Anda di halaman 1dari 7

E.B.M.Almirante barroso.

Republica Velha

Pomerode SC

E.B.M.Almirante barroso.

Republica Velha
Matheus Felipe Wollick Histria 8ano A

Pomerode SC 07/11/2011

Introduo O perodo que vai de 1889 a 1930 conhecido como a Repblica Velha. Este perodo da Histria do Brasil marcado pelo domnio poltico das elites agrrias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um pas exportador de caf, e a indstria deu um significativo salto. Na rea social, vrias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do territrio brasileiro.

Desenvolvimento Durante o perodo de 1890 a 1930 o Brasil viveu o perodo da histria denominado Repblica Velha. Embora o pas tenha crescido em alguns pontos, comeado seu processo de industrializao e dado seus primeiros passos para a modernizao de sua economia, a poltica oligrquica representou um srio empecilho para o desenvolvimento da moral, cidadania ,democracia. A populao cresceu de pouco mais de 14 milhes de habitantes para mais de 33 milhes. Os trabalhadores desse de perodo, trabalho, em grande que parte suas imigrantes, tinham precrias condies sendo

manifestaes e greves contra estas condies eram consideradas casos de polcia. Os trabalhadores deste perodo da histria brasileira tinham uma jornada de trabalho extremamente longa, no havia frias, aposentadoria ou descanso semanal remunerado.

Pouco a pouco os trabalhadores comearam a se organizar e a criar associaes de auxlio mtuo. A maior greve destes trabalhadores ocorreu em So Paulo, em 1917, envolvendo cerca de 45 000 pessoas, paralisando a cidade por vrios dias. Em virtude do incio da industrializao brasileira, a classe operria cresceu grandemente, formando a base da sociedade na Repblica Velha.

Em linhas gerais, os setores da sociedade que tinham maior importncia eram as oligarquias rurais e alguns empresrios ligados s indstrias. A burguesia urbana passou a se impor mais e a garantir uma maior participao nas decises. Outros setores que merecem destaque so os intelectuais, que buscavam realizar movimentos de renovao cultural e os militares, que tambm tinham lugar de destaque na Repblica Velha.

Concluso Segundo alguns, a Repblica Velha pode ser dividida em dois perodos: O primeiro perodo chamado Repblica da Espada, de 1889 a 1898 onde o elemento militar e predoninante e o segundo perodo chamado Repblica Oligrquica que durou de 1898 a 1930 onde havia a poltica dos governadores e das oligarquias- apoiadas em sua riqueza, mas tambm em uma estrutura poltica tpica, desenvolvida pelas elites. Os trabalhadores eram explorados, tanto no campo como na cidade e ocorreram diversas rebelies, abrindo caminho para Getlio Vargas.

Anexos

Fontes

http://www.suapesquisa.com/republica.

http://www.brasilescola.com/historiab/sociedade.htm

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070520111434AApjpw

Anda mungkin juga menyukai