Anda di halaman 1dari 12

COMO POUPAR?

Se o dinheiro est caro, h que comear a poup-lo! Seja para eliminar todas as suas dvidas, criar um fundo de maneio ou simplesmente equilibrar as suas finanas pessoais, existem muitos truques para poupar dinheiro.
Fceis de implementar e com resultados surpreendentes, no final de cada ms a sua conta bancria vai finalmente fazerlhe sorrir!

REGISTE TODAS AS DESPESAS


Pode parecer entediante, mas esta a forma ideal para descobrir se est a gastar dinheiro desnecessariamente, ou seja, onde e como pode poupar! Durante um ms, guarde os tales de tudo aquilo que comprar ou consumir, anotando numa folha outros gastos para os quais no tenha talo (renda, hipoteca, crditos, contas gua, luz, gs).

TOME O PEQUENO-ALMOO EM CASA


Mais simples impossvel. Se pensar no valor que gasta diariamente no seu croissant com fiambre e meia de leite directa e multipliclo pelos cinco dias da semana e depois pelas quatro semanas do ms, se calhar ter o montante certo para pagar a conta da electricidade ou para adquirir os lenis novos que tanto precisava!

RESISTA TENTAO DE COMER CONSTANTEMENTE FORA


Em alternativa v almoar ao parque da cidade e leve um piquenique; ou da prxima vez que marcar um jantar de amigos, faa-o em casa e pea a cada um para trazer um salgado, um doce ou uma garrafa de vinho.

APROVEITE OS CUPES E TALES

Muitos supermercados e hipermercados oferecem aos seus clientes, mas tenha cuidado para adquirir apenas aqueles produtos que habitualmente compra ou que tm real utilidade para si. Ainda no mesmo mbito, esteja atenta publicidade que recebe na sua caixa de correio para poder aproveitar promoes vantajosas.

QUANDO FOR AO SUPERMERCADO FAZER AS COMPRAS SEMANAIS OU MENSAIS, LEVE UMA LISTA DETALHADA DAS COISAS QUE PRECISA
Limite-se a comprar apenas aquilo que est escrito! Assim ser mais fcil manter-se dentro do seu oramento, no gastando desnecessariamente. Para alm disso, v com tempo para poder comparar todos os preos disponveis; e experimente as marcas brancas, que oferecem produtos to bons ou ainda melhores que os das marcas conceituadas.

DEIXE O CARRO EM CASA

Tem vrias outras opes escolha carpooling (combine com os colegas do escritrio e cada semana apenas um leva carro e d boleia aos restantes), v de transportes pblicos, a p ou de bicicleta! Livre-se das filas de trnsito e das voltinhas e mais voltinhas procura de estacionamento!

APROVEITE OS SALDOS PARA COMPRAR ROUPA PARA O ANO SEGUINTE E NO S


Muitas vezes, encontrar restos de coleco do Outono/Inverno nos saldos de Vero e vice-versa, mas dlhes pouca ateno porque afinal est calor!
Passe a procurar esses artigos e prepare-se para os meses frios a metade do preo!

ELIMINE TODOS OS SEUS CARTES DE CRDITO

So uma tentao pura para as compras, muitas vezes impulsivas e suprfluas! Se a ideia de no ter um nico carto de crdito o deixa em estado de pnico, mantenha apenas um para situaes de emergncia!

Eu sei, est a pensar: tambm no me posso privar de tudo aquilo que gosto!. verdade, mas antes de comprar mais um par de botas de 100 pense: preciso mesmo disto? e pondere a deciso durante, pelo menos, 24 horas. Se mesmo assim a resposta for sim, ento compre-as, mas coloque de parte ou na sua conta poupana o valor equivalente, ou seja, 100!

TRABALHO ELABORADO POR:


Lus Moreira

Joo Borges Rui Silva

Anda mungkin juga menyukai