Anda di halaman 1dari 3

Prova do 1 ano do Ensino Mdio - As fotos abaixo ilustram os processos que a mulher enfrentou para conquistar o seu espao

na sociedade. Com auxilio das imagens, responda as questes abaixo:

1. Aps a visualizao das imagens 1 e 2, podemos construir uma imagem de que tipo de mulher? Que caractersticas a definem? 2. Que imagens de mulheres so criadas na terceira figura? Explique. 3. A comparao entre o perfil de mulher apresentado nas figuras 1 e 2 e nas figuras 3 e 4 revela transformao na imagem que se faz da mulher. O que explica essa mudana?

4. Leia a seguir o trecho de uma crnica e responda s questes. Outra do analista de Bag Um dia entrou um paciente novo no consultrio. - Buenos, ch saudou o analista. Se abanque no ms. O moo deitou no div coberto com um pelego e o analista foi logo lhe alcanando a cuia com erva nova. O moo observou: - Cuia mais linda. - Csa mui especial. Me deu primeiro paciente. O coronel Macednio, l pras bandas de Lavras. Lus Fernando Verssimo a) O autor procurou reproduzir e caracterizar a linguagem como uma variedade tpica de qual regio do Brasil?

O Rio Grande do Sul. b) Que palavras ou expresses so tpicas dessa regio? Buenas, tch, no ms. c) Em sua opinio, qual pode ter sido a inteno do autor ao usar uma variedade regional? Espera-se que o aluno perceba que a linguagem adotada d mais autenticidade s personagens, que so de Bag, cidade do Rio Grande do Sul. d) O uso do pronome antes do verbo, como em me deu e se abanque, marca da linguagem formal ou informal? Justifique sua resposta. marca da linguagem informal. 5. Observe, no fragmento de texto a seguir, o modo como o autor representa a fala de uma personagem de uma festa popular religiosa. - Quem quis pode peg o santo e dan com ele encostado no lug doente. a) Aponte no texto e transcreva abaixo as palavras que foram escritas de forma diferente da que aparece no dicionrio. Quis, peg, dan, lug (omisso do r no final) b) Embora essas palavras no estejam escritas de acordo com as regras da lngua portuguesa, voc pode reconhec-las. Por qu? Espera-se que os alunos, reconhecendo as palavras pelo som e no pela grafia, percebam a proximidade entre forma escrita ortograficamente e a forma oralizada. c) Assinale a frase que expressa um dos efeitos provocados pelo no atendimento regras ortogrficas nesse texto. - Parece que estamos ouvindo a personagem falar. X - A frase fica ininteligvel. - A frase fica mais fcil de entender. d) O que mudaria se o autor tivesse escrito a frase de acordo com as regras da ortografia? O efeito sonoro que remete ao modo de falar da personagem se perderia. 6. Acentue as palavras a seguir e separe quanto tonicidade. Lembre-se das regras de acentuao. Vitem - orbita setima mediuns fenix dende formula sache curio polen infalivel mungunza gravida cedulas joqueis agradavel epoca Oxtonas sach vintm curi dend mungunz Paroxtonas mdiuns fnix plen infalvel jqueis agradvel Proparoxtonas rbita stima frmula grvida cdulas poca

7. Agora observe o uso da linguagem verbal e da no verbal nesta tira

a) Explique que fato aconteceu, observando o segundo quadradinho, para que Casco ganhasse o prmio de mentiroso. b) Voc conseguiria entender a tira sem ler o texto Campeonato de mentiras? c) Para construir o sentido dessa tira, foi preciso ocorrer a interao entre dois tipos de linguagem. Que linguagens so essas? 8. O __________ (emrito-imrito) causdico ____________ (dilatou-delatou) o plano de fuga do meliante, que se encontrava na __________(eminncia-iminncia) de escapar da priso: a) emrito delatou iminncia; X b) imrito dilatou eminncia; c) emrito dilatou iminncia; d) imrito delatou iminncia; e) emrito dilatou eminncia. 9. Indique a alternativa que contm a sequncia necessria para completar as lacunas abaixo: A ______ de uma guerra nuclear provoca uma grande _______ na humanidade e a deixa _______com relao ao futuro da vida na terra. a) espectativa tenso exitante; b) espectativa teno hesitante; c) expectativa tenso hesitante; X d) expectativa tenso hezitante; e) espectativa teno exitante. 10. Complete as lacunas, com a expresso necessria, que consta nos parnteses: necessrio ________ (cegar-segar) os galhos salientes do _______ (bucho-buxo), de modo a que se possa fazer _____ (x-ch) com as folhas mais novas. a) segar buxo ch; X b) segar bucho x; c) cegar buxo x; d) cegar bucha ch; e) segar bucha x.

Anda mungkin juga menyukai