Anda di halaman 1dari 11

Sistema Hormonal Glndulas supra-renais

66

GLNDULAS SUPRA-RENAIS

A glndula adrenal - uma glndula com dimenso reduzida, em forma triangular, muito vascularizada, situada bilateralmente, na parte superior dos rins, pesa no homem entre 4 a 6 g, sendo no entanto mais pesada nas fmeas. composta pelo crtex que ocupa 80 a 90% do seu volume, com cor amarelada devido ao teor elevado em lpidos e pela medula, de cor vermelho acastanhada. Embora sejam independentes quanto sua origem e estrutura, esto em estreita correlao funcional, o crtex deriva da mesoderme e a medula tem origem no tecido nervoso (ectoderme).

Irrigao da adrenal um rgo muito vascularizado, com os vasos sanguneos, linfticos e nervos a penetrarem atravs dos septos do tecido conjuntivo. A irrigao deriva de um circuito de artrias diferentes da adrenal que so a superior, a mdia e a inferior. Contm ainda veias capsulares, corticais e medulares. Os estreitos capilares entre a zona fasciculada do crtex, anastosomam-se na zona reticular e atingem a camada vascular medular. As arterolas medulares penetram no crtex e nutrem o tecido medular directamente. A medula assim, irrigada por duas vias: pela via sistmica atravs das arterolas medulares e pela via secundria derivada dos capilares corticais. O regresso do sangue faz-se pelas veias medulares que, do lado direito da glndula, confluem para a veia central e depois para a veia cava inferior e as do lado esquerdo, confluem para a veia renal esquerda.

Enervao da adrenal Est a cargo dos nervos esplnicos que provm de fibras simpticas pr-ganglionares. Algumas destas fazem sinapses com fibras simpticas psganglionares nos gnglios celacos que inervam os vasos sanguneos na adrenal.

CRTEX DA SUPRA-RENAL

Estrutura da supra-renal formado por 3 zonas:

a- Zona glomerular Contm clulas colunares distribudas de forma irregular, sob uma cpsula fibrosa representando 5 a 10% do crtex e produzindo aldosterona; mineralocorticides cujo representante principal a

Sistema Hormonal Glndulas supra-renais

67

b- Zona fasciculada Representa 75% do volume do crtex, as suas clulas polidricas so maiores do que as da zona glomerular e esto dispostas radialmente em relao medula. Produz glucocorticides como por exemplo, o cortisol, o hidrocortisol e a corticosterona (com propriedades anti-inflamatrias e imunossupressoras).

c- Zona reticular Produz esterides sexuais como por exemplo, as hormonas andrognicas que posteriormente podem ser convertidas em estrogneos. Possui um REL menos extensivo, poucos grnulos lipdicos e um nmero elevado de lisosomas.

Produo de corticosterides Depende geralmente da concentrao de sdio, de potssio, de glucose e das exigncias quanto a trabalho, engorda, lactao, postura, etc. H uma elevada capacidade de reserva que permite um acrscimo da secreo da hormona em caso de necessidade. No homem a taxa de secreo de aldosterona de 150 a 250 ng/dia e a do cortisol de 15 a 20 mg/dia.

Capacidade de regenerao O tecido cortical possui uma capacidade elevada de regenerao.

A hipertrofia Pode ser devida a sobrecargas metablicas tais como a lactao, o frio e o trabalho.

A extirpao da glndula Pode ser compensada por hipertrofia de pequenas pores de tecido cortical fora das glndulas, nalgumas espcies.

Sntese dos corticosterides Derivam da corticosterona e diferenciam-se pela sua actividade qualitativa e quantitativa. O precursor o colesterol que se modifica atravs de uma srie de reaces de hridroxilao por 5 enzimas da famlia do P450 que so: CYP11A, CYP17, CYP21, CYP11B1 e CYP11B2.

Corticosterides Existem cerca de 30 mas qualitativamente mais importantes so:

Sistema Hormonal Glndulas supra-renais

68

a- Cortisol (50 a 70%) - O cortisol aparece armazenado em pouca quantidade pois a maioria convertida no fgado na sua forma inactiva, a cortisona. No plasma de um adulto (homem) a razo cortisol:cortisona de 1:2. Tem ritmo circadiano com um mnimo noite e o mximo entre as 6 e as 8 A.M., decrescendo de seguida. Circula no plasma 80% ligado transcortina (glicoprotena) e 15% ligado albumina srica e o restante sob a forma livre;

b- Corticosterona (15 a 25%) o principal corticosteride nos roedores.

c- Aldosterona (5%)

Apesar da concentrao elevada do cortisol, a

aldosterona dominante devido ao efeito da enzima 11B-Hidroxi-esteride desidrogenase (11B-HSD) que converte o cortisol na sua forma inactiva a cortisona. O consumo excessivo do licor liquorice causa deficincia da enzima 11B-HSD.

Efeitos dos glucocorticides

No crtex fetal:

1- Produo de surfactante do tipo II e desenvolvimento dos pulmes;

2- Desenvolvimento da funo hipotalmica e do eixo hipotlamo-hipfise;

3- Alteraes na estrutura placentria e na composio inica dos fluidos amniticos e alantideus durante o desenvolvimento;

4- Incio das alteraes endcrinas no feto e na me, responsveis pelo parto;

5- Desenvolvimento de enzimas hepticas, inclusive os da glucognese;

6- Induo da involuo do timo.

Sistema Hormonal Glndulas supra-renais

69

Efeitos do cortisol:

1- Alteraes no metabolismo glucdico, lipdico e protico:

a- Geralmente opostas aos da insulina, variando de acordo com o tecido: no msculo, tecido adiposo e linfide tem aco catablica e no fgado estimula a sntese e armazenagem de glucose (neoglucognese) com incidncia particular nos carnvoros e alguns herbvoros;

b- Aumenta a concentrao de glucose no sangue (estmulo da neoglucognese no fgado);

c- Em menor extenso decresce a utilizao de glucose noutros tecidos;

d- Estimula o apetite (excesso de cortisol causa a doena de Cushing obesidade central);

e- Balano de nitrognio negativo (anabolismo protico no fgado e catabolismo protico nos tecidos);

2- Efeitos anti-inflamatrios, em concentrao moderadamente elevada:

a- Reduz o tamanho dos linfonodos

b- Promove a involuo do timo

c- Reduz o numero de linfcitos no sangue

d- Decresce a produo de anticorpos

3- Ajuda a manter a homeostasia dos fluidos extracelulares

Sistema Hormonal Glndulas supra-renais

70

4- Evita a subida de gua no interior das clulas protegendo a porosidade dos tecidos (importante no stress)

5- Em excesso: a- Sensibiliza (hipertenso) as arterolas para a aco da nor-adrenalina

b- Permite a aco da nor-adrenalina no metabolismo glucdico (hiperglicemia e intolerncia glucose)

c- Estimula a secreo de cido pelo estmago

d- Aumenta a actividade do SNC (euforia ou loucura)

Mecanismos de aco dos esterides So lipossolveis, ligando-se a receptores no ncleo, formando um complexo hormona-receptor responsvel pela transcrio dos genes correspondentes.

Controlo da secreo dos glucocorticides O hipotlamo estimulado pelo stress, traumas ou emoo, produz CRHA activando a adeno-hipfise que atravs da ACTH, controla a actividade da zona fasciculada e da reticular. A ACTH actua com a protena G ligada nos receptores membranrios e estimula a produo de cortisol aumentando a clivagem da cadeia lateral do colesterol, para formar a pregnenolona atravs da adenilciclase e do AMPc. O cortisol por sua vez, por um mecanismo de feedback negativo, inibe a secreo da ACTH e da CRH.

Mineralocorticides: a aldosterona - o mineralocorticide mais importante e controla o mecanismo do balano do sdio no organismo. Depende da ingesto de sdio, potssio ou da sua excreo pelo leite. Cerca de 60% circula combinado com uma protena e 40% sob a forma livre. Tem um tempo de semi-vida de 20 a 30 minutos. A sua concentrao normal no sangue de 6 ng/100 ml.

Aco da aldosterona sobre o metabolismo do sdio e do potssio Promove a reabsoro de Na+ nos tbulos renais (distal e colector) e a excreo de H+ e K+,

Sistema Hormonal Glndulas supra-renais

71

determinando indirectamente a reteno de gua (para manter o equilbrio osmtico), o que leva a um aumento do volume sanguneo e conseqentemente a um aumento da presso arterial. Aumenta tambm a sensibilidade das arterolas aos agentes vasoconstritores. O excesso de aldosterona provoca hipocalmia, fraqueza muscular e alcalose metablica com elevao dos nveis circulantes de ureia. O seu dficit tem como conseqncia o aparecimento de hipercalmia, com toxidade cardaca (arritmias e falncia cardaca).

Controlo da secreo dos mineralocorticides O controlo mais importante efectuado pelo sistema renina-angiotensina. O aparelho justaglomerular (clulas justaglomerulares e a mcula densa) existente no rim, ao detectarem a diminuio do volume do fluido plasmtico, activam a libertao da hormona renina que lanada por exocitose no lmen das arterolas e tem um tempo de semi-vida de 20 minutos. A renina vai actuar na clivagem do decapptido do angiotensinognio que sintetizado no fgado, a angiotensina I, forma inactiva. A angiotensina I convertida, em diversos tecidos, no octaptido, angiotensina II (substncia mais activa na elevao da presso arterial) e vai estimular na zona glomerular a produo de aldosterona. O decrscimo da presso sangunea e o aumento da presso osmtica so tambm estimulantes, assim como, o decrscimo da concentrao sangunea de sdio ou a elevao dos nveis de potssio. O aumento da concentrao de ACTH promove tambm um estmulo mas de curta durao. inibida pela elevao da concentrao sangunea de sdio e pelo abaixamento da de potssio, pela elevao da presso sangunea e pelo abaixamento da presso osmtica. tambm inibida pela aco da hormona naturitica atrial (corao).

Esterides sexuais

Sntese das hormonas sexuais pelo crtex supra-renal Nos animais castrados aparecem androgneos, estrogneos e progesterona na urina. Verifica-se assim a existncia da produo de hormonas masculinas e femininas no crtex supra-renal, predominando sempre, em situao normal, as correspondentes ao sexo do indivduo em causa.

Sistema Hormonal Glndulas supra-renais

72

Em situao de anomalia:

a- Os machos adultos com um elevado nvel de estrogneos podem apresentar sintomas de feminismo, um menor instinto sexual e ginecomastia (aumento das mamas);

b- As fmeas adultas com um elevado nvel de androgneos podem apresentar sintomas de virilizao;

c- Os animais jovens com um teor elevado de hormonas sexuais podem apresentar uma puberdade precoce.

Disfunes do crtex supra-renal: Pode ser causada por hipofuno total ou parcial e por hiperfuno.

Hipofuno total:

a- Doena de Addison (homem) 1855 ou hipoadrenocorticismo Produo insuficiente de cortisol acompanhada por deficincia de aldosterona. comum esta doena surgir como resultado de uma doena infecciosa, como por exemplo, a tuberculose no homem ou destruio das defesas autoimunitrias do crtex da adrenal.

b- Transtornos na sntese dos AA aromticos

c- Aumento do nvel da tiofenilalanina que pode ter como consequncia:

1- Um aumento dos nveis da melanina

2- Uma diminuio dos nveis de potssio e glucose sanguneos

3- Aparecimento de fadiga

4- Aparecimento de debilidade muscular

Sistema Hormonal Glndulas supra-renais

73

5- Sensibilidade aos sais de potssio

Hipofuno parcial Desempenha um papel desfavorvel na evoluo de doenas infecciosas devido a uma menor actividade do crtex, com reduo na capacidade de defesa.

Hiperfuno Tem como consequncias:

a- Aumento dos nveis de ACTH (Tumor Doena de Cushing ou hiperadrenocorticismo - Obesidade)

b- Aumento da tenso arterial

c- Aumento da glicmia

d- Aparecimento de debilidade

e- Transtornos sexuais (Diminuio da lbido causando impotncia ou transtornos na menstruao). Adenoma (=Tumor na glndula) Sndroma adrenogenital Produo excessiva de hormonas sexuais que causa nas fmeas e machos jovens o aparecimento de uma puberdade precoce e nas fmeas adultas um aumento dos androgneos, com o aparecimento de sintomas de masculinizao.

ZONA MEDULAR DA SUPRA-RENAL

Embriologia A medula tem origem no tecido nervoso (ectoderme).

Estrutura formada por clulas principais chromaffins. ricamente inervada por fibras simpticas pr-ganglionares e uma extenso do sistema nervoso simptico.

Hormonas da medula da supra-renal - Produz as hormonas adrenalina ou epinefrina e nor-adrenalina ou nor-epinefrina, designadas por catecolaminas que so armazenadas

Sistema Hormonal Glndulas supra-renais

74

em grnulos, sendo posteriormente libertadas na corrente sangunea aps estmulo colinrgico simptico pr-ganglionar. Apesar da glndula adrenal ser conhecida desde 1563. a adrenalina s foi isolada, caracterizada quimicamente e sintetizada entre 1900 e 1904. A percentagem destas duas hormonas varia segundo a espcie, assim, por exemplo, a adrenalina aparece no homem, gato e galinha com valores percentuais de 80, 60 e 30, respectivamente.

Sntese de adrenalina e nor-adrenalina Comea com a converso do AA tirosina em dihidroxilfenilalanina (DOPA) que por sua vez convertida em dopamina pela enzima descarboxilase. A dopamina por hidroxilao forma nor-adrenalina e por metilizao forma adrenalina. As duas hormonas so armazenadas em grnulos electro-densos, contendo ATP e vrios neuro-pptidos. A secreo estimulada pela libertao da acetilcolina das fibras simpticas pr-ganglionares, sendo tambm estimuladas pelos factores de stress, pelo exerccio fsico, pela hipoglicmia e pelos traumas.

Efeito do aumento da secreo da tiride Aumenta a sensibilidade do organismo aco da adrenalina.

Circulao da adrenalina e nor-adrenalina Circulam ligadas a albuminas e serum albuminas.

Efeitos metablicos da adrenalina e nor-adrenalina:

a- Adaptao do organismo - A variaes bruscas e desfavorveis do ambiente (reaco de alarme), tais como: medo, abaixamento de temperatura e aumento da actividade muscular.

b- Diminuio da glicmia Os nervos esplnicos sensibilizam o hipotlamo a produzir a hormona de libertao adrenocorticotrfica, estimulando a produo de ACTH pela hipfise, desencadeado a produo de adrenalina pelas supra-renais.

Sistema Hormonal Glndulas supra-renais

75

c- A adrenalina Actua na distribuio do sangue pelo organismo e no estado de repouso faz com que a circulao se processe pelo menor circuito.

d- A adrenalina e a nor-adrenalina - So ambas activas na vaso constrio mas apenas a segunda aumenta a presso arterial mdia.

e- Aumentam a taxa e fora - De contraco do msculo cardaco, particularmente a nor-epinefrina;

f- Dilatam os brnquios;

g- Estimulam a liplise

h- Aumentam a taxa metablica

i- Dilatam as pupilas

j- Inibem funes no essenciais em caso de alarme como as secrees gastrointestinais e alguma actividade motora.

A produo de adrenalina e nor-adrenalina Varia com a actividade, espcie animal e com a fase de desenvolvimento. Nos perodos de calma, predomina a nor-adrenalina e nos perodos de agresses internas ou externas, predomina a adrenalina. Assim, no feto, predomina a nor-adrenalina e no adulto, a adrenalina.

Receptores para a adrenalina e nor-adrenalina Ambas se ligam a receptores adrenrgicos e na superfcie das clulas alvo: a- Receptores - Na musculatura dos vasos causando aumento da tenso arterial. A nor-adrenalina actua atravs do bloqueador dihidroergotamina.

Sistema Hormonal Glndulas supra-renais

76

b- Receptores - Actuam as duas hormonas nos msculos estriados e nas clulas parenquimatosas do fgado causando o desdobramento do glicogneo.

Relaes com o sistema nervoso simptico Nas terminaes nervosas simpticas ps-ganglionares tambm se elabora nor-adrenalina.

Reaces de alarme - Adaptao do organismo - Nas variaes bruscas e desfavorveis do ambiente (reaco de alarme), tais como: medo, abaixamento de temperatura e aumento da actividade muscular, h um acrscimo de adrenalina na corrente sangunea.

Anda mungkin juga menyukai