Anda di halaman 1dari 7

twist a tua energia faz a diferena Regulamento do concurso ano letivo 2011-2012

O twist a tua energia faz a diferena* um projeto da EDP e da Sair da Casca dirigido aos alunos que frequentam o ensino secundrio, com apoio do Ministrio da Educao e Cincia/Direo-Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular, UNESCO, Direo-Geral de Energia e Geologia e Agncia Portuguesa do Ambiente. O projeto est focalizado nos temas da eficincia energtica e das alteraes climticas e envolve todas as escolas do pas que oferecem ensino secundrio. O twist aposta nos alunos como embaixadores da mudana de comportamentos e pretende que sejam eles prprios a implementar medidas de eficincia energtica na sua escola. semelhana da edio anterior, cada escola pode participar com um grupo de twisters: quatro alunos e um professor, que tm como misso desenvolver aes na escola cujo objetivo identificar medidas que permitam tornar a escola mais eficiente, sensibilizando e envolvendo toda a comunidade escolar. Os grupos de twisters sero acompanhados por monitores (finalistas e recm-licenciados de vrias universidades do pas) que apoiaro o desenvolvimento de todas as aes ao longo do ano letivo. Um prmio total no valor de 100.000 destinado implementao de medidas de eficincia energtica nas escolas, ser atribudo s trs escolas vencedoras do concurso. Os twisters vencedores recebero tambm um vale Fnac no valor de 700. Consulte o regulamento, conhea as condies de participao e faa parte de uma equipa nacional empenhada em mudar o mundo! Datas para inscrio: de 26 de setembro de 2011 a 21 de outubro de 2011.
Mais informaes em www.twist.edp.pt

*Medida financiada no mbito do Plano de Promoo da Eficincia no Consumo, aprovado pela Entidade Reguladora dos Servios Energticos

Como concorrer:
1. Cada escola que oferece o ensino secundrio pode concorrer com quatro alunos e um professor (twisters). Aps a criao da equipa, os twisters devem: 1.1 Atribuir um nome ao grupo; 1.2 Atravs da conta do Facebook de um dos elementos da equipa, criar e registar o grupo atravs da ferramenta criar grupo disponvel na sua homepage/pgina inicial do Facebook; 1.3 Enviar os dados da equipa atravs do formulrio disponvel para o efeito no website www.twist.edp.pt ou atravs do cupo RSF distribudo nas escolas. O prazo de inscrio termina a 21 de outubro de 2011.

Aes a desenvolver:
1. Ao longo do ano letivo os twisters devero implementar aes que permitam integrar os temas da eficincia energtica e alteraes climticas nas suas rotinas e preocupaes dirias. Os twisters podero usar da mxima criatividade para o desenvolvimento e implementao de aes nas escolas, coerentes com a temtica e com o concurso, devendo obrigatoriamente garantir o cumprimento das seguintes tarefas: Participar no workshop regional organizado pela EDP e Sair da Casca; Elaborar um diagnstico ao consumo energtico da escola com base no formulrio disponibilizado; Realizar inquritos aos hbitos de consumo energtico junto dos colegas, na fase inicial e final do projeto, com base no formulrio disponibilizado; Elaborar um relatrio final de todas as aes desenvolvidas no mbito do projeto twist a tua energia faz a diferena, cumprindo a estrutura definida. Este relatrio ser avaliado por um jri e que determinar as 3 escolas vencedoras.

As ferramentas:
O website twist a tua energia faz a diferena, bem como a pgina do Facebook do projeto sero as principais ferramentas de trabalho e o principal veculo de comunicao com os twisters. O website assume vrias funes: Fonte de informao para o pblico em geral sobre os temas da eficincia energtica e alteraes climticas, assumindo assim uma vertente pedaggica; Espao de partilha das aes desenvolvidas no mbito do projeto; Forma de acesso s restantes ferramentas, nomeadamente a rede social do Facebook. Ao registar o grupo na pgina do Facebook do projeto (www.facebook.com/twist.edp.pt), os twisters tero acesso a ferramentas de trabalho e templates que apoiaro o desenvolvimento e implementao das aes previstas.

Regulamento Geral
1. Nome do concurso twist a tua energia faz a diferena. 2. Tema Eficincia Energtica e Alteraes Climticas. 3. Destinatrios Alunos do Ensino Secundrio (cada escola pode concorrer com quatro alunos e um professor). 4. Objetivo Desenvolvimento e implementao de aes nas escolas cujos objetivos sejam a disseminao da informao, a mudana de comportamentos entre a comunidade escolar e a melhoria do nvel de eficincia energtica na escola.

Aes obrigatrias: Participar no workshop regional organizado pela EDP e Sair da Casca; Elaborar um diagnstico ao consumo energtico da escola com base no formulrio disponibilizado; Realizar inquritos aos hbitos de consumo energtico junto dos colegas, na fase inicial e final do projeto, com base no formulrio disponibilizado; Elaborar um relatrio final de todas as aes desenvolvidas no mbito do projeto twist a tua energia faz a diferena, cumprindo a estrutura definida. Este relatrio ser avaliado por um jri e que determinar as 3 escolas vencedoras.

O relatrio final, a apresentar por cada escola, dever respeitar a estrutura definida, descrevendo a totalidade das iniciativas desenvolvidas no mbito do projeto, incluindo as mecnicas utilizadas, o universo atingido e os resultados alcanados. Os relatrios devem obrigatoriamente respeitar as regras seguintes: Formato: Word, A4 Tipo e tamanho de letra: Arial, 11 Espaamento entre linhas: 1,5 Estrutura: 1. Identificao: Nome, morada e contactos da escola. Nome do grupo de trabalho 2. ndice 3. Apresentao da equipa envolvida: i. Nome do grupo, nome dos twisters (e todos os colegas envolvidos, quando aplicvel), num limite mximo de 1 (uma) pgina A4; 4. Enquadramento

i. Breve apresentao da escola (hbitos relacionados com eficincia energtica j em curso) e de outros projetos dentro da mesma temtica em que est envolvida, bem como as aes realizadas para esses projetos. Limite mximo de 4 pginas A4. 5. Objetivos e Principais Desafios. Limite mximo de 4 pginas A4. 6. Mapeamento e descrio das aes realizadas (tipo de ao (obrigatria ou livre) + nome da ao + data da ao + objetivo e mecnica da ao + meios utilizados + universo atingido + resultados conseguidos). Sem limite de pginas. 7. Concluses. Sem limite de pginas. Os twisters tero sua disposio um documento descritivo dos objetivos e prazos para realizao de cada uma das aes obrigatrias.

5. Critrios de avaliao Cumprimento das aes obrigatrias no mbito do projeto twist a tua energia faz a diferena. Cumprimento das regras e prazos definidos para cada ao. Qualidade geral do relatrio final e das atividades desenvolvidas durante o ano letivo (qualidade dos outputs, cumprimento do plano de ao, cumprimento da estrutura definida, utilizao dos templates disponibilizados). Qualidade do Diagnstico Energtico a realizar escola e qualidade das medidas identificadas e implementadas da escola. Originalidade e criatividade das aes desenvolvidas. Capacidade de mobilizar e levar o tema junto da restante comunidade escolar e local.

Caso os projetos enviados no preencham os critrios mnimos de qualidade, o jri reserva-se o direito de no selecionar qualquer vencedor.

6. Jri Os trabalhos apresentados a concurso sero avaliados por um jri constitudo por representantes dos promotores e parceiros do projeto EDP, Sair da Casca, Ministrio da Educao e Cincia/Direo-Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular, UNESCO, Direo-Geral de Energia e Geologia e Agncia Portuguesa do Ambiente.

7. Prmios As trs escolas vencedoras iro receber prmios num valor total de 100.000,00 para a implementao de medidas de eficincia energtica mais adequadas a cada unidade escolar, sendo que: 1. Prmio 45.000,00 2. Prmio 35.000,00 3. Prmio 20.000,00 Os alunos e os professores facilitadores das escolas premiadas (os twisters) sero igualmente premiados, recebendo um vale Fnac no valor de 700.

8. Conferncia Nacional A entrega dos prmios ser realizada numa Conferncia Nacional que ter lugar no incio do segundo semestre de 2012 e contar com a presena de todas as entidades envolvidas no projeto, alunos e professores.

9. Prazo e local de entrega dos relatrios a concurso Os relatrios devero ser entregues at ao dia 30 de abril de 2012, considerando-se para envios por correio a data do carimbo dos CTT. Podero ser remetidos por e-mail ou correio (num CD ou suporte fsico que se julgue necessrio), para os contactos abaixo: E-mail: twist@sairdacasca.com Morada: twist a tua energia faz a diferena EC Campo de Ourique Apartado 24290

1250-996 Lisboa Nota: No sero devolvidos quaisquer suportes como pen drive ou outros.

10. Propriedade A EDP reserva-se o direito de expor ou publicar qualquer um dos trabalhos recebidos, salvaguardando a identificao da escola onde tenham sido realizados. Os trabalhos premiados tornar-se-o propriedade da EDP, caso as escolas no faam a recolha dos mesmos em tempo til. A EDP compromete-se a cuidar dos trabalhos recebidos com o mximo zelo. Contudo, no se responsabiliza por eventuais danos que possam ocorrer. A recolha dos trabalhos da responsabilidade de cada escola e poder efetuar-se nos dez dias teis posteriores entrega de prmios.

11.Utilizao de imagens A EDP detm automaticamente os direitos de utilizao e divulgao de qualquer registo de som, imagem ou vdeo realizado no mbito do projeto twist a tua energia faz a diferena. A utilizao de sons, imagens ou vdeos por qualquer outra pessoa ou entidade requer autorizao escrita para divulgao desses registos, sendo a obteno da mesma da responsabilidade da escola. Os promotores do projeto no se responsabilizam por qualquer exibio de sons, imagens ou vdeos que sejam divulgados por outrem, sem o seu conhecimento ou autorizao, ainda que relacionados com o projeto.

Para esclarecimento de dvidas, consulte o website www.twist.edp.pt ou contacte-nos atravs do e-mail twist@sairdacasca.com ou do telefone 21 315 30 66.

Anda mungkin juga menyukai