Anda di halaman 1dari 91

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA JAQUES WAGNER

SECRETRIO DA EDUCAO ADEUM HILRIO SAUER CHEFE DE GABINETE SALVADOR DAL POZZO TREVIZAN

SUPERINTENDNCIA DE ORGANIZAO E ATENDIMENTO DA REDE ESCOLAR JOS MARIA DE ABREU DUTRA

DIRETORIA DE ATENDIMENTO DA REDE ESCOLAR ELIANA ALVES DE CARVALHO

Apresentao
A escola uma instituio que como muitas outras, lida com pessoas. Sua peculiaridade est em ser a primeira instituio que os cidados, ainda criana, conhecem depois da famlia. Mais ainda, uma instituio, que em complemento familia tem a misso de educar. Neste contexto o SECRETRIO ESCOLAR, desempenha um papel importante, pois um profissional competente e devidamente qualificado pode agregar valores ticos, polticos, de autonomia e de qualidade instituio onde atua. A SEC/SUPEC/DIROE/CLO elaborou este manual onde voc ter acesso, a informaes sobre leis que fundamentam e regem a educao no Brasil, aprender tcnicas sobre o arquivo e escriturao escolar, alm de, como manter um ambiente de trabalho sadio e produtivo.

Sumrio
Apresentao................................................................................................................ 03 1. Sistema de educao Nacional...................................................................................... 05 1.1 Organizao da educao sob a luz da LDB ............................................................ 06 1.2 Sistema de Ensino o que e como se organiza ....................................................... 10 1.3 Sistema Estadual de Educao: competncias e obrigaes ....................................... 10 2. Conselho Estadual de Educao .................................................................................... 11 3. A Secretaria Estadual da Educao ................................................................................ 11 4. Instituies de Ensino ............................................................................................... 12 5. Secretaria Escolar ..................................................................................................... 12 5.1 Secretrio Escolar ........................................................................................ 13 6. Legalizao das instituies de ensino ............................................................................ 16 7. Arquivo escolar: o que ? ...................................................................................................... 17 8. O acesso escola: matrcula .................................................................................................... 19 9. Escriturao escolar e sua importncia ......................................................................... 20 9.1 Transferncia ........................................................................................... 21 9.2 Currculo: Base Nacional Comum (art. 26 da LDB) .................................................. 22 10. Documentos escolares ............................................................................................ 23 10.1 10.2 10.3 10.4 Documentos de gesto escolar ........................................................................ Calendrio Escolar ...................................................................................... Dirio de Classe ......................................................................................... Documentos Administrativos .......................................................................... 25 26 26 28

11. Regularizao da vida escolar .................................................................................... 31 11.1 11.2 11.3 11.4 11.5 11.6 11.7 11.8 11.9 Classificao ............................................................................................ Reclassificao .......................................................................................... Progresso ............................................................................................... Acelerao ............................................................................................... Avano progressivo ..................................................................................... Aproveitamento de estudos ........................................................................... Estudos de recuperao ................................................................................ Complementao Curricular .......................................................................... Circularidade de estudos .............................................................................. preenchimento de Documentos Escolares ............................................... 31 32 32 33 33 33 34 35 35 36

12. Procedimentos para

13. Relao de Tradutores

Juramentados .......................................................................... 44

14. Sntese da Estrutura da Secretaria Escolar ...................................................................... 47 15.Fluxo CLO ............................................................................................................... 48 Glossrio ..................................................................................................................... 49 Legislao..................................................................................................................... 51

Secretaria da Educao do Estado da Bahia

1. Sistema de Educao Nacional


A escola como uma instituio social, busca proporcionar aos alunos, por meio do trabalho dirio, meios e condies para o desenvolvimento global de suas potencialidades; para tanto, valoriza a integrao da cultura regional com o conhecimento universal, contribuindo para a formao de pessoas participantes, reflexivas, crticas e transformadoras do seu meio. A educao formal se caracteriza pela institucionalizao da educao e supe um conjunto de rgos, intencionalmente organizados, para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem que igualmente, sofre influncias do meio social. A educao informal se caracteriza pela totalidade de influncias da famlia e do meio social sobre o comportamento pessoal e ocorre pela assimilao de crenas, cultura, costumes, moral e valores. O Sistema de Educao do Brasil regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional- LDBEN n 9394 de 23 de dezembro de 1996, tambm conhecida como Lei Darcy Ribeiro. O Ttulo I, Art 1 da citada Lei - estabelece que a educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais. O Ttulo II - que trata dos Princpios e Fins da Educao Nacional determina: No Art. 2 - que a educao dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. O Art. 3 - estabelece como princpios norteadores do ensino: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idias e de concepes pedaggicas; IV - respeito liberdade e apreo tolerncia; V - coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; VI - gratuidade no ensino pblico em estabelecimentos oficiais; VII - valorizao do profissional da educao escolar; Darcy Ribeiro foi um grande brasileiro. VIII - gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Antroplogo e educador, acreditava na Lei e da legislao dos sistemas de ensino; infinita possibilidade do ser humano. IX - garantia de padro de qualidade; A Lei 9394/96 reflete seus sonhos e X - valorizao da experincia extra-escolar; crenas. Introduz mudanas relevantes XI - vinculao entre a educao, o trabalho e as prticas na vida educacional brasileira. sociais.

a Saibs mai !

A LDBEN trata a escola e o aluno com uma nfase que no havia sido ainda dada pelas leis que a antecederam.

Posterior ditadura militar procura romper definitivamente com posturas autoritrias estabelecendo, na sua essncia, princpios democrticos que esto presentes na gesto e na autonomia escolar.

1.1 Organizao da educao sob a luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN)
A LDBEN apresenta vrias possibilidades para a organizao da educao bsica. Mas essas sugestes so dadas sempre com base na idia de que cada sistema tm suas peculiaridades e, por isso, devem adotar as alternativas que considerarem mais adequadas, privilegiando sempre as que melhor servirem aos interesses do processo de aprendizagem. Segundo o Art. 8 da LBDEN, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro, em regime de colaborao, os respectivos sistemas de ensino . A lei organiza a educao em nveis educao bsica e educao superior e modalidades: educao especial, educao a distncia, educao de jovens e adultos, educao indgena e educao profissional de nvel tcnico e educao no campo. A educao bsica formada pela educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio.

Educao Infantil
Primeira etapa da educao bsica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at 6 anos de idade, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade ... e ser ofertada em creches ou entidades equivalentes, para crianas de at 3 anos de idade; e prescolas, para as crianas de 4 a 6 anos de idade. Na educao infantil no haver reprovao, devendo a avaliao ser realizada mediante acompanhamento contnuo e registro do desenvolvimento da criana, sem objetivo de promoo, mesmo para acesso ao ensino fundamental.

Fique ! de olho
Seja mais uma voz e defenda o direito das crianas. proibido qualquer processo seletivo para alunos provenientes da educao infantil para a 1 srie do ensino fundamental.

05

Ateno!
Para conhecer mais sobre educao infantil, consulte os Pareceres Ns 22/1998 e 04/2000 e Resoluo 01/1999, do CNE. Para saber mais, consulte Parecer N 26/2003, do CNE.

06

Ensino Fundamental
Os legisladores definem como direito subjetivo e o tornam obrigatrio, inclusive para os que nele no ingressaram na idade prpria. O ensino fundamental regular tem como objetivo a formao bsica do cidado mediante: I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios bsicos o pleno domnio da leitura, da escrita e do clculo; II. a compreenso do ambiente natural e social, do sistema poltico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisio de conhecimentos e habilidades e a formao de atitudes e valores; IV. o fortalecimento dos vnculos de famlia, dos laos de solidariedade humana e de tolerncia recproca em que se assenta a vida social. A Lei N 11.114 de 2005 estabelece o acesso ao ensino fundamental a partir dos 6 anos de idade.

Para conhecer mais sobre ensino fundamental consulte o Parecer N 04/1998 e Resoluo N02/1998, ambos do CNE e Res. CEE n 60/2007

Ateno!

Ensino Mdio
Etapa final da educao bsica, com durao mnima de 3 anos, tem como finalidades: I. a consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II. a preparao bsica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condies de ocupao ou aperfeioamento posterior; III. o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico; IV. a compreenso dos fundamentos cientfico-tecnolgicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prtica no ensino de cada disciplina. Vale ressaltar que com o Decreto N 5.154 de 2004 foi permitida a possibilidade de ofertar a educao profissional, de forma integrada, concomitante com o ensino mdio ou subseqente. A Educao Superior abrange os cursos de extenso, graduao (bacharelado e licenciatura), ps-graduao (strito sensu: mestrado, doutorado e latu sensu: especializao e aperfeioamento) e seqenciais. A Educao Bsica poder organizar-se em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, alternncia regular de perodos de estudos, grupos no-seriados, com base na idade, na competncia e em outros critrios, ou por outras formas de organizao. A escola poder, ainda, organizar classes, ou turmas, com alunos de sries distintas, com nveis equivalentes de adiantamento na matria, para o ensino de lnguas estrangeiras, artes ou outros componentes curriculares. O que importa de fato, o fazer pedaggico.

07

Modalidades de Ensino Educao Especial


Destina-se a todos que necessitam de atendimento especial, seja por deficincia ou por genialidade. A educao especial um direito, cabendo ao poder pblico proporcionar a incluso do aluno com necessidades educativas especiais no sistema de ensino. Os portadores de necessidades especiais so classificados em: Portadores de deficincias visual, auditiva, motora, mental, fsica ou mltiplas. Portadores de condutas tpicas - problemas de condutas decorrentes de sndromes e de quadros psicolgicos ou neurolgicos. Portadores de altas habilidades. A Constituio Brasileira, em seu Art. 208, estabelece que as pessoas com necessidades educacionais especiais devem receber educao, preferencialmente, na rede regular de ensino.

Ateno!
As necessidades educativas especiais mais severas exigem ateno e tratamento especializado. Para conhecer mais sobre educao especial consulte a Resoluo N 02/2001, do CNE, o Decreto Presidencial N 3956/2001.

A LDB trata a educao especial como modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente, na rede regular de ensino, seja bsica ou superior.

Educao Indgena
tratada na LDB como educao diferenciada, com normas e ordenamento jurdico prprios e visa valorizao plena das culturas dos povos e comunidades indgenas, afirmao e manuteno de sua diversidade tnica. De acordo com o Decreto 8.471, de 12 de maro de 2003, cria a Categoria de Escola Indgena no mbito do sistema estadual de ensino do Estado da Bahia, e a Resoluo CEE n 106/04, de 22 e 23 de janeiro de 2005, que define as diretrizes para a autorizao dos cursos da Educao Bsica.

E lembre-se:
Ser diferente no significa ser desigual. Para conhecer mais sobre educao diferenciada indgena, consulte o Parecer N 14/1999 e Resoluo N 03/1999, do CNE e Resoluo N 106/04 do CEE.

08

Educao Distncia
Consiste em uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem com a mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicao.

Fique atento!
Para conhecer mais sobre educao a distncia consulte a LDB Art. 80; Decreto N 2494/1998 da Presidncia da Repblica .

Educao de Jovens e Adultos


Proporciona queles que no tiveram acesso escola regular, fundamental ou mdio, na idade prpria. Essa modalidade de ensino prev cursos e exames. Para a concluso do ensino fundamental na modalidade jovens e adultos, o aluno ter, obrigatoriamente, 15 anos e para a concluso do ensino mdio, a idade mnima de 18 anos. Para conhecer mais sobre educao de jovens e adultos consulte os Arts 37 e 38 da LDB, Parecer 11/2000 , Resoluo 01/2000, do CNE e Resoluo CEE N 138/2001 e Portaria da SEC 12.235/02.

Fique atento!
Para conhecer mais sobre educao profissional de nvel tcnico consulte A LDB Arts 39 a 42; Parecer N 16/1999 e Resoluo N 04/1999, do CNE e a Resoluo CEE N 015/2001.

Educao Profissional de Nvel Tcnico


Prepara o educando para o mundo do trabalho e tem como objetivo a garantia de permanente desenvolvimento de aptides para a vida social e produtiva.

Educao do Campo
Com a aprovao da LDB desencadeou um conjunto de diretrizes e planos para regulamentar o funcionamento e a organizao administrativa e curricular da escola no Brasil, estabelecendo em seu Art. 28, medidas de adequao da escola vida do campo, com caractersticas e necessidades prprias, respeitando o espao cultural dos alunos sem abrir mo de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas reas , respeito ao espao ambiental da floresta, da pecuria, das minas e da agricultura.

Para conhecer mais sobre educao no campo consulte a Resoluo N 01/2002 do CNE/CEB. Conhea as competncias e obrigaes da Unio lendo os artigos 8 e 9 da LDB

Ateno!

09

1.2 Sistema de Ensino o que e como se organiza.


A palavra SISTEMA significa reunio, conjunto de procedimentos que devem ser seguidos para se fazer alguma coisa, que funcione com estrutura organizada. Um sistema constitudo de vrios elementos que se interrelacionam de forma dinmica e possuem objetivo comum. Todo sistema pressupe uma cadeia de subsistemas e, ao mesmo tempo, insere-se em um sistema hierarquicamente superior. No caso do sistema de ensino tm-se os sistemas: federal, estaduais e municipais. Por determinao da Constituio Brasileira, art. 211, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, organizaro em regime de colaborao, seus sistemas de ensino. A Unio organizar e financiar o sistema federal de ensino e prestar assistncia tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. A partir da Lei N 9394/96 a concepo de descentralizao dos servios educacionais tem sido fortalecida. H um sistema federal de ensino que age de forma supletiva nos Estados e municpios, avalia e normatiza o ensino superior das instituies federais e privadas. Cumprindo o princpio da descentralizao, os Estados atuam de forma autnoma organizando normatizando as instituies de ensino superior, estaduais e municipais e ainda as escolas pblicas e privadas de educao bsica e profissional. J os municpios organizam e normatizam, de forma autnoma ou em parceria com o sistema estadual de ensino, as suas escolas de educao infantil e ensino fundamental. Essa descentralizao imprescindvel em um pas de dimenses continentais como o Brasil e com especificidades

No sistema de ensino federal o rgo executivo o Ministrio de Educao (MEC) e o normativo o Conselho Nacional de Educao (CNE). Na esfera estadual, a SEC o rgo da administrao do sistema de educao. O Conselho Estadual de Educao (CEE) o rgo normativo, deliberativo e consultivo do sistema de Ensino da Bahia. Na esfera municipal, as Secretarias de Educao assumem a administrao da respectivas redes de escolas e onde houver Conselho Municipal de Educao (CME), do seu Sistema de Ensino.

a Saibs mai !

1.3 Sistema Estadual de Educao: competncias e obrigaes


As obrigaes do Estado com a educao, encontram-se estabelecidas no art. 10 da LDB, a quem compete: I. Organizar, manter e desenvolver os rgos e instituies oficiais do seu sistema de ensino. II. Definir, com os municpios, formas de colaborao na oferta do Ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuio proporcional das responsabilidades, de acordo com a populao a ser atendida e os recursos financeiros disponveis em cada uma dessas esferas do Poder Pblico. III. Elaborar e executar polticas e planos educacionais, em consonncia com as diretrizes e planos nacionais de educao, integrando e coordenando as suas aes e as dos Municpios. IV. Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituies de educao superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

10

V. Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino. VI. Assegurar o Ensino fundamental e oferecer, com prioridade o Ensino Mdio. As obrigaes do Municpio com a educao, esto definidas no art. 11 da LDB, e consistem em: I. Organizar, manter e desenvolver os rgos e instituies oficiais do seu sistema de ensino, integrando-se s polticas e planos educacionais da Unio e do Estado. II. Exercer funo redistributiva em relao s suas escolas. III. Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino. IV. Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino. V. Oferecer a Educao Infantil em creches e pr-escolas e, com prioridade, o Ensino fundamental, permitida a atuao em outros nveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua rea de competncia e com recursos acima dos percentuais mnimos vinculados pela Constituio Federal. VI. A manuteno e desenvolvimento do ensino.

Ateno!
A Lei N 9394/96 estabelece que os Municpios podero criar o seu sistema de ensino, optar, ainda, por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema nico de educao bsica.

2. Conselho Estadual de Educao (CEE)


O CEE um rgo de Estado, que tem por finalidade disciplinar as atividades do ensino pblico e privado, no mbito do Sistema Estadual de Ensino, exercendo funes normativas, deliberativas, fiscalizadoras, consultivas e de controle de qualidade dos servios educacionais, nos termos da Constituio do Estado da Bahia. A partir da Lei N 9394/96, sua ao tambm de acompanhamento, avaliao e controle da qualidade da educao, o que o torna de extrema importncia para a melhoria do sistema e em especial da escola. O CEE rgo vinculado SEC, com autonomia oramentria e administrativa e, no cumprimento de suas funes normativas, emite os seguintes atos: Pareceres e Resolues.

Saiba mais!
Conhea mais sobre o CEE, v i s i t a n d o o s i t e : http://www.sec.gov.br/cee.

3. A Secretaria da Educao
A Secretaria da Educao foi criada pela Lei n 115, de 16 de agosto de 1895, reestruturada pelas Leis n 6.074, de 22 de maio de 1991, 6.812, de 18 de janeiro de 1995, 7.028 de 31/01/97, 7.435 de 30/12/98, e modificada pela Lei n 8.538 de 20/12/ 2002, tem por finalidade promover a execuo da poltica da educao do estado.

Saiba mais!
Conhea mais sobre a SEC. V i s i t e o s i t e : http://www.sec.ba.gov.br

11

4. Instituies de Ensino
O artigo 12 da LBD estabelece as atribuies legais da escola: I.Elaborar e executar sua proposta pedaggica. II. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros. III. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula. IV. Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente. V. Prover meios para a recuperao dos alunos de menos rendimento. VI. Articular-se com as famlias e a comunidade, criando processos de integrao da sociedade com a escola. VII. Informar os pais e responsveis sobre a freqncia e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execuo de sua proposta pedaggica. VIII. Notificar ao Conselho Tutelar do Municpio,ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministrio Pblico a relao dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 50% do percentual permitido em lei. ( inciso includo pela Lei n 10.287, de 20.09.2001) O artigo 13 da mesma Lei define as atribuies legais do docente, quais sejam: I.Participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino. II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedaggica. III. Zelar pela aprendizagem dos alunos; IV. Estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento. V. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, alm de participar integralmente dos perodos dedicados ao planejamento, avaliao e ao desenvolvimento profissional. VI. Colaborar com as atividades de articulao da escola com as famlias e a comunidade. Por fim, a escola responsvel pela universalizao do acesso, assim como pela democratizao do saber, cabendo-lhe o dever de organizar-se para atingir os objetivos da educao, quais sejam: desenvolver o educando, assegurar-lhe a formao comum para o pleno exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores (art. 22, LDB).

5. Secretaria Escolar
A Secretaria Escolar a porta de entrada da escola para a comunidade externa. Ela tambm a produtora e guardi da memria e da documentao da escola, de seus alunos e professores, e garante o controle de toda a situao escolar; atendimento, qualidade dos servios,pois dela depende o bom ou mau funcionamento da organizao escolar. A secretaria escolar um brao executivo da equipe administrativa e pedaggica . Ela o rgo responsvel pelos servios de escriturao, documentao, correspondncia e processos referentes legalizao do Estabelecimento de Ensino e vida escolar dos alunos, trabalhando coletivamente para a gesto administrativa e pedaggica da Unidade de Ensino.

12

A secretaria da escola o setor que tem como principal funo a realizao de atividades de apoio ao processo administrativo - pedaggico, onde se concentram as maiores responsabilidades relativas vida escolar do aluno e da prpria instituio. Para tanto, faz-se imprescindvel que em cada estabelecimento de ensino exista espao fsico adequado destinado aos servios da secretaria. Mesmo as instalaes mais simples devem acomodar os servios em local seguro e que possibilite o desenvolvimento do trabalho. A secretaria da escola constitui-se centro das atividades administrativas e pode ser considerada como base para uma eficiente gesto escolar. de responsabilidade da secretaria: - O registro da vida escolar do aluno. - O registro de pessoal. - A organizao e manuteno dos arquivos e fichrios que contm a escriturao escolar. - A preparao da correspondncia inter e extra-escolar. -A guarda da documentao, bem como, do processamento das informaes que circulam fora e dentro da escola.

: e u q a b i a S
O conceito de uma instituio de ensino passa pelo funcionamento de sua secretaria, portanto organize-a.

5.1 Secretrio Escolar


Para compreender a importncia do secretrio na vida da escola necessrio perceb-lo como o elo de ligao entre o administrativo e o pedaggico. Aquele que escreve a histria da instituio, a partir da histria do aluno. Aquele que articula, que se relaciona, transforma e contribui no dia-a-dia, de forma silenciosa, para a melhoria da escola. O Secretrio um dos elementos a quem a direo delega poderes e tarefas. Sua posio to importante que um dos requisitos para autorizao de funcionamento de uma escola a existncia de um secretrio credenciado. O pleno funcionamento da secretaria escolar est ligado diretamente ao perfil, habilidade e competncia do profissional que responde por ela. O responsvel pela secretaria dever compreender seu trabalho para alm da rea administrativa. Afinal, ele coresponsvel pelo sucesso da ao escolar. No contato dirio com alunos, professores, pais, servidores e comunidade, o secretrio dever desenvolver relaes de respeito, de auto-estima e de cidadania. Juntamente com seu diretor, responde administrativamente e legalmente pela documentao escolar. Para o bom desempenho de sua funo ser essencial formao adequada, alm de caractersticas tais como:

os itar e p Res utros rio o d soli r e es

Sa b er r

Ser organizado e pontual


edig ir

Estar aberto a aprendizagens

elar Rev de em e ida facil nicar-s u com

Hon esto

13

Competncia Profissional
Competncia profissional a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ao, valores, conhecimentos e habilidades necessrias ao desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho. So competncias bsicas do secretrio: - Apoiar a direo da escola e assinar, em conjunto com ela a documentao escolar expedida. - Responsabilizar-se pela escriturao escolar, conferindo-lhe fidedignidade e legalidade de acordo com a legislao vigente. - Organizar, coordenar, orientar e supervisionar a equipe da secretaria quanto simplificao dos processos e mtodos de trabalho, respeitando e valorizando as habilidades de cada um. - Utilizar instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos referentes ao preenchimento do dirio de classe, pessoal, materiais, patrimnio e sistema de informao. - Firmar-se na gesto escolar, como elemento de ligao entre as atividades administrativa - pedaggicas, interagindo com o corpo docente e participando das discusses para elaborao do projeto pedaggico, do plano de ao e do regimento escolar. - Prestar informaes aos usurios. O secretrio escolar ter sob sua responsabilidade a vida da escola, devendo, para tanto, receber, classificar e alocar toda a documentao da unidade escolar, mantendo atualizados os livros de registros, garantindo-lhes fidedignidade.

Exerccio da funo
A funo de secretrio escolar ser exercida por profissional habilitado e credenciado para a funo e amparado pelo Decreto 8.450/03 de 12/02/2003.
Escriturao Escolar Atendimento Expediente Arquivo

Atividades Realiza o atendimento

Atribuies Atende a comunidade externa e interna: pais, alunos, professores, diretores, tcnicos, coordenadores, servidores representantes de rgos pblicos e sociedade em geral. Efetiva registros escolares e processa dados sobre a matrcula, escriturao escolar os alunos , fichas individuais, histricos escolares, certificados de concluso de curso, transferncia, censo escolar, entre outros. Classifica, organiza e guarda o arquivo esttico e o dinmico; a escriturao escolar dos alunos; a vida funcional dos servidores, informaes administrativas e financeiras, coletnea da legislao educacional em vigor, bem como, a correspondncia recebida e expedida. Redige, encaminha e arquiva memorandos, ofcios, requerimentos, cartas, atas, circulares, portarias, relatrios, editais, ordens de servio, 14 comunicaes internas, etc.

Conduz o expediente

Organiza o arquivo

Prepara expediente

14

Rotinas
A Secretaria pea chave da administrao escolar, j que congrega uma equipe que colabora com a direo da escola numa ao centralizadora e abrangente, por seu relacionamento com todos os demais setores envolvidos no processo pedaggico e na vida escolar.

Organizando o ambiente de trabalho


Para o bom desempenho de suas atividades cotidianas, o secretrio escolar deve: - Organizar os arquivos com racionalidade, garantindo a segurana, a facilidade de acesso e o sigilo profissional. - Manter em dia as colees de leis, pareceres, decretos, regulamentos e resolues, bem como as instrues circulares, portarias, avisos e despachos que digam respeito s atividades da escola. - Manter o regimento da escola em local de fcil acesso a toda a comunidade escolar. Dar visibilidade s concepes pedaggicas, s normas e s diretrizes da escola. - Atender com prestimosidade os alunos, professores e pais, em assuntos relacionados com a documentao escolar e outras informaes pertinentes. - Elaborar o cronograma das atividades da secretaria, torn-lo pblico e assegurar a racionalizao do trabalho e sua execuo. - Ter sob sua guarda e sua responsabilidade livros, documentos, materiais e equipamentos da secretaria. - Gerenciar os processos de matrcula e de transferncia dos alunos. - Elaborar a comunicao externa. - Consultar e prestar esclarecimentos aos rgos do sistema de ensino, quando necessrio. - Elaborar instrumentos de controle de gesto que Para prestar os servios com qualidade, h de se capacitar os responsveis pelo setor, tornandocontribuam para a melhoria e eficincia dos servios os capazes e co-responsveis para realizar de escriturao escolar. registros na documentao geral da escola e do - Registrar e tratar dados estatsticos, analisando-os aluno, de forma legvel, sem rasuras, e interpretando-os em tabelas e grficos. falsificaes e incorrees, assegurando assim a - Organizar, respeitando os prazos estabelecidos, os confiabilidade dos documentos. processos de legalizao da escola. - Informar e preencher o censo escolar, zelando pela Consideram-se rasuras: riscos ou raspagens sobre a escrita ou sobre os dados de escriturao fidedignidade das informaes e pelo cumprimento escolar. do prazo estabelecido. - Elaborar o relatrio anual de atividades da Consideram-se incorrees: divergncia entre instituio. nomes, datas e locais lanados nos documentos - Receber, conferir, armazenar e distribuir material escolares, abreviao de nomes e lanamento de permanente e de consumo. freqncia e notas equivocadas. - Lavrar atas de resultados finais e de outros Consideram-se falsificaes: adulterao de processos de avaliao.

Ateno!

dados escolares.

15

- Transcrio fiel do documento original - Documento legvel sem rasuras e incorrees - Espaos no preenchidos dos documentos escolares devem ser encerrados com um trao para evitar falsificaes. - Espaos destinados s observaes devem ser registradas as informaes mais significativas, no previstas no formulrio. - Documentos oficiais da escola sero assinados pelo diretor e secretrio habilitados para a funo, com os respectivos carimbos. - Responsabilidade e competncia na assinatura do documento escolar - Manter cpia do documento expedido - Manter livro de controle para entrega de documentos - Documentos pessoais em original, no devem ser retidos na escola

6. Legalizao das instituies de ensino


Para funcionar, as escolas devem ter seus cursos autorizados, ou credenciados. Sem a regularizao, o trabalho escolar fica sem legalidade e os documentos escolares sem valor. Uma das funes do secretrio escolar organizar o processo de legalizao das escolas junto a DIREC. O Conselho Estadual de Educao elaborou um conjunto de Resolues que orientam o credenciamento de instituies escolares e autorizao dos cursos. So elas: - Instituies de educao infantil - Resoluo N. 1798/87 -Instituies que ofertam o ensino fundamental e mdio Resoluo N 037/2001 - Instituies que ofertam o ensino fundamental e mdio na modalidade de educao de jovens e adultos Resoluo N 138/01. - Instituies que ofertam o ensino profissional Resolues N 015/2001. - Instituies que ofertam a educao especial Resoluo N 394/2004.

16

7. Arquivo escolar o que ?


Lugar em que se guardam documentos de maneira que possam ser encontrados com facilidade. o conjunto ordenado de papis que documentam e comprovam o registro dos fatos relativos vida escolar dos alunos e da instituio de ensino. O secretrio escolar responsvel pelo arquivo, devendo organiz-lo de forma que possa ser consultado, com facilidade. Uma das condies exigidas para a regularizao da instituio de ensino a existncia de arquivo, conforme disciplina o Parecer N 16/97, do CNE, em seus artigos 2, alneas a e b. Segundo o citado parecer, o arquivo se organizar em: - Arquivo dinmico, tambm denominado como de movimento ou vivo que contm todos os documentos dos alunos matriculados no ano em curso, bem como, os que dizem respeito ao estabelecimento de ensino. - Arquivo permanente, tambm denominado como esttico ou morto que contm as pastas dos alunos transferidos ou concluintes.

Saiba mais!
REQUISITOS PARA BOM SERVIO DE ARQUIVO - Preparao de pessoal - Conhecimento da instituio e de sistema de arquivo - Escolha de local adequado - Compreenso da importncia dos arquivos numa secretaria - Utilizao de fichas, guias e pastas - Mveis e equipamentos adequados

Arquivo Escolar
O que contm Arquivo Dinmico 1. Pasta individual do aluno, contendo: - Requerimento de matrcula do ano em curso. - Ficha de matrcula. - Certido de nascimento ou de casamento. Ficha individual. - Histrico escolar (quando houver estudos anteriores) - Declaraes. - Foto 3x4. - Ttulo de eleitor, quando maior de 18 anos e com comprovao de voto da ltima eleio. - Contrato de prestao de servios educacionais, quando instituio privada. - Atestados mdicos (quando houver). - Requerimentos diversos. Arquivo Esttico Todos os documentos indicados no arquivo dinmico, relativos aos anos anteriores.

17

O que contm Arquivo Dinmico Arquivo Esttico

- Quaisquer outros documentos referentes vida Todos os documentos indicados no arquivo dinmico, escolar do aluno, de acordo as normas da relativos aos anos anteriores. instituio. 2. Relatrio anual das atividades. 3. Censo escolar 4. Dirios de classe. 5. Calendrio escolar do ano letivo em curso. 6. Livro de matrcula. (quando esta no for informatizada) 7. Livro para registros de certificados e diplomas. 8. Livro para registro de atas de resultados finais e atas especiais. 9. Pasta contendo a legislao do ensino atualizada. 10. Pasta de correspondncias recebida e expedida. 11. Regimento escolar. 12. Projeto pedaggico. 13. Plano de trabalho anual. 14. Registro de freqncia de pessoal.

Condies para Funcionamento Instalaes e Materiais 1. Instalaes: - Boa iluminao. - Espao arejado e adequado. - Segurana contra roubos, violao e incndios. 2. Materiais e equipamentos: - Pastas suspensas. - Pastas A-Z. - Material de expediente. - Arquivo de ao com gavetas. ? - Estante de ao ou madeira com porta. - Estante de ao ou madeira sem porta. - Mesa e cadeiras. - Mquina de escrever. - Computador* - Impressora* - Copiadora* - Telefone e fax* - Internet * (*) quando houver condies Organizao O arquivo deve ser organizado de forma a possibilitar o fcil acesso aos documentos. Sugere-se que a organizao dos documentos se faa por nvel, modalidade, perodo, srie ou ciclo e por ordem alfabtica. Ateno! O uso de cores para distinguir os documentos, facilita o manuseio e a identificao dos mesmos. Pessoal Profissionais habilitados e auxiliares que dominem a tcnica de catalogao, classificao e arquivo. Arquivista que poder ser o prprio secretrio ou um de seus auxiliares. Ateno! O profissional dever estar preparado para identificar os documentos, assim como o momento da passagem de um documento do arquivo dinmico para o arquivo esttico.

18

8. O acesso escola: matrcula


Matrcula o processo pelo qual se efetiva o vnculo do aluno com a instituio e ser realizada pelo pai ou responsvel quando se tratar de criana menor de idade. A matrcula exigida para o acesso de todos os alunos em qualquer nvel ou modalidade de ensino. Fique atento s diretrizes emanadas pela SEC e CEE - Faa uma anlise criteriosa dos documentos apresentados no ato da matrcula. - Realize um levantamento dos alunos com disciplinas em progresso parcial ( dependncia). - Analise os currculos de alunos transferidos sujeitos a realizao de adaptaes de currculo. - Informe equipe pedaggica da Unidade Escolar da relao dos alunos que devero cumprir adaptaes, dependncias, etc. - Faa um levantamento da documentao pendente de alunos com matrcula condicional para proceder a cobrana destes documentos .

Fique ligado!
importante lembrar que o acesso ao ensino fundamental est assegurado na Constituio do Brasil como direito subjetivo, ou seja, a matrcula no poder ser negada para as crianas de 6 a 14 anos. A escola um direito do aluno, assim como dever da famlia e do Estado. Ao efetuar a matrcula, lembre-se: Estudar um direito. Nenhum aluno poder ter matrcula indeferida por falta da certido de nascimento. Caso o aluno no tenha sua certido, a escola dever orientar os pais ou responsveis que busquem o cartrio de registro ou ainda, o Conselho Tutelar para maiores orientaes.

Saiba mais!
Tm direito dispensa de educao fsica alunos que comprovarem jornada de trabalho igual ou superior a 6 horas, maiores de 30 anos, aluna que tenha filho, aluno que esteja exercendo o servio militar, e ainda com afeces ou doenas comprovadas por atestado mdico. Nesses casos, o comprovante de dispensa de educao fsica ser arquivado na pasta do aluno. Alunos sem a concluso do Ensino Fundamental no poder ingressar no ensino mdio. .Resoluo CEE n 108/00 Alunos com idade inferior a 15 anos no podero realizar exames na CPA Comisso Permanente de Avaliao. No h circulao de estudos do EJA III, para o Ensino Mdio Regular e vice-versa.

19

9. Escriturao escolar e sua importncia


A escriturao escolar importante porque registra todos os fatos relativos vida escolar dos alunos e da instituio de ensino, portanto, os procedimentos devero estar, obrigatoriamente, registrados em livro prprio.
ar Escol rao u it r s fatos c o Es tico d m te luno is os cada a Registr la e a o c re s a r e u os a asseg relativ e tivo de e je d b a o ularid com o r a re g olar. a c s ic if E t n a ide da Vid icidade autent

O setor responsvel pela escriturao escolar a secretaria a quem cabe registrar as ocorrncias de acordo com a ordem e seqncia dos acontecimentos, para que sirvam de documento comprobatrio no tempo. O trabalho de escriturao deve ser realizado com cuidado para evitar equvocos e assegurar sua fidedignidade. A fidedignidade na escriturao escolar, uma questo de responsabilidade.

Fique ! de olho
A escriturao conta a histria da escola e do aluno Permanecer atravs do tempo, dando autenticidade legal tanto instituio, quanto vida escolar.

Irregularidades na documentao escolar podem ser facilmente identificadas:

- Lacuna no histrico escolar do aluno por ausncia de algum dado no informado. - Documentos com emendas, rasuras ou incorrees. - Documentao incompleta na ocasio da matrcula. - Declarao expedida comprovando a aprovao do aluno sem, no entanto, o mesmo ter logrado xito. - Registros inadequados, relativos vida escolar dos alunos. - Expedio de certificados ou diplomas por instituio no credenciada e cursos no autorizados ou reconhecidos. - Ausncia de disciplina da base nacional comum.

- Carga horria abaixo do mnimo exigido pela LDB (800 horas/ ano) para educao bsica. - Carga horria abaixo da aprovada no projeto do curso para edu cao profissional. - Ausncia das assinaturas do diretor e do secretrio. - Divergncia nas assinaturas (falsificao). - Falsidade ideolgica (assumir como sua, a funo de outra pessoa) - Ausncia de data na expedio de documentos. - Ausncia de ano de concluso do curso.

20

9.1 Transferncia
A transferncia a passagem do aluno de um para outro estabelecimento de ensino ou de uma habilitao para outra. O Histrico Escolar pode conter falsidade ideolgica. Caso haja alguma dvida quanto legitimidade, ao receber o documento de transferncia de aluno, mantenha contato com a SEC, DIREC, UE de origem (ou com o CEE) para averiguar a fidedignidade das assinaturas e a situao legal da instituio de origem do aluno. As DIRECs devero manter cadastro, contendo o registro dos diretores e dos secretrios escolares.

Casos de Transferncia
A transferncia poder ocorrer em trs momentos distintos: - Durante o ano letivo - Aps o trmino do ano letivo - Ex-ofcio Quando a transferncia ocorrer durante o ano letivo dever ser observado com ateno, o preenchimento do histrico escolar das sries/ciclos/nvel, no qual constar a expresso cursando, no espao devido, que apontar os resultados parciais, respeitando a base nacional comum e tambm a parte diversificada. Quando a transferncia ocorrer aps concluso do ano letivo, a escola de origem expedir o histrico escolar, devidamente preenchido com as especificaes cabveis e, acompanhado do certificado de concluso do curso, quando se tratar de Educao Profissional. A transferncia ex-ofcio ser efetivada, entre instituies vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer poca do Sugerimos prioridade na preparao dos ano, independente da existncia de vaga, histricos escolares dos alunos que iro quando se tratar de servidor pblico federal concluir o curso naquele ano. civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, se requerida em razo de comprovada remoo ou transferncia de ofcio, que acarrete mudana de domiclio para o municpio onde se situe a instituio recebedora, ou para a localidade mais prxima desta.

Ateno!

Saiba mais sobre transferncia


A transferncia feita considerando as disciplinas constantes da Base Nacional Comum. De acordo com A Lei Federal n 9.870/99 nenhum aluno poder ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou penalidade pedaggica, inclusive proibida a reteno de documentos escolares (carteira de estudante, guia de transferncia, boletim histrico escolar, etc.) por motivo de inadimplncia, assim como o aluno no poder ser impedido de assistir s aulas, pelo mesmo motivo. (Vide tambm Medida Provisria n 2.173-24, 23/08/2001) Caso o aluno transferido venha de instituio de ensino cuja sistemtica de avaliao seja diversa a da escola na qual est matriculando-se, este aluno dever adequar-se nova sistemtica de avaliao.

21

Exemplo 1 : Andressa estudou dois bimestres em escola cuja sistemtica de avaliao classificatria e a mdia adotada para promoo 5, tendo obtido aprovao parcial considerando que o ano letivo ainda est em processo. Ao transferir-se para escola que exija para aprovao mdia 7, Andressa ter que atingir a mdia 7 e nesse caso dever desdobrar-se para alcanar o perfil exigido pela nova escola.

Ateno!
Fica mantida a proibio de transferncia aps o incio do processo de avaliao da ltima unidade letiva. (Art. 14 5 da Res. CEE 127/97)

Exemplo 2: Mirna estudou 1 bimestre em escola cuja sistemtica de avaliao diagnstica e transferiu-se durante o ano letivo para escola que adota a avaliao classificatria. Ao chegar na nova escola, Mirna ter seu desempenho convertido para nota, aps processo avaliativo. Se atendida a mdia mnima, Mirna poder prosseguir seus estudos, se no, submeter-se- a estudos de recuperao, preferencialmente paralela. Caso Mirna continue com defasagem de aprendizagem, dever ao longo do ano atingir perfil superior mdia adotada ou submeter-se- recuperao final.

9.2 Currculo: Base Nacional Comum (art. 26 da LDB)


O conceito de currculo escolar abrange o conjunto das atividades educativas nucleares desenvolvidas pela escola. Significa todas as atividades educativas planejadas e executadas pela escola, visando ao desenvolvimento, completo e harmonioso, da personalidade integral do educando; o caminho que a escola oferece a seus alunos a fim de que sejam alcanados os objetivos da educao. O MEC visando a constituir um referencial para as escolas e professores no exerccio de suas prticas educativas, elaborou os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o CNE publicou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Bsica, um conjunto articulado de princpios, critrios e procedimentos que devem ser observados, obrigatoriamente, pelos sistemas e pelas prprias escolas na organizao e no planejamento, na execuo e na avaliao de seus cursos e respectivos projetos pedaggicos.

Fique atento!

A partir da 5 srie obrigatria a incluso no currculo de uma lngua estrangeira. O ensino religioso obrigatrio no ensino fundamental para a escola pblica e optativa para o aluno.

O currculo compreende uma base nacional comum e uma parte diversificada. A transferncia feita considerando a base nacional comum. A parte diversificada atender s peculiaridades locais e regionais, e ainda, aos interesses da escola e sua comunidade.

Ateno!

No esquea ao emitir o Documento escolar, utilize o cdigo de segurana e o apostilamento para os concluintes do ensino mdio ou profissional. Consulte Portarias da SEC N 10.212/99 e 11.441/03

22

10. Documentos Escolares


Os documentos escolares, administrativos e de gesto devem estar sob a guarda e a responsabilidade da secretaria da escola . - Os documentos escolares so caracterizados, como: eventual e permanente. - Documento eventual: aquele que tem vida curta e serve apenas para documentar ou comprovar um fato eventual e circunstancial. Aps o seu uso ser arquivado com cpia para o interessado. Exemplo: declarao, portaria disciplinar, etc. - Documento permanente: aquele que garante, indefinidamente, a identidade de cada aluno, a regularidade e autenticidade de sua vida escolar e no poder ser descartado ou inutilizado. - Se entretanto, por necessidade de espao precisarem ser incinerados, devero ser antes microfilmados, conforme a Decreto Federal N 1799 de 30/01/1996. Nesse caso, procedem-se aos registros conforme anteriormente indicado. Exemplos: histrico escolar, livro de matrcula (Caso no haja matrcula informatizada).

Ateno!
Compem a vida escolar do aluno os documentos que so guardados na pasta individual, anteriormente citada. A pasta individual ser organizada por ano, srie, ciclo ou nvel, turma, turno e por ordem alfabtica.

Saiba mais sobre os documentos escolares


Dados Essenciais

Ficha de Matrcula: um documento individual que ser preenchido no momento em que efetivada a matrcula do aluno na escola.Dever conter todos os dados pessoais do aluno, inclusive endereo completo. Ateno! A partir de 2005, a ficha de matrcula dever trazer campo para indicar cor e raa. Ficha Individual: um documento anual obrigatrio, no qual dever constar: ano civil, nome do aluno, srie, ciclo, nvel, turma e turno que est cursando, indicando nota, conceito ou resultado da avaliao diagnstica e ainda a apurao anual da freqncia do aluno. Deve conter espaos para dados pessoais, tais como filiao e endereo, inclusive fotografia 3 x 4 e para as observaes e ocorrncias que se fizerem necessrias. Alm disso, deve conter registros das doenas que exijam o conhecimento e encaminhamentos pela escola, como: diabetes, presso alta, epilepsia, doenas do corao, alergias etc.

23

Dados Essenciais O resultado final (rendimento e freqncia) ser transcrito para as Atas de Resultados Finais e para o boletim do aluno, conforme sistema de avaliao adotado pela escola e indicado no Projeto Pedaggico e Regimento Escolar. No existe modelo padronizado para a Ficha Individual. A escola tem autonomia. Forma de Organizao: Por ordem cronolgica das datas dos documentos

Histrico Escolar: o documento individual do aluno que registra toda a vida escolar do aluno, indicando as sries, ciclos ou etapas cursadas, o rendimento e a freqncia. Este tambm o documento oficial para efeito de transferncia. Da Instituio de Ensino: indicar o nome e endereo completo da instituio, mantenedor, Parecer, Resoluo ou Portaria de credenciamento e autorizao de cursos com data de validade. Do Aluno: registrar o nome completo do aluno, conforme certido de nascimento ou casamento, filiao, nacionalidade, naturalidade, data do nascimento, RG, quando houver. Da Organizao: Registrar a ordenao e a seqncia das sries, ciclos, nveis, por ano, currculo desenvolvido (Base Nacional Comum e Parte Diversificada), carga horria anual ministrada, freqncia e resultado da aprendizagem expresso em notas, conceitos ou menes, conforme sistemtica de avaliao adotada. Do espao reservado s observaes: procedimentos de regularizao de vida escolar promovido pela instituio, quando houver, indicando sua fundamentao legal, bem como, sugere-se que indique a avaliao adotada. Das assinaturas: datar e assinar (Diretor e secretrio escolar), indicando os nmeros dos respectivos registros do MEC, com habilitao especfica na funo ou autorizao temporria emitida pela DIREC.

Declarao - o documento eventual que atesta o resultado final obtido pelo aluno para efeito de matrcula, at a emisso do Histrico Escolar. Pode servir tambm como atestado de matrcula, ou outra finalidade. Atestado um documento que atesta se o aluno est apto ou no a desempenhar determinadas atividades de educao fsica. O atestado ser expedido por profissional mdico e ser renovado a cada ano. Certificado ou Diploma - o documento que comprova a terminalidade do nvel ou modalidade de ensino. Forma de Organizao: Por ordem cronolgica e arquivado na pasta do aluno

24

Fique ! de olho

Expede-se CERTIFICADO para os alunos concluintes ensino fundamental e mdio nas modalidades regular educao de jovens e adultos e de curso profissional formao inicial e ainda, para concluso de mdulos cursos profissionais de nvel tcnico.

do ou de de

Expede-se DIPLOMA para os alunos concluintes de cursos de educao profissional tcnica de nvel mdio ou para concluintes da formao mnima para o exerccio do magistrio, ofertada na modalidade normal. Somente escola credenciada com curso autorizado ou reconhecido pelo CEE ou SEC/DIREC poder expedir certificado e diploma.

10.1 Documentos de gesto escolar


Projeto Pedaggico: o termo Proposta Pedaggica foi introduzido pela LDB 9394/96 indicando o princpio da autonomia e estabelecendo que a construo da proposta uma tarefa coletiva na qual devem colaborar representantes da comunidade escolar, incluindo-se nela, o segmento familiar, respeitadas as diretrizes e normas do sistema de ensino, artigos 13 e 14, Incisos I e II e Artigo 15. O Projeto Pedaggico PP) trar a concepo pedaggica que orientar a ao educativa da escola. Ele definir os rumos, a inteno e os processos que a escola utilizar para alcanar suas metas. O PP um projeto poltico, de gesto de longo prazo. Para facilitar o acompanhamento da execuo das metas e dos objetivos propostos, desdobrar-se- em Planos de Ao (PA). Para garantir legitimidade, participam da elaborao do PP representantes de todos os segmentos da escola. Regimento Escolar: O Regimento Escolar (RE) a lei maior da escola. Representa um pacto educativo que se firma entre escola e famlia, devendo, portanto, ser do conhecimento de toda a comunidade escolar. na verdade o Cdigo de tica que nortear as relaes dentro da escola. Nele estaro estabelecidos: a estrutura organizacional da instituio, regime escolar, regime didtico, normas de convivncia social, a includos os direitos, deveres e as penalidades. O Regimento um documento vivo que pode ser reformulado quando necessrio. O Regimento Escolar refletir o PP. Para garantir legitimidade, participam da elaborao do RE representantes de todos os segmentos da escola. Plano de Ao: o Plano de Ao (PA) o instrumento de planejamento que viabilizar a execuo do Projeto Poltico Pedaggico, ano a ano. Nesse sentido, o PA indicar objetivos e metas a serem alcanados pela escola no ano. Como instrumento de planejamento, viabilizar o acompanhamento e a avaliao da execuo do Projeto Pedaggico, possibilitando os ajustes necessrios. O PA um projeto operacional. O PA selecionar as metas a atingir a cada ano, por isso, dever ser elaborado com a participao de todos; professores e demais educadores que fazem a escola.

25

10.2 Calendrio Escolar


o cronograma composto de todas as atividades escolares, inclusive as extra -classes a serem desenvolvidas no decorrer do ano letivo, tais como: aulas, excurses, festividades, datas comemorativas, planejamento, capacitao, entre outros. O calendrio prev, inclusive, os perodos de frias.

Fique atento!

comum organizarmos o ano letivo conforme o ano civil. O calendrio escolar praticamente igual em todo o Estado, mas a LDB estabelece apenas que o ano letivo ter durao mnima de 200 dias e 800 horas-aula, o que possibilita escola localizada em reas agrcolas, por exemplo, fazer seu calendrio adequado realidade local. O calendrio escolar para a educao profissional, nas formas concomitante e subseqente, permite a flexibilidade do calendrio, sendo obrigatrio somente, o cumprimento da carga horria estabelecido para a respectiva rea.

Ao organizar o calendrio, lembre-se de que dia letivo pressupe aluno e professor em uma atividade pedaggica. Consulte a Portaria em vigncia da SEC, referente a matrcula. A lei rigorosa com a freqncia. Determina no mnimo 75% de freqncia obrigatria para o aluno sobre o total da carga horria letiva. imprescindvel o controle rigoroso sobre a freqncia.

Consultando o Parecer CNE 05/97 e CEE n 275/00

a Saibs mai !
10.3 Dirio de Classe

Lembre-se que o sucesso escolar depende tambm da permanncia do aluno na escola. A aprendizagem exige disciplina e sistematizao. Alm disso, alguns programas sociais do governo tm a freqncia escolar como parmetro para a concesso de benefcios.

O Dirio de Classe um instrumento de gesto e de escriturao escolar que acompanha e controla o desenvolvimento da ao do professor. Relaciona todos os alunos matriculados por srie, ciclo ou etapa, turno e turma, registra o rendimento escolar, freqncia, contedos programticos, dias letivos, feriados e carga horria. Em hiptese alguma, o Dirio de Classe poder ser retirado da escola e levado para outros locais. um documento de registro e deve ter sua autenticidade resguardada devendo, ser portado, exclusivamente, pelos professores ou pelo secretrio escolar. Ao final de cada aula ministrada, o professor a registrar e apor sua assinatura. Em nenhuma hiptese, o professor registrar nome de aluno no dirio de classe. Essa uma prerrogativa exclusiva do secretrio escolar. As atribuies relativas ao preenchimento de dados obrigatrios no Dirio de Classe so exclusivamente de dois profissionais do professor e do secretrio. Cada um far as anotaes e os lanamentos sob sua responsabilidade, no interferindo no campo do outro.

26

Secretrio
- Nome da instituio. - Nome do professor - Disciplina - Ano, srie/nvel, turma, turno, habilitao (quando se tratar de curso profissional). - Relao nominal dos alunos por ordem alfabtica. - Previso de aulas - Dias feriados e santificados

Professor
- Frequncia, rendimento escolar. - Contedos programticos das aulas. - Possveis ocorrncias. - Assinatura.

Ateno! - Os nomes de todos os alunos matriculados constaro obrigatoriamente no Dirio de Classe, escritos manualmente, em letra legvel. Evite rasuras e utilizao excessiva de abreviaes. Preserve espao para outros nomes de alunos que venham transferidos - Caso haja desistncia ou transferncia, mesmo para outra turma ou turno ou para outro colgio, o nome do aluno no poder ser excludo, riscado ou subtrado do dirio. Ao invs disso, o nome permanecer, apenas com uma observao: Remanejado ou Transferido/turma (quando no saiu do colgio), ou, Transferido em _____/_________/_______ (quando deixou o colgio) - A secretaria determinar um prazo, geralmente de dez dias, aps a realizao das avaliaes, para que o professor faa as devidas anotaes, como: registro diagnstico, conceitos, notas, mdias, freqncia, registro das atividades das aulas ministradas, fechando assim a escriturao do Dirio de Classe referente ao bimestre. - Qualquer rasura que venha a ocorrer no registro da avaliao dos alunos, dever ser ressalvada, com a repetio da nota ou conceito alcanado por extenso e assinatura do professor. - Em cada aula, o professor registrar a freqncia dos alunos e contedos lecionados. Quando por um motivo qualquer as aulas forem suspensas, o professor anotar o fato no espao determinado ao lanamento de desenvolvimento do programa. - Aps o encerramento de cada ms letivo, o professor proceder ao devido fechamento, colocar um trao nos espaos no utilizados e apor sua assinatura. - O professor responsvel pela disciplina de Estgio Supervisionado registrar a freqncia dos alunos, os contedos programticos, carga horria, rendimento e as tarefas executadas pelos alunos. Cabe ainda ao professor elaborar os instrumentos para o acompanhamento do trabalho referente ao estgio e, ao final, arquivar o relatrio das atividades desenvolvidas pelos alunos. - Antes do incio do ano letivo conveniente que o Diretor e o Secretrio promovam uma reunio com os professores sobre o registro nos Dirios de Classe e a forma como estaro organizados e disponveis no dia-adia.

27

10.4 Documentos Administrativos Identificao


Dossi da instituio de ensino.

Como se organiza
Por ordem alfabtica

O que deve conter


Rede Pblica: documento legal da criao da instituio. Rede Privada: CNPJ, contrato social, Estatuto. Ambas as redes: cpia do processo encaminhado ao CEE/SEC/DIREC para credenciamento da instituio, autorizao e/ou reconhecimento de cursos Parecer do CEE/ Portaria SEC/DIREC legalizando a escola.

Dossi do prdio da escola

Por ordem alfabtica

Documento legal do prdio: escrItura/registro. Contrato de aluguel, cesso e/ou convnio (quando houver). Planta do prdio, assinada por engenheiro. Registro de entrada e sada de documentos e correspondncias, com data e assinatura de quem os recebeu. Registro do tombamento (com entrada e sada) de todos os equipamentos e materiais permanentes da escola. Constituies Federal, Estadual e Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional 9394/96. Resolues, Pareceres e Indicaes do Conselho Estadual de Educao e do Conselho Nacional de Educao. Publicaes referentes s normas de administrao de pessoal.

Livros de Protocolo

Por perodo e assunto: documentos recebidos e expedidos

Pasta de inventrio de equipamento e material permanente

Ordem cronolgica crescente

Coletnea de legislao

Por assunto, ano e por tipo de documento: leis, pareceres, resolues, decretos e portarias, etc.

28

Identificao
Livro de Ata dos Resultados Finais

Como se organiza
Por ano, srie, ciclo, nvel, turno, turma e ordem alfabtica (de acordo com a certido de nascimento ou casamento). Por ano

O que deve conter


Registro dos resultados finais por aluno: rendimento escolar, notas ou menes durante o ano letivo. Registro da regularizao da vida escolar do aluno, como: complementao de estudos, avano progressivo, classificao, reclassificao, acelerao, aproveitamento de estudos e progresso parcial, conselho de classe. Registro dos certificados e diplomas expedidos, aps a concluso do curso pelo aluno.

Livro de Atas Especiais

Livro de Registro de Diplomas e Certificados

Por ano e ordem alfabtica. Cada diploma ou certificado receber um nmero que no ser atribudo a nenhum outro certificado ou diploma Por ano e por segmento.

Livro de Atas do Colegiado Escolar

Registro das reunies realizadas pelo colegiado e assemblias. Registro da freqncia diria dos tcnicos e funcionrios/lotados na escola. Registro das ocorrncias nas aberturas de propostas e nos processos de licitaes da escola pblica. Se privada, a forma de compra ficar a cargo da gerncia. Cpia das atas de resultados finais relativos ao ano anterior, contendo o rendimento do aluno por disciplina e situao final de cada aluno; cpia das atas especiais; relao de professores com suas respectivas habilitaes e pessoal tcnico administrativo. Formulrios estatsticos do MEC, devidamente preenchidos.

Livro de Freqncia

Por ano, por categoria e por ordem alfabtica Por ano e tipo de material ou servio licitado.

Livro de Licitaes

Relatrio Anual de Atividades

Por ordem alfabtica, srie, ciclo, nvel, turma e turno e modalidade de ensino.

Censo Escolar

Por srie, ciclo, nvel, turma, turno e modalidade.

29

Saiba mais sobre Atas!


Ata de Resultados Finais: o documento que registra o resultado final de todos os alunos matriculados no decorrer do ano letivo. Ata de Resultados Finais: o que dever conter - Nome da instituio, dia, ms e ano da concluso da srie ou etapa. - Forma de organizao do ensino (srie, ciclo, turma e turno). - Nveis e modalidades. - Nome dos alunos por extenso, organizados em ordem alfabtica, exatamente igual ao registrado no dirio de classe que por sua vez deve estar conforme a certido de nascimento ou casamento. - Rol de disciplinas. - Resultado final ( aprovados, reprovados, afastados por transferncia e abandono). - Assinaturas do diretor e do secretrio escolar. A Ata Descritiva: tem uma forma prpria de ser elaborada. Para que contemple todos os aspectos importantes e necessrios, observe as seguintes orientaes. Registra, de forma exata e metdica, as ocorrncias e decises tomadas nas assemblias, reunies ou sesses realizadas por comisses, conselhos, congregaes, corporaes ou outras entidades semelhantes. - No termo de abertura do livro de Atas, deve constar o nome da instituio de ensino, conforme ato de criao, o nome do Estado, do Municpio onde est situado, data e ano, as ocorrncias, decises e encaminhamentos e ao final, a assinatura do secretrio e do diretor da instituio de ensino e de todos os presentes. - Por ser de valor formal, a Ata deve ser lavrada de tal maneira que seja invivel introduzir modificaes posteriores. No se fazem pargrafos ou se deixam espaos entre as palavras. - A Ata lanada em livro prprio devidamente autenticado, cujas pginas so rubricadas e numeradas. -Existem tipos de Atas que, por se referirem a rotinas e procedimentos padronizados, so lanadas em formulrio com lacunas a serem preenchidas. Nesse tipo de Ata, imprescindvel prevenir qualquer tipo de fraude, preenchendo os eventuais espaos em branco com traos ou outros sinais convencionais. Nesse caso, tambm se registra o nmero da pgina e rubrica-se cada folha. - Na Ata no se admitem rasuras, para ressalvar erro constatado durante a redao, usa-se a palavra DIGO, depois da palavra errada, repetindo-se a palavra ou expresso de forma correta. (ex.: aos doze dias do ms de maio, digo, do ms de junho ...). - Ao ser constatado erro ou omisso aps a redao, usa-se a expresso EM TEMPO, que escrito aps o texto da Ata, seguindo-se a emenda ou acrscimo: (ex.: em tempo onde se l abono, leia-se abandono). - A Ata deve ser redigida por um secretrio efetivo do rgo ou, na falta desse, por um secretrio ad hoc, isto , eventual, designado na ocasio. - A Ata um registro fiel dos fatos ocorridos em determinado evento e sua linguagem deve ser simples, clara, precisa e concisa.

30

- Assinam a Ata, geralmente, todas as pessoas presente reunio, s vezes, assinada somente pelas pessoas que presidiram a sesso (presidente e secretrio). As assinaturas devem ser contnuas, isto , ao longo das linhas do livro de Atas, sem intervalos.(ex.: Carmem..., Luciana..., Juliano..., Pedro..., ). - As partes de uma Ata variam de acordo com a natureza das reunies. As que mais freqentemente aparecem, alm de ttulo e das assinaturas, so as seguintes: dia, ms, ano e hora da reunio (por extenso), local da reunio, pessoas presentes, devidamente qualificadas (conselheiros, professores, pais), presidente e secretrio dos trabalhos, ordem do dia (discusses, votaes, deliberaes, outras), encerramento. - As Atas que resultem de reunies ou assemblias devem ser assinadas pela pessoa que a secretariou e tambm por todos os presentes.

Ateno!
Ao final do ano letivo, o Secretrio dever fazer quadro demonstrativo do quantitativo de alunos admitidos, afastados por abandono, afastados por transferncia, aprovados e reprovados por srie, turma e turno.

11. Regularizao da vida escolar


A regularizao da vida escolar o procedimento legal adotado pela escola que visa a suprir lacunas, e omisses detectadas na vida escolar do aluno, assim como corrigir irregularidades. Para corrigir as distores, a escola poder utilizar os vrios mecanismos constantes da legislao educacional. Tais procedimentos estaro, obrigatoriamente, previstos no Regimento Escolar.

11.1 Classificao
Entende-se classificao como o posicionamento do aluno em qualquer srie ou etapa, compatvel com sua idade, experincia e nvel de desempenho, de acordo com os critrios de avaliao estabelecidos pela escola, dispostos no Regimento Escolar. A classificao poder ser realizada: - Por promoo, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a srie ou fase anterior, na prpria escola. - Por transferncia, para candidatos procedentes de outras escolas; - Independentemente de escolarizao anterior, mediante avaliao feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experincia do candidato e permita sua inscrio na srie ou etapa adequada, conforme regulamentao do respectivo sistema de ensino. Exemplo 1: Cludio cursou a 5 srie com aprovao e por isso ser promovido srie subseqente. Exemplo 2: Luclia concluiu a 2 srie na escola X e foi transferida para a escola Y. A escola Y analisa a documentao para matricul-la na 3 srie. Exemplo 3: Jnior estudou em escola da zona rural e no tem como comprovar sua escolaridade. A escola que o receber dever proceder a avaliao de conhecimentos para averiguar seu nvel. A partir dessa avaliao o posicionar na srie para a qual demonstrou conhecimento. Neste caso, se Jnior for classificado para cursar a 3 srie, as sries anteriores (1 e 2) so consideradas supridas, devendo o secretrio passar um trao na diagonal nos locais correspondestes s sries supridas e constar no espao reservado s observaes que o aluno foi classificado nos termos do art. 24, inciso II, alnea c, da Lei N 9394/96 para cursar a 3 srie, havendo obtido os seguintes resultados, ao emitir o documento. O fato dever constar na ficha individual, no histrico escolar e em Ata Especial.

31

Ateno!
vedada a classificao ao aluno procedente da Educao Infantil para a 1 srie.

11.2 Reclassificao
Entende-se reclassificao como sendo o reposicionamento de um aluno na srie, perodo ou ciclo, mdulo ou etapa diferente daquela na qual o aluno est posicionado, compatvel com seu nvel de aprendizagem. A instituio de ensino poder reclassificar alunos transferidos de outras instituies situados no pas ou no exterior, tendo como base normas curriculares gerais. Exemplo 1: Ananda cursou no Brasil a 1 e 2 sries do ensino mdio. Em seguida foi morar em outro pas, onde se matriculou na 2 srie da escola estrangeira e fez jus ao Diploma de concluso do Ensino Mdio. Ao retornar ao Brasil dever solicitar equivalncia de estudos junto a Unidade Escolar credenciada com curso autorizado ou reconhecido. Exemplo 2: Eduardo cursou no Brasil a 5 srie do ensino fundamental, mudou-se para outro pas e matriculouse em srie no conclusiva. Ao retornar ao Brasil dever solicitar em escola credenciada com curso autorizado ou reconhecido a reclassificao para fins de prosseguimento de estudos.Caber escola que o receber avaliar seu grau de conhecimento, compatibilizar a srie cursada no exterior com a correspondente no Brasil, e se necessrio, fazer a complementao e o aproveitamento de estudos. Caso Eduardo tenha cursado toda a srie em outro pas, a escola dever transpor os dados, depois de traduzido por tradutor pblico juramentado, na sua ntegra, para o histrico escolar, indicando disciplinas, conceito ou nota, escola, estado e pas. O fato dever constar na ficha individual, no histrico escolar e em ata especial. Em caso de dvidas, consultar a Resoluo CEE n 103/98 e 127/97.

11.3 Progresso
Progresso o processo que permite ao aluno avanar de uma srie para outra, desde que preservada a seqncia do currculo, observadas as normas do sistema de ensino. So duas as formas de Progresso: -Progresso Parcial -Progresso Continuada Progresso Parcial: permite ao aluno avanar na srie ou nos componentes curriculares apresentando comprovado domnio de conhecimento e preservando a seqncia do currculo. Exemplo: Pedro foi reprovado em determinada disciplina da 5 srie do Ensino Fundamental. Porm, o Projeto Pedaggico e o Regimento Escolar no adotam o regime da progresso parcial. Pedro, para no repetir, dever procurar uma escola que adote o referido regime. . Progresso Continuada: permite ao aluno avanos sucessivos sem interrupo na srie ou etapa sem prejuzo na avaliao do processo ensino-aprendizagem.

32

a Saibs mai !
A Progresso Parcial e a Continuada substituem a antiga dependncia de estudos instituda na Lei N 5692/71, sem os detalhamentos contidos na mesma. No haver Progresso do Ensino Fundamental para o Ensino Mdio - Res. CEE 108/100

Exemplo: Thain encontra-se matriculada na 6 srie do Ensino Fundamental, fazendo progresso parcial de determinada disciplina da 5 srie. Ao final do ano letivo, obteve aprovao na 6 srie, sem no entanto, ter sido promovida na progresso parcial. A escola dever matricular Thain na 7 srie, com progresso continuada referente disciplina da 5 srie. Poder inclusive, cursar sries subseqentes, sem prejuzo da ordenao e seqncia do currculo. Do resultado, dever ser lavrada ata especial e constar na ficha individual e histrico escolar do aluno.

11.4 Acelerao
Acelerao o mecanismo que a legislao oferece ao aluno para corrigir atraso escolar por distoro idadesrie, dando-lhe a oportunidade de atingir nvel de desenvolvimento correspondente sua idade. Exemplo 1: Ana Jlia tem 12 anos e est cursando a 2 srie do Ensino Fundamental. Na ocasio, a professora percebeu pelo seu grau de desenvolvimento e conhecimento, e considerando que Ana Jlia est fora de faixa, que a mesma deveria estar matriculada no processo de acelerao com a finalidade de corrigir a distoro idade/srie. Exemplo 2: Lucas tem 14 anos, estudou at a 3 srie. Passou vrios anos sem estudar e demonstrou interesse em retornar escola para cursar a 4 srie. Ao matricular-se a escola percebeu, pelo seu grau de desenvolvimento e conhecimentos, considerando sua idade que o mesmo deveria acelerar seus estudos com a finalidade de corrigir a distoro identificada. Obs.: Caso a U.E.E. funcione com Projeto Especfico para atendimento a esta clientela.

11.5 Avano progressivo


Avano Progressivo o processo de avaliao pelo qual a escola identifica que o nvel de escolarizao e desenvolvimento do aluno superior ao da srie que est cursando. Esse procedimento propicia ao aluno a oportunidade de avanar srie ou sries, concluindo assim o curso ou etapas em menor espao de tempo. Exemplo: Monique matriculou-se na 3 srie do Ensino Fundamental e no decorrer do ano letivo, a professora percebeu que a aluna demonstrava alto grau de desenvolvimento e de conhecimentos, acima do exigido para a sua idade. Para possibilitar o seu avano a escola avaliar Monique e a matricular na srie para a qual demonstrou estar preparada.

11.6 Aproveitamento de estudos


Aproveitamento de estudos o procedimento legal que permite a escola aproveitar estudos realizados com xito, no mesmo nvel com carga horria e contedos compatveis. Para efeito de aproveitamento de estudos a escola poder agrupar duas ou mais disciplinas. Exemplo 1: Juliana concluiu a 8 srie do ensino regular e ficou reprovada em uma determinada disciplina. Para no repetir a srie , cursando apenas a disciplina , procurou uma Comisso Permanente de Avaliao (CPA) para cursar a disciplina na qual fora reprovada.

33

Aps submeter-se avaliao de conhecimentos demonstrou resultados satisfatrios, logrando a aprovao. Para fazer jus ao certificado do Ensino Fundamental, a CPA proceder ao aproveitamento de estudos das disciplinas cursadas com xito na escola de origem, agregar ao currculo o resultado da aprovao obtida na CPA e expedir o certificado de concluso do Ensino Fundamental, dando direito a Juliana, que tem 15 anos, a prosseguir seus estudos na 1 srie do ensino mdio, obrigatoriamente, em escola regular. Exemplo 2: Bruna concluiu um determinado curso Tcnico e tem interesse em fazer um novo curso na mesma rea. Caso Bruna deseje aproveitar disciplinas j cursadas, a escola que a receber dever compatibilizar contedos e respectivas cargas-horrias, podendo agregar uma ou mais disciplinas para fins de aproveitamento. Desse fato, ser lavrada ata especial e constar na ficha individual e no espao referente a observaes do histrico escolar.

Fique atento!

Alunos com idade inferior a 15 anos no podero realizar exames na CPA. Alunos sem a concluso do Ensino Fundamental no poder ingressar no Ensino Mdio.

Fique ligado!
Para fins de certificao de concluso de curso do ensino fundamental na modalidade de Educao de Jovens e Adultos o aluno dever comprovar idade mnima de 15 anos. A escola poder aproveitar conhecimentos e experincias anteriores, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de concluso da respectiva qualificao ou habilitao profissional. No Decreto Federal No 5.154/04, nas Resolues N 04/99 e N 01/05 e no Parecer 16/99, do CNE voc encontrar todas as orientaes sobre o assunto. O Aproveitamento de Estudos dever ser realizado mediante a apresentao de histrico escolar acompanhado(s) contedo(s) programticos da(s) disciplina(s) que ser apreciado pelo professor da(s) disciplina(s).

11.7 Estudos de recuperao


Estudos de recuperao o tratamento especial dispensado ao aluno com baixo rendimento escolar e /ou com dificuldades de aprendizagem. O processo de recuperao estabelecido em seu Regimento Interno que poder ser bimestral, semestral ou anual, embora a LDB recomende que a mesma se faa, preferencialmente de forma paralela e contnua e privilegie os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. 32 Ateno! Nenhum aluno poder ser declarado reprovado antes de submeter-se aos estudos de recuperao, exceto por frequncia. Os Estudos de recuperao revestem-se de caractersticas diversas das do perodo letivo, sendo, entre outras, as seguintes:

34

- Metodologia adequada s deficincias verificadas. - Reviso da parte do contedo em que o aluno demonstrou deficincia. - Avaliao continuada e progressiva. - Orientao e acompanhamento personalizados ou em pequenos grupos de idntica deficincia. A Recuperao ser realizada mediante tarefas, pesquisas, mdulos, aulas ou outras atividades adequadas, levadas a cabo individualmente ou em pequenos grupos, sob a coordenao e a superviso do professor ou, na sua falta, por outro professor habilitado e vinculado ao Estabelecimento de Ensino.

a Saibs mai !
Os procedimentos de reclassificao, classificao, progresso parcial, acelerao, avanos progressivos aproveitamento de estudos e recuperao esto previstos nos artigos 23 e 24 da Lei N9394/96 e na Resoluo CEE N 127/97.

11.8 Complementao curricular


Complementao curricular ou Adaptao de estudos o processo pelo qual a U.E complementa disciplinas ou contedos obrigatrios no cursados pelo aluno. A Complementao curricular ser efetivada quando verificada a ausncia de componentes curriculares obrigatrios, de acordo com o curso (educao bsica ou profissional). A complementao poder ser realizada atravs de aulas, trabalhos, pesquisas, ou outras atividades pedaggicas, podendo tambm ser efetivada paralelamente, conforme o disposto no Regimento Escolar. Exemplo 1: Anne estava cursando a 8 srie do Ensino Fundamental, quando se observou que a aluna deixou de cursar a disciplina artes, componente curricular obrigatrio da Base Nacional Comum. Neste caso, a aluna dever fazer a complementao curricular para cumprir o currculo do Ensino Fundamental. Do resultado, dever ser lavrada ata especial e constar na ficha individual e histrico escolar do aluno. Exemplo 2: Carlos estava matriculado no curso de Formao para Professores de Nvel Mdio, na Modalidade Normal, transferiu-se para outra unidade sem haver cursado uma determinada disciplina obrigatria do currculo do referido curso. Neste caso, Carlos dever cumprir a disciplina para concluir o seu curso e receber a diplomao. Do resultado, dever ser lavrada ata especial e constar na ficha individual e histrico escolar do aluno.

11.9 Circularidade de estudos

Exemplo 1: Cludia tem 17 anos e est cursando a 5 srie no ensino regular. A escola juntamente com a famlia de Cludia percebeu que a mesma poderia recuperar a defasagem srie-idade e sugeriu sua matrcula no curso de Ensino Fundamental na Modalidade Educao de Jovens e Adultos, adotando assim a figura legal de circulao de estudos. No h circulao de estudos do Ensino Mdio seriado para EJA III e vice-versa. Exemplo 2: Karla cursou a 1 srie do curso Formao de Professores a Nivel Mdio - Modalidade Normal . No ano seguinte transferiu-se para um Municpio onde no h oferta deste curso. Karla poder matricular na 2 srie do Ensino Mdio, e a Unidade Escolar ir compatibilizar o Currculo e oferecer as adaptaes necessrias. Este procedimento poder ser igualmente adotado para qualquer srie ou nvel de ensino. (Parecer CEE N 087/2004)

No a! esque

A Lei denomina circularidade de estudos o trnsito de um aluno matriculado em uma determinada modalidade de ensino para outra.

35

Fique atento!

A escola, ao identificar a ausncia de algum componente curricular obrigatrio, dever proceder necessria complementao.

A complementao curricular dever ser orientada e acompanhada pelo professor da disciplina e pela coordenao pedaggica.

Declarao de Regularidade de Estudo( autenticidade e veracidade) Esta declarao substitui o carimbo de Visto Confere que foi abolido pela Portaria da SEC 6.695/98.

! s i a m a Saib

Declarao expedida para confirmar as informaes contidas no Histrico Escolar expedido pela Unidade de Ensino.Dever ser emitida quando Histrico Escolar suscitar dvida, podendo ser solicitada pelo aluno, responsvel, empresa ou instituio. Dever ser assinada pelo Secretrio e Diretor com os respectivos n da autorizao.

12. Procedimentos para preenchimento de documentos escolares


O preenchimento dos Histricos Escolares competncia exclusiva da Unidade Escolar que deve observar com bastante rigor as seguintes instrues: a) os formulrios de Histricos Escolares, devero ser preenchidos (anverso e verso) totalmente mquina , digitados ou manuscritos; b) no devero conter rasuras, emendas, tarjas, borres, letras e tintas diferentes e abreviaturas; c) no devero utilizar carimbo de autenticao, reconhecimento de firmas e outros, no verso ou anverso do Histrico Escolar, excetuando o carimbo do Diretor e do Secretrio Escolar que devero vir abaixo das assinaturas; d) o Histrico Escolar do Ensino Fundamental dever ser preenchido completo da 1 8 srie a partir do ano de 1976 ( com nota / conceito e carga horria ) e) os Histricos Escolares devero ser preenchidos cuidadosamente seguindo os itens abaixo discriminados: - IDENTIFICAO 1. IMPRESSO DE SELOS: 1.1 Federal esquerda do formulrio, (olhando o documento de frente), obrigatrio para todas as unidades escolares de ensino das redes estadual, municipal e particular; 1.2 Estadual direita do formulrio, (olhando o documento de frente), sendo obrigatrio para as unidades escolares estaduais, facultativo para as redes de ensino municipal e particular ( logotipo );

36

1.3 Escrever o nome do curso observando a nomenclatura da poca. Exemplo: ginasial 1 grau Ensino Fundamental. Primrio - 1 4 srie (na vigncia da Lei 4024/61) Ginasial - 1 4 srie ( na vigncia da Lei 4024/61) 1 Grau Lei 5692/71 (na vigncia da Lei 5692/71 e 7044/82 at 1996) Ensino Fundamental- (Lei 9394/96 a partir 1997) 2 Grau - ( Vigncia da Lei 5692/71 e 7044/82) Ensino Mdio - Lei 9394/96 2. ESTABELECIMENTO: Escrever o nome do Estabelecimento de Ensino completo (sem abreviaturas). As unidades escolares estaduais devero colocar tambm o seu respectivo cdigo . 3. ENDEREO : Escrever o endereo completo da unidade escolar, inclusive nmero, telefone, bairro, municpio e estado. 4.ENTIDADE MANTENEDORA : Rede Estadual Governo do Estado da Bahia Rede Municipal Prefeitura Municipal de ------------Rede Privada- Nome da Entidade Mantenedora com base no CNPJ 5 . ATO DE CRIAO 5.1. Unidade Escolar da rede pblica escrever o nmero da Portaria ou Decreto de criao, bem como a data de sua publicao . 5.2. Unidades Escolares privadas escrever o nmero da Portaria de Autorizao, Renovao ou Reconhecimento/Credenciamento, bem como a data de sua publicao no Dirio Oficial OBS.: Estar atento para o prazo de validade da Portaria de Autorizao ou Renovao das Unidades Escolares municipais e privadas . As mesmas possuem vigncia de 4 (quatro) anos, a contar da data de publicao do Dirio Oficial, a partir de 1996, podendo ser renovada por mais dois anos. Resoluo 037/2001. Art. 1, alnea b e 1. 6. NOME DO ALUNO Escrever o nome do aluno ( sem abreviatura ) As Unidades Escolares Estaduais devero colocar tambm o respectivo nmero de matrcula do aluno a partir de 1992. 7. DATA DO NASCIMENTO Colocar dia, ms e ano. 7.1. Naturalidade a cidade onde o aluno nasceu 7.2. Nacionalidade o pas onde nasceu. Ex.: brasileira ou brasileiro. 7.3. Filiao - escrever o nome completo (sem abreviatura) do pai e da me, conforme descrito na Certido de Nascimento ou Carteira de Identidade.

37

7.4. Encerrar o espao quando no constar na Certido de Nascimento o nome do pai ou da me. II COMPONENTES CURRICULARES Transcrever no corpo do Histrico Escolar, as disciplinas constantes da Matriz Curricular, devidamente homologada pelo rgo competente, observando: a) nome por extenso (sem abreviar) das disciplinas que integram a parte da Base Nacional Comum e Parte Diversificada do currculo, do curso concludo, com as respectivas cargas horrias, notas ou menes; b) incluir no somatrio de carga horria total, todas as cargas horrias das disciplinas, das adaptaes, das dependncias quando necessrias ou adotadas pela unidade escolar, que devero ser esclarecidas no campo Observao, bem como o ano e unidade onde foram realizadas. c) total da soma das cargas horrias de todas as sries (de 1 8 ). obrigatria a partir de 1976, no havendo cargas horrias em histricos recebidos anteriormente pelas unidades escolares, poder fazer constar apenas a carga horria total anual de 720 horas, por srie, da 1 4 srie, sem especificao por disciplina, de escolas extintas, rurais, multiseriadas; d) dever constar no anverso do histrico, os estudos comprovados, com notas do curso primrio 1 4 srie, realizados na vigncia da Lei n 4024/61, e, em caso de estudos no comprovados, encerrar o espao de 1 4 srie do anverso do histrico, fazendo constar no espao de Observaes: Estudos no comprovados, sem notas, realizadas na vigncia da Lei n 4024/61; e) as disciplinas integradas da matriz curricular aprovada devero ficar juntas na mesma linha onde se encontram as disciplinas dos componentes curriculares. Exemplo: Cincias/Programas de Sade (1 4 srie); Cincias Fsicas e Biolgicas/Programas de Sade (5 8 srie); Educao Moral e Cvica/Organizao Social e Poltica do Brasil (5 8 srie); f) obrigatoriedade das disciplinas, Programas de Sade, Educao Artstica e Educao Fsica a partir de 1976 (art.7 da Lei 5.692/71); g) as disciplinas OSPB e EMC foram incorporadas as disciplinas de Cincias Humanas e Sociais a partir de 14 de junho de 1993, conforme determina a Lei 8.663/93. III VERSO DO HISTRICO ESCOLAR REGISTROS COMPLEMENTARES - Preencher com as sries, anos, nomes dos estabelecimentos, municpios e estados onde o aluno concluiu cada srie de acordo com a nomenclatura da poca da concluso; RENDIMENTO ESCOLAR - No caso do aluno ser transferido em curso, preencher o rendimento escolar, n de faltas e aulas dadas, com informaes das unidades j cursadas no verso do histrico. CERTIFICADO - Escrever o nome do aluno por extenso, srie e o ano de concluso da srie, ciclo. OBSERVAO - Utilizar para escrever esclarecimentos: - quando o resultado da avaliao quantitativa for definida em conceito ou pontos, constar a traduo dos mesmos no quadro de observao; - as adaptaes realizadas pelo aluno, sem limite do nmero de disciplinas, sero lanadas neste campo, nome das disciplinas, ano e unidade escolar onde foram realizadas;

38

- at o ano de 1997, as dependncias de uma ou duas disciplinas permitidas por lei, para escolas privadas (exceto na rede estadual ), s poderiam ser feitas a partir da 7 srie; deve-se especificar as disciplinas, ano de realizao, e a unidade escolar. A partir de 1998 aplica-se desde a 5 srie em at (trs) disciplinas, respeitando a Resoluo do CEE n 108/2000, desde que conste do Regimento Escolar, j reformulado, conforme Lei 9394/96. - se reprovado na ultima srie do Ensino Fundamental ou Mdio, em uma ou at duas disciplinas poder cursar apenas essa (s) disciplina (s), no ano seguinte amparado pela Resoluo CEE 496/78, at o ano de 1997. A partir de 1998, poder cursar no ano seguinte, apenas as disciplinas em que no obtiver aprovao, conforme Resoluo 127/97 Dirio Oficial de 23/01/98, art. 15, 1. - em caso do aluno ter sido dispensado da prtica da disciplina Educao Fsica citar a Lei Federal 6.503/77, artigo e alnea, que o beneficiou ainda na vigncia da Lei 5692/71.e a partir de 2003, com base na Lei 10.793/2003. - colocar o cdigo de segurana, (Portaria SEC n 10212/99.D.O de 17/12/99 - apostilar a data do Dirio Oficial que publicou o Edital de Concluintes do Ensino Mdio Rede Estadual, a partir de 2002 ( Portaria 11441/03) - constar assinatura do Secretrio Escolar aps as citaes no campo de Observaes. ASSINATURA DO DIRETOR E SECRETRIO DIPLOMA - Escrever o ttulo conferido de acordo com a habilitao concluda. Observando: NOMENCLATURAS DE TTULOS, CURSOS E HABILITAES DIPLOMAS MAGISTRIO - At 1974 - Lei 4024/61 de 20.12.1961 Ttulo : Professor Primrio Curso : Professor Primrio Base Legal: De acordo com a Lei 4024/61 e Lei Orgnica do Ensino da Bahia n. 2463/67 de 13/09/67 - A partir de 1975 - Lei 5692/71 Ttulo: Professor do Ensino de 1 Grau da 1 4 srie Curso : Formao para o Magistrio (at 1979) Habilitao : Formao para o Magistrio Base Legal : De acordo com os Arts. 6 e 16 da Lei 5692/71 de 11/08/1971 e com o disposto do Regimento Escolar - Em 1980 - Lei 5692/71 Ttulo : Professor do Ensino de 1 grau da 1 4 srie Curso : Habilitao Profissional Plena do Magistrio de 1 grau Habilitao : Habilitao Profissional Plena do Magistrio de 1 grau Base legal: De acordo com os Arts. 30 alnea a e 16 da Lei 5692/71 de 11/08/71, combinados com os Arts. 4 e 6 da mesma Lei - A partir de 1981- Lei 5692/71 Ttulo: Professor do Ensino de 1 grau da 1 4 srie Curso : Magistrio de 1 grau Habilitao : Magistrio de 1 grau Base Legal De acordo com os Arts. 6 e 16 da Lei 5692/71 de 11/08/71 e com o disposto do Regimento Escolar

39

- A partir 1982 Lei 7044/82 de 18/10/1982 Ttulo : Professor do Ensino de 1 grau da 1 4 srie Curso : Magistrio de 1 grau Habilitao : Magistrio de 1 grau Base Legal : De acordo com o Art. 16 da Lei 7044/82 de 18/10/1982 - A partir de 1997 Lei 9394/96 de 20/12/1996 Ttulo : Professor do Ensino Fundamental da 1 4 srie Curso : Magistrio do Ensino Fundamental Habilitao : Magistrio do Ensino Fundamental Base Legal : De acordo com Arts. 24, inciso VII da Lei 9394 de 20/12/1996 e do disposto do Regimento Escolar - A partir de 2004, Lei 9394/96 de 20/12/1996 Ttulo: Professor da Educao Infantil e das sries iniciais do Ensino Fundamental Curso: Formao de Docentes em Nvel Mdio - Modalidade Normal. Base legal: De acordo com Arts. 24, inciso VII da Lei 9394/96 de 20/12/1996 e do disposto do Regimento PARA OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES - A partir de 1975 - Lei 5692/71 Ttulo: Tcnico em ......... Curso : Tcnico em ......... Habilitao: Tcnico em ................. Base Legal : De acordo com os Arts. 6 e 16 da Lei 5692/71 de 11/08/1971 e com o disposto do Regimento Escolar - Em 1980 Lei 5692/71 Ttulo : Tcnico em ......... Curso : Habilitao Profissional Plena em ....................... Habilitao : Habilitao Profissional Plena em .............. Base legal: De acordo com os Arts. 30 alnea a e 16 da Lei 5692/71 de 11/08/71, combinados com os Arts. 4 e 6 da mesma Lei - A partir de 1981 Lei 5692/71 Ttulo : Tcnico em......... Curso :Tcnico em ........ Habilitao : Tcnico em ............ Base Legal De acordo com os Arts. 6 e 16 da Lei 5692/71 de 11/08/71 e com o disposto do Regimento Escolar - A partir 1982 Lei 7044/82 de 18/10/1982 Ttulo : Tcnico em ........ Curso : Tcnico em ........ Habilitao : Tcnico em ........ Base Legal : De acordo com o Art. 16 da Lei 7044/82 de 18/10/198 - A partir de 1997 Lei 9394/96 de 20/12/96 Ttulo: Tcnico em -----------Curso: Tcnico em ----------Habilitao : Tcnico em ------------Base legal: De acordo com o Art. 24 Inciso VII da Lei 9394/96 de 20/12/1996

40

ESCREVER O ANO DE CONCLUSO DO CURSO O Presente.......... a) Escrever Diploma, se for concluinte de Habilitao Plena ou Tcnica; b)Escrever Certificado, se for concluinte de Habilitao Parcial (habilitao Bsica e Auxiliar Tcnico); c)Escrever Certificado, se for concluinte de Supletivo e Educao Geral, Lei 7.044/82; d)Escrever a data de concluso do curso, contendo dia, ms e ano; e)Escrever por completo o nome da habilitao concluda. Assinatura do Diretor e Secretrio Assinatura do Diplomado No ato da entrega do diploma registrado o aluno dever assinar de imediato.

ESCREVER NO VERSO DO DIPLOMA : - o nome do curso anterior ao 2 grau ( -Ensino Mdio ) de acordo a nomenclatura da poca da concluso; - ano de concluso; - o nome do estabelecimento; - o nome do Municpio e Estado,(endereo completo). a) Incluir no somatrio de carga horria total todas as cargas horrias de disciplinas, das adaptaes e das dependncias, quando necessrios ou adotados na carga horria total do curso. b) Estgio Curricular ou Supervisionado - Escrever no espao destinado a Estgio Curricular ou supervisionado nome da Empresa ou Escola onde realizou o estgio, perodo, nota ou conceito e carga horria. - Quando o estgio for realizado em mais de um perodo, constar o inicio e o trmino, esclarecendo, na observao os perodos, ano e carga horria; - Quando o estgio for realizado posteriormente ao ano de trmino das outras disciplinas do curso, a data da sua concluso ser a do ano da realizao do estgio. - No espao especfico ao perodo do estgio supervisionado, constar a data do incio da 1 etapa e o final da 3. - total da carga horria do estgio curricular ou supervisionado conforme Resoluo CEE n 008/92;

INFORMAES ADICIONAIS: Em caso de perda ou extravio de original do Diploma ou Certificado: - quando registrado na SEC - ver Portaria 16315/2003 - quando registrado na DIREC - a 2 via ser registrada com o mesmo nmero do registro original contido no livro especfico da DIREC.

41

- obrigatrio que a Unidade Escolar tenha livro especifico para o registro de Diplomas e Certificados, contendo: - Nmero do registro do Diploma e Certificado; - Nmero do livro; - Nmero da folha; - Data do registro; - Assinatura. OBS: o aluno assinar o recebimento do documento datando-o - De acordo com o Parecer do CEE n 059/89 de 21/06/89 alunos sem estgio dos cursos profissionalizantes realizados entre o perodo de 1985 a 1988, podero receber Histricos com concluso de 2 Grau apenas para continuidade de estudos, sem direito a Diploma . - Com base no Parecer CEE n 13/05 a Unidade poder expedir a Concluso do Ensino Mdio sem a comprovao do Estgio Supervisionado ,para fins de continuidade de estudos na Educao Superior, no habilitando ao exerccio profissional de Tcnico. - De acordo com a Resoluo CEE n 008/92, o Estgio Supervisionado passa a ser de um semestre letivo ou seja 400 horas no mnimo. - O Diretor e o Secretrio Escolar devem colocar seus carimbos, com os respectivos nmeros de registro do MEC ou autorizao da SEC/ DIREC, sempre abaixo de suas assinaturas; - A autorizao precria da SEC/DIREC , para Diretor e Vice-Diretor, vlida por 03 (trs) anos e para Secretrio Escolar por 05 (cinco) anos, devendo ser renovada aps seu vencimento; - Na falta do Diretor e do Vice-Diretor nas unidades escolares da rede estadual ou conveniadas Cesso de Salas, o histrico escolar poder ser assinado pelo Diretor da DIREC; - Na falta do Secretrio Escolar das escolas pblicas estaduais ou conveniadas. Cesso de Salas, o Secretrio Administrativo II da DIREC autorizado pela SEC/DIREC, poder assinar o histrico escolar; ( Portaria 16404/91) - Nas DIRECs onde o cargo de Secretrio Administrativo II estiver vago , o Coordenador de Ensino da DIREC poder assinar. ( Portaria 13921 D.O de 20/10/06) Deve-se respeitar as normas dos Conselhos Estaduais que determinam carga horria total anual para o 1 grau/Ensino Fundamental e 1 8 srie. Exemplo: Rio de Janeiro, So Paulo, Cear etc; - Histrico Escolar de 1 grau (de 1 4 srie) quando j estiver na unidade escolar sem carga horria, a partir de 1976, a mesma dever assumir a carga horria da poca, sem necessidade de retornar a unidade de origem; anterior a Lei 9394/96. - A unidade escolar, antes de efetuar a matrcula de aluno com estudos realizados em pas estrangeiro, dever proceder a equivalncia de estudos ou reclassificao; Res CEE 127/97 e 103/98.

42

- Estudos dos exames de admisso comprovados, devero constar as disciplinas, notas e/ou mdia, ano e unidade escolar onde o aluno realizou, no espao de Observaes, devendo-se tambm encerrar os espaos de 1 4 srie. - Constar a disciplina Educao Fsica na Base Nacional Comum, com sua carga horria, mesmo que o aluno tenha sido dispensado da mesma. (Lei 6.503/77 e Lei 10.793/2003). - Aps o encerramento do ano letivo, o Diretor da Unidade Escolar da Rede Estadual, ter o prazo de 15 dias para encaminhar a DIREC o Edital dos concluintes do Ensino Mdio ou Profissionalizante, acompanhado das Atas de Resultados Finais, para conferncia e encaminhamento a publicao (Portaria 9.835/02 D.O. 24/10/02)

43

13. Relao de Tradutores Juramentados


Nome Maria Luigia Magnavita Galeffi Trav. Dos Barris, 18 Ap. 201 - Barris 40070-070 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 328-2585 N de Matrcula - 03 Roberto Joaquim de Oliveira Rua Augusto Frederico Schimidt - Ed. Gov. Luiz V. Filho, 159 Ap. 1002 - Chame-Chame 40140-530 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 245-5428 E-mail: rjolive@e-net.com.br N de Matrcula - 04 Maria Constana Luz Ferrell Rua Prof. Martago Gesteira, 274 - Ap. 1301 Ed. Vivenda So Mrcio - Graa 40050-390 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 245-7822; 237-2457 N de Matrcula - 06 Eugenia Maria Galeffi Rua Almirante Barroso, 312 - Ap. 401-E - Rio Vermelho 41950-350 - Salvador - Bahia Telefax: (71) 335-5945 E-mail: eugalef@ufba.br N de Matrcula - 07 Paulo Roberto do Amaral Av. Ocenica, 2.233 - Fundos - Casa 23 Ondina 40140-131 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 331-3709; 9983-4409 E-mail: aitt@e-net.com.br N de Matrcula - 10 Carmelina Magnavita Rodrigues de Almeida Travessa dos Barris, 87 - Ap. 702 - Barris 40070-070 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 328-2658; 328-2569 N de Matrcula - 11 Isaura Cristina Sulz de Almeida Campos Alm Carrara ,723, Apto.801 Ed. Otaviano Pituba 40270-000 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 351-9995; 351-1618; 9144-9493 Fax: 359-5909 E-mail: isasulzer@ig.com.br N de Matrcula - 12 Idioma(s)

ITALIANO

ESPANHOL FRANCS INGLES ITALIANO ROMENO

INGLS

ITALIANO

ESPANHOL

ITALIANO

ESPANHOL

44

Nome Maria Eugenia Vianha Nery Pa. Conselheiro Almeida Couto, 07 - Ap. 403 - Nazar 40050-470 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 243-0439 N de Matrcula - 13 Daniele Hortlio Salah Lg. do Campo Grande, 284 - Edf. Valrio de Carvalho, Ap. 603 - Campo Grande 40150-380 - Salvador - Bahia Telefax: (71) 337-5269; 9973-8575 E-mail: dsalah@ig.com.br N de Matrcula - 14 Maria Marcia Bertolo Caff Rua Carlos Maron, 227 Ap. 102 - Candeal 40280-650 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 353-6247 E-mail: mcaffe@cpunet.com.br N de Matrcula - 15 Denice Maria de Figueredo Santos Rua Milton de Oliveira, 73 - Ap. 701 - Barra 40140-100 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 264-5635 E-mail: badegajas@uol.com.br N de Matrcula - 17 Herbert Viana de Magalhes Pa. Dois de Julho, 17 - Ap. 902 - Ed. Principe de Gales - Campo Grande 40080-121 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 336-1999; 336-3120 E-mail: herbert@svn.com.br N de Matrcula - 18 Charles Walter Lingerfelt Rua Jos Stiro de Oliveira, 06 - Ap. 1201, Chame - Chame 40140-510 - Salvador - Bahia Telefax: (71) 245-2469 E-mail: cwl@zaz.com.br N de Matrcula - 19 Osmar Feitoza do Nascimento Rua Rubem Berta, 135 Ap. 302 - Pituba 41820-040 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 248-8636; 345-4661 E-mail: ofeitoza@uol.com.br N de Matrcula - 20

Idioma(s)

ESPANHOL

FRANCS

FRANCS

INGLS

INGLS

INGLS

ALEMO

45

Nome Maria Lavnia Sobreira de Magalhes Rua das Accias, n225, Pituba 41.810-050 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 359-7602; Fax: 359-6119 E-mail: mlavinia@uol.com.br N de Matrcula - 21 Celso Alberto Lira e Silva Rua Major Paulo Vaz, n164, Ap.1104, Vila Laura 40.270.170 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 233-9858; 9912-2098 E-mail: c.lira@cpunet.com.br N de Matrcula - 22 Jlio Csar Leal Pereira Rua Seis de Janeiro, n25 - 2 andar, Uruguai 40.450.-260 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 207-1803; 313-3774; 351-9995; 9159-1123 E-mail: julioprof@bol.com.br ; juliojulio@hotmail.com N de Matrcula - 23 Vitor Rodrigo De Lima Alameda Andrade, n 97, Ap. 802-B, Garcia 40.100-060 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 328-0790; 9933-2497 E-mail: vitorolim@hotmail.com; vitorod@ufba.br N de Matrcula - 24 Raul Csar Pinheiro De Oliveira Rua Eng. Adhemar Fontes, n309, ap. 402, Pituba 41.820-240 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 359-8070 E-mail: maraul@fastmodem.com.br N de Matrcula - 25 Beno Celso Lersch Rua Rio Grande do Sul, n159, Ap. n159Pituba 41.830-141 - Salvador - Bahia Tel.: (71) 450-1081 E-mail:lerschba@lersch.com.br N de Matrcula - 26

Idioma(s)

INGLS

INGLS

ESPANHOL

ESPANHOL

ALEMO

ALEMO

46

14. Sntese da Estrutura e Funcionamento da Secretaria Escolar


SECRETARIA ESCOLAR

ATIVIDADES - MEIO

Atendimento
Atende comunidade interna e externa Alunos Professores Diretores Inspetores Supervisores Representantes dos rgos colegiados da comunidade e dos rgos pblicos

Escriturao Escolar
Efetiva d a d o s registros s o b r e

Arquivo
Classifica e guarda Documentos de escriturao escolar Correspondncias Dossi de alunos Documentos de servidores

Expediente
Redao e expedio da correspondncia administrativa Ofcios Requerimento Cartas Atas Circulares

escolares e processa matrculas, dados pessoais e faixa etria d o s a l u n o s , aproveitamento escolar, frequncia de alunos, professores e servidores, nmero de alunos, professores e equipe pedaggica, decises colegiadas em Livros Fichas individuais Certificado de concluso de curso Histricos escolares Formulrios

Documentos pedaggicos Documentos administrativos Documentos financeiros Legislao de ensino em vigor Relatrios Editais Memorandos Ordens de Servio

ATIVIDADE FIM

INFORMAO Fornece informaes para: direo, alunos, professores, pais, equipe pedaggica, rgos colegiados, rgos pblicos.

47

15. Fluxo CLO


ORIGEM DA SOLICITAO
Atualizar Banco de Dados

DIROE

Reviso de Portarias das DIREC

Processo Pblico Interno/externo

Cadastramento e distribuio na Coordenao

Anlise Tcnica

Extino de UE

Solicita complementao do Processo

OK?

Credenciamento de UE Rede Privada e Municipal - Ens. Fundamental

Elaborao da Portaria

Criao de UEE

CRR Cursos Implantados em UEE

Encaminhamento Publicao
Homologao de Denominao, Endereo e Mantenedor

Alimentao do Banco de Dados Sistema Escolar

Homologao de Denominao, Endereo e Mantenedor de UE CMT

UE Extinta
Implantao de Cursos

Arquivamento do Processo

Credencia-mento UE

Criao de UE

FIM

LEGENDA:

Documento (Entrada/Sada)

Processo, Operao ou Funo

Condio

Produto

Interfaces

Fim de Fluxo

48

Glossrio
Abandono - Termo utilizado para designar o aluno que deixa de freqentar as aulas, no concluiu o ano letivo e no solicitou transferncia. Arquivo - Conjunto de documentos organizados. Arquivo dinmico - Arquivo em que o documento permanece enquanto possui certas frequncias de consultas e deve ser mantido na rea de trabalho. Arquivo esttico - Arquivo para onde o documento encaminhado quando passa a ser mantido na escola apenas por motivos legais ou histricos. CEE - Conselho Estadual de Educao. CLO - Coordenao de Legalizao e Orientao das Unidades Escolares. CME - Conselho Municipal de Educao. CMT - Coordenao de Matrcula. CNE - Conselho Nacional de Educao. Colegiado Escolar - rgo coletivo de deliberao, consulta e apoio as atividades da escola. Consenso - Chegar a decises, em grupo, que melhor reflitam o pensamento de todos os participantes. CPA - Comisso Permanente de Avaliao CRR - Coordenao de Reordenamento da Rede. Decreto o ato governamental que dispensa aprovao superior. No necessita de votao. Decreto Lei - o Decreto com fora de Lei que o poder executivo expede, por absorver o poder legislativo. Isto acontece eventualmente. Dirio de Classe - o documento onde o professor deve registrar a freqncia e as notas dos alunos e os contedos de todas as aulas ministradas em todos os dias no decorrer do ano, sem emendas , nem rasuras. DIROE - Diretoria de Atendimento da Rede Escolar Dossi - Agrupamento de todos os documentos sobre determinado assunto, independente do seu tipo. Estatuto - a lei orgnica de uma entidade pblica ou privada. Expurgo - Eliminao de documentos que j encerraram o se prazo de arquivamento em quaisquer das fases de arquivo.

49

Glossrio
FAED - Fundo de Assistncia Educacional Inventrio - o levantamento programado dos bens patrimoniais existentes em cada unidade e posterior confronto com a carga patrimonial cadastrada. Lei - norma geral, obrigatria, emanada da autoridade competente e imposta coativamente obedincia de todos , votada pelo legislativo e sancionada pelo Executivo. Resulta de projeto que pode ser apresentado pelos membros do Congresso Nacional e pelo Presidente da Repblica, mediante sugesto que a este fazem os ministros de estado e presidentes de rgos diretamente subordinados Presidncia da Repblica. Parecer - So textos redigidos pelos relatores das comisses, para esclarecimentos da matria submetida a estudo. 1. historia o assunto 2. manifesta sua opinio 3. documenta sua opinio com citaes de leis e praxes estabelecidas 4. cita argumentos dignos de ponderao. O parecer tem nmero e indicao do ano. Portaria - ato firmado por ministro de estado, secretrio de estado, presidentes de servios de reparties pblicas, chefes, versando sobre nomeaes, autorizaes, transferncias, licenas, instrues, ordens de servios etc.A portaria tem data e nmero. Regimento - um conjunto de normas disciplinadoras, regedoras, estabelece direitos e obrigaes e rege finalidades. Regulamento - Documento oficial que explica o modo de executar um ato baixado; um conjunto de normas cujo fim esclarecer um texto legal, facilitando-lhe a execuo. Resoluo - ato deliberativo de assunto restrito, emanado de rgo colegiado ou de grupos representativos: So os conselhos administrativos, deliberativos, institutos de previdncia, assemblias legislativas. SUPEC - Superintendncia de Organizao e Atendimento da Rede Escolar.

50

LEGISLAO

51

LEI N 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.


Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional.
O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: TTULO I Da Educao Art. 1 A educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais. 1 Esta Lei disciplina a educao escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituies prprias. 2 A educao escolar dever vincular-se ao mundo do trabalho e prtica social. TTULO II Dos Princpios e Fins da Educao Nacional Art. 2 A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Art. 3 O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idias e de concepes pedaggicas; IV - respeito liberdade e apreo tolerncia; V - coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; VII - valorizao do profissional da educao escolar; VIII - gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino; IX - garantia de padro de qualidade; X - valorizao da experincia extra-escolar; xI - vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais. TTULO III Do Direito Educao e do Dever de Educar Art. 4 O dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de: I - ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria; II - progressiva extenso da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino mdio; iII - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - atendimento gratuito em creches e pr-escolas s crianas de zero a seis anos de idade; V - acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um; VI - oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; VII - oferta de educao escolar regular para jovens e adultos, com caractersticas e modalidades adequadas s suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condies de acesso e permanncia na escola;

52

VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental pblico, por meio de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade; IX - padres mnimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mnimas, por aluno, de insumos indispensveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Art. 5 O acesso ao ensino fundamental direito pblico subjetivo, podendo qualquer cidado, grupo de cidados, associao comunitria, organizao sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituda, e, ainda, o Ministrio Pblico, acionar o Poder Pblico para exigi-lo. 1 Compete aos Estados e aos Municpios, em regime de colaborao, e com a assistncia da Unio: I - recensear a populao em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele no tiveram acesso; II - fazer-lhes a chamada pblica; III - zelar, junto aos pais ou responsveis, pela freqncia escola. 2 Em todas as esferas administrativas, o Poder Pblico assegurar em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatrio, nos termos deste artigo, contemplando em seguida os demais nveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais. 3 Qualquer das partes mencionadas no caput deste artigo tem legitimidade para peticionar no Poder Judicirio, na hiptese do 2 do art. 208 da Constituio Federal, sendo gratuita e de rito sumrio a ao judicial correspondente. 4 Comprovada a negligncia da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatrio, poder ela ser imputada por crime de responsabilidade. 5 Para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino, o Poder Pblico criar formas alternativas de acesso aos diferentes nveis de ensino, independentemente da escolarizao anterior. Art. 6 dever dos pais ou responsveis efetuar a matrcula dos menores, a partir dos seis anos de idade, no ensino fundamental. (Redao dada pela Lei n 11.114, de 2005) Art. 7 O ensino livre iniciativa privada, atendidas as seguintes condies: I - cumprimento das normas gerais da educao nacional e do respectivo sistema de ensino; II - autorizao de funcionamento e avaliao de qualidade pelo Poder Pblico; III - capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituio Federal. TTULO IV Da Organizao da Educao Nacional Art. 8 A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro, em regime de colaborao, os respectivos sistemas de ensino. 1 Caber Unio a coordenao da poltica nacional de educao, articulando os diferentes nveis e sistemas e exercendo funo normativa, redistributiva e supletiva em relao s demais instncias educacionais. 2 Os sistemas de ensino tero liberdade de organizao nos termos desta Lei. Art. 9 A Unio incumbir-se- de: (Regulamento) I - elaborar o Plano Nacional de Educao, em colaborao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; II - organizar, manter e desenvolver os rgos e instituies oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territrios;

53

III - prestar assistncia tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritrio escolaridade obrigatria, exercendo sua funo redistributiva e supletiva; IV - estabelecer, em colaborao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, competncias e diretrizes para a educao infantil, o ensino fundamental e o ensino mdio, que nortearo os currculos e seus contedos mnimos, de modo a assegurar formao bsica comum; V - coletar, analisar e disseminar informaes sobre a educao; VI - assegurar processo nacional de avaliao do rendimento escolar no ensino fundamental, mdio e superior, em colaborao com os sistemas de ensino, objetivando a definio de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduao e ps-graduao; VIII - assegurar processo nacional de avaliao das instituies de educao superior, com a cooperao dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nvel de ensino; IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituies de educao superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. 1 Na estrutura educacional, haver um Conselho Nacional de Educao, com funes normativas e de superviso e atividade permanente, criado por lei. 2 Para o cumprimento do disposto nos incisos V a IX, a Unio ter acesso a todos os dados e informaes necessrios de todos os estabelecimentos e rgos educacionais. 3 As atribuies constantes do inciso IX podero ser delegadas aos Estados e ao Distrito Federal, desde que mantenham instituies de educao superior. Art. 10. Os Estados incumbir-se-o de: I - organizar, manter e desenvolver os rgos e instituies oficiais dos seus sistemas de ensino; II - definir, com os Municpios, formas de colaborao na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuio proporcional das responsabilidades, de acordo com a populao a ser atendida e os recursos financeiros disponveis em cada uma dessas esferas do Poder Pblico; III - elaborar e executar polticas e planos educacionais, em consonncia com as diretrizes e planos nacionais de educao, integrando e coordenando as suas aes e as dos seus Municpios; IV - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituies de educao superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino; V - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino; VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino mdio. VII - assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual. (Includo pela Lei n 10.709, de 31.7.2003) Pargrafo nico. Ao Distrito Federal aplicar-se-o as competncias referentes aos Estados e aos Municpios. Art. 11. Os Municpios incumbir-se-o de: I - organizar, manter e desenvolver os rgos e instituies oficiais dos seus sistemas de ensino, integrandoos s polticas e planos educacionais da Unio e dos Estados; II - exercer ao redistributiva em relao s suas escolas; III - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino; IV - autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino; V - oferecer a educao infantil em creches e pr-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuao em outros nveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua rea de competncia e com recursos acima dos percentuais mnimos vinculados pela Constituio Federal manuteno e desenvolvimento do ensino.

54

VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. (Includo pela Lei n 10.709, de 31.7.2003) Pargrafo nico. Os Municpios podero optar, ainda, por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema nico de educao bsica. Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, tero a incumbncia de: I - elaborar e executar sua proposta pedaggica; II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente; V - prover meios para a recuperao dos alunos de menor rendimento; VI - articular-se com as famlias e a comunidade, criando processos de integrao da sociedade com a escola; VII - informar os pais e responsveis sobre a freqncia e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execuo de sua proposta pedaggica. VIII notificar ao Conselho Tutelar do Municpio, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministrio Pblico a relao dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqenta por cento do percentual permitido em lei.(Inciso includo pela Lei n 10.287, de 20.9.2001) Art. 13. Os docentes incumbir-se-o de: I - participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; III - zelar pela aprendizagem dos alunos; IV - estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento; V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, alm de participar integralmente dos perodos dedicados ao planejamento, avaliao e ao desenvolvimento profissional; VI - colaborar com as atividades de articulao da escola com as famlias e a comunidade. Art. 14. Os sistemas de ensino definiro as normas da gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princpios: I - participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola; II - participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Art. 15. Os sistemas de ensino asseguraro s unidades escolares pblicas de educao bsica que os integram progressivos graus de autonomia pedaggica e administrativa e de gesto financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro pblico. Art. 16. O sistema federal de ensino compreende: I - as instituies de ensino mantidas pela Unio; II - as instituies de educao superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; III - os rgos federais de educao. Art. 17. Os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal compreendem: I - as instituies de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Pblico estadual e pelo Distrito Federal; II - as instituies de educao superior mantidas pelo Poder Pblico municipal; III - as instituies de ensino fundamental e mdio criadas e mantidas pela iniciativa privada; IV - os rgos de educao estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

55

Pargrafo nico. No Distrito Federal, as instituies de educao infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, integram seu sistema de ensino. Art. 18. Os sistemas municipais de ensino compreendem: I - as instituies do ensino fundamental, mdio e de educao infantil mantidas pelo Poder Pblico municipal; II - as instituies de educao infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; III os rgos municipais de educao. Art. 19. As instituies de ensino dos diferentes nveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas: (Regulamento) I - pblicas, assim entendidas as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Pblico; II - privadas, assim entendidas as mantidas e administradas por pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado. Art. 20. As instituies privadas de ensino se enquadraro nas seguintes categorias: (Regulamento) I - particulares em sentido estrito, assim entendidas as que so institudas e mantidas por uma ou mais pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado que no apresentem as caractersticas dos incisos abaixo; II comunitrias, assim entendidas as que so institudas por grupos de pessoas fsicas ou por uma ou mais pessoas jurdicas, inclusive cooperativas de pais, professores e alunos, que incluam em sua entidade mantenedora representantes da comunidade; (Redao dada pela Lei n 11.183, de 2005) III - confessionais, assim entendidas as que so institudas por grupos de pessoas fsicas ou por uma ou mais pessoas jurdicas que atendem a orientao confessional e ideologia especficas e ao disposto no inciso anterior; IV - filantrpicas, na forma da lei. TTULO V Dos Nveis e das Modalidades de Educao e Ensino CAPTULO I Da Composio dos Nveis Escolares Art. 21. A educao escolar compe-se de: I - educao bsica, formada pela educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio; II - educao superior. CAPTULO II DA EDUCAO BSICA Seo I Das Disposies Gerais Art. 22. A educao bsica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

56

Art. 23. A educao bsica poder organizar-se em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, alternncia regular de perodos de estudos, grupos no-seriados, com base na idade, na competncia e em outros critrios, ou por forma diversa de organizao, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. 1 A escola poder reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferncias entre estabelecimentos situados no Pas e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. 2 O calendrio escolar dever adequar-se s peculiaridades locais, inclusive climticas e econmicas, a critrio do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o nmero de horas letivas previsto nesta Lei. Art. 24. A educao bsica, nos nveis fundamental e mdio, ser organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I - a carga horria mnima anual ser de oitocentas horas, distribudas por um mnimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excludo o tempo reservado aos exames finais, quando houver; II - a classificao em qualquer srie ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita: a) por promoo, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a srie ou fase anterior, na prpria escola; b) por transferncia, para candidatos procedentes de outras escolas; c) independentemente de escolarizao anterior, mediante avaliao feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experincia do candidato e permita sua inscrio na srie ou etapa adequada, conforme regulamentao do respectivo sistema de ensino; III - nos estabelecimentos que adotam a progresso regular por srie, o regimento escolar pode admitir formas de progresso parcial, desde que preservada a seqncia do currculo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino; IV - podero organizar-se classes, ou turmas, com alunos de sries distintas, com nveis equivalentes de adiantamento na matria, para o ensino de lnguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares; V - a verificao do rendimento escolar observar os seguintes critrios: a) avaliao contnua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do perodo sobre os de eventuais provas finais; b) possibilidade de acelerao de estudos para alunos com atraso escolar; c) possibilidade de avano nos cursos e nas sries mediante verificao do aprendizado; d) aproveitamento de estudos concludos com xito; e) obrigatoriedade de estudos de recuperao, de preferncia paralelos ao perodo letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituies de ensino em seus regimentos; VI - o controle de freqncia fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqncia mnima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovao; VII - cabe a cada instituio de ensino expedir histricos escolares, declaraes de concluso de srie e diplomas ou certificados de concluso de cursos, com as especificaes cabveis. Art. 25. Ser objetivo permanente das autoridades responsveis alcanar relao adequada entre o nmero de alunos e o professor, a carga horria e as condies materiais do estabelecimento. Pargrafo nico. Cabe ao respectivo sistema de ensino, vista das condies disponveis e das caractersticas regionais e locais, estabelecer parmetro para atendimento do disposto neste artigo. Art. 26. Os currculos do ensino fundamental e mdio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

57

1 Os currculos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da lngua portuguesa e da matemtica, o conhecimento do mundo fsico e natural e da realidade social e poltica, especialmente do Brasil. 2 O ensino da arte constituir componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. 3o A educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular obrigatrio da educao bsica, sendo sua prtica facultativa ao aluno: (Redao dada pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) I que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) II maior de trinta anos de idade; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) III que estiver prestando servio militar inicial ou que, em situao similar, estiver obrigado prtica da educao fsica; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) IV amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969; (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) V (VETADO) (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) VI que tenha prole. (Includo pela Lei n 10.793, de 1.12.2003) 4 O ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro, especialmente das matrizes indgena, africana e europia. 5 Na parte diversificada do currculo ser includo, obrigatoriamente, a partir da quinta srie, o ensino de pelo menos uma lngua estrangeira moderna, cuja escolha ficar a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituio. Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, torna-se obrigatrio o ensino sobre Histria e Cultura Afro-Brasileira.(Includo pela Lei n 10.639, de 9.1.2003) 1o O contedo programtico a que se refere o caput deste artigo incluir o estudo da Histria da frica e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica pertinentes Histria do Brasil.(Includo pela Lei n 10.639, de 9.1.2003) 2o Os contedos referentes Histria e Cultura Afro-Brasileira sero ministrados no mbito de todo o currculo escolar, em especial nas reas de Educao Artstica e de Literatura e Histria Brasileiras.(Includo pela Lei n 10.639, de 9.1.2003) 3o (VETADO) (Includo pela Lei n 10.639, de 9.1.2003) Art. 27. Os contedos curriculares da educao bsica observaro, ainda, as seguintes diretrizes: I - a difuso de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidados, de respeito ao bem comum e ordem democrtica; II - considerao das condies de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; III - orientao para o trabalho; IV - promoo do desporto educacional e apoio s prticas desportivas no-formais. Art. 28. Na oferta de educao bsica para a populao rural, os sistemas de ensino promovero as adaptaes necessrias sua adequao s peculiaridades da vida rural e de cada regio, especialmente: I - contedos curriculares e metodologias apropriadas s reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; II - organizao escolar prpria, incluindo adequao do calendrio escolar s fases do ciclo agrcola e s condies climticas; III - adequao natureza do trabalho na zona rural.

58

Seo II Da Educao Infantil Art. 29. A educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade. Art. 30. A educao infantil ser oferecida em: I - creches, ou entidades equivalentes, para crianas de at trs anos de idade; II - pr-escolas, para as crianas de quatro a seis anos de idade. Art. 31. Na educao infantil a avaliao far-se- mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. Seo III Do Ensino Fundamental Art. 32. O ensino fundamental obrigatrio, com durao de 9 (nove) anos, gratuito na escola pblica, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, ter por objetivo a formao bsica do cidado, mediante: (Redao dada pela Lei n 11.274, de 2006) I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios bsicos o pleno domnio da leitura, da escrita e do clculo; II - a compreenso do ambiente natural e social, do sistema poltico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisio de conhecimentos e habilidades e a formao de atitudes e valores; IV - o fortalecimento dos vnculos de famlia, dos laos de solidariedade humana e de tolerncia recproca em que se assenta a vida social. 1 facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos. 2 Os estabelecimentos que utilizam progresso regular por srie podem adotar no ensino fundamental o regime de progresso continuada, sem prejuzo da avaliao do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino. 3 O ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa, assegurada s comunidades indgenas a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem. 4 O ensino fundamental ser presencial, sendo o ensino a distncia utilizado como complementao da aprendizagem ou em situaes emergenciais. Art. 33. O ensino religioso, de matrcula facultativa, parte integrante da formao bsica do cidado e constitui disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental, assegurado o respeito diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redao dada pela Lei n 9.475, de 22.7.1997)

59

1 Os sistemas de ensino regulamentaro os procedimentos para a definio dos contedos do ensino religioso e estabelecero as normas para a habilitao e admisso dos professores. 2 Os sistemas de ensino ouviro entidade civil, constituda pelas diferentes denominaes religiosas, para a definio dos contedos do ensino religioso." Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluir pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o perodo de permanncia na escola. 1 So ressalvados os casos do ensino noturno e das formas alternativas de organizao autorizadas nesta Lei. 2 O ensino fundamental ser ministrado progressivamente em tempo integral, a critrio dos sistemas de ensino. Seo IV Do Ensino Mdio Art. 35. O ensino mdio, etapa final da educao bsica, com durao mnima de trs anos, ter como finalidades: I - a consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II - a preparao bsica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condies de ocupao ou aperfeioamento posteriores; III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico; IV - a compreenso dos fundamentos cientfico-tecnolgicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prtica, no ensino de cada disciplina. Art. 36. O currculo do ensino mdio observar o disposto na Seo I deste Captulo e as seguintes diretrizes: I - destacar a educao tecnolgica bsica, a compreenso do significado da cincia, das letras e das artes; o processo histrico de transformao da sociedade e da cultura; a lngua portuguesa como instrumento de comunicao, acesso ao conhecimento e exerccio da cidadania; II - adotar metodologias de ensino e de avaliao que estimulem a iniciativa dos estudantes; III - ser includa uma lngua estrangeira moderna, como disciplina obrigatria, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em carter optativo, dentro das disponibilidades da instituio. 1 Os contedos, as metodologias e as formas de avaliao sero organizados de tal forma que ao final do ensino mdio o educando demonstre: I - domnio dos princpios cientficos e tecnolgicos que presidem a produo moderna; II - conhecimento das formas contemporneas de linguagem; III - domnio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessrios ao exerccio da cidadania. 2 O ensino mdio, atendida a formao geral do educando, poder prepar-lo para o exerccio de profisses tcnicas. (Regulamento) 3 Os cursos do ensino mdio tero equivalncia legal e habilitaro ao prosseguimento de estudos. 4 A preparao geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitao profissional, podero ser desenvolvidas nos prprios estabelecimentos de ensino mdio ou em cooperao com instituies especializadas em educao profissional.

60

Seo V Da Educao de Jovens e Adultos Art. 37. A educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria. 1 Os sistemas de ensino asseguraro gratuitamente aos jovens e aos adultos, que no puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. 2 O Poder Pblico viabilizar e estimular o acesso e a permanncia do trabalhador na escola, mediante aes integradas e complementares entre si. Art. 38. Os sistemas de ensino mantero cursos e exames supletivos, que compreendero a base nacional comum do currculo, habilitando ao prosseguimento de estudos em carter regular. 1 Os exames a que se refere este artigo realizar-se-o: I - no nvel de concluso do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos; II - no nvel de concluso do ensino mdio, para os maiores de dezoito anos. 2 Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais sero aferidos e reconhecidos mediante exames. CAPTULO III DA EDUCAO PROFISSIONAL Art. 39. A educao profissional, integrada s diferentes formas de educao, ao trabalho, cincia e tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptides para a vida produtiva.(Regulamento) Pargrafo nico. O aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, mdio e superior, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, contar com a possibilidade de acesso educao profissional. Art. 40. A educao profissional ser desenvolvida em articulao com o ensino regular ou por diferentes estratgias de educao continuada, em instituies especializadas ou no ambiente de trabalho. (Regulamento) Art. 41. O conhecimento adquirido na educao profissional, inclusive no trabalho, poder ser objeto de avaliao, reconhecimento e certificao para prosseguimento ou concluso de estudos. (Regulamento) Pargrafo nico. Os diplomas de cursos de educao profissional de nvel mdio, quando registrados, tero validade nacional. Art. 42. As escolas tcnicas e profissionais, alm dos seus cursos regulares, oferecero cursos especiais, abertos comunidade, condicionada a matrcula capacidade de aproveitamento e no necessariamente ao nvel de escolaridade. (Regulamento)

CAPTULO IV DA EDUCAO SUPERIOR Art. 43. A educao superior tem por finalidade: I - estimular a criao cultural e o desenvolvimento do esprito cientfico e do pensamento reflexivo;

61

II - formar diplomados nas diferentes reas de conhecimento, aptos para a insero em setores profissionais e para a participao no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formao contnua; CAPTULO IV DA EDUCAO SUPERIOR Art. 43. A educao superior tem por finalidade: I - estimular a criao cultural e o desenvolvimento do esprito cientfico e do pensamento reflexivo; II - formar diplomados nas diferentes reas de conhecimento, aptos para a insero em setores profissionais e para a participao no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formao contnua; III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigao cientfica, visando o desenvolvimento da cincia e da tecnologia e da criao e difuso da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; IV - promover a divulgao de conhecimentos culturais, cientficos e tcnicos que constituem patrimnio da humanidade e comunicar o saber atravs do ensino, de publicaes ou de outras formas de comunicao; V - suscitar o desejo permanente de aperfeioamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretizao, integrando os conhecimentos que vo sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada gerao; VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar servios especializados comunidade e estabelecer com esta uma relao de reciprocidade; VII - promover a extenso, aberta participao da populao, visando difuso das conquistas e benefcios resultantes da criao cultural e da pesquisa cientfica e tecnolgica geradas na instituio. Art. 44. A educao superior abranger os seguintes cursos e programas: (Regulamento) I - cursos seqenciais por campo de saber, de diferentes nveis de abrangncia, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituies de ensino; II - de graduao, abertos a candidatos que tenham concludo o ensino mdio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo; III - de ps-graduao, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especializao, aperfeioamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduao e que atendam s exigncias das instituies de ensino; IV - de extenso, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituies de ensino. Pargrafo nico. Os resultados do processo seletivo referido no inciso II do caput deste artigo sero tornados pblicos pelas instituies de ensino superior, sendo obrigatria a divulgao da relao nominal dos classificados, a respectiva ordem de classificao, bem como do cronograma das chamadas para matrcula, de acordo com os critrios para preenchimento das vagas constantes do respectivo edital. (Includo pela Lei n 11.331, de 2006) Art. 45. A educao superior ser ministrada em instituies de ensino superior, pblicas ou privadas, com variados graus de abrangncia ou especializao. (Regulamento) Art. 46. A autorizao e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituies de educao superior, tero prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, aps processo regular de avaliao. (Regulamento)

62

1 Aps um prazo para saneamento de deficincias eventualmente identificadas pela avaliao a que se refere este artigo, haver reavaliao, que poder resultar, conforme o caso, em desativao de cursos e habilitaes, em interveno na instituio, em suspenso temporria de prerrogativas da autonomia, ou em descredenciamento. (Regulamento) 2 No caso de instituio pblica, o Poder Executivo responsvel por sua manuteno acompanhar o processo de saneamento e fornecer recursos adicionais, se necessrios, para a superao das deficincias. Art. 47. Na educao superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mnimo, duzentos dias de trabalho acadmico efetivo, excludo o tempo reservado aos exames finais, quando houver. 1 As instituies informaro aos interessados, antes de cada perodo letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua durao, requisitos, qualificao dos professores, recursos disponveis e critrios de avaliao, obrigando-se a cumprir as respectivas condies. 2 Os alunos que tenham extraordinrio aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliao especficos, aplicados por banca examinadora especial, podero ter abreviada a durao dos seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino. 3 obrigatria a freqncia de alunos e professores, salvo nos programas de educao a distncia. 4 As instituies de educao superior oferecero, no perodo noturno, cursos de graduao nos mesmos padres de qualidade mantidos no perodo diurno, sendo obrigatria a oferta noturna nas instituies pblicas, garantida a necessria previso oramentria. Art. 48. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, tero validade nacional como prova da formao recebida por seu titular. 1 Os diplomas expedidos pelas universidades sero por elas prprias registrados, e aqueles conferidos por instituies no-universitrias sero registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educao. 2 Os diplomas de graduao expedidos por universidades estrangeiras sero revalidados por universidades pblicas que tenham curso do mesmo nvel e rea ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparao. 3 Os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras s podero ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de ps-graduao reconhecidos e avaliados, na mesma rea de conhecimento e em nvel equivalente ou superior. Art. 49. As instituies de educao superior aceitaro a transferncia de alunos regulares, para cursos afins, na hiptese de existncia de vagas, e mediante processo seletivo. Pargrafo nico. As transferncias ex officio dar-se-o na forma da lei. (Regulamento) Art. 50. As instituies de educao superior, quando da ocorrncia de vagas, abriro matrcula nas disciplinas de seus cursos a alunos no regulares que demonstrarem capacidade de curs-las com proveito, mediante processo seletivo prvio. Art. 51. As instituies de educao superior credenciadas como universidades, ao deliberar sobre critrios e normas de seleo e admisso de estudantes, levaro em conta os efeitos desses critrios sobre a orientao do ensino mdio, articulando-se com os rgos normativos dos sistemas de ensino. Art. 52. As universidades so instituies pluridisciplinares de formao dos quadros profissionais de nvel superior, de pesquisa, de extenso e de domnio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por: (Regulamento)

63

I - produo intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemtico dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista cientfico e cultural, quanto regional e nacional; II - um tero do corpo docente, pelo menos, com titulao acadmica de mestrado ou doutorado; III - um tero do corpo docente em regime de tempo integral. Pargrafo nico. facultada a criao de universidades especializadas por campo do saber. (Regulamento) Art. 53. No exerccio de sua autonomia, so asseguradas s universidades, sem prejuzo de outras, as seguintes atribuies: I - criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educao superior previstos nesta Lei, obedecendo s normas gerais da Unio e, quando for o caso, do respectivo sistema de ensino; (Regulamento) II - fixar os currculos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes; III - estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa cientfica, produo artstica e atividades de extenso; IV - fixar o nmero de vagas de acordo com a capacidade institucional e as exigncias do seu meio; V - elaborar e reformar os seus estatutos e regimentos em consonncia com as normas gerais atinentes; VI - conferir graus, diplomas e outros ttulos; VII - firmar contratos, acordos e convnios; VIII - aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, servios e aquisies em geral, bem como administrar rendimentos conforme dispositivos institucionais; IX - administrar os rendimentos e deles dispor na forma prevista no ato de constituio, nas leis e nos respectivos estatutos; X - receber subvenes, doaes, heranas, legados e cooperao financeira resultante de convnios com entidades pblicas e privadas. Pargrafo nico. Para garantir a autonomia didtico-cientfica das universidades, caber aos seus colegiados de ensino e pesquisa decidir, dentro dos recursos oramentrios disponveis, sobre: I - criao, expanso, modificao e extino de cursos; II - ampliao e diminuio de vagas; III - elaborao da programao dos cursos; IV - programao das pesquisas e das atividades de extenso; V - contratao e dispensa de professores; VI - planos de carreira docente. Art. 54. As universidades mantidas pelo Poder Pblico gozaro, na forma da lei, de estatuto jurdico especial para atender s peculiaridades de sua estrutura, organizao e financiamento pelo Poder Pblico, assim como dos seus planos de carreira e do regime jurdico do seu pessoal. (Regulamento) 1 No exerccio da sua autonomia, alm das atribuies asseguradas pelo artigo anterior, as universidades pblicas podero: I - propor o seu quadro de pessoal docente, tcnico e administrativo, assim como um plano de cargos e salrios, atendidas as normas gerais pertinentes e os recursos disponveis; II - elaborar o regulamento de seu pessoal em conformidade com as normas gerais concernentes; III - aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, servios e aquisies em geral, de acordo com os recursos alocados pelo respectivo Poder mantenedor; IV - elaborar seus oramentos anuais e plurianuais; V - adotar regime financeiro e contbil que atenda s suas peculiaridades de organizao e funcionamento; VI - realizar operaes de crdito ou de financiamento, com aprovao do Poder competente, para aquisio de bens imveis, instalaes e equipamentos;

64

VII - efetuar transferncias, quitaes e tomar outras providncias de ordem oramentria, financeira e patrimonial necessrias ao seu bom desempenho. 2 Atribuies de autonomia universitria podero ser estendidas a instituies que comprovem alta qualificao para o ensino ou para a pesquisa, com base em avaliao realizada pelo Poder Pblico. Art. 55. Caber Unio assegurar, anualmente, em seu Oramento Geral, recursos suficientes para manuteno e desenvolvimento das instituies de educao superior por ela mantidas. Art. 56. As instituies pblicas de educao superior obedecero ao princpio da gesto democrtica, assegurada a existncia de rgos colegiados deliberativos, de que participaro os segmentos da comunidade institucional, local e regional. Pargrafo nico. Em qualquer caso, os docentes ocuparo setenta por cento dos assentos em cada rgo colegiado e comisso, inclusive nos que tratarem da elaborao e modificaes estatutrias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. Art. 57. Nas instituies pblicas de educao superior, o professor ficar obrigado ao mnimo de oito horas semanais de aulas.(Regulamento) CAPTULO V DA EDUCAO ESPECIAL Art. 58. Entende-se por educao especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. 1 Haver, quando necessrio, servios de apoio especializado, na escola regular, para atender s peculiaridades da clientela de educao especial. 2 O atendimento educacional ser feito em classes, escolas ou servios especializados, sempre que, em funo das condies especficas dos alunos, no for possvel a sua integrao nas classes comuns de ensino regular. 3 A oferta de educao especial, dever constitucional do Estado, tem incio na faixa etria de zero a seis anos, durante a educao infantil. Art. 59. Os sistemas de ensino asseguraro aos educandos com necessidades especiais: I - currculos, mtodos, tcnicas, recursos educativos e organizao especficos, para atender s suas necessidades; II - terminalidade especfica para aqueles que no puderem atingir o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental, em virtude de suas deficincias, e acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados; III - professores com especializao adequada em nvel mdio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integrao desses educandos nas classes comuns; IV - educao especial para o trabalho, visando a sua efetiva integrao na vida em sociedade, inclusive condies adequadas para os que no revelarem capacidade de insero no trabalho competitivo, mediante articulao com os rgos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas reas artstica, intelectual ou psicomotora; V - acesso igualitrio aos benefcios dos programas sociais suplementares disponveis para o respectivo nvel do ensino regular.

65

Art. 60. Os rgos normativos dos sistemas de ensino estabelecero critrios de caracterizao das instituies privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuao exclusiva em educao especial, para fins de apoio tcnico e financeiro pelo Poder Pblico. Pargrafo nico. O Poder Pblico adotar, como alternativa preferencial, a ampliao do atendimento aos educandos com necessidades especiais na prpria rede pblica regular de ensino, independentemente do apoio s instituies previstas neste artigo. TTULO VI Dos Profissionais da Educao Art. 61. A formao de profissionais da educao, de modo a atender aos objetivos dos diferentes nveis e modalidades de ensino e s caractersticas de cada fase do desenvolvimento do educando, ter como fundamentos: (Regulamento) I - a associao entre teorias e prticas, inclusive mediante a capacitao em servio; II - aproveitamento da formao e experincias anteriores em instituies de ensino e outras atividades. Art. 62. A formao de docentes para atuar na educao bsica far-se- em nvel superior, em curso de licenciatura, de graduao plena, em universidades e institutos superiores de educao, admitida, como formao mnima para o exerccio do magistrio na educao infantil e nas quatro primeiras sries do ensino fundamental, a oferecida em nvel mdio, na modalidade Normal. (Regulamento) Art. 63. Os institutos superiores de educao mantero: (Regulamento) I - cursos formadores de profissionais para a educao bsica, inclusive o curso normal superior, destinado formao de docentes para a educao infantil e para as primeiras sries do ensino fundamental; II - programas de formao pedaggica para portadores de diplomas de educao superior que queiram se dedicar educao bsica; III - programas de educao continuada para os profissionais de educao dos diversos nveis. Art. 64. A formao de profissionais de educao para administrao, planejamento, inspeo, superviso e orientao educacional para a educao bsica, ser feita em cursos de graduao em pedagogia ou em nvel de ps-graduao, a critrio da instituio de ensino, garantida, nesta formao, a base comum nacional. Art. 65. A formao docente, exceto para a educao superior, incluir prtica de ensino de, no mnimo, trezentas horas. Art. 66. A preparao para o exerccio do magistrio superior far-se- em nvel de ps-graduao, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado. Pargrafo nico. O notrio saber, reconhecido por universidade com curso de doutorado em rea afim, poder suprir a exigncia de ttulo acadmico. Art. 67. Os sistemas de ensino promovero a valorizao dos profissionais da educao, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistrio pblico: I - ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos; II - aperfeioamento profissional continuado, inclusive com licenciamento peridico remunerado para esse fim; III - piso salarial profissional; IV - progresso funcional baseada na titulao ou habilitao, e na avaliao do desempenho; V - perodo reservado a estudos, planejamento e avaliao, includo na carga de trabalho; VI - condies adequadas de trabalho.

66

1 A parcela da arrecadao de impostos transferida pela Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, ou pelos Estados aos respectivos Municpios, no ser considerada, para efeito do clculo previsto neste artigo, receita do governo que a transferir. 2 Sero consideradas excludas das receitas de impostos mencionadas neste artigo as operaes de crdito por antecipao de receita oramentria de impostos. 3 Para fixao inicial dos valores correspondentes aos mnimos estatudos neste artigo, ser considerada a receita estimada na lei do oramento anual, ajustada, quando for o caso, por lei que autorizar a abertura de crditos adicionais, com base no eventual excesso de arrecadao. 4 As diferenas entre a receita e a despesa previstas e as efetivamente realizadas, que resultem no no atendimento dos percentuais mnimos obrigatrios, sero apuradas e corrigidas a cada trimestre do exerccio financeiro. 5 O repasse dos valores referidos neste artigo do caixa da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios ocorrer imediatamente ao rgo responsvel pela educao, observados os seguintes prazos: I - recursos arrecadados do primeiro ao dcimo dia de cada ms, at o vigsimo dia; II - recursos arrecadados do dcimo primeiro ao vigsimo dia de cada ms, at o trigsimo dia; III - recursos arrecadados do vigsimo primeiro dia ao final de cada ms, at o dcimo dia do ms subseqente. 6 O atraso da liberao sujeitar os recursos a correo monetria e responsabilizao civil e criminal das autoridades competentes. Art. 70. Considerar-se-o como de manuteno e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas consecuo dos objetivos bsicos das instituies educacionais de todos os nveis, compreendendo as que se destinam a: I - remunerao e aperfeioamento do pessoal docente e demais profissionais da educao; II - aquisio, manuteno, construo e conservao de instalaes e equipamentos necessrios ao ensino; III uso e manuteno de bens e servios vinculados ao ensino; IV - levantamentos estatsticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e expanso do ensino; V - realizao de atividades-meio necessrias ao funcionamento dos sistemas de ensino; VI - concesso de bolsas de estudo a alunos de escolas pblicas e privadas; VII - amortizao e custeio de operaes de crdito destinadas a atender ao disposto nos incisos deste artigo; VIII - aquisio de material didtico-escolar e manuteno de programas de transporte escolar. Art. 71. No constituiro despesas de manuteno e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com: I - pesquisa, quando no vinculada s instituies de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que no vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou sua expanso; II - subveno a instituies pblicas ou privadas de carter assistencial, desportivo ou cultural; III - formao de quadros especiais para a administrao pblica, sejam militares ou civis, inclusive diplomticos; IV - programas suplementares de alimentao, assistncia mdico-odontolgica, farmacutica e psicolgica, e outras formas de assistncia social; V - obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar; VI - pessoal docente e demais trabalhadores da educao, quando em desvio de funo ou em atividade alheia manuteno e desenvolvimento do ensino. Art. 72. As receitas e despesas com manuteno e desenvolvimento do ensino sero apuradas e publicadas nos balanos do Poder Pblico, assim como nos relatrios a que se refere o 3 do art. 165 da Constituio Federal.

67

Art. 73. Os rgos fiscalizadores examinaro, prioritariamente, na prestao de contas de recursos pblicos, o cumprimento do disposto no art. 212 da Constituio Federal, no art. 60 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias e na legislao concernente. Art. 74. A Unio, em colaborao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, estabelecer padro mnimo de oportunidades educacionais para o ensino fundamental, baseado no clculo do custo mnimo por aluno, capaz de assegurar ensino de qualidade. Pargrafo nico. O custo mnimo de que trata este artigo ser calculado pela Unio ao final de cada ano, com validade para o ano subseqente, considerando variaes regionais no custo dos insumos e as diversas modalidades de ensino. Art. 75. A ao supletiva e redistributiva da Unio e dos Estados ser exercida de modo a corrigir, progressivamente, as disparidades de acesso e garantir o padro mnimo de qualidade de ensino. 1 A ao a que se refere este artigo obedecer a frmula de domnio pblico que inclua a capacidade de atendimento e a medida do esforo fiscal do respectivo Estado, do Distrito Federal ou do Municpio em favor da manuteno e do desenvolvimento do ensino. 2 A capacidade de atendimento de cada governo ser definida pela razo entre os recursos de uso constitucionalmente obrigatrio na manuteno e desenvolvimento do ensino e o custo anual do aluno, relativo ao padro mnimo de qualidade. 3 Com base nos critrios estabelecidos nos 1 e 2, a Unio poder fazer a transferncia direta de recursos a cada estabelecimento de ensino, considerado o nmero de alunos que efetivamente freqentam a escola. 4 A ao supletiva e redistributiva no poder ser exercida em favor do Distrito Federal, dos Estados e dos Municpios se estes oferecerem vagas, na rea de ensino de sua responsabilidade, conforme o inciso VI do art. 10 e o inciso V do art. 11 desta Lei, em nmero inferior sua capacidade de atendimento. Art. 76. A ao supletiva e redistributiva prevista no artigo anterior ficar condicionada ao efetivo cumprimento pelos Estados, Distrito Federal e Municpios do disposto nesta Lei, sem prejuzo de outras prescries legais. Art. 77. Os recursos pblicos sero destinados s escolas pblicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas que: I - comprovem finalidade no-lucrativa e no distribuam resultados, dividendos, bonificaes, participaes ou parcela de seu patrimnio sob nenhuma forma ou pretexto; II - apliquem seus excedentes financeiros em educao; III - assegurem a destinao de seu patrimnio a outra escola comunitria, filantrpica ou confessional, ou ao Poder Pblico, no caso de encerramento de suas atividades; IV - prestem contas ao Poder Pblico dos recursos recebidos. 1 Os recursos de que trata este artigo podero ser destinados a bolsas de estudo para a educao bsica, na forma da lei, para os que demonstrarem insuficincia de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pblica de domiclio do educando, ficando o Poder Pblico obrigado a investir prioritariamente na expanso da sua rede local. 2 As atividades universitrias de pesquisa e extenso podero receber apoio financeiro do Poder Pblico, inclusive mediante bolsas de estudo.

68

TTULO VIII Das Disposies Gerais Art. 78. O Sistema de Ensino da Unio, com a colaborao das agncias federais de fomento cultura e de assistncia aos ndios, desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educao escolar bilinge e intercultural aos povos indgenas, com os seguintes objetivos: I - proporcionar aos ndios, suas comunidades e povos, a recuperao de suas memrias histricas; a reafirmao de suas identidades tnicas; a valorizao de suas lnguas e cincias; II - garantir aos ndios, suas comunidades e povos, o acesso s informaes, conhecimentos tcnicos e cientficos da sociedade nacional e demais sociedades indgenas e no-ndias. Art. 79. A Unio apoiar tcnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educao intercultural s comunidades indgenas, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa. 1 Os programas sero planejados com audincia das comunidades indgenas. 2 Os programas a que se refere este artigo, includos nos Planos Nacionais de Educao, tero os seguintes objetivos: I - fortalecer as prticas scio-culturais e a lngua materna de cada comunidade indgena; II - manter programas de formao de pessoal especializado, destinado educao escolar nas comunidades indgenas; III - desenvolver currculos e programas especficos, neles incluindo os contedos culturais correspondentes s respectivas comunidades; IV - elaborar e publicar sistematicamente material didtico especfico e diferenciado. Art. 79-A. (VETADO) (Includo pela Lei n 10.639, de 9.1.2003) Art. 79-B. O calendrio escolar incluir o dia 20 de novembro como 'Dia Nacional da Conscincia Negra'.(Includo pela Lei n 10.639, de 9.1.2003) Art. 80. O Poder Pblico incentivar o desenvolvimento e a veiculao de programas de ensino a distncia, em todos os nveis e modalidades de ensino, e de educao continuada. (Regulamento) 1 A educao a distncia, organizada com abertura e regime especiais, ser oferecida por instituies especificamente credenciadas pela Unio. 2 A Unio regulamentar os requisitos para a realizao de exames e registro de diploma relativos a cursos de educao a distncia. 3 As normas para produo, controle e avaliao de programas de educao a distncia e a autorizao para sua implementao, cabero aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperao e integrao entre os diferentes sistemas. (Regulamento) 4 A educao a distncia gozar de tratamento diferenciado, que incluir: I - custos de transmisso reduzidos em canais comerciais de radiodifuso sonora e de sons e imagens; II - concesso de canais com finalidades exclusivamente educativas; III - reserva de tempo mnimo, sem nus para o Poder Pblico, pelos concessionrios de canais comerciais.

Art. 81. permitida a organizao de cursos ou instituies de ensino experimentais, desde que obedecidas as disposies desta Lei.

69

Art. 82. Os sistemas de ensino estabelecero as normas para realizao dos estgios dos alunos regularmente matriculados no ensino mdio ou superior em sua jurisdio. Pargrafo nico. O estgio realizado nas condies deste artigo no estabelecem vnculo empregatcio, podendo o estagirio receber bolsa de estgio, estar segurado contra acidentes e ter a cobertura previdenciria prevista na legislao especfica. Art. 83. O ensino militar regulado em lei especfica, admitida a equivalncia de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino. Art. 84. Os discentes da educao superior podero ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituies, exercendo funes de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos. Art. 85. Qualquer cidado habilitado com a titulao prpria poder exigir a abertura de concurso pblico de provas e ttulos para cargo de docente de instituio pblica de ensino que estiver sendo ocupado por professor no concursado, por mais de seis anos, ressalvados os direitos assegurados pelos arts. 41 da Constituio Federal e 19 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. Art. 86. As instituies de educao superior constitudas como universidades integrar-se-o, tambm, na sua condio de instituies de pesquisa, ao Sistema Nacional de Cincia e Tecnologia, nos termos da legislao especfica. TTULO IX Das Disposies Transitrias Art. 87. instituda a Dcada da Educao, a iniciar-se um ano a partir da publicao desta Lei. 1 A Unio, no prazo de um ano a partir da publicao desta Lei, encaminhar, ao Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educao, com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declarao Mundial sobre Educao para Todos. 2o O poder pblico dever recensear os educandos no ensino fundamental, com especial ateno para o grupo de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos de idade e de 15 (quinze) a 16 (dezesseis) anos de idade. (Redao dada pela Lei n 11.274, de 2006) 3o O Distrito Federal, cada Estado e Municpio, e, supletivamente, a Unio, devem: (Redao dada pela Lei n 11.330, de 2006) I matricular todos os educandos a partir dos 6 (seis) anos de idade no ensino fundamental; (Redao dada pela Lei n 11.274, de 2006) a) (Revogado) (Redao dada pela Lei n 11.274, de 2006) b) (Revogado) (Redao dada pela Lei n 11.274, de 2006) c) (Revogado) (Redao dada pela Lei n 11.274, de 2006) II - prover cursos presenciais ou a distncia aos jovens e adultos insuficientemente escolarizados; III - realizar programas de capacitao para todos os professores em exerccio, utilizando tambm, para isto, os recursos da educao a distncia; IV - integrar todos os estabelecimentos de ensino fundamental do seu territrio ao sistema nacional de avaliao do rendimento escolar. 4 At o fim da Dcada da Educao somente sero admitidos professores habilitados em nvel superior ou formados por treinamento em servio.

70

5 Sero conjugados todos os esforos objetivando a progresso das redes escolares pblicas urbanas de ensino fundamental para o regime de escolas de tempo integral. 6 A assistncia financeira da Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, bem como a dos Estados aos seus Municpios, ficam condicionadas ao cumprimento do art. 212 da Constituio Federal e dispositivos legais pertinentes pelos governos beneficiados. Art. 88. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios adaptaro sua legislao educacional e de ensino s disposies desta Lei no prazo mximo de um ano, a partir da data de sua publicao. (Regulamento) 1 As instituies educacionais adaptaro seus estatutos e regimentos aos dispositivos desta Lei e s normas dos respectivos sistemas de ensino, nos prazos por estes estabelecidos. 2 O prazo para que as universidades cumpram o disposto nos incisos II e III do art. 52 de oito anos. Art. 89. As creches e pr-escolas existentes ou que venham a ser criadas devero, no prazo de trs anos, a contar da publicao desta Lei, integrar-se ao respectivo sistema de ensino. Art. 90. As questes suscitadas na transio entre o regime anterior e o que se institui nesta Lei sero resolvidas pelo Conselho Nacional de Educao ou, mediante delegao deste, pelos rgos normativos dos sistemas de ensino, preservada a autonomia universitria. Art. 91. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 92. Revogam-se as disposies das Leis ns 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e 5.540, de 28 de novembro de 1968, no alteradas pelas Leis ns 9.131, de 24 de novembro de 1995 e 9.192, de 21 de dezembro de 1995 e, ainda, as Leis ns 5.692, de 11 de agosto de 1971 e 7.044, de 18 de outubro de 1982, e as demais leis e decretoslei que as modificaram e quaisquer outras disposies em contrrio. Braslia, 20 de dezembro de 1996; 175 da Independncia e 108 da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Paulo Renato Souza

71

Resoluo CEE 127 de 1997


Regulamenta a Lei 9394/96

Cmara de Educao Bsica Fixa normas preliminares visando adaptao da legislao educacional do Sistema Estadual de Ensino s disposies da Lei 9394/96, e d outras providncias (alterada pela resoluo CEE 108/00) O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAO, no uso de suas atribuies, e tendo em vista o disposto no artigo 88 da Lei 9394/96, RESOLVE: Art. 1 - As normas a seguir baixadas aplicam-se, no sistema estadual de ensino, educao escolar, que dever estar vinculada ao mundo do trabalho e prtica social, compreendendo a educao bsica- integrada pelos nveis de educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio - e a educao superior. Pargrafo nico- Os nveis de educao e ensino mencionados no caput deste artigo compreendem os processos educacionais em sua forma regular e nas modalidades de educao de jovens e adultos, educao especial, educao profissional, educao indgena e educao a distncia. Art. 2 - O funcionamento dos estabelecimentos escolares pautar-se-, a partir do ano letivo de 1998, pelos dispositivos desta resoluo, mantidas as normas anteriores que por ela no foram alteradas Art. 3 - Para adequar-se Lei 9.394/96 e aos dispositivos desta Resoluo, as instituies escolares de educao bsica promovero sua reorganizao administrativa e didtica, definidas na proposta pedaggica e no Regimento Escolar. 1- A proposta pedaggica, cujas linhas gerais devero estar traduzidas no regimento da instituio, ser formulada pelo estabelecimento de ensino, com a participao do corpo docente e em articulao com os demais integrantes da comunidade escolar, devendo conter os objetivos, metas e processos didtico-pedaggicos a serem cumpridos 2- Ser facultada rede pblica de ensino e, quando organizadas em rede com a mesma entidade mantenedora, s instituies privadas, a elaborao de regimento comum, que contenha os dispositivos gerais, aos quais cada estabelecimento poder acrescentar uma parte diversificada, contemplando aspectos do seu projeto pedaggico e outros de seu particular interesse. Art. 4 - A educao bsica poder ser estruturada em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, alternncia regular de perodos de estudos e grupos no-seriados e, ainda, em outras formas de organizao de interesse do processo de aprendizagem, definidas no Regimento Escolar. Art. 5 - Sero de aplicao obrigatria, a partir do ano letivo de 1998, os dispositivos desta Resoluo referentes a carga horria, jornada escolar, controle de freqncia e idade mnima para realizao de exames, inicio e concluso de cursos na rea de educao de jovens e adultos. 1- As escolas ficam autorizadas, desde j, a excluir da programao curricular as disciplinas de ensino religioso no ensino mdio, no mbito da rede pblica, e de educao fsica, no ensino noturno.

72

2- A partir do ano letivo de 1998, as matrculas iniciais em cursos de habilitao profissional obedecero ao disposto no artigo 22 e seus pargrafos, desta Resoluo, com base nos artigos 36 2 e 39 a 42 da Lei 9.394/96 , bem como no Decreto 2.208/97. 3- A aplicao dos demais dispositivos desta Resoluo ficar condicionada sua incorporao no Regimento Escolar, podendo ser antecipada, em casos especiais, mediante aprovao de projeto especfico, pelo Conselho competente. Art. 6 - A carga horria mnima anual, em referncia ao ensino fundamental e mdio, ser de 800 (oitocentas) horas, distribudas por um mnimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar. 1- As 800 horas sero consideradas no seu sentido cronolgico, de sessenta minutos cada uma, podendo a durao da aula ser fixada, livremente , pelo estabelecimento. 2 - Os dias e horas previstos de efetivo trabalho escolar aplicar-se-o a cada classe isoladamente. 3- No clculo das 800 horas no sero computadas aquelas relativas a disciplinas facultativas, estudos de recuperao e provas finais . 4 - A adoo, pela escola, de formas alternativas de organizao administrativa e pedaggica, inclusive no que se refere ao ensino para as populaes rurais e ensino noturno, no dispensa a obrigatoriedade do cumprimento do mnimo de 800 horas e 200 dias letivos nos termos deste artigo, salvo no caso de experincia pedaggica aprovada pelo Conselho competente. Art. 7 -A jornada escolar diria, no ensino fundamental, ser de pelo menos 4 (quatro) horas de trabalho efetivo em sala de aula, devendo ser progressivamente ampliada, com vistas escola de tempo integral. 1- O trabalho efetivo mencionado no caput deste artigo abranger toda programao includa na proposta pedaggica da instituio, com freqncia exigvel e orientao por professores habilitados, dentro ou fora da sala de aula. 2- Ser admitida jornada escolar diferenciada no curso noturno e em outras formas alternativas autorizadas pela Lei 9394/96, tendo em vista as suas peculiaridades. Art. 8 - O calendrio escolar dever adequar-se s condies especficas locais, considerando-se, sobretudo, as condies climticas e econmicas. Pargrafo nico- Especial flexibilizao ser concedida na oferta de educao bsica para a populao rural, que dever contar com programao e metodologia curricular adequada natureza do trabalho e calendrio ajustado ao ciclo produtivo. Art. 9 - Para aprovao do aluno, ser exigida a presena em 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas obrigatrias do perodo letivo regular, acrescentadas, para cada aluno, as horas referentes a disciplinas que adicionalmente venha a cursar. Art. 10 - Em qualquer srie exceto a primeira do ensino fundamental, alm da utilizao dos critrios de promoo e transferncia, poder ser efetuada a classificao do aluno independentemente de escolarizao anterior, tomando por base sua experincia e grau de desenvolvimento pessoal. 1- A classificao independente de escolarizao anterior depender de avaliao dos contedos da base 58 comum nacional e somente se aplicar em caso de inexistncia de qualquer escolarizao formal prvia ou quando for comprovadamente impossvel a recuperao dos seus registros. 2- A classificao do aluno sem escolarizao anterior observar o limite de 14 anos para concluso do ensino fundamental e de 17 anos para concluso do ensino mdio. 3 - Os procedimentos de classificao devem ser coerentes com a proposta pedaggica do estabelecimento e constar do Regimento Escolar, para que produzam efeitos legais.

73

Art. 11 - Ao receber alunos transferidos de outros estabelecimentos, procedentes do pas ou do exterior, a escola poder efetuar a sua reclassificao, para srie ou perodo adequado ao seu efetivo desenvolvimento escolar. 1- A reclassificao tomar como base as normas curriculares gerais, cuja seqncia ser preservada. 2- No poder ser reclassificado para a srie seguinte o aluno reprovado em srie anterior. Art. 12 - Os atos de reclassificao, quando se tratar de transferncia de outros estabelecimentos, e de classificao independentemente de escolarizao anterior, sero efetuados atravs de avaliao escrita, realizada pelo Conselho de Classe, que expressar o resultado em parecer circunstanciado, contendo, inclusive, justificativa e procedimentos adotados. 1- O aluno no poder, atravs da reclassificao, avanar em mais de uma srie letiva ou ser promovido do ensino fundamental para o ensino mdio. 2- O resultado da avaliao a que se refere o caput deste artigo constar de ata, lavrada em livro prprio, cuja cpia autenticada ser anexada ao registro individual do aluno, disposio do sistema de ensino e das partes legalmente interessadas. Art. 13 - No ensino fundamental, os estabelecimentos organizados em regime seriado podero adotar a progresso continuada, sem prejuzo da avaliao do processo de ensino-aprendizagem. Art. 14 -A verificao do rendimento escolar, desvinculada do controle de assiduidade, basear-se- em avaliao contnua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do perodo sobre os resultados finais. 1- Ser permitida a organizao de classes de acelerao, para alunos que estejam em atraso na correlao idade e srie, que lhes possibilitem avanar nos cursos, sries, ciclos e etapas, mediante verificao da aprendizagem, nos termos das normas vigentes. 2- Os estudos concludos com aproveitamento, em instituies devidamente autorizadas, podero ser aproveitados em outra srie ou curso. 3- Nos casos de insuficiente rendimento escolar, compete obrigatoriamente escola proporcionar estudos de recuperao, de preferncia paralelos ao perodo letivo, seguidos de avaliao, conforme dispuser no seu Regimento. 4- Os estudos de recuperao paralela, quando previstos no regimento escolar, no impediro que o estabelecimento volte a proporcion-los aps o trmino do ano letivo. 5 Fica mantida a proibio de transferncia aps o incio do processo de avaliao da ltima unidade letiva. Art. 15 - Nos estabelecimentos organizados em regime seriado, quando o aluno no alcanar a progresso plena em todas as disciplinas, poder, a depender da incluso, pela escola, de dispositivos apropriados no seu Regimento, cursar a srie seguinte com dependncia de at trs disciplinas da srie anterior. 1- O disposto no caput deste artigo aplicar-se- a partir da 5 srie do ensino fundamental at a ltima srie do ensino mdio. Nova redao: O disposto no caput deste artigo, aplica-se a partir do 5 srie do ensino fundamental at a ltima srie do ensino mdio, respeitando o que determina o 4 2 - A escola poder, a seu critrio, e vista de solicitao do aluno, antecipar a avaliao, para antes da 58 concluso do perodo letivo, dos estudos referentes a disciplina ou disciplinas cursadas em regime de dependncia, devendo a verificao do rendimento abranger o contedo integral dos referidos componentes curriculares.

74

3 -Ser facultado, ainda, ao aluno que no lograr aproveitamento em todas as disciplinas da 8 srie do ensino fundamental ou da 3 srie do ensino mdio cursar, no ano seguinte, apenas as disciplinas em que no obteve aprovao. 4 -Para a matrcula na 1 srie do ensino mdio, exigida a concluso de ensino fundamental. Art. 16 - Podero ser organizadas classes ou turmas, com alunos de sries distintas e nveis equivalentes de conhecimento, para o estudo de lnguas estrangeiras, artes ou outros componentes curriculares em que a medida seja recomendada. Art. 17 - At que sejam baixadas normas especficas pelo Conselho Nacional de Educao e, complementarmente, por este rgo, a programao curricular da educao bsica continuar a ser desenvolvida em consonncia com o que dispem as resolues CFE 6/86 e CEE 127/72, observada a carga horria mnima estipulada no art. 6 desta Resoluo. Art. 18 - Caber a cada instituio de ensino expedir diplomas, certificados de concluso de curso, histricos escolares e declarao de concluso de srie, dentre outros documentos. Pargrafo nico- Os diplomas das habilitaes profissionais, inclusive os referentes aos cursos de formao para o magistrio em nvel mdio, sero registrados em rgo prprio do sistema estadual de ensino, definido pelo Conselho Estadual de Educao. Art. 19 - As instituies de educao infantil, compreendendo creches e pr-escolas, devero ser integradas ao sistema de ensino de cada municpio, at 23..12.99. Art. 20 - O ensino fundamental, com durao mnima de oito anos, ser oferecido a crianas a partir dos sete anos de idade, admitindo-se, na ocorrncia de vaga, matrcula a partir de seis anos. Art. 21- O ensino mdio, com durao mnima de trs anos, visar formao geral do educando, podendo, atendida esta, prepar-lo para o exerccio de profisses tcnicas. 1 - As disciplinas profissionalizantes que forem cursadas na parte diversificada do ensino mdio, no limite de 25% da carga horria mnima desse nvel de ensino, podero ser aproveitadas, independente de qualquer avaliao especfica, em habilitao tcnica que eventualmente venha a ser cursada 2 - Ser facultada a matrcula por disciplina no ensino mdio. Art. 22 A Educao Profissional, estruturada em cursos prprios, ter os seguintes nveis: I.bsico- destinado qualificao, requalificao e reprofissionalizao de trabalhadores, independentemente de escolaridade prvia; II. tcnico - destinado a proporcionar habilitao profissional a alunos matriculados no ensino mdio ou dele egressos; III- tecnolgico - correspondente a cursos de nvel superior na rea tecnolgica, destinados a egressos do ensino mdio e tcnico. 1- A educao profissional de nvel tcnico ter organizao curricular prpria e independente do ensino 58 mdio, podendo ser oferecida de forma concomitante ou sequencial a esse nvel de ensino. (revogado pela Res. CEE 053/98) 2- A partir do ano letivo de 1998, a matrcula inicial nos cursos de educao profissional a nvel tcnico, destinados ao oferecimento de habilitao profissional, s ser permitida a alunos que estejam matriculados no ensino mdio de formao geral ou que j o tenham concludo. (revogado pela Res. CEE 053/98)

75

3- Para outorga do diploma de habilitao profissional em nvel tcnico, ser exigida a comprovao de concluso do ensino mdio. 4- A exigncia de comprovao de concluso do ensino mdio contida no pargrafo anterior no se aplicar aos cursos de Formao de Magistrio em nvel mdio. 5 -Enquanto no forem baixadas novas normas pelo Conselho Nacional de Educao, a organizao curricular das habilitaes profissionais em nvel mdio a serem iniciadas a partir de 1998, por cursos novos ou pelos j existentes, conter a parte especial do currculo fixado, para cada caso, pelo Parecer CFE 45/72, seus anexos e pareceres e resolues subsequentes que instituiram habilitaes profissionais, podendo o estabelecimento acrescentar outras disciplinas profissionalizantes, at o limite de 30% (trinta por cento) da referida parte especial. 6- Aos alunos matriculados no ensino mdio, de formao geral ou profissionalizante, at 1997, e que venham a concluir seus estudos at o ano 2000,ser assegurado o direito de terminar o curso na modalidade em que foi iniciado. Art. 23 -Para a concluso de cursos e realizao de exames de educao de jovens e adultos, sero exigidas as idades mnimas de 15 (quinze) anos ao nvel de ensino fundamental e de 18 (dezoito) ao nvel de ensino mdio. Art. 24 -Os municpios podero instituir, por lei, os seus sistemas de ensino, com as atribuies contidas nos artigos 11 e 18 da Lei 9394/96, ou permanecerem integrados ao sistema estadual. 1- At que seja criado o respectivo sistema municipal de ensino, quando passaro a ter competncia plena, os Conselhos Municipais de Educao, constitudos at a data de publicao desta Resoluo, ficam autorizados a exercer as atribuies normativas e de superviso atribudas aos municpios pela Lei 9.394/96. 2- Ficam revogadas as delegaes de competncia concedidas por este rgo aos Conselhos Municipais de Educao para atuar sobre outros rgos que no as instituies de ensino fundamental, mdio e de educao infantil mantidas pelo poder pblico municipal, as instituies de educao infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada e os rgos municipais de educao, a que se refere o art. 18 da Lei 9.394/96. Art. 25 - At a expedio de novas normas, continuaro com validade legal as experincias pedaggicas autorizadas de acordo com a legislao anterior Art. 26 -Os pedidos de autorizao, renovao de autorizao e reconhecimento , que forem protocolados neste Conselho a partir de 1 de fevereiro de 1998 , obedecero ao disposto na Lei 9.394/96 e s normas deste rgo Art. 27- Os processos em andamento neste Conselho, protocolados at a data de publicao desta Resoluo, podero ser apreciados conclusivamente com base na legislao e normas anteriores. (revogado pela Res. CEE 026/98) Art. 28 - Os estabelecimento de ensino tero prazo at 23.12.98 para proceder reformulao de seu Regimento Escolar, adaptando-o s diretrizes da Lei 9.394/96. (revogado pela Res. CEE 053/98) Art. 29 -O Conselho Estadual de Educao baixar normas complementares sobre, dentre outros assuntos, Educao Superior, Educao Profissional, Educao de Jovens e Adultos, Educao Especial, Educao Infantil, Ensino Religioso, Programao Curricular, Estgio Supervisionado, Profissionais da Educao, 58 autorizao, reconhecimento e credenciamento de Educao Indigena, Educao a Distncia e Normas para cursos e instituies.

76

Art. 30 - Esta Resoluo entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio Salvador, 17 de dezembro de 1997 Hildrico Pinheiro de Oliveira Rmulo Galvo Presidente do CEE Relator

Resoluo CEE 108 de 2000


Altera dispositivos da Resoluo CEE 127/97

O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAO, no uso das suas atribuies, e tendo em vista o que dispe o inciso III do artigo 24, da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9394/96, RESOLVE: Artigo 1 - O 1 do Art. 15 da Resoluo CEE 127/97 passa a ter a seguinte redao: 1 - O disposto no caput deste artigo aplica-se a partir da 5 srie do Ensino Fundamental at a ltima srie do Ensino Mdio, respeitando o que determina o 4". Artigo 2 - Ao Art. 15 da Resoluo CEE-127/97 acrescentado o 4 com a seguinte redao: 4 - Para matrcula na 1 srie do Ensino Mdio exigida a concluso do Ensino Fundamental". Artigo 3 - Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Salvador, 20 de junho de 2000 Cons. Jos Rogerio da costa Vargens Presidente

58

77

Resoluo CEE 103 de 1998


Autoriza os estabelecimentos de Educao Bsica a realizarem equivalncia de estudos de alunos procedentes do exterior. O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAO, no uso de suas atribuies, a) considerando que a Lei n 9.394/96, art. 23, 1 transfere aos estabelecimentos de Educao Bsica a competncia para promoverem equivalncia de estudos de alunos procedentes do exterior; b) considerando que a Resoluo CEE-127/97, art. 5 exclui equivalncia de estudos como dispositivo autoaplicvel, previsto na atual lei de Diretrizes e Base da Educao Nacional; c)considerando ainda a urgncia que alunos realizaram estudos no exterior tenham sua vida escolar regularizada, RESOLVE: Artigo 1 - Enquanto no forem baixadas normas especficas para o Sistema Estadual de Ensino da Bahia, autorizar os estabelecimentos de Educao Bsica a procederem a reclassificao de alunos provindos do exterior, conforme equivalncia de estudos, independente de previso regimental, tendo como base as normas curriculares vigentes. Artigo 2 - Na reclassificao, para indicar a srie em que o aluno ser matriculado, o estabelecimento considerar o calendrio escolar, a equivalncia dos estudos realizados em relao ao currculo praticado e outros aspectos que julgar necessrio. Pargrafo nico No processo de reclassificao, o estabelecimento poder realizar exames de avaliao ou propor estudos de adaptao, com vistas a melhor ajustamento do aluno. Artigo 3 - Para acolher a transferncia e proceder reclassificao do aluno, o estabelecimento obedecer os seguintes requisitos: a. traduo dos documentos apresentados, por tradutor juramentado, cujos originais tenham sido autenticados por rgo Diplomtico do Brasil, no respectivo Pas, ressalvados os acordos internacionais; b. visto de permanncia no Brasil, ou equivalente, quando se tratar de estudante estrangeiro; c.adaptao ao currculo do estabelecimento em que se processar a matrcula. Artigo 4 -Esta Resoluo entrar em vigor na data de sua publicao, ficando revogados os dispositi-vos em contrrio, especificamente o art. 21 da Res. CEE 496/78. Salvador, 15 de dezembro de 1998. Jos Rogrio da Costa Vargens Presidente do Conselho Estadual de Educao Antonio Raimundo dos Anjos Presidente em exerccio da Comisso de Direito Educacional Jos Nilton Carvalho Pereira Relator Conselheiros: Ana Helena Hiltner Almeida/Antonio Amorim/Cleunice Matos Rehem/Fernando Floriano Rocha/Hildete Maria da Encarnao/Hildrico Pinheiro de Oliveira/Lia Viana Queiroz/Maria Conceio Costa e Silva/Maria Anlia Costa Moura/Margarida Cordeiro Fahel/Milton de Almeida Rabelo/Nadja Valverde Viana/Regina Lcia Pacheco de Carvalho/Reginaldo Gomes da Silva/Waldemar Alves da Silva/Sylvia Mello Lacerda/Zlia Chquer Freire Souza.

78

Portaria 10.212 de 1999


O SECRETRIO DA EDUCAO, no uso de suas atribuies e de acordo com a legislao vigente e visando inibir a emisso e circulao de documentao escolar inverdica, bem como, assegurar maior facilidade na identificao da autenticidade dos documentos, RESOLVE Artigo 1 - Determinar que todas as unidades integrantes do Sistema Estadual de Ensino do Estado da Bahia ao emitir documentao escolar (histrico escolar, certificado ou diploma) faa constar no campo OBSERVAO o seu Cdigo de Segurana, composto de elementos constantes no mesmo, conforme orientao do ANEXO NICO. Artigo 2 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. ERALDO TINOCO Secretrio da Educao ANEXO NICO A composio do Cdigo de Segurana da unidade escolar integrante do Sistema Estadual de Ensino da Bahia far-se- com a juno de: 1. N do ato que autorizou o funcionamento da unidade escolar, seja Portaria da SEC ou Resoluo do Conselho Estadual de Educao CEE. 2. Os dois ltimos dgitos do ano da publicao do ato mencionado no item 1. 3. Letras iniciais do nome do aluno. 4. Dois ltimos dgitos do ano do nascimento do aluno. 5. Abreviatura do Estado da Bahia. Exemplo: 1. N do ato de autorizao: Portaria SEC N 1412 publicada no D.O de 04/10/93. 2. Dois ltimos dgitos do ano de publicao do ato que autorizou o funcionamento da Unidade Escolar: 93 3. Aluno: Carlos Librio Trindade: CLT 4. O aluno nasceu em 1983 = 83 5. Sigla do Estado da Bahia = Ba Cdigo de Segurana: 141293CLT83BA

ERALDO TINOCO Secretrio da Educao Publicada DOE 17/12/1999

79

Portaria 9.835 de 2002


O SECRETRIO DA EDUCAO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuies e, - considerando as solicitaes de outros estados quanto a publicao em Dirio Oficial da relao dos concluintes do Ensino Mdio, prtica j adotada pelos mesmos; - considerando a necessidade de assegurar a legitimidade na documentao escolar, expedida pelas Unidades Escolares pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino; - considerando a desburocratizao implantada pela Portaria n 6695/98, publicada no D.O de 29/10/98, que dispensa a autenticao de documentos escolares, RESOLVE Art. 1 - Determinar, que ao final de cada ano letivo, seja publicada no Dirio Oficial do Estado a relao dos concluintes nas modalidades de Ensino Mdio, da Educao de Jovens e Adultos e da Educao Profissional das Unidades Escolares Estaduais. Pargrafo nico As unidades escolares da rede estadual encaminharo as Atas de Resultados Finais e a relao dos concluintes, conforme o caput do artigo, para as DIREC de sua jurisdio, no prazo de 15 dias, aps o trmino do calendrio letivo anual, ficando as DIREC responsveis pelo imediato encaminhamento das relaes dos concluintes para publicao do Dirio Oficial do Estado. Art. 2 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio.

Salvador, 24 de outubro de 2002. Ana Lcia Barbosa Castelo Branco Secretria da Educao Publicada DOE 24/10/2002

80

Portaria 12.235 de 2002


O SECRETRIO DA EDUCAO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuies, e considerando: - a legislao vigente: Lei 9394/96 e Resoluo CEE n 138/2001; - a necessidade de estabelecer novos procedimentos para a realizao dos Exames Supletivos atravs das Comisses Permanentes de Avaliao /CPA. RESOLVE De concepo estrutura e funcionamento. Art. 1 - As Comisses Permanentes de Avaliao/ CPA so responsveis pela realizao dos Exames Supletivos de ensino fundamental e ensino mdio, estando vinculadas tcnica, pedaggica e administrativamente s Unidades Escolares e devidamente autorizadas pelo Conselho Estadual de Educao / CEE (Anexo I). 1 - Os Exames Supletivos certificam a escolaridade de jovens e adultos para fins de terminalidade do ensino fundamental e mdio, sendo oferecidos de forma gratuita. 2 - As avaliaes realizadas para fins de classificao, conforme estabelecido no artigo 24 alnea I item e da Lei 9394/96 no se constituem Exames Supletivos e no certificam, tendo objetivo de inserir o aluno sem comprovao de escolaridade anterior, na srie ou etapa adequada ao nvel de conhecimento apresentado, sendo de competncia das Unidades Escolares. Art. 2 - As CPA devero funcionar nos turnos diurno e noturno, inclusive sbados letivos e tero acompanhamento tcnico-pedaggico do setor competente da SEC. Art. 3 - As CPA devero realizar, mensalmente, durante o ano letivo os Exames Supletivos de todos os componentes curriculares do ensino fundamental e mdio, constantes do artigo 13 da Resoluo CEE n 138/2.001. 1 - Fica estabelecido o nmero mximo de trs (03) componentes curriculares que o aluno poder realizar, mensalmente, nos Exames do ensino fundamental e quatro (04) nos Exames do ensino mdio, inclusive para os alunos do curso regular, com reprovao no ltimo anos dos referidos nveis. 2 - O candidato somente poder realizar Exames de todos os componentes curriculares quando estiver em consonncia com o Artigo 11 alnea III da Resoluo CEE n 138/2.001. 3 - Excepcionalmente podero ser realizados Exames no ms de Janeiro ara atendimento demanda especfica de ensino mdio. Art. 4 - Os programas dos componentes curriculares dos Exames Supletivos devem ser distribudos pelas Unidades Escolares aos candidatos e divulgados atravs dos meios de comunicao. Art. 5 - obrigatrio o encaminhamento pela direo da escola co Cronograma Anual referente s inscries, aplicao das provas e publicao dos resultados mensais, Superintendncia de Ensino / SUPEN Coordenao de Educao de Jovens e Adultos / CIA, at 30 de Maro de cada ano letivo, de acordo com o Anexo II desta Portaria.

81

Art. 6 - As CPA devem dispor de : - 01 coordenador com carga horrio de 40 horas, preferencialmente com formao em Pedagogia; - professores com carga horria de 30 horas e com formao em nvel superior para cada componente curricular a nvel de ensino; - 01 professor por nvel de ensino, com formao em Letras, para manter atualizado o Banco de Questes e assegurar a todas as provas a qualidade e consistncia dos contedos, bem como participar das demais atividades das CPA. Pargrafo nico As Unidades Escolares ao selecionarem os recursos humanos devem optar por professores de 40 horas, garantindo assim, sua atuao em sala de aula nas 20 horas em que estejam atuando na CPA. Art. 7 - vedada a participao na CPA de professor que atue em cursos preparatrios para os referidos Exames. Art. 8 - Constituem-se atividades obrigatrias dos profissionais que atuam nas CPA: I do coordenador - organizar os procedimentos para a realizao a inscrio, elaborao, reviso, digitao, formatao final, duplicao, organizao, aplicao, correo e divulgao dos resultados dos Exames; - coordenar o fluxo de atendimento na CPA; - sistematizar as informaes levantadas na sondagem aplicada ao candidato, no ato da inscrio; - coordenar estabelecimento dos perfis mnimos de conhecimentos necessrios aos padres para a certificao; -planejar e coordenar as reunies das Atividades Complementares AC e as reunies mensais para avaliao dos resultados mensais dos Exames; - definir conjuntamente com os professores novos procedimentos para a melhoria da qualidade dos exames e dos seus resultados; - atualizar-se, continuadamente, sobre a legislao da Educao de Jovens e Adultos / EJA; - manter o fluxo de informaes com oferta de cursos e EJA para orientar os candidatos antes e depois dos resultados das sondagens e exames; - avaliar junto direo da Unidade Escolar a atuao dos professores na CPA; - encaminhar para os setores competentes da SEC os instrumentos preenchidos, em tempo hbil; -zelar pela qualidade, rigor a legislao, sigilo e credibilidade da CPA. II do professor - conhecer e analisar a sondagem aplicada ao candidato no ato da inscrio, para adequao das provas aos perfis identificados;

82

- elaborar e revisar as avaliaes em ambiente prprio na escola; - participar das reunies semanais das Atividades Complementares AC; - participar da reunio mensal para analisar os resultados dos exames na sua rea de atuao; - co-participar do estabelecimento dos perfis mnimos de conhecimento; - participar da aplicao das provas, correo e fornecimento dos resultados das avaliaes, em tempo hbil, para os devidos registros; - elaborar questes, organizar e manter atualizado o Banco de Questes; - apoiar a coordenao na organizao dos procedimentos para os exames; - zelar pela qualidade, rigor a legislao, sigilo e credibilidade da CPA. Pargrafo nico Para o desenvolvimento destas atividades a coordenao da CPA dever organizar seu Plano de Trabalho Interno, em consonncia com o Projeto Pedaggico da Escola, detalhando todas as etapas Do perfil dos candidatos para os exames. Art. 9 - Somente podero prestar Exames Supletivos do ensino fundamental os maiores de 15 anos completos e do ensino mdio os maiores de 18 anos completos, no sendo permitida a realizao de exames de ensino, mdio aos jovens emancipados com idade entre 16 e 18 anos. Art. 10 - Os Exames sero realizados por componente curricular para atendimento s diversas situaes de escolaridade do candidato que: - tenha adquirido conhecimentos em meios informais ou atravs de cursos preparatrios; - esteja freqentando o ensino fundamental ou mdio em cursos de Educao de Jovens e Adultos e opte por Exame(s) Supletivo(s) de componente(s) Curricular(es) no realizado(s), para acelerar os seus estudos. -tenha concludo curso de ensino fundamental e mdio e apresente irregularidade do histrico escolar. Art. 11 Fica mantido o Exame Supletivo pos faixas at o final do ano de 2003 somente para alunos que apresentem irregularidade na vida escolar, referente a avano na srie com disciplina(s) reprovada(s) em srie(s) anterior(es), que no se enquadrem nas situaes de reclassificao e classificao, constantes dos artigos 23 e 24 da Lei 9394/96 e artigos 10 e 11 da Resoluo CEE N 127-97. Pargrafo nico Os alunos que apresentarem irregularidade no histrico escolar e que no se enquadrem no caput deste artigo se submetero aos Exames Supletivos ao final da ltima srie ou etapa cursada no ensino fundamental e no ensino mdio, sendo exigidos os conhecimentos referentes ao nvel e ao(s) componente(s) curricular(es), cabendo a Unidade Escolar encaminh-los CPA ao final do ano letivo de concluso do curso de ensino fundamental e mdio (ltima srie ou ltima etapa do nvel), solicitando realizao do Exame.

83

Da inscrio e realizao dos Exames Supletivos. Art. 12 O candidato ao se inscrever ser submetido a uma sondagem que objetiva identificar conhecimentos relativos escrita, seu perfil scio econmico e suas possibilidades para obteno, certificao, especialmente em relao ao ensino fundamental. Pargrafo nico Os candidatos que no apresentarem as condies especificadas no caputeste artigo devem ser orientados para a realizao de Cursos de Educao de Jovens e Adultos, especialmente em relao aos anos iniciais do ensino fundamental. Art. 13 No ato de inscrio o candidato receber o Carto de Inscrio e o(s) Programa(s), sendo exigida a apresentao dos seguintes documentos: - Ficha de inscrio, devidamente preenchida. - Duas (02) fotos 3x4, recentes e iguais. -Carteira de Identidade atualizada ou Carteira de Trabalho (original e fotocpia), sendo obrigatria a apresentao de um destes documentos e do Carto de Inscrio no ato da realizao dos Exames. Art. 14 Quando o candidato apresentar disciplinas j cursadas cabe a CPA realizar o estudo do Histrico Escolar e verificar o(s) componente(s) curricular(es) a serem dispensados dos Exames. Art. 15 O candidato que no comparecer na ata estabelecia ara a realizao da(s) prova(s) e no tendo notificado coordenao atravs de documento legal, somente poder realizar novo Exame aps 60 dias da realizao da(s) referida(s) prova(s). Art. 16 Cabe DIREC de jurisdio da CPA, detectada alguma irregularidade na realizao dos Exames tomar as providncias cabveis em relao a inspeo, apurao de responsabilidade e envio de relatrio ao setor competente da SEC para as devidas providncias. Da avaliao e resultados. Art. 17 O Banco de Questes se constitui um recurso tecnolgico importante no planejamento das provas devendo funcionar em carter permanente e com atualizao sistemtica. 1 - A elaborao, anlise e reviso das questes ficar a cargo dos professores especialistas de cada componente curricular e do professor com formao em Letras, sob a orientao e acompanhamento do coordenador da CPA. 2 - As questes esto elaboradas considerando-se alm dos padres tcnicos, o perfil dos candidatos e os conhecimentos socialmente relevantes. Art. 18 O resultado da avaliao de cada componente curricular ser mensurado em notas. 1 - Ser considerado aprovado em cada componente curricular o candidato que obtenha nota igual ou superior a cinco (5,0) na escala de zero a dez (10). 2 - No permitido recurso para reviso de prova.

84

Art. 19 - Os resultados mensais dos exames devem se analisados pela CPA, divulgados no prazo mximo de 15 dias aps a realizao da prova e encaminhados, obrigatoriamente, pela direo da escola, at 20 dias aps a realizao dos Exames SUPEN/CJA, atravs do instrumento Mapa Sntese de Resultados Mensais dos Exames Supletivos (Anexo III). Art. 20 Os alunos que se submeterem a Exames Supletivos e no lograrem aprovao em componentes(s) curricular(es), somente podero realizar nova avaliao neste(s) componente(s) aps perodo mnimo de sessenta (60) dias, para que possam realizar estudos referentes aos conhecimentos em que no obtiveram sucesso. Da certificao. Art. 21 As Unidades Escolares de vinculao da CPA expediro Atestados Parciais e Certificados de Concluso dos Exames Supletivos, adotando modelo padro estabelecido pela SEC. 1 - Os Atestados e Certificados esto dispensados de autenticao pelas Diretorias Regionais de Educao, de acordo com a Portaria n. 6695 publicada no D.O de 29 de outubro de 1998. 2 - Para aproveitamento dos estudos de candidatos que realizaram Exames Supletivos em outros Estados ser exigida a apresentao de documentao legal com a comprovao do ato de autorizao dos Exames e da instituio que emitiu o Atestado Parcial. Art. 22 Os portadores de Atestado Parcial com disciplinas aprovadas nos Exames Supletivos de ensino fundamental e mdio, cujas provas realizadas na vigncia das legislaes anteriores, devero se submeter a avaliao do componentes circulares exigidos pela nova legislao completando, assim, o currculo obrigatrio atual. Art. 23 - Nas situaes estabelecidas no artigo Pargrafo nico do artigo 11 desta Portaria a CPA expedir Atestado Parcial e encaminhar a Unidade Escolar solicitante para que realize os registros no histrico escolar do aluno. Da implantao de novas CPA. Art. 24 Podero ser implantadas novas CPA em Unidades Escolares localizadas em sedes de Diretorias Regionais de Educao DIREC que apresentem demanda especfica. Pargrafo nico Cabe a SEC/DIREC indicar as Unidades, que devero elaborar projeto especfico a ser analisado pela SUPEN/CJA e autorizado pelo Conselho Estadual de Educao, conforme art. 12 da Resoluo 138/2.001. Art. 25 Esta Portaria entra em vigor no ato de sua publicao, sendo revogados em contrrio. ANA LCIA BARBOSA CASTELO BRANCO Secretria da Educao Publicada DOE 28/11/2002

85

ANEXO I Comisso Permanente de Avaliao CPA

DIREC 1/A

UNIDADE ESCOLAR

NVEL

1/B

02

03

04

06

Centro Estadual de Educao Magalhes Neto CEA Av Sete de Setembro. N 13 Centro TeL: (0xx71) 321-7225/2412191 Salvador-Ba Colgio Estadual marco Antnio Ensino Veronese CESMAV Ensino Rua Silveira Martins, s/n Cabula / Campus da UNEB Tel: (0xx71) 389-2122 Salvador-Ba Colgio Estadual Zilma Gomes Ensino Parente de Barros Av. Diva Pimentel, s/n San Martin Tel: (0xx71) 312/2245 Salvador-Ba Colgio Estadual Hamilton de Ensino Jesus Lopes Av. Jequitaia, s/n Calada Tel: (0xx71) 312-2245 Salvador-Ba Colgio Estadual Agostinho Ensino Fres da Mota Ensino Rua Cel lvares Simes, s/n Centro CEP: 44.100-000 Tel: (0xx75) 2255190 Feira de Santana Ba Centro Integrado Luiz Navarro Ensino de Brito Ensino Rua Maria Feij, s/n, CEP: 41.100-000 - Tel: (0xx75) 422 1997 / 4874 Alagoinhas Ba Colgio Estadual Antnio Olavo Ensino Galvo Ensino Loteamento Jardim Bahia, s/n CEP: 44.570000 Tel: (0xx75) 613-7084 Santo Antnio de Jesus Ba Centro Integrado de Educao Ensino Rmulo Galvo Ensino Rua Bonfim, s/n Pontal CEP: 45.650-000 Tel: (0xx73) 231-3374 / 6344133 Ilhus Ba

Autorizada pela Resoluo CEE Ensino Fundamental N 085/93 Ensino Mdio DO 17/08/1994

Mdio N 085/93 Fundamental DO 17/08/94

Fundamental N 085/93 DO 16/05/2002

Mdio

N 022/2002 DO 16/05/2002

Mdio N 085/93 Fundamental DO 17/08/94

Mdio N 074/96 Fundamental DO 1/11/96

Mdio N 085/93 Fundamental DO 17/08/94

Mdio N 074/96 Fundamental DO 1/11/96

86

DIREC 08

UNIDADE ESCOLAR

NVEL

10

DIREC 13

15

16

20

Colgio Estadual Armando Ribeiro Carneiro Rua Maria Quitria, n 281 Tel: (0xx73) 2813340 Eunpolis Ba Centro Integrado de Educ. Ensino Mdio N 074/96 Paulo Afonso Dr. Luis Viana Ensino Fundamental DO 1/11/96 Filho Av. Estudante, s/n Almari Menezes CEP: 48.900000 Tel: (0xx75) 2815616 Paulo Afonso Ba UNIDADE ESCOLAR NVEL Autorizada pela Resoluo CEE Instituto de Educao Rgis Ensino Mdio N 074/96 Pacheco Ensino Fundamental DO 1/11/96 Rua 15 de Nov., s/n Campos do Amrica CEP: 45.200-000 Tel: (0xx73)525-6675/1341/5260284 Jequi - Ba Colgio Estadual Hildete Ensino Mdio N 085/93 Lomanto Ensino Fundamental DO 17/08/94 Rua Oscar Pinheiro, s/n Centro CEP: 48.900000 Tel: (0x74) 611-0006 / 6613/5462 Juazeiro Ba Centro Educacional Ensino Mdio N 175/2000 Deocleciano Barbosa de Castro Ensino Fundamental DO 30 e 31/12/2000 Pa. Presidente Kennedy, 200 CEP: 44.700-000 Tel: (0xx74) 621-3036 Direo 621-5386 Jacobina Ba Colgio Estadual Kleber Ensino Mdio N 085/93 Pacheco de Oliveira Ensino Fundamental DO 17/08/94 Rua H, s/n URBIS II Batias CEP: 45.100-000 Tel: (0xx77) 426-9772/4241700 Vitria da Conquista Ba

Autorizada pela Resoluo CEE Ensino Mdio N 175/2000 Ensino Fundamental DO 30 e 31/12/2000

87

DIREC 25

UNIDADE ESCOLAR

NVEL

28

Colgio Estadual Prof. Folk Rocha Rua Prof. Seabra, s/n Centro CEP: 74.800-000 Tel: (0xx77) 612-5303 / 2834 Barreiras Ba Escola Estadual Rmulo Ensino Mdio N 023/2002 Galvo Ensino Fundamental DO 16/05/2002 Av. Roberto Santos, s/n Centro CEP: 48.970000 Tel: (0xx74) 541-9584 (direo) Senhor do Bonfim - Ba

Autorizada pela Resoluo CEE Ensino Mdio N 023/2002 Ensino Fundamental DO 1/11/96

88

Portaria 11.441 de 2003


O SECRETRIO DA EDUCAO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuies e, - considerando a Portaria n 9835/2002, publicada no Dirio Oficial de 24/10/2002; - considerando a necessidades de melhor assegurar a comprovao de veracidade dos documentos escolares, RESOLVE Art. 1 - determinar que seja apostilado no Campo de Observao, dos Certificados de Concluso e Diplomas do Ensino Mdio e de Educao Profissional a data do Dirio Oficial que publicou a relao dos concluintes da Rede Estadual a partir de 2002, conforme texto abaixo: APOSTILAMENTO Aluno concluinte do Curso..............................., conforme relao publicada no D.O. de ......./......./..........., em determinao a Portaria 9835/2002. Art. 2 - Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao revogadas as disposies em contrrio.

Salvador, 16 de julho de 2003

Anaci Bispo Paim Secretria da Educao

89

Portaria 16.315 de 2003


O SECRETRIO DA EDUCAO, no uso das atribuies e considerando: - O incndio ocorrido em 02 de outubro de 2003 nas instalaes do prdio da Secretaria da Educao, localizado na Av. Luiz Viana Filho, 550, CAB; - A necessidade de padronizar o procedimento a ser adotado nas Diretorias Regionais de Educao e as Unidades Escolares com os diplomas e certificados registrados no rgo central da SEC; A Portaria n 9612 publicada no D.O de 30/12/98, que descentralizou as atividades de registro de diplomas e certificados para as DIREC, RESOLVE Art. 1 - Determinar que os diplomas e certificados registrados no rgo central da SEC no podero ser expedidos em 2 via, Art. 2 - Estabelecer que os diplomas e certificados registrados no rgo central da SEC, sejam emitidos pelas Unidades Escolares, como um novo documento aps a comprovao do extravio ou danificao do mesmo, fazendo referncias a esta Portaria no campo de observao, registrando-o na DIREC. Art. 3 - Esclarecer que as DIREC continuem registrando a 2 via dos diplomas e certificados amparados pela Portaria 9612, publicada no D.O de 30/12/98. Art. 4 - Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao.

Salvador 29 de outubro de 2003

Anaci Bispo Paim Secretria da Educao

90

Av. Luiz Viana Filho, 6 Avenida, n 600 5 andar CAB, Salvador-Ba CEP: 41750-319 Fone: (71) 3115-8949 /8979/9029 Fax: 3371-7506 www.sec.ba.gov.br

Anda mungkin juga menyukai