Anda di halaman 1dari 9

PRESTE ATENO - VOC DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DA AULA 1 E 2 NO PORTFLIO AULA 2 E ASSIM PARA OUTRAS.

CADA CONJUNTO DE ATIVIDADES VALE 2,5 PONTOS . ESTANDO TODAS CERTAS TOTALIZAM 10 PONTOS. No separe as questes em aula 1,2,3,4,5,6,7,8. Envie elas como aula 2,4,6,8 Dvidas me perguntem no quadro de avisos

UNIVERSIDADE DA GRANDE DOURADOS Professor: Marcelo Ioris Koche Aluno: Samuel Douglas Rodrigues Rosa Disciplina: Cincias Contbeis (a Distncia) 1 Semestre Administrao Geral I RGM: 103.1393 ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 1. Defina, com suas prprias palavras, o termo administrador.

R: Administrador o responsvel pela gerencia de um departamento ou instituio, embora em seus muitos nveis, ele a pessoa que toma decises, estabelece metas e faz com que o planejamento estratgico seja cumprido, cabendo a ele delegar funes e metas para que os objetivos sejam alcanados pelo grupo.
2. Muitas pessoas que trabalham em empregos tcnicos bem remunerados querem muito tornar-se administradores. Por que voc acredita que elas tm esse comportamento?

R: Primeiro porque os salrios so maiores, em relao aos nveis tcnicos, segundo acredito pelo nvel de responsabilidade e comprometimento dentro do grupo, aja visto que ele o administrador quem delega funes, estipula as metas e cobra o desempenho do grupo, e terceiro pelo estatus.
3. Por que tornar-se um empreendedor ou proprietrio de um novo negcio tem atrado tantas pessoas?

R: A possibilidade de ganhos maiores, a flexibilidade de horrios, a realizao profissional e pessoal, alem de que muitas pessoas tem dificuldade em lidar com a figura do patro.

4. Como os estudantes podem usar as quatro funes administrativas para concluir seu curso superior? D um exemplo.

R: necessrio planejamento, reservando horrios para o estudo e confeco das atividades, organizao em relao aos prazos de entrega das atividades, horrio e material a ser estudado para as provas, liderana no sentido de trazer aos colegas sempre temas importantes e atuais para debate no frum e ter sempre o controle de tudo isso para que no se acumule trabalhos, atividades, material a ser pesquisado e estudado para as provas e atividades.
5. Estudo de Caso: A empresa de cpias da famlia. Depois de quatro anos de aulas noturnas, Karen recebeu seu diploma de nvel superior. Logo depois a alta administrao do banco onde ela trabalhava a promoveu a chefia dos caixas. Karen manifestou sua gratido pela promoo e quis saber sobre projetos de futuras promoes. Foi informada que, devido ao fechamento de diversas agncias do banco, futuras promoes seriam raras. Seis meses depois de sua nomeao, um tio de Karen pelo lado paterno faleceu. Duas semanas aps o funeral, a tia de Karen, Leila Soares, a convidou para jantar a fim de discutir problemas familiares urgentes. "Agora que seu tio faleceu, preciso desfazer-me da copiadora que tivemos durante 15 anos". Voc pode comear como gerente, e eu a ajudarei a dirigir o negcio. Dentro de um ano vou me aposentar e ficar com uma participao de 25% no negcio. Se tiver sorte, voc poder ganhar muito mais do que ganha no banco. Depois de discutir detalhes do acordo durante diversas semanas, Karen decidiu aceitar o cargo de gerente da Copiadora Soares. A tia Leila fizera do negcio uma descrio muito cor-de-rosa. Depois de um ms, Karen descobriu vrios problemas. "O que voc espera que eu faa a respeito dos problemas que descobri?" perguntou tia. Em lista, Karen recapitulou suas descobertas:
Administrao Geral I - Marcelo Ioris Kche UNIGRAN 21

1. Foi aberta uma nova loja: Senhor Velocidade (uma rede nacional especializada em fotocpia e impresso e editorao eletrnica) dois quarteires adiante. Cerca de 20% dos nossos cliente passaram para a Senhor Velocidade. 2. Minha anlise que nosso negcio no tem lucro h seis meses, tirando um salrio decente para os proprietrios. 3. Os pagamentos de muitos dos nossos clientes esto h mais de 90 dias atrasados, o que indica que nunca receberemos. 4. No temos ningum que conhea algo de editorao eletrnica, ficando difcil a modernizao do negcio. Leila sorriu e disse: Karen, eu ofereci a voc o trabalho porque voc possui formao e a esperteza para superar problemas como esses. Pense apenas em

quanto dinheiro voc vai ganhar e em toda diverso que ter para cuidar desses problemas. Questes: a) Que funes administrativas Karen precisa valorizar para superar os problemas de descobriu?

R: Planejamento, Organizar e Alocar Pessoas, Liderar e Controlar, pois a juno de todas estas funes levaro ao sucesso da empresa de Karen.
b) Quais as possibilidades reais de Karen solucionar os problemas que identificou?

R: Acredito que com um planejamento a curto, mdio e longo prazo, se estabelecendo metas, divulgao na localidade dos servios prestados pela empresa com um pequeno investimento em publicidade, contratao de um profissional em Editorao Eletrnica, com o intuito de atender aos clientes, a criao de um plano de reabilitao de credito onde os clientes devedores teriam descontos no valor devido, se efetuassem novas compras a vista.
c) Se fosse Karen voc desistiria ou ficaria para enfrentar os problemas?

R: Com certeza ficaria, pois os problemas que ela enfrenta no so muito complicados de se resolver.
ATIVIDADES DAS AULAS 3 E 4 1- Pesquise na internet ou em livros e descreva em uma pagina um pouco sobre a experincia de Hawthorne.

R: A experincia de Hawthorne foi realizada pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos em 1927, em uma fbrica da Western Eletric Company, no bairro de Hawthorne, cidade de Chicago estado de Illinois. O objetivo desta experincia era determinar a relao entre a intensidade da iluminao e a eficincia dos operrios medida atravs da produo, onde foi coordenada pelo especialista em Psicopatologia Dr. Elton Mayo, e Fritz Roethlisberger, ambos da Universidade de Harvard. A direo da Western Eletric Company contratou uma equipe de Harvard para conduzir experimentos relacionados a produtividade e condies fsicas de

trabalho, a compania no tinha por objetivo lucros com o aumento de produtividade, mas sim conhecer melhor seus funcionrios, uma vez que era conhecida pelos bons salrios e condies de trabalho oferecidos aos seus colaboradores. Em tese se aumentando a intensidade da iluminao os operrios produziriam mais, onde na fbrica eram produzidos rels de telefone, foram escolhidos dois grupos que realizavam o mesmo trabalho em condies idnticas, onde um dos grupos trabalhava sobre uma variao da intensidade de luz, enquanto o grupo de controle a intensidade de luz era constante, os operrios produziam mais quando a intensidade da luz era maior, e, o contrario, quando a luz diminua. Comprovou-se que a eficincia dos operrios era afetada por condies psicolgicas. Observado a influncia negativa do fator psicolgico, os cientistas pretenderam elimin-los da experincia por consider-lo importuno, a concluso que a produtividade sobe, quando a percepo dos trabalhadores que eles tm a ateno da empresa. Na segunda fase da experincia, foi criado um grupo de observao onde cinco moas montavam rels enquanto uma sexta fornecia as peas para abastecer o trabalho, em um local separado dos demais, constatou-se que aps duas semanas que em condies normais elas produziam 2400 unidades semanais por moa, onde ao longo das semanas foram alteradas vrios fatores como local de trabalho, condies de superviso, insero de perodos de descanso, reduo da jornada de trabalho, e mudana nas condies de pagamento, onde chegaram a uma produo jamais alcanada anteriormente de 3000 unidades semanais por moa, concluindo que elas gostavam de trabalhar sobre uma superviso branda, em um ambiente amistoso, com menor ansiedade, em um ambiente de equipe. Um ano aps o inicio da experincia os pesquisadores observaram que no grupo de controle as moas consideravam humilhante serem supervisionadas de maneira vigilante, assim se da inicio a terceira fase, o programa de entrevistas com

os empregados, com o objetivo de conhecer seus sentimentos, ouvir suas opinies, onde se observou a lealdade entre os prprios operrios. Na quanta fase foi escolhido um grupo para trabalhar em uma sala especial, com um observador dentro da sala e um entrevistador fora entrevistando o grupo, com um sistema de pagamento baseado em produo, o salrio s poderia ser maior se a produo aumentasse, O grupo passou a apresentar certa solidariedade grupal, desenvolvendo mtodos de assegurar suas atitudes. Concluindo que o nvel de produo no determinado pela capacidade fsica, mas por normas sociais e expectativas grupais.
2 - No local onde voc trabalha atualmente, as informaes e tomadas de decises so centralizadas ou descentralizadas? Qual a sua opinio sobre a estratgia utilizada na sua empresa? Justifique.

R: Na empresa onde trabalho, utilizado um modelo centralizador, que em minha opinio este modelo bem utilizado, colocando na pessoa do administrador a tomada de decises, uma vez que este, o administrador abastecido de informaes por cada integrante da organizao, facilitando porem no tirando a responsabilidade pela deciso tomada.
* Caso no esteja trabalhando atualmente, voc pode fazer esse exerccio analisando seu emprego anterior ou pesquisando um funcionrio de uma outra empresa. ATIVIDADES DAS AULAS 5 E 6 1 -Um dos admiradores mais fiis de Peter Drucker foi Jack Welch, o homem que transformou a General Eletric numa potncia. lendrio seu encontro com Drucker na sede da empresa em Nova York assim que assumiu o posto em 1981. Jack Welch considerado ,por muitos o executivo do sculo. Faa uma pesquisa em jornais, sites, livros ou revistas e escreva de 10 a 20 linhas sobre Jach Welch.

R: Jack Welch conhecido pelo dinamismo com que administrou durante 20 anos a General Eletric (GE), ele nasceu na cidade de Salem, Massachusetts, EUA, Formado em Engenharia Qumica, contendo PHD na

mesma rea, entrou na GE em 1960 e 21 anos depois se tornou o CEO da empresa. Jack Welch programou seus conceitos na GE, trazendo dinamismo a maneira de se pensar em administrao, conceitos estes como: Faam Mais do Que Esperam de Voc, Gerencie Menos, Seja Menos Formal, Tenha Foco Constante na Inovao, Simplifique ou ainda Divirta-se. Com estas mudanas Welch moldou a GE para ser a potencia que hoje, levando a empresa a bater recordes de receitas na dcada de 90, ele mostrou que seu exemplo poderia ser seguido por outros dentro da organizao, a revista americana FURTUNE considerou a GE a empresa mais admirada dos Estados Unidos em 1998 e creditou os mritos a Welch. Hoje ele faz palestras e autor de dois livros de sucesso: Jack Definitivo e Winning este ainda sem traduo no Brasil, se tornando hoje em uma das principais referncias em gesto e liderana no cenrio mundial. Voc pode e deve impor velocidade nos processos empresariais, estar constantemente focado em inovao, e ter a certeza que voc est com os melhores jogadores em campo. Jack Welch.
2 - PRTICA DE ADMINISTRAO
Merck Distribui de Graa uma "Droga Milagrosa" A Companhia Merck, uma gigante da indstria farmacutica de Nova Jrsey, anunciou em 21 de outubro de 1987 que estava dando gratuitamente uma "droga milagrosa" para acabar, no mundo todo, com uma doena que ameaava cegar milhes de pessoas dos pases subdesenvolvidos. Dizia-se que a droga poderia curar milhes de pessoas em mais de 30 pases em desenvolvimento da "cegueira do rio", difundida por moscas que existem nos rios de fluxo rpido. A doena causa coceira intensa, perda de peso, irritao da pele e cegueira. A declarao da empresa sobre a descoberta do "invermectin" e de seu plano de do-lo foi elogiada pelos governos francs e norte-americano, bem como pelo chefe da Organizao Mundial da Sade, que a classificaram como um ato de generosidade. O presidente do conselho de administrao da Merck, P. Roy Vangelos, disse que a droga, com o nome comercial de Mectizan, tinha sido aprovada para uso humano por funcionrios

franceses em 21 de outubro, abrindo caminho para a Merck torn-la disponvel internacionalmente. Esperava-se que esse ato de responsabilidade social fosse restaurar e preservar a alegria de poder enxergar para milhes de seres humanos. A droga, que uma das mais extraordinrias descobertas na rea da sade nos nossos tempos, foi descoberta por cientistas da Merck em 1975, durante uma pesquisa sobre parasitas de animais. Questes: 1. Por que voc acha que a Merck tomou essa medida extraordinria?

R: Acredito que a deciso foi tomada levando-se em conta a Responsabilidade Social, pois o retorno que a empresa teria em relao aos seus clientes e colaboradores seria muitas vezes maior do que o lucro na venda dos medicamentos.
2. Na sua opinio, qual seria a recompensa?

R: A recompensa da empresa seria em publicidade positiva, associando o nome da Empresa Merc a uma empresa solidria, pois os pases subdesenvolvidos talvez no tivessem condies de adquirir os medicamentos em grande escala, e seus clientes a veriam no apenas como uma fornecedora, mas sim como uma fornecedora solidria, aumentando seus pedidos e consequentemente aumentando o seu faturamento, e tambm dando prestigio a marca.
ATIVIDADES DAS AULAS 7 E 8 1 - Pesquise alguma empresa da sua cidade que trabalha ou trabalhou com algum servio terceirizado. Pergunte aos administradores dessa empresa como foi ou tem sido os resultados dessa experincia. Envie o nome da empresa, do entrevistado e os resultados encontrados, sejam eles bons ou ruins.

EMPRESA: CONEXAO LOGISTICOS SA

MARITIMA

SERVIOS

ENTREVISTADO: ALEXANDRE DIAS FUNAO: GERENTE DE MANUTENAO SERVIOS TERCERIZADOS: -TRANSPORTE DE CONTEINERES PARA O PORTO DE ITAJA

-TRANSPORTE DE CONTEINERES PARA O PORTO DE NAVEGANTES - DESOVA DE CONTEINERES R: A empresa Conexo Martima SA, possui hoje uma movimentao de 15 (em baixa), a 30 (em alta) contineres por dia, fazendo um total de 900 contineres por ms, em alta temporada de exportao, e para movimentar tantas unidades a empresa possui 10 carretas prprias e 15 carretas terceirizadas. Tambm faz se necessrio a contratao de mo de obra terceirizada na desova dos contineres, onde a mercadoria retirada do continer e alojada no armazm, para consequentemente ser retirada pela transportadora que entregar a mercadoria ao cliente importador. Vantagens: A empresa no tem gastos com manuteno, no paga impostos trabalhistas, a empresa LTDA da carreta terceirizada paga menos impostos que a SA, como no caso da Conexo Martima, se algum motorista falta por motivos diversos, outro motorista recolocado imediatamente na funo, evitando atrasos no transporte, onde pago a cada frete para o porto de Itaja o valor de 120,00 reais o continer cheio e 40,00 reais o continer vazio, j no caso da desova de contineres, a empresa utiliza apenas mo de obra terceirizada, pois como o fluxo no constante, ela contrata apenas o pessoal necessrio para desova do dia, evitando que a empresa mantenha funcionrios registrados parados, assim ela no final do dia contrata a quantidade necessria para desova do dia seguinte, pagando a cada profissional o valor de 20,00 reais por continer desovado. Desvantagens: Enquanto pago 120,00 reais o transporte do continer cheio at o porto, as despesas de um transporte feito por uma das carretas da empresa ficariam em torno de 87,00 reais, para a desova de contineres enquanto se

paga ao terceirizado 20,00 reais por desova, se pagaria um valor de 14,30 reais a um funcionrio. Na opinio do Sr. Alexandre a despesa a mais, cobre as vantagens de no se gastar com encargos trabalhistas, manuteno das carretas, pneus, mecnica, combustvel e muitas outras coisas.
2 - Qual dentre as idias mais inovadoras, lanadas no mercado nos ltimos anos, voc considera mais significativa? Justifique sua resposta

R: Considero a criao do motor bicombustvel da Volkswagen, pois o veculo fornece os dois combustveis que esto misturados no tanque na cmara de combusto ao mesmo tempo em que a injeo ajustada segundo a mistura detectada por sensores eletrnicos. Com advento dos motores bicombustveis a indstria da cana de acar foi fortalecida e alem da economia, dada a instabilidade do mercado de combustveis fsseis, tambm contribuem com o planeta na diminuio do aquecimento global, pelo fato de utilizar combustveis renovveis e menos danosos ao meio ambiente.

Anda mungkin juga menyukai