Anda di halaman 1dari 4

Periodizao do Treinamento Desportivo

voltar A periodizao do treino no pode ser vista como uma parte isolada do TODO que o planejamento do treino. Constitu uma fase do processo de elaborao do planejamento anual e procura responder necessidade de unir todas as variveis, que constituem o programa da preparao dos atletas.

Periodizao
Por periodizao, compreendemos a diviso do ano de treino, em perodos particulares de tempo com objetivos e contedos bem determinados. A razo desta diviso, baseia-se no fato de saber-se hoje, que qualquer atleta ou equipe, no pode manter permanentemente um nvel elevado de rendimento desportivo. Ter de construir, manter e reduzir a sua capacidade de rendimento. A periodizao do treino, est intimamente ligada diviso em fases da forma desportiva, ou seja: Uma primeira fase de DESENVOLVIMENTO em que os atletas adquirem uma base geral e especfica, para melhorar o rendimento; Uma segunda fase de CONSERVAO dos nveis adquiridos, com a possibilidade de os elevar a nveis superiores, pela manipulao da dinmica da carga; Uma terceira fase de REDUO ou quebra temporria, dos nveis de rendimento. Fatores que condicionam a periodizao: O quadro competitivo que ir determinar a diviso do ano nos diversos ciclos, tendo-se em considerao as competies ou perodos de competies mais importantes; As leis principais do treino que definem as seqncias e contedos dos diferentes ciclos de treino, de modo que o efeito da carga conduza a adaptaes funcionais positivas.

O quadro competitivo
O calendrio a determinante principal da periodizao do treino. Segundo MATVEIEV, o quadro deve respeitar os seguintes princpios: a) Distribuir as competies de modo que as mais importantes se concentrem no perodo competitivo (ou perodos); b) O nmero de competies deve servir, para a melhoria da capacidade de rendimento desportivo; c) As competies, devem ordenar-se de modo a crescerem em importncia e dificuldade; d) O perodo de competio importante no deve coincidir com o perodo de preparao geral ou especfica;

As leis ou princpios do treino


A construo da forma desportiva, ocorre atravs da utilizao racional dos princpios que fundamentam o treino desportivo, a saber: A sistematizao do processo de treino; A unidade entre a preparao geral e a especfica; A continuidade do processo de treino; O aumento progressivo da carga; A organizao cclica da carga.

Princpio da sistematizao do processo de treino


Para que um atleta possa atingir a idade da maturao biolgica favorvel prestao de resultados de nvel tcnico superior, necessrio que a sua carreira seja devidamente organizada. Esta organizao, corresponde a definio das fases de preparao com objetivos, contedos, mtodos e meios de treino adequados. Em sntese, encontramos trs etapas bem definidas: a formao de base, o treino de base ou de orientao e a de especializao e alta competio.

A unidade entre a preparao geral e especifica S ocorre um progresso em qualquer modalidade esportiva atravs do desenvolvimento geral das capacidades funcionais do organismo e do desenvolvimento mltiplo das possibilidades fsicas e psicolgicas Isto explica-se porque: treino consiste na unidade orgnica dos sistemas e funes; Quanto mais amplo o conjunto de hbitos motores assimilados pelo desportista, mais favorvel sero as premissas para que se constituam novas formas de movimento. A continuidade do processo de treino
Para que o atleta possa atingir a ltima etapa da sua formao, melhorando progressivamente os seus resultados, necessrio que o processo de treino decorra ao longo dos anos, visando o seu constante aperfeioamento.

O aumento progressivo da carga

O volume a intensidade devem ser sempre devidamente organizados numa proporo correta que garanta o efeito desejado, isto definido de acordo com o valor do atleta. Uma correta relao deve ser encontrada atravs dos testes onde podemos determinar: A capacidade de rendimento; Os fatores da capacidade do rendimento; As qualidades psicolgicas para a prestao; Em sntese: se no existir um aumento da carga, no se processaro no organismo as adaptaes necessrias ao progresso do atleta.

Organizao cclica da carga


E a diviso do processo de treino em fases ou perodos onde o desenvolvimento das qualidades fsicas, tcnicas e tticas, tero de ser corretamente interligadas para possibilitar o desenvolvimento do atleta. Normalmente a organizao da carga ocorre em forma de ciclos. Estes, distribuem a carga por uma semana, ms, meses, ano ou vrios anos. O carter cclico do treino, significa que o esforo e a recuperao se alternam num ritmo determinado, isto , verifica-se um aumento progressivo da carga at se atingir a carga limite, seguindo-se de uma fase de diminuio da carga total para possibilitar ao organismo um perodo suficiente de recuperao. Os treinos podem ser caracterizados como FORTES, MEDIOS e FRACOS com objetivos e contedos particulares. Na metodologia, o ano de treino dividido em vrios perodos que assumem as seguintes designaes: perodo preparatrio, competitivo e transitrio.

Os Sistemas de Periodizao
Encontramos na atualidade diversos sistemas de periodizao: Periodizao Periodizao Periodizao Periodizao Periodizao simples; dupla; tripla; pendular ou saltos; em blocos ou concentrada.

A periodizao simples Os sistemas de periodizao simples, dupla e tripla, so conseqncia das investigaes realizadas por MATVEIEV, e tm como suporte cientfico a Sndrome de Adaptao Geral (SAG) de SELYE. O nmero de competies ir determinar a diviso no ano em perodos distintos. Estes perodos corresponde s fases de construo, conservao e reduo da forma do atleta. Numa periodizao deste tipo, a componente da carga a predominar o volume de trabalho.

Na periodizao simples, encontramos variantes que se aplicam conforme a modalidade desportiva. O calendrio e o regulamento especfico de cada modalidade, que iro determinar a opo a fazer quanto ao tipo de variante a selecionar. Periodizao dupla normalmente utilizada nas modalidades desportivas que tm numa temporada dois momentos com competies importantes. Este tipo de periodizao caracterizada pela existncia de dois perodos de preparao, dois perodos de competio e dois ou um s perodo de transio. O 1O perodo de preparao mais longo que o 2O perodo de preparao, e, normalmente o 1O perodo de competio mais curto que o 2O perodo de competio. Quanto ao perodo de transio a existncia de um ou dois depende da intensidade da primeira periodizao. Quanto dinmica da carga, ocorre a predominncia do Volume sobre a Intensidade na 1a fase da periodizao, e, exatamente o contrrio, na 2a fase. A existncia de dois pontos altos numa temporada tpico dos desportos individuais em geral, e representa uma elevada intensidade no final da temporada. Periodizao Tripla O sistema de periodizao tripla caracterizado por ter: 1o Macrociclo Um 1o perodo de preparao

Um 1o perodo competitivo Um 1o perodo de transio (podendo mesmo nem existir) 2o Macrociclo Um 2o perodo de preparao Um 2o perodo competitivo Um 2o perodo de transio 3o Macrociclo Um 3o perodo de preparao Um 3o perodo competitivo Um 3o perodo de transio Tambm neste sistema a competio mais importante surge no final do 3o perodo competitivo. Analisando a dinmica da carga do treino, o Volume atinge seu maior valor no 1o perodo de preparao, reduzindo no 2o, para subir ligeiramente (em relao ao valor do 2o) no 3o perodo preparatrio. A Intensidade vai subindo progressivamente ao longo de toda a temporada, alcanando o seu valor mximo no final do 3o perodo de competio. Trata-se de uma periodizao aplicada apenas a atletas j numa fase de treino de alto rendimento. Para atletas de nvel internacional ou olmpico, a tendncia tem sido recorrer a outros sistemas de periodizao, cuja direo do processo de treino possibilita rendimentos elevados ao longo das temporadas desportivas. Periodizao Pendular (em saltos) AROSJEV o autor da proposta da estruturao do treino segundo o princpio do pndulo. Esta alternncia pendular e sistemtica realiza-se entre a carga especfica e a carga geral, sem existir qualquer interrupo, e de forma que o maior valor do treino especfico coincida com a competio mais importante. Esta estrutura possibilita o aumento dos momentos em que o atleta esteja em forma, embora pelo carter agressivo da carga, apenas possa ser utilizada em perodos curtos de tempo. VAROJEV (1974) , introduziu alteraes apresentando uma modalidade de carga em SALTOS, tanto em volume como em intensidade, com o objetivo de eliminar os desgastes das funes neuro-musculares ocorridos atravs de estmulos exagerados da carga. Preferencialmente aplicado no Halterofilismo, esta forma estende-se na atualidade s modalidades cujo o sistema neuro-muscular seja mais solicitado. A periodizao em blocos Naturalmente aplicada ao treino de alta competio, a proposta $e VERKOCHANSKY baseia-se no princpio de que, para um rendimento mximo, no s devemos planejar a carga de treino como prever igualmente a evoluo tcnica e ttica do atleta. Assim, a proposta toma aspectos prticos, ao trabalharem-se as qualidades fsicas concentradas num bloco, seguido de outro para o treino da tcnica, etc..

Atendendo a estes critrios, prope dois ciclos anuais em que o grfico da carga distribuda em blocos. Naturalmente que este trabalho em blocos, obriga a uma cuidadosa seleo dos meios de treino. Variantes BONDARCIUK, prope alternativas nos aspectos estruturais (ciclos) da periodizao, a qual desenvolve mediante duas idias fundamentais: 1o O atleta uma unidade e como tal deve ser treinado; 2o Eliminar a preparao geral, pelo fato dos movimentos utilizados, serem de duvidosa transferncia aos gestos especficos da competio. Ocorre uma fase de estabilizao do rendimento, importante para o controle da forma at a data da competio e a partir desse momento, pode-se alargar este perodo ou provocar uma reduo e iniciar um novo ciclo. TSCHINE, mantm a idia da necessidade do alto rendimento quase permanentemente ao longo da temporada. A sua proposta baseia-se na existncia de um elevado volume de treino, acompanhado por uma elevada intensidade durante todo o ciclo. Para que os atletas no atinjam nveis de fadiga muito elevados, intercala cada perodo com um intervalo profiltico. Esta estrutura aplicada principalmente s modalidades que utilizam componentes de fora explosiva e com duas fases de competies diferenciadas.

A periodizao do treino em jovens

Est internamente ligada s etapas de formao dos jovens e que so fundamentais em todas as modalidades. Distinguindo duas etapas: Formao Geral e a de Orientao ou Formao Especfica. Etapas de formao geral No se torna importante, nesta etapa, a existncia de uma periodizao de treino. Esta etapa caracterizada mais pelo contedo do treino com objetivos de desenvolver os pressupostos biolgicos e tcnicos que serviro de suporte s etapas seguintes. As competies sero reduzidas e separadas no tempo e tm mais como objetivo, observar o comportamento do atleta e avaliar a sua preparao (tcnica e rendimento). Etapas de formao especfica Pelo aumento da participao em competies e pela progresso da carga, torna-se necessrio introduzir nesta etapa uma periodizao adaptada s circunstncias. A proposta de TSCHIINE, divide a temporada em vrios ciclos de atividades, de acordo com as interrupes para as frias escolares. As competies so distribudas ao longo da temporada e tm como objetivo avaliar o trabalho desenvolvido. J MATVEIEV, prope o sistema de periodizao simples ou dupla pelo carter da carga, adapta-se perfeitamente ao treino dos jovens. Um cuidado a ter encontrar a proporo ideal entre o treino geral e o especfico, prprios para cada fase do treino e para cada faixa etria.

Anda mungkin juga menyukai