Anda di halaman 1dari 74

Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil 49 Assembleia Geral PARECIDA-SP, 4 A 13 DE MAIO A DE 2010

01 C/49AG(Sub)

DIRETRIZES GERAIS DA AO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 2015


Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida ( Jo 14, 6)

-TEXTO APROVADO

SUMRIO

OBJETIVO GERAL...................................................................................................... 3 INTRODUO............................................................................................................. 3 I - PARTIR DE JESUS CRISTO ................................................................................... 4 II - MARCAS DE NOSSO TEMPO................................................................................ 8 III - URGNCIAS NA AO EVANGELIZADORA ...................................................... 11 3.1. Igreja em estado permanente de misso........................................................ 13 3.2. Igreja: casa da iniciao vida crist ............................................................. 15 3.3. Igreja: lugar de animao bblica da vida e da pastoral .................................. 18 3.4. Igreja: comunidade de comunidades .............................................................. 21 3.5. Igreja a servio da vida plena para todos ....................................................... 24 IV - PERSPECTIVAS DE AO .................................................................................. 26 4.1. Igreja em permanente estado de misso........................................................ 27 4.2. Igreja: casa da iniciao vida crist ............................................................. 29 4.3. Igreja: lugar de animao bblica da vida e da pastoral .................................. 31 4.4. Igreja: comunidade de comunidades .............................................................. 32 4.5. Igreja a servio da vida plena para todos ....................................................... 35 V - INDICAES DE OPERACIONALIZAO ........................................................... 39 5.1. O plano como fruto de um processo de planejamento................................... 40 5.2. Passos metodolgicos ................................................................................... 40 CONCLUSO: COMPROMISSO DE UNIDADE NA MISSO..................................... 45 SIGLAS........................................................................................................................ 46

OBJETIVO GERAL
Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na fora do Esprito Santo, como Igreja discpula, missionria e proftica, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, luz da evanglica opo preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.

INTRODUO

1.

Fiel a Jesus Cristo, ao Verbo de Deus, missionrio do Pai (Jo 5,37; Jo 20,21), que se fez carne e habitou entre ns (Jo 1,14), a Igreja no Brasil, ao mesmo tempo em que escuta e acolhe a voz do Esprito Santo, reafirma a importncia de conhecer a realidade e de traar metas especficas para a ao evangelizadora luz da Sagrada Escritura e da Tradio . Desde o Plano de Emergncia
2 1

, a Igreja no Brasil no interrompeu o rico processo de planejamento pastoral, elaborando

diretrizes e planos, tendo em vista corresponder melhor ao do Esprito numa realidade em constante transformao. Deseja, mais uma vez, contemplar o cotidiano do povo brasileiro, notadamente dos mais sofridos, voltar s fontes desta mesma f e indicar caminhos a serem trilhados. 2. Diretrizes so rumos que indicam o caminho a seguir, abordando aspectos prioritrios da ao evangelizadora, princpios norteadores e urgncias irrenunciveis. Os planos de pastoral das Igrejas Particulares percorrem um roteiro especfico, contendo estudo e iluminao da realidade luz da f, objetivos, critrios e meios para a sua concretizao na prpria realidade. Realizar planos uma tarefa que cabe s Comisses Pastorais e s Igrejas Particulares, com suas parquias, comunidades, organismos, movimentos leigos, Institutos de Vida Consagrada, em suma, todos os agentes de pastoral. Na interao entre as diretrizes e os planos, o Objetivo Geral assumido por todos os Bispos do Brasil em suas Igrejas Particulares, preservando-se a unidade e a diversidade.

1 2

Cf. VB 17, 18 e 35 5 AGO, 1962. Re-edio: Documento 76. 3

3.

A Igreja no Brasil, iluminada pela Conferncia de Aparecida e celebrando o cinquentenrio do Conclio Vaticano II, louva e bendiz o Deus da Vida, do Amor e da Paz, pela tradio em planejar a ao evangelizadora. Ergue um canto de louvor por todas as pessoas que, nas mais diversas formas de viver a f, levam adiante o anncio do Reino de Deus, concretizando os planejamentos e suscitando novas propostas, algumas vezes, na satisfao de v-las realizadas, outras no martrio que decorre da fidelidade ao Evangelho. Louva a Deus pela Palavra anunciada, a Eucaristia celebrada, a solidariedade concretizada, a vida defendida, o amor compartilhado, a unidade fortalecida e a fraternidade testemunhada. Eleva um canto de gratido pelas inmeras e diversificadas formas de viver a dimenso comunitria, sem as quais planejamento algum pode se concretizar. Curva-se perante o Deus de Misericrdia, pedindo perdo pelas fraquezas, infidelidades e pecados de seus membros e implorando foras para viver sempre mais intensamente o discipulado-missionrio que decorre do encontro com Jesus Cristo, alimentado pela Palavra de Deus e os Sacramentos. Clama pela firmeza indispensvel para superar uma concepo de f restrita a um conjunto de prticas religiosas fragmentadas, adeses parciais e participao ocasional . Reza, enfim, para que, atravs destas Diretrizes e do empenho de todos, se supere o medocre pragmatismo da vida cotidiana da Igreja, no qual, aparentemente, tudo procede com normalidade, mas, na verdade, a f vai se desgastando e degenerando em mesquinhez .
4 3

3 4

Cf DAp 12.

DAp 12, citando: RATZINGER, J. Situao atual da f e da teologia. Conferncia pronunciada no Encontro de Presidentes de Comisses Episcopais da Amrica Latina para a Doutrina da f, celebrado em Guadalajara, Mxico, 1996. Publicado em LOsservatore Romano, em 1 de novembro de 1996. 4

I
PARTIR DE JESUS CRISTO

4.

Toda ao eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e seu o Reino do Pai. Jesus Cristo nossa razo de ser, origem de nosso agir, motivo de nosso pensar e sentir. Nele, com Ele e a partir dEle mergulhamos no mistrio trinitrio, construindo nossa vida pessoal e comunitria. Nisto se manifesta nosso discipulado-missionrio: contemplamos Jesus Cristo presente e atuante em meio realidade, compreendemos a realidade sua luz e com ela nos relacionamos no firme desejo de que nosso olhar, ser e agir sejam reflexos do seguimento cada vez mais fiel ao Senhor Jesus. No h, pois, como executar planejamentos pastorais sem antes pararmos e nos colocarmos diante de Jesus Cristo. Em atitude orante, contemplativa, fraterna e servidora, somos convocados a responder, antes de tudo a ns mesmos: quem Jesus Cristo? (Mc 8,27-29). O que significa acolh-lo, segui-lo e anunci-lo? O que h em Jesus Cristo que desperta nosso fascnio, faz arder nosso corao (Lc 24,32), leva-nos a tudo deixar (Lc 5,8-11) e, mesmo diante das nossas limitaes e vicissitudes, afirmar um incondicional amor a Ele (Jo 21,9-17)? A paixo por Jesus Cristo leva ao arrependimento, contrio (Lc 24,47; At 2,36ss) e verdadeira converso pessoal e pastoral. Por isso, devemos sempre nos perguntar: estamos convencidos de que Jesus Cristo o caminho, a verdade e a vida? O que significa para ns, hoje, o Reino de Deus por Ele instaurado e comunicado?

5.

A Conferncia de Aparecida, marco referencial para a Igreja na Amrica Latina e no Caribe, na esteira do cinquentenario de abertura do Conclio Vaticano II (1962) nos convida a olhar com ateno para Aquele que, sendo rico, se fez pobre para a todos enriquecer (2 Cor 8,9) . O discpulo missionrio, ao contemplar Jesus Cristo descobre o Verbo que arma sua tenda entre ns, o Filho nico do Pai, cheio de amor e fidelidade (Jo 1,14); aquele que, sendo de condio divina, no se fecha em si mesmo, mas se esvazia at a morte e morte de cruz (cf. Filip 2,5ss) e, diferena das aves do cu e das raposas, no tem sequer onde reclinar a cabea (Mt 8,20). Ele sempre precisa ir a outros locais (Lc 4,43) para anunciar o Reino, a graa, a justia e a reconciliao. Ele se preocupa com as ovelhas que no fazem parte do rebanho (Jo 10,16), nem que seja uma nica ovelha perdida, sofrida (Lc 15,4-7), para reanim-las diante da dor e da
5

DI 3, DAp 31; BENTO XVI, Encclica Deus Charitas est, 1. 5

desesperana (Lc 24,13-35). este mesmo Jesus que vir, um dia, em sua glria, para julgar os vivos e os mortos (Mt 25,31-46). 6. A recente Exortao Apostlica Ps-sinodal Verbum Domini proclama com toda clareza que Deus nos fala, se comunica conosco por meio de sua palavra que Jesus Cristo, Verbo feito carne.

Como nos mostra claramente o Prlogo de Joo, o Logos indica originariamente o Verbo eterno,
ou seja, o filho unignito, gerado pelo Pai antes de todos os sculos e consubstancial a Ele: o Verbo estava junto de Deus, o Verbo era Deus. Mas este mesmo Verbo afirma So Joo fezse carne (Jo 1,14); por isso Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria, realmente o Verbo de Deus que Se fez consubstancial a ns. Assim a expresso Palavra de Deus acaba por indicar aqui a pessoa de Jesus Cristo, Filho eterno do Pai feito homem 7.
6

Jesus Cristo Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, manifestao plena do amor radical, que se entrega, pelos pecadores (Rm 5,8). Seu desejo de salvao no simplesmente aguardar os que O buscam. Jesus Cristo incessante e eterna entrega, dom de si para o outro. contnuo convite aos discpulos missionrios e, por meio deles, a toda a humanidade para segui-lo, em meio s diferenas e desencontros. O encontro com Jesus Cristo acolhimento da graa do Pai, que, pela fora do Esprito, revela o Salvador e atua, no corao de cada pessoa, possibilitando-lhe esta resposta.

8.

As atitudes de alteridade e a gratuidade marcam a vida do discpulo missionrio de todos os tempos. Alteridade se refere ao outro, ao prximo, quele que, em Jesus Cristo, meu irmo ou minha irm, mesmo estando do outro lado do planeta
7

o reconhecimento que o outro

diferente de mim e esta diferena nos distingue, mas no nos afasta. As diferenas nos atraem e complementam, convidando ao respeito mtuo, ao encontro, ao dilogo, partilha e ao intercmbio de vida e a solidariedade. Fechar-se no isolamento, no individualismo e em atitudes que transformam pessoas em mercadorias cair no pecado da idolatria e semear infelicidade. A vida s se ganha na entrega, na doao. Quem quiser perder a sua vida por causa de mim a encontrar! (Mt 10,39). 9. Todo relacionamento igualmente chamado a acontecer na gratuidade. semelhana de Cristo Jesus que, saindo de si, foi ao encontro dos outros, nada esperando em troca (Fl 2,5ss), tambm o discpulo missionrio chamado a profeticamente questionar, atravs de suas escolhas e atitudes, um mundo que se constri a partir da mentalidade do lucro e do mercado, no esquecendo que tais atitudes geram violncia, vingana, guerra e destruio (Mt 6,24). Gratuidade

6 7

VD 6 cf. JOO PAULO II, Carta Apostlica Novo Millennio Ineunte, 43. 6

significa amar, em Jesus Cristo, o irmo e a irm, respondendo, atravs de atitudes fraternas e solidrias grande questo proposta a Jesus: quem o meu prximo? (Lc 10,29), querendo e fazendo bem ao outro sem nada esperar em troca. Significa cortar a raiz mais profunda da violncia, da excluso, da explorao e de toda discrdia. 10. Gratuidade e alteridade, como expresses do Amor, so fontes de paz, reconciliao e fraternidade. So sementes da atitude crist mais radical: o perdo (Lc 23,34), atitude que deve ser incessantemente testemunhada e transmitida (Mt 18,21-22) a um mundo que se caracteriza pelo crescimento da vingana e da violncia como solues s dores da vida. A radicalidade do Amor de Deus atinge sua extrema manifestao no amor aos inimigos. A reconciliao o pice da Nova-Lei. Supera toda diviso que nos afasta de Deus e nos separa uns dos outros. O discpulo missionrio, ao contemplar Jesus Cristo e Cristo Crucificado! reconhece que a loucura e o escndalo (1 Cor 1,18.21) do Reino de Deus chegam ao seu pice na reconciliao. (Rm 5,6-8; Lc 23,34). 11. Por certo, a ao evangelizadora e pastoral da Igreja trabalhar pela reconciliao, o que no significa pactuar com a impunidade, a corrupo e todas as formas de desrespeito aos direitos bsicos de toda pessoa. Diante de graves situaes que fazem sofrer os irmos, o corao do discpulo missionrio se enche de compaixo e clama por justia e paz. Angustia-se diante da inrcia e mesmo da omisso. Quer atitudes que superem o mal existente e no permitam o surgimento de mais dor. Esta indignao, porm, no deve afastar o discpulo missionrio do ideal de perdo e reconciliao, pois o Reino de Deus s acontece efetivamente quando se responde ao mal com o bem (Rm 12,17-21). 12. Gratuidade e alteridade so, portanto, modos de compreender o que h de mais decisivo em Jesus Cristo: a sada de si, rumo humanidade marcada pelo pecado, fonte de dor e morte. Jesus nos mostrou que no se vence o pecado pelo pecado (Lc 11,14-22). Este vencido pela graa derramada abundantemente nos coraes dos discpulos missionrios. e a A atuao da graa paz, justia, bondade, reconciliao, gratuidade e alteridade (Gl 5,22). , pois, motivado pela atitude de constante ida ao encontro do outro que o discpulo missionrio contempla a realidade, no desejando que ela se encaixe em suas expectativas, mas encarnando-se na realidade, discernindo a presena do Reino de Deus e trabalhando para que ele cresa cada vez mais. Jesus nos amou at o fim! A fidelidade uma das maiores provas do amor. Num mundo onde tudo descartvel - at mesmo as pessoas - o compromisso fiel torna-se uma das caractersticas fundamentais do(a) discpulo(a) missionrio(a) (cf. Hb 10,38). 13. O discpulo missionrio sabe que no exerce esta sublime misso isoladamente. Ao contrrio, ele a exerce na Igreja, grande comunidade de todos os discpulos missionrios, novo povo de Deus,

conclamado para reunir-se na fraternidade, acolher a Palavra, celebrar os sacramentos e sair em misso, no testemunho, na solidariedade e no claro anncio da pessoa e da mensagem de Jesus Cristo. Mesmo quando se encontra sozinho em meio a quem no se compromete com os valores do Reino de Deus, o discpulo missionrio est unido a toda Igreja. Sabe que, no mistrio do Deus-Comunho, ele ser sempre um irmo entre irmos. 14. Cristo Cabea remete necessariamente Igreja-Corpo (Cl 1,18). No h como ser verdadeiro discpulo missionrio sem o vnculo efetivo e afetivo com a comunidade dos que descobriram fascnio pelo mesmo Senhor . Na Igreja, o discpulo missionrio percebe a fora de uma unio que ultrapassa raas, condies econmico-sociais, preconceitos, discriminaes (Gl. 3,28) e tudo mais que, de algum modo, tenda mais a separar do que a unir. Chamada a ser na terra, sinal do Deus-Amor, do Deus-Comunho, do Deus-Trindade, a Igreja encontra sua razo de ser na vivncia e no anncio do Reino de Deus (LG 1). A unidade de todos os discpulos missionrios, em meio diversidade de dons, servios, carismas e ministrios (LG 9-13), testemunha o amor trinitrio do Pai, pelo Filho, no Esprito. Ao testemunh-lo, interpela todas as formas de desfigurao humana, tais como discriminao, excluso, explorao, separao, opresso, escravido, manipulao, protecionismo, injustia e ausncia de reconciliao. 15. Nestes tempos de agudo apelo ao individualismo hedonista e de fortssimo consumismo, deparamo-nos com o surgimento de propostas religiosas que dizem oferecer o encontro com Deus sem o efetivo compromisso cristo, e a formao de comunidade. Desaparece, ento, a imagem do Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, cujo zelo por suas criaturas atento com as aves do cu, os lrios do campo ou com um nico fio de cabelo (Lc 21,18). Surge a imagem do Deus da troca, do negcio, dando a impresso de que Ele se encontra mais preocupado com o que pode lucrar atravs dos pedidos e reivindicaes, notadamente dos que sofrem. Em tudo isso, o discpulo missionrio reconhece que no pode existir caminho para o Deus revelado em e por Jesus Cristo, se no houver amor (1 Jo 4,7.20-21). O discpulo missionrio sempre desconfiar (1 Jo 4,1) das propostas religiosas que no brotem do amor nem levem a ele. 16. Viver, pois, o encontro com Jesus Cristo implica necessariamente amor, gratuidade, alteridade, unidade, eclesialidade, fidelidade, perdo e reconciliao. Torna o discpulo missionrio firmemente enraizado e edificado em Cristo Jesus (Ef 3,17; Cl 2,7), semelhana da casa que se constri sobre a rocha (Mt 7,24-27). E, assim, cada discpulo missionrio, junto com toda a Igreja, comunidade dos discpulos missionrios, torna-se fonte de paz, justia, concrdia e solidariedade. Significa contemplar Jesus Cristo em constante atitude de sada de si, de desprendimento e esvaziamento. Significa acolher o mistrio divino como contnuo transbordar do amor do Pai pelo
8

EN 16.

Filho, no Esprito. Implica dilogo, unidade na diversidade, partilha, compreenso, tolerncia, respeito, reconciliao e, conseqentemente, misso.

II MARCAS DE NOSSO TEMPO

17.

O discpulo missionrio sabe que, para efetivamente anunciar o Evangelho, deve conhecer a realidade sua volta e nela mergulhar com o olhar da f, em atitude de discernimento. Como o Filho de Deus assumiu a condio humana, exceto o pecado nascendo e vivendo em determinado povo e realidade histrica (Cf. Lc 2,1-2), ns, como discpulos missionrios, anunciamos os valores do Evangelho do Reino na realidade que nos cerca luz da Pessoa, da Vida e Palavra de Jesus Cristo, Senhor e Salvador.

18.

O Conclio Vaticano II nos conclama a considerar atentamente a realidade, para nela viver e testemunhar nossa f, solidrios a todos, especialmente aos mais pobres. Sabemos, porm, que nem sempre fcil compreender a realidade. Ela sempre mais complexa do que podemos imaginar. Nela existem luzes e sombras, alegrias e preocupaes . Da a contnua atitude de dilogo, de evanglica viso crtica, na busca de elementos comuns que permitam, em meio diversidade de compreenses, estabelecer fundamentos para a ao.
9

19.

A Conferncia de Aparecida nos oferece rica indicao

10

, ao recordar que vivemos um tempo de

transformaes profundas, que afetam no apenas este ou aquele aspecto da realidade, mas a realidade como um todo, chegando aos critrios de compreenso e julgamento da vida. Estamos diante de uma globalizao que no apenas geogrfica, no sentido de atingir todos os recantos do planeta. Estamos, na verdade, diante de transformaes que atingem tambm todos os setores da vida humana, de modo que j no vivemos uma poca de mudanas, mas uma mudana de poca tem se mostrado insuficiente para responder a situaes novas, deixando as pessoas estressadas ou desnorteadas
9 10

11

. O que antes era certeza, at bem pouco tempo servindo como referncia para viver,

12

DGAE 2008-2010, 12. cf GS 1. DAp 33-100 e DGAE 2008-2010 12-46. 9

11 12

DGAE 2088-2010, 13. DGAE 2088-2010, 21.

10

20.

Mudanas de poca so, de fato, tempos desnorteadores, pois afetam os critrios de compreenso, os valores mais profundos a partir dos quais se afirmam identidades e se estabelecem aes e relaes. Vrias atitudes podem, ento, surgir nestes perodos histricos. Duas, no entanto, se destacam. De um lado, o agudo relativismo, prprio de quem, no devidamente enraizado, oscila entre as inmeras possibilidades oferecidas. De outro, so os fundamentalismos, que, fechando-se em determinados aspectos, no consideram a pluralidade e o carter histrico da realidade como um todo. Estas duas atitudes se desdobram em outras tantas, como, por exemplo, o laicismo militante, com posturas fortes contra a Igreja e a Verdade do Evangelho, a irracionalidade da chamada cultura miditica, o amoralismo generalizado, atitudes de desrespeito diante do povo e um projeto de nao que nem sempre considera adequadamente os anseios deste mesmo povo.

21.

Os critrios que regem as leis do mercado, do lucro e dos bens materiais regulam tambm as relaes humanas, familiares e sociais, incluindo certas atitudes religiosas. Crescem as propostas de felicidade, realizao e sucesso pessoal, em detrimento do bem comum e da solidariedade. No raras vezes o individualismo desconsidera as atitudes altrustas, solidrias e fraternas. Por vezes, os pobres so considerados suprfluos e descartveis
13

. Desta forma, se compromete o

equilbrio entre os povos e naes, a preservao da natureza, o acesso terra para trabalho e renda, entre outros fatores. preciso pensar na funo do Estado, na redescoberta de valores ticos, para a superao da corrupo, da violncia, do narcotrfico, que envolve pessoas e armamentos. A conscincia de concidadania est comprometida. Em situao de contradies e perplexidades, o discpulo missionrio reage, segundo o esprito das bemaventuranas (Mt 5, 1ss), em defesa e promoo da vida, negada ou ameaada por vrias formas de banalizao e desrespeito. Como no reagir diante da manipulao de embries, homicdios, prtica do aborto provocado, ausncia de condies mnimas para uma vida digna com educao, sade, trabalho, moradia, enfim, da ausncia de efetiva proteo vida e famlia, s crianas e idosos, com jovens despreparados sem oportunidade para ocupao profissional? 22. O discpulo missionrio observa com preocupao o surgimento de certas prticas e vivncias religiosas predominantemente ligadas ao emocionalismo e ao sentimentalismo. O fenmeno do individualismo penetra at mesmo em certos ambientes religiosos, na busca da prpria satisfao, prescindindo do bem maior, o amor de Deus e o servio aos semelhantes. Oportunistas manipulam a mensagem do Evangelho em causa prpria, incutindo a mentalidade de barganha por milagres e prodgios, voltados para benefcios particulares, em geral vinculados aos bens materiais. A espiritualidade, a vivncia da f e do compromisso de converso e transformao nos

13

DGAE 2008-2010, 25; DAp 65 e 402. 11

orientam para a construo da caridade, da justia, da paz a partir das pessoas e dos ambientes onde h diviso, desafetos, disputas pelo poder ou por posies sociais. Exclui-se a salvao em Cristo, que passa a ser apresentada como sinnimo de prosperidade material, sade fsica e afetiva. Reduzem-se, deste modo, o sentido de pertena e o compromisso comunitrioinstitucional. Surge uma experincia religiosa de momentos, rotatividade, individualizao e comercializao. J no mais a pessoa que se coloca na presena de Deus, como servo atento (1 Sm 3,9-10), mas a iluso de que Deus pode estar a servio das pessoas. 23. Importa discernir os motivos pelos quais uma iluso to grave assim acaba por adquirir fora em nossos dias. As causas so muitas e interligadas. Dizem respeito s incontveis carncias das mnimas condies que grande parte de nossa populao tem para enfrentar problemas ligados sade, moradia, ao trabalho e s questes de natureza afetiva. Dizem ainda respeito s incertezas de um tempo de transformaes, que levam algumas pessoas a buscarem tbuas de salvao, agarrando-se ao que mais imediatamente se encontra ao alcance. Surgem, assim, os diversos tipos de fundamentalismo, desde aquele que atinge a leitura bblica at os mais diversos aspectos da vida humana e social. Quando aliado ao individualismo, o fundamentalismo torna-se ainda mais perigoso, na medida em que impede exatamente que se perceba o outro como diferente, por certo, mas, sem dvida, irmo, e, por isso, apelo ao encontro e ao convvio. O amor ao prximo, especialmente aos mais pobres, tende a desaparecer destas propostas, que acabam se tornando uma espcie de culto de si mesmo. 24. Tempos de transformaes to radicais, por certo, nos afligem, mas tambm nos desafiam a discernir, na fora do Esprito Santo, os sinais dos tempos
14

. Mudanas de poca pedem um tipo


15

especfico de ao evangelizadora, a qual, sem deixar de lado aspectos urgentes e graves da vida humana, preocupa-se em ajudar a encontrar e estabelecer critrios, valores e princpios . So tempos propcios para volta s fontes, busca dos aspectos centrais da f. Esta a grande diretriz evangelizadora que vem acompanhando a Igreja neste incio de sculo XXI: no colocar outro fundamento que no seja Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e sempre (Hb 13,8)
16

. Este
17

um tempo em que, atravs de novo ardor, novos mtodos e nova expresso respondamos missionariamente mudana de poca com o recomear a partir de Jesus Cristo.

14 15 16 17

DGAE 2008-2010, 12. EN 19. JOO PAULO II, Carta Apostlica Novo Millennio Ineunte, 29.

JOO PAULO II, Homilia abertura da 19 Assemblia Catedral de Nossa Senhora Latino-Americano em Porto Prncipe, Haiti por ocasio da em 9 de maro de 1983, na Geral do Conselho Episcopaldo Perptuo Socorro,CELAM. 12

III URGNCIAS NA AO EVANGELIZADORA

25.

Quando a realidade se transforma, devem igualmente se transformar os caminhos pelos quais passa a ao evangelizadora. Instrumentos e mtodos que deram certo em outros momentos histricos, com resultados que nos alegram profundamente, podem no apresentar, em nossos dias, condies de transmitir e sustentar a f. Enquanto, em outros perodos da histria, os discpulos missionrios precisaram dar as razes de sua esperana como consequncia de critrios firmemente aplicados, em nossos dias, so os prprios critrios que vm experimentando abalo. Para no poucas pessoas a incerteza sobre como julgar a realidade e com ela interagir muito grande. Por isso, chamamos de mudana de poca, pois j no atinge este ou aquele aspecto concreto da existncia. As mudanas de poca atingem os prprios critrios de compreender a vida, tudo o que a ela diz respeito, inclusive a prpria maneira de entender Deus. O nome de Jesus Cristo utilizado para expressar atitudes at mesmo opostas ao Reino de Deus, deixando confusos os que querem efetivamente viver o discipulado-missionrio.

26.

Esta a razo pela qual a Conferncia de Aparecida nos convoca a ultrapassar uma pastoral de mera conservao ou manuteno para assumir uma pastoral decididamente missionria, numa atitude que, corajosa e profeticamente, chamou de converso pastoral
18

. Assim como indica o

desafio da mudana de poca, Aparecida aponta a converso pastoral como caminho para a ao evangelizadora. Uma verdadeira converso pastoral deve estimular-nos e inspirar-nos atitudes e iniciativas de auto-avaliao e coragem de mudar vrias estruturas pastorais em todos os nveis, servios, organismos, movimentos e associaes. Temos necessidade urgente de viver na Igreja a paixo que norteia a vida de Jesus Cristo: o Reino de Deus, fonte de graa, justia, paz e amor. Por esse Reino, o Senhor deu a vida 19. 27. Por certo, ao reconhecer a mudana de poca como o maior desafio a ser atualmente enfrentado, o discpulo missionrio no se esquece das ameaas vida de pessoas, povos e at mesmo de todo o planeta
20

. Estas ameaas permanecem e necessitam ser corajosa e profeticamente

enfrentadas. Contudo, neste enfrentamento, o discpulo missionrio se depara com a fragilidade

18 19

DAp 370. DGAE 2008-2010, 46. 13

20

CNBB, A criao geme em dores de parto. Fraternidade e Vida no Planeta, Campanha da Fraternidade 2011.

14

dos critrios para ver, julgar e agir. Olhar, portanto, para a mudana de poca e para o necessrio (re)enraizamento de critrios, longe de significar o afastamento dos problemas concretos e urgentes da vida de nosso povo, significa buscar uma base realmente slida para os enfrentar. Caso contrrio, o discpulo missionrio poder ser como o construtor ou o chefe que, no reconhecendo os novos desafios, veem a misso fracassar (Lc 10,28-32). Voltar s fontes e recomear a partir de Jesus Cristo
21

, longe de significar a preocupao consigo mesma, coloca a

Igreja no mesmo caminho do amor-servio aos sofredores desta terra. Porque deseja servir, a Igreja reconhece o momento histrico em que se encontra, sendo convocada a buscar caminhos para a transmisso e a sedimentao da f, mesmo que, para isso, precise abandonar estruturas ultrapassadas que j no facilitem mais a transmisso da f . 28. , pois, neste sentido, que emergem algumas urgncias na evangelizao, que, por isso mesmo, devem estar presentes em todos os processos de planejamento e consequentes planos, independentemente do local onde as aes evangelizadoras aconteam. Tais urgncias dizem respeito busca e ao encontro de caminhos para a transmisso e a sedimentao da f neste perodo histrico de transformaes profundas. So o elo entre tudo que se faz em termos de evangelizao em todo o Brasil. Mostram uma Igreja em comunho com sua histria, com as concluses da Conferncia de Aparecida e, por isso mesmo, com as demais Igrejas no Continente e, com a realidade perplexa e sofrida do povo. 29. Por tudo isso, a Igreja no Brasil se empenhar em ser uma Igreja em permanente estado de misso, casa da iniciao vida crist, fonte da animao bblica de toda a vida, comunidade de comunidades, a servio da vida em todas as suas instncias. Estes aspectos encontram-se inevitavelmente ligados, de tal modo que assumir um deles exige que se assumam os outros. Esto sempre presentes na vida da Igreja, pois se referem a Jesus Cristo, Igreja, vida comunitria, Palavra de Deus como alimento para a f, Eucaristia como alimento para a vida eterna e o servio ao Reino de Deus. Por seu testemunho e por suas aes pastorais, a Igreja suscita o desejo de encontrar Jesus Cristo. Este encontro se d atravs de um mergulho gradativo no mistrio do Redentor. Da a importncia da iniciao vida crist, a qual no acontece plenamente se no se tem contato com a Escritura
23 22

. Alimentando, iluminando e orientando toda

a ao pastoral, a Bblia transborda para a totalidade da existncia de pessoas e grupos, tornando-se luz para o caminho (Sl. 119,105). Transformados por Jesus Cristo e comprometidos com o Reino de Deus, os discpulos missionrios formam comunidades, que no podem fechar-se

21 22 23

DAp 12, 41 e 549. DAp 365. VD 23-25. 13

em si mesmas, ao estilo de guetos ou ilhas. Por suas atitudes fraternas e solidrias, tornam-se sinais de que o Reino de Deus vai se manifestando em nosso meio (Mt 11,2-6; At 2,42), na vitria sobre o pecado e suas consequncias, trabalhando incessantemente pela vida em todas as suas instncias.

3.1. Igreja em estado permanente de misso Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado ser salvo! (Mc 16,15) 30. Jesus Cristo, o grande missionrio do Pai, envia, pela fora do Esprito, seus discpulos em constante atitude de misso (Mc 16,15). Quem se apaixona por Jesus Cristo deve igualmente transbordar Jesus Cristo, no testemunho e no anncio explcito de Sua Pessoa e Mensagem. A Igreja indispensavelmente missionria
24

. Existe para anunciar, por gestos e palavras, a pessoa

e a mensagem de Jesus Cristo. Fechar-se dimenso missionria implica fechar-se ao Esprito Santo, sempre presente, atuante, impulsionador e defensor (Jo 14, 16; Mt 10,19-20). Em toda a sua histria, a Igreja nunca deixou de ser missionria. Em cada tempo e lugar, esta misso assume perspectivas distintas, nunca, porm, deixando de acontecer. Se hoje partilhamos a experincia crist, porque algum nos transmitiu a beleza da F, apresentou-nos Jesus Cristo, acolheu-nos na comunidade eclesial e nos fascinou pelo servio ao Reino de Deus. 31. No atual perodo da histria, marcado pela mudana de poca, a misso assume um rosto prprio, com pelo menos trs caractersticas: urgncia, amplitude e incluso. A misso urgente em decorrncia da oscilao de critrios. ampla e includente porque reconhece que todas as situaes, tempos e locais so seus interlocutores. At mesmo o discpulo missionrio , para si, um destinatrio da misso, na medida em que est inserido nesta mudana de poca, com referncias flcidas e valores nem sempre efetivamente sedimentados (Mt 13,5-6.20-21). Tratase, portanto, de suscitar em cada batizado e em cada forma de organizao eclesial uma forte conscincia missionria, sem a qual os discpulos missionrios no contribuiro efetivamente para o novo que haver de surgir na histria. A atual conscincia missionria interpela o discpulo missionrio a sair ao encontro das pessoas, das famlias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo urgente sada em todas as direes para proclamar que o mal e a morte no tm a ltima palavra
26 25

. Estamos num tempo de

, um

24

DAp 347. 14

25 26

DAp 548. DAp 548.

15

tempo de esquecer o que ficou para trs e correr em busca dAquele que j nos alcanou (Fl 3,1214), um tempo que deve levar a uma forte comoo missionria . 32. Na medida em que as mudanas de poca atingem os critrios de compreenso, os valores e as referncias, os quais j no se transmitem mais com a mesma fluidez de outros tempos
29 28 27

, torna-

se indispensvel anunciar Jesus Cristo, apresentando, com clareza e fora testemunhal, quem Ele e qual sua proposta para toda a humanidade . No se trata, por certo, de estabelecer uma

espcie de concorrncia religiosa, ingressando na competio por maior nmero de fiis. Tampouco se trata de busca de privilgios para a Igreja, que, em todos os tempos, chamada a ser serva humilde e despojada (Lc 17,7-10). Trata-se de se reconhecer que o distanciamento em relao a Jesus Cristo e ao Reino de Deus traz graves conseqncias para toda a humanidade. Estas conseqncias no so percebidas apenas pela reduo numrica dos catlicos. Elas so igualmente sentidas principalmente nas inmeras formas de desrespeito e mesmo destruio da vida. Todas as formas de violncia e excluso revelam o distanciamento de Jesus e do Reino. So as ameaas vida, frutos de uma cultura de morte
30

, que questionam os discpulos

missionrios a anunciarem, principalmente atravs do testemunho, a beleza do Reino de Deus, que vida, paz, concrdia, reconciliao (Gl 5,22s). Os discpulos missionrios sabem que no lhes cabe a exclusividade na construo da nova poca que est para surgir. Esta conscincia, no entanto, no lhes exime da responsabilidade por testemunhar e anunciar Jesus Cristo e o Reino de Deus, fazendo-o oportuna e inoportunamente (2 Tm 4,2). 33. Neste redescobrir missionrio, emerge, em primeiro lugar, o papel de cada pessoa batizada em todos os lugares e situaes em que se encontrar. Trata-se do testemunho pessoal, base sobre a qual o explcito anncio haver de ser construdo
31

. Perodos histricos com menores doses de

incerteza e oscilao oferecem aos discpulos missionrios referncias de valores que desaparecem nas mudanas de poca, deixando-os sozinhos em meio a uma grande diversidade de valores e crenas. Este, portanto, um tempo do testemunho! Em virtude do enfraquecimento das instituies e das tradies, cresce a responsabilidade pessoal. Em outras pocas, instituies e tradies protegiam bem mais os indivduos. Nesta mudana de poca, instituies e tradies tendem a ser socioculturalmente julgadas com base na ao dos indivduos. Ningum em s conscincia deseja colaborar para o mal. Em tempos de perplexidade e incertezas, os discpulos missionrios sabem que necessitam de rigor ainda maior naquilo que sentem, pensam
27 28 29 30 31

DAp 362. DAp 38-39. DAp 348. DAp 358. EN 21. 16

e fazem. Devem verificar se, em razo das perplexidades e incertezas, no esto, de algum modo, deixando de realmente defender, promover e testemunhar a vida em todas as suas instncias. 34. Em segundo lugar, surge a urgncia de se pensar estruturas pastorais que favoream a realizao da atual conscincia missionria. Esta deve impregnar todas as estruturas eclesiais e todos os planos pastorais estruturas que, grandes condies, como lembra Aparecida, de favorecer a transmisso da f
33 32

, a ponto de deixar para trs prticas, costumes e

ao corresponderem a outros momentos histricos, j no tm atualmente . No se trata, portanto, de negar tudo que

j foi feito em outras pocas, mas de reconhecer que, nesta mudana de poca, preciso agir com firmeza e rapidez. neste sentido que se entende a convocao de Aparecida converso pastoral, atravs da qual se ultrapassam os limites de uma pastoral de mera conservao para uma pastoral
34

decididamente

missionria 35.

.
35

Surgem, deste modo, imperativos que colocam a Igreja em permanente estado de misso

. No

se trata, portanto, de conceber a atitude missionria ao lado de outros servios ou atividades, mas de dar a tudo que se faz um sentido missionrio, estabelecendo, neste conjunto de atividades desenvolvidas, algumas urgncias que ajudem todos os batizados a efetivamente se reconhecerem como missionrios. A Igreja no Brasil refora, assim, seu compromisso com a Misso Continental . 36. Este o grande servio que a Igreja, discpula-missionria de Jesus Cristo, chamada a prestar neste momento da histria. Em atitude de dilogo, cabe-lhe anunciar e reanunciar a pessoa e a mensagem de seu Mestre, conclamando comunho de todos os seres humanos, para a busca de uma cultura da vida, a caminho do Reino definitivo.
36

3.2. Igreja: casa da iniciao vida crist Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. E, imediatamente, foi batizado, junto com todos os seus familiares (At 16,32s) 37.
32 33 34 35 36

A f dom de Deus! No se comea a ser cristo por uma deciso tica ou uma

DAp 365. DAp 365. DAp 370. DAp 551. DAp 550-551, DGAE 2008-2010 211-212. 16

grande idia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que d um novo horizonte vida e,

32 33 34 35 36

DAp 365. DAp 365. DAp 370. DAp 551. DAp 550-551, DGAE 2008-2010 211-212. 17

com isso, uma orientao decisiva

37

. Por sua vez, este encontro mediado pela ao da

Igreja, ao que se concretiza em cada tempo e lugar, de acordo com o jeito de ser de cada povo, de cada cultura. A descoberta do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, dom salvfico para toda a humanidade, no acontece sem a mediao dos outros (Rm 10,14). 38. Cada tempo e cada lugar tm um modo caracterstico para apresentar Jesus Cristo e suscitar nos coraes o seguimento apaixonado no a algo, mas de sua pessoa, que a todos convida para com Ele vincular-se intimamente seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais ntimo do corao do discpulo
39 38

. A admirao pela pessoa de Jesus, seu chamado e

. Todavia, como resposta, a adeso a Jesus Cristo implica anncio, apresentao, proclamao.

Em outras pocas, a apresentao de Jesus Cristo se dava atravs de um mundo que se concebia cristo. Famlia, escola e sociedade em geral, ao mesmo tempo em que ajudavam a se inserir na cultura, apresentavam tambm a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. 39. Sabemos que, em nossos dias, meios utilizados em outros tempos para o anncio de Jesus Cristo j no possuem a mesma eficcia de antes. Olhemos, por exemplo, a famlia, chamada a ser a grande transmissora da f e dos valores
40

. Tamanhas tm sido as transformaes que a

instituio familiar j no possui o mesmo flego de outras pocas para cumprir esta misso indispensvel. O mesmo ocorre com outras instituies importantes. Esta situao exige uma radical transformao no modo de concretizar a ao evangelizadora. Em outras pocas, era possvel pressupor que o primeiro contato com a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo acontecia em sociedade, possibilitado pelos diversos mecanismos culturais, fazendo com que a ao evangelizadora se preocupasse mais com a purificao e a retido doutrinais, com a moral e com os sacramentos. A mudana de poca exige que o anncio de Jesus Cristo no seja mais pressuposto, porm explicitado continuamente. O estado permanente de misso s possvel a partir de uma efetiva Iniciao vida crist. 40. Esta a razo pela qual cresce o incentivo Iniciao vida crist, grande desafio que questiona a fundo a maneira como estamos educando na f e como estamos alimentando a 41 experincia crist . Trata-se, portanto, de desenvolver, em nossas comunidades, um processo de iniciao vida crist que conduza a um encontro pessoal, cada vez maior com Jesus Cristo

37 38 39

PAPA BENTO XVI, Encclica Deus Charitas est, 1, DAp 12, 243-244. DAp 131. DAp 136. 17

40 41

DAp 432. DAp 287.

18

42

, atitude que deve ser assumida em todo o continente latino-americano e, portanto, tambm no
43

Brasil

. Este um dos mais urgentes sentidos do termo misso em nossos dias. o desafio de Jesus Cristo, recomeando
44

anunciar

partir

dele,

sem

dar

nada

como

pressuposto

ou descontado

. preciso ajudar as pessoas a conhecer Jesus Cristo,

fascinar-se por Ele e optar por segui-lo. 41. A Conferncia de Aparecida, alm de elevar a iniciao vida crist categoria de urgncia, lembra que ela deve acontecer no apenas uma nica vez na vida de cada pessoa. A iniciao crist no se esgota na preparao aos sacramentos do batismo, crisma e eucaristia. Ela se refere adeso a Jesus Cristo. Esta adeso deve ser feita uma primeira vez, mas refeita, fortalecida e ratificada tantas vezes quantas o cotidiano exigir
45

. Ela acontece, por exemplo,

quando chegam os filhos, quando o adolescente busca a sua identidade, quando o jovem prepara suas escolhas futuras, no noivado e no matrimnio, nas experincias de dor e fragilidade. Nossas comunidades precisam ser comunidades diuturnamente mistaggicas, preparadas para permitir que o encontro com Jesus Cristo 42.
46

se faa e se refaa permanentemente.

Esta perspectiva eminentemente catecumenal de nossas comunidades apresenta uma srie de consequncias para a ao evangelizadora. Em primeiro lugar, processo permanente de iniciao apresenta uma srie de exigncias para a evangelizao: acolhida, dilogo, partilha, bem como uma maior familiaridade com a Palavra de Deus e a vida em comunidade. Em segundo lugar, implica estruturas, isto , grupos de estilo catecumenal nos mais diversos lugares e horrios, sempre disponveis a acolher, apresentar Jesus Cristo e dar as razes da nossa esperana (1 Pd 3,15). Implica, assim, um novo perfil de agente evangelizador, no qual o Ministrio dos(as) Introdutores(as)
47

e Catequistas assuma papel preponderante. Eles so a ponte entre o corao

que busca descobrir ou redescobrir Jesus Cristo e Seu seguimento na comunidade de irmos, em atitudes coerentes e na misso de colaborar na edificao do Reino de Deus. 43. No servio do acolhimento, que inicia ou reinicia no encontro com Jesus Cristo e com a comunidade dos discpulos, a ao evangelizadora se pe em dilogo com o atual momento da histria, que pede o anncio explcito e contnuo de Jesus Cristo e o chamado comunho, como atitude decorrente para a vivncia de f e para a vida em geral.
42 43 44 45 46 47

DAp 289. DAp 294. DAp 549. DAp 288. DAp 246-257, 278.

testemunha de seus costumes, f e desejo de Pessoa que conhece o candidato ao Batismo, acompanha eou madrinha. cf: Ritual de Iniciao Crist de receber Adultos, 42.os sacramentos. No necessariamente o padrinho 19

3.3. Igreja: lugar de animao bblica da vida e da pastoral Toda Escritura inspirada por Deus e til para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justia ( 2Tm 3,16). 44. Deus se d a conhecer no dilogo que estabelece conosco
48

. Quem conhece a Palavra


49

divina conhece plenamente tambm o significado de cada criatura

. A Palavra

divina, pronunciada no tempo, deu-Se e entregou-Se Igreja definitivamente para que o anncio da salvao possa ser eficazmente comunicado em todos os tempos e lugares. ... Disto conclui-se como importante que o Povo de Deus seja educado e formado claramente para se abeirar das Sagradas Escrituras na sua relao com a Tradio viva da Igreja, reconhecendo nelas a prpria Palavra 50 de Deus. 45. Vinculado com a iniciao vida crist, o atual momento da ao evangelizadora convida o discpulo missionrio a redescobrir o contato pessoal e comunitrio com a Palavra de Deus como lugar privilegiado de encontro com Jesus Cristo no s
51

. Na alvorada do terceiro milnio,

existem muitos povos que ainda no conheceram a Boa Nova, mas h tambm muitos cristos que tm necessidade que lhes seja anunciada novamente, de modo persuasivo, a Palavra de Deus, para poderem assim experimentar concretamente a fora do Evangelho Igreja hoje tem conscincia de que particularmente as novas geraes tm necessidade de ser introduzidas na Palavra de Deus atravs do encontro e do testemunho autntico do adulto, da influncia positiva dos amigos e da grande companhia que a comunidade eclesial
53 52

. A

46.

No se trata, por certo, de nos voltarmos para a Palavra de Deus como atitude momentnea, fruto do atual perodo da histria. Trata-se de redescobrir ainda mais que o contato profundo e vivencial com as Escrituras condio indispensvel para encontrar a pessoa e a mensagem Jesus Cristo e aderir ao Reino de Deus
54

. Deste modo, iniciao vida crist e Palavra de Deus esto

intimamente ligadas. Uma no pode acontecer sem a outra, pois ignorar as Escrituras ignorar o prprio Cristo em prtica (Tg 1,22-25).
48 49

55

. Este um tempo muito rico para que cada pessoa seja iniciada

na contemplao da vida luz da Palavra e no empenho para que ela seja efetivamente colocada

DV 15; VD 6. VD 10. 20

50 51 52 53 54 55

VD 17-18. DAp 247-249. VD 96. VD 97. DAp 247. S. Jernimo, Prlogo ao Comentrio sobre o Livro do Profeta Isaas, N 1.2: CCL 73, 1-3.

21

47.

, pois, no contato eclesial com a Palavra de Deus que o discpulo missionrio, permanecendo fiel, vai encontrar foras para atravessar um perodo histrico de pluralismo e grandes incertezas. Bombardeado a todo o momento por questes que lhe desafiam a f, a tica e a esperana, o discpulo missionrio precisa estar de tal modo familiarizado com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra, que, mesmo abalado pelas presses, continue solidamente firmado em Cristo Jesus e, por seu testemunho, converta os coraes que o questionam (At 16,16-34). No h, pois, discpulo missionrio sem efetivo contato com a Palavra de Deus, um contato que atinge toda a vida e que transmitido aos irmos e irms. Esse encontro
56

gera solidariedade, justia,

reconciliao, paz e defesa de toda a criao. Dirige-se s crianas, aos jovens, aos adultos, idosos, migrantes, doentes, pobres e pecadores . 48. Nosso tempo traz em si uma ambiguidade. Estamos num tempo de muitas falas, muitos rudos, muito barulho, incertezas e crise de referncias. O mundo fala, mas tem sede de palavra que guia, tranquiliza, impulsiona, envolve, ajuda a discernir. O mundo tem sede, portanto, da Palavra de Deus. Nosso tempo carece de conhecer verdadeiramente a Palavra, deixar-se apaixonar por ela e, com ela, caminhar pelas sendas do Reino. O mundo informatizado tem contribudo com o enriquecimento dos conhecimentos e conscientizao da realidade. Tem igualmente sobrecarregado a vida das pessoas de informaes, muitas delas contraditrias, distorcidas e no ticas. Este um dos graves rudos que tem atingido a todos, principalmente os jovens. O atual excesso de informaes no contempla uma formao adequada que os auxilie na sntese, no discernimento, nas escolhas. O desafio para o jovem assim como para todos os que aceitam Jesus como caminho escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes. 49.
57

Infelizmente, em meio a tantos rudos, tambm podemos constatar que a Bblia algumas vezes usada no como luz para a vida. Ao contrrio, instrumentalizada at mesmo para engodo. Cabe ao discpulo missionrio no se abater diante de tamanha manipulao da Escritura. Se, por amor, Jesus Cristo, Palavra eterna do Pai, se entregou para a nossa salvao, como se abater ao constatar que a Escritura parece refm de quem busca apenas o benefcio prprio? Assim como o Senhor Jesus venceu a morte e o pecado, o discpulo missionrio de hoje chamado a ultrapassar as teias da manipulao bblica e fazer a Palavra brilhar (Mt 5,14-16), como fonte de vida, justia e paz.

50.

Neste contato, o discpulo missionrio haver de reconhecer e testemunhar que a Palavra de Deus e como tal deve ser acolhida e praticada. Isto significa assumir que, no contato com a Palavra, no se trata de um encontro entre dois contraentes iguais; aquilo que designamos por Antiga e

56

VD 99-108. 22

57

CNBB, Evangelizao da Juventude, Documento 85, n 60.

23

Nova Aliana no um ato de entendimento entre duas partes iguais, mas puro dom de Deus
58

. No o discpulo missionrio que indica Palavra o que ela deve dizer.

Antes, o discpulo missionrio um ouvinte da Palavra (Is 50,5). Ele a acolhe na gratuidade e na alteridade, deixando- se apaixonadamente interpelar. 51. Ao se curvar diante da Palavra, o discpulo missionrio sabe que no o faz isoladamente. Ele acolhe o dom da Palavra na comunho com esta mesma Palavra e com todos que tambm a acolhem. Acolhe o dom da Palavra na Igreja e com toda a Igreja. Assim, a Palavra saboreada na alteridade, na gratuidade e tambm na eclesialidade. Quanto bem tem feito, pelo Brasil afora, nas mais diversas realidades, a leitura da vida luz da Palavra! Quantas comunidades se nutrem dominicalmente da Palavra de Deus, experimentando a fora deste alimento salutar Quadra e outros similares! 52. So vrios os mtodos de leitura da Bblia
60 59

! Quanta

riqueza evangelizadora acontece nos Crculos Bblicos, nos Grupos de Reflexo, nos Grupos de

. A Conferncia de Aparecida destacou a Leitura

Orante como caminho para o encontro com a Palavra de Deus. Nela, o discpulo missionrio acolhe a Palavra como dom, mergulha na riqueza do texto sagrado e, sob o impulso do Esprito, assimila esta Palavra na vida e na misso. Em meio agitao cotidiana, notadamente nas grandes cidades, onde o tempo se tornou uma questo crucial, a Leitura Orante permite ao discpulo missionrio estabelecer uma relao com a Palavra de Deus a qualquer momento e em qualquer lugar. Assim como dois amigos so capazes de se identificar em meio multido, o discpulo missionrio, atravs do exerccio da Leitura Orante, aprende a estabelecer contato com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra, ainda que em meio agitao correria diria. 53. Por tudo isso, o discpulo missionrio compreende a expresso do salmista, quando diz que a Palavra de Deus luz para sua vida (Sl 119,105). Ao fazer esta experincia, ele une profundamente sua palavra Palavra de Deus. Reza com a Palavra, reza a Palavra. Eis porque podemos dizer que a animao bblica de toda a pastoral, passa alm de uma pastoral bblica especializada
61

, quer nos conduzir a uma iluminao bblica de toda a vida, porque um caminho

de conhecimento e interpretao da Palavra, um caminho de comunho e orao com a Palavra e um caminho de evangelizao e proclamao da Palavra. O contato interpretativo, orante e

58 59 60 61

VD 22. DAp 253. VD 29. DAp 248; VD 73. 24

vivencial com a Palavra de Deus no forma necessariamente doutores. Forma santos perspectiva deve orientar tambm a formao inicial e permanente dos presbteros.

62

. Esta

54. A Igreja, como casa da Palavra, antes de tudo, deve privilegiar a Liturgia, pois o mbito privilegiado onde Deus fala comunidade. Nela Deus fala e o povo escuta e responde. Cada ao litrgica est, por sua natureza, impregnada da Escritura Sagrada . 55. Como conseqncia do servio que disponibiliza ainda mais a Palavra de Deus, cada discpulo missionrio se descobre preparado para o dilogo com uma mentalidade que, sob diversas formas, o interpela. Pela firmeza em seus valores e referncias, faz de sua vida um verdadeiro anncio do que podem ser os novos tempos que esto para surgir, tempos de comunho, que brota da Palavra, gerando vida e paz.
63

3.4. Igreja: comunidade de comunidades s Igrejas da Galcia, a vs graa e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo (Gl 1,2s). 56. O discpulo missionrio de Jesus Cristo faz parte do Povo de Deus (1Pd 2,9-10; LG 9) e necessariamente vive sua f em comunidade. A dimenso comunitria intrnseca 64 ao mistrio e realidade da Igreja, que deve refletir a Santssima Trindade . Sem vida em comunidade, no h como efetivamente viver a proposta crist, isto , o Reino de Deus. A comunidade acolhe, forma e transforma, envia em misso, restaura, celebra, adverte e sustenta. Ao mesmo tempo em que se constata, nesta mudana de poca, uma forte tendncia ao individualismo, percebe-se igualmente a busca por vida comunitria. Esta busca nos recorda como importante a vida em fraternidade. Mostra tambm que o Esprito Santo acompanha a humanidade suscitando, em meio s transformaes da histria, a sede por unio e solidariedade. Em nossos dias, alm das comunidades territorialmente estabelecidas, deparamo-nos com comunidades transterritoriais, ambientais e afetivas. Constatamos tambm o rpido crescimento das comunidades virtuais, to presentes na cultura juvenil atual. Estes fatos abrem o corao do discpulo missionrio a novos horizontes de concretizao comunitria. 57. As Diretrizes anteriores afirmavam: concretamente, para a maioria dos nossos fiis, a relao com a Igreja se restringe aos chamados servios paroquiais. a que a maioria das pessoas, atualmente, se relaciona com a Igreja. E aquelas Diretrizes concluam: por isso, as Parquias

62 63 64

VD 49; 77 Cf. VD 52 DAp 304. 25

tm um papel fundamental na evangelizao e precisam tornar-se sempre mais comunidades 65 vivas e dinmicas de discpulos missionrios de Jesus . 58. A busca sincera por Jesus Cristo faz surgir a correspondente busca por diversas formas de vida comunitria. Articuladas entre si, na partilha da f e na misso, estas comunidades se unem, dando lugar a verdadeiras redes de comunidades. Entre outras, encontram-se as Comunidades Eclesiais de Base
66 67

e outras formas de novas comunidades

, cada uma vivendo o seu carisma,

assumindo a misso evangelizadora de acordo com a realidade local e se articulando de modo a testemunhar a comunho na pluralidade. 59. Comunidade implica necessariamente convvio, vnculos profundos, afetividade, interesses comuns, estabilidade e solidariedade nos sonhos, nas alegrias e nas dores. Um dos maiores desafios consiste em iluminar com a Boa Nova as experincias nos ambientes marcados por aguda urbanizao, para os quais vizinhana geogrfica no significa necessariamente convvio, afinidade e solidariedade. Outro grande desafio encontra-se nos ambientes virtuais, onde a rapidez da comunicao e a liberdade em relao s distncias geogrficas tornam-se grandes atrativos. Estas situaes se configuram desafios para a ao evangelizadora na medida em que nada substitui o contato pessoal. 60. No caminhar em busca de vida comunitria, constata-se a presena das comunidades eclesiais de base, as CEBs, que, alimentadas pela Palavra, pela fraternidade, pela orao e pela Eucaristia, so sinal ainda hoje de vitalidade da Igreja
68

. So, tambm, presena eclesial junto aos mais

simples, partilhando a vida e com ela se comprometendo em vista de uma sociedade justa e solidria. Veem-se atualmente desafiadas a no esmorecer, mas discernir, na comunho da Igreja, caminhos para enfrentar os desafios oriundos de um mundo plural, globalizado, urbanizado e individualista. Tambm elas se deparam com os desafios da mudana de poca. 61. Num mundo plural, no se pode querer um nico modo de ser comunidade. O Esprito sopra onde quer e nenhuma concretizao comunitria possui o monoplio da ao deste mesmo Esprito. Nenhuma deve chamar para si a primazia sobre as demais, pois todos os membros do corpo possuem igual valor (1 Cor 12,12ss). A comunidade eclesial deve abrir-se para acolher dinamicamente os vrios carismas, servios e ministrios. De cada uma dessas comunidades, exige-se que sejam aliceradas na Palavra de Deus, celebrem e vivam os sacramentos, manifestem seu compromisso evangelizador e missionrio, principalmente com os afastados,
65 66 67 68

DGAE 2008-2010, 154 DAp 178-180, 307-310. DAp 180. cf.: CNBB, Mensagem ao Povo de Deus sobre as CEBs - Doc 92

26

sejam solidrias com os mais pobres. comunidades


70

69

O importante no confundir a natureza das

e, assim, evitar-se-o concorrncias, desgastes inteis e ambigidades. Todas as


71

comunidades so convocadas a se unirem em torno das Diretrizes da Ao Evangelizadora da Igreja no Brasil e a assumirem os Planos Pastorais de cada Igreja Particular . 62. O caminho para que a parquia se torne verdadeiramente uma comunidade de comunidades inevitvel, desafiando a criatividade, o respeito mtuo, a sensibilidade para o momento histrico e a capacidade de agir com rapidez. Mesmo consciente de que processos humanos e transformaes de mentalidade no acontecem de uma hora para outra, a Igreja no Brasil se compromete em acelerar ainda mais o processo de animao e fortalecimento de efetivas comunidades, que buscam intensificar a vida crist por meio de autntico compromisso eclesial. A setorizao da parquia
72

pode favorecer o nascimento de comunidades, pois valorizam os

vnculos humanos e sociais. Assim, a Igreja se faz presente nas diversas realidades, vai ao encontro dos afastados, promove novas lideranas e a iniciao vida crist acontece no ambiente em que as pessoas vivem. 63. Importa reconhecer que o investimento nestas pequenas comunidades traz consigo o desafio de se pensar naqueles que as vo pastorear, bem como na diversificao dos ministrios confiados aos leigos. A pastoral vocacional se torna prioritria, sobretudo para o ministrio ordenado e a vida consagrada, e a sempre crescente adequao da formao diaconal e presbiteral, inicial e permanente, a este novo momento da histria da evangelizao. Deve ser sempre mais valorizada a atuao do laicato na animao das comunidades participao na elaborao 74 comunidade . Sob a e execuo de
73

. No h como prescindir de sua pastorais a favor da

projetos

orientao do bispo diocesano, presbteros, diconos, consagrados e leigos devem se unir em torno das grandes metas evangelizadoras e dos projetos pastorais que as concretizam. Uma Igreja com diversas formas de ser comunidade deve ser igualmente uma Igreja que testemunha a comunho de dons, servios e ministrios. 64. Em tempos de incerteza, individualismo e solido, a presena de uma comunidade prxima vida, s alegrias e s dores, um servio, que urge apresentar a um mundo que necessita vencer a

69 70 71 72 73 74

DAp 179. Cf DAp 15 DAp 179. DAp 197, 172 e 372. DAp 99c; 211, 213. DAp 213. 27

cultura de morte. Comunidades so escolas de dilogo interno e externo. So pontos de partida para o anncio do Deus da Vida, que acolhe, redime, purifica, gera comunho e envia em misso.

3.5. Igreja a servio da vida plena para todos Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundncia (Jo 10,10). 65. A vida dom de Deus! A grande novidade que a Igreja anuncia ao mundo que Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, a Palavra e a Vida, veio ao mundo para nos fazer partcipes da natureza divina (2 Pd 1,4), e para que participemos de sua prpria 75 vida. a vida trinitria do Pai, do Filho e do Esprito Santo, a vida eterna . O Evangelho da vida est no centro da mensagem de Jesus. Amorosamente acolhido cada dia pela Igreja, h de ser fiel e corajosamente anunciado como boa nova aos homens de todos os tempos e culturas
76

. A Palavra de Deus
77

ilumina o compromisso com a rede de comunidades e faz pulsar a vida do Esprito nas artrias da Igreja e em meio ao mundo. A misso dos discpulos o servio vida plena 66. .

A Igreja no Brasil sabe que nossos povos no querem andar pelas sombras da morte. Tm sede de vida e felicidade em Cristo contradizem o projeto do Pai e desafiam os discpulos missionrios a maior compromisso a favor da cultura da vida
79 78

. Por isso, proclama com vigor que as

condies de vida de muitos abandonados, excludos e ignorados em sua misria e dor,

. Ao longo de uma histria de solidariedade e compromisso com as incontveis vtimas das

inmeras formas de destruio da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da Vida. A nova poca que, pela graa deste mesmo Deus, haver de surgir, precisa ser marcada pelo amor e valorizao da vida, em todas as suas dimenses. A cobrada por Deus e pela histria futura. 67. Ao mergulhar nas profundezas da existncia humana, o discpulo missionrio abre seu corao para todas as formas de vida ameaada desde o seu incio at a morte natural. Na medida em que nenhuma vida existe apenas para si, mas para outras e para Deus este um tempo mais do que propcio para a articulao e integrao de todas as formas de paixo pela vida. S assim conseguiremos, de fato, vencer os tentculos da cultura de morte .
80

omisso diante de tal desafio ser

75 76 77 78 79 80

DAp 348. EV 1. DAp, cap. VII. DAp 350. DAp 358. DGAE 2008-2010, 142. 25

68.

atravs da promoo da cultura da vida que os discpulos missionrios de Jesus Cristo testemunham verdadeiramente a sua f. Num tempo que tende a privilegiar o indivduo, a ganncia e o culto ao corpo, em detrimento do bem comum o discpulo missionrio sabe que Jesus Cristo veio dar a vida em resgate de todos, voltando-se de modo especial para a ovelha perdida, desgarrada, fragilizada adotando sua atitude (Lc 10,3-9).
82 81

. pelo amor-servio vida que o discpulo missionrio

haver de pautar seu testemunho, numa Igreja que segue os passos de Jesus, , sendo pobre, despojada, sem bolsa nem alforje, colocando sua confiana unicamente no Senhor

69.

Contemplando os diversos rostos de sofredores, desta Terra de Santa Cruz, especialmente, os novos rostos dos pobres
83

o discpulo missionrio enxerga, em cada um, o rosto de seu


84

Senhor: chagado, destroado, flagelado (Is 52,13 ss) Crucificado (1

. Seu amor por Jesus Cristo e Cristo

Cor 1,23-25), leva-o a buscar o Mestre em meio s situaes de morte (cf. Mt 25,31-46). Leva-o a no aceitar tais situaes de morte, sejam elas quais forem, envolvendo-se na preservao da vida. O discpulo missionrio no se cala diante da vida impedida de nascer seja por deciso individual, seja pela legalizao e despenalizao do aborto. No se cala igualmente diante da vida sem alimentao, casa, terra, trabalho, educao, sade, lazer, liberdade, esperana e f. Torna-se, deste modo, algum que sonha e se compromete com um mundo onde sejam efetivamente reconhecidos o direito a nascer, crescer, constituir famlia, seguir a vocao, crer e manifestar sua f, um mundo onde o perdo seja a regra; a reconciliao, meta de todos; a tolerncia e respeito, condio de felicidade; a gratuidade, vitria sobre a ambio. O discpulo missionrio reconhece que, seu sonho por vida eterna, leva-o a ser, j nesta vida, parceiro da vida e vida em plenitude. Da o ratificar e potencializar a opo preferencial pelos pobres85, implcita na f cristolgica naquele Deus que se fez pobre por ns, para nos enriquecer com sua 86 pobreza , e que dever atravessar todas as suas estruturas e prioridades 87 88 pastorais manifestando-se em opes e gestos concretos . 70. De modo especial ressalte-se a importncia da vida no planeta, dilapidada pelo uso ganancioso e irresponsvel tanto tica quanto ecologicamente. Nestes tempos de crescente conscincia

81 82 83 84 85 86 87

DAp 30. DAp 31. DAp 402. DAp 32, 65 e 402. DAp 396 ; 407-430.. Dap, DI 3. DAp 396. 26

88

DAp 397; cf. BENTO XVI, Deus Caritas est 28 e 31.

27

ecolgica, a Igreja no Brasil, em linha de continuidade com o que faz h quatro dcadas, realizou, em 2011, a Campanha da Fraternidade para alertar que, assim como os filhos e filhas de Deus sofrem desrespeito e ameaas, o planeta inteiro se depara, como nunca visto antes, com o risco de degradao talvez irreversvel . 71. Consciente de que precisa enfrentar as urgncias que decorrem da misria e da excluso, o discpulo missionrio tambm sabe que no pode restringir sua solidariedade ao gesto imediato da doao caritativa. Embora importante e mesmo indispensvel, a doao imediata do necessrio sobrevivncia no abrange a totalidade da opo pelos pobres. Antes de tudo, esta implica convvio, relacionamento fraterno, ateno, escuta, acompanhamento nas dificuldades, buscando, a partir dos prprios pobres, a mudana de sua situao. Os pobres e excludos so sujeitos da evangelizao e da promoo humana integral
90 89

. Em tudo isso, a Igreja reconhece a

importncia da atuao no mundo da poltica e, por isso, incentiva os leigos e leigas participao ativa e efetiva nos diversos setores diretamente voltados para a construo de um mundo mais justo, fraterno e solidrio. 72.
91

O servio testemunhal vida, de modo especial vida fragilizada e ameaada, a mais forte atitude de dilogo que o discpulo missionrio pode e deve estabelecer com uma realidade que sente o peso da cultura da morte. Na solidariedade de uma igreja samaritana comunho efetiva entre todos os seres vivos.
92

, o discpulo

missionrio vive o anncio de um mundo diferente, que, acima de tudo, por amar a vida, convoca

89 90 91 92

CNBB, A criao geme em dores de parto. Fraternidade e Vida no Planeta, Campanha da Fraternidade 2011. DAp 397-398. cf.: AA 7;lg 35; CFL 3 Papa Bento XVI, Encclica Deus Caritas Est, 28; DAp 99f, 100c; 210. DAp 27. 28

IV PERSPECTIVAS DE AO

73.

De nosso olhar como discpulos missionrios sobre marcas de nosso tempo (Cap. II), confrontado com as urgncias na ao evangelizadora (Cap. III), a partir de Jesus Cristo (Cap. I), derivam numerosos e complexos desafios pastorais. Em nosso imenso Brasil, as particularidades de cada contexto exigem que cada Igreja Particular responda a eles, a seu modo. Entretanto, em um mundo globalizado, alm de caractersticas comuns da realidade brasileira em suas diferentes regies, a fidelidade ao Evangelho no hoje de nosso tempo e o carter indispensvel do testemunho de unidade exigem uma ao orgnica em torno a alguns referenciais comuns.

74.

A proposta de algumas perspectivas de ao quer contribuir, por um lado, com uma Igreja comunho e participao , despertando a criatividade e fornecendo subsdios s diversas iniciativas de ao. Por outro, quer promover, nas Igrejas Particulares e entre elas, uma pastoral orgnica e de conjunto mais eficaz, pois, na perspectiva do Vaticano II, a Igreja Igreja de Igrejas
94 93

. Trata-se de linhas e formas de ao, de critrios, que cada Igreja Particular

precisar concretizar em processos de ao pastoral, segundo as condies e necessidades do prprio contexto. 75. Ao pensar nas perspectivas de ao, ser til lembrar que de 2012 a 2015, estaremos comemorando os 50 anos da realizao do Conclio Vaticano II, com vrias aes na Igreja no Brasil. O Conclio representa um acontecimento eclesial que marcou fortemente a caminhada da Igreja, promovendo a atualizao de mtodos e de linguagem, verdadeiro pentecostes do sculo XX. Vrias atividades sero programadas pela CNBB, atravs da Comisso constituda para este fim, que precisaro ser integradas no processo de execuo destas Diretrizes Gerais.

4.1. Igreja em permanente estado de misso 76. A Conferncia de Aparecida nos convocou a ser uma Igreja toda missionria e em estado permanente de misso: ai de mim se no evangelizar! (1 Cor 9,16). A Igreja nasce da misso e

93

DAp 213, 368. 29

94

Cf. LG 23.

30

existe para a misso. Existe para os outros e precisa ir a todos . No processo de evangelizao, o testemunho condio para o anncio. A prpria comunidade crist precisa ser ela mesma anncio, pois o mensageiro tambm Mensagem. Os mensageiros de Jesus Cristo so, antes de tudo, testemunhas daquilo que viram, encontraram e experimentaram. Este fato implica irradiar a presena de Deus, de Jesus Cristo, Deus-Conosco, e, na fora do Esprito Santo, proclamar com a palavra e com a vida que Cristo est vivo entre ns. Vendo a comunidade crist reunida no amor e em orao, as pessoas de hoje exclamaro, como o visitante de quem fala Paulo aos Corntios: Verdadeiramente, Deus est entre vs! (1 Cor 14,25). A experincia de f faz transbordar o anncio para alm da comunidade crist, para cada um dos ambientes onde os mensageiros so enviados a se fazer presentes como Jesus, cheio de graa e de verdade. 77. Homens e mulheres do nosso tempo apreciam, principalmente, o testemunho . Mas isso no dispensa a comunidade como no dispensa cada cristo - de prestar o servio da proclamao ou do anncio explcito , oferecendo s pessoas, grupos e a todo o gnero humano a pregao do Evangelho, nas variadas modalidades que o ministrio da Palavra pode assumir. 78. Cabe a cada comunidade eclesial perguntar quais so os grupos humanos ou as categorias sociais que merecem ateno especial e lhes dar prioridade no trabalho de evangelizao. Entre esses grupos esto os que tm pouco vnculo com a Igreja. s vezes so jovens; outras vezes, pessoas vivendo na periferia de nossas cidades, intelectuais, artistas, polticos, formadores de opinio, trabalhadores com grande mobilidade, nmades etc. Importa ir ao encontro deles, no apenas nas famlias e nas residncias, mas tambm em todos os ambientes. As misses populares, indo ao encontro do apelo da Misso Continental, tm se mostrado um caminho eficaz. As visitas sistemticas nos locais de trabalho, nas moradias de estudantes, nas favelas e nos cortios, nos alojamentos de trabalhadores, nas instituies de sade, nos assentamentos, nas prises, nos albergues e junto aos moradores de rua , entre outros, so testemunho de uma Igreja samaritana. A pastoral da visitao pode dar maior organicidade e eficcia a este servio. 79. Entre os grupos humanos aos quais deve se dirigir o anncio missionrio, a partir das nossas comunidades eclesiais, esto tambm os povos indgenas e os afro-brasileiros, na perspectiva da evangelizao inculturada, pelas atitudes do servio, do dilogo, do testemunho e do anncio explcito da mensagem crist.
98 97 96

95

95 96 97

Cf. EN 14. Cf. EN 21. Cf. EN 22. 31

98

Cf. DAp 407.

32

80.

Contradiz profundamente a dinmica do Reino de Deus e de uma Igreja em estado permanente de misso, a existncia de comunidades crists fechadas em torno de si mesmas, sem relacionamento com a sociedade em geral, com as culturas, com os demais irmos que tambm crem em Jesus Cristo e com as outras religies. Inclusive eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpadas que o Brasil vai sediar nos prximos anos, podem ser momentos de evangelizao, especialmente da juventude.

81.

Ateno especial merecem os nossos jovens. A beleza da juventude e os inmeros desafios para a plenitude de sua vida exigem urgentes iniciativas pastorais nas diversas instncias de nossa ao evangelizadora. O Documento 85 da CNBB motiva e norteia nossos projetos em vista disso. A crescente participao do Brasil nas Jornadas Mundiais da Juventude nos convida, tambm, organizao de um caminho que garanta o crescimento da animao dos jovens em vista de sua identidade de discpulos missionrios de Jesus Cristo. O combate apologia e ao uso de drogas, a todo tipo de violncia e extermnio de jovens, uma atraente proposta vocacional e a oferta de um itinerrio para a organizao de seu projeto pessoal de vida contribuiro com a vida plena desta parcela to significativa de nossa Igreja e da sociedade.

82.

Um dos primeiros desafios o ecumenismo, a unidade com os irmos e irms que crem em Jesus Cristo. O escndalo da diviso entre os cristos
99

nos interpela a evitar a indiferena.

No bastam as manifestaes de bons sentimentos. Fazem falta gestos concretos que penetrem nos espritos e sacudam as conscincias, impulsionando cada um converso interior, que o fundamento de todo progresso no caminho do ecumenismo. ecumenismo. 83. Um segundo desafio o dilogo inter-religioso, o encontro fraterno e respeitoso com os seguidores de religies no-crists e com todas as pessoas empenhadas na busca da justia e na construo da fraternidade universal.
101 100

Sobretudo, cada Igreja Particular est desafiada a dar passos mais consistentes no campo do

Especial ateno merece o dilogo com os judeus e os

muulmanos, irmos de f no Deus Uno, com as expresses religiosas afro-descendentes e indgenas, assim como com os ateus. Assim como o ecumenismo, o dilogo inter-religioso precisa integrar a vida e a ao de nossas comunidades eclesiais.

99

Cf. UR 1; JOO PAULO II, Homilia na abertura da porta santa da baslica de So Paulo Fora dos Muros, 18 de janeiro de 2000, 2.
100

DAp 234. 30

101

Cf. PONTIFCIO CONSELHO PARA sobre o ecumenismo, 210. 1993.

UNIDADE

DOS

CRISTOS, Diretrio para a aplicao dos princpios e normas

30

84.

Uma Igreja em estado permanente de misso nos interpela, finalmente, misso ad gentes, dando de nossa pobreza misso para alm de seu
102

, em outras regies e alm fronteiras. Uma Igreja Particular no

pode esperar atingir a plena maturidade eclesial para, s ento, comear a se preocupar com a territrio. A maturidade eclesial consequncia e no apenas condio de abertura missionria.

4.2. Igreja: casa da iniciao vida crist 85. Nos dias atuais, a catequese de inspirao catecumenal
103

, que equivale ao processo de iniciao

crist, adquire grande importncia, no limitada a crianas. Trata-se de uma catequese noocasional (apenas na ocasio de preparar-se para receber algum sacramento), permanente. Isso implica melhor formao dos responsveis
104

e um itinerrio catequtico permanente, assumido


105

pela Igreja Particular, com a ajuda da Conferncia Episcopal,

que no se limite a uma formao

doutrinal, mas integral, vida crist. A inspirao bblica, catequtica e litrgica condio fundamental para a iniciao crist de crianas, bem como de adolescentes, jovens e adultos que no foram suficientemente orientados na f e nas obras inspiradas pela f. 86. necessrio desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciao na vida crist, que conduza ao encontro pessoal com Jesus Cristo apostlico, mediante um
106

, no cultivo da amizade com Ele pela


107

orao, no apreo pela celebrao litrgica, na experincia comunitria e no compromisso permanente servio aos demais . As muitas manifestaes da piedade popular catlica precisam ser valorizadas e estimuladas e, onde for necessrio, tambm purificadas. Tais prticas tem grande significado para a preservao e a transmisso da f e tambm para a iniciao vida crist. 87. No contexto em que vivemos, marcado pelo pluralismo e o subjetivismo, desencadear o processo de iniciao vida crist, implica uma grande ateno s pessoas, com um atendimento personalizado
108

. Trata-se de estabelecer um dilogo inter-pessoal, de reflexo sobre a

experincia de vida, abrindo-a a seu verdadeiro sentido. importante valorizar e respeitar a


102

Puebla, 368; cf. tambm CNBB, doc. 40, Igreja: comunho e misso, Cf. DAp 294; CNBB. Doc. Catequese Renovada. So Paulo, Paulinas. Cf. DAp Cf. DAp DAp Cf. DAp 299. A qualidade e os frutos do catecumenato so diretamente proporcionais sua durao. A escolha mais 31

119.
103

1983.
104

296.
105

298.
106

289.
107

difcil do Bispo para a iniciao mesmo por vrios anos para de Iniciao Crist e a Adultos (RICA) frisa que deve prolongar-se e, se necessrio, crist sua durao. O Rito que a converso de f possam amadurecer (RICA 7/b; 98).
108

Diretrio Geral para a Catequese (1997), 170; JOO PAULO II, Redemptor Hominis, 14;

32

liberdade de cada um, assim como a experincia de cada um, pois toda pessoa traz em si um desejo e uma capacidade de encontro com a Palavra de Deus, que o prprio Esprito Santo suscita. 88. As pessoas, hoje, ciosas de sua liberdade e autonomia, querem se convencer pessoalmente. Desejam discutir, refletir, avaliar, ponderar os argumentos a favor e contra determinada viso, doutrina ou norma. Por isso, no processo de iniciao vida crist, deve-se ter conscincia que, mesmo em se tratando da Boa Nova, no se pode impor. A pedagogia evanglica consiste na persuaso do interlocutor pelo testemunho de vida e por uma argumentao sincera e rigorosa, que estimula na busca da verdade. 89. No anncio da Boa Nova, antes do missionrio, sempre chega o Esprito Santo, protagonista da evangelizao. Ele quem move o corao para o encontro pessoal com Jesus Cristo, embora se trate de um encontro sempre mediado por pessoas. O discpulo missionrio cr em Igreja, cr com os outros discpulos missionrios e naquilo que os outros discpulos missionrios crem. No processo de iniciao crist, portanto, preciso dar grande valor relao inter-pessoal, no seio de uma comunidade eclesial. As pessoas no buscam em primeiro lugar as doutrinas, mas o encontro pessoal, o relacionamento solidrio e fraterno, a acolhida, vivncia implcita do prprio Evangelho. 90. O lugar da iniciao crist a comunidade eclesial. Que esta, portanto, particularmente a Parquia, seja lugar de iniciao na vida crist dos adultos batizados e no suficientemente evangelizados. Seja local para iniciar os no-batizados que, havendo escutado o querigma, querem abraar a f
109

.
110

91. A comunidade eclesial o lugar de educao na f

para as crianas, adolescentes e jovens

batizados, em um processo que as leve a completar sua iniciao crist. A formao dos discpulos missionrios, precisa articular f e vida e integrar cinco aspectos fundamentais: o encontro com Jesus Cristo, a converso, o discipulado, a comunho e a misso
111

. O processo

formativo se constitui no alimento da vida crist e precisa estar voltado para a misso, que se concretiza em vida plena, em Jesus Cristo, para todos, em especial para os pobres. A formao no se reduz a cursos, pois integra a vivncia comunitria, a participao nas celebraes e encontros, a interao com os meios de comunicao, assim como a insero nas diferentes atividades pastorais e espaos de capacitao, movimentos e associaes. A formao dos leigos e leigas precisa ser uma das prioridades da Igreja Particular, dado que um direito e dever para
109 110 111

DAp 293. DAp 276. DAp 278. 33

todos

112

. Torna-se mais efetiva e frutuosa quando integrada em um projeto


113

orgnico de formao

, que contemple a formao bsica de todos os membros da

comunidade e a formao especfica e especializada, sobretudo para aqueles que atuam na sociedade, onde apresenta-se o desafio de dar testemunho de Cristo e dos valores do Reino
114

4.3. Igreja: lugar de animao bblica da vida e da pastoral 92. A Igreja no Brasil quer investir cada vez mais na formao de todos os catlicos para que, nas mais diversas formas de seguimento e misso, sejam agentes deste contato vivo, apaixonado e comprometido com a Palavra de Deus. Assim, como toda a Igreja, todos os servios eclesiais precisam estar fundamentados e iluminados pela Palavra de Deus. Para que isto acontea, algumas atitudes e vivncias se tornam indispensveis. 93. Em primeiro lugar, deparamo-nos com a necessidade de possuir a Bblia. Nesse sentido, estimulem-se as iniciativas que permitam coloc-la nas mos de todos, especialmente dos mais pobres. No entanto, no basta possuir. necessrio que a pessoa seja ajudada a ler corretamente a Escritura, chegar interpretao adequada dos textos bblicos e empreg-los como mediao de dilogo com Jesus Cristo Palavra viva exige a experincia de f. Para isso, o capacitado tanto no contedo bblico quanto na pedagogia para iniciar e manter contato permanente com a Escritura. Trata-se, portanto, de incrementar a animao bblica de toda a pastoral, com seus agentes e suas equipes, indispensvel para que toda a vida da Igreja seja, ainda mais, uma escola de interpretao ou conhecimento da Palavra, escola de comunho
116 115

. O encontro com a

catlico precisa ser devidamente

orao

com

Palavra e escola de evangelizao e proclamao da Palavra 94.

Em todos os nveis da ao evangelizadora - paroquial, regional ou diocesano - sejam criadas ou fortalecidas equipes de animao bblica da pastoral, com a especfica misso de propiciar meios de aproximao de cada pessoa Palavra de Deus, conhecendo e interpretando-a corretamente, entrando em comunho e orao com ela, e evangelizando e proclamando-a como vida em abundncia para todos, uma vez que ela o Verbo de Deus feito carne habitando no meio de ns, para nossa salvao. Por isso, as equipes de animao bblica da pastoral precisam proporcionar retiros, cursos, encontros e subsdios para a leitura individual, familiar e em pequenos grupos da

112

CfL DAp Dap 34

57.
113

281.
114

216.

115 116

DAp 248; VD 73. Ps-sinodal Verbum Vaticano II e, atualmente, todos uma pastoral bblica para uma pela Exortao apostlica Jaa Dei Verbum do Domini, falam da passagem de os documentos eclesiais, corroborados animao bblica de toda pastoral. DAp 248; VD 73.

35

Palavra de Deus. A existncia de um servio especializado para a iluminao ou animao bblica de toda a pastoral no exime, mas, pelo contrrio, impulsiona a responsabilidade de todos os batizados. 95. Dentre as diferentes formas de animao bblica da pastoral, sobressaem em particular aquelas que renem grupos de famlias, crculos bblicos e pequenas comunidades em torno meditao e vivncia da Palavra
118 117

, em estreita relao com seu contexto social. Merecem destaque e

importncia a contribuio dos cursos e escolas bblicas, voltadas sobretudo aos leigos e leigas . Dado que a Bblia encerra valores antropolgicos e filosficos que influram positivamente sobre toda a humanidade, importante favorecer o conhecimento da mesma entre os agentes culturais, mesmo nos ambientes secularizados e entre os no crentes assim como nas escolas e universidades, sobretudo atravs da educao religiosa
120 119

. Tambm

se pode estimular manifestaes artsticas inspiradas na Sagrada Escritura, nas artes figurativas e na arquitetura, na literatura e na msica, acompanhada de uma slida formao dos artistas
121

. Importa saber utilizar o espao dos novos meios de que

comunicao social, especialmente a internet com inmeras redes sociais, que o mundo virtual jamais substitua o mundo real, pois o encontro pessoal permanece insubstituvel
122

constituem um novo frum onde fazer ressoar o Evangelho, ainda com o cuidado para

96.

Dentre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura, existe uma privilegiada: o exerccio de leitura orante da Sagrada Escritura
123

, usando mtodos apropriados. Um mtodo

muito reconhecido pela Igreja o da Lectio Divina com seus quatro momentos - leitura, meditao, orao e contemplao/ao que favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo, o Verbo de Deus.
124

Seja, portanto, incentivada e reforada a prtica da leitura orante da Bblia,

conforme as orientaes da Igreja, de modo que a Palavra de Deus seja conhecida e interpretada corretamente, proporcione comunho e orao com o Senhor e ilumine a realidade vivida pelos participantes, animando-os e despertando-os para o compromisso evanglico a servio do Reino de Deus.

117 118 119 120 121 122

VD 73. VD, 75. VD 110. VD 111. VD 112. VD 113. 36

123 124

VD 87. Cf. DAp 249.

37

97.

Investir, com afinco, na animao bblica da pastoral e em agentes e equipes leva instituio e formao continuada dos ministros e ministras da Palavra
125

. Implica a necessidade de

cuidar, com uma adequada formao, o exerccio do mnus de leitor na celebrao litrgica e de modo particular o ministrio do leitorado, com capacitao no apenas bblica e litrgica, mas tambm tcnica
126

. Uma especial ateno merece a homilia que precisa atualizar a mensagem


127

da Bblia de tal modo que os fiis sejam levados a descobrir a presena e a eficcia da Palavra de Deus no momento atual da sua vida .

4.4. Igreja: comunidade de comunidades 98. A experincia comunitria, quando efetivamente vivida luz da Boa-Nova do Reino de Deus, conduz ao empenho para que a fraternidade e a unio sejam assumidas em todas as instncias da vida. Para isso, no interior da comunidade eclesial, o dilogo o caminho permanente para a boa convivncia e o aprofundamento da comunho. A variedade de vocaes, de carismas, espiritualidades e movimentos uma riqueza e no motivo para competio, rejeio ou discriminao. Grande o desafio da educao para a vivncia da unidade na diversidade, fundada no princpio de que todos so irmos e iguais em dignidade (Gl 3,28) for a comunho, tanto mais eficaz ser o testemunho de f da comunidade. 99. As parquias tm um papel importante na vivncia da f. Para a maioria de nossos fiis, o nico espao de insero na Igreja. Na maioria das vezes, a relao se restringe aos chamados servios paroquiais, deixando insatisfeito um bom nmero de pessoas que buscam formas mais comunitrias de viver sua f. Por isso, independente das inmeras dificuldades, urgente que a parquia se torne, cada vez mais, comunidade de comunidades vivas e dinmicas de discpulos missionrios de Jesus Cristo. 100. Como afirma o Documento de Aparecida, as parquias so clulas vivas da Igreja e lugar privilegiado no qual a maioria dos fiis tem uma experincia concreta de Cristo e a comunho eclesial mas, precisam de renovao e reformulao de suas estruturas, para que sejam rede
129 128

. Quanto maior

125 126 127 128

Cf. PAULO VI. EN, 22; DAp 211 e 248. VD 58. cf. VD 59 Cf. CNBB. Doc. Vida e ministrio dos presbteros, n 142-144. So Paulo, Paulinas. 1981. 38

129

DAp 170.

39

de comunidades e grupos, capazes de propiciar a seus membros uma real experincia de discpulos e missionrios de Jesus Cristo, em comunho
130

101. Entre as formas de renovao da parquia est a urgncia de sua setorizao em unidades territoriais menores, com equipes prprias de animao e de coordenao que permitam maior proximidade com as pessoas e grupos que vivem na regio
131

. Sabemos

que nem sempre fcil passar de uma parquia centralizada num nico prdio, onde acontecem todas as atividades, a uma parquia comunidade de comunidades espalhadas por todo seu territrio. Importa, porm, investir na descentralizao, seja iniciando experincias significativas, seja reconhecendo, no diaa-dia das comunidades, o que j existe. O importante ter sempre em conta a advertncia de Aparecida: ningum pode se isentar de dar estes passos
132

102. Fruto de longa experincia em muitas regies do Brasil, destacam-se as CEBs, forma privilegiada de vivncia comunitria da f, inseridas no seio da sociedade em perspectiva proftica. Para o Documento de Aparecida, elas tm sido verdadeiras escolas que formam cristos comprometidos com sua f, discpulos e missionrios, como testemunhas de uma entrega generosa, at mesmo com o derramar do sangue de muitos membros seus. Elas resgatam a experincia das primeiras comunidades, conforme os Atos dos Apstolos. A Conferncia de Medelln reconheceu nelas a clula inicial de estruturao eclesial e foco de f e evangelizao. Elas permitem o povo chegar a um conhecimento maior e vivncia da Palavra de Deus, ao compromisso social em nome do Evangelho, ao surgimento de novos servios de leigos e leigas, educao da f dos adultos visvel da opo preferencial pelos pobres
134 133

,a

um compromisso evangelizador e missionrio entre os mais simples e afastados e so expresso .

103. Junto com as CEBs, existem outras formas vlidas de pequenas comunidades, e inclusive redes de comunidades, de movimentos, de grupos de vida, de orao e de reflexo da Palavra de Deus
135

. Em cada uma dessas formas de vida comunitria, podemos ver a multiforme


136

presena e ao santificadora do Esprito , nas quais tambm possvel experimentar a gratuidade


137

dos relacionamentos e o compromisso missionrio

130 131 132 133

DAp 172-173. DAp 372; SD 58. DAp 365. Cf. DAp 178. 40

134 135 136 137

Cf. DAp 179. DAp 180; aqui, pequenas comunidades so entendidas por grupos eclesiais. DAp 312, citando o Papa BENTO XVI. DA: Discurso Inaugural, 5. Cf. DAp 307.

41

104. Para uma Igreja comunidade de comunidades, imprescindvel o empenho por uma efetiva participao de todos nos destinos da comunidade, pela diversidade de carismas, servios e ministrios
138

. Para isso, faz-se necessrio promover: A diversidade ministerial, na qual todos, trabalhando em comunho, manifestam a
139

a)

nica Igreja de Cristo,

sejam eles leigos e leigas e ministros ordenados. Urge aos

pastores abrir espaos de participao aos leigos e a confiar-lhes ministrios e responsabilidades, para que todos na Igreja vivam de maneira responsvel seu compromisso cristo. as
140

Entre as vocaes laicais, preciso valorizar especialmente

que brotam do matrimnio, como a de ser esposo e esposa, me, pai, filho e irmo. No perder de vista, outrossim, que a misso fundamental dos leigos e das leigas a presena e o testemunho na sociedade e na profisso. b) O carisma da Vida Consagrada, em suas dimenses apostlica e contemplativa, presentes em fronteiras missionrias; inseridas junto aos pobres; atuantes no mundo da Educao, da Sade e da Ao Social; orantes em Mosteiros e Carmelos, comprometidas a evangelizar por sua vida e misso. c) A formao e funcionamento de comisses, assemblias pastorais e de conselhos, tanto no mbito pastoral como no mbito econmico-administrativo. Os leigos, coresponsveis com o ministrio ordenado, atuando nessas assemblias, conselhos e comisses, tornam-se cada vez mais envolvidos no planejamento, na execuo e na avaliao de tudo que a comunidade vive e faz. Estes organismos so instrumentos que levam a uma valorizao dos diferentes servios de pastoral e podem ser um meio para evidenciar a necessidade de todos os membros da comunidade eclesial tornaram-se sujeitos co-responsveis na ao evangelizadora como um todo. d) A articulao das aes evangelizadoras, atravs da pastoral orgnica e de conjunto, evitando no apenas o contratestemunho da diviso, como a competio entre grupos. Somente a articulao da diversidade de carismas e iniciativas de evangelizao, capaz de efetivar a unidade. Instrumento privilegiado de uma pastoral orgnica e de conjunto o planejamento, atravs da participao de todos os membros da comunidade eclesial na projeo da ao, tanto no processo de discernimento como na tomada de deciso.

138 139 140

Cf. DAp 162. Cf. CNBB. Doc. Misso e ministrios dos cristos leigos e leigas, nn. 77-79. So Paulo, Paulinas. 1999; DAp 211. DAp 211. 42

105. A efetivao de uma Igreja comunidade de comunidades com esprito missionrio, manifesta-se tambm na bela experincia das parquias-irms, dentro e fora da diocese, anloga ao projeto Igrejas-irms. Faz-se necessrio estimular, sempre mais, com oportunas iniciativas, a partilha e comunho dos recursos da Igreja no Brasil, desenvolvendo e ampliando o projeto Igrejas Irms nas Igrejas Particulares, nos regionais e em mbito nacional, levando em conta a situao de grave necessidade de pessoal e de recursos financeiros nas regies mais carentes do pas. A regio amaznica merece uma ateno e dedicao especial.

4.5. Igreja a servio da vida plena para todos 106. Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundncia (Jo 10,10) resume a misso de Jesus e, por extenso, tambm a misso da Igreja. Isso exige de todo cristo assumir atitudes,
141

no apenas ao que se refere ao anncio do imprescindvel valor da vida, mas tambm

atravs de prticas que ajudem a vida a desabrochar e florescer, em toda a sua plenitude. Em meio a um mundo marcado por tantos sinais de morte e inmeras formas de excluso, a Igreja, em todos os seus grupos, movimentos e associaes, animados por uma Pastoral Social estruturada, orgnica e integral promover a vida, em todas as suas expresses.
143 142

, tem a importante misso de defender, cuidar e

107. O servio vida comea pelo respeito dignidade da pessoa humana, atravs de iniciativas como: a) defender e promover a dignidade da vida humana em todas as etapas da existncia, desde a fecundao at a morte natural; b) tratar o ser humano como fim e no como meio, respeitando-o em tudo que lhe prprio: corpo, esprito e liberdade; c) tratar todo ser humano sem preconceito nem discriminao, acolhendo, perdoando, recuperando a vida e a liberdade de cada pessoa, tendo presente as condies materiais, contextos histricos, sociais e culturais em que cada pessoa vive. 108. Um olhar especial merece a famlia, patrimnio da humanidade, lugar e escola de comunho, primeiro local para a iniciao vida crist das crianas, no seio da qual, os pais so os primeiros catequistas144. Tamanha sua importncia que precisa ser considerada um dos eixos transversais de toda a ao evangelizadora familiar
145

e, portanto, respaldada por uma pastoral

141 142 143

Cf. DAp 436. DAp 401. DAp 402. 43

144 145

Cf. DAp 118; 302. DAp 435.

44

intensa, vigorosa e frutuosa

146

. A pastoral familiar poder contribuir para que a famlia seja, de

fato, lugar de realizao humana, de santificao na experincia de paternidade, maternidade e filiao e da educao contnua e permanente da f. 109. As crianas, adolescentes e jovens, que constituem uma parcela importante da populao brasileira, precisam de maior ateno por parte de nossas comunidades eclesiais, pois so os mais expostos ao drama do abandono e ao perigo das drogas, da violncia, da venda de armas, abuso sexual, bem como falta de oportunidades e perspectivas de futuro. Alm da pastoral da juventude e em sintonia com ela, urgente uma pastoral infanto-juvenil mais consistente e efetiva em nossas Igrejas. 110. No servio vida, necessrio acompanhar as alegrias e preocupaes dos trabalhadores e das trabalhadoras, fazendo-nos evangelicamente presentes nos locais de trabalho, nos sindicatos ou nas associaes de classe e lazer. Em nossos dias, atravs das diversas pastorais e movimentos ligados ao mundo do trabalho, urge lutar contra o desemprego e o subemprego, criando ou apoiando alternativas de gerao de renda, assim como a economia solidria, a agricultura familiar, a agroecologia, o consumo solidrio, a segurana alimentar, as redes de trocas, aceso a crdito popular, trabalho coletivo e busca do desenvolvimento local sustentvel e solidrio. 111. Ateno especial merecem tambm os migrantes
147

forados pela busca de trabalho e moradia: a)

os migrantes brasileiros no exterior, vivendo no meio de outras culturas e tradies, e que precisam de amparo, apoio e assistncia religiosa; b) os migrantes sazonais, que constituem mode-obra barata e super-explorada pelo agronegcio em suas formas variadas; c) as vtimas do trfico de pessoas seduzidas por propostas de trabalho que levam explorao tambm sexual; d) os trabalhadores explorados pelos mtodos de terceirizao, vtimas de atravessadores de mo-de-obra; e) os novos migrantes estrangeiros em busca de sobrevivncia em nossa ptria, muitos se encontrando em situao de no-cidadania e discriminao. urgente o estabelecimento de estruturas nacionais e diocesanas destinadas no apenas a acompanhar os migrantes e refugiados, como tambm a empenhar-se junto aos organismos da sociedade civil, para que os governos tenham uma poltica migratria que leve em conta os direitos das pessoas em mobilidade. 112. No servio vida, cabe promover uma sociedade que respeite as diferenas, combatendo o preconceito e a discriminao nas mais diversas esferas, efetivando a convivncia pacfica das diversas etnias, culturas e expresses religiosas, o respeito das legtimas diferenas. Torna-se urgente trabalhar pela criao e aplicao de mecanismos legais para o combate a qualquer
146 147

Cf. BENTO XVI. DAp, DI, 5. CV 62.

45

forma de discriminao, mas sempre vigilantes a evitar a afirmao exasperada de direitos individuais e subjetivos
148

, bem como a ideologia do multiculturalismo relativista. A Igreja, como

me, deve ser a primeira a se interessar pela defesa dos Direitos Humanos. Est atenta, porm, para que, nesta luta, no haja manipulaes ou distores prejudiciais vida plena. A tica dos Direitos Humanos exige que se garanta a vida plena em todas as dimenses da pessoa e para todas as pessoas da sociedade. 113. Neste particular, cabe aos cristos apoiar as iniciativas em prol da incluso social e o 149 reconhecimento dos direitos das populaes indgena e africana. Como Igreja advogada 150 da justia e dos pobres , cabe-nos denunciar toda prtica de discriminao e de racismo em suas diferentes expresses e apoiarmos as reivindicaes pela defesa de seus territrios, na afirmao de seus direitos, cidadania, projetos prprios de desenvolvimento e conscincia de suas culturas prprias
151

114. Importante campo de ao, hoje, educar para a preservao da natureza e o cuidado com a ecologia humana, atravs de atitudes que respeitem a biodiversidade e de aes que zelem pelo meio ambiente
152

. Entre essas aes, destaca-se a preservao da gua, patrimnio da


153

humanidade, evitando sua privatizao

, do solo e do ar. O esforo por maior crescimento

econmico deve ser orientado para o desenvolvimento sustentvel. 115. Incentive-se cada vez mais a participao social e poltica dos cristos leigos e leigas nos diversos nveis e instituies, promovendo-se a formao permanente e aes concretas. Incentive-se a participao, ativa e consciente, nos Conselhos de Direitos. Quer promovendo, quer se unindo a outras iniciativas, incentive-se a participao em campanhas e outras iniciativas que busquem efetivar, com gestos concretos, a convivncia pacfica, em meio a uma sociedade marcada por violncia, que banaliza a vida. Sobretudo no mundo de hoje, com a crise da democracia representativa, cresce a importncia e, portanto, a necessidade da colaborao da Igreja, no fortalecimento da sociedade civil
154

, na participao em iniciativas de controle social, bem como

148 149 150 151 152 153 154

Cf. DAp 47. Cf. CNBB. Doc. Brasil 500 anos: Dilogo e Esperana, n17-22 e 58 e 59. So Paulo, Paulinas. 2000. Bento XVI, DAp, DI.4 Cf. DAp 529-533. Cf. CV 48-49. Cf. CNBB. Texto-base da Campanha da Fraternidade 2004, com o lema gua fonte da vida. CV 39. 46

no servio em prol da unidade e fraternidade dos povos, especialmente da Amrica Latina e do Caribe, como sinal efetivo de paz e reconciliao
155

116. Como cidados cristos, cabe empenhar-nos na busca de polticas pblicas que ofeream as condies necessrias ao bem-estar de pessoas, famlias e povos. Urge s comunidades e demais instituies catlicas, colaborar ou agir em parceria com outras instituies privadas ou pblicas,
156

com os movimentos populares e outras entidades da sociedade civil, no sentido de

reivindicar democraticamente a implantao e a execuo de polticas pblicas voltadas para a defesa e promoo da vida e do bem comum, segundo a Doutrina Social da Igreja. Urge uma presena mais efetiva da Igreja em regies suburbanas, especialmente nas favelas. Especial ateno precisa ser dada pastoral carcerria, pois ela uma mediao importante para uma presena eficaz da Igreja junto numerosa populao reclusa em condies desumanas. 117. Tarefa de grande importncia a formao de pensadores e pessoas que estejam em nveis de deciso, evangelizando, com especial ateno e empenho, os novos arepagos Um dos primeiros universitria arepagos o mundo universitrio. Uma consistente
157

pastoral

necessidade em quase todas as Igrejas Particulares. Quanto mais nos

empenharmos em conscientizar e capacitar nossos leigos a partir de sua prpria profisso, no empenho do dilogo f e razo, estaremos animando sua vocao no mundo e, consequentemente, auxiliando na melhoria da sociedade. Outro urgente arepago diz respeito ao mundo da comunicao. Tornamse inadiveis mais investimentos tecnolgicos e qualificao de pessoal, para uso adequado dos meios de comunicao, uma ousada pastoral da comunicao, garantindo a presena da Igreja no dilogo com a mentalidade e cultura contemporneas, luz dos valores do Evangelho. Um terceiro arepago liga-se presena pastoral junto aos empresrios, aos polticos, aos formadores de opinio no mundo do trabalho, dirigentes sindicais e comunitrios, disponibilizando e formando pessoas que se dediquem a ser presena significativa nestes meios. Por fim, cabe incentivar, tambm, uma Pastoral da Cultura, viva e atuante, atravs de Centros Culturais catlicos e de projetos que visem atingir os ncleos de criao e difuso cultural
158

118. Num contexto cultural cada dia mais marcado pelo ceticismo diante do conhecimento da verdade em si e impregnado por sinais evidentes de irracionalidade, tambm miditica, a evangelizao assume o desafio de aproximar a f e a razo, atravs do dilogo atento, atualizado e corajoso com as pessoas de hoje.

155 156 157 158

Cf. DAp 520. Cf. DAp 384. Cf. DAp 491. Cf. DAp 491. 47

119. Este dilogo se faz ainda mais urgente no contexto eclesial da nova evangelizao, mantendo e proclamando com firmeza os elementos essenciais da f como adeso intelectual Revelao , num ambiente fortemente carregado de sentimentalismos efmeros e emocionalismo insacivel
160 159

120. O empenho da Igreja pela promoo humana e pela justia social exige, tambm, um amplo e decidido esforo para educar a comunidade eclesial como um todo no conhecimento e aplicao da Doutrina Social da Igreja como decorrncia imprescindvel da prpria f crist. Em nosso tempo, cada vez mais, leigos e leigas se interessam por sua formao teolgica, tambm na Doutrina Social da Igreja, tornando-se verdadeiros missionrios da caridade no seio da sociedade secular
161

. A tica social crist no opo para alguns, mas exigncia para todos. Ela

contribuio prpria da Igreja para a construo de uma sociedade justa e solidria e precisa ocupar lugar de destaque em nossos programas de formao, planos de pastoral e na prpria pregao inspirada pelo Evangelho
162

159
160 161 162

Cf. DV 5
Cf. DV 5. Cf. DAp 99f. Cf. CNBB. Doc. Diretrizes Gerais da Ao Evangelizadora da Igreja no Brasil: 1999-2002, 197. So Paulo, Paulinas. 1999. 42

V INDICAES DE OPERACIONALIZAO
121. Para uma ao evangelizadora eficaz, preciso ir alm da definio de diretrizes. preciso chegar a indicaes programticas concretas servios eclesiais, imprescindvel para uma pastoral orgnica e de conjunto. Do contrrio, as Diretrizes Gerais da Ao Evangelizadora correm os riscos da inoperncia e irrelevncia, com pouco ou nenhum impacto na vida das Igrejas Particulares, para as quais elas querem ser uma proposta e um servio. 122. Sem um esforo conjunto das Igrejas Particulares, praticamente impossvel responder aos desafios da realidade e s exigncias da evangelizao, hoje. A operacionalizao das Diretrizes Gerais exige um processo de planejamento no interior das dioceses e entre elas, concretamente nos Regionais da CNBB. Como nos lembra Puebla, a ao pastoral planejada a resposta especfica, consciente e intencional, sempre que realizada em um processo de participao de todos os nveis das comunidades e pessoas interessadas. O recurso realidade metodologia de anlise da realidade e reflexo
164 163

, atravs da elaborao de um plano

diocesano de pastoral e, em sintonia com este, de planos especficos em todos os mbitos e

s necessidades da evangelizao,

sobre esta

luz do Evangelho, fornece a base segura para a definio dos .

objetivos e dos meios mais aptos, na realizao da ao evangelizadora

5.1. O plano como fruto de um processo de planejamento 123. Planejar pensar a ao antes, durante e depois dela. Um bom plano, que contribui para a ao evangelizadora, sempre fruto de um processo de planejamento, com a participao direta ou representativa de toda a comunidade eclesial, em cujo esforo de todos, includos os leigos e leigas, tm o direito e o compromisso de participar do discernimento, da tomada de decises e da execuo
165

Uma

abertura

instituies

pblicas

privadas,

especializadas

em

planejamento, pode facilitar a realizao de planos pastorais eficazes. 124. Todo processo precisa ser preparado. Uma ao que no tiver um antes, no ter um depois. Para desencadear um processo de planejamento pastoral, sua preparao comea por uma

43

163 164 165

Cf. NMI 29. DP 1307. DAp 371.

44

sensibilizao dos membros da comunidade eclesial sobre a importncia da participao de todos, resposta exigncia de uma Igreja comunho e participao
167 166

, com o

protagonismo dos leigos

, em

especial das mulheres como as

168

e dos jovens. Na de pastoral, os

sequncia, est a necessidade da constituio dos organismos de discernimento e tomada de decises nos diversos mbitos eclesiais, assembleias conselhos, as comisses e equipes de coordenao dos diferentes servios. 125. A preparao do processo implica, tambm, na definio conjunta de seus passos metodolgicos, fator capaz de lhe propiciar credibilidade e coeso aos seus integrantes. Dado que a ao pastoral, perpassada pela graa e levada a cabo sob o protagonismo do Esprito, no deixa de ser tambm uma ao humana, sujeita s contingncias da histria, uma boa metodologia de planejamento precisa levar em conta o estatuto da ao. A ao comporta sua prpria racionalidade, seus passos metodolgicos.

5.2. Passos metodolgicos 126. Para se realizar um efetivo processo de planejamento, so necessrios pelo menos sete passos. Quando assumidos e levados a cabo por todos os integrantes do processo, em esprito de comunho e participao, inevitavelmente vo causar um impacto sobre a realidade. Primeiro passo: onde estamos 127. Para desencadear processos, o melhor ponto de partida sempre aquele onde nos encontramos. Trata-se de colocar os ps no cho. Se ignoramos a realidade, no evangelizamos. As boas respostas pastorais dependem da identificao das verdadeiras necessidades de evangelizao. O Captulo II ofereceu-nos elementos para uma leitura da realidade scio-cultural e religiosaeclesial na atualidade. No mbito da sociedade, importante levantar dados pelo menos sobre a situao cultural, econmica, poltica e ecolgica. No mbito religioso, a eficcia da ao pastoral depende tambm do conhecimento da situao da experincia religiosa e eclesial no prprio contexto. Tambm no esquecer que para saber onde estamos, o processo de conhecimento da prpria situao comea com uma avaliao da prpria caminhada ou do plano de pastoral vigente.

166 167 168

Cf. DAp 213 Cf. SD 97. Cf. DAp 458 44

Segundo passo: onde precisamos estar 128. Na ao evangelizadora, o ponto de chegada est em olhar para o horizonte do Evangelho, mostrado em Jesus Cristo e, Nele, a presena do Reino de Deus, na precariedade da histria. A realidade histrica, por mais dura e desconcertante que seja, no tem a ltima palavra. Nossa esperana se funda sobre Algum em quem a vida no conhece ocaso o Senhor Ressuscitado. O Captulo I nos mostrou a misso da Igreja: caminhar como discpulos missionrios de Jesus Cristo, buscando continuar sua obra redentora, na gratuidade e na alteridade. 129. A vida e a misso do discpulo missionrio de Jesus Cristo, segundo as Diretrizes da Ao Evangelizadora no Brasil nos ltimos tempos, consiste no exerccio do trplice mnus, recebido no Batismo: ministrio da Palavra, ministrio da Liturgia, ministrio da Caridade
169

a) Servio da Palavra: a proclamao da Palavra de Deus pela Igreja decisiva para a f do cristo, j que ela possibilita o acolhimento livre do anncio salvfico da pessoa de Cristo, acolhimento esse possibilitado pela atuao do Esprito Santo (1Cor 12,3). atravs do querigma que acontece um autntico encontro pessoal com Jesus Cristo. Por isso, ele deve ser uma oferta imprescindvel a todos
170

b) Servio da Liturgia: a liturgia ocupa, na ao evangelizadora da Igreja, um lugar essencial. Conforme o Conclio Vaticano II, ela o cume para o qual tende a ao da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua 171 fora. Nela, o discpulo realiza o mais ntimo encontro com o seu Senhor e, dela, recebe a motivao e a fora mximas para a sua misso na Igreja e no mundo. c) Servio da Caridade: se as fontes da vida da Igreja so a Palavra e o Sacramento, o centro da vida crist
172

a caridade, o amor-doao, o amor que vem de Deus mesmo

(Rm 5,5) e que o apstolo Paulo aponta como o mais alto dos dons (1Cor 12,31). Toda a atividade da Igreja a manifestao de um amor que procura o bem integral do ser humano
173

, amor esse que o melhor testemunho do Deus em que


174

acreditamos

.O

amor cristo tem duas faces inseparveis: faz brotar e crescer a comunho fraterna

169

O Conclio Vaticano II descreveu, em vrios lugares (cf. Lumen Gentium 25-27; 34-36; Presbyterorum Ordinis 4-6; etc.), o ministrio da Igreja como sendo proftico, sacerdotal e rgio ou tambm como mnus de ensinar, santificar e governar. Est a descrio se pela f como sacerdote, profeta e rei. reconhecido baseia em figuras distintas na Antiga Aliana (profetas, sacerdotes, reis), que foram reunidas em Cristo, 170 Cf. DAp 226a.
171

SC 10. 45

172 173 174

BENTO XVI. DCE, 1. BENTO XVI. DCE, 19. BENTO XVI. DCE, 31.

46

entre os que acolheram a Palavra do Evangelho e leva ao servio a todos, particularmente aos mais dos pobres (At 3,1-9; 6,1-6; 9,36-42; 20,33-35)
175

130. A vivncia do trplice mnus, que a vocao, carisma e misso de cada batizado, conforme as Diretrizes da Ao Evangelizadora no Brasil tm indicado nos ltimos tempos, se d no mbito da pessoa, no mbito da comunidade e no mbito da sociedade
176

. Eles constituem tanto o espao

como as realidades onde o Evangelho precisa ser encarnado. Pessoas evangelizadas, ao se fazerem dom, transbordam na comunidade, que, por sua vez, enquanto comunidade eclesial, existe para o servio de Deus na sociedade. a) mbito da pessoa: a f crist , antes de tudo, adeso pessoal pessoa de Jesus Cristo e ao seu Evangelho, acolhida do dom gratuito que vem de Deus. a pessoa o sujeito de toda a realidade que lhe circunda, o ser capaz de descobrir seu sentido e govern-la (Gn 2,20). Por isso, no podemos deixar de reconhecer e valorizar cada pessoa, em sua liberdade, autonomia, responsabilidade e dignidade. A ao evangelizadora implica, antes de tudo, em respeitar, defender e promover a dignidade de todas as pessoas. b) mbito da comunidade: a fecundidade da comunho que vem de Deus nos impulsiona para a vida em comunidade e para a transformao da sociedade.
177

Criada imagem e

semelhana do Deus-Trindade, do Deus que amor e comunho, a pessoa s se realiza plenamente medida que se faz dom numa experincia concreta de comunidade. Em nossos dias, , portanto, indispensvel proclamar que Jesus convoca a viver e caminhar juntos. A vida crist s se aprofunda e se desenvolve na comunho fraterna
178

, como Igreja. preciso estar preparado para gerar o fascnio pela vida
179

fraterna no seio de uma comunidade eclesial, acolher os que chegam, permitir-lhes o amadurecimento na f e sair em misso c) .

mbito da sociedade: diz o Vaticano II que a Igreja no deste mundo, mas est no mundo e existe para a salvao do mundo
180

. Por isso, diz o Documento de Aparecida,

que a Igreja chamada a ser sacramento de amor, de solidariedade e de justia entre

175 176

Cf. NNI 49-53; DAp 161.

Esta perspectiva foi adotada na anlise da realidade e nas orientaes prticas do doc. 45 da CNBB, Diretrizes Gerais da Ao Pastoral 1991-1994; cf. especialmente os captulos III e IV.
177 178 179

DP 327. DAp 110. Cf. DAp 159. 47

180

LG 5.

48

nossos povos pessoas


182

181

. O compromisso social, pois, tem sua raiz na prpria f. O interesse

autntico e sincero pelos problemas da sociedade nasce da solidariedade para com as e do encontro pessoal e comunitrio com Jesus Cristo. sinal privilegiado do seguimento daquele que veio para servir e no para ser servido (Mc 10,45), devendo ser manifestado por toda a comunidade eclesial, e no apenas por algum grupo ou alguma pastoral social
183

. A sociedade civil tambm lugar de misso.

Terceiro passo: nossas urgncias pastorais 131. Debruar-se sobre a realidade scio-cultural e religioso-eclesial, luz do horizonte da f crist, nos leva a identificar algumas urgncias pastorais no contexto atual. No Captulo III foram indicadas cinco: Igreja em estado de misso, Igreja: casa da iniciao vida crist, animao bblica da pastoral e de toda a vida, Igreja comunidade de comunidades e Igreja a servio da vida plena. No processo de planejamento, cada Igreja Particular ir averiguar em que medida estas urgncias correspondem aos desafios reais de seu contexto e se alguma outra em particular pode ser somada a elas. 132. Os resultados almejados por um processo de evangelizao esto registrados nos objetivos: no objetivo geral e nos objetivos especficos. No esprito de busca de uma vivncia cada vez maior da comunho entre as Igrejas Particulares e de efetivao da pastoral orgnica e de conjunto, as Diretrizes da Ao Evangelizadora no Brasil propem o Objetivo Geral. luz dele, a comunho eclesial interpela e estimula cada Igreja Particular a elaborar seus prprios objetivos e planos pastorais, sem prejuzo de sua autonomia, em sintonia com os planos pastorais do Conselho Episcopal Regional e as prioridades da Assemblia Regional de Pastoral. Quinto passo: como vamos agir 133. Tanto a unidade eclesial quanto a eficcia na obra evangelizadora, exigem critrios comuns de ao. Historicamente, as Diretrizes da Ao Evangelizadora no Brasil tm oferecido alguns referenciais, que se mostraram muito operacionais. Por algumas dcadas, luz do Conclio Vaticano II, foram sugeridas as seis dimenses da ao pastoral: dimenso comunitrio-participativa, dimenso missionria, dimenso bblico- catequtica, dimenso litrgica, dimenso ecumnica e do dilogo inter-religioso, dimenso scio- transformadora. Nos ltimos tempos, sempre no mesmo esprito e inspiradas na Evangelii Nuntiandi, as Diretrizes sugeriram as quatro exigncias da ao evangelizadora: servio, dilogo, anncio e testemunho da comunho.

49

181 182 183

Cf. Dap 395; 396. Cf. GS 1. Cf. DAp 391.

50

134. So dois critrios praticamente equivalentes, tal como faziam referncia as Diretrizes promulgadas para o quatrinio 2003-2006: As exigncias intrnsecas da evangelizao, agora descritas, correspondem fundamentalmente s seis linhas de ao ou dimenses adotadas pela CNBB no Plano de Pastoral de Conjunto (1966-1970): - o servio se concretiza especialmente na dimenso scio- transformadora (linha 6); - o dilogo se concretiza na dimenso ecumnica e do dilogo religioso (linha 5); - o anncio se concretiza na dimenso missionria (linha 2); - o testemunho da comunho se concretiza na dimenso comunitrio-participativa (linha 1), que se alimenta nas fontes da Palavra (dimenso bblico- catequtica - linha 3) e da liturgia (dimenso litrgica - linha 4). As exigncias da evangelizao acentuam o aspecto missionrio da vida da Igreja184. 135. Quanto s quatro exigncias, testemunho de servio e anncio so duas formas, complementares e conexas, da misso crist
185

. Em primeiro lugar, o discpulo missionrio

dever buscar inserir-se no contexto de seus interlocutores, reconhecer seus valores e se fazer acolher, mostrando a disposio ao servio e solidariedade para com eles. Isso j um sinal do Cristo que vem no para ser servido, mas para servir e dar a sua vida (Mc 10,45). Este testemunho provocar interrogaes, abrindo as portas para um dilogo, que tornar possvel um anncio do Evangelho que possa ser retamente entendido e acolhido, suscitando a f em Cristo Evangelho.
186

. Unida pela f, nascer uma nova comunidade crist,

chamada a dar testemunho dos valores em que cr, celebra e vive na fraternidade e na fidelidade ao

Sexto passo: o que vamos fazer 136. O que no assumido, no redimido, disse Sto. Irineu de Lio. Trata-se da interveno na realidade pastorais, segundo apreendida luz da f, buscando responder s urgncias os objetivos e critrios de ao estabelecidos. o momento da

programao, que muito mais do que um cronograma de aes, um elenco de atividades pontuais e dispersas. Para que gerem processo, precisam ser definidas segundo um curso de ao, dado que determinadas aes, para serem realizadas, dependem da realizao prvia de outras. Agrupar as aes em programas, comuns e especficos, ajuda evitar a disperso: os programas conjuntos renem aes que dizem respeito a todos e, os especficos, as aes de servios de pastoral determinados e organismos. Os programas aterrissam na prtica, atravs de projetos, que podem ser pensados em suas metas (o qu), passos (como), responsveis (quem), recursos (com qu), data (quando) e lugar (onde).
48

184 185 186

cf. CNBB, doc. 71, Diretrizes... 2003-2006, 15, nota 4. EN 21-22. cf. JOO PAULO II, Redemptoris Missio, 44, que cita PAULO VI, Evangelii Nuntiandi, 27.

49

Stimo passo: a renovao das estruturas 137. Vinho novo, odres novos (Mt 9,17): mudadas as aes, preciso igualmente mudar as estruturas que lhe do suporte. sempre o ltimo passo de um processo de
187

planejamento, mas imprescindvel. Se no renovamos as estruturas e a prpria instituio (Ecclesia semper reformanda) o processo de mudanas ao qual as aes se propem perseguir estar prejudicado, quando no estagnado. 138. A comunidade eclesial, necessita pensar aqueles organismos de articulao da ao (assembleias, conselhos), mecanismos de coordenao (equipes de coordenao de mbitos eclesiais e de servios especficos) e primeiros responsveis (Bispo, proco, coordenadores), discriminando suas respectivas funes. Neste particular, luz do apelo do Documento de Aparecida em prol de uma Igreja em estado permanente de misso, apresenta-se o grande desafio de renovao da parquia, atravs de sua setorizao em unidades menores, tendo frente uma equipe de coordenao integrada por leigos e leigas e, dentro destes setores, a criao de comunidades de famlias
188

187 188

Cf. LG 9 ; GS 21,43 ; UR 4 ; PO 12 ; EN 15. Cf. DAp 372. 50

CONCLUSO
COMPROMISSO DE UNIDADE NA MISSO 139. Estas Diretrizes apontam para o compromisso evangelizador da Igreja no Brasil para o incio da segunda dcada do sculo XXI. Manifestam, atravs das cinco urgncias, o caminho discernido, luz do Esprito Santo, como resposta a este tempo de profundas transformaes. Em continuidade com as orientaes de toda a Igreja, elas assumem o mais profundo esprito do Conclio Vaticano II, recolhendo a riqueza existente no Magistrio ps-conciliar. Acolhe, de modo especial, as Concluses da Conferncia de Aparecida, no desejo de que elas se concretizem em aes evangelizadoras capazes de suscitar o fascnio por Jesus Cristo e o compromisso pelo Reino de Deus e sua Justia. 140. Elas representam um forte apelo efetiva unidade. O novo Povo de Deus, ao mesmo tempo em que respeita a diversidade, testemunha igualmente a unidade
189

. Assim, a Igreja no Brasil tornar-

se-, cada dia mais, imagem do Deus-Trindade, sinal escatolgico do Reino definitivo, quando Cristo ser tudo em todos no amor (1 Cor 15,28). O testemunho da unidade (Jo 17,21), indispensvel em todos os tempos e lugares, torna-se hoje, ainda mais importante, para que se possa profeticamente interpelar gratuidade e alteridade. Atravs das Diretrizes, a Igreja no Brasil assume seu compromisso de fidelidade a Jesus Cristo e seu mandato missionrio (Mt 28,18ss), discernindo os sinais dos tempos e os desafios especficos para a nossa Evangelizao. 141. Iluminada pela Palavra, alimentada pela Eucaristia, animada e dinamizada pela caridade de Cristo, interpelada pelo testemunho de tantos santos e santas, que responderam como discpulos missionrios em seu tempo e contexto, a Igreja no Brasil, deseja, atravs das presentes Diretrizes da Ao Evangelizadora, ser expresso da encarnao do Reino de Deus no hoje de nossa histria. Maria foi quem melhor assimilou e viveu o Evangelho, por isso, ela modelo de ao evangelizadora para a Igreja. Sua vida simples, marcada pela obedincia da f, nos acerca a seu Filho e nos faz verdadeiros discpulos missionrios. Que a Me de Deus e nossa, Senhora Aparecida, nos acompanhe com sua intercesso e exemplo, para que faamos tudo aquilo que seu Filho nos disser.

51

189

Cf. LG 13.

52

SIGLAS
CV Papa Bento XVI, Encclica Caritas in Veritate DAp Documento de Aparecida DCE Papa Bento XVI, Encclica Deus Charitas est DI Papa Bento XVI, Discurso Inaugural Conferncia de Aparecida EN Papa Paulo VI, Exortao Apostlica Evangellii Nuntiandi EV Papa Joo Paulo II, Encclica Evangellium Vitae GS Constituio Pastoral Gaudium et Spes LG Constituio Dogmtica Lmen Gentium NMI Papa Joo Paulo II, Carta Apostlica Novo Millennio Ineunte, 29 DP Documento de Puebla RM Papa Joo Paulo II, Encclica Redemptoris Missio SC Constituio Sacrosanctum Concilium SD Documento de Santo Domingo UR Decreto Unitatis Redintegratio VD Papa Bento XVI, Exortao Apostlica Verbum Domini

53

Anda mungkin juga menyukai