Anda di halaman 1dari 5

Umbanda

uma religio formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vrios, inclusive de outras religies como o catolicismo, o espiritismo e as religies afro-brasileiras. Os conceitos aqui relatados podem diferir em alguns tpicos por se tratar de uma viso generalista e enciclopdica. Por se tratar de um conjunto religioso com vrias ramificaes, as informaes aqui expostas buscam informar aos leitores da forma mais abrangente possvel e sem discriminao ou preconceitos, pois todas as "Umbandas" tm suas razes de existir e de serem cultuadas.

Histria e sincretismo
As razes da Umbanda so difusas. Existem diversas ramificaes onde podemos encontrar influncias indgenas (Umbanda de Caboclo), Africanas (Umbandombl, Umbanda traada) e diversas outras de cunho esotrico (Umbanda Esotrica, Umbanda Inicitica). Existe tambm a "Umbanda popular", onde encontraremos um pouco de cada coisa ou um cadinho de cada ancestralidade, onde o sincretismo (associao de Santos Catlicos aos Orixs Africanos) muito comum. No existe uma fonte nica que reflita a origem da Umbanda. Cada vertente tem as suas origens e histria. Mais recentemente, na dcada de 1970, aceitou-se que Zlio Fernandino de Moraes teria sido o anunciador da Umbanda atravs do Caboclo das Sete Encruzilhadas (1908) em determinados moldes, fazendo com que ela pudesse ser institucionalizada como religio. Porm, o trabalho dos guias (pretos velhos, caboclos, crianas, exus, etc.) bem anterior a Zlio. Mantm-se na Umbanda o sincretismo religioso com o catolicismo e os seus santos, assim como no antigo Candombl dos escravos, por uma questo de tradio, pois antigamente fazia-se necessrio como uma forma de tornar aceito o culto afro-brasileiro sem que fosse visto como algo estranho e desconhecido, e, portanto, perseguido e combatido. H discordncia sobre as cores votivas de cada orix conforme o local do Brasil e a tradio seguida por seus seguidores. Da mesma forma quanto ao Santo sincretizado a cada orix. Alguns exemplos: Ogum - So Jorge; Xang - So Jernimo,So Joo Batista, So Miguel Navegantes; Oxum - Nossa Senhora da Conceio; Omolu - So Roque; Joana d'Arc Obalua - So Lzaro; Egunit - Santa Sara Kali, Cristalino. Oxssi - So Sebastio; Iemanj - Nossa Senhora dos Ians - Santa Brbara; Ob - Santa Rita de Cssia,Santa Nan - Sant'Anna; Oxal - Divino Jesus Cristo, o Ser

Os fundamentos
Os fundamentos da Umbanda variam conforme a vertente que a pratique. Existem alguns conceitos bsicos que so encontrados na maioria das casas e assim podem, com certa ressalva e cuidado, ser generalizados para todas as formas de Umbanda. So eles: A existncia de uma fonte criadora universal, um Deus supremo, chamado Olorum ou Zambi; A obedincia aos ensinamentos bsicos dos valores humanos, como: fraternidade, caridade e respeito ao prximo. Sendo a caridade uma mxima encontrada em todas as manifestaes existentes;

O culto aos Orixs como manifestaes divinas, em que cada Orix controla e se confunde com um elemento da natureza do planeta ou da prpria personalidade humana, em suas necessidades e construes de vida e sobrevivncia; A manifestao dos Guias para exercer o trabalho espiritual incorporado em seus mdiuns ou "cavalos"; O mediunismo como forma de contato entre o mundo fsico e o espiritual, manifesta de diferentes formas; Uma doutrina, uma regra, uma conduta moral e espiritual que seguida em cada casa de forma variada e diferenciada, mas que existe para nortear os trabalhos de cada terreiro; A crena na imortalidade da alma; A crena na reencarnao e nas leis crmicas;

Um Deus nico e superior


Deus, em sua benevolncia e em sua fora emana de si e atravs dos Orixs e dos Guias (espritos desencarnados) seu Amor, auxiliando os homens em sua caminhada para a elevao espiritual e intelectual.

Os Orixs
Na Umbanda os Orixs so energias, foras da natureza que esto presentes em todos os lugares, influenciando as pessoas e irradiando energias que mantm o equilbrio natural dos elementos em relao ao universo. Uma interpretao mais objetiva coloca os Orixs como espritos que progrediram muito espiritualmente, no necessitando mais do processo reencarnatrio, e que para darem continuidade no seu progresso espiritual possuem como misso organizar e orientar uma rede de espritos com menos progresso espiritual do que eles, ajudando-os a progredirem espiritualmente. Cada pessoa est ligada a um desses Orixs e suas caractersticas so encontradas em seus filhos, seja na forma fsica ou, mais evidente, nas caractersticas psicolgicas e comportamentais a qual a pessoa est relacionada. Os elementos nos quais se manifestam os Orixs cultuados na Umbanda so: Oxal Onipresente, Ogum estradas e campinas, Oxssi nas matas, Xang pedreiras, Oxum cachoeiras, Ians ventos e tempestades, Iemanj no mar, Obalua na terra, Nan nas guas paradas e da lama dos fundos dos rios e lagos, alm da gua das chuvas.

Sincretismo
Indgeno, africano, catlico, esprita, outras. A Umbanda uma juno de elementos africanos (Orixs e culto aos antepassados), indgenas (culto aos antepassados e elementos da natureza), Catolicismo (o europeu, que trouxe o cristianismo e seus santos que foram sincretizados pelos Negros Africanos), Espiritismo(fundamentos espritas, reencarnao, lei do carma, progresso espiritual etc). A Umbanda prega a existncia pacfica e o respeito ao ser humano, natureza e a Deus. Respeitando todas as manifestaes de f, independentes da religio. Em decorrncia de suas razes, a Umbanda tem um carter eminentemente pluralista, compreende a diversidade e valoriza a diferenas. No h dogmas ou liturgia universalmente adotadas entre os praticantes, o que permite uma ampla liberdade de manifestao da crena e diversas formas vlidas de culto. A mxima dentro da Umbanda "D de graa, o que de graa recebestes: com amor, humildade, caridade e f".

O culto umbandista
A Umbanda tem como lugar de culto o templo, terreiro ou Centro, que o local onde os Umbandistas se encontram para realizao do culto aos Orixs e dos seus guias, que na Umbanda se denominam giras.

O chefe do culto no Centro o Sacerdote ou Sacerdotisa (pode ser Bab, Zelador, Digiente, Diretor(a) de culto, Mestre(a), sempre dependendo da forma escolhida por cada casa). So os mdiuns mais experientes e com maior conhecimento, normalmente fundadores do terreiro. So quem coordenam as sesses/giras e que iro incorporar o guiachefe, que comandar a espiritualidade e a materialidade durante os trabalhos. Vale lembrar que o termo pai-de-santo ou me-de-santo no deve ser aplicado na religio de Umbanda, pois estes termos so oriundos do Candombl, que uma religio diferente da Umbanda. Como uma religio espritualista, a ligao entre os encarnados e os desencarnados se faz por meio dos mdiuns. Na Umbanda existem vrias classes de mdiuns, de acordo com o tipo de mediunidade. Normalmente h os mdiuns de incorporao, que iro "emprestar" seus corpos para os guias e para os Orixs. H tambm os atabaqueiros, que transmitem a vibrao da espiritualidade superior por via dos atabaques, criando um campo energtico favorvel atrao de determinados espritos, sendo muitas vezes responsveis pela harmonia da gira. H os Corimbas, que so os que comandam os cnticos e as cambonas que so encarregadas de atender as entidades, provisionando todo o material necessrio para a realizao dos trabalhos. Embora caiba ao sacerdote ou sacerdotisa responsvel o comando vibratrio do rito, grande importncia dada cooperao, ao trabalho coletivo de toda a corrente medinica. Segundo a Umbanda, as entidades que so incorporadas pelos mdiuns podem ser divididas entre: Guias e protetores: Linhas de direita: Falangeiros dos Orixs, Pretos-Velhos, Caboclos, Boiadeiros, Crianas, Marinheiros, Ciganos Linhas de esquerda: Povo de rua (espritos guardies): Exus e Malandros.

As sesses
O culto nos terreiros dividido em sesses de desenvolvimento e de consulta, e essas, so subdivididas em giras. Nas sesses de consulta, onde comumente podemos encontrar Pretos-Velhos, Caboclos, Ciganos... As pessoas conversam com as entidades a fim de obter ajuda e conselhos para suas vidas, curas, descarregos, e para resolver problemas espirituais diversos. As ocorrncias mais comuns nessas sesses so o "passe" e o descarrego. No passe, a entidade reorganiza o campo energtico astral da pessoa, energizando-a e retirando toda a parte fludica negativa que nela possa estar. O descarrego feito com o auxlio de um mdium, o qual ir captar a energia negativa da pessoa e a transferir para os assentamentos ou fundamentos do terreiro que contm elementos dissipadores dessas energias. Tambm a entidade faz com que essa energia seja deslocada para o astral. Caso seja um obsessor, o esprito obsediador retirado e encaminhado para tratamento ou para um lugar mais adequado no astral inferior caso ele no aceite a luz que lhe dada. Nesses casos pode ser necessria a presena de um ou mais Exus (um gnero de esprito desencarnado) para auxiliar a desobsesso. Os dias de Consulta e/ou Desenvolvimento podem variar de casa para casa, de Linha Doutrinria para Linha Doutrinria. Nos dias de consulta h o atendimento da assistncia e nos dias de desenvolvimento h as giras mdiunicas, que so fechadas assistncia, onde os sacerdotes educam e ensinam os mecanismos prprios da mediunidade.

Mdiuns
Mdium toda pessoa que, segundo a Doutrina Esprita, que tem a capacidade de se comunicar com entidades desencarnadas ou espritos, seja pela mecnica da incorporao, pela vidncia (ver), pela audincia (ouvir) ou pela psicografia (escrever movido pelos espritos).

A Umbanda cr que o mdium tem o compromisso de servir como um instrumento de guias ou entidades espirituais superiores. Para tanto, deve se preparar atravs do estudo, desenvolvendo a sua mediunidade, sempre prezando a elevao moral e espiritual, a aprendizagem conceitual e prtica da Umbanda, respeitar os guias e Orixs; ter assiduidade e compromisso com sua casa, ter caridade em seu corao, amor e f em sua mente e esprito, e saber que a Umbanda uma prtica que deve ser vivenciada no dia-a-dia, e no apenas no terreiro. Uma das regras bsicas da umbanda que a mediunidade no deve ser vista ou vivenciada vaidosamente como um dom ou poder maior concedido ao mdium, segundo os umbandistas, mas sim como um compromisso e uma oportunidade que lhe foi dada para resgate krmico e expiao de faltas pregressas antes mesmo da pessoa reencarnar. Por isso no deve ser encarada como um fardo ou como uma forma de ganhar dinheiro, mas como uma oportunidade valiosa para praticar o bem e a caridade. Existem mdiuns que acabam distorcendo o verdadeiro papel que lhes foi dado e se envaidecem, agindo de forma leviana em suas vidas. O mdium deve tangir sua vida como sendo um mensageiro de Deus, dos Orixs e Guias. Ter um comportamento moral e profissional dgnos, ser honesto e ntegro em suas atitudes, pois do contrrio acaba atraindo foras negativas, obsessores ou espritos revoltados que vagam pelo mundo espiritual atrs de encarnados desequilibrados que estejam na mesma faixa vibracional que eles. Por isso, desenvolver a mediunidade um processo que deve ser encarado de forma sria e regido atravs de um profundo estudo da religio, e seguido por conceitos morais e ticos. Ser orientado e iniciado por uma casa que pratica o bem essencial. As pessoas que so mdiuns devem levar sempre a srio sua misso, ter muito amor e dar valor ao que fazem, tendo sempre boa-vontade nos trabalhos de seu terreiro e na vida diria. O mdium deve tomar, sempre que necessrio, os banhos de descarrego adequados aos seus Orixs e Guias, estar pontualmente no terreiro com sua roupa sempre limpa, conversar sempre com o chefe espiritual do terreiro quando estiver com alguma dvida, problema espiritual ou material. Sobre o estudo da mediunidade e do mdium, pode-se utilizar como fonte para estudos a relao que existe abaixo, no tem "Literatura Umbandista". Alguns terreiros utilizam-se das obras Espritas (codificadas por Allan Kardec), mas a maioria segue as orientaes da literatura umbandista que prolfica nas discusses tericas e nas orientaes prticas. H livros umbandistas a partir da dcada de 1930.

Polmicas dentro das "Umbandas"


Sacrifcio ritual de animais - Existem vrias ramificaes dentro da Religio de Umbanda entretanto na umbanda no se usa o sacrifcio de animais em hiptese alguma. Esta prtica est ligada a algumas linhas que ainda cultuam junto com a umbanda alguns rituais de religies afro-brasileiras. Apesar da umbanda ser bastante ramificada, denominamos traada - aluso ao sincretismo com o candombl - a umbanda que ainda carrega em seus cultos o sacrifcio de animais. Em suma, qualquer ritual onde se pratica a imolao animal no deve utilizar o nome "Umbanda". Uso de bebidas alcolicas - Tambm encontramos terreiros dos seguintes tipos: - Os que as entidades incorporadas no usam bebidas (muitas vezes por questo do prprio mdium no estar preparado para este tipo de trabalho com bebida) criando uma espcie de tabu; - Os que elas bebem durante os trabalhos (tanto os que fazem o uso correto deste elemento, como os que abusam; - Os que usam bebida em situaes mais veladas (existindo um certo rigor quanto a sua utilizao, buscando coibir abusos de mdiuns ainda em preparao). Toda essa controvrsia gerada pelo uso que as pessoas fazem das bebidas alcolicas na vida diria, muitas vezes caindo no vcio do alcoolismo, trazendo consequncias graves para sua vida material e espiritual.

Ocorre que mdiuns predispostos ao vcio podem, ao invs de atrairem espritos de luz, afinizarem-se com espritos de viciados que j morreram - esses espritos sero obcessores dessa pessoa, uma vez que ela satisfaz seus desejos materialistas. Note-se que o lcool um elemento usado na magia para trabalhos para o bem; abusos nunca so tolerados e exibicionismo no so sinais de incorporaes de luz. Existem casas que, por ordem do mentor espiritual, nunca usaram ou deixaram de utilizar o fumo, assim como a bebida alcolica, sem que por isso, tivessem qualquer problema com as entidades que, por ventura, utilizavam esses elementos. Afinal, os espritos podem se adaptar e mudar a forma de trabalhar de acordo com o fundamento de cada instituio. importante ressaltar, ainda, que quanto menos o esprito utilizar materiais terrenos melhor. Eles podem trabalhar com elementos bastante etrios e to eficazes quanto, como os fluidos do prprio mdium.

Paramentos
Na Umbanda, os mdiuns usam normalmente como paramentos apenas roupas brancas, podendo estar os ps descalos, representando a simplicidade e a humildade. Mas h Umbandas que tambm utilizam roupas com as cores de cada linha. Por exemplo, em giras de Ogum se utiliza camisas ou batas vermelhas e calas e saias brancas. Nas giras de esquerda as roupas so pretas, sendo que as filhas de santo podem se vestir de vermelho e preto. Pode ocorrer, por exemplo, que uma entidade de Preta-velha solicite uma saia ou um leno para amarrar os cabelos; isso visa a proporcionar que o mdium se parea mais com a entidade que est incorporando. Tambm h os apetrechos dos guias. Por exemplo, os Caboclos costumam utilizar cocares, alguns utilizam machadinhas de pedra, chocalhos, etc. Uma outra viso sobre os paramentos e apetrechos materiais utilizados pelos mdiuns de que so usados pelos espritos como condensadores de energia: um modo de concentrar a energia e depois envi-la, se positiva, ou dissip-la no elemento apropriado, quando negativa.

Anda mungkin juga menyukai