Anda di halaman 1dari 3

Conceito de Endomarketing

O Endomarketing uma resposta adequada a uma situao internacional de mercado que conhecemos bem: a globalizao. Hoje o objetivo da empresa criar e levar at o consumidor um produto de servio cuja qualidade responda s suas necessidades, desejos e expectativas. H duas maneiras de obter vantagem competitiva, fazendo melhor do que os outros ou fazendo algo diferenciado dos outros. A estratgia para se obter um produto diferenciado reside na capacidade de adequar o produto percepo do cliente, e aqui que o Endomarketing entra. O Endomarketing um conjunto de aes de marketing para o pblico interno funcionrios - das empresas e organizaes. um processo cujo foco sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar a estrutura de marketing da empresa ou organizao que visa ao-para-o-mercado. Seu objetivo facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o pblico interno, compartilhando os objetivos da empresa ou organizao, harmonizando e fortalecendo estas relaes e assim integrar a noo de "cliente" nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e servios com produtividade pessoal e de processos. Em outras palavras, o Endomarketing existe para atrair e reter o cliente interno com a funo de obter resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo seus clientes externos. Duas linhas de ao guiam este processo: a atitude e a comunicao. A atitude visa dar ao funcionrio conscincia da importncia estratgica de um servio orientado para atender os clientes. Inclui o envolvimento, o comprometimento, a valorizao e qualificao do funcionrio (todos os funcionrios, desde a recepcionista at o presidente) para que ele possa assumir responsabilidades e tomar iniciativas. A linha de comunicao deve estabelecer um amplo sistema de informaes capaz de dar subsdios para que todos possam cumprir suas tarefas com eficincia. Todos devem saber o que a empresa produz e suas rotinas de servios. Assim os funcionrios conhecero a empresa (sabero o porqu de fazer e para quem fazer) e podero "vender" a empresa para o cliente externo. Unindo a linha de comunicao e atitude, faz-se o Endomarketing. Podemos ver que o Endomarketing de suma importncia para uma empresa, seus funcionrios so informantes e divulgadores em potencial dentro da organizao. Uma informao errada dada ao seu cliente ou uma imagem negativa passada pela organizao podem comprometer o desenvolvimento de todo um projeto. Por isso fique atento, futuro administrador.

O que Endomarketing?
Endomarketing uma das mais novas reas da cincia da administrao e busca adaptar estratgias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado no meio externo s empresas, para uso no ambiente interno das corporaes. Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionrios a compr-lo? O endomarketing surge como elemento de ligao entre o cliente, o produto e o empregado. E "vender" o produto para o funcionrio passa a ser to importante quanto para o cliente. Significa torn-lo aliado no negcio, responsvel pelo sucesso da corporao e igualmente preocupado com o seu desempenho. Saul Bekin cunhou o termo Endomarketing em 1995 e em seu livro "Conversando sobre endomarketing" discorre, de maneira leve e didtica, sobre quase todos os elementos do que Philip Kotler em "Administrao de marketing" chamou de marketing interno das organizaes.

A importncia da comunicao
Se no h organizao sem comunicao, muito menos endomarketing. A comunicao est para os grupos humanos como o ar para cada indivduo. A necessidade de fazer-se entender, de ser reconhecido pelos demais, faz o homem cada vez mais aprimorar-se na arte de comunicar. A habilidade para trabalhar em equipe exige boa comunicao. O desenvolvimento de competncia para liderar tambm faz da comunicao um pr-requisito indispensvel. As empresas que descobriram a importncia da comunicao, especialmente na criao da "liga" interna que multiplica os resultados, condicionam suas estratgias s possibilidades de comunicao. Em ltima anlise, o marketing nos mais diversos nveis, fora ou dentro das organizaes, determinado pela comunicao, pela forma de como podemos criar canais de sintonia com o outro - cliente, ou colaborador.

Motivando empregados com endomarketing


Especialistas em recursos humanos so unnimes em afirmar que "ningum motiva ningum". Considerando que as pessoas tm focos de motivao muito prprios e particulares, o objetivo do endomarketing o de propiciar um ambiente interno nas organizaes que seja favorvel ao surgimento desses "momentos mgicos". Por incrvel que possa parecer, no caminho do marketing "um a um", da personalizao, esto as pessoas que compem as corporaes e que, em ltima anlise, sero responsveis pela gerao de novas idias, novas tecnologias e o contato cada vez mais raro com clientes e prospects. Ento, quanto valer para as empresas poder contar com mais pessoas motivadas e engajadas em sua linha de frente? Eis a dimenso do desafio que permeia o endomarketing.

Pesquisa prvia dos alunos


Escolher uma empresa (pode ser a empresa para a qual voc trabalha). Descubra se h algum (pessoa ou rea) responsvel pela comunicao com os empregados e verifique onde se insere na estrutura da organizao (organograma e humanograma). Prepare uma listagem de todos os meios de comunicao utilizados pela organizao para se comunicar com os empregados. Obtenha exemplares de peas de comunicao interna e leve para a aula.

Anda mungkin juga menyukai