Anda di halaman 1dari 13

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem

INTRODUO
MIND MAP uma criao de Tony Buzan. Tony Buzan uma das maiores autoridades nas pesquisas do potencial do crebro e em tcnicas de aprendizagem. presidente da Fundao do Crebro no Reino Unido. Autor de 15 livros incluindo Use Both Sides of Your Brain, Use Your Perfect Memory, Speed Reading e The Mind Map Book. Infelizmente ainda no traduzidos para o portugus.

Tony Buzan nos explica como comeou seu interesse nas pesquisas que o levaram a desenvolver a tcnica de Mind Mapping: No meu segundo ano universitrio, eu propositalmente entrei na biblioteca e perguntei bibliotecria onde eu poderia encontrar um livro sobre o meu crebro e como us-lo. Ela imediatamente encaminhou-me seo mdica da biblioteca! Quando eu expliquei que eu no desejava fazer uma cirurgia em meu crebro, mas utiliz-lo, ela educadamente respondeu-me que no havia tais livros. Eu sa da biblioteca perplexo. Como outros ao meu redor, eu estava atravessando o tpico perodo de peregrinao do progresso: a lenta descoberta que o volume de trabalho acadmico estava aumentando e que o crebro estava comeando a engasgar sob o peso de tanta informao, criatividade, memria, resoluo de problemas, anlises e documentos a escrever. Novamente, como os demais, eu havia comeada a experimentar cada vez menor retorno para a quantidade de estudo e pior nenhum retorno pelo tanto estudado. Quanto mais eu estudava, pior, paradoxalmente, eu ficava! A progresso lgica desta situaes apontavam para a catstrofe. Se eu diminusse meu estudo, eu no absorveria as informaes apropriadas e portanto ficaria progressivamente pior; se eu estudasse ainda mais, fazendo mais anotaes, dedicando mais tempo, eu tambm estava entrando em uma espiral que levava ao fracasso. A resposta, eu imaginei, deveria estar na maneira que eu estava usando minha inteligncia. Por isso fiz aquela visita biblioteca. Enquanto eu me afastava da biblioteca naquele dia, eu percebi que o problema de no encontrar os livros que eu procurava, era na verdade uma bno disfarada. Pois se tais livros no estavam disponveis, ento eu havia descoberto um territrio virgem da mais alta relevncia. E comecei a estudar toda rea de conhecimento que eu senti que pudesse jogar luz sobre as perguntas bsicas: Como eu aprendo a aprender?

Pgina 1

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem Qual a natureza de meus pensamentos? Quais so as melhores tcnicas de memorizao? Quais as melhores tcnicas para o pensamento criativo? Quais as melhores tcnicas de leitura? Quais as melhores tcnicas atuais para o pensamento de forma geral? Existe a possibilidade de desenvolver novas tcnicas de pensar ou uma tcnica mestre? Como consequncia desta perguntas, eu comecei a estudar psicologia, a neurofisiologia do crebro, semntica, neurolingstica, teoria da informao, tcnicas mnemnicas e de memorizao, percepo, pensamento criativo e cincias gerais. Gradualmente eu percebi que o crebro humano funcionava mais eficientemente e mais eficazmente se seus vrios aspectos fsicos e intelectuais trabalhassem em harmonia, ao invs de individualmente. As menores coisas produziam os resultados mais significativos e satisfatrios. Por exemplo, simplesmente combinando os dois aspectos corticais de palavras e cores transformaram a qualidade de minhas anotaes. A simples adio de duas cores s minhas anotaes melhoraram minha capacidade de memorizar aquelas anotaes em mais de 100%, e talvez ainda mais importante, comeou a fazer com que eu gostasse do que estava fazendo. Pouco a pouco, toda uma arquitetura comeou a surgir, e medida que isto acontecia, eu comecei a treinar, como hobby, alunos que haviam sido rotulados como deficiente para aprendizagem, sem jeito, dislxico, atrasado e delinquente. Todos estes ditos fracassados rapidamente transformaram-se em bons estudantes, alguns deles chegando ao topo de suas classes. Uma garota, Brbara, havia sido classificada como PENSAM RADIANTE o menor QI de sua escola. Aps um ms aprendendo a aprender, ela elevou seu QI para 160, e eventualmente graduou se entre os melhores estudantes de sua escola. Pat, uma jovem garota americana de talento extraordinrio, que havia sido falsamente classificada como incapacitada para a aprendizagem, subsequentemente disse (aps haver fechado um grande nmero de testes de criatividade e memorizao) Eu no era incapaz de aprender, mas eles eram incapazes de ensinar. No incio dos anos 70 chegou a inteligncia artificial e eu pude comprar um computador de um megabyte e junto com aquele computador eu recebi um manual de 1000 pginas. Pensei, em nossa to avanada sociedade, ns estvamos vindo ao mundo com o mais fantasticamente complexo biocomputador, e onde estava o nosso manual de instrues? Foi ento que eu decidi escrever uma srie de livros baseados em minha pesquisa: An Encyclopedia of the Brain and Its Use (Uma Enciclopdia do Crebro e Seu Uso) . Eu iniciei em 1971, e enquanto eu o escrevia a imagem no

Pgina 2

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem horizonte tornava-se mais clara foi o conceito crescente do PENSAMENTO RADIANTE e MIND MAPPING. Nos primrdios de seu desenvolvimento eu imaginei o Mind Mapping sendo usado primariamente para memorizao. No entanto, aps meses de debates, meu irmo Barry convenceu-me que o pensamento criativo era tambm uma aplicao igualmente importante desta tcnica. Assim desenvolvi esta tcnica que hoje encontra aplicaes nos mais diferentes aspectos do aprendizado humano, tornando-o menos penoso, e mais eficiente. Espero que o curso A CONQUISTA DO PENSAMENTO RADIANTE MIND MAPPING, d a voc a mesma emoo da descoberta e da explorao, e o puro encantamento de sua gerao de idias criativas e a comunicao com o universo de um outro ser humano, como eu mesmo experimentei..

PROPSITOS DO CURSO A CONQUISTA DO PENSAMENTO RADIANTE MIND MAPPING


Este curso estruturado como uma aventura para atra-lo, estimul-lo e desafi-lo. Voc descobrir alguns fatos surpreendentes sobre seu crebro e seu funcionamento, e o levar aos primeiros grandes passos da senda da liberdade da mente. O CURSO A CONQUISTA DO PENSAMENTO RADIANTE MIND MAPPING tem cinco propsitos principais: 1- Apresent-lo um novo conceito no desenvolvimento do pensamento PENSAMENTO RADIANTE; 2- Apresent-lo uma nova ferramenta que permite voc usar o PENSAMENTO RADIANTE com mais vantagem em todos os aspectos de sua vida o MIND MAP; 3- Dar a voc uma profunda liberdade intelectual, demonstrando que voc pode controlar a natureza de seus processos de pensamentos, e que sua capacidade de pensar criativamente teoricamente infinita; 4- Dar a voc experincia prtica de PENSAMENTO RADIANTE, e assim aumentar significativamente o padro de muitos de seus talentos intelectuais e inteligncia; 5- Dar a voc uma sensao de excitao e descoberta medida que voc explora este novo universo.

O INCRVEL CREBRO
Foi aps estudar a clula cerebral, neurnio, que Sir Charles Sherrington, considerado por muitos como sendo o av da neurofisiologia, fez a seguinte observao: O crebro humano o tear encantado onde milhes de fusos brilhantes tecem um padro evanescente, sempre um padro significativo, embora nunca um padro tangvel, uma harmonia fugidia de sub padres. como se a Via Lctea entrasse em uma dana csmica.

Pgina 3

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem Em cada crebro humano h um nmero estimado de um trilho de neurnios (1 000 000 000 000). Cada neurnio contm um vasto complexo eletroqumico e um complexo sistema de microprocessamento e microtransmissor de dados que, apesar de sua complexidade, caberia na cabea de uma alfinete. Cada uma destas clulas parece com um polvo, com um corpo central e dezenas, centenas ou milhares de tentculos. medida que aumentamos o grau de magnificao, ns vemos que cada tentculo como um ramo de uma rvore, irradiando-se do centro ou ncleo da clula. Os ramos da clula nervosa so chamados de dendritos. Um ramo especialmente longo e grande, chamada axnio, a principal porta de sada de informao transmitida por aquela clula. Cada dendrito e axnio pode variar de um milmetro a 1,5 metro de comprimento e em todo tamanho e ao seu redor encontram-se pequenas protuberncias, na forma de cogumelos, chamadas de espinhas dendrticas ou botes sinpticos. Aprofundando-se mais neste mundo super-microscpico, ns descobrimos que cada espinha dendrtica contm quantidades de substncias qumicas que so o principais mensageiros de nosso processo humano de pensar. Uma espinha dendrtica de um neurnio se ligar a um boto sinptico de outro neurnio, e quando um impulso eltrico viaja atravs do neurnio substncias qumicas so transferidas atravs do diminuto espao entre os dois. Este espao chamado de fenda sinptica. As substncias qumicas entram na superfcie receptora, criando um impulso que viaja atravs do neurnio receptor que d seguimento ao processo clula seguinte. Embora toscamente ilustrada, a cascata de informaes bioqumicas que se precipitam atravs da sinapse avassaladora em seu volume e complexidade. , em termos microcsmico, uma Foz do Iguau. Um neurnio pode receber impulsos de centenas de milhares de pontos que se conectam a cada segundo. Atuando como uma vasta rede telefnica, a clula instantaneamente computa a cada microssegundo a soma de todas a mensagens que chegam e redireciona para seu destino apropriado. Enquanto uma mensagem, pensamento, ou memria re-vivida passada de neurnio a neurnio, uma trilha bio-eletromagntica estabelecida. Cada uma desta trilhas conhecida como traos de memria. Estes traos de memria ou mapas mentais so uma das mais fascinantes reas da moderna pesquisa do crebro, e nos tem fornecido algumas concluses estarrecedoras. Cada vez que voc pensa, a resistncia bioqumica-eletromagntica ao longo da trilha que leva seu pensamento reduzida. como se voc estivesse tentando abrir uma trilha atravs de um floresta. A primeira vez uma luta porque voc tem que desmatar os galhos e arbustos. A Segunda vez que voc passa naquela trilha ser mais fcil por causa da limpeza que voc fez da primeira vez que passou. Quanto mais voc anda por aquela trilha, menor a resistncia que voc encontrar, at que aps muitas repeties, voc tem uma trilha ampla, e limpa que requer pouco ou nenhum desmatamento. Algo semelhante ocorre em
Pgina 4

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem seu crebro: quanto mais voc repete padres ou mapas de pensamentos, menor ser a resistncia a eles. Portanto, e de grande importncia, repetio por si s aumenta a probabilidade de repetio. Em outras palavras, quanto mais vezes um evento mental ocorre, maior a probabilidade de ele acontecer novamente. No vero de 1973, o Professor Petr Kouzmich Anokhin da Universidade de Moscou fez sua ltima declarao pblica sobre os resultados de seus 60 anos de pesquisa sobre a natureza das clulas cerebrais. Sua concluso, em seu trabalho A Formao da Inteligncia Natural e Artificial foi a seguinte: Ns podemos demonstrar que cada um dos 10 bilhes de neurnios no crebro humano tem a possibilidade de conexes de um seguido de 28 zeros (10 000 000 000 000 000 000 000 000 000). Se um nico neurnio tem este potencial, quase impossvel imaginarmos o que o crebro todo pode fazer. O que isto significa que o nmero total de combinaes/permutaes possveis no crebro, se escritas, seria 1 seguido de 10.5 milhes de quilmetros de zeros! Nenhum ser humano existe ainda com a capacidade de utilizar todo o potencial de seu crebro. Eis porque ns no aceitamos qualquer estimativa pessimista do limite de nosso crebro humano. Ele ilimitado.

OS HEMISFRIOS DE SEU CREBRO


Nos meados dos anos 60, o Professor Roger Sperry da California, que subsequentemente ganhou o Prmio Nobel por sua pesquisa, anunciou os resultados de sua pesquisa sobre a rea mais evoluda do crebro, o crtex cerebral (crtex significa camada externa). Os achados iniciais do Professor Sperry indicavam que os dois lados , ou hemisfrios, do crtex tendem a dividir as principais funes intelectuais entre eles. O hemisfrio direito parece ser dominante nas seguintes reas intelectuais: ritmo, percepo espacial, cor e dimenso gestalt (integralidade), imaginao, devaneio. O hemisfrio esquerdo parece ser dominante em outras reas igualmente poderosas: palavras, lgica, nmeros, sequncia, linearidade, anlises e listas. Investigao subsequente por Ornstein, Zaidel, Bloch et al, confirmaram estes achados. Alm disto foi tambm descoberto que: Embora cada hemisfrio seja dominante em certas atividades, ambos so basicamente capacitados em todas as reas, e os talentos mentais descobertos por Roger Sperry esto na verdade distribudos por todo o crtex. Esta mquina fantstica, seu crebro, tem cinco funes principais: receber, armazenar, analisar, transmitir e controlar informao. 1- RECEBER- qualquer coisa internalizada por qualquer do sentidos;

Pgina 5

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem ARMAZENAR- sua memria, incluindo reteno ( a capacidade de armazenar informao) e lembrar ( a capacidade de acessar a informao armazenada). 3- ANALISAR- reconhecimento de padres e processamento de informaes. 4- TRANSMITIR- qualquer forma de comunicao ou ato criativo, inclusive pensar. 5- CONTROLAR- fazer uso de qualquer funo fsica ou mental.
2-

PORQUE O DESEMPENHO NO ACOMPANHA O POTENCIAL


A despeito de todas as evidncias, algumas pessoas ainda so cticas sobre o potencial do crebro humano, argumentando que a performance da maioria das pessoas contradiz tais evidncias. Em resposta a estes argumentos um questionrio foi apresentado a pessoas de diversas reas da vida para determinar por que este rgo maravilhoso to subutilizado. As perguntas esto anotadas abaixo, e abaixo de cada pergunta est anotada a resposta de pelo menos 95% das pessoas. Enquanto voc as l pergunte a si mesmo estas perguntas: Ensinaram a voc, na escola, alguma coisa sobre o seu crebro e como entender suas funes poderia ajud-lo a aprender, memorizar, pensar, etc? No. Ensinaram-lhe alguma coisa sobre como sua memria funciona? No. Ensinaram-lhe algo sobre como seu olho funciona quando voc est aprendendo e como voc pode tirar vantagem deste conhecimento? No. Ensinaram-lhe algo sobre a natureza da concentrao e como mant-la quando necessrio? No. Ensinaram-lhe algo sobre a natureza das palavras e conceitos chaves e como eles se relacionam com anotaes e imaginao? No. Ensinaram-lhe alguma coisa sobre o pensamento? No. Ensinaram-lhe alguma coisa sobre criatividade? No. Agora deve estar claro a resposta questo inicial: as razes por que o desempenho da maioria das pessoas no acompanha o potencial porque no nos foi dada a mnima informao sobre o que somos, ou sobre como podemos melhor utilizar nossas habilidades inerentes.

MEMRIA
Pgina 6

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem Muitas pessoas confundem compreender com aprender. Muitas pessoas compreendem uma lista de tens, no entanto no aprendem a lista. Compreender significa a habilidade de entender a lgica que determina a sequncia de informaes, enquanto aprender significa compreender e reter a informao para uso posterior. Compreenso no envolve a memria, enquanto para aprender, a memria uma parte importante. A maioria das pessoas percebe que algumas horas aps um perodo de estudo e compreenso da matria, no conseguem lembrar-se do que foi estudado, e portanto descobrem que no aprenderam a A maioria das pessoas percebe que algumas horas aps um perodo de estudo e compreenso da matria, no conseguem lembrar-se do que foi estudado, e portanto descobrem que no aprenderam a matria. Isto ocorre porque a memorizao tende a diminuir progressivamente a menos que se faam intervalos curtos, para descanso da mente. Todos ns tendemos, em circunstncias naturais, a nos lembrarmos mais do que estudamos no incio e no final do perodo de estudo. Alm disto ns nos lembramos mais daquilo que associamos pela repetio, ritmo, sentido, rima, etc. Nos lembramos mais as coisas que so inusitadas, ou nicas, e consideravelmente menos, as coisas do meio do perodo de estudo. A isto damos o nome de EFEITO VON RESTORFF em homenagem ao psiclogo que descobriu esta caracterstica da mente humana. Se a aprendizagem pr ser mantida em um bom nvel, necessrio encontrar o ponto no qual compreenso e memorizao esto no seu mais elevado grau de harmonia. Para propsitos normais, este ponto ocorre em um perodo de 20 a 50 minutos. Um perodo mais curto no d mente tempo suficiente para acostumar-se ao ritmo e organizao do material, e um perodo mais longo resulta em um declnio constante da quantidade memorizada. Se um perodo de aprendizagem de uma palestra, ou de um livro ou de um audiovisual necessita de, digamos, duas horas, melhor que organizar intervalos curtos durante estas duas horas. Desta forma a curva de memorizao permanecer sempre alta, e a diminuio de aprendizagem ao longo do perodo de estudo ser evitada. Um fator de extrema importncia e geralmente negligenciado : A memorizao aps um perodo de aprendizagem inicialmente aumenta, e somente depois disto diminui de forma drstica. Uma vez que sabemos que a memorizao aumenta aps o perodo de estudo, fica fcil entender a razo para este fenmeno: no momento em que terminamos um perodo de estudo, o crebro ainda no teve tempo para integrar as novas informaes estudadas, especialmente os ltimos tens. O crebro necessita de uns poucos minutos para completar e associar firmemente todas as interconexes do novo material, e ento deixar decantar. O perda do volume aprendido aps estes poucos minutos (aproximadamente 10 minutos) drstica e cerca de 80% ser perdida nas
Pgina 7

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem prximas 24 horas. Esta perda enorme pode ser evitada pelas tcnicas apropriadas de reviso.

TCNICAS DE REVISO
Se a reviso for organizada de maneira apropriada, o grau de aprendizagem atingido aps o perodo de estudo pode ser mantido. Para tanto, um padro de revises deve ser programado, de forma que cada reviso feita exatamente antes do incio do declnio do material aprendido. Por exemplo, a primeira reviso deve ocorrer cerca de 10 minutos aps o perodo de estudo, e deve durar tambm 10 minutos. Isto manter o nvel de aprendizagem memorizado por um dia, quando a prxima reviso dever ser feita, desta vez por um perodo de 2 a 4 minutos. Aps esta reviso, o nvel de aprendizagem ser mantido por aproximadamente uma semana, quando uma outra reviso de 2 minutos deve ocorrer, seguida de uma outra reviso de 2 minutos aps um ms. Feito isto aquele conhecimento ser armazenado na sua memria de longo prazo. A pessoa que no faz revises est continuamente perdendo o esforo investido na aquisio do conhecimento, e se colocando em desvantagem.

MIND MAP
Durante os ltimos sculos, tem sido popularmente acreditado que a mente humana funciona de uma forma linear. Esta crena decorrente de dois aspectos importantes da histria humana: comunicao falada e escrita. Quando falamos estamos restrito, pela natureza do tempo e espao, de falar e ouvir uma palavra de cada vez. A fala foi tida, ento, como um processo linear entre pessoas. A escrita foi tida como mais linear ainda. No somente o indivduo foi forado a ler unidades impressas (palavras) em uma ordem consecutiva, mas a pginas so organizadas em um srie de linhas e colunas. Esta forma linear influenciou a maneira de como escrevemos e como fazemos nossas anotaes. Praticamente todo mundo treinado a tomar notas em frases ou em listas verticais. A aceitao desta forma de pensar est to enraizada que ningum nunca pensou em contradiz-la. No entanto, as pesquisas atuais evidenciam que o crebro bem mais multi-dimensional, sugerindo que o padro fala/escrita contm algumas falhas. Cabe aqui a pergunta: Como o crebro que est falando e o crebro que est recebendo as palavras lida com elas internamente? A resposta que o crebro certamente no esta lidando com elas em lista simples ou linhas. Voc pode verificar isto pela maneira como seu processo de pensar ocorre enquanto voc est falando com algum. Voc percebe que enquanto uma linha de palavras est sendo pronunciada seu crebro est passando por um complexo processo de escolha da palavra apropriada, pesando fatores de o que dizer, como dizer, e porque dizer de uma certa forma para uma pessoas enquanto escolhe outra forma para outra pessoa. Uma grande rede de conexes, idias, e conhecimentos esto envolvidos neste processo de comunicao, tornando a conversao, a nvel interno, um processo multi-nvel e multi-dimensional.
Pgina 8

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem Ao mesmo tempo o ouvinte no est simplesmente observando um lista de palavras. Ele est recebendo cada palavra e integrando-as dentro de um contexto factual e emocional, a um s tempo ouvindo, codificando, criticando, e reagindo de forma explcita ou no. Cada rea de pesquisa est descobrindo com grande admirao que o crebro no apenas no linear, mas to complexo e interligado que sculos de frentica pesquisa no bastar para entend-lo completamente.

SEU CREBRO E MIND MAPPING


Para que o crebro lide mais eficientemente com informaes, estas devem estar estruturadas de tal forma que elas se encaixem o mais facilmente possvel. Isto significa que se o crebro lida com conceitos chave em uma maneira interligada e integrada, nossas anotaes e nossas relaes de palavras devem em muitos casos estar estruturadas desta forma ao invs de nas tradicionais linhas e listas. Em vez de iniciar do topo para baixo em frases ou listas, deveramos comear do centro com uma idia principal e ramific-la para idias individuais e a forma geral do temas central.

AS LEIS DO MIND MAPPING


1-

COMECE COM UMA IMAGEM COLORIDA NO CENTRO. Uma imagem geralmente vale mil palavras e encoraja o pensamento criativo enquanto significativamente aumenta o poder de memorizao. Use ummnimo de 3 cores na imagem central. CRIE IMAGENS ONDE POSSVEL NO MAPA- Isto feito para estimular os processos corticais; PALAVRAS DEVEM ESTAR SEMPRE EM LETRA DE FORMA- Para releitura um mapa com letras de forma oferece um feed-back mais fotogrfico, mais imediato e mais compreensivo; AS PALAVRAS DEVEM ESTAR SUBLINHADA E CADA LINHA DEVE ESTAR CONECTADA A OUTRA LINHA Isto garante que o MIND MAP tem uma estrutura bsica. Lembre-se sempre que a espessura da linha deve diminuir do centro para a periferia, formando uma hierarquia das idias, traduzida de forma visvel no mapa; UMA PALAVRA POR LINHA- Isto permite mais conexes para cada palavra e permite maior liberdade e flexibilidade para anotaes;

2-

3-

4-

5-

Pgina 9

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem


6-

USE CORES- As cores melhoram a memorizao, agradam o vista e estimula o processo cortical do lado direito.

No seu mapa utilize imagens como as que seguem abaixo.

SETAS
Estas podem ser usadas para mostrar como conceitos que aparecem em diferentes partes de um padro esto ligada. As setas podem ser simples ou multidirecional e podem apontar para frente ou para trs.

CDIGOS
Asteriscos, pontos de exclamao e interrogao, cruzes, bem como outros indicadores podem ser utilizados junto a palavras para mostrar ligaes ou outras dimenses.

FIGURAS GEOMTRICAS
Quadrados, losangos, crculos, elipses, etc. podem ser usadas para marcar reas ou palavras que so similares em natureza, por exemplo tringulos podem ser usados para mostrar reas de possvel soluo em um padro de resoluo de problemas. Figuras geomtricas podem tambm ser usadas para mostra grau de importncia. Algumas pessoas preferem usar o quadrado sempre a figura central, losangos para idias proximas ao centro, e assim por diante. TRI-DIMENSIONAL ARTSTICO Cada uma das figuras geomtricas mencionadas acima, e muitas outras, podem receber perspectivas. Por exemplo, transformando um quadrado em um cubo. As idias escritas nestas figuras pularo da pgina.

IMAGENS CRIATIVAS
Criatividade deve ser utilizada para combinar com o assunto. Por exemplo, o ncleo de um tomo usado para ilustrar um tpico sobre radioatividade.

Pgina 10

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem

CORES
Cor particularmente til como um auxiliar de memorizao e criatividade. Podem ser usadas, como as setas, para mostrar conceitos que aparecem em diferentes partes de um mapa, mas que esto interligadas. Podem tambm ser usadas para delimitar as fronteiras das principais reas do mapa.

OBI ORDENAMENTO BSICO DE IDIAS


OBI uma parte muito importante em um mapa eficiente e claro. OBI so conceitos chaves dentro dos quais uma quantidade de outros conceitos podem ser organizados. O termo mquinas por exemplo conta uma vasta gama de categorias, uma das quais veculos motorizados. Este por sua vez gera uma grande abrangncia, uma das quais carros. Carros por sua vez contm uma gama de tipos incluindo Fords que pos sua vez pode ser subdividido em vrios modelos. Visto deste ngulo, mquinas uma palavra mais poderosa do que Fords, porque abrange e potencialmente estrutura uma grande faixa de informao. Estas palavras poderosas ou OBI so a chave para dar forma e dirigir o criativo processo de associaes.

ESTILO
No existe estilo fixo de Mind Map. O Mapa deve refletir o seu modo de pensar e aprender. Desenvolva seu estilo pessoal. Use a arte e a criatividade desde que torne mais eficiente o seu estudo. No entanto, bom no confundir estilo pessoal com caos e desorganizao. Para evitar cair nesta armadilha, procure sempre seguir as leis do Mind Map. Enquanto voc estiver seguindo-as voc estar seguro de estar tendo um grande rendimento independente do estilo.

TEOMM TCNICA DE ESTUDO ORGNICO COM MIND MAP


A TEOMM dividida em duas partes principais: Preparao e Aplicao. Cada uma destas partes dividida em 4 sub-sees: PREPARAO SURF TEMPO E QUANTIDADE MIND MAP DO CONHECIMENTO PERGUNTAS E OBJETIVOS

Pgina 11

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem APLICAO VISO GERAL VISTA SUPERFICIAL VISTA PROFUNDA REVISO

PREPARAO
SURF Ante de fazer qualquer coisa essencial surfar ou dar um olhada no livro todo que voc vai estudar. O surf deve ser feito da mesma maneira que voc folheia um livro em uma livraria ao decidir se deseja ou no compr-lo. Isto , de forma casual e rpida. O objetivo que voc sinta o livro. Examine sua estrutura e organizao, o nvel de dificuldade, a proporo de ilustraes e diagramas para a quantidade de texto, a localizao de respostas e as sees de resumos e concluses. TEMPO E QUANTIDADE A primeira coisa a fazer quando voc sentar para estudar, determinar o tempo daquele perodo de estudo e que tanto do livro voc deseja estudar. Isto no algo emprico. Estes conselho baseado na teoria da Gestalt, que afirma que o crebro tem a tendncia a querer completar tarefas. Assim ao determinar a quantidade de estudo a ser coberta no intervalo de tempo decidido, o seu crebro tender a completar esta tarefa. importante que voc marque fisicamente, o ponto inicial e final que voc deseja cumprir no tempo determinado. Isto dar a voc a noo de progresso e de rpida avaliao de como voc est com relao ao seu projeto de estudo. Durante o seu perodo de estudo programe-se para dar a si prprio intervalos a cada perodo de 20-50 minutos de estudo. Durante este intervalo faa um rpida reviso do material estudado. MIND MAP DO CONHECIMENTO Tendo decidido o tempo e a quantidade de material a ser estudado, rabisque o mximo possvel o que voc sabe sobre o assunto a ser estudado. Dedique 2-5 minutos a esta tarefa. Faa suas anotaes em forma de Mind Map. O propsito deste exerccio aumentar sua concentrao, eliminar a fuga de pensamentos e estabelecer um bom ambiente mental. Se o conhecimento do assunto for muito vasto, seu MIND MAP o reavivar tantas associaes que ser como uma releitura de todo o material. Se o que voc sabe sobre o assunto quase nada, o seu tempo dever ser dedicado a qualquer associao que voc possa fazer do assunto, assim ao iniciar seu estudo voc estar mais curioso sobre o assunto. PERGUNTAS E OBJETIVOS Tendo definido o seu conhecimento atual sobre o assunto, aconselhvel voc decidir o que voc deseja do livro. Isto inclui que perguntas voc deseja ver respondidas durante seu estudo. As perguntas devem
Pgina 12

Mapas Mentais Tcnica de Mapeamento de Aprendizagem ser feitas no contexto dos objetivos e devem esta anotadas em forma de MIND MAP ou palavras-chave. O objetivo produzir o estado mental adequado ao estudo. O tempo dedicado a este exerccio tambm no deve passar de 5 minutos.

Apostila preparada por TADEO FEIJO a partir de material dos livros: The Mind Map Book Use Both Sides of Your Brain Your Perfect Memory Todos de autoria de Tony Buzan.

Pgina 13

Anda mungkin juga menyukai