Anda di halaman 1dari 6

Como elaborar um Mapa de Riscos

O mapa de riscos uma representao dos problemas potenciais sade que existem no ambiente de trabalho. Essa tcnica de apresentao dos riscos foi desenvolvida h cerca de 30 anos pelos trabalhadores italianos. Para elaborar um mapa, os trabalhadores devem seguir alguns procedimentos, como, por exemplo, fazer um reconhecimento de todos os ambientes de trabalho do estabelecimento; saber o que feito, como e quanto feito em cada local de trabalho. Depois, devem fazer uma representao, como a planta de uma casa, dos diversos locais de trabalho. Alm disso, os trabalhadores devem listar todos os materiais, equipamentos, ferramentas e utenslios utilizados na execuo das tarefas realizadas em cada local representado em planta e relacionar todos os riscos existentes. Para a representao grfica dos riscos existentes nos locais de trabalho, so utilizados crculos de diferentes tamanhos e cores. O seu objetivo informar e conscientizar os trabalhadores pela fcil visualizao desses riscos. um instrumento que pode ajudar a diminuir a ocorrncia de acidentes do trabalho. Objetivo que interessa a companhia e seus funcionrios, uma vez que estabelece o diagnstico da situao de segurana e sade no trabalho na empresa. Objetiva, ainda, possibilitar, durante sua elaborao, a troca e a divulgao de informaes entre os trabalhadores, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno. Como resultados finais, deve-se esperar dos Mapas de Riscos: 1. Informar sobre as reas sujeitas e riscos de acidentes na empresa; 2. Conscientizar os empregadores e empregados sobre a necessidade de se diminurem os graus de riscos, ou elimina-los em determinadas reas da empresa; 3. Alertar para necessidade da adoo de medidas de proteo nas reas onde os riscos no podem ser eliminados; 4. Induzir o estabelecimento de metas e prioridades para a preveno de acidentes; 5. Reduzir os riscos e doenas nos locais de trabalho.

O mapa de riscos deve ser feito obrigatoriamente nas empresas que possuem CIPAS, segundo a portaria n 05 de 17 de agosto de 1992, do Departamento Nacional de Segurana e Sade do Trabalhador, da Secretaria Nacional do Trabalho e da Administrao. A ntegra dessa portaria foi publicada no Dirio Oficial da Unio de 20 de agosto do mesmo ano. O mapa de risco feito pela Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA, aps ouvir os trabalhadores de todos os setores e com a colaborao do Servio Especializado em Segurana e Medicina do Trabalho SESMT. Vejamos como a CIPA pode construir esse mapa importante ter uma planta do local, mas, se no houver condies de se conseguir, isto no dever ser um obstculo: faz-se um desenho simplificado, um esquema ou croqui do local. A CIPA deve se familiarizar com a tabela a seguir, que classifica os riscos de acidente do trabalho. Nessa tabela que faz parte dos anexos da Portaria Ministerial h cinco tipos de riscos que correspondero a cinco cores diferentes no mapa. Aps o estudo dos tipos de risco, identificam-se as diversas reas de acordo com suas

atividades. Geralmente isso corresponde as diferenas de sees da empresa. Essa diviso facilitar a identificao dos riscos de acidentes do trabalho. Em seguida o grupo dever percorrer as reas a serem mapeadas, com lpis e papel na mo, ouvindo as pessoas acerca de situaes de riscos de acidentes do trabalho. Sobre esse assunto, importante perguntar aos demais trabalhadores o que incomoda e quanto incomoda, pois isso ser importante marcar, para fazer o mapa. Tambm preciso marcar os locais dos riscos informados em cada rea. Nesse momento, no se deve ter a preocupao de classificar os riscos. O importante anotar o que existe e marcar o lugar certo. O grau e o tipo de risco sero identificados depois. A Legislao em sua ltima redao, estabelece as seguintes etapas para a sua elaborao: a) Conhecer o processo de trabalho no local analisado:

os trabalhadores: nmero, sexo, idade, treinamento, profissionais e de segurana e sade, jornada; os instrumentos e materiais de trabalho; as atividades exercidas; o ambiente.

A fim de facilitar a elaborao do mapa, os riscos ocupacionais so distribudos em grupos de fatores de risco:

b) Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia:


medidas de proteo coletiva; medidas de organizao do trabalho; medidas de proteo individual; medidas de higiene e conforto: banheiro, lavatrios, vestirios, armrios, bebedouro, refeitrio, rea de lazer.

c) Identificar os indicadores de sade:


queixas mais freqentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos;acidentes de trabalhos ocorridos; doenas profissionais diagnosticadas; causas mais frequentes de ausncia de trabalho.

d) Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local.

Com as informaes anotadas, a CIPA deve fazer uma reunio para examinar cada risco identificado na visita rea ou setor. Nesta fase, faz-se a classificao dos perigos existentes conforme o tipo de agente (tabela anterior). Tambm se determina o grau (tamanho): pequeno, mdio ou grande. Depois disso que se comea a colocar os crculos na planta ou croqui para representar os riscos. Os riscos so caracterizados graficamente por cores e crculos. O tamanho do crculo representa o grau de risco. Os crculos podem ser desenhados ou colados. O importante que os tamanhos e as cores correspondam aos graus e tipos. Cada crculo deve ser colocado naquela parte do mapa que corresponde ao lugar onde existe o problema. Caso existam, num mesmo ponto de uma seo diversos riscos de um s tipo por exemplo, riscos fsicos: rudo, vibrao e calor no preciso colocar um crculo para cada um desses agentes. Basta um crculo apenas neste exemplo, com a cor verde dos riscos fsicos, desde que os riscos tenham o mesmo grau de nocividade. Uma outra situao a existncia de riscos de tipos diferentes num mesmo ponto.Neste caso, divide-se o crculo conforme a quantidade de riscos 2, 3, 4 e at 5 partes iguais, cada parte com sua respectiva cor, conforme a figura abaixo (este procedimento chamado de critrio de incidncia):

Quando um risco afeta a seo inteira exemplo: rudo uma forma de representar isso no mapa coloc-lo no meio do setor e acrescentar setas nas bordas, indicando que aquele problema se espalha pela rea toda. Veja como fica.

Pela Legislao, deve-se elaborar o Mapa de Riscos, sobre o layout da empresa, indicando atravs de crculos:

O grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada; O nmero de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do crculo; A especificao do agente (por exemplo: qumico slica, hexano, cido clordrico ou ergonmico repetitividade, ritmo excessivo), que deve ser anotada tambm dentro do crculo. A intensidade, de acordo com a percepo dos trabalhadores, que deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferente de crculo.

Aps discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Risco, completo ou setorial dever ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visvel e de fcil acesso para os trabalhadores.

Caso se constate a necessidade de medidas corretivas nos locais de trabalho, o gerente da unidade definir a data e o prazo para providenciar as alteraes propostas, atravs de negociao com os membros da CIPA e do SESMT. Tais datas devero ficar registradas no livro de atas da CIPA. O Mapa de Riscos deve ficar em local visvel para alertar as pessoas que ali trabalham, sobre os riscos de acidentes em cada ponto marcado com os crculos. O objetivo final do Mapa conscientizar sobre os riscos e contribuir para elimin-los, reduzi-los ou control-los. Graficamente, isso significa a eliminao ou diminuio do tamanho/quantidade dos crculos. Tambm podem ser acrescentados novos crculos, por exemplo quando se comea um novo processo se constri uma nova seo na empresa ou se descobre perigos que no foram encontrados quando se fez o primeiro Mapa. O Mapa, portanto dinmico. Os crculos mudam de tamanho, desaparecem ou surgem. Ele deve ser revisado quando houver modificaes importantes que alterem a representao grfica (crculos) ou no mnimo de ano em ano, a cada nova gesto da CIPA.

Anda mungkin juga menyukai