Anda di halaman 1dari 3

UFRJ - FACULDADE NACIONAL DE DIREITO NCLEO DE PRTICA JURDICA

Questes relevantes acerca da sndrome de alienao parental: o papel do magistrado.

Como sabido, Sndrome da Alienao Parental o processo de "programar" uma criana para que odeie o genitor no-guardio sem justificativa idnea. Esse fenmeno ocorre por influncia do genitor guardio (via de regra a me, que fica com a guarda em aproximadamente 91% dos casos de separao e divrcio), com quem a criana estabelece laos afetivos mais fortes. Quando a sndrome se instala, o relacionamento da criana com o genitor alienado fica irremediavelmente comprometido. O genitor que tem a guarda do filho vale-se de comportamentos manipuladores, induzindo a criana, por meio de tcnicas e processos, a criar uma m imagem do outro genitor (no guardio), visando puni-lo e expuls-lo por completo da vida dos filhos. Com o tempo, o filho, consciente ou inconscientemente, passa a colaborar com essa finalidade, situao altamente destrutiva para ele e para o genitor alienado. O genitor alienante indivduo superprotetor e tem o desejo de possuir o amor dos filhos com exclusividade. comum que o genitor alienante, para manipular o afeto do filho, use de expresses como: seu pai abandonou vocs; vocs deveriam ter vergonha de seu pai; seu pai no se importa com vocs; seu pai no d dinheiro suficiente, etc. Ele ainda costuma impedir qualquer contato entre o filho e os parentes do ex-cnjuge, aumentando o sentimento de perda da criana. Definida inicialmente a sndrome, cumpre observar quais medidas podem ser tomadas para solucionar esse problema. Nesse sentido, de grande valia foi o advento da lei 12.318/10 que dispe sobre a sndrome da alienao parental. A novel lei apresenta uma definio da sndrome em seu artigo 2:

"Art. 2o Considera-se ato de alienao parental a interferncia na formao psicolgica da criana ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avs ou pelos que tenham a criana ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilncia para que repudie genitor ou que cause prejuzo ao estabelecimento ou manuteno de vnculos com este." A lei esclarece ainda que a prtica de ato de alienao parental fere direito fundamental da criana ou do adolescente de convivncia familiar saudvel, prejudica a realizao de afeto nas relaes com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criana ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda, conforme disposto em seu artigo 3. Uma vez contatada a alienao parental o juiz dispe de uma sria de providncias trazidas pela lei para tentar solucionar situao. Tais instrumentos processuais esto dispostos nos incisos do art. 6 da lei, como segue:

"I - declarar a ocorrncia de alienao parental e advertir o alienador; II - ampliar o regime de convivncia familiar em favor do genitor alienado; III - estipular multa ao alienador; IV - determinar acompanhamento psicolgico e/ou biopsicossocial; V - determinar a alterao da guarda para guarda compartilhada ou sua inverso; VI - determinar a fixao cautelar do domiclio da criana ou adolescente;

VII - declarar a suspenso da autoridade parental. "

Questo relevante a possibilidade de o juiz atuar de ofcio para impedir a alienao parental, ou se tal atuao feriria o princpio da inrcia da jurisdio. Deve-se observar inicialmente que o direito convivncia familiar um direito fundamental da criana. De modo que o magistrado, na busca do melhor interesse do menor, deve zelar para que tal direito seja preservado. No mbito do estatuto da criana e do adolescente de modo geral, tendo em vista os interesses envolvidos, no deve o magistrado sempre buscar a sada melhor para a criana, no se prendendo totalmente ao princpio da inrcia. Nesse sentido, o entendimento da melhor doutrina que observa que: "o Juiz deve, sempre que possvel, agir para suprir as omisses dos demais integrantes da rede de proteo s crianas e aos jovens. Conclumos, pois, que o princpio da inrcia, na esfera do Direito da Infncia e da Juventude, est claramente mitigado pelo ECA".1 Assim sendo, deve o juiz sempre que vislumbrar uma situao de perigo para o menor, atuar - ainda que sem provocao - para impedir que haja qualquer prejuzo criana.

COUTINHO, Ins Joaquina Sant'Ana Santos; ARAJO, Denilson Cardoso de. A crise hermenutica do ECA e o papel do juiz da infncia e da juventude. Teresina, ano 12, n. 1381, 13 abr. 2007.

Anda mungkin juga menyukai