Anda di halaman 1dari 2

2006 Ed Ren Kivitz

A ORAO DO PAI NOSSO ESTUDO # 01

ABBA PAI
So Toms de Aquino disse que a orao do Pai Nosso a mais perfeita de todas as oraes pois contm no apenas todas as coisas que podemos corretamente desejar, mas tambm tudo o que nos proveitoso querer. A orao do Pai Nosso apresentada no Novo Testamento em duas verses: a longa, com sete peties (Mateus 6.9-13) e a curta, com cinco peties (Lucas 11.2-5). Embora a verso de Lucas seja considerada a mais fidedigna, pois no concebvel que Lucas tenha subtrado duas peties, a tradio da Igreja privilegiou a mais longa, de Mateus, para uso litrgico. Por esta razo, optamos por estudar a verso mais longa, e mais conhecida, de Mateus, nesta Srie A Orao do Pai Nosso.

SOBREVOANDO O TEXTO

Leia a orao do Pai Nosso em seu contexto, em Mateus 6.1-18, e verifique quantas vezes Jesus se refere a Deus chamando-o de Pai. O ideal que voc leia o texto tantas vezes quantas necessrias para memoriz-lo em linhas gerais, e ento ser capaz de meditar nele durante o dia.

Ministrio de Pequenos Grupos

ILUMINANDO A PISTA

Igreja Batista de gua Branca

Para melhor compreenso do significado do Abba Pai usado por Jesus para se dirigir a Deus, voc deve ler Gnesis 1.26,27; Deuteronmio 32.6; Mateus 6.25-34; Mateus 12.46-50; Lucas 20.26-38; Joo 1.12,13; Joo 20.17; Romanos 8.12-17; Romanos 9.6-8; Glatas 3.6-9; Glatas 3.26-29; Glatas 4.6,7; Efsios 1.5,6; Efsios 5.1; 1Joo 3.1-10; 1Joo 5.2.

ATERRISSANDO NA PALAVRA

naturalmente [o Verbo Eterno], voluntariamente [pelo batismo].

mas

nosso

pai

ao

faze-lo

(So Toms de Aquino, Comentrio ao Pai Nosso, Captulo 1).

Ningum jamais ousou se dirigir a Deus chamando-o de Pai antes de Jesus. A razo simples, e pode ser compreendida quando distinguimos fazer e gerar e filhos naturais e filhos por adoo. A doutrina crist mais eletrizante a afirmao de que, se nos unirmos a Cristo, poderemos nos tornar filhos de Deus. Diante disso, podemos perguntar-nos: Mas j no somos filhos de Deus? Bem, em certo sentido no h dvida de que j somos filhos de Deus. Deus trouxe-nos existncia, ama-nos e cuida de ns, e nesse sentido como um pai. Mas, quando a Sagrada Escritura nos diz que devemos tornar-nos filhos de Deus, evidentemente quer dizer algo bem diferente [...] A Bblia diz que Jesus o filho unignito de Deus, isto , o nico gerado por Deus, o nico no criado por Deus. Gerar tornar-se pai; criar fazer. A diferena entre as duas palavras consiste no seguinte: quando geramos, geramos algo da mesma espcie que ns mesmos. Um homem gera bebs humanos, um castor gera filhotes de castor, um passarinho gera ovos que se transformaro em passarinhos iguais a ele. Mas quando criamos, quando fazemos, fazemos algo que pertence a uma espcie inteiramente diferente da nossa. O pssaro faz um ninho, o castor faz uma barragem, o homem faz um aparelho de rdio ou talvez faa alguma coisa mais parecida com ele do que um rdio; por exemplo uma esttua. Se for um escultor hbil, poder fazer uma esttua que se parea muito com um ser humano; mesmo assim, evidentemente, no ter criado um ser humano real, mas apenas algo que se parece com um ser humano, algo que no respira nem pensa, algo que no tem vida [...] O que Deus gera Deus, tal como o que o homem gera homem. O que Deus cria no Deus, tal como o que o homem faz no homem. por isso que os homens no so filhos de Deus no mesmo sentido em que Cristo o [...] E este precisamente o tema central do Cristianismo. O nosso mundo o imenso atelier de um grande escultor. Ns somos as esttuas, e entre ns corre o rumor de que, um dia, alguns de ns cobraremos vida.
(C.S. Lewis, Mero Cristianismo, Parte IV, Captulo 1).

Quando dizemos que somos filhos de Deus, devemos nos lembrar que Deus nos criou conforme sua imagem e semelhana (esttuas), e nos adotou em Cristo como filhos (Efsios 1.5,6), efetuando uma mudana radical em nossa natureza. Diferentemente da adoo humana, que confere ao beb um status jurdico no qual ele passa a ser tratado como se fosse filho natural dos pais adotivos, a adoo divina vai muito alm, pois confere aos filhos adotados a mesma natureza do Pai celestial. Com Cristo morremos, com Ele somos sepultados, com Ele ressuscitamos, recebendo sua vida em ns, afim de que com Ele vivamos e convivamos, compartilhemos de sua natureza divina e todos os seus direitos como Filho de Deus, e com Ele reinemos nos cus (Romanos 6.3-10; Romanos 8.15-17; Efsios 2.1-7; 2Pedro 1.3,4).

PONDO OS PS NO CHO

Quando invocamos Deus em orao jamais devemos nos esquecer que o fato de termos Deus como Pai nos confere direitos e prerrogativas maravilhosos e nos coloca diante de enormes responsabilidades. 1 - Quais so as principais caractersticas de um pai (o que o pai deve ser como pessoa)? 2 - Quais so as principais responsabilidades de um pai (o que o pai deve fazer para o filho)? 3 - Quais so os sentimentos, comportamentos e atitudes que um pai responsvel e equilibrado comunica aos seus filhos? 4 - Quais so os danos que uma paternidade desajustada pode causar aos filhos? 5 - Quais so as respostas esperadas dos filhos aos pais?

Pela adoo tornamo-nos irmos de Cristo, quase como se tivssemos com ele o mesmo Pai, o Qual, todavia, de um modo Pai de Cristo e, de outro, nosso Pai. Por isso, no Evangelho, o Senhor diz separadamente: Meu Paie vosso Pai: pois [Deus] Pai de Cristo ao gera-lo

Anda mungkin juga menyukai