Anda di halaman 1dari 15

N-2162

CONTEC - SC-16
Segurana Industrial

REV. B

SET / 97

PERMISSO PARA TRABALHO

1 a Emenda Esta a primeira emenda da Norma PETROBRAS N-2162 REV. B, devendo ser grampeada na frente da Norma e se destina a modificar o seu texto na(s) parte(s) indicada(s) a seguir. Os itens 4.4.3 e 4.4.3.1 passam a ter a seguinte redao:

4.4.3 A Permisso para Trabalho deve ser emitida por empregado da PETROBRAS qualificado segundo procedimento especfico definido pelo rgo ou Empreendimento.

4.4.3.1 Este empregado deve ser formalmente indicado para tal pelo Gerente Geral do rgo ou Empreendimento e o responsvel pela aplicao desta norma no equipamento, sistema ou local onde deve ser realizado o trabalho.

____________

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

1 pgina

N-2162

REV. B

MAIO / 97

PERMISSO PARA TRABALHO


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Toda esta Norma foi alterada em relao reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos itens da mesma.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

Requisito Mandatrio: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segu-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnicogerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada (no-mandatria): Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das "no-conformidades" com esta Norma, que possam contribuir para o aprimoramento da mesma, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC - Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC 16
Segurana Industrial

Apresentao
As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelos Representantes Locais (representantes das Unidades Industriais, Empreendimentos de Engenharia, Divises Tcnicas e Subsidirias), so aprovadas pelas Subcomisses Autoras SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando os rgos da Companhia e as Subsidirias) e aprovadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Superintendncias dos rgos da Companhia e das suas Subsidirias, usurios das normas). Uma norma tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 (cinco) anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N -1. Para informaes completas sobre as normas tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. PROPRIEDADE DA PETROBRAS

14 pginas

N-2162

REV. B

MAIO / 97

PGINA EM BRANCO

N-2162
1 OBJETIVO

REV. B

MAIO / 97

1.1 Esta Norma estabelece os procedimentos que devem ser obedecidos na emisso de Permisso para Trabalho, com a finalidade de preservar a integridade do pessoal, dos equipamentos, do meio ambiente e a continuidade operacional. 1.2 Esta Norma se aplica aos trabalhos de manuteno, montagem, desmontagem, construo, inspeo ou reparo de equipamentos ou sistemas a serem realizados nos rgos da Companhia ou Empreendimentos que envolvam riscos de acidentes com leso pessoal, danos sade, danos materiais, agresso ao meio ambiente ou descontinuidade operacional.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-1219 - Cores;

3 DEFINIES Para os efeitos desta Norma so adotadas as definies a seguir.

3.1 Permisso para Trabalho (PT) Autorizao, dada por escrito, para execuo de trabalhos conforme previsto no item 1.2.

3.2 Permisso para Trabalho Temporria (PTT) Autorizao, dada por escrito, para a execuo de trabalho, por prazo determinado, em equipamentos ou sistemas definidos.

3.3 rea Liberada Local com limites estabelecidos, onde, por tempo determinado, fica dispensada a sistemtica de emisso de PT, excetuando-se os trabalhos com radiaes ionizantes.

3.4 Etiquetas de Advertncia Cartes que devem ser afixados nos equipamentos com a finalidade de proibir a sua operao. 3.5 Equipamento Classe A Aquele que contm ou que tenha contido produtos txicos, asfixiantes, corrosivos, inflamveis ou combustveis.

N-2162
3.6 Equipamento Classe B

REV. B

MAIO / 97

Aquele que no contm ou no tenha contido produtos txicos, asfixiantes, corrosivos, inflamveis ou combustveis. 3.7 Trabalho a Frio Trabalho que no envolve o uso ou produo de chamas, calor ou centelhas.

3.8 Trabalho a Quente Trabalho que envolve o uso ou produo de chamas, calor ou centelhas.

3.9 Trabalho com Radiaes Ionizantes Trabalho realizado com o emprego de fontes de radiaes ionizantes.

3.10 Nvel de Segurana Adequado Aquele em que os riscos do equipamento e da rea onde se realiza o trabalho e das reas adjacentes esto controlados e no sofrem alteraes dos padres de segurana ao longo do tempo.

3.11 Recomendaes Adicionais de Segurana Orientaes que buscam estabelecer medidas de segurana complementares a serem adotadas na execuo de trabalhos especficos, cujo potencial de risco pressupe a adoo de cuidados especiais.

3.12 Empregado Qualificado Empregado da PETROBRAS ou de empresa contratada treinado, avaliado e aprovado para atender as atribuies previstas nesta Norma, segundo os critrios definidos pelo rgo.

4 CONDIES GERAIS 4.1 Os requisitos de segurana, preservao da sade e meio ambiente, especficos para a execuo de cada trabalho, devem ser consultados nas normas e instrues de cada especialidade. 4.2 Os rgos e Empreendimentos da Companhia devem regulamentar os nveis de competncia, a aplicabilidade s situaes de trabalho e situaes especficas no previstas nesta Norma, assim como elaborar formulrios e listas de verificaes de acordo com as suas prprias caractersticas, mantidas as diretrizes bsicas aqui contidas.

N-2162
4.3 Requisitante e suas Responsabilidades

REV. B

MAIO / 97

4.3.1 A Permisso para Trabalho deve ser requisitada pelo executante do trabalho ou pelo seu supervisor.

4.3.2 de responsabilidade do requisitante da PT o fiel cumprimento das recomendaes, providenciando os requisitos necessrios para a manuteno das condies de segurana do local de trabalho.

4.3.3 So credenciados como requisitante de PT, a critrio da fiscalizao, os empregados considerados qualificados, aps solicitao por escrito da empresa contratada.

4.3.4 A credencial deve ser apresentada pelo empregado qualificado da empresa contratada quando da requisio da Permisso para Trabalho.

4.4 Emitente e suas Responsabilidades

4.4.1 O emitente deve inspecionar o equipamento, sistema ou rea onde ser realizado o servio e providenciar as medidas necessrias para garantir as condies seguras para a realizao do trabalho.

4.4.2 O emitente da PT deve certificar-se de que as condies de trabalho estejam suficientemente seguras durante todo o seu desenvolvimento. Para tanto, segundo sua avaliao, ele deve realizar verificaes peridicas do trabalho ou permanecer no local. Em qualquer dos casos o emitente pode designar um representante para desempenhar estas funes.

4.4.3 A Permisso para Trabalho deve ser emitida por empregado da PETROBRAS de nvel de superviso responsvel pelo equipamento, sistema, ou local especfico onde deve ser realizado o trabalho.

4.4.3.1 A critrio do rgo podem ser credenciados formalmente outros empregados qualificados, que no de nvel de superviso, para emitir a PT, desde que em sua rea operacional especfica.

4.5 Prazo de Validade

4.5.1 A PT vlida durante o perodo de trabalho do requisitante.

N-2162

REV. B

MAIO / 97

4.5.2 Quando o potencial de risco justificar, deve ser emitida Permisso para Trabalho com prazo de validade restrito, devendo tal condio constar explicitamente na PT, desde que no ultrapasse o horrio de trabalho do emitente.

4.5.3 Quando da substituio do emitente da Permisso para Trabalho, cabe ao substituto a responsabilidade de, aps inspecionar o local e verificar as condies de trabalho, decidir quanto ao cancelamento da PT.

4.5.4 O no cancelamento da PT implica no prosseguimento normal do trabalho, neste caso, sob a responsabilidade do substituto do emitente da Permisso para Trabalho.

4.6 Etiquetas de Advertncia

4.6.1 Antes da emisso da PT, tanto o emitente quanto o executante do trabalho devem afixar etiquetas de advertncia nos equipamentos cuja operao pode interferir com o trabalho a ser executado.

4.6.2 Devem ser utilizados dois tipos de etiquetas: a) etiqueta amarela - a ser afixada pelo emitente da PT; b) etiqueta azul - a ser afixada pelo executante.

4.6.3 As etiquetas de advertncia devem ser confeccionadas de acordo com os modelos do ANEXO e em material resistente s intempries ou com proteo adequada.

4.6.4 As etiquetas de advertncia s devem ser removidas pelas pessoas que as afixaram, ou seus substitutos.

4.7 Recomendaes Adicionais de Segurana

4.7.1 As recomendaes adicionais de segurana devem ser indicadas pela Segurana Industrial ou por empregado da PETROBRAS qualificado, em campo especfico da PT para as seguintes situaes: a) para trabalhos com radiaes ionizantes; b) para trabalhos de abertura ou entrada de pessoal em equipamentos ou linhas de Classe A, ou de Classe B interligados a outro de Classe A; c) para a entrada de pessoal no interior de equipamento da Classe B, quando as caractersticas do equipamento no proporcionem boas condies de ventilao natural;

N-2162

REV. B

MAIO / 97

d) para execuo de trabalhos a quente ou a frio no interior de equipamentos de Classe A, bem como em caixas de passagem de cabos eltricos, poos e caixas de drenagem de guas oleosas ou contaminadas; e) para execuo de trabalhos de corte e solda em equipamentos de Classe A ou de Classe B interligados a outro de Classe A.

4.7.2 Nos demais casos, persistindo dvidas quanto suficincia das condies de segurana do trabalho, proteo da sade e meio ambiente, deve ser solicitado o assessoramento da Segurana Industrial ou de empregado qualificado.

4.8 Emisso da PT

4.8.1 Quando um trabalho for realizado em um equipamento ou sistema que estiver localizado em rea de responsabilidade de outra superviso, a PT deve ter uma co-emisso do responsvel pela rea.

4.8.2 A PT especfica para um determinado trabalho e restrita a um nico equipamento ou sistema, perfeitamente definido e limitado e identificar a pessoa autorizada a realizar o trabalho (executante).

4.8.3 dispensvel a emisso de PT nos casos em que a execuo do trabalho de manuteno seja efetuado pelo prprio responsvel pelo equipamento localizado em sua rea, desde que existam procedimentos especficos baseados em tcnicas de anlise de riscos, ficando ainda neste caso a obrigatoriedade da fixao da etiqueta azul de advertncia.

4.9 Execuo do Trabalho

4.9.1 O executante s pode iniciar o trabalho aps receber a PT e, no local do trabalho, certificar-se de que as condies nela estabelecidas esto atendidas. 4.9.2 A PT deve estar em poder do executante no local do trabalho.

4.10 Cancelamento da PT 4.10.1 A PT considerada cancelada se as recomendaes nela contidas no estiverem sendo atendidas, se as condies na rea onde se executam os trabalhos apresentarem novas situaes de riscos, se houver uma demora superior ao estabelecido na PT para o incio dos trabalhos ou uma interrupo dos mesmos por igual perodo. Nestes casos, qualquer um dos indicados a seguir, seja o emitente da PT, seu representante no acompanhamento, um representante da Segurana Industrial, o requisitante, o executante ou os seus respectivos superiores hierrquicos, deve suspender a execuo dos mesmos, recolhendo a PT e avisando imediatamente ao requisitante e emitente.

N-2162

REV. B

MAIO / 97

4.10.2 Em situao de emergncia, a PT fica automaticamente cancelada no local abrangido pela emergncia. O cancelamento implica na emisso de nova PT ou revalidao da existente.

4.11 Trmino de Trabalho e Encerramento da PT

4.11.1 Ao trmino do trabalho, do prazo de validade fixado na PT ou do perodo de trabalho do requisitante, este deve comparecer presena do emitente da PT, ou seu substituto, a fim de efetuar o encerramento da mesma.

4.11.2 Em caso de Permisso com co-emisso, o requisitante deve obter previamente a quitao do co-emitente.

4.11.3 A etiqueta azul deve ser retirada pelo executante, quando da concluso do trabalho.

4.11.4 A etiqueta amarela deve ser retirada pelo emitente da PT ou seu substituto, aps constatar que o trabalho foi concludo, a PT foi encerrada e que as respectivas etiquetas de advertncia azuis foram retiradas.

4.11.5 O local de trabalho deve ser verificado pelo requisitante e pelos emitentes ou seus substitutos para garantir a integridade do pessoal, dos equipamentos, preservao do meio ambiente e a continuidade operacional.

5 CONDIES ESPECFICAS Procedimentos especficos, citados abaixo, podem ser adotados desde que analisados os riscos envolvidos e previamente autorizados pelo nvel hierrquico competente do rgo.

5.1 Permisso para Trabalho Temporria

5.1.1 Excetuando-se os trabalhos com radiao ionizantes, a Permisso para Trabalho Temporria substitui a sistemtica de emisso de PT, desde que no haja alterao do risco na rea de trabalho ou nas reas adjacentes.

5.1.2 A Permisso para Trabalho Temporria aplicvel s situaes especiais, tais como, paradas para manuteno ou montagem de sistemas definidos.

5.1.3 A Permisso para Trabalho Temporria emitida pelo responsvel da operao ou instalao, aps inspeo e aprovao conjunta da operao, manuteno e segurana industrial, que deve ser registrada em documento especfico.

N-2162

REV. B

MAIO / 97

5.1.4 Nos seus procedimentos iniciais de manuteno, os equipamentos esto sujeitos ao regime normal de emisso de PT, at que sejam atingidos nveis de segurana adequados, para que possam entrar em regime de Permisso para Trabalho Temporria.

5.2 Liberao de rea

5.2.1 A liberao de rea deve ser requisitada, por escrito, pelos responsveis da manuteno, construo ou montagem, ao responsvel pela instalao.

5.2.2 O responsvel pela instalao, baseado em parecer formal da Segurana Industrial, atravs de um documento especfico, emite a autorizao de liberao por escrito.

5.2.3 Trabalhos com radiaes ionizantes, ainda que em rea Liberada, exigem a obteno da PT.

____________

/ANEXO

N-2162

REV. B

MAIO / 97

PGINA EM BRANCO

10

N-2162

REV. B

MAIO / 97

ANEXO - ETIQUETAS DE ADVERTNCIA

FIGURA A-1 - ETIQUETA DE ADVERTNCIA AZUL

(frente)

11

N-2162

REV. B

MAIO / 97

FIGURA A-2 - ETIQUETA DE ADVERTNCIA AZUL

(verso)

12

N-2162

REV. B

MAIO / 97

FIGURA A-3 - ETIQUETA DE ADVERTNCIA AMARELA

(frente)

13

N-2162

REV. B

MAIO / 97

FIGURA A-4 - ETIQUETA DE ADVERTNCIA AMARELA ____________

(verso)

14

Anda mungkin juga menyukai