Anda di halaman 1dari 2

A INFORMTICA NA EDUCAO Em meados da dcada de 50, surgiram as primeiras experincias de uso do computador na educao.

Valente (1999) afirma que, a implantao da informtica na educao no Brasil, embora tenha sofrido influncias de outros pases com a Frana e os Estados Unidos, apresenta uma abordagem enftica em torno da mudana na escola. Para ele, as polticas de implantao da Informtica na escola pblica tm sido norteadas na direo da mudana pedaggica. (Valente, ano, p.) Embora tenha havido desde o incio essa preocupao com a mudana na escola com o uso da informtica, ele afirma que no so observados resultados concretos nesse sentido:
No se encontram prticas realmente transformadoras e suficientemente enraizadas para que se possa dizer que houve transformao efetiva do processo educacional, como, por exemplo, uma transformao que enfatize a criao de ambientes de aprendizagem, no qual o aluno constri o seu conhecimento e tem o controle do processo dessa construo. Ainda o professor quem controla o ensino e transmite a informao ao aluno. (VALENTE, ano,p. )

A Informtica na Educao, em muitas unidades escolares est restrita ao uso do computador para ensinar informtica, traduzindo-se no que Valente chama de alfabetizao em Informtica.
Nesse caso, o aluno usa a mquina para adquirir conceitos computacionais, como princpios de funcionamento do computador, noes de programao e implicaes do computador na sociedade. Essa abordagem ... tem sido a soluo que muitas escolas, no Brasil, tm encontrado para inserir o computador no processo ensino-aprendizagem. (VALENTE, ano, p.)

Como afirma Papert (1985, p. ),


Os ambientes intelectuais oferecidos s crianas pelas sociedades atuais so pobres em recursos que as estimulem a pensar sobre o

pensar, aprender a falar sobre isto e testar suas idias atravs da exteriorizao das mesmas. O acesso aos computadores pode mudar completamente esta situao.

E ainda acrescenta:
At o mais simples trabalho com a tartaruga pode abrir novas oportunidades para tornar mais acurado nosso ato de pensar sobre o pensar: programar a tartaruga comea com a reflexo sobre como ns fazemos o que gostaramos que ela fizesse; assim, ensin-la a agir ou pensar pode levar-nos a refletir sobre nossas prprias aes ou pensamentos". (PAPERT, 1985, p.45)

Valente e Almeida (1996) afirmam que entre as dcadas de 1983 e 1987 ocorreu grande nmero de experincias, produo de material e conferncias com o Logo, e assinalam que se hoje em dia h um desencanto pelo software porque a apropriao do Logo pelos professores no foi muito cuidadosa. Embora, a tecnologia seja um elemento da cultura bastante expressivo, ela precisa ser devidamente compreendida em termos das implicaes do seu uso no processo de ensino e aprendizagem. Esta compreenso que permite ao professor integr-la prtica pedaggica (PRADO, 2001). Segundo Moran (2001),
A questo fundamental no a tecnolgica. As tecnologias podem nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar aprender a gerenciar um conjunto de informaes e torn-las algo significativo para cada um de ns, isto , o conhecimento. Hoje ns temos inmeras informaes e um conhecimento bem menor, porque estas nos escapam, esto soltas, no sabemos reorganiz-las. O conhecimento isso.

Anda mungkin juga menyukai