Anda di halaman 1dari 2

Sociedade Profissional

AUTORIA: Sandra Santos FONTE: Expresso

Titulo Tributao pelo lucro real e liquidaes oficiosas de impostos " quid juris? Artigo Encontra-se consagrado na Constituio da Repblica Portuguesa, no artigo 104., n. 2, o princpio da tributao pelo lucro real das empresas. De acordo com o princpio constitucional plasmado no preceito supra referido, a tributao das empresas deve incidir sobre o seu rendimento real. Como articular este princpio, constitucional, sublinhe-se, com a possibilidade (re)conhecida Administrao Fiscal de poder liquidar oficiosamente imposto s empresas, de acordo com rendimentos que lhes imputa ex officio?

Artigos
Abril

Ser que se deve entender que as liquidaes oficiosas violam expressamente esta disposio da Lei Fundamental? Recorde-se que so as empresas que esto obrigadas apresentao da sua declarao de imposto, nos termos do disposto nos artigos 82. e 83. do Cdigo do imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC). O que sucede quando as empresas no cumprirem com as suas obrigaes? Nestas situaes, os servios da administrao tributria procedem s denominadas liquidaes oficiosas, com base nos elementos de que disponham, por fora do disposto no artigo 83. do Cdigo do IRC, nomeadamente elementos recolhidos em visita de fiscalizao. Confrontado com a liquidao oficiosa de imposto caber ao contribuinte uma das duas opes: i) conformar-se com a liquidao e proceder ao pagamento do imposto; ii) considerar que os valores no reflectem a realidade das operaes tributveis e impugnar a liquidao oficiosa, tentando demonstrar que a mesma se afastava da sua realidade tributria. No caso do contribuinte pretender impugnar a liquidao oficiosa, tentando demonstrar que a mesma se afasta da sua realidade tributria, um dos primeiros meios de reaco ser a reclamao. Reclamao essa que poder surgir da apresentao de uma declarao peridica de imposto, in casu, a declarao Modelo 22 do IRC. Apresentada a declarao Modelo 22 do IRC, ainda que depois de prazo, e depois da declarao de liquidao oficiosa ser processada, esta ter de ser analisada pela Administrao Fiscal, desde logo porque nos termos do disposto no artigo 75. da Lei Geral Tributria (LGT) as declaraes dos contribuintes presumem-se verdadeiras. Nestes casos incumbir Administrao Fiscal demonstrar a falta de correspondncia entre o contedo de tais declaraes e a realidade, pois, doutra forma, o seu contedo ter de se considerar verdadeiro. Atente-se ao facto de que entendimento maioritrio da Administrao Fiscal, e que, de resto, a maioria da Jurisprudncia tem aceite, que a apresentao de declaraes de imposto, posteriormente notificao de liquidaes oficiosas anteriormente efectuada, s possvel se as mesmas forem apresentadas dentro do prazo de caducidade.

2009

Sociedade Profissional

AUTORIA: Sandra Santos FONTE: Expresso

Artigo A declarao do contribuinte apresentada posteriormente liquidao oficiosa, porm, s poder relevar se apresentada dentro do prazo em que ainda possa ser exercido o direito de liquidao " vide Acrdo do Tribunal Central Administrativo do Sul, referente ao processo n. 01911/07. Porquanto, decorrido o prazo de caducidade do direito de liquidao, a Administrao Tributria j no pode efectuar qualquer liquidao referente ao imposto que se mostra devido, e que o contribuinte no apresentou a respectiva declarao Modelo 22 em tempo devido, permitindo a sua liquidao com base na sua declarao declarao. Nestes casos, em que a apresentao da declarao a posteriori no se mostra vivel, os contribuintes visados, apenas tero a possibilidade de impugnar a legalidade da liquidao oficiosa, nomeadamente por erro de quantificao da matria tributvel. Em jeito de concluso resta-nos referir que uma vez efectuada a liquidao oficiosa em sede de IRC, ao abrigo do disposto no artigo 83, n 1, alnea b) do Cdigo do IRC, esta apenas poder ser corrigida, se for caso disso (vide artigo 83., n. 10 do referido diploma legal), se o contribuinte 83. , n. apresentar posteriormente a declarao at ento omitida e a Administrao Fiscal aceitar os rendimentos a declarados, ou outros que possam vir a ser apurados, mas diferentes dos considerados na liquidao oficiosa, ou in limine se conseguir demonstrar, de facto e de direito, a ilegalidade da liquidao oficiosa, nomeadamente por erro de quantificao da matria tributvel.

2009

Artigos
Abril

Anda mungkin juga menyukai