Anda di halaman 1dari 46

MARKETING PESSOAL E PROFISSIONAL

UMA FERRAMENTA ESTRATGICA DO EMPREENDEDOR

Desenvolva sua imagem, conquiste amigos, clientes e oportunidades


www.suzely.com.br -Telefax: (31)3283-6505 Twitter: SuzieO Skype:Ibcdir

Ferramentas Bsicas do Empreendedor de Sucesso


Bom senso Estratgia tica e responsabilidade Criatividade e inovao Marketing Negociao (soluo de conflitos) Liderana Comunicao eficaz Viso empreendedora Informaes e conhecimento empresarial
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 2

Ferramentas Bsicas do Empreendedor de Sucesso


Visibilidade Otimismo Empatia Esprito de equipe Maturidade Integridade Viso Contnuo treinamento e melhoria Assumir riscos Pacincia e persistncia
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 3

Marketing pessoal, sua imagem pblica, como voc se v, como vem voc Sua imagem profissional e empresarial no est separada de sua imagem pessoal Voc pode mudar sua imagem e ser a pessoa que voc quer ser, aprenda como e coloque em prtica!
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 4

Marketing pessoal a mesma coisa que publicidade e venda (Marketing yourself) a um empregador, cliente ou pessoas, como qualquer outro produto.

Marketing uma combinao de criatividade, disciplina e experincia. Funciona melhor com planejamento. Identifique e dimensione seus objetivos, desenvolva e siga um plano estratgico.
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 5

Como o homem se v!

Como a mulher se v!

Quem sou? (auto-anlise e auto-conhecimento)


Que princpios me orientam? Quais so meus valores bsicos? Qual o meu talento? Quais so meus pontos fortes? Em que preciso melhorar? O que busco? (objetivo) O que alcancei at agora? Qual meu planejamento pessoal e profissional?
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 8

Como me vem?
Sua imagem social afeta diretamente sua vida pessoal e profissional

Que imagem estou projetando? Como as pessoas me recebem? Sou lembrado por meus amigos (no meu aniversrio, Natal, Ano Novo, e em outras ocasies festivas)? Sou convidado para festas, recepes, reunies de amigos, da turma, dos colegas de trabalho? Sou respeitado pelas pessoas?
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 9

Carter a soma de reaes, hbitos, virtudes e vcios de comportamento adquiridos ao longo da vida, a imagem interior de uma pessoa. Pode ser moldado por influncia do meio ou pela nossa vontade. O carter o modo que a pessoa se mostra ao mundo, com seu temperamento e sua personalidade. Conhecer o carter de uma pessoa significa identificar os traos essenciais que determinam o conjunto de seus atos.

O nosso carter o resultado da nossa conduta.


Aristteles
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 10

Personalidade um de conjunto de caractersticas psicolgicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. Personalidade pode abrir portas, mas somente carter pode as manter abertas!
Elmer G. Letermman
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 11

Vivemos em um mundo visual. A primeira impresso poderosssima! A primeira impresso a chave para criar uma boa imagem, pessoal e profissional. A linguagem corporal uma valiosa fonte de informao. Reconhecer a importncia da imagem pode significar a diferena entre ter xito ou ser deixado para trs em qualquer negcio. Uma aparncia agradvel predispe as pessoas a confiar em voc e facilita a comunicao.
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 12

Voc nunca vai ter uma segunda chance de causar uma boa primeira impresso! Esteja sempre preparado e atento!
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 13

Sua aparncia fsica: no a beleza que conta, pois beleza algo muito relativo, depende de como voc se avalia e se v, de como as pessoas vem voc. A forma como voc se trata: cabelos, pele, unhas, ps, sapatos, roupas e acessrios. Como se veste: nada tem a ver com moda ou roupas caras, e sim higiene, bom gosto e adequao. A forma como voc: anda, senta, come, fala, enfim como se porta, diz muito sobre voc. Cada gesto ou movimento: pode revelar a emoo sentida num dado momento. impossvel maquiar a linguagem corporal, mas voc pode equilibrar e controlar suas emoes.
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 14

Caramujo: introspeco e isolamento

FERRARI 2009

Marketing Pessoal

Suzely Ortnzio - 2005

16

O corpo humano a mais completa, fascinante e fantstica mquina que existe!

Cardiovascular Digestivo Endcrino

Muscular

Nervoso Esqueleto

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

17

D o melhor para seu corpo, sua nica morada por toda vida! Qualquer combustvel afeta todos os sistemas.

Urinrio

Reprodutivo Masculino e feminino

Corpo so, mente s energia e boa aparncia Alimente seu corpo e sua alma!
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 18

No importa o que voc sinta com relao a seu corpo, ele seu e o relacionamento que estabelecer com ele ter uma enorme influncia na qualidade de sua experincia de vida.
Chrie Carter Scott, Ph.D

Invista na sua sade fsica e mental.


Marketing Pessoal www.suzely.com.br 19

O desenvolvimento do ser humano, a lapidao de sua personalidade rumo excelncia pessoal, s possvel quando ele sai da acomodao, das chamadas "zonas de conforto e parte para AO!
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 20

Exerccios fsicos
Um carro parado por muito tempo descarrega a bateria! O sedentarismo trs conseqncias muitas vezes irreparveis.

Mexa-se! Exerccios fsicos tonificam o corpo e a mente!

Melhoram sua aparncia, postura e disposio! Sob a orientao de um profissional, faa um programa e siga-o com disciplina e persistncia. Os resultados so visveis e estimulantes. Combatem o estresse e a depresso!

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

21

Nossa proposta promover mudanas para a construo de uma melhor imagem pessoal e profissional!

Entretanto Marketing pessoal no apenas divulgar uma melhor imagem, mas realmente nos tornarmos pessoas melhores.

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

22

O QUE FAZEMOS
Reagimos negativamente s crticas Procuramos justificar nossos atos e defender nossas posies Evitamos situaes de exposio pblica No gerenciamos nossa imagem pblica
Marketing Pessoal

O QUE DEVEMOS FAZER


Estarmos abertos para pedir e receber feedback, para nos conhecermos pelos olhos de outras pessoas Ouvir com ateno as percepes e idias do outro e descobrir pontos de convergncia onde construir as solues Sermos voluntrios e exercitar nossa comunicao em pblico sempre que houver oportunidade Ter clareza de quem somos, o que desejamos e fazer repercutir nossas habilidades
www.suzely.com.br 23

Mas...o que marketing pessoal?

a capacidade individual de atrair e manter relacionamentos: pessoais: familiares, amigos, sociedade, empregados domsticos, fornecedores, vizinhos, etc. profissionais: equipe, colegas, clientes, gerentes, diretores, fornecedores, etc. de forma permanente, para que, atravs e por meio deles, se realizem ciclos de atendimento de necessidades mtuas, gerando satisfao a todos.

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

24

o processo contnuo de conquistas, que gera a imagem que o profissional tem no mercado de trabalho. Um bom profissional aquele que sabe vender a prpria imagem, que sabe mostrar o prprio potencial, transmitindo credibilidade e confiana; sabe persuadir e argumentar, tem estilo e presena marcantes. Para saber fazer o prprio Marketing, preciso antes de mais nada saber se comunicar.
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 25

Comunicao no o que voc diz, mas o que os outros entendem


Duda Mendona

A comunicao nosso contato com o mundo exterior. So as pontes que formamos para nos aproximar das pessoas e gerar relaes que reforcem nossa autoestima e nossa confiana em assumir riscos. Quem sabe se comunicar poder e vantagem competitiva!
Marketing Pessoal www.suzely.com.br

tem
26

Pontos importantes a observar e melhorar:


Comunicao pessoal (oral e escrita); Auto-avalialiao de caractersticas pessoais positivas e negativas e o que melhorar; Linguagem corporal, postural, gestual e voz; Comunicao em pblico; Capacidade de influncia e persuao (negociao); Liderana;
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 27

Protocolo e etiqueta bsicos; Imagem pessoal (trajes, adereos, etc) Timidez, inibio e desinibio Comportamento, disciplina, auto-controle e equilbrio emocional Desenvolvimento de habilidades interrelacionais Organizao pessoal e administrao do tempo
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 28

Esteja sempre atento s regras da boa educao. Norteie-se segundo princpios ticos e corretos. Aja com inteligncia e honestidade. Jamais sugira inferioridade, nem seja arrogante ou pretensioso. Seja um aprendiz em tempo integral, reserve um tempo para ler e/ou estudar todos os dias, atualizando-se na sua atividade profissional e melhorando seus conhecimentos gerais. Procure ler bons livros, por exemplo, biografia de pessoas de sucesso!
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 29

Promova sua mudana pessoal, atravs da reflexo e aceitao de crticas e uma atitude consciente para melhorar o seu desempenho. Sempre que possvel participe de palestras, cursos, seminrios; assista a bons filmes e bons programas de TV, como entrevistas e debates. Avalie sua capacidade e forma de comunicao e prepare um plano detalhado para aperfeioar-se na maneira de se comunicar. Trabalhe sua postura, gestos e voz. Aprenda ler e entender a linguagem corporal. Vista-se de forma adequada para cada evento.
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 30

Invista na sua sade, Invista no seu visual, Invista no seu contedo, Valorize voc mesmo, Planeje sua vida; Seja sempre verdadeiro.

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

31

Mandamentos fundamentais:
Desenvolva o auto-conhecimento e autodisciplina. Mantenha o respeito e auto-estima. Crie objetivos claros, quantificados e definidos quanto a tempo e espao. Aceite mudanas de paradigmas. Seja eficiente e eficaz. Seja criativo e inovador. Seja tico e responsvel. Escolha com critrio suas companhias. Seja visvel e disponvel. Pratique hbitos de cortesia. Seja sempre pontual! Capitalize acontecimentos, tenha sempre seu carto de visita pessoal e/ou profissional mo! Amplie e conserve sua rede de contatos.
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 32

Auto-estima: estima
nasce quando voc cr em voc mesmo, se ama de verdade, sem egosmo, sem arrogncia, sem desculpas, nem complexos de inferioridade. a sua valorizao, autoconfiana, a forma como voc respalda seus sentimentos, decises e aes a todo momento. Como equilibra suas emoes.

Vencer no competir com o outro, derrotar seus inimigos interiores.


Roberto Shinyashiki

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

33

O maior estmulo para ter disciplina o desejo de atingir um objetivo


Iami Tiba

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

34

EXCELNCIA PESSOAL
(auto-gerenciamento, liderana, negociao e motivao)

Significa vontade e competncia de compreender, trabalhar e desenvolver suas habilidades. Como exemplo, temos os atletas que treinam constantemente e conseguem superar marcas e recordes.

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

35

O msico que dia-a-dia aprimora sua habilidade de tocar um instrumento. O amigo que consegue acordar cedo todos os dias para praticar exerccios. Aquela amiga que capaz de controlar adequadamente sua alimentao e consegue usar as mesmas roupas de solteira!
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 36

Marketing um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtm aquilo que desejam ou necessitam com a criao, oferta e livre negociao de produtos e servios de valor com outras.
Definio clssica de Kotler

Marketing pessoal o esforo individual de adaptao e mudana na maneira de pensar, comportar e agir, com o objetivo de conquistar e manter seguidores que contribuam para atingir objetivos pessoais, sociais e profissionais. No existe milagre, sua imagem exibe o que voc como pessoa, como profissional, seu nvel cultural e sua educao.
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 37

Na vida pblica e no mundo dos negcios, o profissional que conhece e respeita as regras da etiqueta e do protocolo, possui ferramentas poderosas que o levaro ao sucesso, qualquer que seja a sua atividade profissional. Vesturio, etiqueta e bons costumes, quando aplicados de forma habitual e sincera, constituem um algo mais decisivo na sua carreira, no seu estilo e por conseguinte, na sua vida!

(ex.: Comportamento em almoos ou jantares de negcios e festas; regras bsicas de boas maneiras; uso do telefone celular, etc.).
www.suzely.com.br 38

Marketing Pessoal

Roupa certa para a ocasio certa - a elegncia arte de se fazer notado, sem querer aparecer.

O sucesso profissional no depende apenas da competncia tcnica, mas tambm da qualidade das relaes pessoais, do comportamento na convivncia pessoal e nos ritos decorrentes do dia a dia.
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 39

O que mancha sua imagem:


Inveja Inrcia ou preguia Preconceito Arrogncia Prepotncia Insegurana Timidez Depresso Descontrole emocional Exibicionismo Linguagem vulgar e/ ou gria

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

40

A imagem exterioriza a alma, valores, desejos, posicionamentos e o estado de esprito de uma pessoa, e a estimula a identificar e possuir diferenciais competitivos, buscando cada vez mais ter uma identidade clara, simples e objetiva.

Sua imagem, seu dinamismo e competncia so seu marketing pessoal, a sua marca registrada que deve sempre ser mantida e melhorada !

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

41

Independentemente da idade, sexo ou profisso, voc pode formular o seu programa de marketing pessoal. Avalie sua prpria imagem a partir do retorno que tem recebido. Considere que as pessoas retornam sua imagem de acordo com o que voc projeta.

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

42

Mantenha sua imagem intimamente ligada a smbolos primrios de boa educao, inteligncia e honestidade. Sempre! A sua imagem jamais pode sugerir inferioridade. As pessoas gostam, apreciam e favorecem sempre as pessoas importantes. Porm, estas mesmas pessoas, detestam as pessoas arrogantes e pretensiosas. Assim sendo, passe uma imagem de "importncia" mas na medida exata da "simplicidade". Elogie sempre, ajude sempre, parabenize sempre. E jamais, faa qualquer comentrio negativo sobre quem quer que seja, principalmente se a pessoa estiver ausente. Esforce-se para ser MELHOR a cada dia, porm no O MELHOR. Esta avaliao cabe somente aos outros fazerem. Saiba que a imagem de "o melhor" sofre muitas contestaes e permanentemente questionada. Na sua derrota, elogie o vencedor invs de critic-lo. Na sua vitria, elogie o derrotado invs de menosprez-lo. por a que comea o sucesso.
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 43

"A mente que se abre a uma nova idia jamais volta ao seu tamanho original."
Albert Einstein

"Tudo na vida, mas tudo mesmo, depende de uma idia inteligente e de uma deciso firme."
Gothe

Mude, ouse, mantenha-se bem informado e atualizado transforme-se na pessoa que voc quer ser, uma pessoa melhor, cada vez mais humana e sbia!

Marketing Pessoal

www.suzely.com.br

44

O vencedor, quando no sabe, pergunta! O vencedor, quando no pode, no promete! O vencedor, quando promete, cumpre! O vencedor, quando sabe, assume! O vencedor, quando assume, faz.

Seja um vencedor!
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 45

BIBLIOGRAFIA E SUGESTES PARA LEITURA


Marketing Pessoal & Imagem Pblica nio Padilha Comunicao Global, Auto Estima e O Sucesso No Ocorre por Acaso Lair Ribeiro Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal Allan & Barbara Pease Os 100 Segredos das Pessoas de Sucesso David Nven Chaves para o Sucesso e A Lei do Triunfo Napoleon Hill Sem Medo de Vencer Roberto Shinyashiki As Sete Leis Espirituais do Sucesso Deepak Chopra Talentos Brasileiros Flvia Pacheco Negcios negcios, etiqueta faz parte Cludia Matarazzo Inovao Como Criar Idias que Geram Resultados Antnio Carlos Teixeira da Silva Desenvolva sua assertividade Sue Bishop Cerimonial & Etiqueta/Ritual das Recepes Maria ris Teixeira de Freitas Artigos de sites da Web Um Toc Na Cuca Roger Von Oech Voc Pode Tudo Barry Nalebuff e Ian Ayres(Negcio Editora)
Marketing Pessoal www.suzely.com.br 46

Anda mungkin juga menyukai