Anda di halaman 1dari 8

Trabalhando com Lmpadas (EL022) Escrito por Newton C.

Braga Este artigo uma adaptao feita do livro Instalaes Eltricas Sem Mistrios (2005). Veja no final do artigo algumas observaes importantes sobre as novas normas para instalaes. Tambm observamos que as lmpadas eletrnicas (PL) ainda no foram na poca abordadas com a devida profundidade. Trocar lmpadas pode parecer uma operao simples e normalmente , quando nenhum problema imprevisto aparece. Basta desatarraxar a lmpada queimada ou que ser trocada, tirando-a do soquete ou receptculo (como alguns chamam o suporte) e colocando a outra, conforme indica a figura 1.

Trocando uma lmpada incandescente.

Apenas dois cuidados devem ser tomados nesta operao: a) se a energia no foi desligada, ou seja, a chave geral, evite tocar em qualquer parte metlica da lmpada ou soquete (principalmente os parafusos que prendem os fios). Veja que, simplesmente desligando o interruptor, no garantimos, que nenhum ponto do circuito da lmpada d choques. De fato, se o interruptor estiver no plo neutro da lmpada, mesmo quando ele estiver aberto, todos os pontos da lmpada e do soquete estaro submetidos tenso do plo vivo, e portanto podem dar choques (figura 2).

Mesmo desligado, o circuito de uma lmpada pode causar choques.

Por este motivo, se fizer o trabalho sem desligar a chave geral, evite toques nos pontos "vivos" do circuito. Evidentemente, numa instalao eltrica bem feita existe o cuidado de sempre instalar os interruptores de modo que eles desliguem o vivo ou fase da alimentao da lmpada, para maior segurana.

b) Se a lmpada acabou de queimar ou estava acesa at aquele instante, espere o suficiente para que ela esfrie. O toque direto em seu bulbo de vidro aquecido pode causar queimaduras. Ateno: no force muito a lmpada se ela no quiser sair! Veja mais adiante o procedimento.

Pode ocorrer que a lmpada fique presa no soquete ou ento quando for retir-la, o bulbo se desprenda da base que ento fique presa. Se a lmpada estiver presa, use um pedao de tecido bem grosso para envolv-la, e ento poder forar. Se ela quebrar, o tecido grosso proteger sua mo contra eventuais acidentes. Se ocorrer a quebra ou o bulbo se soltar da base, ento preciso remover a parte presa com um alicate, veja a figura 3.

Removendo partes da lmpadas presas ao soquete.

Neste caso desligue a chave geral ou do setor que alimenta esta lmpada.

ESPECIFICAES DAS LMPADAS COMUNS E FLUORESCENTES As lmpadas comuns incandescentes so as mais usadas nas instalaes eltricas

domiciliares (Atualmente esto sendo substitudas pelas lmpadas eletrnicas, muito mais econmicas.), tanto pelo baixo custo quanto pela simplicidade de sua instalao. No entanto, pelo princpio de funcionamento, estas lmpadas no tm o melhor dos rendimentos. Uma lmpada incandescente comum converte apenas algo em torno de 20 a 25% da energia aplicada em luz. O restante convertido em calor. Assim, uma lmpada de 100 W, na verdade no produz 100% de energia luminosa. Destes 100 W, aproximadamente 25% so convertidos em luz e os outros 75% em calor. Veja ento que, quando comparamos duas lmpadas deste tipo, evidentemente a lmpada de maior potncia produz mais luz (figura 4).

Maior potncia significa mais luz.

Todavia, quando comparamos estas lmpadas com outros tipos de maior rendimento, elas podem ficar em desvantagem. Por exemplo, uma lmpada fluorescente tem um rendimento bem maior, em que 60% da energia convertida em luz, aproximadamente. Assim, numa lmpada de 40 W fluorescente, temos 24 W de energia convertida em luz e 16 W em calor. A lmpada fluorescente de 40 W alm de aquecer menos que uma lmpada comum de 100 W, produz quase que a mesma quantidade de luz! Veja a figura 5.

As lmpadas fluorescentes tm maior rendimento que as incandescentes.

De qualquer maneira, a potncia marcada numa lmpada indica quanto ela consome de energia. A quantidade efetivamente produzida de luz, vai depender de seu tipo (comum, fluorescente, etc.). Um tipo de lmpada de altssimo rendimento a lmpada PL. Seu custo elevado, mas como ela converte mais de 90% de energia em luz, podemos ter a mesma luminosidade de uma lmpada incandescente de 60 W usando uma lmpada PL de apenas 9 W. Estas lmpadas, entretanto, exigem uma instalao especial que usa um reator, como as fluorescentes. Alguns tipos so vendidos numa base com rosca (que j contm internamente o reator) e podem substituir diretamente as lmpadas incandescentes comuns,(figura 6).

As lmpadas PL, assim como as eletrnicas, possuem o reator eletrnico na base.

QUE LMPADA USAR? A melhor soluo para a iluminao de um ambiente no est no uso da lmpada de melhor rendimento. Existem diversos fatores que influem no tipo de iluminao a ser adotada. Os fatores que devem ser levados em considerao so:

a) Custo da prpria lmpada As lmpadas incandescentes comuns so as mais baratas de todas, e podem ser encontradas com facilidade em qualquer lugar: lojas de ferragens, supermercados, pequenos armazns, etc. As lmpadas fluorescentes custam bem mais caro, se bem que o seu custo ainda no assustador. Para as mistas (vapor de mercrio) j temos um custo bem mais elevado.

b) Custo da instalao Uma lmpada incandescente comum no precisa mais do que o soquete, que custa pouco

e muito fcil de instalar. Uma lmpada fluorescente exige circuitos especiais com o uso de reatores, e em alguns casos de um dispositivo de partida denominado "starter". A instalao geral de uma lmpada fluorescente portanto mais cara.

c) A freqncia de uso. Num local em que a lmpada no fique acesa por muito tempo como, por exemplo, um corredor, um dormitrio ou mesmo uma sala de estar, o uso de lmpadas comuns incandescentes o recomendado. Mesmo gastando um pouco mais de energia, economiza-se na instalao mais simples e no pouco tempo de uso. J em locais onde a iluminao deve ser maior e por mais tempo, numa cozinha ou num escritrio, o investimento numa instalao fluorescente compensado pela economia de energia.

d) Intensidade de luz Quando no necessria uma iluminao muito forte, o uso de lmpadas incandescentes comuns atende perfeitamente, pois no temos um consumo elevado de energia e a instalao mais simples. No entanto, quando o nvel de iluminao deve ser muito alto, e por isso o consumo se torna importante, temos que pensar em usar fluorescentes ou outros tipos equivalentes (lmpadas PL). Para nveis de iluminao muito elevados como sales, ptios, as lmpadas mistas (vapor de mercrio) podem ser interessantes, compensando o investimento na instalao. Tudo isso nos leva a algumas recomendaes quanto ao tipo de lmpada, conforme a aplicao.

Damos exemplos: DORMITRIOS, CORREDORES, VARANDAS, GARAGENS -lmpadas incandescentes com potncias na faixa dos 40 W aos 100 W, conforme o nvel de iluminao desejado.

SALAS DE ESTAR E VISITAS - lmpadas incandescentes comuns ou PL. Diversos conjuntos de lmpadas nestes locais permitem dosar os nveis de iluminao conforme as necessidades. No recomendamos as fluorescentes por tirarem o ar de intimidade destas salas, j que a iluminao fluorescente mais "dura" para estes casos.

COZINHAS - lmpadas fluorescentes de 40 a 120 W de potncia total, dependendo do tamanho. O investimento na instalao compensado pela economia de energia e o nvel de iluminao maior do que o conseguido com lmpadas comuns.

JARDINS E PTIOS - para jardins e ptios podemos usar dois tipos de iluminao: uma com lmpadas convencionais de baixa potncia quando se deseja um nvel menor ou suave, no caso, na entrada de residncias. Essas lmpadas podem ser colocadas em spots, conforme veremos mais adiante. Outra seria com o uso de lmpadas mistas quando se deseja um alto grau de iluminao.

AS ESPECIFICAES DAS LMPADAS As lmpadas comuns incandescentes possuem duas especificaes: tenso e potncia. A tenso em volts (110 V, 115 V, 127 V ou ainda 220 V) indica a rede de energia em que ela pode ser ligada. Se ligarmos uma lmpada de 110 V ou 127 V numa rede de 220 V, a lmpada pode queimar-se instantaneamente ou em pouco tempo. Por outro lado, se ligarmos uma lmpada de 220 V numa rede de 110 V, ela vai acender com brilho reduzido. A potncia, conforme vimos, indica quanto a lmpada consome e portanto, quanto de luz deve produzir, considerado seu rendimento. A escolha da potncia depende do grau de iluminao desejado.

COMO TESTAR LMPADAS Nem sempre uma lmpada deixa de acender num local por estar queimada. Se a troca de uma lmpada no der resultado positivo, ou seja, continuar sem iluminao, estar caracterizado que a lmpada no a causa do problema. Ser interessante ter um meio de verificar se uma lmpada est ou no em bom estado. Para as lmpadas comuns incandescentes existem os seguintes procedimentos:

a) Inspeo visual Se a lmpada for de vidro transparente podemos facilmente ver se ela est em boas condies examinando seu filamento, conforme a figura 7.

Se o vidro for transparente podemos ver se o filamento est interrompido.

Numa lmpada boa o filamento no deve estar interrompido e nem solto. Numa lmpada queimada, poderemos observar o ponto em que o filamento est solto ou interrompido, e at mesmo, se ele est quebrado e solto no vidro. Balanando esta lmpada, os pedaos do filamento solto produzem um barulho caracterstico. Este balano pode servir justamente para detectar problemas numa lmpada de vidro leitoso, que no permite a inspeo visual direta.

b) Teste a lmpada num abajur comum ou colocando-a no soquete da lmpada de prova que voc possui e ligando-a numa tomada de mesma tenso. Se a lmpada acender, certamente estar boa.

c) Teste com o multmetro Uma lmpada em bom estado apresenta continuidade, o que pode ser verificado com o multmetro (figura 8).

Testando uma lmpada incandescente com o multmetro.

Observao importante: Quando este artigo foi escrito ainda no estavam em vigor as normas NBR5410 que

estabeleceram diversas mudanas para a maneira como as instalaes eltricas devem ser feita e tambm para o formato das tomadas de fora, com a adoo do terceiro pino. Artigo sobre estas normas dever estar disponvel no site. Os conceitos dados valem para instalaes eltricas antigas, como ainda so encontradas em muitos locais de nosso pas. Para instalaes novas, os leitores devem consultar as normas vigentes

Anda mungkin juga menyukai