Anda di halaman 1dari 4

Ol pessoal, hoje vamos comear a primeira de 5 partes falando sobre I/O. I/O - 1 O que ? I/O - 2 - Buscando dados.

. I/O - 3 - Inserindo dados. I/O - 4 - Atualizando dados. I/O - 5 - Removendo dados. Estas sero as cinco partes que iremos apresentar para vocs utilizando, PHP + I/O + MySQL. I/O - 1 O que ? Est expresso muito utilizada na computao, e significa a abreviatura de Input/Output, ou Entrada/Sada em nosso bom portugus. Definio de I/O: I/O um sigla para Input/Output, em portugus E/S ou Entrada/Sada. Este termo utilizado quase que exclusivamente no ramo da computao (ou informtica), indicando entrada (insero) de dados por meio de algum cdigo ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua sada (obteno de dados) ou retorno de dados, como resultado de alguma operao de algum programa, conseqentemente resultado de algum input. Wikipdia. A operao de entrada e sada de dados do banco de dados um I/O. Portanto mostraremos para voc como fazer uma consulta, insero, atualizao e deleo do banco de dados.

Entrada/sada (em ingls: Input/output, sigla I/O) um termo utilizado quase que exclusivamente no ramo da computao (ou informtica), indicando entrada (insero) de dados por meio de algum cdigo ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua sada (obteno de dados) ou retorno de dados, como resultado de alguma operao de algum programa, consequentemente resultado de alguma entrada. So exemplos de unidades de entrada de um computador: disco rgido, microfone, teclado, mouse, tela sensvel ao toque, Scanner, Leitor de cdigo de barras, Celular, Pendrive, Mquina fotogrfica digital, Webcam, joystick e outros acessrios de jogos. So exemplos de unidades de sada de um computador: monitor, caixas de som, impressora, disco rgido. Algumas unidades so de entrada e sada de dados ou tambm chamados Dispositivos Hbridos: disco rgido, disco flexvel ou disquete, monitor sensvel a toques, pendrive, joystick vibratrio e impressora. As interfaces de entrada e sada so responsveis pela conexo entre as vrias partes de um sistema computacional baseado na arquitetura de Von-Neumann. Esta interface responsvel por conectar fisicamente o processador e a memria do sistema ao barramento, tornando-se o terceiro elemento do sistema computacional proposto.

Ao contrrio do que se pode pensar a interface de entrada e sada no s o conector fsico e sim tambm o responsvel pela comunicao lgica entre o barramento e o dispositivo. Essa funo de conexo foi basicamente desenvolvida para que seja possvel a comunicao entre vrios dispositivos, fazendo com que a velocidade do barramento seja mais bem aproveitada e ainda tanto os perifricos quanto os elementos essenciais tenham programao/produo mais voltada ao seu desempenho, deixando a interconexo com as interfaces de entrada e sada.

O chipset um dos principais componentes lgicos de uma placa-me, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memria, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de perifricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicao do processador com as memrias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. J a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que j no usado mais em placas-me modernas. Muitas vezes, como em algumas implementaes de controladores para processadores AMD K8 (Athlon 64 e Athlon X2, nos quais o controlador de memria est embutido no processador), as duas pontes (bridges) so substitudas por um nico chip, o que reduz custos para os fabricantes. O chipset quem define, entre outras coisas, a quantidade mxima de memria RAM que uma placa-me pode ter, o tipo de memria que pode ser usada (SDRAM, DDRSDRAM, Rambus, etc.), a freqncia mxima das memrias e do processador e o padro de discos rgidos aceitos (UDMA/33, UDMA/66, etc.). Normalmente os leigos no sabem, mas todas as placas-me tm marca. As marcas de placas-me mais conhecidas so Asus, ASRock, Abit, Soyo, Epox, Zida/Tomato, Pcchips, QDI, ECS, FIC, Tyan, Biostar, Soltek, Phitronics, Gigabyte Technology, Intel, foxconn, entre outras. muito comum confundir a marca da placa-me com a marca do chipset. Por exemplo, pelo fato de uma placa-me usar chipset SiS, isto no significa que a placa foi produzida por essa empresa, pois a SiS fabrica apenas os circuitos usados por motherboards, mas no fabrica placas, algumas pessoas tambm confundem a marca do processador com a da placa me. Por exemplo, uma placa me que use um processador Intel pode no ter sido fabricada pela Intel apesar da empresa tambm fabricar placas-me, muitas outras empresas tambm fazem placas que utilizam os processadores Intel como uma das placas mais conhecidas e utilizadas que a ASUS a marca da placa me ASUS porm existem processadores de outras marcas que servem nessa placa como o proprio Intel ou AMD. Muitas vezes, ocorre de nos depararmos com placas aparentemente "sem marca" sendo vendidas no mercado. Na realidade estas placas tm marca, mas possivelmente o vendedor a desconhece e algumas vezes so falsificaes. Para descobrir a marca de uma placa-me, voc pode usar programas como o CTBios e o Hwinfo. Podemos classificar placas-me de acordo com o soquete (soquete 370, soquete A, soquete 478, etc.), o seu chipset, ou seja, com o conjunto de circuitos da placa-me, alm do tamanho do cache de memria externo, se a motherboard for do tipo socket 7 ou super 7.

A Evoluo dos Chipsets


Nos primeiros PCs, os chips eram espalhados pela placa-me, que, alm de torn-la mais cara, dificultava a comunicao entre os chips. Imagine vrios chips simples separados, como o controlador do teclado, codec de udio e controladores de discos rgidos. Com o passar do tempo, eles comearam a se unir e virarem chips mais complexos. Porm, ao contrrio do que parece, essa unio fez com que os preos diminussem bastante, j que no mais necessrio a criao de vrios chips separados, mas sim um mais inteligente que faa o papel dos outros. Alm de deixar os micros com preos mais baixos, tambm ajudou na velocidade da comunicao dos chips, j que como eles ficaram mais prximos, era mais fcil fazer a troca de informaes. Hoje em dia h uma forma padro para os chipsets seguirem.

Os principais chipsets e seus fabricantes

ATI (adquirida pela AMD em 2006)produziu chipsets para a Intel e processadores AMD assim como processadores grficos. o Chipsets para processadores AMD: AMD 790FX, 790X, 790GX, 780V, 780, 770 AMD 690, AMD M690 (mveis) AMD 580X CrossFire AMD 570X CrossFire AMD 480X CrossFire ATI Radeon Xpress 1100 (com grficos integrados para AMD Notebooks) ATI Radeon Xpress 1150 (com grficos integrados) ATI Radeon Xpress 200, 200M (mveis) (com grficos integrados) ATI SB600 (Northbridge) o Chipsets para processadores Intel: ATI CrossFire Xpress 3200 (para Intel Core 2 Duo) ATI Radeon Xpress 1250 (com grficos integrados para Notebooks) ATI Radeon Xpress 1100 (com grficos integrados para Notebooks) ATI Radeon Xpress 200, 200M (grficos integrados para Notebooks) ATI SB600 Series (ponte sul) o Processadores grficos: ATI Radeon HD 3800, HD 3600, HD 3400, HD 2900, HD 2700, HD 2600 XT, HD 2600, HD 2400, HD 2300 ATI Radeon X2300, X1950, X1900, X1800, X1650, X1600, X1550, X1300, X1050 ATI Mobility Radeon HD 3600, HD 3400, HD 2700, HD 2600 XT, HD 2600, HD 2400 XT ATI Mobility Radeon X2500, X1900, X1800, X1700, X1600, X1450, X1400, X1350, X1300 ATI Mobility Radeon 9800, 9700, 9600, 9550, 9200, 9000, 7500 ATI Mobility Radeon

ATI Mobility FireGL V7800, V5200, V5000, V3100 ATI Mobility FireGL T2 ATI Mobility FireGL 9000

Fabricantes

Intel ATI Technologies NVIDIA VIA Technologies Silicon Integrated Systems

Anda mungkin juga menyukai