Anda di halaman 1dari 51

INSTITUTO BATISTA DE ENSINO RUDIBERTO MEDEIROS

A CENTRALIDADE DA PREGAO DA BBLIA NO CULTO DA IGREJA LOCAL: O Exemplo da Reforma para as Igrejas Evanglicas Brasileiras da Atualidade.

SO JOS 2007

RUDIBERTO MEDEIROS

A CENTRALIDADE DA PREGAO DA BBLIA NO CULTO DA IGREJA LOCAL: O Exemplo da Reforma para as Igrejas Evanglicas Brasileiras da Atualidade.

Trabalho de concluso de curso apresentado ao Instituto Bblico de Ensino como requisito para obteno do ttulo de Bacharel em Teologia sob orientao do Prof. Andrew King. .

SO JOS 2007

RUDIBERTO MEDEIROS

A CENTRALIDADE DA PREGAO DA BBLIA NO CULTO DA IGREJA LOCAL: O Exemplo da Reforma para as Igrejas Evanglicas Brasileiras da Atualidade.

Trabalho de concluso de Curso de Bacharel em Teologia, apresentado ao Instituto Bblico Batista em 04 de dezembro de 2007, banca examinadora para obteno do grau de Bacharel em Teologia.

Aprovado em: /

/ __________________________________________ Prof. Digenes Braga Ramos ___________________________________________ Prof. Odair Blume ___________________________________________ Prof. Rodrigo Brandt

DEDICATRIA

Dedico o presente TCC minha famlia: Ktia B. de Jesus, minha esposa; e aos meus dois filhos amados: Jess Jesus de Medeiros e Jssica Jesus de Medeiros.

AGRADECIMENTOS

Ao Senhor Jesus Rei e Deus da minha vida e famlia; ao Ministrio Palavra Viva; Escola Bblica Palavra Viva; ao meu amigo e Bispo, Pedro Flori Ramos, por me pastorear como um pai; ao meu amigo e professor Andrew King por todo conhecimento compartilhado; e ao Diretor do IBE, pastor Roberto Ramos, por sua dinamicidade e coragem.

SUMRIO

Introduo...............................................................................................................................7 Captulo I 1. A Igreja Neotestamentria 1.1 Jesus e os Apstolos.....................................................................................................13 1.2 Como Viviam os Primeiros Cristos............................................................................15 1.2.1 Como Viviam os Cristos do Segundo Sculo...................................................18 2. A Igreja Medieval 2.1 A Parte Histrica...........................................................................................................21 2.1.1 A Presena de Imagens e Relquias na Igreja Medieval......................................22 2.2 A Eucaristia Como Ponto Central da Celebrao Crist Catlica................................23 2.3 A Celebrao da Santa Missa Catlica......................................................................25 Captulo III 3. O Surgimento da Reforma Protestante 3.1. Primeiras Insurreies ao Catolicismo Romano...........................................................28 3.2 A Renascena Como Cenrio Para a Reforma... .. ...................................................... 29 3.3 A Reforma e a Centralidade da Pregao Bblica nos Cultos Pblicos.........................30 3.4 Somente as Escrituras: Uma das Mximas Reformadas................................................35 3.5 A Reforma Muda a Liturgia Catlico-Romana..............................................................37 Captulo IV 4. A Centralidade da Pregao Bblica e a Igreja Local da Atualidade 4.1 A Pregao Bblica Tem Perdido a Centralidade nos Cultos Evanglicos da Atualidade.......................................................................................................................39 4.2 A Bblia Est no Plpito No Seu Contedo.............................................................. 42 Concluso..................................................................................................................................45 Referncia Bibliogrfica..........................................................................................................51

INTRODUO

Este trabalho tenciona apresentar a importncia da proclamao das verdades de Jesus Cristo contidas exclusivamente na Bblia, nos cultos cristos, da mesma forma como a igreja primitiva o fizera e a Reforma protestante o resgatara, diante da ordenana de Cristo: Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado1 (Mt 28:19-20). A Bblia, como se tem hoje no mundo cristo, a portadora de todas as coisas que vos tenho ordenado. Logo, a nica fonte de autoridade suprema para o mundo cristo protestante, no que diz respeito s ordenanas de Jesus, a Bblia. O culto cristo, portanto, deve dar destaque aos textos bblicos j que:
toda a Escritura Sagrada inspirada por Deus e til para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas aes.2

A igreja primitiva tinha conscincia do que Paulo escreve a Timteo, ou seja, a Escritura Sagrada detentora na sua totalidade daquilo que o homem necessita para tornar-se padro de cristo. Assim, deve assumir a centralidade das reunies crists. Com o passar dos anos a igreja comea a se afastar deste princpio bblico, desfocando a centralidade da Bblia nos cultos pblicos. Vrios elementos passam a ocupar o espao devido Palavra de Deus. A igreja vai tomando rumos cada vez mais distantes de sua origem neotestamentria em que o alvo principal de suas reunies consistia em se ouvir atravs dos apstolos os ensinamentos de Jesus: Quando o encontrou, ele o levou para Antioquia. Eles se reuniram durante um ano com a gente daquela igreja e ensinaram muitas pessoas. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os seguidores de Jesus foram chamados de cristos (Atos 11:26). Aqui, neste trecho das Escrituras, Paulo e Barnab, discpulos de Jesus, esto em Antioquia fazendo o que de fato o alvo real da igreja local: ensinar aos fiis os ditos de Jesus.
Sublinhado meu. 2Timteo 3: 16-17. Portugus. In: Ilmina Gold: Bblia e Enciclopdia em software. Verso Revista e Atualizada. SSB.
2 1

Ao chegar-se na Idade Mdia, a igreja Catlica Romana adotara prticas litrgicas que atriburam eucaristia a centralidade do culto cristo:
No ano de 1520, Lutero lanou uma violenta campanha contra a Missa Catlica Romana. O ponto culminante da Missa sempre foi a Eucaristia, tambm conhecida como Comunho, Ceia do Senhor o sacerdote parte o po e o distribui para as pessoas. Da perspectiva da mente catlica Medieval, oferecer a Eucaristia era Jesus Cristo se sacrificando novamente. Desde Gregrio o Grande (540-604) a igreja catlica ensinava que Jesus Cristo novamente 3 sacrificado atravs da Missa.

A igreja Catlica Romana se encontrava num perodo em que a nfase de seus cultos j no era mais o ensino de Jesus, atravs de sua Palavra expressa na Bblia, mas sim os ritos litrgicos que se tornavam cada vez mais evidentes. Vale salientar tambm que neste perodo o clrigo medieval tornava-se cada vez mais ignorante das coisas do Reino, abrindo portas para todo tipo de crendices e supersties:
As trevas que se amontoavam sobre o cristianismo iam-se tornando cada vez mais espessas proporo que os anos iam passando, e no princpio do sculo stimo a ignorncia do clero e a superstio do povo eram extraordinrias. O decreto de Gregrio o Grande, pelo qual se impedia a continuao dos estudos profanos, produziu este resultado deplorvel, cuja importncia se podia avaliar pelo facto de muitos padres nem sabiam escrever seus nomes. A lngua grega estava quase esquecida; at a Bblia pouco se lia; os bispos que no tinham aptido para compor os seus prprios discursos aproveitaram-se vergonhosamente das homilias dos antigos ancios da igreja para encobrirem a sua falta de erudio.4

A igreja evanglica das ltimas dcadas tem tido postura anloga aos tempos medievais. Distancia-se a passos largos da proposta bblica de prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer no, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina (2Timteo 4:2). Acrescenta mais e mais misticismo vida do povo cristo, afastando-o das verdades bblicas, j que nos cultos pblicos a Bblia faz apenas parte da celebrao, mas no recebe a primazia da centralidade de exposio. O desfoque da Palavra visvel nos dias de hoje, mormente em funo do parco tempo concedido pregao:
O plpito est perdendo sua centralidade. A pregao no est recebendo prioridade nas liturgias modernas. A tendncia ps-moderna no a de tolerar mensagens consistentes. As pessoas querem alimento rpido e leve. Portanto, os plpitos contemporneos se tornaram fast foods espirituais. O povo no

VIOLA, Frank. Cristianismo pago. Disponvel em: http://www.geocities.com/projetoperiferia6/cp1.htm.Acesso em: 15 junho 2007 4 KNIGHT, A. E; ANGLIN, W. Breve Esboo da Histria do Cristianismo. Terespolis: Casa Editora Evanglica, 1947. p. 88.

recebe alimento slido por existir a idia de que o homem ps-moderno no 5 tolera mensagens de trinta a quarenta minuto de exposio bblica consistente.

Tendo-se em mente o que ocorria nos dias da Idade Mdia em termos de Teologia e uso das Sagradas Escrituras, nasceu um movimento cujo alvo era voltar ao nascedouro cristo quanto s suas prticas. Este movimento religioso do sculo XVI levantara bandeiras em defesa dos genunos ensinos de Jesus registrados na Bblia. O movimento recebeu o nome de Reforma. Sua pretenso era de retornar Bblia como fonte primria que nortearia os caminhos cristos e no os dogmas da igreja Catlica Romana. .
Foi sobre o alicerce da centralidade da Bblia que a Reforma foi construda. Um dos pilares da Reforma a Sola Scriptura. A supremacia da Bblia sobre a tradio e os sacramentos (...). A Reforma foi uma volta Palavra de Deus. Os reformadores compreendiam que a Escritura a palavra de Deus.6

Na igreja primitiva, os ensinamentos de Cristo sempre ocuparam o centro da vida crist. E a Reforma promove esta recuperao com muita propriedade. O domnio exercido pela igreja Catlica Romana em tudo o que dizia respeito s Escrituras, colocando-se como a nica intrprete da Bblia combatido veementemente pela Reforma. Uma das preocupaes dos reformadores foi disponibilizar a leitura da Bblia a mais pessoas, traduzindo-a para uma linguagem de mais fcil acesso.
As Escrituras foram traduzidas para uma linguagem comum. Todas as igrejas tinham uma Bblia em ingls e a expunham regularmente para que at mesmo aqueles que no podiam ler, pudessem se beneficiar. O evangelho era proclamado com claridade e simplicidade. E os Salmos eram colocados em canes familiares deforma que as prprias pessoas podiam expressar louvores 7 e graas a Deus.

A Reforma produziu excelentes pregadores que mantiveram uma estrutura harmnica da exposio bblica. Ela fez escola por vrios pases da Europa. A primazia atribuda ao texto bblico caracteriza o modelo de tradio reformada:

LOPES, Hernandes Dias. A importncia da Pregao Expositiva Para O Crescimento Da Igreja. So Paulo: Candeia, 2004. p. 17. 6 Ibdem, p. 45. 7 KLEYN, Rev. Daniel. John Knox sobre Liturgia e Adorao. Disponvel em: http://www.monergismo.com. Acesso em: 16 junho 2007

10

Uma das qualidades mais marcantes da pregao reformada consiste na determinao de fazer do propsito do texto o propsito do sermo. Reformadores e puritanos compreenderam que cada passagem das Escrituras tem propsitos(s) especfico(s). Por isso, fizeram grande esforo para entender o texto, discernir o seu propsito(s), e proclamar fielmente a mensagem bblica, aplicando-a, em consonncia 8 com o propsito divino.

Uma das grandes tnicas da Reforma foi o retorno pregao de fato bblica que desse ao texto o domnio de toda a liturgia:
Uma congregao crist nunca deve reunir-se sem a pregao da Palavra de Deus e a orao, no importa quo exguo seja o tempo da reunio. A pregao 9 e o ensino da Palavra de Deus a parte mais importante do culto divino.

Essa assertiva de Lutero propunha a real funo da igreja reunida em culto. Ela devia girar em torno da Palavra de Deus, que d as diretrizes da reunio. Na verdade, na prtica reformada, a Palavra de Deus que mediante a pregao assume a centralidade do culto pblico.
Os reformadores foram antes de tudo pregadores da Palavra. Foi primordialmente atravs da pregao que a abrangente e profunda reforma religiosa do sculo XVI foi iniciada e levada a efeito. Edificando sobre a obra preliminar de pr-reformadores como Joo Wycliffe (1330-1384), e Joo Huss (1373-1415), lanando mo do trabalho literrio de humanistas cristos, entre os quais Johann Reuchlin (1455-1522) na Alemanha, Joo Colet (1466-1536) na Inglaterra, Erasmo (1469-1536) na Holanda, e Jackes LeFvre (1455-1536) na Frana, os reformadores romperam com o mtodo alegrico medieval de interpretao bblica e com a metodologia de pregao escolstica e mstica da poca, tornando-se grandes expositores de sola Scriptura e tota Scriptura. Como observa Lewis, a redescoberta da Bblia envolvia necessariamente a 10 redescoberta da pregao.

O presente trabalho desenvolver-se- em quatro captulos. O primeiro captulo pretende mostrar a postura da igreja neotestamentria e suas prticas litrgicas que preservavam os ensinamentos apostlicos, os quais tiveram como fonte primria o prprio Cristo: Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente no falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus. Mas Pedro e Joo lhes responderam: Julgai se justo diante de Deus ouvir-vos antes a vs outros do que a Deus; pois ns no podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos (Atos 4:18-20).

ANGLADA, Paulo. Introduo Pregao Reformada: Uma investigao Histrica sobre o Modelo BblicoReformado de Pregao. Par: Knox, 2005, p. 55. 9 VIOLA, Frank. Cristianismo pago. Disponvel em: http://www.geocities.com/projetoperiferia6/cp1.htm.Acesso em: 15 junho 2007 10 ANGLADA, 2005. p. 186.

11

Estas palavras apostlicas denunciavam a ousadia e intrepidez decorrentes da firme convico de que o anncio do que se viu e ouviu da parte de Jesus no poderia ser calado por ningum. O segundo captulo focaliza a igreja da Idade Mdia a qual se distanciara acentuadamente da Igreja primitiva apostlica e dera celebrao pblica outro enfoque principal, isto , introduzira a Eucaristia como o grande momento da santa missa, atribuindolhe um significado mstico.
Por volta de 831, Pascsio Radberto, monge do mosteiro de Corbie, perto de Amiens, homem versado tanto na teologia grega quanto na latina, produziu o primeiro tratado exaustivo a respeito da Ceia do Senhor, chamado De corpore et sanguine Domini. Nessa obra, repetindo Agostinho, ensinava que s os que participam em f comem e bebem o corpo e o sangue de Cristo, e, seguindo os gregos, que a Eucaristia o alimento da imortalidade. Dizia tambm que, por milagre divino, a substncia dos elementos se transforma no prprio corpo e sangue de Cristo. Tratava-se, de fato, da teoria da transubstanciao, embora s mais tarde essa designao viesse a ser 11 empregada, por volta do sculo XI.

O terceiro captulo define-se na medida em que demonstra que a Reforma, nascida nos anos do sculo XVI, promoveu a renascena da prtica litrgica da Igreja primitiva, celebrando seus princpios bblicos. A recuperao dos ensinamentos apostlicos e dos primeiros cristos como caracterstica do comportamento reformado e de tradio reformada ser contemplada neste captulo. A preocupao reformada de respeitar a autoridade e a centralidade da Bblia sobre a vida crist sem ter outro documento que lhe fizesse qualquer concorrncia tambm pauta deste captulo. A Reforma molda-se fortemente por esta tnica da centralidade bblica em todas as suas posies teolgicas.
Os Reformadores rejeitaram e combateram o conceito de que a hierarquia da Igreja era a autoridade mxima em questes religiosas. Eles insistiram que a Bblia era o juiz maior de todas as controvrsias religiosas, interpretando-se a si mesma atravs de suas partes. Ela passou a ser central e crucial no pensamento e na prtica dos seguidores da Reforma, ao contrrio do lugar secundrio que ocupava no catolicismo da Idade Mdia.12

WALKER, W. Histria Da Igreja Crist. 3.ed. Rio de Janeiro e So Paulo: JUERP/ASTE,1981, p. 275. LOPES, Augustus Nicodemus. A Bblia e seus intrpretes: uma breve histria da interpretao. So Paulo: Cultura Crist, 2004. p.159
12

11

12

O grande legado da Reforma foi esta preocupao muito presente em suas bandeiras: um desejo genuno de trazer de volta a prtica dos cristos da igreja do Novo Testamento, os quais prezavam pelos ensinos de Jesus com fidelidade s suas palavras. Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que h de julgar vivos e mortos, pela sua manifestao e pelo seu reino: prega a palavra13, insta, quer seja oportuno, quer no, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina (2Timteo 4:1-2). O mandato apostlico era que se pregasse a Palavra! Assim o entenderam os reformados! Para se achegar de forma mais prxima igreja neotestamentria, os reformadores esmeraram-se em estudar as lnguas originais dos escritos bblicos. Fizeram pesquisas documentais com um olhar crtico a fim de perceber o que havia causado desvio da igreja, quanto observncia dos mandatos apostlicos.
O ideal do ad fontes, o retorno s fontes documentais, do Sola Scriptura, levouos a realizar uma anlise crtica do pensamento teolgico da Igreja antiga e 14 medieval. Lutero, na verdade, era bastante crtico dos escritos dos Pais.

O quarto captulo demonstra que na atualidade a Bblia no ocupa o lugar de destaque nos cultos da igreja local. A bblia at est no plpito, como figurante em uma apresentao. O plpito tornou-se um local de entretenimentos em que o pregador faz gracejos, provoca risadas, sem, contudo, alimentar o povo com a Palavra de Deus. Este captulo juntamente com a concluso encerra o trabalho, provocando uma reflexo aguda a toda a igreja evanglica, que no deve se afastar dos ideais reformados que resgataram a centralidade da Bblia nas reunies crists e que o retorno ao Assim diz o Senhor s trar benefcios igreja como embaixadora de Cristo.

13 14

O sublinhado meu. Ibdem, p.165

13

CAPTULO I

1. A Igreja Neotestamentria

1.1 Jesus e os Apstolos

Jesus apontou para a grande funo da igreja como portadora de suas verdades, quando anunciou em Mateus, captulo 28, versos 19 e 20, aos seus discpulos: Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. todos os dias at consumao do sculo. Note-se que Jesus destacara de forma clara a maneira pela qual sua igreja deveria comportar-se com relao aos seus ensinamentos. A igreja deveria compartilhar a todos e a todas as naes o que lhe fora ensinado. Antes de sua asceno, existe mais uma fala de Jesus quanto ao chamado da igreja:
Ento, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, ser este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: No vos compete conhecer tempos ou pocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at aos 16 confins da terra.
15

E eis que estou convosco

Como homens e mulheres que andaram com Jesus; aprenderam de Jesus; ouviram de Jesus; viram Seus sinais, milagres e maravilhas deveriam anunciar s naes as palavras da vida e da salvao. Esta era a ordenana para a igreja que se plantava no Novo Testamento. Quando se tentara emudecer os discpulos de Jesus perante o Sindrio, estes foram convictos, afirmando: pois ns no podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos (Atos 4:20). Foram testemunhas vivas dos fatos que giravam ao derredor de Jesus. Gozaram da

15 16

Destaque meu. Ilmina Gold, Atos 1:6-8

14

intimidade de Jesus. Souberam do Reino de Deus por intermdio de Jesus e dos seus muitos ensinamentos e prticas. Portanto, os discpulos estavam no exerccio de seu chamado e nada os faria calar. No havia mais como invalidar o mandato de Jesus. Espalhavam-se cada vez mais os ensinamentos do Nazareno, que provocara tanto rebulio no meio das autoridades judaicas. E o nmero de adeptos cristos aumentava significativamente em comunidades que observavam as consideraes de Cristo e dos apstolos. A Bblia relata que em dado momento houve murmurao entre os crentes gregojudaicos com os crentes naturais de Israel e a dissenso resolveu-se com a interveno dos apstolos:
Ento, os doze convocaram a comunidade dos discpulos e disseram: No razovel que ns abandonemos a palavra de Deus para servir s mesas. Mas, irmos, escolhei dentre vs sete homens de boa reputao, cheios do Esprito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste servio; e, quanto a ns, nos 17 consagraremos orao e ao ministrio da palavra.

Vale destacar orao e ao ministrio da palavra proferido pelos apstolos que discerniram que sua competncia ministerial incidia radicalmente em anunciao daquilo que ouviram e viram em Cristo Jesus. Palavra deveriam se dedicar exclusivamente porque tinham conscincia de sua importncia na vida do homem. Certamente tinham aquelas palavras de Cristo em mente:
Portanto, no vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justia, e todas estas coisas 18 vos sero acrescentadas.

Buscar o reino e a sua justia era prioridade na vida dos apstolos, que anunciavam este mesmo preceito aos fiis. Outro momento bblico que aponta para a valorizao do anncio das boas novas de Jesus mesmo em circunstncias adversas tem-se na carta de Pedro: Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pedro 2:9).
17 18

Ilmina Gold, Atos 6: 1-4 Ibdem, Mateus 6: 31-33

15

O apstolo Paulo adverte ao discpulo amado Timteo que usasse a Palavra com esmero: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2Timteo 2:15). A metfora usada por Paulo em se tratando da Palavra como arma que se deve manejar bem, configura apropriadamente a importncia dada Palavra como arma espiritual na vida do crente. digna de destaque outra referncia que Paulo faz Palavra como arma espiritual, que se encontra em Efsios 6:17 Tomai tambm o capacete da salvao e a espada do Esprito, que a palavra de Deus. Era, ento, sabido pelos cristos neotestamentrios que a Palavra de Deus lhes oferecia proteo espiritual e tambm como espada poderia lhes possibilitar o ataque, quando eficazmente manejada.

1.2 Como Viviam os Primeiros Cristos

Urge que se leia Atos dos Apstolos com um olhar focado na instituio da igreja de Cristo que se desenvolvia e que se e revestia de fundamentos absolutamente comprometidos com a viso que lhes fora outorgada por Jesus e proclamada pelos apstolos. E perseveravam na doutrina dos apstolos e na comunho, no partir do po e nas oraes (Atos 2:42). Vale dizer que a reunio da igreja se alicerava em pilares robustos: a) doutrina dos apstolos; b) comunho; c) ceia do Senhor; d) e na orao. Estes pilares sustentavam a comunidade crist apostlica e lhe conferia credibilidade diante do povo: louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos (Atos 2:47).

16

Quando Lucas registrou que perseveravam na doutrina dos apstolos, entendia-se que esta doutrina de fato no era dos apstolos, mas sim de quem eles representavam - Jesus Cristo. Os apstolos estavam de fato realizando o mandato de Cristo:
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no cu e na terra. Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco 19 todos os dias at consumao do sculo.

Outro ponto narrado em Atos merecedor de destaque a disperso de alguns discpulos em funo da perseguio aos cristos, provocando assim, a anunciao das boas novas inicialmente aos judeus bem como a gregos:
Ento, os que foram dispersos por causa da tribulao que sobreveio a Estvo se espalharam at Fencia, Chipre e Antioquia, no anunciando a ningum a palavra, seno somente aos judeus. Alguns deles, porm, que eram de Chipre e de Cirene e que foram at Antioquia, falavam tambm aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. A mo do 20 Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor.

Indubitavelmente, o evangelho do Senhor Jesus promovia converses genunas no meio at dos gregos, amantes da filosofia e do conhecimento. Os apstolos Paulo e Barnab tambm agiram assim, reunindo a assemblia dos santos e proclamando as verdades de Cristo: E partiu Barnab para Tarso procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multido (Atos 11:25-26). A igreja se reunia para aprender de Deus a partir dos ensinamentos dos seus discpulos. A edificao dos santos acontecia na medida em que se dava tempo ao estudo daquilo que Jesus anunciara a respeito do Reino de Deus. Tempo era algo interessante no Novo testamento. Observou-se que Barnab e Saulo permaneceram ensinando em Antioquia por um perodo de um ano. Gastaram tempo com os fiis, inculcando-lhes as verdades de Cristo; solidificando-lhes a f. H um episdio pitoresco em Atos dos Apstolos que provoca reflexes quanto a essa questo de tempo de exposio da Palavra:
No primeiro dia da semana, estando ns reunidos com o fim de partir o po, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e
19 20

Ilmina Gold, Mateus 28: 18-20 Ibdem, Atos 11:19-2.

17

prolongou o discurso at meia-noite. Havia muitas lmpadas no cenculo onde estvamos reunidos. Um jovem, chamado utico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto. Descendo, porm, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraando-o, disse: No vos perturbeis, que a vida nele est. Subindo de novo, partiu o po, e comeu, e 21 ainda lhes falou largamente at ao romper da alva. E, assim, partiu.

Fora um longo tempo de exposio! Paulo desejava aproveitar o mximo de tempo com seus discpulos antes de sua partida. Indubitavelmente, o centro da reunio da igreja era ouvir o que Paulo tinha a lhes dizer da parte de Deus. Era preciso valorizar aquele momento sem se importar com o adiantado das horas. Era preciso absorver o mximo do contedo ministrado. A queda de utico e sua morte e ressurreio milagrosa no encerraram a reunio. O texto assevera que ainda lhes falou largamente at ao romper da alva. No havia escravido ao tempo to peculiar no dias atuais. Escrevendo aos efsios, no captulo 4, dos versos 11 ao 13, Paulo assevera: E ele mesmo concedeu uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeioamento dos santos para o desempenho do seu servio, para a edificao do corpo de Cristo. No rol dos dons concedidos igreja consta o de pastor e mestre, ou seja, Cristo se preocupou em oferecer ao seu povo homens que lhe ensinasse a Palavra com o fim de capacit-lo para o bom desempenho do seu chamado de proclamao do Reino de Deus. A presena do mestre na separao de Saulo (Paulo) e Barnab s misses enfatiza este pensamento: Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnab, Simeo, por sobrenome Nger, Lcio de Cirene, Manam, colao de Herodes, o tetrarca, e Saulo(Atos 13:1). Esto arrolados dentre os nomes Saulo e Barnab, os quais como profetas e mestres foram designados pelo Esprito Santo a ensinar a palavra de Jesus. Note-se como Paulo entendera seu chamado: Se anuncio o evangelho, no tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigao; porque ai de mim se no pregar o evangelho! (1Corntios 9:16). Portanto, Paulo, como bom pastor e mestre, admoesta ao seu amado discpulo Timteo: Procura apresentar-te a Deus aprovado (...) (1Timteo 2:15).

21

Ibdem, Atos 20:7-11

18

Dominar bem a palavra da verdade implicava em profundo conhecimento da mesma a ponto de poder instruir a outros no caminho da verdade e combater os que se levantavam contrariamente s verdades apregoadas. Em mais uma oportunidade, Paulo escreveu: Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (1Timteo 3:16-17). A quem dada autoridade para ensinar, repreender, corrigir e levar o homem perfeio? s Escrituras. Estas produzem no homem o carter de Cristo. Aos corntios, aos efsios e aos colossenses Paulo orienta que se renam como igreja, prezando pela ordem e decncia, evitando bebedices e dissenses, entoando salmos e cnticos espirituais, mais precisamente:
Habite, ricamente, em vs a palavra de Cristo; instru-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cnticos espirituais, com gratido, em vosso corao. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ao, fazei-o em nome do Senhor 22 Jesus, dando por ele graas a Deus Pai.

Desta maneira, Paulo orientava a igreja a nutrir-se da Palavra de Cristo ordeiramente. Ento, visitando-se o Novo Testamento se tem o panorama da igreja apostlica e de suas prticas crists. Fica evidente que o norte era dado, focando-se os ensinamentos de Jesus. As reunies se davam em torno dos princpios de Jesus. A igreja crescia de forma singela e autntica sem adornos ritualsticos que lhe roubassem a simplicidade e profundidade. A igreja comportava-se como embaixadora de Cristo:
Ora, tudo provm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministrio da reconciliao, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, no imputando aos homens as suas transgresses, e nos confiou a palavra da reconciliao. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso 23 intermdio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.

22 23

Ibdem, Colossenses 3:16-17 Ibdem, 2Corntios 5:18-20

19

1.2.1 Como Viviam os Cristos do Segundo Sculo

A Histria da Igreja faz um registro da ao dos cristos do segundo sculo, demonstrando que estes mantiveram as reunies em conformidade com os primeiros cristos: Os ofcios eram celebrados no domingo e, provavelmente, tambm em outros dias. Eram de dois tipos, desde os tempos dos apstolos: reunies para leitura das Escrituras, pregao, hinos e oraes; e uma refeio comunitria noite, associada Ceia do Senhor. (Histria da Igreja Crist, pgina 65). Nota-se que a leitura das Escrituras era prtica litrgica adotada. Pregao aparece como elemento presente nas reunies, ou seja, exposio do que era lido nas Escrituras. No mesmo livro acima citado, mesma pgina, comenta-se que Justino Mrtir ao escrever sua Apologia relata que a refeio comunitria desaparecera e que fora unida reunio de pregao, sendo celebrada a ceia ao final da reunio. Neste ltimo comentrio histrico a reunio se caracterizava como reunio de pregao de acordo com a leitura das Escrituras, infere-se, assim, que a pregao acontecia em torno do que fora lido nas Escrituras. Nos momentos de perseguio igreja pelo imprio romano, h registro tambm da forma pela qual os cristos se reuniam.Um dos sditos do imperador escrevendo-lhe comenta:
Todo o crime, ou erro, dos cristos se resumia nisto tinham por costume reunir-se num certo dia, antes do romper da aurora, e cantar juntos um hino a Cristo, como se fosse um deus, e se ligar por um juramento de no ser culpados de roubo ou adultrio, de nunca desmentir a sua palavra, nem negar qualquer penhor que lhes fosse confiado, quando fossem chamados a restitulo. Depois disto feito, costumavam separar-se, e em seguida reunir-se de novo para uma refeio simples, da qual partilhavam em comum sem a menor 24 desordem (...).

Notvel eco neotestamentrio no carter dos cristos do segundo sculo. A reunio se pautava em manter-se a comunho e a orao. John Stott ao comentar sobre o valor da pregao e da observao da prtica dos cristos dos primeiros sculos, faz a seguinte citao do relato do culto semanal dos cristos que constava da Primeira apologia de Justino Mrtir:
E no dia chamado domingo, todos quantos moram nas cidades ou no interior renem-se juntos num s lugar, e so lidas as memrias dos
24

KNIGHT; ANGLIN, 1947. p. 18.

20

apstolos ou os escritos dos profetas, por tanto tempo quanto possvel; depois, tendo terminado o leitor, o presidente instrui verbalmente, e exorta imitao dessas coisas virtuosas. Em seguida, todos nos colocamos em p e oramos e, conforme dissemos antes, ao terminarem as nossas oraes so trazidos po e vinho e gua, e o presidente, de modo semelhante, oferece oraes e aes de 25 graas, segundo a sua capacidade, e o povo concorda, dizendo amm.

Percebe-se, ento, que a igreja do segundo sculo mantivera as caractersticas principais da igreja apostlica, preocupando-se com as memrias dos apstolos. A Palavra de Cristo ecoava no ouvido dos fiis.

25

STOTT, John. Eu Creio Na Pregao. So Paulo: Vida, 2001. p. 19.

21

CAPTULO II

2. A Igreja Medieval

2.1 A Parte Histrica

necessrio que se faa um resgate histrico do cenrio religioso na Idade Mdia. Precisa-se ouvir o que a Histria relata em termos de vida crist no ventre da igreja medieval. Investigando-se os apontamentos histricos se vai descortinando a prtica do clero catlico medieval. Registram os historiadores A. E. Knight e W. Anglin:
No h dvida que a Europa era, no sculo treze, governada pelos padres, que tinham a seu favor a riqueza e a sabedoria. Os mosteiros tinham-se tornado em palcios onde os abades podiam dar as suas festas suntuosas, e sustentar os seus amores criminosos, protegidos pelo forte brao de Roma. Os bispos eram prncipes que em muitos casos eram donos das terras das quais tinham sido nomeados governadores espirituais. Os frades tinham suas belas moradas nos subrbios de todas as cidades importantes, e passeavam diariamente pelas ruas, com seus hbitos negros, para receberem as saudaes do povo. 26

Permeava na igreja medieval um comportamento distante da doutrina autenticamente crist, apontada pelas Sagradas Escrituras. Todavia, no se deve ficar de todo surpreso, uma vez que o clero era cada vez mais ignorante das coisas de Deus. Reinava um desconhecimento das verdades bblicas. O letramento era raro no meio da igreja medieval. A erudio ficara a quilmetros distantes do cotidiano dos padres catlicos. O analfabetismo bblico abria portas para toda sorte de supersties e misticismo religioso. Engrossava-se o rosrio catlico romano com paganismo e mais paganismo: Quase a nica literatura que circulava entre o povo consistia nas mais extraordinrias lendas dos mrtires e das vidas fictcias dos mrtires e dos santos. Isto era lido com avidez, e em toda parte se encontrava gente bastante ignorante para se acreditar, relatam os historiadores supracitados.

26

KNIGHT; ANGLIN, 1947, p. 154, 155.

22

A igreja mergulhava dia aps dia em guas turvas em termos de clareza bblica. Adotava prticas que a levavam ao abismo religioso cheio de idolatria e erros papais. Os templos tornaram-se suntuosos e conhecidos por suas imagens de santos. Escassa mantinha-se a pregao da cruz.

2.1.1 A Presena de Imagens e Relquias na Igreja Medieval

Com o advento da adorao aos santos, as imagens ganharam fora na liturgia catlica medieval e o povo vai venerando mais e mais as imagens, chegando mesmo a idolatrlas:
A idolatria aumentara de uma maneira assustadora por toda a cristandade, a qual se entregava aos maiores excessos de superstio. Colocavam-se velas acesas defronte das imagens em muitas igrejas; o povo beijava-as e adorava-as de joelhos, e os padres queimavam-lhes incenso, dando fora ao erro popular de que elas faziam milagres. Na verdade, esta mania imperava de tal modo no esprito de todos, que at vestiam as imagens 27 femininas e faziam delas madrinhas de seus filhos.

A partir do relato histrico, evidencia-se a atitude dos fiis apoiados pelo clero medieval em termos de prestar culto s imagens. A presena do incenso criando um ambiente mstico e encantador tornara-se ingrediente presente nas celebraes da igreja medieval. Em tempo no muito depois, o conclio de Nicia ratificava a presena das imagens nas igrejas com honrarias que julgaram lhes serem devidas.Antema seria aquele que no observasse o decreto daquele conclio. Outra introduo na vida do povo medieval em sua prtica religiosa foram as relquias, das quais se fizeram exposies nas igrejas, alegando-se que eram de grande valor. Segundo os historiadores A. E. Knight e W. Anglin, dentre as muitas relquias existiam: uma pena da asa do anjo Gabriel; um bocado da arca de No; a camisa da bendita Virgem; os dentes da Santa Apolnia e outras coisas mais. Portanto, a igreja medieval mantinha um hiato longo quanto vivncia de uma vida piedosa e prxima dos ensinamentos bblicos. As Sagradas Escrituras no exerciam relevncia. No eram ensinadas. No havia desejo em ouvi-las e obedecer-lhes.

27

Ibdem, p. 88.

23

Em funo da ausncia do ensino bblico, um dos sacramentos da Igreja Medieval assumia primazia em suas reunies com os fiis: o sacramento da eucaristia.

2.2 A Eucaristia Como Ponto Central da Celebrao Crist Catlica Romana

A igreja medieval prezava por cerimnias e mais cerimnias, mistificando os encontros dos fiis e centralizando um dos seus sacramentos: a Eucaristia! De acordo com o documento:
I. A Eucaristia - fonte e pice da vida eclesial 1066. A Eucaristia "fonte e pice de toda a vida crist ". "Os demais sacramentos, assim como todos os ministrios eclesisticos e tarefas apostlicas, se ligam sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santssima Eucaristia contm todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o prprio Cristo, nossa Pscoa. 1067. "A comunho de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja ela mesma, a Eucaristia as significa e as realiza. Nela est o clmax tanto da ao pela qual, em Cristo, Deus santifica o mundo, como do culto que no Esprito Santo os homens prestam a Cristo e, por ele, ao Pai.28

Nestes artigos, que fazem parte do Catecismo Catlico Romano do nosso presente sculo, ainda so notrias a visibilidade e centralidade dada Eucaristia, ponto culminante da celebrao crist catlica romana desde os tempos mais remotos. A celebrao eucarstica era o momento de maior reverncia no culto catlico romano. Era a expresso mxima de adorao a Deus na concepo catlica romana. Toda expectativa do fiel estava voltada para este momento. As pessoas assumiam e assumem uma postura de santidade impressionante. H no ambiente um silncio esmagador.

O culto da Eucaristia. Na liturgia da missa, exprimimos nossa f na presena real de Cristo sob as espcies do po e do vinho, entre outras coisas, dobrando os joelhos, ou inclinando-nos profundamente em sinal de adorao do Senhor. A Igreja catlica professou e professa este culto de adorao que devido ao sacramento da Eucaristia no somente durante a Missa, mas tambm fora da celebrao dela, conservando com o mximo cuidarem com solenidade, levando-as em procisso.29

Catecismo da Igreja Catlica. Disponvel em: http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/j/liturgia.html. Acesso em 28 agosto 2007. 29 Catolicismo da igreja Catlica. Disponvel em: http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/j/liturgia.html. Acesso em 28 agosto 2007.

28

24

De certa forma, entende-se este comportamento do fiel, j que eucaristia est associado o carter mstico dos elementos, tidos literalmente como corpo e sangue de Cristo presentes eucaristia. Consoante o Catolicismo Catlico:
O Conclio de Trento resume a f catlica ao declarar Por ter Cristo, nosso Redentor, dito que aquilo que oferecia sob a espcie do po era verdadeiramente seu Corpo, sempre se teve na Igreja esta convico, que O santo Conclio declara novamente: pela consagrao do po e do vinho operase a mudana de toda a substncia do po na substncia do Corpo de Cristo Nosso Senhor e de toda a substncia do vinho na substncia do seu Sangue; esta mudana, a Igreja catlica denominou-a com acerto e exatido 30 transubstanciao.

Portanto, percebia-se que a exposio da Palavra de Deus deixou de ocupar o seu lugar de relevncia, uma vez que a motivao principal do fiel na celebrao volta-se para o momento mgico da eucaristia. O vcuo de conhecimento de Deus mediante suas verdades contidas nas Sagradas Escrituras ficava cada vez maior. O povo perdia seu interesse em ler a Bblia, tendo a igreja Catlica Romana como seu porta-voz e intrprete das coisas do reino de Deus. Satisfeito o fiel em participar parcialmente da eucaristia, j que lhe era vedado o clice, cuja participao era de exclusividade do sacerdote celebrante, ignorava completamente o seu papel de tambm sacerdote. Mas vocs so a raa escolhida, os sacerdotes do Rei, a nao completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocs foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escurido para a sua maravilhosa luz (1Pedro 2:9). A verdade bblica era totalmente manipulada pela igreja Catlica Romana que negava ao povo o conhecimento da Palavra de Deus e a descentralizava de seus cultos. Fez-se um comentrio nos dias atuais da trajetria Catlica Romana quanto ao uso da Bblia em sua prtica crist e reconheceu-se que de fato a Bblia no possua a centralidade que lhe devida e em uma proposta mais recente tenta-se fazer o resgate de sua primazia, embora o prprio autor do texto reconhea uma quase centralidade da Bblia:
Em suma, desde as encclicas Providentissimus Deus (1893) e Divino Afflante Spiritu (1943) a liturgia de Roma tem enfatizado significativamente o uso da Bblia, aps um longo perodo de negligncia. verdade que essa nfase no se verifica em todas as parquias, mas muitos catlicos esto vendo a Bblia com novos olhos, um mundo novo se lhes
30

Ibdem.

25

desponta! Portanto, at se torna menos desconfortvel para os protestantes presenciar um ato de culto em algumas parquias catlicas, pela nfase que dada leitura e ao estudo da Escritura. Tem havido, em alguns crculos um pouco mais isolados, uma espcie de quase centralidade da Escritura na 31 liturgia.

A Eucaristia e outras prticas sacerdotais da idade mdia criavam uma celebrao cheia de incensos e entradas triunfais do cortejo clerical que centravam nestes elementos o pice do culto.

2.3 A Celebrao da Santa Missa Catlica

A forma pela qual a igreja catlica passou a reunir seus fiis denominou-se santa missa. Esta prtica remonta aos primeiros sculos. Segundo o pensamento catlico romano, o prprio Cristo instituiu a santa missa, quando da celebrao da santa ceia com os apstolos. Por conseguinte, nesta celebrao que se realiza o culto a Deus de forma apropriada e autorizada e respaldada pela tradio apostlica. Deve o fiel catlico participar da santa missa para alcanar a graa de Deus.
Caro leitor considera bem estas palavras e quanto te vantajoso assistir santa Missa, em que Nosso Senhor se oferece por ti; faz-se o mediador entre tua culpabilidade e a justia divina, e retm o castigo que merecem, cada dia, os teus pecados. Oh se abrisses bem os olhos a esta verdade, como amarias a santa Missa; como suspirarias pela felicidade de assisti-la. Como a ouvirias devotamente. Como te lastimarias por faltar a uma s! Para poupar um tal prejuzo a tua alma, suportarias, de boa vontade, qualquer dano temporal. Os primeiros cristos nos deixaram disto o exemplo: 32 preferiram perder a vida a deixar de assistir santa Missa.

na observncia da assistncia santa missa que o fiel catlico entra em sintonia com Deus. A missa assumia e assume o centro da prtica crist. A reunio que congregava os fiis transformara-se em rituais que se voltavam para o sacrifcio eucarstico do Cristo. A igreja foi nestes encontros agregando mais e mais elementos para o recebimento da Eucaristia. Era necessria uma postura de reverncia quase que absoluta para o pice da celebrao. O cerimonial compreendia uma disposio de corpo e de alma para achegar-se a Cristo no ato do recebimento da Eucaristia.
31 32

CAMPOS, Heber. Disponvel em: http://www.machenzie.com.br. Acesso em 3 setembro 2007. COCHEM, Pe. Martinho de. Explicao da Missa. Disponvel em: http://www.missaest.hpg.com/missamartinho. Acesso em: 3 setembro 2007.

26

Era mister o cumprimento do ritual a fim de que se estivesse autorizado a participar do sacramento eucarstico. Nos dias atuais, ainda possvel se perceber a importncia deste ritual nas respostas apresentadas pela igreja catlica, quando inquirida sobre a postura do fiel no decorrer da missa. As respostas so:
35) Qual a posio que devemos adotar ao longo da missa? De joelhos: - oraes ao p do altar at o final do Kyrie (nas missas de roxo ou preto at o fim da Coleta) - do final do Sanctus at antes do Pai Nosso - do Agnus Dei, durante toda a comunho, at que o padre venha rezar a antfona da comunho. - na bno final De p: - no Glria - no Evangelho - no Orate Fratres at o fim do Sanctus - no Pai-Nosso at o Agnus Dei - na antfona da comunho at o fim do Ite Missa Est. - no ltimo Evangelho Sentado: - durante a Epstola at que o padre entoe o Evangelho - durante o ofertrio at que o padre entoe o Orate Fratres - permitido, mas no recomendado, sentar-se aps o sacrrio ser fechado, depois da comunho (nunca se sentar durante a distribuio da comunho ou com o sacrrio aberto). Seria uma falta no estar de joelhos: (salvo doena) - na consagrao - a partir do Ecce Agnus Dei, quando o padre mostra a hstia, at que o Sacrrio seja fechado. 33 - na bno final

Nota-se que a missa gira em torno de ritos, cujo fim maior a eucaristia. No processo ritualstico, no h meno especial ao estudo ou pregao das Sagradas Escrituras. No existe uma referncia especfica Bblia como a grande responsvel pela vida crist. No entanto, atribui-se santa missa este papel como um todo. Ela santifica o fiel. Ela conduz o fiel presena de Deus no conjunto dos seus ritos.

33

Ibdem. Acesso em: 3 setembro 2007.

27

CAPTULO III

3. O Surgimento da Reforma Protestante

3.1 Primeiras Insurreies ao Catolicismo Romano

Antes do final do primeiro quartel do sculo quatorze nasce Joo Wyclif. Estudara na universidade de Oxford e pregava aos domingos aos estudantes vidos pelo Evangelho, em uma linguagem simples e popular. Era um erudito e profundo conhecedor das Escrituras. E em funo disto comeara a questionar e atacar o domnio papal. Identificava o papa como o anticristo. A suntuosidade do clero fora tambm alvo de suas crticas. Por ter amigos influentes conseguira certa proteo ainda que intimidado a calar-se por fora papal. A Wyclif se deve a traduo da bblia vulgata para o ingls. Conforme a histria registra grande foi sua circulao. A doutrina da transubstanciao34, pilar da catolicidade medieval, fora atacada por Wyclif:
Ento em 1379, atacou essa doutrina. Sua idia da presena de Cristo parece haver sido, na essncia, aquela depois conhecida como consubstanciao. No foram suas afirmaes positivas mas seus ataques,que provocaram ressentimentos. Tudo porque se opor transubstanciao era tocar 35 numa das crenas mais caras e populares da Idade Mdia.

. Sua produo literria repercutiu em Joo Huss, nascido em 1373, que se tornara adepto das idias de Wyclif, exceto quanto doutrina da transubstanciao. Alegava, porm, que esta s se dava aos predestinados e fizera, como seu mestre, oposio a atitudes papais como a venda de indulgncias, alegando que estas no tinham poder de remisso de pecados. As idias de Joo Huss, que eram uma extenso de Wyclif, levaram-no a ser condenado e queimado.

34

No quarto conclio laterano no ano de 1215 foi afirmado canonicamente que, depois de o padre pronunciar as palavras de consagrao, os elementos sacramentais do po e do vinho so convertidos na substncia do corpo e sangue de Cristo, caracterizando assim a doutrina conhecida como transubstanciao. 35 WALKER, 1981, p. 376.

28

3.2 A Renascena Como Cenrio para a Reforma

A Reforma protestante surge em um momento em que a sociedade europia passa por vrios episdios de ordem poltica, econmica, social, cultural e religiosa, que desembocam em uma revoluo do conhecimento humano, at ento dominado pela igreja Catlica Romana. A sociedade grita por reformas em todos os seus segmentos, sufocada que aquela se encontrava pelo monoplio da igreja medieval. A Renascena despontava na Europa com toda a pujana de quem parecia estar redescobrindo o saber do homem sem a tutela da Igreja medieval que concentrava em si todo conhecimento secular e espiritual. As maiores bibliotecas estavam nos mosteiros catlicos e a intelectualidade da poca era formada pelos padres e bispos catlicos romanos. Os eruditos eram, sobretudo, os que haviam aprendido com a igreja as lnguas de prestgio cultural: latim e grego. Este atrelamento do pensamento intelectual se esgotava no prenncio do trmino do fim da Idade Mdia e o homem desejoso de alcanar sua carta de alforria, inicia o ad fontes, ou seja, o manifesto desejo de voltar a uma poca tida como urea para a humanidade como um todo nos aspetos do conhecimento de forma geral. Buscava-se a era greco-romana em que o pensamento filosfico permeava toda criao artstica e toda produo cultural. O anseio de liberdade de pensamento poltico, filosfico e cultural leva a sociedade ao perodo eleito pelos eruditos como o perodo Clssico da humanidade em que se deu o verdadeiro conhecimento em todas as reas do saber. A antiga Grcia aliada antiga Roma passara a causar uma espcie de frenesi na intelectualidade do final da Idade Mdia. O que belo e perfeito definiu-se a partir do olhar da era clssica greco-romana. Elegeu-se a era clssica como o expoente maior da sabedoria humana. Este cenrio propicia o aparecimento da Reforma Protestante que tambm quer a volta prtica dos cultos conforme fora, no no classicismo greco-romano, mas sim na antiguidade crist em que os crentes reuniam-se para ouvir a Palavra de Deus, para alimentaremse Dela e observarem seus preceitos.

29

A Reforma pleiteia a centralidade da Palavra nas reunies crists, atribuindo-lhe toda autoridade e primazia, j que a igreja Catlica Romana afastara-se dos ideais da igreja apostlica, considerando a Palavra de Deus como parte de sua liturgia, embora no lhe concedesse o lugar de destaque. Toda a efervescncia da Renascena criara um cenrio altamente propcio Reforma protestante que almejava destronar a autoridade da igreja Catlica Romana e suas prticas hereges. E, necessariamente, urgia o grande resgate das verdades de Jesus, indo-se s fontes bblicas beber diretamente dos originais gregos e hebraicos sem a tutoria do papado. O redescobrimento da Bblia fez o diferencial na Reforma, uma vez que esta lhe devolveu o lugar de centralidade, usurpado pelos discursos dos sacerdotes, destitudos de autoridade e compromisso com as verdades declaradas por Jesus em sua Palavra: Bem-aventurados os irrepreensveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam as suas prescries e o buscam de todo o corao; no praticam iniqidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos. Ento, no terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos. Render-te-ei graas com integridade de corao, quando tiver aprendido os teus retos juzos. Cumprirei os teus decretos; no me desampares jamais.36

3.3 A Reforma e a Centralidade da Pregao Bblica nos Cultos Pblicos

O grande foco reformado fora expor a Bblia em suas reunies pblicas. Assim nos deparamos com os grandes reformadores em suas militncias junto s autoridades e ao povo. O maior desejo era que se desse ouvidos Palavra de Deus. Era mister que se voltasse Bblia que a Palavra de revelao de Jesus, o Cristo. As pessoas deveriam ouvir Deus falando atravs de

36

Ilmina Gold, Salmos 119:1-8

30

sua palavra e isto tinha que ser pregado sem intermedirios que negassem a Palavra como fora escrita pelos autores bblicos. desta maneira que encontramos o reformador Lutero:
No domingo da Pscoa, a igreja dos agostinhos de Erfurt estava cheia de grande multido. Esse frade (Lutero), que outrora abria as portas e varria a igreja, subiu ao plpito e tendo aberto a Bblia, leu: Paz seja convosco; e dito isto (Jesus) mostrou-lhe as mos e o lado. S. Joo 20:19, 20. Todos os filsofos, disse ele, doutores, os escritores, aplicaram-se a ensinar como o homem pode ter a vida eterna, e no o conseguiram. Quero agora vo-lo dizer. Em todos os sculos a grande questo: por isso os outros ouvintes de Lutero redobraram de ateno. (...) Mas quero dizer-vos agora qual a obra verdadeira. Deus ressuscitou um homem o Senhor Jesus Cristo para que esmague a morte, 37 destrua o pecado, e feche as portas do inferno. Eis a obra da salvao (...).

Aqui, tem-se Lutero bem no incio de suas ministraes bblicas que aos poucos vo se avolumando e ganhando as atenes do povo e das autoridades civis e eclesisticas. Os reformadores tiveram, na exposio dos textos bblicos, a grande ferramenta para devolver ao povo o entendimento das coisas do reino de Deus na pessoa de Jesus:
Quanto a suas pregaes de domingo, Zwuingle, depois de ter exposto segundo S. Mateus a vida do Senhor, mostrou explicando os Atos dos Apstolos, como a doutrina de Cristo se tinha espalhado. Depois fez a exposio das regras da vida crist pelas Epstolas a Timteo; serviu-se da Epstola aos Glatas para combater os erros de doutrina, e juntou-lhe as duas Epstolas de S. Pedro, para mostrar aos inimigos de S. Paulo que o mesmo esprito animava esses dois apstolos; terminou pela Epstola aos Hebreus, a fim de expor, em toda a extenso, os benefcios que dimanam do dom de Jesus Cristo, o grande sumo-sacerdote dos cristos.38

O reformador Zwuingle expunha a Bblia com grande fervor e propriedade como conhecedor dos textos sagrados. Nos momentos cruciais do estabelecimento da Reforma, os sermes de Zwuingle foram decisivos e encorajadores aos que tinham seus olhos abertos para o verdadeiro Evangelho:
Assim Zwingle pregava com coragem, com efuso. A vasta catedral no podia conter a multido dos ouvintes. Todos louvavam a Deus ao ver que uma vida nova comeava a reanimar o corpo extinto da igreja. Suos de todos os cantes, vindos a Zurique, seja para a dieta, seja por outros motivos, tocados por esta nova pregao, levavam as preciosas sementes a 39 todos os vales helvticos.

D AUBGNE, J.H. Traduo de CARVALHO, J. Histria da Reforma do XVI sculo. So Paulo: Presbiteriana, v. 2. p. 219, 220. 38 Ibdem, p. 355 39 Ibdem, p. 348

37

31

Esta nova pregao a que se refere a citao aponta para a exposio dos textos bblicos de forma clara e contundente. Ouvia-se Bblia como h muito no se ouvia. Os reformadores tiveram a preocupao de ensinar ao povo as doutrinas crists contidas na Bblia de forma pedaggica. Por isso era prtica a ministrao que se dava seqencialmente em textos bblicos, explorando-se o seu contexto. No livro de Hernandes Dias Lopes, consta a seguinte citao:
Uma das caractersticas mais proeminentes da adorao da igreja reformada sempre foi a pregao de livros bblicos, isto pregar um livro inteiro da Bblia ou uma seo importante de um livro inteiro da Bblia, comeando no incio e continuando, captulo-por-captulo, ou at versculo-por-versculo, de maneira que toda a mensagem do escrito sagrado seja apresentada de modo 40 contnuo durante uma srie de semanas ou meses.

Outra meno no mesmo livro de que Calvino pregava aos domingos seqencialmente livro aps livro de forma bem pastoral. A procura em observar os mandamentos bblicos e no os sacramentos demasiadamente explorados pelo catolicismo romano fizeram dos reformadores e puritanos (cristos de tradio reformada mais radical) cuidadosos expositores da Palavra de Deus.
O mtodo reformado-puritano de pregao regularmente expositivo e seqencial. Embora reformadores e puritanos ocasionalmente pregassem em textos avulsos das Escrituras e fizessem uso de mensagens tpicas, principalmente em ocasies especiais, a prtica ordinria deles consistia na exposio seqencial de pores, captulos, livros, e mesmo da Bblia praticamente inteira. No perodo da Reforma, o mtodo expositivo era quase universal entre os pregadores protestantes. Lutero, Calvino e os 41 reformadores da Inglaterra e Esccia expunham as Escrituras em seqncia.

Os reformadores gastavam tempo com a palavra de Deus, ensinando-a metodicamente para que o fiel fosse ensinado, conhecendo as verdades que a palavra revelavalhe. O ensino sistemtico denunciava tambm as prticas catlicas romanas que se distanciavam do que de fato Cristo ensinara a seu povo. Promovia-se o crescimento espiritual do fiel. O apelo que aparece nos textos bblicos de se ensinar a Palavra de Deus se manifestava na bandeira reformada. S o autntico ensino devolveria ao fiel a convico de salvao.
40 41

LOPES, 2004, p. 49. ANGLADA, 2005, p. 142.

32

Como dizem as Escrituras: Como, porm, invocaro aquele em quem no creram? E como crero naquele de quem nada ouviram? E como ouviro, se no h quem pregue? E como pregaro, se no forem enviados? Como est escrito: Quo formosos so os ps dos que anunciam coisas boas (Romanos 10:14-15). Era necessrio que essa verdade bblica assumisse o seu papel entre os cristos e a Reforma trouxera para si esta incumbncia. Outro trecho de Romanos diz: De sorte que a f pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10:16). O texto de Romanos, livro preferencial de Lutero, no deixa dvidas quanto necessidade da audio das coisas do Reino de Deus. A audio promove f e f promove salvao! A Reforma tinha como preocupao central voltar-se para os tempos da igreja primitiva doutrinariamente; recuperar o fazer dos primeiros cristos, que se pautavam nas ordenanas apostlicas, de perseverar na doutrina apostlica, como Atos 2:42 registram. Manter os mandamentos de Cristo, que identificavam os crentes neotestamentrios, constitua o foco da comunidade, porque assim conservavam sua identidade crist que os diferenciava de toda tradio religiosa da poca. H um episdio em Atos que corrobora com este pensamento de identidade crist: Ao verem a intrepidez de Pedro e Joo, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (Atos 4:13). A forma de os apstolos se portarem perante o Sindrio denunciara sua identidade: haviam eles estado com Jesus. Esta identidade se conservaria mediante o conhecimento das Escrituras que apontam para Jesus e seus discpulos. Com o lema somente as escrituras a reforma pretendia realizar o resgate da identidade crist bblica. E para que se conseguisse este feito, era mister que se voltasse Bblia, detentora daquelas doutrinas de Jesus e dos apstolos. Era necessrio que a centralidade das reunies crists residisse nas doutrinas bblicas. A Bblia tinha que ocupar o espao que lhe fora negligenciado por longo perodo na Idade Mdia.

33

Os protagonistas da Reforma possuam esta leitura e logo de incio fizeram as mudanas que julgaram importantes nas celebraes crists, inclusive trocando-se o altar pelo plpito:
Quando a Reforma Protestante aconteceu no sculo XVI e as verdades da Bblia, que por longo tempo haviam sido obscurecidas pelas tradies da igreja medieval, novamente tornaram-se conhecidas, houve uma imediata elevao das Escrituras nos cultos protestantes. Joo Calvino, em particular, ps isto em prtica de modo pleno, ordenando que os altares (h muito o centro da missa latina) fossem removidos das igrejas e que o plpito 42 com uma Bblia aberta sobre ele fosse colocado no centro do prdio.

D. Martyn Lloyd-Jones, de tradio reformada, do sculo XX, ecoa ainda esta postura calvinista de se ter a Bblia no plpito sempre presente:
(...) meu argumento inteiro de que deveria ser bvio para as pessoas de que aquilo que estamos dizendo algo da Bblia. Estamos apresentando a Bblia e sua mensagem. Essa a razo por que sou um daqueles que gostam de ter uma Bblia de plpito. Ela deveria estar sempre presente, sempre aberta, para enfatizar o fato que o pregador est alicerado 43 nela.

A forma pela qual os reformadores trouxeram os ensinamentos apostlicos que caracterizaram a igreja primitiva deu-se mediante a pregao da Palavra de Deus contida na Bblia: A Palavra! Eis aqui o foco. Toda a pregao crist deve ser a exposio e a aplicao de textos bblicos. Nossa autoridade como pregadores enviados por Deus se mantm ou cai com nossa lealdade evidente ao texto da Escritura.44 Estas palavras do reformado John Piper assemelham-se ao que Paulo dissera a Timteo prega a palavra! A pregao da Palavra assumiu o domnio do culto reformado:
Em virtude dessa elevada concepo da pregao como vox Dei, a f reformada atribui proclamao pblica da Palavra de Deus elevada importncia. Na tradio reformada a pregao considerada como principal meio de graa, tarefa primordial da igreja e do ministro da Palavra, elemento central no culto, marca genuna da verdadeira igreja, e o meio por excelncia 45 atravs do qual exercido o poder das chaves.

42

Ibdem, p.72

LLOYD-JONES, D. Martyn. Pregao & Pregadores. So Paulo: Fiel, 1998, p. 55 PIPER, John. Supremacia de Deus na pregao: Teologia, estratgia e espiritualidade do Ministrio de Plpito. So Paulo, Shedd, 2003, p. 38 45 ANGLADA, 2005, p. 66.
44

43

34

Lloyd-Jones faz uma observao em se referindo pregao que no deve falar a respeito da Palavra, alegando que:
Mas no foi para isso que fomos chamados; somos chamados para pregar a Palavra, para expor a Palavra, para levar a Palavra diretamente ao povo. Cumpre-nos no somente dizer coisas a respeito, mas precisamos verdadeiramente comunic-la. Somos os canais e os veculos atravs dos quais 46 essa Palavra deve ser transmitida ao povo.

visvel a presena do gen de tradio reformada em Lloyd-Jones, que outorga Palavra a proeminncia no culto pblico do crente. Os reformadores puritanos anelavam uma reforma que remontasse prtica neotestamentria em essncia e defendiam esta idia ardorosamente na pessoa do seu talvez maior expoente John Knox, que segundo D. Martyn Lloyd-Jones, o criador do Puritanismo:
Ele desejava retornar idia neotestamentria da Igreja. Em conformidade com isso, ele dizia que a Igreja tinha que ser reformada em suas cerimnias, noutras palavras, em sua maneira de conduzir o culto e na administrao das ordenanas. Ele o expressou deste modo: No culto de Deus, e especialmente na administrao das ordenanas, a regra prescrita nas Escrituras Sagradas deve ser observada sem acrscimo ou diminuio, e a Igreja no tem direito de inventar cerimnias religiosas e de lhes impingir 47 significao.

Os reformadores acreditavam que a causa maior que justificaria a reunio dos santos era a audio da Palavra de Deus. A Igreja reunida deveria privilegiar o estudo da Bblia. Saber de Deus para suas vidas. Ser confrontado pelos princpios bblicos. Ser consolado por suas verdades. Como faziam as comunidades do Novo Testamento: E partiu Barnab para Tarso procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multido. Em Antioquia, foram os discpulos, pela primeira vez, chamados cristos (Atos 11:25-26).

3.4 Somente as Escrituras: Uma das Mximas Reformadas

Frente ao cenrio catlico romano, cheio de ritos e cerimnias que roubavam a centralidade bblica nos cultos, intitulados santa missa, irrompe a Reforma, trazendo a Bblia tona para a vida crist. O desejo de render-se apenas aos princpios bblicos pretendia ser uma caracterstica da viso reformada.
46 47

LLOYD-JONES, 1998, p. 49. Id. 1993, p. 276

35

O pensamento cristo passaria ento a ser governado pelas Escrituras. Os debates teolgicos necessariamente deveriam estar apoiados nos registros bblicos para terem credibilidade e aceitabilidade. A conscincia de que o cristo estava sujeito apenas em funo das verdades bblicas provocava o cenrio religioso europeu, fomentado pela Reforma protestante.
Pouco depois do protesto de Lutero e de ter iniciado a Reforma da Igreja na Alemanha, outros, em vrias partes do mundo cristo, tambm se voltaram para a Bblia e nela descobriram as verdades que haviam ficado obscuras atravs dos sculos de tradies eclesisticas. Nas montanhas da Sua, Joo Calvino surgiu como um lder da Reforma. Ele, como Lutero, se tornou um fervoroso estudante da Bblia, e para ele, tambm, a Escritura era a autoridade suprema. Calvino, falando a respeito do Livro Sagrado, disse: "Os profetas no falavam por vontade prpria, eles eram instrumentos do Esprito Santo usados para dizer apenas o que era enviado dos cus". Os protestantes suos, como seus irmos alemes, eram protestantes verdadeiros, pois sempre exigiam que cada assunto fosse testado pela autoridade de SOLA 48 SCRIPTURA.

O ad fontes, ou seja, a volta aos documentos originais e a valorizao bblica em detrimento do poder hierrquico da igreja medieval, deixava cada vez mais a Bblia em evidncia como nica autoridade na vida crist. Por conseguinte, se Bblia era devida autoridade, era mister que se a elevasse ao seu devido posto para reger a postura do crente e sua f. Tirava-se de cena o poder da tradio catlica romana:
Com o resgate da posio central da Bblia na f e na prtica crist da Igreja, a sua certeza, divindade, veracidade e autoridade ganharam ainda mais destaque, j que os cristos agora tinham de apelar a ela para resolver debates teolgicos. Antes, era uma hierarquia infalvel encabeada por um papa infalvel que decidia todas as questes religiosas. A Reforma protestante, agora, sabia que a deciso dessas questes somente podia ser alcanada atravs do Esprito Santo falando atravs da Palavra de Deus inspirada e infalvel.
49

Nessa perspectiva, a Reforma ressignificava a prtica do culto cristo, ressaltando o governo das Escrituras em todas as instncias. Enquanto voc espera a minha chegada, dedique-se leitura em pblico das Escrituras Sagradas, pregao do evangelho e ao ensino cristo (1Timteo 4:13). Assim, a Reforma desejava que o culto cristo fosse desenvolvido.

MCGOLDICK, Pr. James E. Trs Princpios do Protestantismo. Disponvel em: http://www.monergismo.com. Acesso em 3 setembro 2007. 49 LOPES, 2004, p. 159

48

36

3.5 A Reforma Muda a Liturgia Catlico-Romana

Os primeiros reformadores perceberam a necessidade de mudar a liturgia catlicoromana, para que se prestasse a Deus o culto legtimo:
A preocupao dos Reformadores foi praticar um culto legtimo perante Deus. E a regra principal que s pode haver culto legtimo em obedincia s Escrituras. O culto legtimo significa o culto da Nova Aliana. Principalmente para Calvino, a liturgia Romana imitava o culto mosaico do Antigo Testamento, negando a vinda de Cristo, que o fim das cerimnias judaicas (Rm 10.4 e Jo 4.23). Isto significou o rompimento com a liturgia 50 Romana e uma volta ao culto original da Igreja Primitiva.

Adotou-se uma celebrao sem pompa e sem adornos tpicos do catolicismo catlico romano. As igrejas foram despidas de smbolos de adorao, mantendo-se apenas a cruz. As vestes do ministro deixaram o multicolorido e passaram a ser preta. Introduziu-se o ministrio da orao, do cntico regular da congregao, leitura responsiva de Salmos;
Numa pesquisa sobre o ofcio religioso calvinista, esse fator interessante sobre o salmodiar no pode ser omitido. Pertence peculiar e caracteristicamente quele culto. Os Reformadores da Sua e da Esccia no privavam, como muitas vezes ouvimos, seus rituais de um carter responsivo e popular. No fizeram mais que separar as funes de ministro e povo em deveres diferentes de leitura e cntico. Os Salmos so a parte responsiva da 51 Liturgia calvinista.

Em Genebra, havia oraes com sermo todos os dias da semana. s segundas, teras e sextas feiras havia instruo catequtica para os fiis. s quintas feiras havia um culto especial no qual era oportunizado aos ministros discursarem em uma parte da Bblia, sendo posteriormente avaliado pelos demais. Segundo, historiadores, esta prtica fora tambm adotada na Esccia e na Inglaterra. Vale tambm fazer meno aos reformados puritanos que pretendiam uma liturgia bem mais radical do que a que se dava em seus dias. Nas palavras de Leland Ryken:
(...) o culto Puritano restringia cerimnia e ritual. Comparado aos cultos catlico-anglicanos, poderia com exatido chamar-se anticerimonial. O Arcebispo anglicano Bancroft havia dito que no h religio onde no h

50 51

BAIRD, Charles W. A Liturgia Reformada: Ensaio histrico. So Paulo: SOCEP, 2001. p. 5. Ibdem, p. 27

37

cerimnias, enquanto o ministro Puritano Richard Greenham declarou: Quanto 52 mais cerimnias, menos verdade.

A arquitetura e a moblia da igreja puritana foram reestruturadas. A igreja tem formato retangular. Imagens e esttuas foram retiradas. Os objetos fsicos que atraam os olhos ao se entrar numa igreja Puritana eram um plpito alto central com uma escada em espiral que ia at ele, uma Bblia numa almofada numa borda do plpito so descries do Livro de Leland Ryken, pgina 131. A participao do povo nas celebraes catlico-romanas era nenhuma, posto que a missa era celebrada em latim e a msica era tocada por profissionais e cantada de forma ininteligvel para o povo. De acordo com o livro Santos no Mundo:
Uma inovao do culto Puritano foi o envolvimento de toda a congregao no culto. Para sentir as mudanas, devemos recordar o culto catlico como existia antes da Reforma. A missa catlica havia sido um culto em latim. A msica quer instrumental quer coral (com palavras em latim), era 53 executada por msicos profissionais e era ininteligvel para a pessoa comum.

E outro destaque do culto puritano era a centralidade enftica conferida ao sermo pregado durante a celebrao do culto. Puritanos expressavam entusiasmo, mesmo um senso mstico, quando liam e falavam sobre o texto sagrado diz o autor do livro Santos no Mundo. Assim sendo, a Reforma trazia aos seus dias uma prtica crist mediante o Evangelho de Cristo que lembrava os cristos primitivos, que tinham nos ensinos de Jesus sua conduta de vida.

52 53

RYKEN, Leland. Santos no Mundo. So Paulo: Fiel, 1992. p. 131. Ibdem, p. 133.

38

CAPTULO IV

4 A Centralidade da Pregao Bblica e a Igreja Local da Atualidade

4.1 A Pregao Bblica Tem Perdido a Centralidade nos Cultos Evanglicos da Atualidade

H um livro de autoria de D. Martyn Lloyd-Jones, intitulado Pregao & Pregadores, que aborda em um de seus captulos, a questo do desprestgio da ministrao da Palavra. Outros elementos litrgicos tm ocupado o centro das reunies:
Pior ainda tem sido a incrementao do elemento de entretenimento no culto pblico-o emprego de filmes e o uso de mais e mais cnticos; a leitura da Palavra e a orao foram drasticamente abreviadas, porm, mais e mais tempo foi sendo consagrado aos cnticos. J existe um especialista de msica como se fora uma nova espcie de oficial eclesistico, e ele conduz os cnticos, e supostamente compete-lhe produzir o ambiente prprio. Porm, ele gasta tanto tempo para produzir o ambiente prprio que no resta tempo para a pregao nesse ambiente! Tudo isso faz parte da 54 depreciao da mensagem.

Esta observao do autor muito pertinente aos nossos dias, uma vez que a prtica da igreja evanglica tem andado por estes caminhos estranhos ao mandato divino de: prega a palavra a tempo e fora de tempo. Os plpitos tm sido ocupados por peas teatrais, danas e se d um expressivo tempo para o louvor. E fato que se estreita mais e mais a explanao bblica, como se esta fosse um adendo ao culto. O escritor apresenta o argumento supracitado dentro do raciocnio de que a depreciao da mensagem bblica se deve ao fato da pseudoleitura do homem moderno de que outros elementos trariam o crescimento da igreja, como testemunhos:
Ento, como se no bastasse, h a apresentao de testemunhos. interessante observar que medida que a pregao como tal vem declinando, os pregadores mais e mais se tm utilizado das pessoas para que dem seus testemunhos; principalmente se so pessoas importantes em qualquer ramo da vida. Dizem que isso atrai as pessoas para o Evangelho, persuadindo-as a dar ouvidos. Quando se puder encontrar um almirante, um general ou qualquer outra pessoa que tenha um ttulo especial, ou um jogador de futebol, ou um ator, atriz ou estrela de cinema, ou cantor de msica popular, ou qualquer outro personagem bem conhecido do pblico, ento que se d a tal

54

LLOYD-JONES, 1998, p. 12

39

pessoa a oportunidade de dar seu testemunho. Isso reputado como algo 55 muito mais valioso do que a pregao e a exposio do Evangelho.

muito interessante que esta percepo de Lloyd-Jones, a qual pode parecer localizada apenas no mundo ingls, tenha ressonncia muito forte na realidade brasileira de nossos dias. sabido que as igrejas evanglicas brasileiras, que tm se preocupado com seu crescimento numrico, adotam esta mesma estratgia de evangelismo atrativo em funo de celebridades, tidas como convertidas ao Evangelho. E toda publicidade e destaque so dados a tais celebridades. So as estrelas dos cultos. E, nestes casos, a Palavra posta para plano secundrio. O escritor Lloyd-Jones aponta outro argumento dos tempos modernos para que se reduza a pregao: o trabalho pessoal, entendido como aconselhamento e entrevistas com as ovelhas:
Voltamo-nos agora para o terreno dos problemas pessoais. Isso envolve um argumento familiar de hoje em dia, segundo j indiquei. As pessoas dizem que os pregadores se postam em seus plpitos e pregam os seus sermes, mas que ali mesmo, frente deles, h indivduos com seus problemas pessoais e com seus sofrimentos. E assim, prossegue o tal argumento, deverse-ia pregar menos e dedicar mais tempo fazendo trabalho pessoal, 56 aconselhando e entrevistando.

Mais uma vez o olhar clnico do Doutor Lloyd-Jones faz uma leitura que abrange todas as igrejas, no s as britnicas. Aqui, no Brasil, existem igrejas que se voltam muito para o acompanhamento pessoal, provocando at uma certa dependncia por parte do acompanhado. Em resposta, ao posto acima, o escritor alega que o pregador no ignora as necessidades prementes do rebanho. Por conseguinte, a fala de que se deva pregar menos e se fazer mais trabalho pessoal, aconselhando e entrevistando perde sua fora, na medida em que o pregador mediante a Palavra atinge bem mais pessoas em um espao de tempo bem mais eficaz. Nas palavras do autor: Minha resposta a esse argumento (pregar menos e aconselhar mais) consiste em sugerir, uma vez mais, que a soluo consiste em dar-se pregao a posio primordial. Por qu? Pela razo que a verdadeira pregao poupa muito tempo para o pastor.57

55 56

Ibdem, p. 12 Ibdem, p. 26 57 Ibdem, p. 26.

40

O autor continua desenvolvendo seu argumento, demonstrando a importncia da ministrao da Palavra de Deus como elemento insubstituvel na vida do crente e da igreja. E comenta que esta prerrogativa transcende a esfera britnica. Ela universal. E para exemplificar faz um pergunta retrica, fazendo aluso ao Brasil:
Ou ento talvez, no Brasil, alguns digam: Bem, tudo quanto o senhor est dizendo pode ser correto no caso de Londres ou da Inglaterra, mas isso no funciona na Amrica do Sul. Aqui as condies so diferentes; h um pano de fundo diferente, uma cultura diferente, circunstncias diferentes, e assim por diante. Qual a resposta para essa objeo? (...) Deus em nada mudou, e nem o homem mudou (...) o homem, como homem, em nada mudou, e as necessidades humanas so exata e precisamente as mesmas que sempre 58 foram.

Portanto, para Lloy-Jones a centralidade da Bblia de fundamental importncia para toda a humanidade, independente de seu fundo cultural, histrico, social ou coisa que o valha. O escritor Hernandes Dias Lopes tambm faz meno perda da centralidade da Bblia nos dias modernos, alegando dicotomia entre liturgia e pregao:
O plpito est perdendo sua centralidade. A pregao no est recebendo prioridade nas liturgias modernas. A tendncia ps-moderna no a de tolerar mensagens consistentes. As pessoas querem alimento rpido e leve. Portanto, os plpitos contemporneos se tornaram fast-foods espirituais. O povo no recebe alimento slido por existir a falsa idia de que o homem psmoderno no tolera mensagens de trinta a quarenta minutos de exposio 59 bblica consistente.

Neste ponto, o escritor est expondo sua defesa da pregao expositiva, que segundo ele a mais apropriada para a vida crist, e que demanda mais estudo e aplicao por parte do pregador. Conforme seu argumento, os pregadores no se esmeram em preparar bons sermes, partindo da premissa de que as pessoas no esto dispostas a ouvir mensagens que excedam quarenta minutos e, assim, descentralizam a pregao no culto pblico. Esta ao dos pregadores, no olhar de Hernandes, provocaria perecimento do povo de Deus, citando o profeta Osias, 4:6. Outro escritor, Paulo Anglada, em seu livro Introduo pregao reformada, pgina 12, expe que a desvalorizao da Palavra se deve a ausncia de seminrios acadmicos de formao reformada, que instrussem os jovens telogos brasileiros dentro do modelo reformado de pregao.

58 59

Ibdem, p. 29. LOPES, 2004, p. 17

41

Desta forma, aqui esposada, fica claro que a Bblia tem sido desprezada nos plpitos evanglicos sob vrias alegaes, embora nenhuma delas seja convincente e oferea ao homem o que de fato ele precisa saber que aprouve a Deus salvar os que crem pela loucura da pregao (1Corntios 1:21).

4.2 A Bblia Est no Plpito No Seu Contedo

No meio protestante, de forma geral, costumeiro que se tenha a Bblia em mos ou at mesmo sobre o plpito. Precisa-se demonstrar que a Bblia nosso guia. Por isso, tem-se que deix-la bem visvel. Seguidas vezes se ouve do plpito ou entre os irmos que o que dito bblico.Est na Palavra. incontestvel. Todavia, em se fazendo uma avaliao mais atinada, percebe-se que o que est sendo dito ou pregado tem nuances bblicos; possui matizes bblicos sem, contudo, ser verdadeiramente bblico. Por que se afirma isto? Porque o pregador anuncia o texto bblico, faz uma leitura rpida e depois fecha a Bblia e comea a pregar. Muita das vezes sem sequer mencionar mais o contedo do que foi lido. A impresso que existe um hiato entre sua fala e o registro bblico. como a falta de uma ponte que realiza a interseco entre as partes. Nas palavras de Piper: Onde a Bblia for estimada como a inspiradora e inerrante Palavra de Deus, a pregao poder florescer. Mas onde a Bblia for tratada meramente como um registro de valiosas percepes religiosas, a pregao morrer.60 H, em alguns casos, nos quais se comea a pregao e l pelas tantas se lembra que a Bblia est ali no plpito e se abre aleatoriamente em um texto qualquer; l-se e se fecha. Continua-se a pregao sem elo com o que lido. Em outros casos, o pregador manda a pessoa repetir vrias coisas que ele mesmo fala e no final quer o famoso amm do povo. Existem pregadores que fazem da Bblia uma personagem que est presente como figurante. Falam com o povo sobre as mais variadas coisas, mas no a deixam falar. E o resultado?
60

PIPER, 2003, p. 38

42

O resultado uma atmosfera de pregao e um estilo de pregao contaminados com trivialidade, leviandades, negligncia, irreverncia e uma sensao generalizada de que nada de propores eternas e infinitas est sendo feito ou dito aos domingos61. Lloyd -Jones, falando do declnio da pregao, refere-se aos entretenimentos que ocupam os plpitos evanglicos. Fica-se impressionado com a atualidade desta referncia nas igrejas brasileiras. notria a preocupao de alguns pregadores em serem descontrados, em serem engraadinhos para agradarem a platia. E, desta forma, comportam-se mais como animadores de palco do que pregadores. E a pregao perde o seu carter de Palavra de Deus e se mistura com as palavras do homem e acaba fazendo do homem o seu centro. O centro das atenes! Em outros momentos, o pregador menciona a Bblia. Diz que est na Bblia. Que a Bblia fala. Que a Bblia isto. Que a Bblia aquilo, embora ela mesma permanea quieta. Feitas as menes, para relaxar o povo, para haver maior descontrao, um dito engraado tem que aparecer, uma historinha pessoal tem que aparecer, um fato que deixa o pregador em evidncia tem que aparecer. E assim se passavam os minutos, as horas e o culto. John Piper comenta:
uma caracterstica da nossa poca que ns, pregadores sejamos muito mais adeptos do humor do que de lgrimas. Em Filipenses 3.18 o apstolo Paulo falou com lgrimas a respeito dos pecadores, pois viviam suas vidas como inimigos da cruz de Cristo . Sem este choro, nunca haver o reavivamento do qual necessitamos, nem renovao espiritual profunda e 62 duradoura.

Este comentrio se d na defesa de que se deve manter a devida seriedade na pregao. O que evitaria os muitos gracejos e coisas semelhantes que provocam o riso e no a reflexo e o temor em funo da autntica mensagem bblica. Infelizmente, h fome do Deus que se revela na sua Palavra no meio do povo. Este tem s vezes a impresso de que est sendo alimentado, porm o alimento to raso e sem nutrientes que ele, o povo, no cresce, como disse Paulo:
Eu, porm, irmos, no vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianas em Cristo. Leite vos dei a beber, no vos dei alimento slido; porque ainda no podeis suport-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vs cimes e contendas, 63 no assim que sois carnais e andais segundo o homem?
61 62

Ibdem, p. 49 Ibdem, p. 55, 56. 63 Ilumina Gold, 1Corntios 3.1-3

43

Logo, fica evidente que embora se faa muitas vezes meno Bblia, ela s um mero pretexto para aquele que quer ocupar o plpito e nele fazer seus discursos de entretenimento, focados nele mesmo.

44

CONCLUSO

Esta pesquisa traz reflexes Igreja local que deve atentar para o grande mandato do Senhor quanto exposio das suas verdades contidas em sua Palavra - a Bblia - e que esta deve dominar os cultos pblicos das congregaes crists com todo vigor e autoridade que lhe devida. A sola Scriptura tem que ser retomada com urgncia para trazer de volta a audio da voz de Deus sem ampliaes ou supresses. E isto s se viabiliza na medida em que a Bblia aberta e pregada com todo respeito ao texto registrado. Lloyd-Jones alude a Paulo que define o pregador como Embaixador de Deus:
Um embaixador no um homem que expressa os seus prprios pensamentos, opinies ou pontos de vista, e nem os seus prprios desejos. A essncia mesma da posio de um embaixador que ele um homem que foi enviado para falar em lugar de outrem. Ele o porta-voz de seu governo, de seu presidente, de seu rei ou imperador, ou de qualquer outra forma de governo 64 que porventura tenha seu pas.

Este comentrio a partir do pensamento Paulino muito esclarecedor quanto ao papel da Bblia e do pregador. A Bblia a vontade de Deus revelada aos homens e o pregador seu representante. Logo, o pregador como embaixador do Rei no deve falar de si mesmo, de seus desejos, de suas vitrias ou fracassos. Como representante legtimo, compete-lhe to somente anunciar a vontade do Rei. O foco da mensagem o Rei e seus propsitos para a humanidade. O foco apresentar seu filho, pelo qual se tem acesso a ele: Jesus Cristo. O foco proclamar sua bondade e justia. O foco Joo 5.24: Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e cr naquele que me enviou tem a vida eterna, no entra em juzo, mas passou da morte para a vida. John Piper possui um captulo intitulado de - Sature com as Escrituras - em seu livro Supremacia de Deus na Pregao. Neste captulo, ele enftico em defender que toda a pregao deve estar enxaguada de Bblia. No se pode basear-se nas Escrituras. Deve-se transbordar das Escrituras em nossos sermes. Citando Edwards, escreve:
Ler Edwards ler a Bblia atravs dos olhos de algum que a entende profundamente e a sente com todo corao. Sua pregao era saturada das Escrituras. A nossa tambm deveria ser. Sigamos o conselho de
64

LLOYD-JONES, 1998, p. 44

45

Edwards para que sejamos bons conhecedores de teologia, familiarizados com 65 a Palavra de Deus [e] poderosos nas Escrituras.

Esta colocao de Piper reconhece a centralidade bblica e provoca reflexes igreja da atualidade quanto ao papel que ela tem atribudo Bblia. Ao obedecer ao prescrito por Jesus em Mateus 28:19-20, a igreja local trar para si as promessas contidas nestas verdades anunciadas por Ele. Sempre haver discpulos para serem treinados segundo os princpios divinos. As naes nunca ficaro rfs do Evangelho. A comunidade local nunca perecer de fome nem tampouco de sede porque o po da vida estar sendo servido s mesas e a fonte da vida estar continua e fidedignamente disponvel a quantos a desejarem. A igreja, no roubando a centralidade da Bblia nos cultos, atrair para si a poderosa presena do Deus altssimo porque Ele estar falando suas verdades eternas sua noiva. O noivo poder declarar seu amor sua amada, descrevendo-se a ela; declarando-lhe seu fiel amor; demonstrando que a deseja ardentemente e, sobretudo, dizendo-lhe como espera que ela se comporte at a sua chegada. Ningum falar por Ele. Ningum ir querer tomar o Seu lugar. Ningum ir desautorizadamente adulterar suas verdades. Ningum ir emudec-Lo. No ser mais apenas um convidado. Ser o real motivo do culto:
Celebrai com jbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cntico. Sabei que o Senhor Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. Entrai por suas portas com aes de graas e nos seus trios, com hinos de louvor; rendei-lhe graas e bendizei-lhe o nome. Porque o Senhor bom, a sua misericrdia dura para sempre, 66 e, de gerao em gerao, a sua fidelidade.

O Senhor absoluto de tudo e de todos. A igreja retornando aos padres bblicos, como m, atrair os olhos dos homens que no conhecem a Deus e esses desejaro seguir seus preceitos: louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo (Atos 2:47).
65 66

PIPER, 2003, p. 87 Ilmina Gold. Salmos 100.

46

Ao devolver Bblia sua primazia como norteadora dos cultos locais, a igreja trar sade aos coraes e mentes vidos por palavras autnticas que provocam sade aos seus corpos e mentes. Nas palavras de Paulo:
Rogo-vos, pois, irmos, pelas misericrdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. E no vos conformeis com este sculo, mas transformaivos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, 67 agradvel e perfeita vontade de Deus.

Como conhecer a boa e agradvel e perfeita vontade de Deus sem trazer a centralidade da Bblia de volta aos cultos locais da igreja do Senhor? Como viabilizar este prprio texto se a igreja no compartilh-lo com seus fiis? A igreja neotestamentria possua unidade e comunho e o texto bblico diz que perseveravam na doutrina dos apstolos. Diante desta afirmao bblica cabem algumas perguntas: de que maneira a unidade e comunho se davam? Havia diferenas entre os congregados? Interesses pessoais no existiam? Para responder as indagaes suscitadas, precisase recorrer a Bblia a qual nos apontar as respostas. Ela no deixa de relatar que havia diferenas sociais, culturais e tnicas. Ela no diz que as pessoas eram destitudas de personalidades e de fortes temperamentos (vejam-se os apstolos Pedro e Paulo, donos de temperamentos fortes). Ela no nega a diversidade. No obstante, a Bblia diz: perseveravam na doutrina dos apstolos. Em outras palavras: a igreja tinha o cuidado de observar o pensamento de Jesus ministrado aos apstolos amai-vos uns aos outros; aquele que deseja ser o maior que sirva e tantas outras asseveraes de Jesus. A igreja procurava se pautar nestes princpios. Paulo, entendendo perfeitamente as diferenas existentes entre os irmos, admoesta:
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocao a que fostes chamados, com toda a humildade e mansido, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforando-vos 68 diligentemente por preservar a unidade do Esprito no vnculo da paz.

Fica evidente, ento, que a Bblia ensina que, ainda que haja diferena, em amor possvel manter-se unidade e comunho. A igreja local deve aplicar este princpio de unidade e comunho na diversidade, concedendo em seus cultos a centralidade da Bblia.

67 68

Ibdem, Romanos 12:1-2. Ibdem, Efsios 4:1-3.

47

Corre srio risco de se perder no observando aquilo que a Bblia determina em suas prescries, porque ela pode se transformar num clube social em que as pessoas vo para se entreter e se divertir, ouvindo belas msicas, belas coreografias, belos discursos e belos shows gospels. Outro ponto digno de nota que a igreja fica vulnervel, quando se entope de aes no condizentes com seu chamado de anunciadora das boas novas de Cristo Jesus, s heresias que corrompem os ensinamentos genunos de Jesus, provocando no meio do povo toda sorte de pecaminosidade ou lhe impondo um jugo que no o de Jesus. Com facilidade a igreja se torna presa de falsos profetas que arrogavam para si autoridade e poder com falcias e histrias protagonizadas por eles. Os olhos devem se voltar para eles. O centro so as personalidades com suas vaidades e caprichos. Os crentes de Beria, onde Paulo estivera pregando, consultavam os escritos mosaicos para validar o que Paulo dizia e aps consulta atriburam crdito a Paulo e sua pregao. Este comportamento deve ser imitado pela igreja local, pois impediria a proliferao de tantas pregaes antibblica. Certamente, recuperando-se a centralidade da Bblia o povo cristo passar a ter uma atuao na sociedade de maior peso e valor j que ser uma testemunha operante daquilo que Jesus anunciara aos seus reais discpulos, ou seja, que fossem cidados sinceros, cumpridores dos seus deveres, amantes do bem e da justia. A sociedade curvar-se- diante da explcita conduta do crente face a tanta corrupo e perda de valores morais nos vrios campos que permeiam a sociedade brasileira. H falta de referenciais que norteiem a conduta dos cidados de forma geral e s se conhecendo o que a Bblia fala que se far um retorno do Assim diz o Senhor. No so conjecturas humanas e filosficas, mas palavras do Criador dos cus e da terra contra as quais ningum pode se levantar. Ao se conferir Bblia o seu lugar de direito no culto da igreja local, um novo avivamento ser desencadeado no meio do povo cristo, principalmente no seio das crianas, adolescentes e jovens os quais tem sido capitaneados pelo diabo que os percebe dbeis no conhecimento da Palavra de Deus.

48

O plpito, recebendo a Bblia e seu contedo, nutrir as geraes mais maduras e trar s mais jovens o desejo de enfrentar desafios. Nas palavras do profeta Joel, captulo 2, versos 28 e 29: E acontecer, depois, que derramarei o meu Esprito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizaro, vossos velhos sonharo, e vossos jovens tero vises; at sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Esprito naqueles dias.69 Paradigmas se desmontam quando a Palavra de Deus anunciada. Deixa-se de viver a vida de forma sectria e radical e se passa a ter vida e vida em abundncia. As cadeias do preconceito racial, social, econmico e cultural so confrontadas com o padro de Deus e tendem a desaparecer. A leitura do que compete igreja fica clara quando se volta para a Bblia. A igreja no omissa nem desrespeita suas fronteiras de ao. Conserva sua integridade e liberdade proftica. A Bblia comenta que Jesus vem ao encontro de sua igreja e que esta dever estar com suas vestes lmpidas e cristalinas. A depurao da igreja passa necessariamente pelo reconhecimento de que no se tem dado Bblia o centro de todas as prticas crists; passa pelo desejo de que a Bblia tenha sua autoridade restaurada no meio cristo como Palavra de Deus, no como um amontoado de receiturios de isto pode - isto no pode. A Bblia no pode ser usada como mero pretexto para devaneios inflamados de pregadores cheios de misticismo e vises, que alegam que tm respaldo bblico porque julgam que o povo, no conhecendo Bblia, no far objees s suas falas delirantes. A supremacia da Bblia nos plpitos da igreja, que se identifica com a tradio reformada, produzir maturidade no povo de Deus que passar a solucionar problemas triviais com facilidade e enfrentar os grandes com f e perseverana. E dar ao prprio Deus a chance de usar sua igreja com poder e glria. Acredita-se que a centralidade da Bblia expulsar os entulhos erigidos diante do altar que ocultaram o Senhor do altar. Impedir que se volte igreja da Idade Mdia, cheia de pomba e rituais e vazia de presena de Deus. Os muitos equvocos provocados pela ignorncia bblica sero desfeitos e o desejo de se ouvir a Palavra de Deus sem a ansiedade da contemporaneidade se manifestar.
69

Itlico meu

49

Os aplausos a declaraes descabidas sero trocados por silncio de temor e reverncia ao Senhor que fala por sua Palavra igreja, desnudando-lhe o pecado e provocandolhe o desejo de arrependimento para alcanar salvao. A falta de temor Palavra e a forma leviana muitas vezes com que se trata a vida crist sero revistas em funo do choque provocado pela leitura bblica. E, finalmente, recuperando-se a centralidade da Bblia no culto local da igreja protestante, assim como aconteceu na Reforma, homens aparecero que provocaro um rebulio santo no meio da igreja e da prpria sociedade secular, para derribar todo levante esprio de homens e demnios que tentaram e tentam emudecer a voz do Senhor; homens surgiro que no temero em anunciar o que a Bblia diz sobre questes to prementes como o aborto, o casamento entre homossexuais, divrcio; homens que no faro da Filosofia nem da Psicologia, nem de qualquer outra cincia contempornea fonte de igual autoridade de conhecimento do homem, criatura de Deus. Reconhecero que somente a Bblia define o homem com propriedade porque o criador falando de sua principal criao - o homem - e declararo que esta criao se deu para o louvor e a glria do Senhor, o Todo Poderoso e que esta verdade aparece na Bblia.

50

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ANGLADA, Paulo. Introduo Pregao Reformada: Uma investigao Histrica sobre o Modelo Bblico-Reformado de Pregao. Par: Knox, 2005, 215 p. BAIRD, Charles W. A Liturgia Reformada: Ensaio histrico. So Paulo: SOCEP, 2001. 189 p. CAMPOS, Heber. Disponvel em: http://www.machenzie.com.br. Acesso em 3 setembro 2007. Catecismo da Igreja Catlica. Disponvel em: http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/az/j/liturgia.html. Acesso em 28 agosto 2007. COCHEM, Pe. Martinho de. Explicao da Missa. Disponvel em: http://www.missaest.com. Acesso em: 3 setembro 2007. D AUBGNE, J.H. Traduo de CARVALHO, J. Histria da Reforma do XVI sculo. So Paulo: Presbiteriana, v. 2. 399 p. Ilmina Gold: Bblia e Enciclopdia em software. Verso Revista e Atualizada. SSB. KLEYN, Rev. Daniel. John Knox sobre Liturgia e Adorao. Disponvel em: http://www.monergismo.com. Acesso em: 16 junho 2007 .KNIGHT, A. E; ANGLIN, W. Breve Esboo da Histria do Cristianismo. Terespolis: Casa Editora Evanglica, 1947. 349 p. LOPES, Augustus Nicodemus. A Bblia e seus intrpretes: uma breve histria da interpretao. So Paulo: Cultura Crist, 2004. 287 p. LOPES, Hernandes Dias. A importncia da Pregao Expositiva Para O Crescimento Da Igreja. So Paulo: Candeia, 2004. 257 p. LLOYD-JONES, D. Martyn. Pregao & Pregadores. So Paulo: Fiel, 1998, 239 p. .MCGOLDICK, Pr. James E. Trs Princpios do Protestantismo. Disponvel em: http://www.monergismo.com. Acesso em 3 setembro 2007. PIPER, John. Supremacia de Deus na pregao: Teologia, estratgia e espiritualidade do Ministrio de Plpito. So Paulo, Shedd, 2003, 107 p. RYKEN, Leland. Santos no Mundo. So Paulo: Fiel, 1992. 288 p. STOTT, John. Eu Creio Na Pregao. So Paulo: Vida, 2001. 374 p.

51

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitria. Servio de Referncia. Catlogos de Universidades. Apresenta endereos de Universidades nacionais e estrangeiras. Disponvel em: <http://www.bu.ufsc.br>. Acesso em: 5 novembro 2007.

VIOLA, Frank. Cristianismo pago. Disponvel em: http://www.geocities.com. Acesso em: 15 junho 2007 WALKER, W. Histria Da Igreja Crist. 3.ed. Rio de Janeiro e So Paulo: JUERP/ASTE,1981, 378 p.

Anda mungkin juga menyukai