Anda di halaman 1dari 29

Indicadores Sociais e crescimento econmico nacional

Centro Federal de educao tecnolgica de Minas Gerais, CEFET-MG.

Belo Horizonte-BH

20 de setembro de 2011 Sumrio Introduo ______________ Pgina 3


[Digite texto] Pgina 1

Anlise sobre nascimentos ______________ Pgina 4 Nascimentos por idade da me: a questo da gravidez entre as adolescentes _______________ Pgina 6 A ateno pr-natal, o atendimento hospitalar e o tipo de parto_________ Pgina 8 O processo demogrco brasileiro____________ Pgina 9 Esperana de vida ao nascer ____________ Pgina 11 A evoluo das taxas de fecundidade total __________ Pgina 13 A transio demogrca e as polticas sociais, Os impactos do novo processo demogrco nas mudanas na estrutura etria e Estrutura da mortalidade no Brasil ________ Pgina 15 Anlise das alteraes na estrutura da mortalidade no Nordeste e seus estados _____________ Pgina 16 A violncia no Brasil e seus efeitos sobre o nmero de anos de vida perdidos________ Pgina 17 Indicadores de morbidade e de incapacidade funcional __________ Pgina 19 Indicadores econmicos e Subconjunto de Indicadores econmicos _________ Pgina 20 Referencias1 ______________ Pgina 29

Introduo O Brasil vem experimentando uma grande transformao no ritmo de


1

[Digite texto]

Pgina 2

crescimento e na estrutura de sua populao. O processo de transio demogrfica, fruto da queda das taxas de mortalidade e natalidade, tem provocado uma rpida mudana na estrutura etria brasileira, com uma reduo da proporo jovem da populao, uma elevao imediata da populao adulta e uma elevao significativa, no longo praz prazo, da populao idosa. Esta nova realidade abre vrias janelas de oportunidades para as polticas pblicas e para a reduo da pobreza. O objetivo deste trabalho abordar a relao de longo prazo entre populao e crescimento econmico no Brasil.

Anlise sobre nascimentos

[Digite texto]

Pgina 3

Informaes derivadas do SINASC (sistemas de informao dos nascidos vivos) permitem uma anlise mais completa dos nascimentos sob o aspecto epidemiolgico, por fornecerem as caractersticas da gestao, do parto, do recm-nascido e da me, com recortes por idade, escolaridade, entre outros aspectos. Este sistema vem melhorando a cada ano, sob o ponto de vista da cobertura atingindo, em 2006, 91,8% para o Pas como um todo.

A cobertura mais ampla destes registros tambm crescente, em todo o Pas, tendo obtido vrios avanos nos ltimos anos, exatamente nas Regies Norte e Nordeste, que apresentavam srios problemas de cobertura na maioria de seus estados, apesar das estimativas de sub-registro de nascimentos ainda se manterem, em 2006, acima de 20%.

[Digite texto]

Pgina 4

O total de nascidos vivos divulgados pelo SINASC, para o conjunto do Pas, passou de 3,2 milhes, em 2000, para 2,9 milhes, em 2006. A distribuio dos nascimentos, neste intervalo de tempo, resulta das mudanas demogr cas, especi camente no que se refere ao processo de transio da fecundidade. Observa-se, entretanto, que existem diferenciais por Grandes Regies: o volume de nascimentos registrados para a Regio Norte tem comportamento inverso ao do total do Pas, o que se explica pela melhoria da captao da informao neste perodo; as Regies Sul e Sudeste tm quedas acentuadas no nmero de nascidos vivos; e as Regies Nordeste e CentroOeste mantm seus valores praticamente estabilizados, com oscilaes dentro do perodo.

Nascimentos por idade da me: a questo da gravidez entre as adolescentes

Uma das informaes importantes inferidas a partir das estatsticas do SINASCse refere ao comportamento reprodutivo das mulheres brasileiras, segundo a idade. Este tema assume grande relevncia social, pela vulnerabilidade em termos biolgicos e de condies de sobrevivncia das crianas, pois sabe-se que a gravidez em idade muito jovem eleva os riscos de mortalidade para a mulher e seus lhos A desagregao dos nascimentos por grupos etrios retoma a discusso da maternidade entre as adolescentes e jovens menores de 20 anos de idade. Por esse fenmeno atingir uma grande proporo de adolescentes de classes menos favorecidas economicamente e em perodo de formao da educao bsica cria-se um agravamento de vulnerabilidade social dessas crianas e famlias. Alm disso, esse tema tornase importante em um contexto histrico de ampliao da participao da
[Digite texto] Pgina 5

mulher no mercado de trabalho, nas esferas educacionais, nas decises polticas e nas suas escolhas sobre seu comportamento reprodutivo. Com base nos dados censitrios, no perodo entre 1980 e 2000, constatou-se que as taxas especcas de fecundidade reduziram-se em todos os grupos etrios, considerando-se o perodo frtil da mulher (15 a 49 anos), exceto o segmento de 15 a 19 anos. Aspecto corroborado na literatura sobre o tema que aponta para um acentuado declnio dos coecientes de fecundidade nos grupos etrios mais velhos, e um consequente aumento da participao relativa no total da fecundidade dos grupos etrios mais jovens, de 15 a 24 anos, levando ao rejuvenescimento da estrutura da fecundidade no Pas. O padro de fecundidade das brasileiras, que at a dcada de 1970 era tardio, ou seja, com concentrao nos grupos etrios de 25 a 29 ou de 30 a 34 anos, passou a ser tipicamente jovem, com maior taxa especca entre as mulheres de 20 a 24 anos, at o nal da dcada de 1990. No perodo de 2000 a 2006, iniciou-se uma ligeira inverso da tendncia entre as mulheres adolescentes e jovens. O SINASC registrou declnio da participao dos nascimentos oriundos de mes dos grupos etrios de 15 a 19 anos e de 20 a 24 anos, para o conjunto do Pas.

As estatsticas relativas ao ano de 2006 mostram que 51,4% (1 512 374) dos nascidos vivos noticados ao SINASC eram lhos de mes com idade at 24 anos, sendo 0,9% (27 610) de mes do grupo etrio de 10 a 14 anos; 20,6% (605 270) de mes com idade de 15 a 19 anos; e 29,9% (879 493) de mes com idade de 20 a 24 anos. Em 2000, esses grupos etrios correspondiam, respectivamente, a 0,9% (28 973), 22,5% (721 564) e 31,1% (998 523) No perodo de 2000 a 2006, foi observada reduo da taxa especca de fecundidade das mulheres de 15 a 19 anos, situao no observada at 2000
[Digite texto] Pgina 6

Destaque-se que aproximadamente 60% dos nascimentos no grupo etrio 15 a 19 anos so de lhos de mes que tm 18 ou 19 anos. Houve, ainda, queda mais acentuada na taxa especca de fecundidade das mulheres do grupo etrio de 20 a 24 anos do que na observada entre as mulheres de 25 a 29 anos; alm disso, o somatrio das redues vericadas nas taxas dos grupos etrios a partir de 25 anos foi menor que o encontrado no grupo de 20 a 24 anos, situaes, estas, inversas quelas do perodo de 1991 a 2000.

A ateno pr-natal, o atendimento hospitalar e o tipo de parto Alguns estudos mostram que a maioria das mortes por causas maternas so evitveis, se aes que objetivam a qualidade da assistncia perinatal e o acesso aos servios de sade da gestante forem tomadas Desde 2000, a recomendao do Ministrio da Sade de que a me realize, no mnimo, seis consultas pr-natal e as inicie to logo comece a gravidez. As informaes derivadas do SINASC, entretanto, no possibilitam avaliar o momento do incio do acompanhamento pr-natal; alm disso, a desagregao do nmero de consultas por grupos preestabelecidos: nenhuma, um a trs, quatro a seis e sete ou mais. Deste modo, na anlise da evoluo da srie no perodo de 2000 a 2006, h que se destacar os casos extremos, ou seja, nenhuma consulta como indicador de inadequao total do uso desse servio e sete ou mais consultas, como situao adequada. Evidencio use o aumento da proporo de nascidos vivos cujas mes realizaram sete ou mais consultas pr-natal, passando de 43,7%, em 2000, para 54,5%, em 2006, e caindo a condio totalmente inadequada, que j era baixa em 2000, ao passar de 4,7% para 2,1%, em 2006.
[Digite texto] Pgina 7

Vale destacar que, em todas as Unidades da Federao pertencentes s Regies Sudeste, Sul e Centro-Oeste, mais de 50% dos nascidos vivos eram de mes que efetuaram sete ou mais consultas pr-natal.

[Digite texto]

Pgina 8

O processo demogrco brasileiro Antecedentes histricos O padro demogrco brasileiro apresentou, at meados do sculo passado, um comportamento relativamente estvel, onde as mudanas ocorreram em funo de lentos declnios da mortalidade e perodos de elevao cclica da imigrao estrangeira. Desde o Sculo XIX, tanto os nveis de fecundidade como os de mortalidade mantinham-se com pequenas oscilaes em patamares regularmente elevados, sendo que a mortalidade comeou a apresentar leves e graduais declnios j a partir do nal do sculo, enquanto a fecundidade experimentava declnios ainda menos signicativos, em algumas regies especcas, a partir do incio do Sculo XX. Os elevados valores das taxas brutas de natalidade que oscilavam entre 45 e 50
[Digite texto] Pgina 9

nascimentos por mil habitantes, e as taxas de fecundidade total, que variavam entre 7 e 9 lhos, em mdia, por mulher, reetiam a prevalncia de uma concepo de famlia numerosa, tpica de sociedades agrrias e precariamente urbanizadas e industrializadas. As grandes transformaes no padro demogrco comeam a ocorrer, inicialmente de forma tmida, a partir dos anos 40 do Sculo XX, quando se nota um consistente declnio dos nveis gerais de mortalidade .Em duas dcadas, as taxas brutas de mortalidade recuaram de um patamar de 21 para 10 bitos por mil habitantes. Embora no estejam totalmente esclarecidas as causas que levaram a essa reduo da mortalidade, cabe mencionar, dentre elas, o impulso dado ao sistema de sade pblica, previdncia social, infraestrutura urbana, e regulamentao do trabalho nas principais regies do Pas, a partir dos anos 30. Esses fatores institucionais, juntamente com os avanos da indstria qumico-farmacutica, concorreram para o controle e a reduo de vrias doenas, principalmente as infectocontagiosas e pulmonares que at ento tinham forte incidncia, com altos nveis de mortalidade.A partir do clculo das taxas de natalidade e de mortalidade ,ca evidente a queda ocorrida na taxa de crescimento demogrco Em termos conceituais, o crescimento demogrco resultante da diferena entre nascimentos e bitos, mais os efeitos lquidos dos saldos migratrios. A dinmica demogrca brasileira e os impactos nas polticas pblicas que a mortalidade registra declnio consistente a partir de 1940, sendo estvel nos perodos anteriores, com leves declnios no incio do Sculo XX. O papel dos antibi-ticos foi fundamental nesse processo de queda, atuando, principalmente, na reduo da mortalidade adulta num primeiro momento, estendendo-se, posteriormente, aos grupos etrios infantil e infanto juvenil.

[Digite texto]

Pgina 10

Ao nal dos anos 1960, e principalmente durante a dcada de 1970, as transformaes em curso na sociedade brasileira - fortes deslocamentos migratrios do campo para a cidade, levando a uma intensi cao e diversi cao da urbanizao; avanos no processo de assalariamento da economia brasileira e engajamento crescente da mulher no mercado de trabalho urbano; disseminao de um modelo econmico voltado para o consumo de bens durveis em ntima associao com a generalizao das relaes de mercado e elevao dos custos de reproduo familiar e social - levaram a importantes mudanas no comportamento reprodutivo. Nos ltimos anos, a consolidao da estrutura urbana no Pas, aps intensos uxos migratrios de natureza ruralurbana e mesmo de pequenos ncleos urbanos para os centros maiores, fez com que mais de 80% da populao residisse em reas urbanas. Neste sentido, a intensa urbanizao decorrente foi, sem dvida, um importante fator de assimilao de valores e comportamentos racionalizadores, do ponto de vista da adequao de novos padres familiares s transformaes social e econmica. Concomitantemente, os movimentos migratrios correlatos, ao deslocarem milhes de pessoas de reas tradicionais e inseri-las em reas de intensa dinmica social e econmica, contriburam para a generalizao destes novos valores. importante, ainda, salientar que, neste processo, teve tambm papel destacado a produo industrial de meios anticonceptivos e sua aceitao por expressivo contingente de mulheres interessadas na autorregulao de sua fecundidade. Esperana de vida ao nascer Considerando o indicador esperana de vida ao nascer, so escassos os estudos realizados que permitem avaliar a situao dos nveis de sobrevivncia no incio do Sculo XX, para o Brasil. Um dos poucos realizados foi o de Santos (1978) que, utilizando o modelo de populaes estveis, estimou a esperana de vida ao nascer da populao brasileira para os anos de 1900, 1910, 1920 e 1930. Durante os primeiros 30 anos do Sculo XX, a populao brasileira teve um aumento na sua sobrevivncia de aproximadamente 3 anos, ou seja, um incremento de cerca de 8,0%, reetindo, portanto, uma elevada incidncia de mortalidade que s comea a diminuir a partir dos anos 1940.

[Digite texto]

Pgina 11

indiscutvel a melhoria nos nveis de sobrevivncia da populao brasileira a partir dos anos 1930. No perodo 1930/1940, a vida mdia da populao brasileira passa a ser de 41,5 anos, ou seja, em 10 anos, os ganhos foram superiores aos observados durante os primeiros 30 anos (5 anos contra 3 anos). As diferenas regionais j se reetiam nos nveis de sobrevivncia. O Nordeste, em 1940, j apresentava os menores valores de esperana de vida ao nascer: 36,7 anos contra 49,2 anos no Sul, 47,9 anos no Centro-Oeste e 43,5 anos no Sudeste. De certa forma, estas diferenas j eram reexo da prioridade dos investimentos econmicos orientados para estas reas em detrimento do Nordeste que, por isso, se transforma em rea de expulso populacional.

O agravamento da crise econmica no perodo de 1965 a 1975, decorrente das causas enumeradas anteriormente, mas, principalmente, em funo dos ajustes na economia, reetiu-se pesadamente sobre a sobrevivncia da populao, particularmente da infantil, conforme ser abordado adiante. Nesse perodo, se constatam os menores ganhos na mortalidade. As Regies Sudeste e Sul foram as mais afetadas, exatamente por serem o ncleo hegemnico da economia nacional e, portanto, mais expostas aos efeitos das crise. A elevada prevalncia de bitos violentos no sexo masculino explica parte das diferenas na esperana de vida ao nascer entre homens e mulheres. Em 1980, enquanto a esperana de vida ao nascer, no Pas como um todo, para o
[Digite texto] Pgina 12

sexo feminino, era de 65,7 anos, para o sexo masculino esse valor foi de 59,6 anos, ou seja, as mulheres tinham uma sobrevida de 6,0 anos quando comparadas com os homens.

A evoluo das taxas de fecundidade total Um dos componentes mais importantes da dinmica demogrca a fecundidade, que afeta de maneira profunda as estruturas etrias das populaes. Nveis elevados de taxas de fecundidade total esto associados a estruturas etrias muito jovens e baixa proporo de pessoas idosas. Esta era a situao brasileira at meados da dcada de 1960, momento em que se inicia a difuso dos mtodos anticonceptivos no Pas, particularmente no Centro-Sul. At 1960, a taxa de fecundidade total era levemente superior a 6 lhos por mulher, caindo, em 1970, para 5,8 lhos, em consequncia da reduo mais forte observada na Regio Sudeste. Nas Regies Sul e Centro-Oeste, o incio da transio da fecundidade ocorre a partir dos primeiros anos da dcada de 1970, enquanto nas Regies Norte e Nordeste este fenmeno se verica um pouco mais tarde, ou seja, incio da dcada de 1980, com a prtica de uma poltica no ocializada da esterilizao, na medida em que a grande maioria das mulheres que se esterilizavam, o faziam na rede pblica hospitalar, de acordo com a Pesquisa Nacional sobre Sade Materno-Infantil e Planejamento Familiar, realizada, em 1986, pela Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil BEMFAM.

[Digite texto]

Pgina 13

Durante a dcada de 1980, manteve-se o ritmo de declnio, chegandose, em 2000, a estimativas da ordem de 2,38 lhos por mulher e, em 2006, de 1,99 lhos por mulher, valor este indicativo de que a fecundidade no Pas j se encontra abaixo de seu nvel de reposio, ou seja, com uma taxa de fecundidade total inferior a 2,1 lhos por mulher .Trata-se de um vertiginoso e espetacular declnio num tempo bastante reduzido (30 anos), quando comparado com a experincia anterior dos pases desenvolvidos, cujo processo teve uma durao superior a um sculo para atingir patamares similares.

A transio demogrca e as polticas sociais Na seo anterior, apresentaram-se as evidncias das fortes mudanas na dinmica demogrca brasileira, especicamente nos aspectos relacionados fecundidade. Vericou-se que o processo de transio da fecundidade, apesar de se ter iniciado em momentos distintos do tempo, reetiu as desigualdades estruturais existentes entre as regies brasileiras. Essas alteraes, por terem tido incio retardado nas Regies Norte e Nordeste em relao ao Centro-Sul, zeram com que o ritmo de queda da fecundidade
[Digite texto] Pgina 14

obedecesse a um movimento com temporalidade prpria . A partir dos anos 1980, o declnio da fecundidade dessas regies comea a ser proporcionalmente maior do que o das Regies Sudeste e Sul, generalizandose, na totalidade do Pas, o processo de transio de fecundidade, que passa a alcanar reas e estratos sociais at ento no atingidos. Os impactos do novo processo demogrco nas mudanas na estrutura etria At o nal da dcada de 1970, a estrutura etria da populao brasileira apresentava o perl de uma populao predominantemente jovem. A tendncia a um estreitamento da base da pirmide, com redues expressivas do nmero de crianas e jovens no total da populao, desenho que reete o declnio da fecundidade, j era observado no Censo Demogrco 1980 e se intensica nas dcadas seguintes.

Estrutura da mortalidade no Brasil A estrutura da mortalidade no Brasil e em suas Grandes Regies As informaes fornecidas pelo SIM apontam profundas transformaes nos padres da mortalidade da populao brasileira, a partir de meados da dcada de 1990. A mortalidade vem mantendo a tendncia histrica de queda, particularmente a mortalidade infantil e de menores de 5 anos, o que se reete em maior diferenciao e complexidade na estrutura das causas de morte. No Pas como um todo, as causas relacionadas a enfermidades infecciosas e parasitrias comeam a perder importncia relativa na estrutura geral da mortalidade infantil e de menores de 5 anos, sendo agora predominantes,
[Digite texto] Pgina 15

nestas faixas de idade, as afeces perinatais, reetindo, provavelmente, a diculdade ainda existente da no extenso de servios de sade de qualidade a toda a populao. O atendimento pr-natal, por exemplo, ainda se mostra bastante insuciente em algumas regies do Pas. No Norte e Nordeste, do total de mes, em 2005, apenas 29,1% e 36,0%, respectivamente, zeram 7 ou mais consultas de pr-natal, propores estas bem mais baixas do que as observadas nas demais regies, em que os valores so iguais ou superiores a 60%

Anlise das alteraes na estrutura da mortalidade no Nordeste e seus estados A anlise das propores de bitos por causas maldenidas nos estados que compem a Regio Nordeste permite comprovar que a reduo das respectivas propores, nos anos examinados, teve dimenses bastante diferenciadas, dependendo da Unidade da Federao. Enquanto os Estados do Maranho, Paraba, Sergipe e Rio Grande do Norte tiveram as propores de bitos por doenas maldenidas reduzidas, nos anos de 2000 e 2005, em cerca de 20 ou mais pontos percentuais, Cear e Bahia apresentaram redues bem mais modestas. Estes dois ltimos estados, alis, juntamente com o Piau, so os que apresentaram, em 2005, os maiores percentuais de bitos por causas maldenidas na Regio Nordeste (Bahia com 25,3%, Piau com 22,1%, e Cear com 19,1%).

[Digite texto]

Pgina 16

A violncia no Brasil e seus efeitos sobre o nmero de anos de vida perdidos O padro da mortalidade, por idade e sexo, no Brasil Antecedendo o detalhamento das informaes sobre violncia no decorrer dos ltimos anos, ser apresentado, inicialmente, um quadro geral dos diferenciais de mortalidade, por idade e sexo, focando o Brasil como um todo e suas Grandes Regies. Considerando um conjunto de Tbuas de Mortalidade elaboradas para cada uma dessas instncias geogrcas Valores dessa relao prximos da unidade indicam que o nvel de mortalidade o mesmo para homens e
[Digite texto] Pgina 17

mulheres. Desta forma, quanto maior o afastamento da curva em relao reta que passa por 1, maior ser a sobremortalidade masculina, enquanto os deslocamentos para baixo dessa linha indicam a sobremortalidade feminina. Para o conjunto do Pas, moderada sobremortalidade masculina durante os dois primeiros perodos (1940/1950 e 1950/1960), comeando a elevar-se a partir de 1970. Para 1980, 1991 e 2000, entretanto, acentua-se a sobremortalidade masculina, ocorrendo as maiores diferenas entre os jovens e jovens-adultos. Esse fenmeno, que tambm ocorre nas duas regies analisadas, mais marcante no Sudeste e incide de forma mais pronunciada nas idades de 10 a 35 anos. Esse agravamento, conforme j mencionado, est associado, em parte, ao aumento das mortes por causas externas. importante destacar distintos comportamentos entre as duas regies, quando se observam essas relaes para o ano de 2005. Enquanto na Regio Sudeste veri ca-se reduo na sobremortalidade masculina, na comparao com o ano de 2000, em todas as faixas etrias, exceo do grupo de 15 a 25 anos, a tendncia, na Regio Nordeste, de aumento da sobremortalidade em todas as faixas etrias, independentemente da idade. Esses resultados, de uma certa forma, podem estar reetindo, por um lado, um incio de maior controle da violncia nas regies que j haviam alcanado patamares elevados de sua incidncia, como o caso do Sudeste, e, por outro lado, um indicativo de um processo de sua generalizao para outras reas, como o caso especco do Nordeste e demais regies do Pas.

[Digite texto]

Pgina 18

Indicadores de morbidade e de incapacidade funcional Autoavaliao da sade A percepo da sade tem sido descrita como um importante preditor de sobrevivncia entre idosos. Os estudos conrmam que diferenas de gnero e idade, na percepo da sade, so importantes determinantes do comportamento em relao procura por atendimento de sade .A percepo de um estado de sade ruim acarreta um maior uso dos servios de sade entre os idosos. Em 2003, as mulheres idosas declararam um estado de sade pior do que os homens, exceto entre os idosos de 80 anos ou mais, onde a tendncia se inverte, passando os homens a declarar um estado de sade pior do que aquele declarado pelas mulheres.

[Digite texto]

Pgina 19

Indicadores econmicos: O que so indicadores econmicos? Fazendo uma analogia com os dedos das mos, os indicadores econmicos (IEs) representam essencialmente dados e/ou informaes Sinalizadoras ou apontadoras do comportamento (individual ou integrado) das diferentes variveis e fenmenos componentes de um sistema econmico de um Pas, regio ou estado. Por isso, os IEs so fundamentais tanto para propiciar uma melhor compreenso da situao presente e o delineamento das tendncias de curto prazo da economia, quanto para subsidiar o processo de tomada de decises estratgicas dos agentes pblicos (governo) e privados (empresas e consumidores). Subconjunto de Indicadores econmicos: Os IEs podem ser classificados em cinco subconjuntos de variveis macroeconmicas relevantes: a) Nvel de atividade Os indicadores do nvel de atividade funcionam como um termmetro das condies gerais dos elementos mais sensveis a flutuaes do lado real da economia, sintetizados em: Comportamento do produto interno bruto ( PIB ); da produo industrial; e das estatsticas de emprego e desemprego. 1) Produto interno bruto ( PIB): -Valor de mercado do fluxo de bens e servios disponibilizados por uma economia em um determinado perodo de tempo ( normalmente um ano), permitindo o acompanhamento de suas modificaes estruturais e de seu curso conjuntural. O PIB calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), com base em metodologia recomendada pela organizao das naes unidas (ONU), a partir de minucioso levantamento e sistematizao de informaes primrias e secundrias apuradas ou apuradas ou apropriadas por aquela instituio. O PIB pode ser aferido a preos correntes ( Nominais ou monetrios) e constantes (Reais ). Os valores monetrios servem para dar uma ideia da dimenso do sistema, pois resultam da agregao da produo fsica de todos os bens e servios pelos respectivos preos, descontadas as transaes intermedirias. A estimativa do PIB em dlares feita pelo Banco central.
[Digite texto] Pgina 20

Porm, como a moeda pode sofrer corroso de seu poder aquisitivo ao longo de um perodo econmico, nos valores reais vem descontada a taxa de inflao mdia, retratando a variao efetiva da economia em um intervalo de tempo. O IBGE estima a variao do PIB trimestral, enquanto que o Instituto de Pesquisa Econmica e Aplicada (IPEA) procede projeo anual da varivel trimestral. Indicador de renda per capita: O Quociente entre o PIB nominal e a populao

2) Produo industrial Este indicador revela a variao mensal da produo fsica da industrial brasileira, obtida a partir da Pesquisa Industrial Mensal Produo Fsica(PIM-PF), realizada pelo IBGE desde o incio dos anos de 1970. Serve como indicador preliminar da evoluo do PIB industrial. Atualmente, a PIM-PF aplicada em uma amostra intencional de quase 950 produtos e mais de 6.000empresas informantes, representativos de 62% do valor bruto da produo do Censo Industrial de 1985. As pesquisas industriais de 1999 e 2000, tambm do IBGE, tm servido como instrumento de atualizao do painel de produtos. A base de ponderao dos ndices a estrutura do valor adicionado de 1985.

[Digite texto]

Pgina 21

3) Desemprego A estimativa da taxa de desemprego no Brasil envolve uma polmica metodolgica nada desprezvel entre as instituies que procuram medir o fenmeno, o que acaba se refletindo nos nmeros finais. As divergncias comeam com a populao considerada em idade ativa (PIA) e terminam com os conceitos de procura e no obteno de emprego. O IBGE realiza a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) desde outubro de 1984, abrangendo seis regies metropolitanas. A pesquisa procura levantar e medir apenas o desemprego aberto (incluindo a realizao de bicos), para a populao considerada em idade ativa (PIA), acima de quinze anos, que procurou emprego durante a semana que precede a visita do pesquisador. J a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada desde janeiro de 1985, pela Fundao Sistema Estadual de Estatsticas e Anlise de Dados (SEADE), de So Paulo, em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatsticas e Estudos Socioeconmicos (DIEESE). Os inquritos so feitos no Distrito Federal e nas Regies Metropolitanas de So Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. A PED considera o universo populacional em idade ativa superior a dez anos e levanta o desemprego aberto (pessoas que procuraram trabalho nos ltimos trinta dias e no trabalharam nos ltimos sete dias anteriores entrevista), acrescido do desemprego oculto. A considerao do desemprego oculto representa a grande diferena frente a pesquisa do IBGE. Em tal categoria esto includas as pessoas que, em paralelo busca de emprego, exercem algum tipo de trabalho descontnuo e irregular (por exemplo, a entrega do Jornal Gazeta do Povo nos semforos nos sbados noite). o que se chama de desemprego oculto por trabalho precrio.
[Digite texto] Pgina 22

O desemprego oculto tambm aparece quando as pessoas interromperam a busca de emprego, ou por fatores circunstanciais ou desestimuladas pelas adversidades do mercado de trabalho. o desemprego oculto por desalento. Ambas as pesquisas cobrem o mercado de trabalho nos grandes centros urbanos, excluindo as cidades de pequena dimenso e as reas rurais. Por fim, cumpre frisar que, por recomendao da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), o IBGE vem realizando esforos de adequao metodolgica para incorporar algumas peculiaridades da realidade do mercado de trabalho brasileiro na pesquisa, como por exemplo, o desemprego por desalento e a procura por trabalho nos 30 dias que antecedem a data da entrevista.

B ) Inflao A inflao pode ser entendida com uma elevao generalizada e permanente dos nveis de preos do sistema econmico, resultando em deteriorao do poder aquisitivo da moeda e depreciao dos valores dos ativos. A complexidade do clculo da inflao decorre da necessidade de aferir a variao de preos de produtos distintos fisicamente, e de servios, que variam a taxas diferenciadas. Para o cumprimento dessa tarefa, existem diversos ndices de preos que procuram medir a inflao em toda a cadeia de produo e de comercializao, ou em partes relevantes da mesma. Da a existncia de ndices gerais, no atacado (indstria e agricultura), no varejo (consumidores) e na construo (insumos e materiais de construo). O clculo da inflao efetuado por meio de uma mdia da variao dos preos pesquisados para os diferentes produtos, ponderada pelas quantidades produzidas, consumidas ou comercializadas dos bens, a partir de
[Digite texto] Pgina 23

parmetros primrios obtidos das pesquisas de oramentos familiares e at de matrizes de relaes inter-setoriais. Os ndices de preos mais importantes do pas so aqueles produzidos pela Fundao Getlio Vargas (FGV), pelo IBGE e pela Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas da Universidade de So Paulo (FIPE-USP). 1 - ndice Geral de Preos - Disponibilidade Interna (IGP-DI) obtido a partir de uma mdia do ndice de Preos no Atacado (IPA), ndice de Preos ao Consumidor (IPC) e ndice Nacional de Custo da Construo (INCC), com ponderaes 06 (seis), 03 (trs) e 01 (um) respectivamente. As coletas de preos abrangem os municpios de Rio de Janeiro e So Paulo para o IPC, 19 capitais para o INCC, e as capitais e algumas regies produtoras no caso do IPA (apesar do clculo no ser regionalizado). O IGP-DI foi durante mais de quarenta anos empregado como principal indicador da inflao brasileira. Contudo, atualmente, sua metodologia vem sendo alvo de algumas crticas relevantes, especialmente por adotar uma estrutura de ponderao antiga, baseada no comeo dos anos de 1960, no captando as enormes transformaes estruturais verificadas na economia do pas ao longo dos ltimos quarenta anos. Ademais, a pesquisa de preos no atacado embute uma aprecivel distoro por captar os valores de tabela e no os de transao, anulando assim a possibilidade de incorporao de descontos ou de gios registrados nas operaes comerciais. Os levantamentos de campo so realizados no ms-calendrio (01 a 30 ou 31) e a parte de varejo tem como pblico-alvo a populao com rendimento entre 01 e 33 salrios mnimos. Sua utilizao principal na atualizao dos valores de contratos. 1.1 ndice Geral de Preos de Mercado (IGP-M) Apresenta praticamente as mesmas caractersticas e limitaes do IGPDI. A diferena principal corresponde periodicidade da coleta dos preos, cobrindo o intervalo entre os dias 21 do ms anterior e 20 do ms corrente. Atualmente utilizado especialmente nos contratos de reajustes de tarifas de telefonia e de energia eltrica. Surgiuem1989, na poca da hiperinflao indexada, dada a necessidade de os agentes econmicos, notadamente aqueles atuantes no mercado financeiro, disporem de um ndice de atualizao de preos logo no comeo do ms. 2- ndices do IBGE ndice de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA) Este ndice reflete as variaes dos preos dos bens e servios consumidos por famlias com renda mensal urbana entre 01 e 40 salrios mnimos, independentemente da fonte. Os preos so pesquisados em dez regies metropolitanas: Belm, Recife, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, So Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Goinia, alm do Distrito Federal. O peso dos produtos fornecido pela Pesquisa de Oramentos
[Digite texto] Pgina 24

Familiares (POF), realizada entre 01 de outubro de 1995 e 31 de setembro de 1996. O ndice nacional determinado a partir da agregao dos ndices regionais, ponderados pelo rendimento total urbano, extrado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD). O IPCA adotado pelo Banco Central do Brasil para a fixao das metas de inflao do pas, acordadas entre o governo brasileiro e o Fundo Monetrio Internacional (FMI). 2.2- ndice Nacional de Preos ao Consumidor (INPC) Este ndice capta a evoluo de uma cesta de produtos consumidos por famlias com rendimento entre 01 e 08 salrios mnimos, provenientes exclusivamente do trabalho assalariado urbano. O indicador cobre as mesmas regies metropolitanas do IPCA e a agregao efetuada pela populao residente urbana, levantada pelo Censo Demogrfico. 3- ndice da FIPE ndice de Preos ao Consumidor (IPC) Calcula a variao de preos de bens e servios para famlias que ganham entre 01 e 20 salrios mnimos no municpio de So Paulo. utilizado para reajustar impostos estaduais e municipais no Estado de So Paulo.

C) Setor externo Exportaes - valor das vendas e outras remessas de bens e servios de propriedade para o exterior, realizadas por agentes econmicos residentes
[Digite texto] Pgina 25

do pas, a preos de embarque, excluindo o pagamento de fretes, seguros, impostos e taxas. Importaes - valor das compras e outros ingressos de mercadorias e servios procedentes do exterior do pas. . Saldo da balana comercial - exportao menos importao. Saldo em transaes correntes - consolidao da balana comercial e de servios e das transferncias unilaterais. Os servios compreendem transportes, seguros, viagens internacionais, assistncia tcnica, lucros e dividendos e juros da dvida externa. As transferncias unilaterais correspondem s doaes, remessas de imigrantes etc. . Dvida externa - valor total de dbitos do pas, contratados com residentes no exterior e garantidos pelo governo, decorrentes de emprstimos e financiamentos, com prazo de vencimento superior a um ano.

D) Financeiros Juros Over/Selic - taxa de juros mdia (em %) praticada pelo Banco Central para a rolagem dos ttulos da dvida pblica por um dia. Apesar de terem sido concebidos para propiciar a gesto da liquidez do sistema econmico, os papis do governo sempre representaram ativos de primeira linha, indicando o piso da rentabilidade do mercado financeiro, devido sua pronta liquidez e plena garantia de recompra. Poupana - rendimento calculado para a remunerao mensal dos depsitos em caderneta de poupana, a partir da Taxa Referencial de Juros (TR), acrescida de 0,5%. A TR obtida a partir da combinao da remunerao mdia mensal, livre de impostos, dos depsitos prazo fixo
[Digite texto] Pgina 26

captados pelos bancos comerciais e de investimentos e agncias operadoras com ttulos pblicos.

E) Setor pblico Dvida lquida - somatrio do endividamento dos governos federal (inclusive Banco Central), estadual e municipal e por suas empresas junto ao sistema financeiro (pblico e privado), ao setor privado no financeiro e ao resto do mundo, descontados os valores correspondentes aos crditos do governo. Ao contrrio do ocorrido em outros pases, no Brasil o conceito inclui a base monetria, por contemplar os ativos e passivos financeiros do Banco Central. Necessidades de financiamento - dficit ou supervit resultante da variao lquida da dvida pblica, deduzidos os emprstimos concedidos ao setor privado. O conceito nominal incorpora a totalidade das receitas e despesas, o operacional exclui as correes monetria e cambial da dvida pblica e o primrio desconta a correo monetria e as receitas e despesas financeiras (juros nominais).

[Digite texto]

Pgina 27

[Digite texto]

Pgina 28

Referencias2 www.ibge.gov.br www.ipea.gov.br www.fgv.org.br http://www.mat.ufmg.br/~espec/monografiasPdf/NormasABNT.pdf http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#economia http://www.bcb.gov.br/?INDECO

[Digite texto]

Pgina 29

Anda mungkin juga menyukai