Anda di halaman 1dari 12

Psicopatas entre ns: Mentirosos,manipuladores e fabricantes de verdades do mundo.

E fazem tudo isso de modo convincente porque acreditam em suas prprias mentiras. Afinal, suas vidas no so nada alem de uma mentira, uma fraude. As pessoas que cometem atos anti-sociais no so, necessariamente, psicopatas. E tambm no correta a noo de que psicopatas que existem entre ns so loucos assassinos. Os psicopatas so: Pessoas que tm graves impulsos anti-sociais e concretizam esses impulsos sem levar em conta as conseqncias desastrosas e inevitveis de seus atos tanto para elas mesmas quanto para os demais. Muitos psicopatas no so criminosos, mas so predadores,parasitas crnicos e exploradores das pessoas ao seu redor. Usam truques psicolgicos e recursos emocionais para manipular em seu prprio beneficio as pessoas vulnerveis. Eles so capazes de se colocar no lugar dos outros, assim como uma cobra no sente qualquer empatia por sua presa. Todas pessoas tem impulsos anti-sociais nem todo criminoso um psicopata, na verdade muitos no o so. E nem todos psicopatas so criminosos, muitos no so. Os psicopatas existem em todos os nveis da sociedade, a qualquer tempo e em todo lugar. Ns os conhecemos, se que conhecemos por seus atos. O termo psicopata era usado em psiquiatria para se referir a todos os transtornos da personalidade. Descreve-se o psicopata como algum que mostra sinais de ausncia de sentimento de culpa, charme superficial, egocentrismo (egosmo extremo), incapacidade para amar, ausncia de vergonha ou remorso, falta de percepo psicolgica e incapacidade para aprender com as experincias passadas. Transtorno da personalidade anti-social Que atualmente o termo oficial para designar a psicopatia. O termo deve ser reservado para indivduos no sociveis, incapazes de demonstrar lealdade significativa por indivduos, por grupos ou por valores sociais. So acentuadamente egostas, insensveis, irresponsveis, impulsivos e incapazes de sentir culpa ou aprender pela experincia ou pela punio. Sua tolerncia frustrao baixa. Eles tendem culpar os outros ou apresentar razes plausveis para o seu comportamento. Esse transtorno estvel continuo durando desde a infncia at a sua idade adulta. Enfatiza os fatores predisponentes da infncia, como o transtorno de dficit de ateno/hiperatividade e o transtorno da conduta. Essa verso tambm enfatiza o comportamento criminoso como um trao mais importante que as caractersticas narcisistas essenciais do transtorno. No deixa de considerar os determinantes sociais, econmicos e culturais da delinqncia.

- O comportamento anti-social dos criminosos comuns e dos psicopatas so diferentes. Os criminosos muitas vezes tm limites aos quais no ultrapassam ou famlias s quais nunca sero desleais. Embora parea contraditrio, alguns criminosos no psicopatas tm princpios e conscincia. O psicopata que mata faz isso de modo casual, ou mesmo sem razo aparente. No sente nenhum remorso, nem pensa duas vezes no ato criminoso, exceto por algum tipo de manobra para evitar conseqncias. Os psicopatas podem ser passivos ou agressivos. Os psicopatas passivos: tendem a parasitar e explorar as outras pessoas. Os psicopatas agressivos so os que cometem crimes chocantes. Apresentam um comportamento sexual sdico, podem cometer assassinatos sexuais em srie.

Pessoas com o transtorno da personalidade anti-social apresentam basicamente um tipo grave de transtorno da personalidade narcisista. Seus relacionamentos so sempre baseados na explorao do outro, e elas so desprovidas de princpios morais. O narcisismo pode ser saudvel ou patolgico. No psicopata patolgico ao extremo e malignamente transformado na personificao do mal. - O psicopata manifesta um excesso patolgico de auto valorizao ou narcisismo. Falta de responsabilidade, excesso de ambio, atitude superior, dependncia exagerada de admirao, surtos de insegurana ou superficialidade emocional. As duas caractersticas que distinguem os psicopatas so sua capacidade pura e simples de sentir empatia e afeio por outras pessoas e a prtica repetida de atos anti-sociais.

- Porque algumas pessoas cometem atos terrveis? Tem algo a ver com uma estrutura anatmica, os chamados neurnios espelho, encontrado nos crebros humanos e smio. Essas clulas localizam-se no crtex motor do crebro, onde os movimentos e o controle do crebro se iniciam. Ou seja, fazem com que sejamos capazes de sentir o sofrimento alheio. Quanto mais uma pessoa sente empatia, mais acentuada a resposta dos seus neurnios espelho. E quanto mais fraca a resposta dos seus neurnios espelho, menos empatia a pessoa manifesta. Personalidades psicopticas tm escassez de neurnios espelho.

So desprovidos de qualquer intimidade ou compromisso, o parceiro essencialmente um instrumento de masturbao. Eles so incapazes de se apaixonar por algum. As pessoas so, para eles, como lenos descartveis, usados na maioria das vezes para fins desagradveis ,e depois ,jogados fora.

Embora os psicopatas sejam capazes de detectar prontamente as imperfeies dos outros e explora-las, no tm qualquer capacidade psicolgica de percepo de suas prprias vulnerabilidades. O fato de desvalorizarem todas as outras pessoas como forma de defesa contra a enorme inveja que sentem cria um ponto cego em suas interaes com o mundo.

-Os psicopatas experimentam sentimentos crnicos de vazio interior e de isolamento. Eles tm fome de estmulos, uma necessidade de estimulao permanente, talvez para aliviar a sensao difusa de falta de sentido da vida. - Os conflitos que afligem os psicopatas: Um conflito entre os seus prprios impulsos e o resto da sociedade. Incapazes de auto reflexo , se sentir tristeza pelas oportunidades ou pelos relacionamentos perdidos. Presos em um crculo vicioso de profundas variaes de humor. Os psicopatas apresentam uma escala de valores que se parece mais com a de uma criana do que com a de um adulto. Os que eles admiram so qualidades exteriores: beleza, por, adorao pelos outros. E o que eles desvalorizam e desprezam so as habilidades aprendidas come esforo, as conquistas e a aceitao da responsabilidade e a lealdade a ideais. Cdigo de conduta tnue e distorcido, sem apresentar traos de culpa e s vezes de remorso. So incapazes de enxergar qualidades ticas e morais nas outras pessoas. Alguns fatores importantes no desenvolvimento do transtorno so a falta de cuidados maternos durante os primeiros cinco anos de vida da criana, o que leva a uma deficincia de desenvolvimento, mesmo que ele no viva na casa junto com a famlia. A tendncia a um comportamento anti-social est presente em todas as pessoas, em maior ou menor grau. Psicopatas sexuais necroflicos s conseguem se satisfazer sexualmente quando tm total controle sobre o corpo da mulher. comum os homens terem fantasias sexuais com mulheres adormecidas. Busca realizar uma verso muito distorcida e degradante dessa fantasia popular.

Transtornos obsessivos-compulsivo: O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) uma doena caracterizada pela persistncia e recorrncia da obsesses ( pensamentos, frases, palavras, cenas ou impulsos que invadem a conscincia do paciente, ocasionando desconforto ou medo. O indivduo tenta ignorar, suprir ou neutralizar tais obsesses mediante compulses ou rituais ( atos repetitivos e estereotipados). Essas aes ocupam boa parte de seu tempo, interferindo na rotina diria no desempenho profissional e nas relaes sociais.

As obsesses mais comuns so relacionadas com sujeira ou contaminao, as de simetria , as de armazenagem e os pensamentos de contedo mgico, agressivo ou sexual. Para neutralizar tais obsesses, os pacientes podem desenvolver rituais diversos, como compulso por lavagens excessivas, verificaes ou repeties, compulso por alinhamentos ou por reter ou colecionar objetos inteis. Esses pacientes podem, tambm desenvolver rituais mentais, como rezar e contar, bem como tentar anular suas obsesses com palavras ou frases. So comuns, ainda , os comportamentos de esquiva semelhantes aos observadores nas fobias, postergaes e lentido para executar tarefas comuns ( como tomar banho, escovar os dentes ou vestir-se) ou para tomar uma deciso qualquer. Observou-se ainda q, que uma grande proporo de pacientes com TOC apresenta sinais neurolgicos leves, como anomalias na coordenao motora fina, movimentos involuntrios e anormalidades na funo visuoespacial. Embora sugestivas de uma disfuno neurologica, nenhuma dessas alteraes consistente ao patognomnica do TOC. As caractersticas mais salientes do TOC associado a tiques ou TT so o seu inicio pr puberal , a predominncia no sexo masculino, apresenta de obsesses de contedo agressivo e sexual, uma maior incidncia de preocupaes e rituais relacionados com simetria e exatido. Alm de compulses semelhantes a tiques como bater, tocar, raspar e piscar. Em contraste, o TOC no relacionado com tiques ou TT ( transtorno de TOURETTE) caracterizado pelo inicio peri ou ps puberal, pela vulnerabilidade equivalente para ambos os sexos e por preocupaes predominantes com contaminao e compulses de limpeza, importante salientar que no transtorno de Tourette (TT), os movimentos repetitivos ou mesmo os tiques, de modo geral, no so precedidos de qualquer cognio , como ocorre com as compulses e repeties no TOC. Muitas vezes so precedidos, isso sim, por diversos fenmenos sensoriais, incluindo sensaes corporais ou por sensaes mentais, como simples impulso, sensao de tenso interna ou energia que necessita ser descarregada, incompletude, frustrao u desconforto, sensao de que as coisas no so exatas ou alinhadas e ausncia de ansiedade autonmica.

Doena mental Sintomas psiquitricos. - Supervenincia de doena mental (SDM): O aparecimento de sintomas psiquitricos em um determinado indivduo em qualquer perodo aps a prtica de um fato criminoso. O quadro clnico poder ser de natureza orgnica , emocional ou decorrente do uso ou abuso de substncias psicoativas, lcitas ou ilcitas. As casas prisionais no dispem de profissionais da rea de sade com treinamento na deteco de doena mental.

A SDM tem crucial importncia no s para evitar as seqelas de uma enfermidade no-tratada, como para prevenir as funestas conseqncias que podem advir da permanncia de uma pessoa com transtorno mental ativo em um ambiente hostil e instvel.

A melhoria da ateno sade mental da populao carcerria deve ser uma constante preocupao do psiquiatra forense. A doena mental poder se manifestar durante a execuo da pena por diversas razes. Assim, possvel que, durante o cumprimento da pena, venha a apresentar diferentes quadros psiquitricos.

Abordagens de traos personalidade - O que um trao? Os traos de personalidade referem-se a padres consistentes na forma como os indivduos se comportam, como sentem e pensam. Eles podem ser usados para resumir, prever e explicar a conduta de uma pessoa. Os traos contem a promessa de permitirem que falamos previses sobre o comportamento futuro da pessoa. Finalmente os traos sugerem que a explicao para o comportamento da pessoa ser encontrada no individuo e no na situao O pressuposto bsico da perspectiva de traos que as pessoas possuem predisposies amplas, denominadas traos , para responder de maneiras especficas. As pessoas podem ser descritas segundo a probabilidade de se comportar, sentirem ou pensarem de uma maneira particular. Tipos de traos :

Cardeais, centrais, disposies secundrias. Cardeal: expressa uma disposio que to penetrante e marcante na vida de uma pessoa que virtualmente todos os atos sofrem a sua influncia. Central: por exemplo honestidade, bondade, assertividade, expressam disposies que cobrem uma variedade mais limitada de situaes do que ocorre com os traos cardeais. Secundrios: representam disposies que so menos conspcuas, generalizadas e consistentes. As pessoas possuem traos com graus variados de significncia e generalidade. Basicamente, as pessoas introvertidas so mais facilmente estimuladas pelos eventos e aprendem proibies sociais com mais facilidade do que as extrovertidas. As pessoas introvertidas so mais contidas e inibidas. os extrovertidos so mais influenciados por recompensas.

A dimenso introverso-extroverso representa uma importante organizao de diferenas individuais no funcionamento comportamental, que est enraizada em diferenas herdadas de funcionamento biolgico.

Psicoses Esquizofrnicas um transtorno com carter crnico e que em alguns casos pode levar a degenerao mental dos indivduos doentes, podendo gerar graves prejuzos para seu funcionamento individual, familiar, profissional e social. O portador de esquizofrenia est sujeito a rupturas com a realidade, com manifestaes tanto intrapsquicas , com a presena de sintomas, como delrios e alucinaes, com dificuldades interpessoais, como a ocorrncia de condutas inadequadas ou mesmo violentas. Essas condutas alteradas podem gerar danos para os prprios pacientes, assim como para seus familiares e para a comunidade, podendo envolver desde agresses verbais ou contra objetos at agresses fsicas contra si ou contra outras pessoas. Os transtornos esquizofrnicos tm por caractersticas distores importantes do pensamento e da percepo, alm de afetos inapropriados ou embotados. Geralmente a conscincia e a capacidade intelectual permanecem preservadas, embora certos dficits cognitivos possam acontecer. A pessoa acometida tem dificuldades no teste de realidade, com uma difuso nos limites entre o eu e o ambiente extremo. Os sintomas, assim incluem as idias de referencia, o eco do pensamento, a transferncia ou o roubo de pensamentos , idias delirantes de controle e percepes delirantes, vozes alucinatrias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, alem da passividade , embotamento afetivo, letargia e dificuldades gerais para a vida em sociedade. A esquizofrenia pode ser subdivida conforme algumas caractersticas: O subtipo paranide se caracteriza essencialmente pela presena de idias delirantes, freqentemente de perseguio, geralmente persistentes, acompanhadas de alucinaes, especialmente de tipo auditivo, e de outras alteraes perceptveis. A esquizofrenia hebefrnica: uma forma grave da doena, caracterizada por pensamento desorganizado, perturbao importante dos afetos. Os delrios e as alucinaes so presentes, o comportamento bastante alterado e bizarro.

Transtorno Esquizofreniforme O transtorno esquizofreniforme se assemelha esquizofrenia , distinguindo-se desta por ter durao mais curta. Toda a fase, desde os prdromos at a recuperao, no pode ser inferior a um ms, nem superior a seis meses, com retorno ao funcionamento normal. Isso equivale a dizer que o diagnstico no deve ser firmado antes de seis meses do inicio dos sintomas. Os sintomas positivos so alucinaes auditivas, delrios, perturbaes da forma e do curso do pensamento, comportamento desorganizado, bizarro. Agitao psicomotora e mesmo negligencia dos cuidados pessoais. Os sintomas negativos so pobreza do contedo do pensamento e da fala, sensao de no conseguir sentir prazer ou emoes. Isolacionismo, ausncia ou diminuio de iniciativa, de vontade, falta de persistncia em atividades laborais e dficit de ateno. A imputabilidade penal dos portadores de transtorno esquizofreniforme assemelha-se esquizofrnicos, comparando-se as caractersticas neuropsicolgicas do episodio inicial de cada transtorno.

- Trao de personalidade X Transtorno de personalidade

Tudo aquilo que fazemos constantemente, acoplando a nosso comportamento, se torna uma caracterstica de nosso ser, ou seja, um trao de nossa personalidade. Porm, diferente do trao de personalidade o transtorno de personalidade, que exerce enorme presso sobre a vida da pessoa, impedindo-a de viver plenamente, porquanto, a coloca como refm de sensaes e sentimentos que a faz enxergar iluso no lugar da realidade. O que a psiquiatria define como: transtorno de personalidade obsessiva, um exemplo. Portadoras desse transtorno, essas pessoas exigem demais de si e dos outros, perdendo-se em detalhes e formalidades que nada acrescentam, onde a frieza nos relacionamentos as faz trocar o prazer da convivncia em famlia pelo excesso de trabalho. Vestem a mscara do perfeccionismo para transmitirem uma imagem de fora e auto confiana, porm, em realidade, so frgeis, no fundo necessitam de ajuda para se livrarem desse bloqueio psicolgico. E por falar em transtorno, calcula-se que 2% da populao mundial seja portadora do chamado TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), que se caracteriza pelos excessos e pensamentos contnuos em torno de algo ou alguma coisa, o que acaba prejudicando sua vida social. Comea-se a lavar as mos em demasia com medo de se contaminar, passa-se a ter cuidados exagerados com organizao, e por ai vai.

O que so os transtornos de personalidade? Os transtornos de personalidade afetam todas as reas de influncia da personalidade de um indivduo, o modo como ele v o mundo, a maneira como expressa as emoes, o comportamento social. Caracteriza um estilo pessoal de vida mal adaptado, inflexvel e prejudicial a si prprio e/ou aos conviventes. Essas caractersticas, no entanto apesar de necessrias no so suficientes para identificao dos transtornos de personalidade, pois so muito vagas. A maneira mais clara como a classificao deste problema vem sendo tratada atravs da subdiviso em tipos de personalidade patolgica. Ao nosso ver, esta forma bastante adequada, pois se verifica na prtica manifestaes diversas e at opostas para o mesmo problema. O leitor entender melhor a necessidade da subdiviso dos transtornos de personalidade lendo os textos abaixo. Transtorno de Personalidade Anti-Social Como se caracteriza ? Caracteriza-se pelo padro social de comportamento irresponsvel, explorador e insensvel constatado pela ausncia de remorsos. Essas pessoas no se ajustam s leis do Estado simplesmente por no quererem, riem-se delas, freqentemente tm problemas legais e criminais por isso. Mesmo assim no se ajustam. Freqentemente manipulam os outros em proveito prprio, dificilmente mantm um emprego ou um casamento por muito tempo. Aspectos essenciais Insensibilidade aos sentimentos alheios Atitude aberta de desrespeito por normas, regras e obrigaes sociais de forma persistente. Estabelece relacionamentos com facilidade, principalmente quando do seu interesse, mas dificilmente capaz de mant-los. Baixa tolerncia frustrao e facilmente explode em atitudes agressivas e violentas. Incapacidade de assumir a culpa do que fez de errado, ou de aprender com as punies. Tendncia a culpar os outros ou defender-se com raciocnios lgicos, porm improvveis.

Transtorno de Personalidade Borderline (Limtrofe) Como se caracteriza ? Caracteriza-se por um padro de relacionamento emocional intenso, porm confuso e desorganizado. A instabilidade das emoes o trao marcante deste transtorno, que se apresenta por flutuaes rpidas e variaes no estado de humor de um momento para outro sem justificativa real. Essas pessoas reconhecem sua labilidade emocional, mas para tentar encobri-la justificam-nas geralmente com argumentos implausveis. Seu comportamento impulsivo freqentemente autodestrutivo. Estes pacientes no possuem claramente uma identidade de si mesmos, com um projeto de vida ou uma escala de valores duradoura, at mesmo quanto prpria sexualidade. A instabilidade to intensa que acaba incomodando o prprio paciente que em dados momentos rejeita a si mesmo, por isso a insatisfao pessoal constante. Aspectos essenciais Padro de relacionamento instvel variando rapidamente entre ter um grande apreo por certa pessoa para logo depois desprez-la. Comportamento impulsivo principalmente quanto a gastos financeiros, sexual, abuso de substncias psicoativas, pequenos furtos, dirigir irresponsavelmente. Rpida variao das emoes, passando de um estado de irritao para angustiado e depois para depresso (no necessariamente nesta ordem).

Sentimento de raiva freqente e falta de controle desses sentimentos chegando a lutas corporais. Comportamento suicida ou auto-mutilante. Sentimentos persistentes de vazio e tdio. Dvidas a respeito de si mesmo, de sua identidade como pessoa, de seu comportamento sexual, de sua carreira profissional.

Transtorno de Personalidade Paranide Como se caracteriza ? Caracteriza-se pela tendncia desconfiana de estar sendo explorado, passado para trs ou trado, mesmo que no haja motivos razoveis para pensar assim. A expressividade afetiva restrita e modulada, sendo considerado por muitos como um indivduo frio. A hostilidade, irritabilidade e ansiedade so sentimentos freqentes entre os paranide. O paranide dificilmente ri de si mesmo ou de seus defeitos, ao contrrio ofende-se intensamente, geralmente por toda a vida quando algum lhe aponta algum defeito. Aspectos essenciais Excessiva sensibilidade em ser desprezado. Tendncia a guardar rancores recusando-se a perdoar insultos, injrias ou injustias cometidas. Interpretaes errneas de atitudes neutras ou amistosas de outras pessoas, tendo respostas hostis ou desdenhosas. Tendncia a distorcer e interpretar malficamente os atos dos outros. Combativo e obstinado senso de direitos pessoais em desproporo situao real. Repetidas suspeitas injustificadas relativas fidelidade do parceiro conjugal. Tendncia a se autovalorizar excessivamente. Preocupaes com fofocas, intrigas e conspiraes infundadas a partir dos acontecimentos circundantes.

A caracterstica essencial do Transtorno da Personalidade Anti-Social um padro invasivo de desrespeito e violao dos direitos dos outros, que inicia na infncia ou comeo da adolescncia e continua na idade adulta. Um transtorno de personalidade aparece quando esses traos so muito inflexveis e malajustados, ou seja, prejudicam a adaptao do indivduo s situaes que enfrenta, causando a ele prprio, ou mais comumente aos que lhe esto prximos, sofrimento e incomodao. Geralmente esses indivduos so pouco motivados para tratamento, uma vez que os traos de carter pouco geram sofrimento para si mesmos, mas perturbam suas relaes com outras pessoas, fazendo com que amigos e familiares aconselhem o tratamento. Geralmente aparecem no incio da idade adulta e so cronificantes (permanecem pela vida toda) se no tratados. Existem muitos tipos desses transtornos, como se v a seguir:

Transtorno de Personalidade Paranide: Indivduos desconfiados, que se sentem enganados pelos outros, com dvidas a respeito da

lealdade dos outros, interpretando aes ou observaes dos outros como ameaadoras. So rancorosos e percebem ataques a seu carter ou reputao, muitas vezes ciumentos e com desconfianas infundadas sobre a fidelidade dos seus parceiros e amigos. Transtorno de Personalidade Esquizide: Indivduos distanciados das relaes sociais, que no desejam ou no gostam de relacionamentos ntimos, realizando atividades solitrias, de preferncia. Pouco ou nenhum interesse em relaes sexuais com outra pessoa, e pouco ou nenhum prazer em suas atividades. No tm amigos ntimos ou confidentes, no se importam com elogios ou crticas, sendo frios emocionalmente e distantes. Transtorno de Personalidade Esquizotpica: Indivduos excntricos e estranhos, que tm crenas bizarras, com experincias de iluses e pensamento e discurso extravagante. Falta de amigos e muita ansiedade no convvio social. Transtorno de Personalidade Borderline: Indivduos instveis em suas emoes e muito impulsivos, com esforos incrveis para evitar abandono (at tentativas de suicdio). Tm rompantes de raiva inadequada. As pessoas a sua volta so consideradas timas, mas frente a recusas tornam-se pssimas rapidamente, sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas. Costumam apresentar uma hiper reatividade afetiva, em que as situaes boas so timas ou excelentes, e as ruins ou desfavorveis so pssimas ou catastrficas. Transtorno de Personalidade Narcisista: Indivduos que se julgam grandiosos, com necessidade de admirao e que desprezam os outros, acreditando serem especiais e explorando os outros em suas relaes sociais, tornandose arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e por vezes contando vantagens de situaes. No se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor. Transtorno de Personalidade Anti-social: Indivduos que desrespeitam e violam os direitos dos outros, no se conformando com normas. Mentirosos, enganadores e impulsivos, sempre procurando obter vantagens sobre os outros. So irritados, irresponsveis e com total ausncia de remorsos, mesmo que digam que tm, mais uma vez tentando levar vantagens. Podem estabelecer relacionamentos afetivos superficiais, mas no so capazes de manter vnculos mais profundos e duradouros. Transtorno de Personalidade Histrinica: Indivduos facilmente emocionveis, sempre em busca de ateno, sentindo-se mal quando no so o centro das atenes. So sedutores, com mudanas rpidas das emoes. Tentam impressionar aos outros, fazendo uso de dramatizaes, e tendem a interpretar os relacionamentos como mais ntimos do que realmente so. Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva: Indivduos preocupados com organizao, perfeccionismo e controle, sempre atento a detalhes, listas, regras, ordem e horrios. Dedicao excessiva ao trabalho, do pouca importncia ao lazer. Teimosos, no jogam nada fora ("po-duro") e no conseguem deixar tarefas para outras pessoas. Transtorno de Personalidade Esquiva: Indivduos tmidos (exageradamente), muito sensveis a crticas, evitando atividades sociais ou relacionamentos com outros, reservados e preocupados com crticas e rejeio. Geralmente no se envolvem em novas atividades, vendo a si mesmos como inadequados ou sem atrativos e capacidades. Transtorno de Personalidade Dependente: Indivduos que tm necessidade de serem cuidados, submissos, sempre com medo de separaes. Tm dificuldades para tomar decises, necessitam que os outros assumam a responsabilidade de seus atos, no discordam, no iniciam projetos. Sentem-se muito mal quando sozinhos, evitando isso a todo custo.

- Diferena de psictico e psicopata: psicopata o individuo que tem uma psicopatia, ou seja doena na cabea, algo fsico, uma degenerao que nasce com o prprio, no hipocampo, com este orgo cerebral atrofiado, ou outro orgo que regule as faculdades mentais, como noo de certo errado, etc. como falta de dicernimento, quando se encontra num determinado estado psquico, onde pode ser levado a ter alucinaes, sair fora de si, e cometer at atrocidades, como matar, principalmente em srie, mas este fato no pode pressupor que ele saiba exatamente o que est fazendo, pois est supostamente num estado de transe, se for um psicopata diagnosticado por um medico profissional, o doente pode ou no se lembrar do que fez. Este tipo de individuo no tem recuperao, por isso que sempre fazem as mesma coisa, deixam as mesmas pistas, seguem uma espcie de ritual, faz parte da caracterstica de sua doena, o que usado pra diagnostica-los como psicopatas, e por isso tem uma legislao especifica, so encaminhados ao manicmio judicirio, pois no esto em condio para ficarem em presdio comum, correndo o risco de se tornarem agressivos, e serem mortos, ou cometerem novamente um crime, homicdio, precisando serem medicados continuamente e indefinidamente, ou seja, perpetuamente, pois tendo em vista a no recuperao dos mesmos; J o psictico, na minha opinio se torna com o tempo e com o uso de substancias, psicotrpicos, alucingenos, drogas qumicas, o que acaba alterando a mente do individuo mesmo sem a predisposio a ser um psictico. Ouvi isso em um filme: "O psictico aquele que mata o carteiro por achar que esse o est perseguindo, enquanto que o psicopata mata o carteiro, o porteiro, e j que est nessa vai matando at onde der s pela diverso." No se confunda tambm psictico com psicopata que uma pessoa que est em surto de agressividade e pode produzir auto agresso ou hetero agresso, estando, nestes casos, indicada sua internao hospitalar. O psictico no contactua ou contactua mal com o meio exterior ! Diferentemente do neurtico, tem DISTRBIO DE SENSO PERCEPO !

Psictico : Estabelece uma realidade paralela Psicopata: No tem juzo critico alterado.

Anda mungkin juga menyukai