio ambiente, combinaes frequentes, em ambiente pouco ou moderadamente agressivo, e combinaes raras, em ambiente muito agressivo. A verificao da segurana em relao ao estado limite de deformao efectuada comparando o valor da flecha admissvel, definida de acordo com o artigo 72 do REBAP, com o valor da flecha devida combinao frequente de aces. No clculo da flecha instantnea devero ser utilizados os valores do factor de rigidez, fornecidos no Anexo II. A flecha a longo prazo, em que so tidos em conta os efeitos da fluncia dos betes, poder ser determinada multiplicando o valor da flecha instantnea por um factor dado pela expresso: M Sg 1+ M + M 1 Sq Sg em que MSg e MSg + 1 MSq so, respectivamente, os valores dos momentos flectores actuantes devidos s aces permanentes e combinao frequente de aces e o coeficiente de fluncia, a que se pode, em geral, atribuir o valor 2.

7
7.1

CONDIES DE EMPREGO DOS PAVIMENTOS


Condies de fabrico das prelajes

Durante o fabrico das prelajes devem ser satisfeitas as condies referidas em 1.2 e 3 relativamente s caractersticas dos materiais a empregar e ao processo de produo, devendo ainda ser satisfeitas as seguintes condies especficas: O valor da tenso de pr-esforo na origem a aplicar na armadura das prelajes deve ser o indicado no Anexo I; A transmisso do pr-esforo s prelajes s deve ser realizada depois de o beto ter adquirido resistncia compresso igual aos valores indicados no Anexo I. Estes valores devem ser verificados atravs de ensaios compresso sobre provetes conservados nas mesmas condies de ambiente a que as prelajes esto sujeitas. Aps o fabrico, as prelajes devem ser verificadas em relao aos seguintes aspectos: As superfcies exteriores no devem apresentar fendilhao, falhas de beto ou ocos de betonagem; A superfcie de contacto das prelajes com o beto complementar deve apresentar rugosidade de forma a garantir a adequada resistncia aos esforos de corte; O comprimento no deve diferir do valor previsto por diferenas superiores a 20 mm; As dimenses da seco transversal no devem desviar-se dos valores nominais, apresentados no Anexo I, por diferenas superiores a 5 mm; Os fios da armadura de pr-esforo no devem apresentar, relativamente localizao prevista, desvios verticais superiores a 2,5 mm (no caso das prelajes L-5, L-6 e L-7) ou 3 mm (no caso das prelajes L-10) e horizontais que excedam 3 mm; A curvatura lateral das prelajes no deve exceder 1/500 do comprimento, nem 10 mm;

7.3

Condies de execuo dos pavimentos

Alm das disposies relativas a lajes macias de beto armado com armadura unidireccional, prescritas na regulamentao em vigor e que sejam aplicveis aos pavimentos PPB (Prelajes), devero ser adoptadas as disposies seguidamente referidas, nos casos abrangidos pelo campo de aplicao que a estes pavimentos fica atribudo no presente Documento de Homologao. Independentemente das disposies construtivas a seguir recomendadas, dever o produtor dos pavimentos fornecer aos utilizadores indicaes sobre os cuidados a ter no transporte das prelajes, na sua movimentao e na colocao em obra. armadura de distribuio A camada contnua de beto complementar dos pavimentos deve comportar sempre uma armadura de distribuio constituda por vares dispostos nas duas direces e integrada na referida camada de beto complementar.

DH 875 6
As seces mnimas da armadura de distribuio, na direco perpendicular das prelajes e para o caso de emprego de vares de ao A 235, A 400 ou A 500, so as que se indicam nos quadros correspondentes do Anexo III e devero ser satisfeitas por vares com espaamento mximo de 250 mm. Na direco das prelajes, o espaamento dos vares da armadura de distribuio poder ser maior, mas no excedendo 350 mm. aberturas nas prelajes Quando haja necessidade de praticar em obra aberturas nas prelajes, no previstas antecipadamente no projecto, dever ser destrudo o beto das prelajes numa rea superior abertura necessria, a fim de garantir a largura conveniente da faixa destinada armadura de reforo em torno das aberturas praticadas. Esta operao dever ser feita de forma a no produzir qualquer tipo de rotura nas prelajes e as armaduras de reforo devero ser convenientemente ligadas s armaduras j existentes. juntas entre prelajes Sobre as juntas das prelajes dever ser colocada uma armadura de vares dispostos em malha ortogonal e em condies de garantir o completo envolvimento dos seus vares pelo beto complementar do pavimento. Essa armadura deve ser constituda, no mnimo, por faixa de metro de largura e nas duas direces, obedecendo s condies referidas no Anexo III para a respectiva seco em funo da classe de ao escolhida. A colocao desta armadura permitir no s obter uma melhor solidarizao transversal das prelajes mas tambm reduzir, em certa medida, o risco de fendilhao da superfcie inferior dos pavimentos nas zonas das juntas, principalmente quando se usam revestimentos tradicionais de argamassa. Nestes casos, poder complementar-se a aco da referida armadura pela aplicao de bandas de rede metlica ou de rede de fibra de vidro incorporadas nas camadas de argamassas de revestimento e acabamento dos tectos, nas zonas das juntas entre prelajes. A existncia de armaduras adicionais de ligao das prelajes ao beto complementar poder melhorar o comportamento dos pavimentos sob a aco de eventuais aces mecnicas de vibrao ou efeitos resultantes de variaes de temperatura. Qualquer que seja o tipo de junta usado, as fiadas de escoramento das prelajes, durante a execuo dos pavimentos, devero ser niveladas com especial cuidado, a fim de evitar desnveis entre prelajes contguas. solidarizao das prelajes na zona dos apoios Os extremos das prelajes nos apoios dos pavimentos devem ser convenientemente ancorados. As armaduras principais e complementares das prelajes devero ser salientes, a fim de penetrarem nos elementos de cintagem dos pavimentos com o comprimento de amarrao conveniente. Nos casos de pavimentos apoiados em paredes de alvenaria, quer com apoios simples quer de encastramento, e nos quais a entrega das prelajes seja inferior a 150 mm, a amarrao das prelajes dever ser feita em cintas de beto ao longo dos apoios, armadas longitudinalmente com, pelo menos, 4 vares e transversalmente com estribos cujo espaamento no exceda 250 mm. Em particular, as cintas que se prolongam tambm sobre as paredes que delimitam lateralmente os painis de pavimento devero ser armadas, no mnimo, por 4 vares longitudinais e por estribos com espaamento igual ou inferior a 250 mm. Nos casos de pavimentos com continuidade, apoiados em paredes de alvenaria e nos quais a entrega das prelajes seja inferior a 150 mm, as zonas armadas para resistncia aos momentos nos apoios podero funcionar como cintas de solidarizao se, para tal, forem adicionalmente armadas. Em pavimentos a betonar juntamente com vigas em que ficaro apoiados, o apoio das prelajes poder ser feito sobre a cofragem lateral das vigas, justapondo aos estribos destas os topos das prelajes, cujas armaduras principais e complementares, salientes, devero ter comprimento que garanta a amarrao conveniente nas vigas de apoio do pavimento. armaduras nos apoios Os pavimentos PPB (Prelajes) devero ser sempre convenientemente armados para resistncia aos momentos nos apoios, nos casos em que estes sejam de encastramento ou de continuidade, podendo as prelajes a utilizar ser dimensionadas para as referidas condies de apoio. Sempre que os pavimentos estejam sujeitos a momentos positivos nos apoios originados pela aco dos sismos, a armadura principal das prelajes poder ter de ser reforada em obra, nos apoios, nas condies referidas em 5.2. Mesmo nos casos em que os pavimentos se possam considerar como simplesmente apoiados, incluindo prelajes dimensionadas nestas condies, recomendvel que nos apoios dos pavimentos existam armaduras capazes de absorver os esforos de traco na face superior do pavimento, que na prtica sempre se verificam por restrio da rotao dos apoios. Considera-se suficiente, nestes casos, uma armadura sobre os apoios dos pavimentos constituda por vares espaados, no mximo, de 250 mm, com um comprimento mnimo igual a 1/10 do vo do pavimento, a partir da face de apoio, convenientemente ancorados nas cintas de solidarizao, no caso de no haver continuidade no pavimento. O valor do momento a considerar para o clculo desta armadura igual a 15% do momento resistente ltimo de clculo. Este cuidado s ser dispensvel em casos de pavimentos de pequeno vo com revestimentos que permitam ocultar as fissuras, nesses casos pouco importantes, que eventualmente possam verificar-se na camada superior do beto complementar, junto aos apoios. Prelajes apoiadas no seu contorno No caso de as prelajes apoiarem em todo o seu contorno, o clculo dos esforos resistentes, para a direco ortogonal armadura de pr-esforo, ter por base as disposies do REBAP para os casos de armaduras no pr-esforadas.

ANLISE EXPERIMENTAL

Os ensaios realizados no mbito da presente homologao incidiram sobre os componentes prefabricados dos pavimentos prelajes e sobre os materiais constituintes das prelajes. Os ensaios de prelajes constaram de: Verificao das dimenses da seco das prelajes e do posicionamento da armadura; Determinao do valor da tenso de pr-esforo nas armaduras das prelajes. Sobre o beto constituinte das prelajes foi realizado o seguinte ensaio: Verificao da resistncia compresso. Os resultados dos ensaios foram globalmente satisfatrios permitindo comprovar que as prelajes ensaiadas possuem as caractersticas definidas em 1.2.1.

DH 875 7
9
9.1

VERIFICAO DA QUALIDADE
Constncia da qualidade

A entidade produtora deve garantir condies de fabrico que assegurem a constncia das caractersticas dos elementos constituintes dos pavimentos definidas no presente Documento de Homologao, devendo as instalaes de fabrico dos produtos ser dirigidas por tcnico de engenharia, devidamente habilitado e responsvel pela qualidade do material produzido. Perante qualquer facto que faa pr em dvida a condio essencial da constncia da qualidade do material produzido, o Laboratrio Nacional de Engenharia Civil reserva-se o direito de exigir a realizao de ensaios de verificao das caractersticas dos produtos prefabricados, por conta da empresa produtora dos pavimentos e em condies a definir.

PPB (Prelajes) pelo que dever a fiscalizao decidir, quando necessrio, as verificaes e a realizao de ensaios de recepo, os quais se justificam em especial no caso de fornecimento de grandeza significativa. Os ensaios a efectuar, por amostragem, sobre prelajes constaro de: Verificao das dimenses das prelajes e do posicionamento dos fios, os quais devem satisfazer aos valores respectivos indicados no Anexo I dentro das tolerncias indicadas em 7.1; Verificao da tenso de pr-esforo instalada nos fios (num mnimo de duas prelajes), a qual deve satisfazer aos valores indicados no Anexo I; Verificao das caractersticas mecnicas do ao empregado, as quais devem satisfazer aos valores caractersticos indicados em 1.2.1 (esta verificao pode ser substituda por certificado de fabrico do ao empregado).

9.2 ensaios de recepo


A concesso da presente homologao no constitui garantia da constncia da qualidade do material empregado nos pavimentos

DH 875 8

anexo I.1 CaRaCTeRSTICaS DaS PReLaJeS PPB (PRELAJES)

PPB (PRELAJES) anexo I.1 CaRaCTeRSTICaS DaS PReLaJeS

GEOMETRIA TRANSVERSAL E POSICIONAMENTO DA ARMADURA


L6-5 L7-5

L8-5

L9-5

L10-5

L11-5

L12-5

L13-5

L14-5

L15-5

DH 875 9

PPB (PRELAJES) anexo I.2 CaRaCTeRSTICaS DaS PReLaJeS

anexo I.2 CaRaCTeRSTICaS DaS PReLaJeS PPB (PRELAJES)

GEOMETRIA TRANSVERSAL E POSICIONAMENTO DA ARMADURA


L16-5 L17-5

L18-6

L19-6

L20-6

L21-6

L22-6

L24-6

L26-6

L10-7

DH 875 10

anexo I.3 CaRaCTeRSTICaS DaS PReLaJeS PPB (PRELAJES)

PPB (PRELAJES) anexo I.3 CaRaCTeRSTICaS DaS PReLaJeS

GEOMETRIA TRANSVERSAL E POSICIONAMENTO DA ARMADURA


L12-7 L16-7

L18-7

L24-7

L8-10

L16-10

L24-10

DH 875 11

PPB (PRELAJES) anexo I.4 CaRaCTeRSTICaS DaS PReLaJeS

anexo I.4 CaRaCTeRSTICaS DaS PReLaJeS PPB (PRELAJES)


aRMaDURaS fckj

MaSSa PReLaJe L6-5 L7-5 L8-5 L9-5 L10-5 L11-5 L12-5 L13-5 L14-5 L15-5 L16-5 L17-5 L18-6 L19-6 L20-6 L21-6 L22-6 L24-6 L26-6 L10-7 L12-7 L16-7 L18-7 L24-7 L8-10 L16-10 L24-10
kg/m

nVeL CoTa
mm

nMeRo e DIMeTRo PoR MeTRo 65 75 85 95 10 5 11 5 12 5 13 5 14 5 15 5 16 5 17 5 18 5 19 5 20 5 21 5 22 5 24 5 26 5 10 5 12 5 16 5 18 5 24 5 85 16 5 24 5


(mm) na origem

PR-eSFoRo
28 dias 2 meses

MPa (1) 1 ano tempo infinito

MPa (2)

135,4 135,5 135,6 135,7 135,8 135,9 136,0 136,1 136,2 136,3 136,4 136,5 148,8 148,9 149,0 149,1 149,2 149,4 149,7 172,5 172,7 173,1 173,3 173,9 245,8 246,6 247,4

25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 35 35 35

1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350 1350

1220 1210 1200 1190 1190 1180 1170 1160 1150 1150 1140 1130 1130 1120 1110 1110 1100 1080 1070 1200 1180 1150 1140 1090 1240 1190 1150

1200 1190 1180 1170 1160 1150 1140 1130 1120 1110 1100 1100 1090 1090 1080 1070 1060 1050 1030 1170 1150 1120 1100 1060 1220 1170 1120

1150 1140 1120 1110 1100 1090 1080 1070 1060 1050 1030 1020 1020 1010 1000 990 980 960 940 1110 1090 1050 1030 970 1170 1110 1050

1090 1080 1070 1050 1040 1030 1020 1010 1000 990 980 960 960 950 940 930 920 900 880 1050 1030 990 970 910 1100 1040 980

20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 21 22 23 24 26 28 20 20 20 21 28 20 20 20

(1) Valores mdios do pr-esforo nas armaduras das prelajes ao fim dos intervalos de tempo indicados. estes intervalos so definidos a partir da data de moldagem e correspondem ao pr-esforo na origem acima indicado. (2) fckj valor caracterstico da tenso de rotura compresso do beto das prelajes quando da transmisso do pr-esforo s prelajes, a verificar em ensaios sobre provetes cbicos de 15 cm de aresta.

DH 875 12

anexo II.1 eLeMenToS De CLCULo PPB (PRELAJES)


ESPESSURA
mm

PPB (PRELAJES) anexo II.1 eLeMenToS De CLCULo


PESO PRPRIO
kN/m2 2.42 2.66 2.90 3.14 L6-5 3.38 3.62 3.86 4.10 4.34 2.43 2.67 2.91 3.15 L7-5 3.39 3.63 3.87 4.11 4.35 2.43 2.67 2.91 3.39 L8-5 3.63 3.87 4.35 4.83 5.31 2.44 2.68 2.92 3.40 L9-5 3.64 3.88 4.36 4.84 5.32

ESTADOS LIMITES
LTIMoS MRd kNm/m 11.6 13.3 15.0 16.7 18.4 20.1 21.8 23.5 25.2 13.2 15.3 17.2 19.2 21.2 23.2 25.2 27.2 29.2 14.6 17.0 19.4 24.0 26.3 28.5 33.1 37.6 42.1 16.0 18.7 21.3 26.7 29.2 31.8 36.9 42.0 47.1 VRd kN/m 34.1 38.7 43.2 47.8 52.3 56.9 61.4 66.0 70.5 34.1 38.7 43.2 47.8 52.3 56.9 61.4 66.0 70.5 34.1 38.7 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 34.1 38.7 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 De UTILIZao Mfctk EI kNm/m kNm2/m 6.4 7.7 9.2 10.8 12.5 14.3 16.2 18.3 20.5 7.1 8.6 10.3 12.0 13.9 16.0 18.1 20.4 22.9 7.8 9.5 11.3 15.4 17.6 20.0 25.2 31.0 37.3 8.6 10.4 12.3 16.8 19.2 21.8 27.5 33.8 36.0 2635 3508 4556 5793 7233 8893 10784 12923 15324 2637 3511 4559 5797 7239 8900 10793 12934 15337 2639 3513 4563 7245 8907 10802 15349 21002 27877 2640 3516 4566 7251 8914 10811 15362 21019 27899

TIPO DE PAVIMENTO
CoRTe TRanSVeRSaL ToTaL 100 110 120 130 140 150 160 170 180 100 110 120 130 140 150 160 170 180

aCIMa Da PReLaJe 45 55 65 75 85 95 105 115 125 45 55 65 75 85 95 105 115 125 45 55 65 85 95 105 125 145 165 45 55 65 85 95 105 125 145 165

PRELAJE

L6/7-5-10/18

L8/9-5-10/22

100 110 120 140 150 160 180 200 220 100 110 120 140 150 160 180 200 220

DH 875 13

PPB (PRELAJES) anexo II.2 - eLeMenToS De CLCULo


ESPESSURA
mm

anexo II.2 eLeMenToS De CLCULo PPB (PRELAJES)


PESO PRPRIO
kN/m 2.44 2.68 2.92 3.40 L10-5 3.64 3.88 4.36 4.84 5.32 2.44 2.68 2.92 3.40 L11-5 3.64 3.88 4.36 4.84 5.32 2.45 2.93 3.41 3.65 L12-5 3.89 4.37 4.85 5.33 5.81 2.45 2.93 3.41 3.65 L13-5 3.89 4.37 4.85 5.33 5.81
2

ESTADOS LIMITES
LTIMoS MRd kNm/m 17.4 20.3 23.2 29.2 32.1 35.0 40.7 46.3 52.0 18.7 21.8 25.0 31.5 34.8 38.1 44.3 50.6 56.8 19.9 26.8 33.8 37.3 40.9 47.9 54.8 61.6 68.4 21.0 28.4 36.0 39.8 43.6 51.4 58.9 66.3 73.6 VRd kN/m 34.1 38.7 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 34.1 38.7 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 34.1 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 34.1 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 De UTILIZao Mfctk EI kNm/m kNm2/m 9.3 11.2 13.3 18.1 20.8 23.6 29.7 36.5 38.9 9.9 12.0 14.3 19.5 22.3 25.4 32.0 36.0 41.8 10.6 15.3 20.8 23.9 27.1 34.1 38.4 44.7 51.0 11.3 16.3 22.1 25.3 28.8 34.3 40.8 47.5 54.2 2642 3518 4569 7257 8921 10820 15374 21036 27920 2644 3521 4573 7262 8929 10829 15387 21053 27942 2645 4576 7268 8936 10837 15399 21070 27964 36198 2647 4580 7274 8943 10846 15412 21086 27986 36225

TIPO DE PAVIMENTO
CoRTe TRanSVeRSaL ToTaL

aCIMa Da PReLaJe 45 55 65 85 95 105 125 145 165 45 55 65 85 95 105 125 145 165 45 65 85 95 105 125 145 165 185 45 65 85 95 105 125 145 165 185

PRELAJE

L10/11-5-10/22

100 110 120 140 150 160 180 200 220 100 110 120 140 150 160 180 200 220

L12/13-5-10/24

100 120 140 150 160 180 200 220 240 100 120 140 150 160 180 200 220 240

DH 875 14

anexo II.3 eLeMenToS De CLCULo PPB (PRELAJES)


ESPESSURA
mm

PPB (PRELAJES) anexo II.3 eLeMenToS De CLCULo


PESO PRPRIO
kN/m2 2.46 2.94 3.42 3.66 L14-5 3.90 4.38 4.86 5.34 5.82 2.46 2.94 3.42 3.66 L15-5 3.90 4.38 4.86 5.34 5.82 2.46 2.94 3.42 3.66 L16-5 3.90 4.38 4.86 5.34 5.82 2.47 2.95 3.43 3.67 L17-5 3.91 4.39 4.87 5.35 5.83

ESTADOS LIMITES
LTIMoS MRd kNm/m 22.1 30.1 38.1 42.2 46.3 54.6 62.9 70.9 78.8 23.2 31.6 40.2 44.5 48.9 57.7 66.7 75.4 83.9 24.1 33.1 42.2 46.8 51.4 60.8 70.3 79.8 88.9 24.9 34.5 44.1 49.0 53.9 63.8 73.8 83.9 93.9 VRd kN/m 34.1 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 34.1 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 34.1 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 34.1 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 De UTILIZao Mfctk EI kNm/m kNm2/m 11.9 17.2 23.4 26.8 30.4 36.2 43.1 50.2 57.3 12.5 18.1 24.6 28.2 32.0 38.2 45.5 52.9 60.4 13.2 19.0 25.8 29.6 33.6 40.1 47.7 55.5 63.4 13.8 19.9 27.0 31.0 35.2 41.9 49.9 58.1 66.4 2649 4583 7280 8950 10855 15424 21103 28007 36253 2651 4587 7286 8957 10864 15437 21120 28029 36280 2652 4590 7291 8965 10872 15449 21137 28051 36307 2654 4593 7297 8972 10881 15461 21153 28072 36334

TIPO DE PAVIMENTO
CoRTe TRanSVeRSaL ToTaL

aCIMa Da PReLaJe 45 65 85 95 105 125 145 165 185 45 65 85 95 105 125 145 165 185 45 65 85 95 105 125 145 165 185 45 65 85 95 105 125 145 165 185

PRELAJE

L14/17-5-10/24

100 120 140 150 160 180 200 220 240 100 120 140 150 160 180 200 220 240 100 120 140 150 160 180 200 220 240 100 120 140 150 160 180 200 220 240

DH 875 15

PPB (PRELAJES) anexo II.4 - eLeMenToS De CLCULo


ESPESSURA
mm

anexo II.4 eLeMenToS De CLCULo PPB (PRELAJES)


PESO PRPRIO
kN/m 2.95 3.43 3.67 3.91 L18-6 4.39 4.87 5.35 5.83 6.31 2.96 3.44 3.68 3.92 L19-6 4.40 4.88 5.36 5.84 6.32 2.96 3.44 3.68 3.92 L20-6 4.40 4.88 5.36 5.84 6.32 2.96 3.44 3.68 3.92 L21-6 4.40 4.88 5.36 5.84 6.32
2

ESTADOS LIMITES
LTIMoS MRd kNm/m 35.9 46.0 51.1 56.3 66.7 77.2 87.9 98.7 109.0 37.1 47.8 53.2 58.6 69.5 80.6 91.8 103.2 114.4 38.4 49.5 55.2 60.9 72.3 83.9 95.6 107.5 119.5 39.2 51.2 57.1 63.1 75.0 87.2 99.4 111.8 124.3 VRd kN/m 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 106.9 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 106.9 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 106.9 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 106.9 De UTILIZao Mfctk EI kNm/m kNm2/m 22.4 30.5 34.9 39.7 48.3 57.9 67.7 77.7 87.9 23.3 31.7 36.4 41.3 50.3 60.3 70.5 80.9 91.5 24.2 33.0 37.8 42.9 52.3 62.7 73.3 84.1 95.1 25.1 34.2 39.2 44.5 54.2 65.0 76.0 87.2 98.6 4597 7305 8984 10900 15496 21211 28159 36456 46218 4600 7311 8991 10908 15509 21228 28181 36483 46251 4604 7316 8999 10917 15521 21244 28202 36510 46284 4607 7322 9006 10926 15533 21261 28223 36537 46318

TIPO DE PAVIMENTO
CoRTe TRanSVeRSaL ToTaL

aCIMa Da PReLaJe 60 80 90 100 120 140 160 180 200 60 80 90 100 120 140 160 180 200 60 80 90 100 120 140 160 180 200 60 80 90 100 120 140 160 180 200

PRELAJE

L18/21-6-12/26

120 140 150 160 180 200 220 240 260 120 140 150 160 180 200 220 240 260 120 140 150 160 180 200 220 240 260 120 140 150 160 180 200 220 240 260

DH 875 16

anexo II.5 eLeMenToS De CLCULo PPB (PRELAJES)


ESPESSURA
mm

PPB (PRELAJES) anexo II.5 eLeMenToS De CLCULo


PESO PRPRIO
kN/m2 3.45 3.69 3.93 4.41 L22-6 4.89 5.37 5.85 6.33 6.81 3.46 3.70 3.94 4.42 L24-6 4.90 5.38 5.86 6.34 6.82 3.46 3.70 3.94 4.42 L26-6 4.90 5.38 5.86 6.34 6.82

ESTADOS LIMITES
LTIMoS MRd kNm/m 52.8 59.0 65.2 77.7 90.3 103.1 116.0 129.1 142.2 55.8 62.6 69.3 82.8 96.5 110.3 124.2 138.3 152.5 57.2 65.6 73.1 87.7 102.4 117.2 132.2 147.3 162.6 VRd kN/m 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 106.9 116.0 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 106.9 116.0 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 106.9 116.0 De UTILIZao Mfctk EI kNm/m kNm2/m 35.3 40.5 46.1 56.1 67.2 78.6 90.3 102.0 114.0 37.7 43.2 49.1 59.8 71.6 83.8 96.2 108.7 121.4 39.9 45.7 51.9 63.3 75.9 88.7 101.8 115.1 128.6 7328 9013 10934 15545 21277 28245 36564 46351 57720 7339 9027 10951 15570 21310 28288 36618 46417 57800 7350 9041 10969 15594 21343 28330 36672 46484 57881

TIPO DE PAVIMENTO
CoRTe TRanSVeRSaL ToTaL

aCIMa Da PReLaJe 80 90 100 120 140 160 180 200 220 80 90 100 120 140 160 180 200 220 80 90 100 120 140 160 180 200 220

PRELAJE

L22/24/26-6-14/28

140 150 160 180 200 220 240 260 280 140 150 160 180 200 220 240 260 280 140 150 160 180 200 220 240 260 280

DH 875 17

PPB (PRELAJES) anexo II.6 - eLeMenToS De CLCULo


ESPESSURA
mm

anexo II.6 eLeMenToS De CLCULo PPB (PRELAJES)


PESO PRPRIO
kN/m 3.40 3.64 3.88 4.36 L10-7 4.84 5.32 5.80 6.04 6.28 3.41 3.65 3.89 4.37 L12-7 4.85 5.33 5.81 6.05 6.29 3.42 3.66 3.90 4.38 L16-7 4.86 5.34 5.82 6.06 6.30 3.43 3.67 3.91 4.39 L18-7 4.87 5.35 5.83 6.07 6.31
2

ESTADOS LIMITES
LTIMoS MRd kNm/m 29.2 32.1 35.0 40.7 46.3 52.0 57.7 60.5 63.3 33.8 37.3 40.9 48.0 54.8 61.6 68.4 71.8 75.2 42.2 46.8 51.4 60.8 70.3 79.9 89.0 93.5 98.1 46.0 51.1 56.3 66.7 77.2 87.9 98.7 103.9 109.0 VRd kN/m 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 102.4 106.9 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 102.4 106.9 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 102.4 106.9 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 102.4 106.9 De UTILIZao Mfctk EI kNm/m kNm2/m 20.5 23.6 26.8 33.8 41.6 50.2 55.5 59.3 63.2 23.6 27.1 30.9 39.0 48.0 57.8 63.9 68.4 72.8 29.5 33.9 38.6 48.7 59.9 69.0 79.9 85.4 91.0 32.3 37.1 42.2 53.3 63.9 75.5 87.4 93.5 99.6 7260 8930 10837 15423 21131 28079 36382 41077 46155 7271 8944 10855 15447 21164 28122 36436 41137 46221 7294 8973 10890 15496 21230 28208 36544 41257 46354 7306 8987 10907 15521 21263 28251 36598 41317 46420

TIPO DE PAVIMENTO
CoRTe TRanSVeRSaL ToTaL

aCIMa Da PReLaJe 70 80 90 110 130 150 170 180 190 70 80 90 110 130 150 170 180 190 70 80 90 110 130 150 170 180 190 70 80 90 110 130 150 170 180 190

PRELAJE

L10/12/16/18-7-14/26

140 150 160 180 200 220 240 250 260 140 150 160 180 200 220 240 250 260 140 150 160 180 200 220 240 250 260 140 150 160 180 200 220 240 250 260

DH 875 18

anexo II.7 eLeMenToS De CLCULo PPB (PRELAJES)


ESPESSURA
mm

PPB (PRELAJES) anexo II.7 eLeMenToS De CLCULo


PESO PRPRIO
kN/m 2.98 3.46 3.70 3.94 L24-7 4.42 4.90 5.38 5.86 6.10 6.34 4.83 5.31 5.79 6.03 L8-10 6.27 6.51 6.75 6.99 7.23 4.86 5.34 5.82 6.06 L16-10 6.30 6.54 6.78 7.02 7.26 4.90 5.38 5.86 6.10 L24-10 6.34 6.58 6.82 7.06 7.30
2

ESTADOS LIMITES
LTIMoS MRd kNm/m 41.6 55.9 62.6 69.3 82.8 96.5 110.3 124.3 131.3 138.4 35.4 39.9 44.4 46.7 48.9 51.2 53.5 55.7 58.0 65.6 75.2 84.5 89.1 93.6 98.2 102.7 107.3 111.8 89.8 103.5 117.4 124.4 131.5 138.6 145.7 152.8 160.0 VRd kN/m 43.2 52.3 56.9 61.4 70.5 79.6 88.7 97.8 102.4 106.9 75.1 84.2 93.3 97.8 102.4 106.9 111.5 116.0 120.6 75.1 84.2 93.3 97.8 102.4 106.9 111.5 116.0 120.6 75.1 84.2 93.3 97.8 102.4 106.9 111.5 116.0 120.6 De UTILIZao Mfctk EI kNm/m kNm2/m 29.4 40.1 46.0 52.3 66.0 79.3 93.6 108.4 115.9 123.5 27.6 33.4 39.7 43.0 46.5 50.1 53.8 57.7 61.6 46.8 56.6 67.3 73.0 78.9 84.9 91.3 97.8 104.5 64.1 77.6 92.3 100.0 108.1 116.4 125.1 130.3 138.3 4621 7340 9029 10958 15594 21362 28378 36758 41496 46618 21094 28077 36446 41186 46316 51850 57803 64190 71024 21191 28207 36614 41375 46527 52085 58064 64476 71338 21287 28336 36781 41563 46738 52319 58322 64761 71651

TIPO DE PAVIMENTO
CoRTe TRanSVeRSaL ToTaL

aCIMa Da PReLaJe 50 70 80 90 110 130 150 170 180 190 100 120 140 150 160 170 180 190 200 100 120 140 150 160 170 180 190 200 100 120 140 150 160 170 180 190 200

PRELAJE

L24-7-12/26

120 140 150 160 180 200 220 240 250 260

L8/16/24-10-20/30

200 220 240 250 260 270 280 290 300 200 220 240 250 260 270 280 290 300 200 220 240 250 260 270 280 290 300

DH 875 19

PPB (PRELAJES) anexo III.1 eLeMenToS De MeDIo


ESPESSURA DA LAJE
mm 100 110 120 130

anexo III.1 eLeMenToS De MeDIo PPB (PRELAJES)


QUANTIDADES POR m
PReLaJeS m
2

TIPO

ARMADURA DE DISTRIBUIO PRELAJE


mm2/m a400 97 114 a235 L6-5 L7-5 166 194 a500 78 91

BeTo CoMPLeMenTaR l 45.0 55.0 65.0 75.0

L6/7-5-10/18

140 150 160 170 180 100 110 120 140

1.00

85.0 95.0 105.0 115.0 125.0 45.0 55.0 65.0 85.0 L8-5 L9-5 L10-5 L11-5 221 249 277 304 130 146 162 179 104 117 130 143

L8/9/10/11-5-10/22

150 160 180 200 220 100 120 140 150

1.00

95.0 105.0 125.0 145.0 165.0 45.0 65.0 85.0 95.0 L12-5 L13-5 L14-5 L15-5 L16-5 L17-5 332 360 387 415 443 470 195 211 227 244 260 276 156 169 182 195 208 221

L12/13/14/15/16/17-5-10/24

160 180 200 220 240 120 140 150 160

1.00

105.0 125.0 145.0 165.0 185.0 60.0 80.0 90.0 100.0

L18-6 L19-6 L20-6 L21-6

498 525 553 581

292 309 325 341

234 247 260 273

L18/19/20/21-6-12/26

180 200 220 240 260

1.00

120.0 140.0 160.0 180.0 200.0

DH 875 20

anexo III.2 eLeMenToS De MeDIo PPB (PRELAJES)


ESPESSURA DA LAJE
mm 140 150 160 180

PPB (PRELAJES) anexo III.2 - eLeMenToS De MeDIo


QUANTIDADES POR m
PReLaJeS m
2

TIPO

ARMADURA DE DISTRIBUIO PRELAJE


mm2/m a400 357 390 422 a235 L22-6 L24-6 L26-6 608 664 719 a500 286 312 338

BeTo CoMPLeMenTaR l 80.0 90.0 100.0 120.0

L22/24/26-6-14/28

200 220 240 260 280 140 150 160 180

1,00

140.0 160.0 180.0 200.0 220.0 70.0 80.0 90.0 110.0 L10-7 L12-7 L16-7 L18-7 277 332 443 498 162 195 260 292 130 156 208 234

L10/12/16/18-7-14/26

200 220 240 250 260 120 140 150 160

1,00

130.0 150.0 170.0 180.0 190.0 50.0 70.0 80.0 90.0 L24-7 664 390 312

L24-7-12/26

180 200 220 240 250 260 200 220 240 250

1,00

110.0 130.0 150.0 170.0 180.0 190.0 100.0 120.0 140.0 150.0 L8-10 L16-10 L24-10 221 443 664 130 260 390 104 208 312

L8/16/24-10-20/30

260 270 280 290 300

1,00

160.0 170.0 180.0 190.0 200.0

Diviso de Divulgao Cientfica e Tcnica

Anda mungkin juga menyukai