Anda di halaman 1dari 2

AGROTXICOS

Os agrotxicos foram criados com o objetivo de proteger as plantaes de diversas pragas que afetavam a qualidade e produtividade no campo. Comearam a ser utilizados na dcada de 20, porem no Brasil o uso s se tornou evidente na dcada de 60. Hoje o Brasil um dos 5 maiores compradores de agrotxicos do mundo e tem cerca de 8.000 formulas liberadas no pais. Os agrotxicos so substncias qumicas (herbicidas, pesticidas, hormnios e adubos qumicos) utilizadas na agricultura e na pecuria, com objetivo de inibir ou eliminar pragas. Existem cerca de 15.000 formulaes para 400 agrotxicos diferentes. Resduos de seu uso podem ser encontrados em alimentos como: vegetais (verduras, legumes, frutas e gros), acar, caf e mel. Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, quando ele se alimenta de gua ou rao contaminadas. No Brasil os agrotxicos so utilizados de forma indiscriminada e descuidada. O Brasil supera em 7 vezes a media mundial de 0,5kg/hab de veneno. De 1964 para 1979 o consumo de agrotxicos cresceu 421%, em quanto que a produo das 15 principais culturas do Brasil no ultrapassaram os 5%. O agricultor brasileiro ainda chama o agrotxico de remdio das plantas e no conhece o perigo que ele representa para a sua sade e o meio ambiente. Segundo a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), o uso intenso de agrotxicos causa a degradao dos recursos naturais como, solo, gua, flora e fauna, em alguns casos de forma irreversvel, levando a desequilbrios biolgicos e ecolgicos. Uma pesquisa realizada pela Organizao PanAmericana de Sade - OPAS, em 12 pases da Amrica Latina e Caribe, mostrou que o envenenamento por produtos qumicos, principalmente o chumbo e os pesticidas, representam 15% de todas as doenas profissionais notificadas. O ndice de 15% pode parecer pouco, entretanto, a Organizao Mundial de Sade - OMS afirma que apenas 1/6 dos acidentes so oficialmente registrados e que 70% dos casos de intoxicao ocorrem em pases do 3 mundo, sendo que os inseticidas organofosforados so os responsveis por 70% das intoxicaes agudas. O manuseio inadequado de agrotxicos assim, um dos principais responsveis por acidentes de trabalho no campo. A ao das substncias qumicas no organismo humano pode ser lenta e demorar anos para se manifestar. Quando mal utilizados, os agrotxicos podem provocar trs tipos de intoxicao: aguda, subaguda e crnica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicao subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabea, dor de estmago e sonolncia. J a intoxicao crnica, pode surgir meses ou anos aps a exposio e pode levar a paralisias e doenas, como o cncer. A intoxicao pode ocorrer em

diversas etapas do uso dos agrotxicos. Pode ocorrer no transporte das substancias, no armazenamento, no manuseio, na manuteno e lavagem dos pulverizadores, na aplicao das substancias e nos produtos finais da cultura q foram contaminados pelo uso indiscriminado dos produtos. O uso de agrotxicos tem causado diversas vtimas fatais, alm de abortos, fetos com m-formao, suicdios, cncer, dermatoses e outras doenas. Segundo a OMS, h 20.000 bitos/ano em consequncia da manipulao, inalao e consumo indireto de pesticidas, nos pases em desenvolvimento, como o Brasil. A ANVISA responsvel por fiscalizar produtos contaminados por agrotxicos. Se uma empresa vender produtos que tm contaminantes em excesso - a ponto de prejudicar o ambiente ou a sade -, ela sofrer advertncia, multa ou apreenso do produto.

Referencias: Disponvel em: <http://cyberdiet.terra.com.br/agrotoxicos-conheca-maissobre-eles-2-1-1-65.html> Acessado em: 11/11/11. Disponvel em: < http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/agrotx.htm > Acessado em: 11/11/11. Disponvel em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Banana/Banana Juazeiro/agrotoxicos.htm> Acessado em: 11/11/11.

Anda mungkin juga menyukai