Anda di halaman 1dari 14

O Campo da Pesquisa Qualitativa e o Mtodo de Explicitao do Discurso Subjacente (MEDS)

The Field of Qualitative Research and the Underlying Discourse Unveiling Method (UDUM)
Ana Maria Nicolaci-da-Costa*
Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Resumo Desde o final do sculo XX, uma revoluo qualitativa vem ocorrendo nas cincias sociais e humanas. Impelidos pela necessidade de explorar a fundo novos fenmenos humanos e sociais, inmeros pesquisadores abandonaram o positivismo e abraaram metodologias qualitativas. O campo da pesquisa qualitativa passou a abranger uma variedade to grande de mtodos que a discusso das especificidades de qualquer um deles requer a identificao dos pontos em que o mtodo em questo se aproxima ou se distancia dos outros mtodos que compem o campo. Neste trabalho, tal procedimento usado para a discusso das especificidades do Mtodo de Explicitao do Discurso Subjacente (MEDS). Palavras-chave: Mtodos qualitativos; revoluo qualitativa; MEDS; entrevistas; anlise de discurso. Abstract Since the end of the 20th century, a qualitative revolution has been going on in the social and human sciences. Prompted by the need to attain deeper knowledge of new human and social phenomena, several researchers abandoned positivism and embraced qualitative methodologies. The field of qualitative research has become so vast that a discussion of the specificities of any particular method requires the identification of the similarities and differences that exist between such method and the various other methods in the field. In the present paper, this procedure is used for the discussion of the specificities of the Underlying Discourse Unveiling Method (UDUM). Keywords: Qualitative methods; qualitative revolution; UDUM; interviews; discourse analysis.
Disponvel em www.scielo.br/prc

A Revoluo Qualitativa Sabemos que o mundo mudou com o fim da Era moderna e a expanso das tecnologias digitais. Talvez em parte por conta da necessidade de explorar a fundo os diversos aspectos dessa mudana (Jodelet, 2003), o cenrio das pesquisas nas cincias sociais e humanas tambm sofreu uma profunda transformao a partir do final do sculo XX: a chamada revoluo qualitativa (Denzin & Lincoln, 2000c). At ento dominadas pelas metodologias quantitativas, essas cincias presenciaram uma difuso indita e veloz das metodologias qualitativas inclusive em contextos tradicionalmente conhecidos por seu zelo quantitativo, como o norte-americano e o ingls. Alguns indicadores podem ajudar a avaliar a intensidade dessa transformao. A mudana de rumo nas pesquisas sociais e humanas, por exemplo, tornada visvel pelas inmeras publicaes que se dedicam a um empreendimento antes raro principalmente no universo acadmico anglo-saxo: realizar uma reflexo sobre os pressupostos, paradigmas, tcnicas e caractersticas prprios da pesquisa qualitativa (Biasoli-Alves, 1998; Brockmeier & Harr, 2003; Denzin & Lincoln, 2000b; Gomes, 1997; Jodelet, 2003; Lincoln & Guba, 2000; Martins, 2004; Maxwell, 2005; Rubin & Rubin, 2005; Taylor, 2001b; Turato, 2003; etc.). Tal reflexo, que muitas vezes recorre pesquisa quantitativa como referncia contrastiva, tem uma importante conseqncia: o delineamento de um campo autnomo da pesquisa qualitativa (Denzin & Lincoln, 2000b) que torna desnecessrio o contraponto qualitativo-quantitativo para descrever as metodologias qualitativas.

A velocidade da mudana, por seu turno, tem como um importante indicador a rapidez de reedio de inmeras publicaes. Chizotti (2000), por exemplo, teve seis edies publicadas entre 1991 e 2003; Denzin e Lincoln (2000a), trs edies de um manual de cerca de 1000 pginas, entre 1994 e 2005; Maxwell (2005), duas edies, em 1996 e 2005; Rubin e Rubin (2005), duas edies, em 1995 e 2005; Seidman (1998), duas edies, em 1991 e 1998; Wengraf (2004), trs edies em 2001, 2002 e 2004; Wetherell, Taylor e Yates (2001), duas edies, em 2001 e 2002. J a amplitude geogrfica dessa difuso se torna ntida mediante a constatao de que as publicaes sobre mtodos qualitativos tm origem em contextos intelectuais to diversos quanto o norte-americano, o ingls, o francs e o brasileiro, entre muitos outros.
Endereo para correspondncia: Rua Marqus de So Vicente, 225, Gvea, Rio de Janeiro RJ, 22543-900. Fone: (21) 3527-1183 / 3527-1185; Fax: (21) 35271187. E-mail: anicol@psi.puc-rio.br Agradeo o apoio do CNPq e a leitura de uma verso prvia deste artigo feita por Carla Faria Leito e Daniela Romo-Dias.
*

65
Psicologia: Reflexo e Crtica, 20 (1), 65- 73.

So, no entanto, as apresentaes individuais de incontveis mtodos (para no falar de suas ainda mais numerosas aplicaes) que do revoluo qualitativa maior visibilidade e concretude. Denzin e Lincoln, que apresentam uma grande variedade desses mtodos em sua volumosa coletnea, assinalam que nunca houve tantos paradigmas, estratgias de investigao, ou mtodos de anlise dos quais o pesquisador possa lanar mo (2000c, p. 18). Entre todos esses mtodos encontram-se aqueles que fazem uso de entrevistas para a coleta de dados (Gomes, 1997; Kvale, 1996; Maxwell, 2005; Rubin & Rubin, 2005; Seidman, 1998; Taylor, 2001b; Turato, 2003; Weiss, 1994; Wengraf, 2004; etc.). Embora representem apenas um dos vrios tipos possveis de mtodos qualitativos, os mtodos baseados em entrevistas tm um importante aspecto em comum com todos os demais mtodos que pertencem ao campo da pesquisa qualitativa: so adotados por pesquisadores que partilham a firme convico de que a adequao de um mtodo depende dos objetivos da pesquisa. Como os objetivos das pesquisas humanas e sociais so numerosos tambm so numerosos os mtodos.

Inserindo o Mtodo de Explicitao do Discurso Subjacente (MEDS) no Campo da Pesquisa Qualitativa


Em decorrncia dessa profuso de mtodos, a apresentao das caractersticas especficas de um mtodo qualitativo particular, como a do Mtodo de Explicitao do Discurso Subjacente (MEDS) que o objetivo deste trabalho, torna-se uma tarefa pouco trivial. Pouco trivial porque, como qualquer outro mtodo que se insira neste amplo e diversificado campo de possibilidades metodolgicas, sua especificidade s poder ser avaliada em funo dos pontos em que se aproxima ou se distancia dos demais mtodos que formam o campo. Ainda que sejam considerados somente os mtodos qualitativos que, como o MEDS, usam entrevistas para a coleta de dados, esse campo to amplo que se torna impossvel mape-lo a contento. Resta, portanto, a alternativa de contrastar o MEDS com mtodos, estratgias e procedimentos eleitos como representativos

da diversidade de opes metodolgicas que compem o campo como um todo. Isso ser feito a seguir. Para que pudesse ser obtido um espectro de contrastes que fizesse jus diversidade dos mtodos qualitativos que utilizam entrevistas, foram escolhidas propostas e/ ou princpios metodolgicos que no somente revelam ter objetivos bastante divergentes, mas tambm so provenientes de seis reas diferentes das cincias humanas e sociais: Educao (Seidman, 1998), Sociologia (Weiss, 1994), Antropologia e Educao Mdica (Maxwell, 2005), Urbanismo e Administrao Pblica (Rubin & Rubin, 2005), Psicanlise e Psiquiatria (Turato, 2003) e Psicologia Social (Taylor, 2001b). O campo de opes assim delineado servir de referncia e fornecer os contrastes necessrios para a apresentao das caractersticas do MEDS bem como para a identificao de suas especificidades.

As Caractersticas e Especificidades do MEDS


O MEDS o resultado da recente integrao de diferentes procedimentos metodolgicos empregados ao longo de mais de duas dcadas de prtica de pesquisa em psicologia clnica. Embora tenha vrios pontos em comum com outros mtodos qualitativos que fazem uso de entrevistas, apresenta algumas importantes caractersticas singulares em virtude de seus objetivos e de suas origens interdisciplinares.

Caractersticas Gerais
O registro explcito do papel do discurso nas diferentes fases do mtodo. Um dos principais aspectos distintivos do MEDS o registro explcito que faz do papel que a linguagem em contexto ou seja, o discurso nele desempenha (NicolacidaCosta, 1994). Embora todos os mtodos selecionados trabalhem com material discursivo, um registro anlogo encontrado somente em Taylor (2001b). Todos os outros mtodos escolhidos (Maxwell, 2005; Rubin & Rubin, 2005; Seidman, 1998; Turato, 2003; Weiss, 1994) tratam a linguagem apenas como uma ferramenta e no lhe dispensam maior ateno. O registro explcito que o MEDS faz de que trabalha com material discursivo tem vrias conseqncias de ordem prtica tanto para a coleta quanto para a anlise dos dados. Todas sero discutidas em maior detalhe ao longo deste trabalho. Pressupostos. Tanto no MEDS quanto nos princpios metodolgicos apresentados por Taylor (2001b), o papel da linguagem transcende, contudo, essas conseqncias prticas. Em ambos atribui-se lngua em uso, concebida como expresso do todo social, o importante papel de construir a nossa percepo da realidade. Para Taylor (2001b), essa construo parece se restringir realidade externa (ou seja, quilo que podemos perceber do mundo e das pessoas que nos rodeiam). O MEDS, contudo, vai um passo alm e, juntamente com outros autores (Bernstein, 1977; Foucault, 1966), parte do pressuposto de que, ao internalizarmos uma lngua nos contextos em que ela naturalmente usada, internalizamos todo um conjunto de conceitos, regras, valores, etc. que caracterizam uma determinada sociedade ou grupo social em um determinado perodo. Esse processo de internalizao, por seu turno, nos constitui como sujeitos individuais. Seguese que, uma vez que o discurso nos constri e reconstri como sujeitos em conformidade com os valores sociais dos

grupos aos quais pertencemos ao longo da vida (Bernstein, 1977; Foucault, 1966; Nicolaci-da-Costa, 1987), o discurso tambm pode revelar os valores a partir dos quais se do essa construo e reconstruo. Influncias. Os pressupostos acima j revelam algumas das origens interdisciplinares do MEDS, cuja composio tambm bastante singular. Alm da j bvia influncia de teorias de linguagem (Sapir, 1949; Saussure, 1916/1974), da construo social da realidade (Berger & Luckmann, 1967) e da construo social da subjetividade (Bernstein, 1977; Foucault, 1966), o MEDS incorpora alguns pressu66 postos e tcnicas de investigao clnica oriundos da psicanlise (Sauret, 2003). Da lingstica, alm do preceito de trabalhar com uma concepo explcita de linguagem, o MEDS absorveu vrias diretrizes prticas. Uma delas a de coletar discursos em contextos naturais e informais (Labov, 1972). Embora o MEDS partilhe esta diretriz com todos os outros mtodos selecionados, nestes ltimos ela pode ter origens diferentes (como, por exemplo, na etnografia). Outra diretriz que o MEDS absorveu da lingstica j no to freqentemente adotada: a de ter cuidados especiais (ditados pelos objetivos da pesquisa) com as formas de transcrever o discurso coletado (ver seo sobre transcrio). Este tipo de preocupao o MEDS partilha com Taylor (2001b) e Rubin e Rubin (2005). Das teorias da construo social da realidade e da subjetividade (Berger & Luckmann, 1967; Bernstein, 1977; Foucault, 1966), o MEDS incorporou o pressuposto de que a forma de percebermos o mundo bem como os modos de pensarmos, agirmos e sentirmos so socialmente construdos, principalmente por meio da lngua em uso (estando, portanto, sempre referidos a um contexto social especfico). Por ltimo, embora no adotando uma perspectiva psicanaltica, o MEDS sofreu a influncia de algumas contribuies da psicanlise (Sauret, 2003). Nela se inspirando, adotou a tcnica clnica da livre escuta que, por no ser intrusiva, capta aquilo que importante para o outro (tcnicas anlogas, embora nem sempre tendo origem na psicanlise, so adotadas por todos os mtodos escolhidos). Diferentemente da maior parte dos mtodos em questo ( exceo de Turato, 2003), o MEDS tambm incorporou o j mencionado pressuposto de que, se usadas tcnicas adequadas, pode-se alcanar o significado (muitas vezes inconsciente) que subjaz o que dizemos. Inspirado no princpio da associao livre, o MEDS adotou, ainda, o pressuposto de que aquilo que importante para algum a respeito de um determinado tema ou assunto inevitavelmente aparece no seu discurso espontneo sobre o mesmo. Objetivos. O MEDS e todos os mtodos qualitativos selecionados tm um mesmo objetivo genrico: o de ouvir detalhadamente (a profundidade um alvo comum) aquilo que, em contextos naturais e da forma mais livre possvel, os entrevistados tm a dizer. J os objetivos especficos variam muito. A apresentao de todos os mtodos em discusso ilustrada por pesquisas que os adotaram. Para que o leitor deste artigo possa ter contato com a diversidade de questes que abrangem, seguemse alguns exemplos dos temas investigados nas pesquisas

usadas como ilustrao: a educao anti-racista (Seidman, 1998); a adaptao aposentadoria (Weiss, 1994); os grupos de apoio para pacientes com cncer (Maxwell, 2005); as dificuldades enfrentadas pela populao de baixa renda em determinados contextos urbanos (Rubin & Rubin, 2005); o binmio sade-doena (Turato, 2003); a construo da identidade (Taylor, 2001b). exceo das pesquisas apresentadas por Turato (2003), todas as demais tm algo em comum: o objetivo conhecer as opinies, as crenas, as experincias, os sentimentos, etc. conscientemente explicitados pelos entrevistados em seus depoimentos. O MEDS tem um objetivo distinto. De modo a subsidiar a pesquisa em psicologia clnica, foi desenvolvido com o principal intuito de trazer tona transformaes e conflitos psicolgicos que muitas vezes no so verbalizados explicitamente pelos entrevistados porque deles eles prprios no tm conscincia. Suas ainda incompletas verses anteriores, por conseqncia, tm sido freqentemente empregadas para investigar as transformaes e os conflitos de cunho psicolgico resultantes de mudanas sociais geradas por fatores econmicos, polticos, tecnolgicos, etc. (Nicolaci-da-Costa, 1987, 1998).

As Diferentes Fases do MEDS na Execuo de uma Pesquisa


O MEDS tem muito em comum com os mtodos qualitativos selecionados. Guarda, no entanto, importantes diferenas em relao maior parte deles. Uma delas diz respeito ao fato de que o MEDS partilha somente com Seidman (1998) a caracterstica de ter uma seqncia de fases bem delimitada. Cada uma dessas fases, que tm caractersticas singulares nesses dois mtodos, ser discutida a seguir no que diz respeito ao MEDS.

Fase 1: Seleo da Amostra


Recrutamento dos participantes. Muitos acham que o conceito de amostra se aplica exclusivamente s pesquisas quantitativas. Todos os mtodos qualitativos sob investigao, no entanto, transportam este conceito para o campo da pesquisa qualitativa. Este transporte obviamente requer adaptaes (ver tambm a seo sobre generalizao adiante). Dado que envolvem intenso trabalho artesanal (Rubin & Rubin, 2005; Weiss, 1994), as pesquisas qualitativas demandam muita dedicao e tempo (Taylor, 2001b). Tal demanda, por seu turno, resulta no uso generalizado de amostras pequenas, cujo recrutamento, ao invs de randmico, quase sempre intencional (Maxwell, 2005) e objeto de muita reflexo. Na literatura selecionada, os procedimentos apresentados para realizar esse recrutamento so vrios e seguem um de dois princpios bsicos: a heterogeneidade ou a homogeneidade de caractersticas chave dos participantes. Quando adotam o princpio da heterogeneidade, os pesquisadores (Maxwell, 2005; Rubin & Rubin, 2005; Seidman, 1998; Weiss, 1994) afirmam visar a maximizao do alcance da pesquisa na medida em que vrios tipos de pessoas podero com ela se identificar. Um dos melhores exemplos da aplicao desse princpio o da estratgia de variao mxima, que dita que os participantes devem ser propositalmente selecionados por apresentarem caractersticas diferentes naquelas dimenses que so importantes para a pesquisa (Maxwell, 2005; Weiss, 1994). H ainda um outro procedimento que pode gerar amostras

heterogneas, sem que essa heterogeneidade seja controlada pelo pesquisador. Este procedimento o da seleo tipo bola de neve (Seidman, 1998; Turato, 2003; Weiss, 1994), na qual um participante indica outros e assim por diante.
Nicolaci-da-Costa, A. M. (2007). O Campo da Pesquisa Qualitativa e o Mtodo de Explicitao do Discurso Subjacente (MEDS)

67
Psicologia: Reflexo e Crtica, 20 (1), 65- 73.

A preocupao com a homogeneidade da amostra, em contrapartida, se manifesta por meio do recrutamento dos participantes a partir de critrios pr-estabelecidos em funo dos objetivos da pesquisa (Maxwell, 2005; Turato, 2003). Segundo Turato, estes critrios podem almejar simplesmente uma homogeneidade fundamental (como, por exemplo, uma patologia ou uma caracterstica importante em comum) ou uma homogeneidade ampla (como, por exemplo, vrios atributos pessoais idade, sexo, ocupao, classe social, etc. em comum alm da referida patologia ou caracterstica). Embora o MEDS no adote uma nica forma de recrutamento, sempre busca a homogeneidade (fundamental ou ampla) a partir de critrios pr-estabelecidos. Na realidade, freqentemente privilegia um tipo de recrutamento que possibilita o enquadramento dos participantes naquele que denominado perfil de alta definio, uma verso rigorosa da homogeneidade ampla mencionada por Turato (2003). Este perfil pode ser construdo a partir de tantos critrios quantos sejam necessrios para identificar os membros de um grupo social especfico. Esta identificao importante porque, como j dito, um dos principais objetivos do MEDS a investigao dos conflitos e/ ou transformaes internas gerados por situaes novas (como, por exemplo, a incorporao ao cotidiano de novas tecnologias de telecomunicao como os celulares; Nicolaci-da-Costa, 2004) e/ ou situaes crticas (como, por exemplo, a do descasamento; NicolacidaCosta, 1987) que muitas vezes ocorrem com maior incidncia em grupos sociais particulares em uma determinada poca. De modo a oferecer uma ilustrao mais precisa, no caso da pesquisa sobre o uso dos celulares (Nicolaci-da-Costa, 2004), este perfil de alta definio foi obtido a partir dos seguintes critrios: os participantes deveriam ter entre 18 e 25 anos, ser universitrios, solteiros, residentes da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, morar com a famlia e ter celular prprio h mais de dois anos. Decises a respeito do tamanho da amostra. Apesar de todas as diferenas entre os diversos mtodos que vm sendo discutidos, a adequao do emprego de amostras pequenas nas pesquisas qualitativas consensual. Nmeros de participantes so raramente estipulados a priori na medida em que o principal critrio usado para determinar se as entrevistas realizadas so suficientes para a investigao de um determinado assunto o da saturao da informao. Por saturao da informao entende-se o fenmeno que ocorre quando, aps um certo nmero de entrevistas, o entrevistador comea a ouvir, de novos entrevistados, relatos muito semelhantes queles que j ouviu, havendo uma rarefao de informaes novas. Seidman (1998) e Turato (2003) oferecem boas discusses deste momento, conhecido como ponto de saturao (Bertaux, 1981, citado por Seidman 1998). Seidman relata que alguns pesquisadores chegam a tentar identificar quando

isso acontece em suas pesquisas. Douglas (1985, citado por Seidman, 1998), por exemplo, afirma que sua amostra ideal teria 25 participantes. O mesmo fenmeno acontece nas pesquisas realizadas com o MEDS e nossa experincia, que no muito diferente da de Douglas, dita que 20 participantes constituem um bom nmero alvo (sendo que muitas vezes um nmero menor suficiente).

Fase 2: A Construo do Roteiro para as Entrevistas


Antes de dar incio coleta de dados, necessria a construo do instrumento que servir de base a essa coleta. Todos os mtodos sob discusso fazem uso de algum guia ou roteiro de tpicos, mas estes raramente tm sua construo descrita em detalhes. J o MEDS detalhista, pois adota o ponto de vista de que um bom roteiro indispensvel para uma boa pesquisa. Por esse motivo, estipula diretrizes gerais para a construo de roteiros. As principais so: (a) os roteiros do MEDS devem ser estruturados em sua concepo (porm flexveis em sua aplicao, como ser discutido na prxima seo); (b) tendo em vista o registro explcito que o MEDS faz do fato de que trabalha com a lngua em uso, esses roteiros devem se inspirar em conversas naturais (para isso, so usadas as entrevistas-piloto); (c) para evitar que as perguntas sejam lidas (e, conseqentemente, soem artificiais para os entrevistados), os roteiros devem constar apenas de itens a partir dos quais sero geradas as perguntas durante as prprias entrevistas; (d) para que o entrevistador possa conhecer o ponto de vista do entrevistado, os itens devem gerar perguntas abertas que comportem qualquer tipo de resposta (como, por exemplo, O que voc acha de x?, O que y gera em voc?). Perguntas de esclarecimento e/ ou aprofundamento (como por qu?, como?, d para explicar melhor?, etc.) tambm devem ser previstas (mas podem ser introduzidas a qualquer momento em que sejam consideradas necessrias); (e) para preservar a naturalidade de uma conversa informal (que nunca composta somente de perguntas abertas), alguns itens devero gerar perguntas fechadas (cujas respostas so sim ou no, como, por exemplo, Voc gosta de z?), seguidas de perguntas de esclarecimento e/ ou aprofundamento; (f) itens que geram perguntas mais abstratas que solicitam opinies, reflexes, posturas, sentimentos, avaliaes, etc. do entrevistado a respeito de determinados tpicos devem poder ser confrontados com itens que geram informaes objetivas a respeito dos mesmos tpicos. Um bom exemplo do resultado deste confronto o contraste entre a opinio que um jovem recm-casado revela ter sobre a diviso conjugal do trabalho domstico (a de que tudo feito equanimemente por ambos os membros do casal) e as informaes concretas que ele prprio fornece sobre quem faz o qu dentro do casal: quem dirige, quem leva o carro para o conserto, quem cozinha, quem arruma a casa, quem vai ao supermercado, etc. (informaes que podem revelar a existncia de uma diviso de trabalho convencional). O raciocnio por trs deste procedimento o de que o contraste entre informaes concretas e afirmaes abstratas (muitas vezes politicamente corretas) tem o potencial de revelar as contradies existentes nos discursos dos entrevistados. Essas contradies, por sua vez, so importantes vias de acesso ao discurso subjacente (no caso citado, poderiam, por exemplo, revelar que, embora o

68

discurso explcito do entrevistado seja o da igualdade de direitos, o que jaz por trs dele a crena de que a diviso tradicional de papis entre os membros do casal natural). De acordo com essas diretrizes, portanto, a construo de um roteiro tem incio em conversas informais, sem qualquer tipo de estrutura previamente delineado, sobre a temtica a ser investigada. Para garantir que o roteiro seja adequado populao alvo, importante que essas conversas iniciais ocorram com pessoas que apresentem um perfil anlogo quele delineado para os participantes da pesquisa. Um primeiro rascunho de roteiro dever ser elaborado a partir dessas conversas. Esse rascunho, por sua vez, dever ser testado em outras conversas, que, por j terem uma estrutura provisria, so chamadas de entrevistas-piloto. Muito provavelmente, a partir dessas entrevistas, o roteiro sofrer sucessivas modificaes e ser submetido a novos testes. Quando tudo fluir bem (este o melhor critrio), o roteiro estar pronto. Seguem, como exemplo, dois dos blocos temticos nos quais foram agrupados os itens do roteiro utilizado em uma investigao dos impactos psicolgicos dos telefones celulares. O contraste entre os itens que solicitam informaes concretas no primeiro bloco e aqueles que solicitam as opinies dos entrevistados no segundo de fato produziu inmeras contradies, que podem ser inspecionadas em Nicolaci-da-Costa (2004). 1. Uso do celular: se o entrevistado tem o celular sempre por perto (onde?); qual a rotina de uso (investigar se recebe mais chamadas ou se faz mais chamadas); como se sente com a possibilidade de ser encontrado a qualquer hora; quanto tempo deixa o celular ligado por dia (quando deixa desligado; quando deixa na campainha, no vibracall ou no silencioso); se atende a qualquer hora (em caso negativo, quando no atende; quais os critrios que usa para atender ou no); se olha o visor antes de atender (em caso positivo, o que faz aps olhar o visor); se h pessoas que o entrevistado sempre atende (em caso positivo, quem so e por qu sempre atende); se h algum que o entrevistado nunca atende (em caso positivo, quem e por qu); se usa toque diferenciado (em caso positivo, para quem, por qu, quantos, etc.). 2. Privacidade e intimidade: o que privacidade; como fica a privacidade com o uso do celular; o que intimidade; como fica a intimidade com o uso do celular.

Fase 3: As Entrevistas
Aspectos gerais. No MEDS, tal como nos outros mtodos que vm sendo discutidos ao longo deste artigo, cada participante entrevistado individualmente por um nico entrevistador. Em todos os casos, as entrevistas acontecem em horrios negociados entre entrevistadores e entrevistados. Como todas as entrevistas tm como modelo uma conversa informal, elas so sempre conduzidas em lugares com os quais os participantes se acham familiarizados e nos quais se sentem vontade. No caso do MEDS, os entrevistados so, inclusive, solicitados a indicar os locais de sua preferncia (restries sendo colocadas somente aos locais muito ruidosos). Tambm em todos os casos estudados, antes da entrevista, os participantes devem assinar um

termo de livre consentimento do qual constam informaes sobre os objetivos da pesquisa, sobre os eventuais riscos que ela pode representar para aqueles que dela participam e sobre o uso que pode ser feito do material coletado. No que diz respeito ao nmero de entrevistas a serem realizadas com cada participante, h muitas diferenas entre os mtodos sob escrutnio. Alguns sugerem que sejam feitas duas (Weiss, 1994) ou trs entrevistas com cada participante (Seidman, 1998). Na maioria das vezes, no entanto, feita uma nica entrevista com cada um deles. Este o caso do MEDS. A durao das entrevistas tambm varia muito. As mais freqentes so as entrevistas que duram entre uma e duas horas. As do MEDS geralmente no ultrapassam uma hora. Em todos os casos, as entrevistas so gravadas na ntegra (em udio) com o consentimento dos entrevistados. A realizao das entrevistas. Em vrios dos mtodos selecionados, os pesquisadores evitam utilizar roteiros estruturados e padronizados porque acham que estes impedem o aprofundamento desejado, na medida em que supostamente geram perguntas feitas exatamente na ordem prevista sem que haja a possibilidade de qualquer interveno espontnea por parte do entrevistador (Maxwell, 2005; Rubin & Rubin, 2005; Turato, 2003; Weiss, 1994). Assim sendo, esses pesquisadores preferem adotar guias ou roteiros pouco estruturados e no padronizados, nos quais os entrevistadores tm liberdade para introduzir novas perguntas a cada entrevista. Esse procedimento tem, porm, uma sria conseqncia prtica: inviabiliza anlises comparativas, pois diferentes questes podem ser colocadas para diferentes entrevistados. O MEDS, em contrapartida, estipula que o entrevistador dever ter em mos um roteiro estruturado que dever ser aplicado de forma flexvel para respeitar o fluxo de associaes do entrevistado. Isso significa dizer que a ordem dos itens pode ser alterada; que, dependendo dos pronunciamentos dos entrevistados, alguns itens talvez sequer necessitem ser transformados em perguntas porque j foram por eles abordados espontaneamente; e que, apesar de todas essas alteraes, o entrevistador deve estar atento para que nenhum dos itens do roteiro deixe de ser abordado. O MEDS incentiva a introduo espontnea somente de perguntas de aprofundamento ou esclarecimento. Esta aplicao flexvel de um roteiro estruturado tem os seguintes resultados prticos: (a) do ponto de vista do pesquisador, ela gera entrevistas semi-estruturadas comparveis na medida em que, independentemente da ordem em que aparecem, os itens abordados so os mesmos para todos os participantes; (b) do ponto de vista dos participantes, essas entrevistas, se bem conduzidas, tm uma estrutura invisvel porque se assemelham a uma conversa na qual podem se pronunciar sem restries e sem que o fluxo de suas associaes seja interrompido a respeito
Nicolaci-da-Costa, A. M. (2007). O Campo da Pesquisa Qualitativa e o Mtodo de Explicitao do Discurso Subjacente (MEDS).

69
Psicologia: Reflexo e Crtica, 20 (1), 65- 73.

dos tpicos que lhes so apresentados; (c) do ponto de vista do entrevistador, a estrutura do roteiro transmite segurana, enquanto a flexibilidade de sua aplicao, a abertura de seus itens bem como a possibilidade de introduo de perguntas

de esclarecimento lhe do a possibilidade de aprofundar ou investigar melhor aquilo que achar necessrio.

Fase 4: A Transcrio dos Depoimentos


A transcrio das entrevistas tratada de forma genrica por praticamente todos os mtodos escolhidos exceo de Rubin e Rubin (2005) e, principalmente, Taylor (2001b). Estas duas propostas metodolgicas tm em comum com o MEDS preocupaes mais minuciosas como, por exemplo, aquelas com o nvel de detalhamento necessrio para os objetivos da pesquisa (muitos detalhes podem atrapalhar, mas certos detalhes como hesitaes e longas pausas em entrevistas que lidam com conflitos psicolgicos, por exemplo podem ser imprescindveis). Embora as entrevistas geralmente sejam transcritas na ntegra, h quem sugira a transcrio somente dos trechos a serem citados (Weiss, 1994). O MEDS aconselha que o nvel de detalhamento das transcries seja pensado e descrito caso a caso. Apesar de esta no ser uma preocupao explicitada na literatura consultada, o MEDS tambm enfatiza que as falas dos entrevistados no devem ser alteradas ou editadas. Erros gramaticais, palavres, expresses chulas e congneres devem ser transcritos, pois, quando presentes, fazem parte do discurso dos participantes.

Fase 5: A Anlise dos Depoimentos Coletados


Consideraes gerais. Todos os mtodos selecionados para servir de contextualizao ao MEDS e o prprio MEDS tm como objetivo a interpretao dos depoimentos coletados e no a verificao de hipteses. Mesmo assim, essa interpretao pode ser realizada de dois modos diferentes: (a) a partir de categorias que emergem das falas dos entrevistados, o que caracteriza a abordagem mica; e (b) a partir de categorias prvias oriundas das teorias que servem de base pesquisa, o que caracteriza a abordagem tica (Taylor, 2001b; Turato, 2003). Embora algumas dos pesquisadores mencionados recorram abordagem tica (Maxwell, 2005; Rubin & Rubin, 2005; Weiss, 1994), todas as propostas selecionadas e tambm o MEDS privilegiam a abordagem mica. As propostas em discusso, porm, divergem bastante quanto ao incio da anlise do material coletado. Na maior parte delas, a anlise tem incio com a primeira entrevista e continua ao longo do processo de coleta de dados. Somente Seidman (1998) e o MEDS comeam a analisar os depoimentos coletados depois de realizadas todas as entrevistas. Outras diferenas, relativas aos tipos de anlise levados a cabo, agrupam os mtodos sob considerao de outra forma. O tipo de anlise a ser realizado decorre dos pressupostos adotados e das decises tomadas ao longo da pesquisa. Comparaes sistemticas entre as falas dos participantes, portanto, no podem ser feitas pelos mtodos que no usam guias padronizados (a maioria dos que esto em discusso). J o material coletado a partir de amostras heterogneas deve receber tratamento especial porque parte da anlise consiste em delinear os diferentes perfis dos respondentes (Seidman, 1998). Apesar dessas diferenas, as anlises realizadas por todos os mtodos selecionados tm em comum o fato de procurar identificar regularidades, padres e outros aspectos recorrentes nos depoimentos que analisam (tanto que, na

maior parte das vezes, a coleta de dados considerada suficiente quando atinge o j discutido ponto de saturao). A Anlise Propriamente Dita Em praticamente todos os mtodos que vimos discutindo, as entrevistas no recebem tratamento individualizado. Em geral, a anlise do material levada a cabo tendo por base comparaes e outros procedimentos (como, por exemplo, o levantamento da incidncia de um determinado conceito) realizados a partir dos depoimentos coletados pelas entrevistas como um todo. Dado que as entrevistas no podem ser comparadas item por item, so comparados conceitos e temas que nelas aparecem. So tambm combinados eventos separados para formular uma descrio integrada de um determinado fenmeno ou conjunto de fenmenos. Talvez por isso, Denzin e Lincoln (2000b) comparem o trabalho de anlise qualitativa a uma bricolagem ou confeco de uma colcha de retalhos. O MEDS se diferencia muito dos outros mtodos sob escrutnio porque, nele, o trabalho de anlise dos depoimentos coletados tem duas etapas igualmente importantes: (a) a da anlise das respostas dadas pelo grupo como um todo, chamada de anlise inter-participantes; e (b) a anlise detalhada de cada uma das entrevistas individuais, chamada de anlise intra-participantes. Mesmo considerando somente a primeira, ou seja, a anlise inter-participantes, o MEDS j se diferencia dos demais mtodos em discusso. O fato de que, nele, os participantes tm um perfil homogneo e se pronunciam sobre todos os itens do roteiro permite que, diferentemente do que acontece em outros mtodos, suas repostas sejam sistematicamente comparadas em busca de recorrncias. Dessas recorrncias, por sua vez, emergem categorias sempre micas que do visibilidade aos valores do grupo social ao qual os entrevistados pertencem. A anlise inter-participantes tem tambm o importante papel de fornecer ao pesquisador uma viso geral dos resultados obtidos, viso essa que ser aprofundada na anlise das entrevistas individuais. O MEDS o nico dos mtodos em discusso a realizar uma anlise sistemtica das respostas individuais, fazendo comparaes internas aos depoimentos de cada um dos entrevistados. Estas comparaes buscam inconsistncias, contradies, novos conceitos, novos usos de linguagem, etc. no discurso de cada um dos participantes. Como no poderia deixar de ser, a especificidade da anlise intra-participantes do MEDS o resultado direto dos procedimentos por ele estipulados para a construo de roteiros e para a realizao das entrevistas, todos eles discutidos anteriormente. 70 Para fins de maior clareza, retomemos alguns desses procedimentos, comeando pela realizao das entrevistas. Apesar de terem um roteiro estruturado como base, no MEDS, como j mencionado, as entrevistas so caracterizadas pela informalidade, pela descontrao e pela liberdade que o entrevistado tem de associar livremente em resposta s questes que lhe so colocadas. Essa liberdade de expresso fundamental para que emerja o desconhecido (aquilo que o pesquisador no pode prever e deseja conhecer). tambm imprescindvel para que uma das principais caractersticas do roteiro do MEDS o contraste entre respostas abstratas e concretas atinja seu

objetivo de ganhar acesso ao discurso subjacente ao gerar contradies. Como j foi visto, os roteiros do MEDS geralmente incluem itens que geram perguntas abstratas e itens que produzem informaes objetivas sobre os mesmos tpicos. Quando comparadas, as respostas a esses dois tipos de pergunta podem no resultar em nenhuma inconsistncia da parte do entrevistado. Quando da investigao dos impactos psicolgicos decorrentes de processos de transformao social, no entanto, esses contrastes freqentemente geram contradies que, associadas a outras caractersticas discursivas (como o uso de neologismos ou o emprego de termos antigos com novos significados), so as principais vias de acesso aos conflitos e transformaes de cunho interno para a investigao dos quais o MEDS foi desenvolvido. Deles j foi dado um exemplo que vale ser retomado: o do jovem entrevistado que, embora afirmando que h igualdade na diviso conjugal do trabalho domstico, entra em contradio consigo mesmo ao fornecer, como seus, os indicadores comportamentais de uma diviso de trabalho tradicional. Ocorre que, em uma amostra homognea, tudo que seja fruto de construo social tende a ser recorrente. Por esse motivo, qualquer aspecto que seja julgado importante na anlise das respostas dadas por cada um dos participantes (contradies, neologismos, novas construes gramaticais, etc.) deve gerar categorias (obviamente micas) cuja presena nas entrevistas dos demais entrevistados deve ser investigada, o que levar o pesquisador de volta anlise inter-participantes. Para ilustrar esse procedimento, continuemos com o exemplo da contradio existente entre as opinies (vanguardistas) que o j citado jovem entrevistado emite sobre a diviso do trabalho domstico e as tarefas (tradicionais) que ele revela serem desempenhadas por si prprio e sua parceira. Caso essa contradio tenha suas razes em algum processo de transformao social, como aquele que aconteceu no Brasil nas dcadas de 1960 e 70 (Nicolaci-daCosta, 1987), muito provvel que a prpria contradio seja recorrente no discurso dos entrevistados como um todo. O pesquisador deve, portanto, retornar anlise inter-participantes para verificar se isso est acontecendo. As anlises inter e intra-participantes podem se suceder, em um processo iterativo, at que o material coletado seja apreendido em toda a sua complexidade.

Algumas Breves Consideraes sobre Validade e Generalizao


Ao contrrio do que muitos imaginam, a preocupao com a validade e a generalizao dos resultados no exclusividade das pesquisas quantitativas. Tal como acontece no j discutido caso do conceito de amostra, os conceitos de validade e generalizao so transportados do campo da pesquisa quantitativa para o da pesquisa qualitativa e, neste, tm revistas tanto sua definio quanto as bases para sua aplicao. A maioria dos pesquisadores que trabalham com mtodos qualitativos no cr na existncia de uma nica verdade nas cincias humanas e sociais (Taylor, 2001b). Assim sendo, esses pesquisadores vem, como sua, no a tarefa de testar hipteses, estabelecer leis ou fazer previses, mas a de oferecer interpretaes sempre parciais e relativas a determinados

contextos sociais e histricos dos complexos fenmenos humanos e sociais que estudam (Taylor, 2001a, 2001b). Neste novo cenrio, o conceito de validade tem que ser revisto. Diferentes pesquisadores, contudo, o revem de diferentes modos. Na maioria das vezes, validade se torna uma questo de credibilidade. Para alguns, a credibilidade alcanada se, mediante a comparao dos resultados obtidos com o que acontece no mundo externo, dada aos fenmenos sob investigao a chance de provar que o pesquisador est errado (Maxwell, 2005). J outros adotam critrios internos pesquisa para avaliar sua credibilidade. Weiss (1994), por exemplo, equaciona validade a verdade e aponta duas formas principais de lidar com esta ltima: (a) investigar a consistncia interna do que os entrevistados dizem; e (b) confiar na qualidade das entrevistas. Seidman (1998) e Rubin e Rubin (2005) tambm usam a consistncia interna como critrio de validade ou credibilidade. Seidman verifica a consistncia do que os entrevistados dizem nas diferentes entrevistas que realiza com cada um deles. Enquanto isso, Rubin e Rubin fazem perguntas do mesmo teor em diferentes pontos da entrevista e examinam a consistncia das respostas dadas s mesmas. O MEDS, em contrapartida, no se preocupa com a verdade ou com a consistncia interna, mas sim com a sinceridade dos depoimentos que coleta. No concebe as contradies intencionalmente provocadas por seus roteiros como indicativas de que os entrevistados no esto dizendo a verdade. Concebe-as como um importante testemunho da espontaneidade e sinceridade de suas respostas (pois humano no gostar de ser pego em contradio). Dado que trabalha com amostras homogneas que so expostas a um mesmo roteiro, tambm adota a recorrncia das respostas dadas pelos diferentes participantes como critrio de credibilidade (na medida em que altamente improvvel que muitos sejam insinceros do mesmo modo). Uma outra reviso do conceito de validade feita por Turato (2003). Como, na pesquisa qualitativa, os procedimentos de validao e generalizao esto muito prximos, ele considera validado um resultado quando este atende a um critrio que outros autores adotam para avaliar seu potencial de generalizao: o da identificao do leitor com os resultados da pesquisa apresentada.
Nicolaci-da-Costa, A. M. (2007). O Campo da Pesquisa Qualitativa e o Mtodo de Explicitao do Discurso Subjacente (MEDS).

71
Psicologia: Reflexo e Crtica, 20 (1), 65- 73.

De fato, Rubin e Rubin (2005) e Seidman (1998) argumentam que os resultados de uma amostra pequena, mesmo quando intencional e heterognea, podem ser generalizados porque sua profundidade permite que os leitores com eles se identifiquem. Turato (2003) chega a afirmar que o leitor um agente generalizante de conceitos e pressupostos finais. J Maxwell (2005) salienta a importncia de citaes detalhadas e ricas do material coletado com as quais os leitores podem se identificar. Maxwell (2005), Taylor (2001b) e Weiss (1994) apresentam vrios argumentos que fundamentam a generalizao de pequenas amostras intencionais. Entre eles esto o de que, por trs das diferenas pessoais, existe uma estrutura universal que pode ser alcanada pela entrevista em profundidade (Weiss) e o de que recorrncias so indicativas

de conhecimento social partilhado ou de idias e crenas culturalmente difundidas (Taylor, 2001b). O que chama mais ateno nessas discusses que, contrariamente ao que poderia ser esperado, nenhum desses autores duvida que seja possvel generalizar a partir de amostras pequenas e norandmicas. O MEDS tambm adota a posio de que possvel fazer generalizaes a partir de amostras intencionais de pequeno porte. As bases que usa para essas generalizaes so, porm, diferentes e mais exigentes. De acordo com o MEDS, os aspectos recorrentes identificados a partir de amostras homogneas principalmente quando usado um perfil de alta definio podem ser generalizados para os membros da populao mais ampla, unicamente quando estes exibem as mesmas caractersticas que serviram de base para o recrutamento dos participantes da pesquisa. Tambm segundo o MEDS, por conta da j mencionada proximidade dos procedimentos de validao e generalizao, o leitor que se identifica com os resultados da pesquisa simultaneamente d credibilidade aos dados coletados e atesta o poder de generalizao dos resultados. Aspectos Positivos de uma Revoluo Ainda em Curso Basta verificarmos o nmero de ttulos que sero lanados em futuro prximo somente pela editora anglo-sax Sage, (www.sagepub.com), que se especializou em publicaes sobre pesquisa qualitativa, para compreendermos que a revoluo qualitativa continua em pleno curso nas cincias sociais e humanas. As novas propostas metodolgicas a serem divulgadas em futuro prximo vo se somar quelas inmeras j existentes, gerando um campo de opes ainda mais vasto. Entre as metodologias que formam esse campo (das quais foram examinadas apenas algumas) continuaro existindo muitas divergncias (como aquelas que discutimos ao longo deste trabalho), mas muito provavelmente uma coisa continuar inalterada: a firme convico de que os mtodos qualitativos so especialmente adequados para a apreenso da complexidade dos fenmenos humanos e sociais, principalmente em tempos de mudana. Diferentemente do que muitos podem pensar, a progressiva ampliao do campo da pesquisa qualitativa nada tem de negativo. Pelo contrrio, todos tm a ganhar com a fecundao mtua dos mtodos que compem esse campo e com o constante refinamento metodolgico que as tenses entre eles tornam necessrio. So exatamente esse refinamento e essa fecundao que viabilizaro mtodos cada vez mais sensveis que, por sua vez, produziro um conhecimento progressivamente mais aprofundado dos complexos fenmenos sociais e humanos.

Anda mungkin juga menyukai