Anda di halaman 1dari 3

O significado de cantigas de amigo.

Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lrico um homem, nas de Amigo uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal a lamentao da mulher pela falta do amado.

Exemplo de uma Cantiga De Amigo de D.Dinis


Ai flores, ai flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo! ai, Deus, e u ? Ai flores, ai flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado! ai, Deus, e u ? se sabedes novas do meu amigo, aquel que mentiu do que ps comigo! ai, Deus, e u ? Se sabedes novas do meu amado, aquel que mentiu do que mi h jurado! ai Deus, e u ?

Como surgem:
O amor era o motivo constante de todas as composies, embora constitusse fingimento, mais um produto da imaginao e da inteligncia que da sensibilidade. Eis que surge o amor corts, essncia e base da actividade trovadoresca

Caractersticas:

Eu lrico (sentimental) feminino. Presena de paralelismo (semelhanas). Predomnio da musicalidade Assunto principal: o lamento da moa cujo namorado partiu. Amor natural e espontneo. Amor realizado ou possvel - sofrimento amoroso. Ambientao popular rural ou urbana. Influncia da tradio oral ibrica. Deus o elemento mais importante do poema. Pouca subjetividade.

As cantigas de amigo
So cantigas de origem popular, marcadas pela literatura oral, ou seja, paralelismo, refro, reiteraes e estribilho, onde isso so recursos prprios do texto que servem para serem cantados e que propiciam facilitao de memorizao. Nas cantigas populares, ainda so usados esses recursos. Essa cantiga teve origem na Pennsula Ibrica, ela apresenta um eulrico feminino, porm com um autor masculino, ele canta seu amor pelo seu amigo, em um ambiente natural, em grande parte, faz um dilogo com a suas amigas ou com a sua me. Na cantiga de amigo, a figura feminina de uma jovem que comea a amar, lembrando as vezes da ausncia do amado, ou cantando a sua alegria por um encontro com ele. Essa cantiga pode mostrar tambm a tristeza da mulher, pelo fato do seu amado ter ido para a guerra. Essa cantiga de amigo, e mostra que a mulher espera ansiosamente pelo amigo, visa bastante s ondas do mar de Vigo e sobre o regresso de seu amado.

Origem:
A poca do trovadoresco abrange as origens da Lngua Portuguesa, a lngua galaico-portuguesa (o portugus arcaico) que compreende o perodo de 1189 a 1418. Os poetas e cronistas dessa poca eram chamados de trovadores, pois no norte da Frana, o poeta recebia o apelativo trouvre (em Portugus: trovador), cujo radical : trouver (achar), dizia-se que os poetas achavam sua cano e a cantavam acompanhados de instrumentos como a ctara, a viola, a lira ou a harpa. Os poemas produzidos nessa poca eram feitos para serem cantados por poetas e msicos. Os trovadores tinham grande liberdade de expresso, entravam em questes polticas e exerceram destacado papel social. O primeiro texto escrito em portugus foi criado no sculo XII (1189 ou 1198) era a Cantiga da Ribeirinha, do poeta Paio Soares de Taveirs, dedicada a D. Maria Paes Ribeiro, a Ribeirinha. As poesias trovadorescas esto reunidas em cancioneiros ou Livros de canes, so trs os cancioneiros: Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa (Colocci-Brancuti), alm de um quarto livro de cantigas dedicadas Virgem Maria pelo rei Afonso X, o Sbio. Surgiram tambm os textos em prosa de cronistas como Rui de Pina, Ferno Lopes e Eanes de Azuraram e as novelas de cavalaria, como A Demanda do Santo Graal. O trovador coloca como personagem central uma mulher da classe popular, procurando expressar o sentimento feminino atravs de tristes situaes da vida amorosa das donzelas. Pela boca do trovador, ela canta a ausncia do amigo (amado ou namorado) e desabafa o desgosto de amar e ser abandonada, em razo da guerra ou de outra mulher. Nesse tipo de poema, a moa conversa e desabafa seus sentimentos de amor com a me, as amigas, as rvores, as fontes, o mar, os rios, etc. de carcter narrativo e descritivo e constituem um vivo retrato da vida campestre e do quotidiano das aldeias medievais na regio.

Anda mungkin juga menyukai