Anda di halaman 1dari 10

INSTITUTO POLITCNICO DE LEIRIA ESCOLA SUPERIOR DE SADE DE LEIRIA

DESCONFORTOS MAIS COMUNS AO LONGO DA GRAVIDEZ

Unidade Curricular: Enfermagem Mulher no Ciclo Reprodutivo Professor Doutora Carolina Henriques

LEIRIA, 2011

DESCONFORTOS MAIS COMUNS NA GRAVIDEZ

inevitvel que a grvida sinta ao longo da sua gravidez alguns desconfortos. Estes podem ser minimizados se foram adoptadas as seguintes sugestes:

Nuseas e Vmitos Mais frequentes no 1 trimestre, cessam habitualmente a partir do 4 ms; So mais intensos no inicio da manh, podendo permanecer ao longo do dia; Como Minimizar? Pequenas refeies ao longo do dia, com intervalos curtos entre as mesmas; Evitar alimentos com odores desagradveis ou com alto teor de gorduras; Ingerir uma pequena quantidade de bolachas (cerca de 2 bolachas tipo Maria) algum tempo antes de se levantar do leito pela manh; No comprimir o estmago; Em casos mais severos, podero ser prescritos pelo mdico anti-emticos;

Azia ou Pirose: Causada pelo refluxo gstrico provocado pela presso intra-abdominal. Como Minimizar? Evitar refeies abundantes e alimentos gordos ou susceptveis de provocar gases; Motivar a ingesto de lquidos entre as refeies e no durante as mesmas; Ensinar a beber leite ou ch, em pequenos goles, vrias vezes ao dia; Aconselhar a deitar-se uma ou duas horas aps refeio e a dormir com a cabeceira elevada. Avisar para a manuteno de uma boa postura. Evitar a ingesto de sumos ctricos;

Ptialismo ou Sialorreia Pode ocorrer 2 a 3 semanas aps a primeira falta do perodo menstrual; provocado provavelmente pelo aumento de nveis de estrognio; Pode estar relacionado com a relutncia em deglutir provocada pelas nuseas; Como minimizar? Estimular a lavagem da boca com solues adstringentes; Aconselhar a mastigar pastilha elstica ou chupar rebuados; Estimular a higiene oral; Estimular a hidratao dos lbios;
Professora Doutora Carolina Henriques

Pgina 2

Obstipao Acontece devido aco relaxante da progesterona sobre o msculo liso, diminuindo o peristaltismo intestinal; Educar para uma dieta que contenha alimentos ricos em fibras (verduras, fruta, po integral, etc.); Reforar a importncia de ingesto hdrica (1,5L a 2L de gua/dia); Instruir acerca de exerccios moderados; Promover a criao de hbitos intestinais; Treinar tcnicas de relaxamento; No tomar laxantes ou outros medicamentos sem primeiro consultar o mdico.

Flatulncia: Ocorre devido diminuio da motilidade gastrointestinal devido s alteraes hormonais durante a gravidez, dando tempo produo de gs pelas bactrias; Pode tambm dever-se deglutio de ar.

Instruir acerca de uma boa mastigao dos alimentos lentamente na sua totalidade; Suprimir alimentos gordos, susceptveis de produzir gazes, assim como, refeies abundantes; Orientar para a prtica de exerccio fsico; Promover hbitos intestinais regulares; Promover a hidratao.

Leucorreia natural haver um fluxo vaginal mais abundante e um aumento da produo de muco e da descamao da parede vaginal; Usar roupa interior de algodo, que permita a circulao de ar; Higiene perineal diria; Vigiar a ocorrncia simultnea com prurido, ardor e cheiro ftido (excluir etiologia infecciosa);

Alteraes de Humor e confuso de sentimentos Ocorre devido a adaptaes hormonais e metablicas e sentimentos sobre dificuldade do TP, parto e parentalidade. Tranquilizar e apoiar o casal; Estimular a comunicao entre o casal e a famlia; Esclarecer as dvidas.

Professora Doutora Carolina Henriques

Pgina 3

Modificaes nas mamas H um aumento da sensibilidade mamria, pigmentao, tamanho e proeminncia do mamilo e arola (causados pelas hormonas); A mulher deve utilizar soutien prprio de suporte; Lavar as mamas diariamente e secar sem outros cuidados especiais.

Varizes dos MI Predisposio hereditria; Podem ocorrer devido ao relaxamento dos msculos lisos das paredes das veias condicionado pelas hormonas; Tornam-se mais evidentes medida que a gravidez evolui e o peso corporal aumenta; Pode verificar-se reteno hdrica no espao intersticial podendo levar ao aparecimento de edemas; Como Minimizar? Aumentar os perodos de repouso; Suprimir perodos longos de p ou sentada; Prevenir ganho excessivo de peso; Aconselhar para a realizao de exerccios moderados; Evitar roupa apertada; Instruir para o repouso com as pernas e ancas elevadas; Motivar para a utilizao de meias de descanso ou elsticas.

Cimbras nos MI Ocorre devido a Compresso dos nervos pelo aumento do tero e diminuio dos nveis de clcio e magnsio; Como minimizar? Diagnosticar (afim de excluir) presena de cogulos sanguneos pesquisando o sinal de Homans; se esta situao for excluda, executar massagem e aplicar calor no msculo afectado; Treinar dorsiflexo do p, com as pernas estendidas, at desfazer o espasmo; Instruir a grvida a colocar-se de p sobre uma superfcie fria. Incentivar a ingesto de banana; Pode ser necessrio medicao prescrita pelo mdico. Nota (Sinal de Homans): Colocar a utente em posio supina, com uma das mos sustendo o seu joelho, levante a perna e realize a dorsiflexo do p em direco ao tornozelo. Caso essa manobra produza dor, suspeitar de tromboembolia superficial.

Professora Doutora Carolina Henriques

Pgina 4

Dor articular (Dores dorsal e lombar; Presso plvica e Hiper mobilidade das articulaes) Provocadas pelo crescimento do tero gravdico, que altera o centro de gravidade, que faz com que a gestante caminhe com a cabea e membros chegados para trs; Informar que, durante a gravidez, muitas adaptaes maternas predispem para dores lombares e possveis leses, as articulaes da pelve relaxam e ficam mais flexveis, concentrando-se o esforo na musculatura abdominal. Como Minimizar? Instruir exerccios de rotao da anca; Utilizar uma boa mecnica corporal (utilizando os msculos das pernas para apanhar objectos, flectindo os joelhos para se baixar, afastando os ps 15 a 20 cm de modo a obter uma base de apoio e manter o equilbrio; para levantar um objecto utilize as pernas, colocando um p bem apoiado, ligeiramente frente do outro, de forma a poder ajoelhar-se sobre um joelho); Ensinar que, para diminuir a curvatura corporal, a mulher deve: - Usar cinta de gravidez pois apoia os msculos abdominais e alivia a tenso muscular; - Colocar um p sobre um banco ou caixa baixa e mudar de posio frequentemente, quando estiver de p por longos perodos; - Sentar-se em cadeiras baixas, de forma a ficar com os dois ps no cho; Promover repouso, evitando a fadiga; Ensinar para a utilizao de sapatos de taco baixo (at 4 cm); Motivar o relaxamento voluntrio; Orientar para a utilizao de um colcho duro; Aplicar calor ou gelo localmente; Massajar a regio dorso-lombar; Ensinar a aliviar, colocando-se de ccoras ou fazendo os joelhos chegar ao trax. Promover o repouso; Informar que esta situao desaparecer 6 a 8 semanas aps o parto.

Hemorridas Podem surgir pela 1 vez ou exacerbar-se, se j existiam; Podem surgir devido a predisposio hereditria e ao esforo para evacuar; Como Minimizar? Prevenir a obstipao (diminui o esforo para evacuar); Anestsicos locais em creme; Aplicao de gelo e higiene com gua morna ou fria; Advogar para contactar o mdico se ocorrer agravamento do desconforto;

Professora Doutora Carolina Henriques

Pgina 5

Cloasma Gravdico Hiperpigmentao facial; Ocorre devido a alteraes hormonais e agrava com a exposio ao sol; Como minimizar? Sem preveno; Aconselhar a higiene diria e cuidada da pele; Aplicao de creme hidratante diariamente; Desaparece normalmente no puerprio; Tranquilizar mulher e a famlia.

Telangiectasias (nevos), que aparecem no pescoo, trax, face e braos (durante o 2 ou 3 trimestre): Redes localizadas de arterolas dilatadas devido elevada concentrao de estrognios; Como minimizar? Sem preveno; Geralmente atenuam-se durante o puerprio; Raramente desaparecem na sua totalidade.

Eritema palmar: Ocorre em cerca de 50% das grvidas e pode acompanhar as Telangiectasias; So manchas avermelhadas difusas na pele das palmas ou dedos; Pode ocorrer devido a predisposio gentica ou hiperestrogenismo; Como minimizar? No existe tratamento; Assegurar que a situao se resolver uma semana aps o parto.

Prurido: Causa desconhecida; Alteraes fisiolgicas do foro dermatolgico e pode dever-se a um aumento da funo excretora da pele; Como minimizar? No existe preveno; Manter as unhas cortadas e limpas;
Professora Doutora Carolina Henriques

Pgina 6

Aconselhar banhos com gua tpida e sabo neutro; Aplicao de creme hidratante; Vesturio solto, largo, confortvel e adequado estao do ano.

Palpitaes: Etiologia desconhecida; No devem ser acompanhadas por alteraes persistentes do ritmo cardaco; Como minimizar? Incutir calma; Comunicar ao mdico se for acompanhada por sintomas de descompensao cardaca.

Hipotenso de Decbito (sndrome da veia cava) e bradicardia: Induzida pela presso do tero na veia cava ascendente; Como minimizar? Explicar a importncia da posio de Decbito Lateral ou Semi-sentada, com os joelhos ligeiramente flectidos.

Lipotmia Labilidade vasomotora ou hipotenso postural provocada pelas hormonas; Na gravidez avanada pode ser provocada por estase venosa dos membros inferiores; Como minimizar? Aconselhar exerccio moderado e respiraes profundas; Evitar mudanas bruscas de posio e reas com muita gente; Efectuar movimentos lentos e intencionais; Manter um ambiente fresco; Evitar a hipoglicmia fazendo 5 a 6 refeies pequenas por dia; Repousar sempre que necessrio;

Cefaleias (por volta das 26 semanas): Podem ocorrer devido a tenso emocional, tenso ocular, engorgitamento vascular e congesto nasal provocada por estimulao hormonal; Como minimizar? Promover apoio emocional; Incentivar ao relaxamento;
Professora Doutora Carolina Henriques

Pgina 7

Encaminhar para o mdico se as cefaleias forem constantes e muito fortes, depois de excluir a HTA induzida pela gravidez.

Urgncia e Aumento da frequncia Urinria Alteraes hormonais (o aumento do fluxo sanguneo vai estimular o rim, levando produo de um maior volume de urina); Diminuio da capacidade vesical condicionada pelo aumento do tero e presena fetal; Como minimizar? Ensinar a esvaziar regularmente a bexiga Instruir acerca dos exerccios de Kegel; Restringir a ingesto hdrica antes de se deitar; Explicar as causas, transmitindo segurana; Informar sobre sintomas de infeco urinria, que dever recorrer ao mdico. Diminuio da amplitude respiratria e dispneia Ocorre devido diminuio da expanso do diafragma por aumento do tero. Como minimizar? Instruir para adquirir uma postura correcta: dormir com mais almofadas; Ensinar que deve evitar o DD; Suprimir refeies muito pesadas (sobrecarga do estmago); Suprimir ou diminuir o consumo de tabaco; Treinar/ensinar uma respirao regular e pausada.

Insnia Pode ocorrer devido a: movimentos fetais, cibras, aumento da frequncia urinria, diminuio da amplitude respiratria, dificuldade de adoptar posio confortvel devido ao aumento do tero, ansiedade Como minimizar? Estabelecer relao com a grvida/casal, incutindo-lhes segurana; Ensinar e treinar tcnicas de relaxamento; Instruir a grvida para tomar duche morno ao deitar/beber leite morno; Procurar a causa eliminar se possvel;

Professora Doutora Carolina Henriques

Pgina 8

Desconforto e presso perineal: Presso exercida pelo volume do tero, especialmente quando a grvida est de p ou a andar; Como minimizar? Promover repouso e relaxamento consciente; Advogar para o contacto do mdico no caso de ocorrer dor, a fim da avaliao e tratamento; Diagnosticar (excluir) situao de trabalho de parto.

Contraces de Braxton-Hicks Intensificao das contraces uterinas como preparao para o trabalho de parto. Como minimizar? Instruir repouso e mudana de posio; Treinar tcnicas de respirao para quando as contraces causarem malestar; Diagnosticar (afim de excluir) situao de trabalho de parto pr-termo.

Edema maleolar: Agravamento do edema provocado por perodos longos de p ou sentada, postura incorrecta, falta de exerccio, roupa apertada ou por temperatura elevada. Estes edemas so considerados fisiolgicos, devido interferncia mecnica do retorno venoso e de outras modificaes circulatrias inerentes gravidez. Alteraes circulatrias decorrentes da gravidez. Como minimizar? Ensinar a grvida que o decbito lateral a posio mais favorvel para o retorno venoso das extremidades inferiores, reduzindo assim a reteno de lquidos, Instruir a grvida acerca da importncia da ingesto abundante de lquidos para aumentar a diurese; Motivar a grvida para, antes de se levantar de manh, calar meias de descanso e/ou elsticas; Promover o repouso regularmente com as pernas e anca elevadas, 10 a 15 minutos. Explicar a importncia da prtica de exerccio moderado; Advogar para comunicar ao mdico se o edema se generalizar.

Professora Doutora Carolina Henriques

Pgina 9

Gengivite e eplide Traduz-se por hiperemia, hipertrofia, hemorragia e amolecimento da gengiva; Ocorre devido ao aumento da vascularizao e proliferao de tecido conjuntivo provocados pela estimulao dos estrognios; Esta situao desaparece de forma espontnea entre 1 a 2 meses aps o parto. Como minimizar? Estimular para uma alimentao equilibrada com quantidade adequada de protenas, fruta fresca e vegetais; Instruir para uma boa higiene oral escovando os dentes suavemente e pelo menos 2 vezes ao dia.

Diaforese Ocorre devido a alteraes hormonais; Como minimizar? Orientar para uma higiene diria cuidada;

Estrias Devido ao ganho ponderal e ao crescimento uterino, combinados com a aco das hormonas adrenocorticides que provocam o estiramento do tecido conjuntivo subjacente pele e levam formao de estrias gravdicas; Mais frequentes na pele que recobre as mamas, o abdmen, as ndegas e as coxas; Como minimizar? Prevenir ganho excessivo de peso; Utilizar creme gordo diariamente; Realizar exerccio fsico;

Agravamento da ansiedade Pode ocorrer devido a adaptaes metablicas e hormonais; Sentimentos sobre o Trabalho de Parto, Parto e paternidade, que esto cada vez mais prximos; Como minimizar? Incutir calma e confiana; Incentivar a comunicao com o companheiro e familiares;

Professora Doutora Carolina Henriques

Pgina 10

Anda mungkin juga menyukai