Anda di halaman 1dari 13

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Alex Webb: narrativa esttica das multiplicidades do cotidiano social Clrio A. BACK1 Francismar FORMENTO 2 Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR RESUMO Este estudo tem a finalidade de promover uma discusso sobre o trabalho fotogrfico de Alex Webb, fotgrafo documental e membro da agncia Magnum de fotografia. O ponto principal de estudo a compreenso de sua produo como uma narrativa esttica que articula elementos ampliando o seu sentido sgnico ideolgico. As fotografias do autor compem um dilogo de multiplicidades sobre o cotidiano, uma discusso social que adquire valor esttico na medida em que exotpicamente o autor se distancia de si prprio, promovendo um discurso complexo que exige um olhar dialgico e de interao entre contedo e forma em cada imagem. PALAVRAS-CHAVE: Alex Webb, Cotidiano, Fotografia documental, Filosofia da Linguagem Desde o surgimento da imagem fotogrfica, desenvolvida por Nipce em 18263 possvel afirmar que ela esteve sempre presente na representao de uma sociedade. De fato, sua caracterstica to realista de representao, imps a fotografia como uma importante ferramenta para relato de fatos e acontecimentos, registrando uma determinada cena, o mais fiel possvel. Mas apesar dessa mimese da realidade a fotografia deve ser considerada principalmente como um processo de escolhas. E esse processo totalmente mediado pelo operador da cmera fotogrfica: o fotgrafo. Nesse sentido o processo de desenvolvimento da imagem fotogrfica se deve muito percepo que esse fotgrafo insere imagem fotogrfica, baseada sempre na construo do seu prprio universo pessoal a partir da percepo do ambiente em que capta suas imagens.
1

Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho da II Conferncia Sul-Americana e VII Conferncia Brasileira de Mdia Cidad. 1 Graduado em Publicidade e Propaganda, Especialista em Artes Visuais (Senac), docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Guarapuava PR. email: cleriofotografia@gmail.com 2 Graduado em jornalismo, Especialista em Comunicao, Educao e Artes (Unipar), Mestre em Letras Linguagem e Sociedade (Unioeste), Doutorando em Comunicao e Cultura (UFRJ); docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Guarapuava PR. E-mail: fformentao@gmail.com 3 Joseph Nicephore Nipce, nascido na cidade francesa de Chalon-sur-Sane em 1765, considerado o precursor da fotografia. Com o uso de uma placa de estanho recoberta com betume branco da Judia adaptada cmara esura, conseguiu a primeira imagem fotogrfica por volta de 1826.

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Percorrendo por entre as dcadas do sculo XX, muitos fotgrafos usaram suas imagens para mostrar cenas de diferentes lugares e situaes ao redor do mundo que se tornaram signos representativos da sociedade em transformao com o desenvolvimento do capitalismo, dos bens de consumo e da tecnologia presente em todos os nveis da vida cotidiana. Por consequncia, a fotografia como documento e registro de fatos, passou a dar lugar a uma fotografia mais plstica e subjetiva que valoriza os elementos estticos, contedo primrio da mensagem fotogrfica. Dessa maneira imprescindvel destacar a influncia da Agncia Magnum de fotografia, criada em 1947 e que em sua formao influenciou no desenvolvimento desse valor esttico na fotografia. Os fotgrafos cooperados da agncia conduzem seus ensaios documentais buscando efetivamente lanar novos olhares sobre os temas escolhidos, e nesse sentido a composio fotogrfica, a conscincia de ponto de vista mais pessoal e expressivo, o carter tcnico, acabaram se tornando elementos fundamentais para um olhar mais potico sobre esses temas. Jacob Riis foi um dos primeiros fotgrafos a se preocupar em retratar uma realidade social por meio da fotografia e us-la para criticar a situaes vivenciadas pelos imigrantes que buscavam uma nova vida em Nova Iorque. Nascido na Dinamarca, Riis trabalhou como carpinteiro antes de migrar em 1870 para os EUA. Em 1888, comeou a preparar seu livro How the Other Half Lives (Como Vive a Outra Metade). Escrevia textos polticos e os ilustrava com suas fotos. Seguindo os passos de Riis, o socilogo americano Lewis Hine durante o perodo de 1908 e 1924 encontrou na fotografia a sua forma de produzir imagens do trabalho infantil nos Estados Unidos. Esse considerado um dos mais importantes documentos fotogrficos da poca, e tambm da luta por melhores condies de trabalho, ajudando na criao de diversas leis trabalhistas e de reforma social. Ponto fundamental para o desenvolvimento da fotografia como documento social, foi tambm o trabalho desenvolvido pelos fotgrafos contratados pela Farm Security Administration, um dos setores do governo Rosevelt encarregado de conhecer e detalhar as condies de vida das famlias rurais americanas durante o perodo da grande depresso na dcada de 1930. Neste grupo de fotgrafos destacam-se Walker Evans e Dorothea Lange, sendo esta ltima responsvel por uma das imagens mais representativas desse perodo, a de
2

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

uma me com seus dois filhos carregada de uma expresso sofrida pela situao, mas ainda assim respeitosa. Nesse sentido podemos destacar o fotodocumentarismo como atividade
(...) que retrata temas relacionados ao ser humano e seu ambiente, denunciando problemas que afetam a sociedade como a fome, conflitos tnicos e religiosos, desigualdades sociais e guerras. Ao propiciar que o mundo tome conhecimento dessas questes, a populao pode agir e modificar a sociedade. (COSTA; FERREIRA, 2009, p. 215)

Mas categorizar a fotografia documental apenas como um processo de crtica social ou como registro das mazelas humanas limitar o seu potencial como ferramenta narrativa. A fotografia documental se caracteriza pela escolha e pesquisa aprofundada sobre um tema escolhido primordialmente pelo fotgrafo, que constri por meio de uma sucesso de imagens, sua viso sobre determinado tema. Diferenciando-se da prtica do fotojornalismo, a fotografia documental exige planejamento e mais tempo para produo do contedo. No fotojornalismo, h a necessidade da notcia, de mostrar os fatos, sem que o fotgrafo precise necessariamente se aprofundar sobre ele. Essa dedicao acaba afetando tambm a maneira como o fotgrafo desenvolve seu trabalho, valorizando mais a sua expresso pessoal e interpretao dos temas, descobrindo os seus gostos estticos.
Com a vontade de trazer tona cenas do cotidiano, faces desconhecidas, problemas sociais e lugares distantes. A fotografia documental tem como proposta narrar uma histria por meio de uma seqncia de imagens. Com sua especificidade centrada na aliana do registro documental com a esttica, ela assume a funo de fazer a mediao entre o homem e o seu entorno. A fotografia documental pode ser pensada como um conjunto de imagens que forma uma narrativa cujos traos indiciais se deslocam de acordo com o olhar de cada fotgrafo. Desse modo, qualquer objeto ou situao pode ser representado esteticamente de acordo com a nfase pretendida pelo fotgrafo. (LOMBARDI, 2008, p. 37)

Neste estudo, a partir desta discusso inicial sobre a fotografia como documento, faremos a apresentao da Magnum Photos e alguns exemplos de fotografia de Alex Webb, para em seguida realizar uma discusso ainda inicial sobre a produo de sentido sgnico do trabalho de Alex Webb, e a possibilidade de valor esttico em sua narrativa sobre o cotidiano.

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Magnum Photos

A partir do perodo posterior a Segunda Guerra Mundial, a fotografia comea a ser pensada em novas formas de representao. A nova posio econmica, o capitalismo vigente, o estabelecimento das mdias de massa e o avano tecnolgico, so questes que acabam influenciando uma posio mais reflexiva dos profissionais da imagem. A agncia de fotografia Magnum, fundada em 1947, pelos consagrados fotgrafos Robert Capa (1913-1954), David Chim Seymour (1911-1956), Henri Cartier-Bresson (1908-2004), George Rodger (1908-1995) um marco na histria mundial da fotografia. Seus fotgrafos cooperados procuraram sempre expressar os sentimentos e ideais de cada momento histrico por meio da linguagem fotogrfica. Eles defendiam a propriedade dos negativos fotogrficos, e mais tempo para execuo de projetos. Assim continuam at hoje, valorizando principalmente o valor do fotgrafo como autor e profissional da comunicao. A mistura da reportagem com o contedo artstico continua a definir a agncia. Nas palavras de CartierBresson A Magnum uma comunidade de reflexo, compartilhadora da qualidade humana, uma curiosidade sobre o que est acontecendo no mundo, um respeito pelo que est acontecendo e um desejo de traduzir isso visualmente. 4 Dando nfase fotografia documental, mas com evidente valor esttico, o fotgrafo Alex Webb vem se destacando nos ltimos anos. Norte-americano, 59 anos, formado em histria e literatura pela Universidade de Harvard, em 1974 comeou a trabalhar como fotojornalista profissional e entrou para a Magnum Photos como membro associado em 1976 tornando-se membro efetivo em 1979. Ele j publicou nove livros de fotografia, ganhou diversos prmios, e suas imagens j estiveram presentes em inmeras exposies ao redor do mundo em importantes museus e galerias. Seu trabalho se desenvolve principalmente em pases latino-americanos como Haiti (pas o qual visitou diversas vezes), Cuba, Mxico e inclusive o Brasil. A seguir apresentamos algumas fotos de Alex Webb que ilustram este estudo sobre a fotografia documental como signo do esttico no registro e na produo de sentido sobre o cotidiano:
4

Traduo Livre. Retirado do Site da Agncia Magnum: www.magnumphotos.com.

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Alex Webb 1992 SPAIN. Barcelona. 1992. PAR112668

Alex Webb 2000 CUBA. Havana. 2000. Children playing in a playgr... NYC5821

Alex Webb 1985 MEXICO. Oaxaca state. Tehuantepec. 1985. Childre... PAR112428

Alex Webb 1987 HAITI. Port-au-Prince. 1987. A memorial for vict... PAR112496

Alex Webb 1989 USA. St. Plant City, FL. 1989. Softball fans. PAR112570

Alex Webb 1991 GERMANY. Munich. 1991. PAR112643

Portfolio (NWEB_WEA_CENTER)

http://www.magnumphotos.com
5

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

No trabalho de Alex Webb possvel notar de imediato sua preferncia em apresentar as pessoas que caracterizam esses pases, seja pela diversidade tnica, religiosidade, cultura, msica, comportamento e ambiente por exemplo.

Alex Webb e a esttica do cotidiano

Neste estudo utilizamos a filosofia da linguagem como suporte para uma discusso sobre o dialogismo sgnico promovido por Alex Webb. A originalidade da filosofia da linguagem reside em articular elementos como discurso, enunciado, enunciado concreto e alteridade, que so nucleares dessa concepo explicitados em sua materialidade histrica, social e cultural na interao comunicativa. As relaes entre linguagem-sociedade-ideologia so examinadas por Mikhail Bakhtin, considerando o discurso em sua forma e contedo como objeto de significao na cultura social e histrica, que inclui a enunciao (contexto) em suas particularidades (enunciaes anteriores e posteriores que so o fluxo de circulao de discursos) e conecta sujeitos que se integram em um processo verbal e extraverbal. Essa necessidade do outro celebrada na alteridade e no discurso sua evidncia e entendimento est no dialogismo. Tornando-se, deste modo, a categoria primordial atravs da qual Bakhtin pensar as relaes culturais. Todos os fenmenos analisados luz do dialogismo so considerados em sua multidirecionalidade, a orientao de um eu para o outro (MACHADO, 1995, p. 310). A comunicao fotogrfica situa-se como um espao de produo de discursos que se instaura no dialogismo, o princpio constitutivo da linguagem e a condio do sentido do discurso (BARROS. In: FARACO et al, 2001, p. 33). Como gnero, assume esferas e campos de circulao e significao que recriam em signos uma materialidade especfica da realidade, uma mediao da mediao. Discutir a foto documental de Webb significa tambm observar sua dimenso esttica, sua forma em contextos que determinam sentido. Seu trabalho assume como um signo ideolgico na viso de Bakhtin, uma interao entre sujeitos e seu sentido adquire valor determinado no processo histrico e cultural.
6

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

A ideologia aparece de forma material no signo e no oculta as contradies sociais da fotografia documental, e sim, traz a materializao dessas contradies, que podem ser ampliados em sentido com o valor esttico. Um entendimento importante a esta noo de signo o de Valdemir Miotello (2005), que apresenta movimentos dinmicos entre uma ideologia oficial e uma do cotidiano, estando ambas em interao na circulao permanente de signos e de sujeitos em interao e em devir, atingindo nestes signos a materialidade que apresenta a funo ideolgica que determina a vida histrica-material, determinando por exemplo, o dialogismo nas fotos de Webb, um dilogo exigido do expectador e um dialogismo interno, na multiplicidade de elementos, um documento que contrasta, debate, confronta e promove sentido nesta juno de cores, formas, olhares e movimentos.

[...] Bakhtin e seu crculo puderam estabelecer, bem a seu gosto, uma relao dialtica se dando entre ambos, na concretude. De um lado a ideologia oficial, com estrutura e contedo, relativamente estvel; de outro, a ideologia do cotidiano, com acontecimento, relativamente instvel; e ambas formando o contexto ideolgico completo e nico, em relao recproca, sem perder de vista o processo global de produo e reproduo social. (MIOTELLO. In: BRAIT, 2005, p. 169).

Uma dupla abordagem: o humano presente no discurso de Webb tambm consumidor da vida atravs de outros discursos, nas interaes cotidianas ou nas interaes com o processo de comunicao, consome a vida em suas contradies, e tem sua conscincia formada por interaes no reflexo e refrao de signos ideolgicos em uma realidade material, fsica, de sua vida histrica, tambm nesta condio que dialogamos com as fotos de Webb, uma outra abordagem possvel, uma recriao da vida em fotos que possibilita este olhar dialgico dos signos ideolgicos.
[...] a ideologia sistema sempre atual de representao de sociedade e de mundo construdo a partir das referncias constitudas nas interaes e nas trocas simblicas desenvolvidas por determinados grupos sociais organizados. ento que se poder falar do modo de pensar e de ser de um determinado indivduo, ou de determinado grupo social organizado, de sua linha ideolgica, pois que ele vai apresentar um ncleo central relativamente slido e durvel de sua orientao social, resultado de interaes sociais ininterruptas, em que a todo momento se destri e se reconstri os significados do mundo e dos sujeitos. Se poder ento dizer: o Mundo sempre Novo, que se d na ressurreio plena de todos os sentidos. (MIOTELLO. In: BRAIT, 2005, p. 176).

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Assim, o entendimento da fotografia de Webb como um signo ideolgico implica em compreender uma interao entre contedo e forma na ao objetiva/subjetiva de seres humanos socialmente organizados, evidenciando as contradies produzidas e materializadas em cadeias semiticas que existem com inmeros valores axiolgicos em nveis que variam da ideologia oficial a do cotidiano em constante movimento e devir em tempo/espao, fornecendo subsdios para a compreenso das condies sociais da comunicao e da materializao histrica do homem. Esses movimentos assumem sentido de uma multiplicidade nas fotos de Webb em acordo com o horizonte social de uma poca e de um grupo social definido, da suas fotos serem contextuais, dialogando com o humano, com o cultural de cada comunidade fotografada. O signo foto sempre determinado pelas formas da interao social, e tem seu contedo tambm determinado por este meio. (BAKHTIN, 1995, p. 44-45).
Pois bem, para Bakhtin, todo ato comunicativo contextual situado por sujeitos, instituies, tempos e espaos definidos. Nesse sentido, comunicar um processo dialgico. No se trata apenas de dizer alguma coisa para algum, mas para algum e com outrem. Ou seja, leva-se em conta a alteridade, o interlocutor, os modos e as circunstncias da interao verbal. (RIBEIRO e SACRAMENTO, 2010, p. 14).

Nesse processo de alteridade, o outro de fundamental importncia, pois implica em interao entre o eu e o outro, em que ambos se incluem mutuamente, numa relao recproca, se definindo na trade eu-para-mim, outro-para-mim e eu-para-o outro, numa ao concreta. Essa ao se materializa no ato, no discurso, requer uma compreenso responsiva e responsvel de ordem tica e cognitiva (conhecimento), dos sujeitos em interao em um devir tambm situado, contextualizado no tempo histrico. desta forma que os signos adquirem sentido e so tambm determinados pela relao social. O sujeito, no evento de ser, processo de devir existencial, constitui-se como tal na cultura em tempo e espao dinmicos que entrelaa passado e presente. Forma assim seus valores e interaes com o mundo. Compartilhando com os demais sujeitos sociais num espao ou arena de confronto de valores e em seus contextos (esferas/campos sociais), forma o sentido que tem da imagem, e sua valorao.

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

Webb em suas fotografias torna-se sujeito produtor/consumidor de discursos, suas criaes documentais, artsticas e culturais, no tempo homogneo/heterogneo nas esferas da comunicao, constituem-se nas fronteiras entre o homem e a natureza e so objetos do sujeito do conhecimento imerso na contradio histrica e nos impelem ao questionamento das relaes entre eu e os outros em termos de formao de conscincia, de identidades, valores, educao, direitos e deveres, de uma existncia particular numa vida coletiva. Centrando-se no cotidiano das cidades, Webb fotografa na rua, compe suas imagens com os elementos que constri as sociedades que encontra, valorizando sempre a multiplicidade do humano como elemento principal desta composio, ele acompanha as aes que as pessoas realizam a sua frente, busca momentos em que a sua narrativa se completa. Webb fotografa pessoas e cria a partir delas um universo quase ntimo e espontneo. Suas composies complexas e elaboradas fazem do seu estilo fotogrfico um dos mais refinados entre os fotgrafos documentais que usam a fotografia colorida como ferramenta de expresso. Webb procura fragmentos da realidade, pequenos momentos que a expresso pode ser representativa. possvel perceber em seu trabalho uma atrao pelo cotidiano. Os pequenos eventos triviais so o pano de fundo para enquadrar seu cenrio e personagens (quase sempre em grupos), compondo contedos e formas que adquirem complexidade narrativa de sentido. O contedo transforma-se constantemente e a forma tende a manter-se estvel de modo relativo, por um tempo maior. A partir do momento em que a forma (sistemas estveis) se torna um obstculo ao contedo (conjunto de processos), a no-correspondncia entre ambos eclode em eliminao dessa forma, e o aparecimento de outra que atinge um nvel qualitativo diferenciado; como quando na literatura se diz da refeio e da destruio da antiga forma e da criao de uma forma nova, temos, em geral, uma vista s mudanas na forma que a adaptam ao desenvolvimento do contedo no quadro da antiga forma (CHEPTULIN, 1982, p. 269). Assim, Webb compem uma narrativa, ultrapassando a forma instvel para um contedo com um sentido complexo. Adail Sobral (2005), em Filosofias (e Filosofia) em Bakhtin, especifica que os intelectuais do Crculo de Bakhtin, no conceito da unidade singularidade/generalidade, propunham a anlise de objetos de estudo mediante procedimentos que contemplassem a
9

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

identificao e explicao de relaes (no dicotmicas) entre elementos dos objetos estudados (SOBRAL. In: BRAIT, 2005, p. 137). O autor destaca entre elas forma-contedomaterial, resultado-processo, material-organizao-arquitetnica, universalidadesingualaridade, obetividade (o real concreto) objetivao (manifestao semitica da objetividade), esttica/tica/cognitiva entre outras. Em Bakhtin, existe uma originalidade em demonstrar que, mantendo-se a unidade contedo-forma, acrescenta-se a natureza do material e os procedimentos por ele condicionados (BAKHTIN, 2003, 177-178). A forma dependente do contedo e do material. Nos signos ideolgicos de Webb o objetivo o contedo, mas este valorado pela forma. Este contedo tico-cognitivo ser enformado e concludo, subordinando o material ao prprio objetivo. Concluir em uma imagem implica a subordinao do material e alcanar o objetivo tico-cognitivo ou tenso tico-cognitiva. H necessidade de superar o material na tarefa comunicativa para a compreenso deste sentido dialgico da fotografia de Webb. Assim, a comunicao mediada pela foto constitui-se um processo de trnsito de contedos e formas, supera a linguagem (da fotografia documental) afim de um sentido, ou a superao da prpria forma para a concluso de um novo discurso, evidencia a obedincia de uma lgica criativa, uma lgica imanente da criao, com os valores da produo de sentido, o contexto do ato criador.
[...] antes de tudo precisamos compreender a estrutura dos valores e do sentido em que a criao transcorre e toma conscincia de si mesma por via axiolgica, compreender o contexto em que se assimila o ato criador. A conscincia criadora [...] nunca coincide com a conscincia lingustica, a conscincia lingustica apenas um elemento, um material [...]. (BAKHTIN, 2003, 179).

O contedo apresenta os elementos do mundo da vida, forjado em parmetros ticos e cognitivos. Interligado, contedo e forma so mutuamente condicionados, produzindo sentido na prpria criao. Aquele que cria o artista e a arte. Nas fotos de Webb a atividade esttica (acabada em uma fotografia, e em devir na interao com o contemplador) agrega sentidos de forma acabada e auto-suficiente. Trata-se de um ato que passa a existir em um novo campo axiolgico (a fotografia documental), num devir da interao comunicativa. Assim, o material tambm se condiciona com forma e contedo, em que o signo o meio de expresso; o
10

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

material deve ser superado, aperfeioado num contexto de criao em que forma e contedo revelam o signo em sua superao, numa mediao social.

Consideraes Finais

Alex Webb no um fotojornalista tpico, trabalha essencialmente como um fotgrafo de rua, explorando o mundo com uma cmera, permitindo que o ritmo e a vida das ruas oriente suas aes. Suas imagens podem ser consideradas bastante complexas se comparada com fotojornalistas ou fotodocumentaristas. a partir de enquadramentos rebuscados e com cenas confusas, repletas de elementos de diversos gneros, que podemos perceber como h a representao da vida em suas imagens. claro que sua fotografia uma interpretao muito pessoal. O poder da fotografia de Webb encontra-se inicialmente na composio de suas fotografias, na organizao dos elementos dentro do quadro, mas tambm est primordialmente no valor dialgico que se constri na interpretao desses elementos, no potencial do signo ideolgico transformador da realidade fotografada para alm da prpria foto, para a interao com o leitor de sua narrativa.
Todo o territrio fotogrfico proveniente das idias de seu produtor, a simbiose entre a realidade e as manifestaes subjetivas do fotgrafo se manifesta pela fabricao de imagens que no reduzem a realidade impresso, os sentidos transbordam pelos limites do registro e o imaginrio se manifesta livremente. (DINIZ; NASCIMENTO; RODRIGUES, 2009, p. 09)

Estas narrativas visuais criadas por Webb constituem contedo e forma que tornam ainda mais densos os signos ideolgicos, pois estes adquirem valor esttico. Webb em seu ato criador ultrapassa a viso de si mesmo, em um excedente de viso, num olhar exotpico5 agrega sentido a sua criao, que no coincide com ele prprio. Articula em dilogo com o contexto da foto uma multiplicidade de elementos que tambm dialogam entre si, permitindo dialgicamente que o leitor de sua fotografia, em devir, promova leituras diversas, dialogando com esta narrativa esttica das multiplicidades do cotidiano.
5

BAKHTIN, Mikhail. Discurso na vida e discurso na arte: sobre a potica sociolgica. In: Freudism a marxist critique. Traduo de FARACO, C. e TEZZA, C. (UFPR) para fins didticos. New York: Academic Press, 1976.

11

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA REFERNCIAS

BAKHTIN, Mikhail. Discurso na vida e discurso na arte: sobre a potica sociolgica. In: Freudism a marxist critique. Traduo de FARACO, C. e TEZZA, C. (UFPR) para fins didticos. New York: Academic Press, 1976. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail. O freudismo: um esboo crtico. So Paulo: Perspectiva, 2004. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec, 1995. BAKHTIN, Mikhail. Questes de literatura e de esttica: a teoria do romance. So Paulo, Editora UNESP, 1998. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuies de Bakhtin s teorias do texto e do discurso. In: FARACO, Carlos Alberto et al (Orgs.). Dilogos com Bakhtin. Curitiba: Editora da UFPR, 2001. COSTA, Marcelo Henrique da; FERREIRA, Jlia Mariano: Olhares de pertencimento: novos fotodocumentaristas sociais. Discursos fotogrficos n 6, Londrina: Uel, 2009. CHEPTULIN, Alexandre. A dialtica materialista: categorias e leis da dialtica. So Paulo: Editora Alfa-Omega, 1982. DINIZ, Analice Cunha; NASCIMENTO, Elizer Nogueira do; RODRIGUES, Thiago. A Expresso Fotogrfica: do Documental Arte Contempornea. Artigo Apresentado no GT de Comunicao Audiovisual do Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste realizado de 15 a 17 de junho de 2011. DUBOIS, Phillipe. O Ato Fotogrfico. Campinas: Papirus,1993. LOMBARDI, Ktia Hallak. Documentrio Imaginrio: reflexes sobre a fotografia documental contempornea. Discursos fotogrficos n 4. Londrina: Uel, 2008. MACHADO, Irene A. O romance e a voz - a prosaica dialgica de Mikhail Bakhtin. Rio de Janeiro, So Paulo, Imago - FAPESP, 1995. MARTINS, Jos de Souza. Sociologia da Fotografia e da Imagem. So Paulo: Contexto, 2008. MIOTELLO, Valdemir. Ideologia. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. So Paulo: Contexto, 2005.

12

Amaznia e o direito de comunicar 17 a 22 de outubro de 2011 - Belm/PA

RIBEIRO, Ana Paula Goulart e SACRAMENTO, Igor. Mikhail Bakhtin e os estudos da comunicao. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart e SACRAMENTO, Igor (Orgs.). Mikhail Bakhtin: Linguagem, Cultura e Mdia. So Carlos: Pedro & Joo Editores, 2010. SOBRAL, Adail. Filosofias (e filosofia) em Bakhtin. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. So Paulo: Contexto, 2005. SOBRAL, Adail. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. So Paulo: Contexto, 2005. SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. WEBB, Alex. Portfolio (NWEB_WEA_CENTER). Disponvel em: http://www.magnumphotos.com/C.aspx?VP3=ViewBox&ALID=2K7O3R1V024C&IT= ThumbImage01_VForm&CT=Album, acesso realizado em 28.09.2011.

13

Anda mungkin juga menyukai