Anda di halaman 1dari 10

CENTRO DE CINCIAS DA NATUREZA CCN DISCIPLINA: Qumica Geral e Tecnolgica I - (2011.

1) Professor: Curso:

Relatrio Eletroqumica

Teresina PI Julho de 2011

CENTRO DE CINCIAS DA NATUREZA CCN DISCIPLINA: Qumica Geral e Tecnolgica I - (2011.1)

Relatrio

Teresina PI Julho de 2011

Resumo Com a finalidade de calcular diferena de potencial de diferentes pilhas, o objetivo deste experimento foi fazer essa medio. Para que isso fosse possvel, foi montada uma pilha de concentrao, uma pilha de Daniell e uma pilha em serie usando duas pilhas de Daniell. Para a montagem das pilhas, o professor pediu para que diferentes grupos executassem-nas. O primeiro grupo ficou encarregado de fazer a pilha de concentrao, o segundo grupo ficou incumbido de fazer o segundo experimento, a pilha de Daniell. E o terceiro, fez a segunda pilha de Daniell para que fosse colocada em serie. Os valores obtidos no foram como os esperados em teoria, isso devido a no preciso das medidas das solues utilizadas o que nos apresentou valores ligeiramente menores.

SUMRIO

1. Introduo .................................................................................................................... 2. Materiais e Mtodos .................................................................................................... 3. Resultados e Discusso ................................................................................................ 4. Concluses ................................................................................................................... 5. Bibliografia ..................................................................................................................

1 Introduo A eletroqumica abrange todos processo qumicos que envolve transferncia de eltrons. Quando um processo qumico ocorre, produzindo transferncia de eltrons, chamado de pilha ou bateria, mas quando o processo qumico provocado por uma corrente eltrica (variao da quantidade de eltrons no tempo), este processo denominado de eletrlise. (Resumindo: pilha e bateria so processos qumicos que ocorrem espontaneamente e gera corrente eltrica, j eletrlise um processo qumico (reao qumica) que ocorre de forma no espontnea, ou seja, ocorre na presena de uma corrente eltrica). A primeira pilha foi criada em 1800, por Alessandro Volta, que utilizava discos de cobre e zinco, separados por algodo embebido em soluo salina. Os discos foram chamados de eletrodos, sendo que os eltrons saiam do zinco para o cobre, fazendo uma pequena corrente fluir. Em 1836, John Frederick Daniell construiu uma pilha com eletrodos de cobre e zinco, mas cada eletrodo ficava em uma cela individual, o que aumentava a eficincia da pilha, pois ela possua um tubo que ligava as duas cubas, este tubo foi chamado de ponte salina. Esta pilha ficou conhecida como pilha de Daniell. (http://www.quiprocura.net/eletroquimica.htm)

2 Materiais e Mtodos Todo o experimento do inicio ao fim foi realizado sob superviso do professor e todas as normas de segurana foram rigidamente cumpridas, mesmo tratando-se de um experimento simples. Materiais: - 1 Multmetro - 1 Lmina de Zinco - 2 Lminas de Cobre - 2 Bqueres de 100 mL - 3 Tudos em U - Algodo - Soluo de CuSO4 1,0 mol L-1 - Soluo de CuSO4 0,001 mol L-1 - Soluo de ZnSO4 1 mol L-1 - Soluo concentrada de KCl Mtodos: 1. Parte do experimento: Pilha de concentrao. Em primeiro lugar, foram colocados 50 ml de Sulfato de Cobre (CuSO4) em um bquer e depois, em outro bquer, foi colocado 5 ml de Sulfato de Cobre (CuSO4) com adio de 45mL de agua destilada. Depois de preparadas as solues, foi posto uma lamina de cobre na soluo de CuSO4 e uma lamina de cobre na outra soluo de CuSO4 conectadas a crocodilos por meio de fios ao multmetro. Em um tubo em U foi colocada uma soluo de KCl com algodo nas extremidades e foi usada como ponte salina. (Poderia tambm ter sido usada uma soluo de NH4SO como ponte salina) A ponte salina foi cuidadosamente posta nas solues ligando-as para obter equilbrio inico. Os resultados obtidos foram anotados.

2. Parte do experimento: Pilha de Daniell Na pilha de Daniell foram montados dois eletrodos: no primeiro, foi usada uma concentrao de 50 ml de Sulfato de Cobre despejado em um bquer e foi usada uma lamina de cobre; no segundo, foi usado uma soluo de 5 ml de Sulfato de Zinco com adio de 45 ml de agua destilada tambm posto em um outro bquer. Os eletrodos foram conectados um ao outro atravs do multmetro e da ponte salina. (Para

a ponte salina, foi usado o mesmo modelo do experimento 1). Os resultados obtidos foram anotados.

Pilha de Daniell

3. Parte do experimento: Pilha em serie Para elaborar uma pilha em serie, foi montada mais uma pilha de Daniell como na segunda parte do experimento. Depois de montada, as duas pilhas foram ligadas por meio de um fio com uma lamina de cobre de uma extremidade e uma lamina de zinco na outra. Um fio do multmetro foi posto em uma pilha, na soluo de Sulfato de Cobre e, o outro fio foi posto na outra pilha, na soluo de Sulfato de Zinco. Isso pra que toda a ddp do conjunto pudesse ser medida. Os resultados obtidos foram anotados.

3 Resultados e Discusso

Resultados A tabela a seguir pode exemplificar mais claramente os resultados que obtivemos: Pilha Concentraco Daniell Serie Diferena de potencial 0.72 0.96 1.85

Discurso OBS: As solues dos bqueres no foram medidas de formas precisas, apresentando valores diferentes dos esperados. Na primeira parte do experimento que foi a pilha de concentrao, tudo ocorreu como esperado, apesar do valor da diferena de potencial ser alterado por causa da preciso.

Na segunda parte do experimento que foi a pilha de Daniell, obtivemos valores diferentes tambm por causa da preciso, o valor deu abaixo do esperado tanto em serie como em si.

4 Concluso
De acordo com o desenvolvimento dos testes, foi concludo que atravs do experimento que se deve sempre fazer as medidas das solues utilizadas nos experimentos com bastante ateno e preciso, pois, mesmo sendo um experimento simples, os resultados podem ser muito diferentes do esperado - o que aconteceu com os eles. Imprecises na medio de Sulfato de Zinco fizeram com que os resultados ficassem inferiores com os esperados. OBS: A soluo de Sulfato de Zinco apresentava-se muito concentrado devido a esse imprevisto, teve-se que ser diludo em agua destilada. Isso foi repetido em todas as outras solues.

5 Bibliografia
http://www.quiprocura.net/eletroquimica.htm http://www.funsci.com/fun3_en/electro/electro.htm

Anda mungkin juga menyukai