Anda di halaman 1dari 3

BRINDES

Produzindo relgios personalizados


Aprenda, nesta matria, como fazer relgios utilizando impresses jato de tinta
epois da matria sobre brindes resinados, publicada na edio de outubro do ano passado, notamos a procura por parte dos leitores em investir em um negcio rentvel e que no exigisse alto investimento, afinal muitas pessoas que esto comeando a caminhar com as prprias pernas tm pouco capital para aplicar. Por isso, mais uma vez, apresentamos uma maneira simples e rentvel para aqueles que pretendem entrar no mercado de brindes. Trata-se da produo de relgios personalizados, muito utilizados para aes promocionais de empresas, lembranas de aniversrio e mesmo presentes. O melhor e mais prtico disso tudo que as imagens utilizadas nos relgios podem ser produzidas utilizando-se uma impressora jato de tinta convencional, domstica, desde que possua boa resoluo e definio de cores. Apresentamos a produo de um relgio despertador e um de mesa. Nos dois, contamos com a colaborao da Atlntida Brindes, fabricante e distribuidora dos equipamentos e insumos para a produo de relgios e tambm da Alljet, empresa paralela fabricante de auto-adesivos Aplike, que corta os materiais em tamanho A4 e os embala para aplicaes deste tipo.

acompanhar no quadro, foram utilizados os seguintes itens: Relgio despertador pequeno; Alljet Adhesive Matte Paper: papel fosco auto-adesivo com qualidade fotogrfica, indicado para uso interno por no possuir tratamento resistente gua. Proporciona boa definio e fidelidade de cores; Plotter de recorte: para as empresas que possuem este equipamento, o trabalho mais simples; Impressora jato de tinta de uso domstico. Neste caso, foi utilizada impressora marca Epson Stylus Color.

Montagem
A montagem do relgio muito simples. Basta desmont-lo e retirar os ponteiros. A colagem deve ser feita tendo o centro como referncia. Cole toda a superfcie, monte o relgio e seu trabalho est pronto.

Relgio de mesa
Apesar de ser um trabalho simples, a produo de um relgio de mesa requer mais equipamentos: Insumos para o relgio: ponteiros, mquina, base plstica, chapa metlica e um filme de polister para o acabamento; Alljet Matte Paper 95g/m: papel com qualidade fotogrfica para impressoras jato de tinta, indicado para uso interno, com boa definio e fidelidade de cores; Impressora jato de tinta de uso domstico. Neste caso foi utilizada a impressora marca Epson Stylus Color; Dispositivo de corte: que demarca o formato redondo do relgio; Prensa do relgio; Dispositivo para furo.

Corte e impresso
Para quem tem o plotter de recorte, o trabalho iniciado com o corte do gabarito, que seria a demarcao exata do espao que o adesivo ocupar. Os que no tm este equipamento, podem recorrer ao servio prestado pela Alljet, que fornece as folhas com o chamado meio corte. Depois disso, em um programa de edio de imagens, como o CorelDRAW, a arte final colocada dentro de cada gabarito e impressa. Ao ajustar as configuraes para fazer a impresso, no se esquea de selecionar a opo papel com qualidade fotogrfica, pois este o parmetro ideal para que o papel seja impresso corretamente. Depois disso, respeite o tempo de secagem, superior a 10 minutos, e inicie a montagem do relgio.

Produo
Neste caso, no h necessidade do uso de plotter de recorte, pois j h um dispositivo especfico para o corte do papel. O processo da confeco da imagem o mesmo citado na produo de relgios despertadores. Basta fazer o arquivo em CorelDRAW, e envi-lo para a impresso. Antes de imprimir no se
Editora Sertec: (11) 69413400

Relgio despertador
Trabalhar com este produto muito simples. No passo-a-passo que voc
30

Silk-Screen

esquea de configurar a opo como normal. Depois da impresso e do perodo de secagem, iniciada a montagem do relgio.

Montagem
Faa o corte da folha no dispositivo especfico. Depois leve o material prensa de relgios. Em um compartimento coloque, pela ordem, a chapa metlica, o papel e

o filme de polister. No outro, coloque a base plstica. Prense os primeiros itens e, em seguida, complete, prensando a base plstica aos outros. Depois disso, fure o centro do relgio para a colocao dos ponteiros. Coloque a mquina, parafuse os ponteiros e o relgio est pronto. Com esse mesmo procedimento, possvel produzir bottons e chaveiros. A diferena est no tamanho das

mquinas, menores que as utilizadas para os relgios. Alm destas peas, o profissional pode produzir calendrios, bastando terminar o trabalho logo aps a prensagem.

Lucro
Segundo a Atlntida Brindes, o custo para se fazer um relgio de R$ 3,00, podendo ser vendido at R$ 7,00, ou seja, um lucro de mais de 100%.

Produo de relgios pequenos

O trabalho iniciado com o corte do papel auto-adesivo, que pode ser feito em uma plotter de pequeno porte.

A imagem a ser impressa deve ser produzida no gabarito (com o formato do relgio) e enviada para a impresso.

A impresso feita em equipamento inkjet. No se esquea de configurar a impressora para o modo papel de qualidade fotogrfica

Depois de imprimir o papel, hora de montar o relgio personalizado. Desmonte o relgio, retirando todas as peas

Basta destacar o papel e colar sobre o relgio. Depois, s mont-lo novamente

O trabalho est pronto. Como no h segredos, possvel conseguir alta produtividade.

32

Silk-Screen

Editora Sertec: (11) 69413400

Produo de relgios de mesa

O arquivo pode ser produzido em CorelDRAW.

A impresso feita em impressora inkjet.

Em um dispositivo especfico, o papel cortado no formato do relgio.

Para a montagem so usados: base plstica, superfcie metlica, papel impresso e um filme de polister para proteo.

De um lado da prensa, so colocados a base metlica, o papel e o filme.

Do outro lado colocada a base plstica. Prensam-se primeiro os trs componentes e, depois, a base plstica.

Com o relgio prensado, ele precisa ser furado e nele so colocados uma porca e um parafuso.

Depois disso, so parafusados os ponteiros e o relgio est praticamente finalizado.

Por ltimo, colocada a mquina do relgio.

O tempo gasto para a produo muito pequeno e o profissional ainda pode utilizar a mesma tcnica para produzir calendrios (como destacado na imagem ao lado), alm de bottons e chaveiros. Para quem tem interesse na rea de brindes, um bom comeo.

10
34

Silk-Screen

Editora Sertec: (11) 69413400

Anda mungkin juga menyukai