Anda di halaman 1dari 14

A Praa Tiradentes: o urbanismo como espetculo (1889-1930)

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Arnaldo Daraya Contier* Coordenao e organizao Adalgisa Aparecida de Oliveira** David Garcia Neto** Dbora Gigli Buonano**

RESUMO
Este artigo tem o objetivo de resgatar a histria da Praa Tiradentes no perodo de 1889 a 1930, quando foi palco de significativos acontecimentos da belle poque brasileira. As reformas realizadas na praa e no seu entorno tiveram grande impacto nas transformaes dos espaos urbanos, social e arquitetural da cidade. A nossa proposta proporcionar uma reflexo acerca da identidade, da estrutura e do significado da Praa Tiradentes nos dias de hoje. Palavras-chave: Praa Tiradentes. Espao cultural. Espao arquitetural. Espao social.

No dia 26 de maro de 2003, na Praa Tiradentes, ao tirarmos algumas fotos observamos que um homem, aparentando uns 35 anos, aproximava-se. O inchao do seu corpo, sobretudo o rosto, acusava os maus tratos causados pela dependncia do lcool e quem sabe do que mais. No obstante o desalinho, dirigiu-se a ns como um proprietrio que tem sua terra invadida e disse: t veno que os bacana to tirano foto de nis ento tem que d um dinheiro. Respondemos que s estvamos tirando fotos

Professor do Programa de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Alunos do Curso de Mestrado do Programa de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

**

MACKENZIE

91
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

da praa, mas ele discordou e continuou: conheo essa sua espcie, enquanto se afastava ia sussurrando alguns improprios. Afastamo-nos rapidamente, meio assustadas, e seguimos para o Real Gabinete de Leitura Portugus. O cheiro ardido e sufocante do local denunciava o uso polivalente daquele lugar que parecia sado de uma das narrativas de Rebelais sobre a praa pblica (BAKHTIN, 2002, p. 125). J experientes com o fato imediatamente acontecido, procuramos ser discretas ao fazer as fotografias do local. Mesmo assim, logo um grito claro e forte soou da pequena multido nos intimando a deixar o local. E claro que no esperamos uma segunda ordem. Para compreender o fato descrito acima preciso retomar alguns aspectos scio-histricos importantes referentes Praa Tiradentes, tais como a reforma de Pereira Passos, a belle poque brasileira e o incio da repblica com seu ideal de ordem e progresso. Teremos como base os estudos feitos por Evelyn Furkin Werneck Lima, que apresenta a praa sob uma trplice perspectiva: social, urbana e arquitetural, e, sobretudo, aborda a percepo e a relao da sociedade com o espao, onde a arquitetura deixa de ser uma obra artstica para dar lugar ao espao cenogrfico, das representaes poltica, cultural e social, em que a arquitetura o cenrio e a sociedade a platia.

ASPECTOS HISTRICOS
Fundada no ano de 1565, o Rio de Janeiro, passou por grandes adversidades para se estabelecer. Alm de enfrentar os nativos e expulsar os franceses, a regio era predominantemente pantanosa, com lagoas, mangues e poucas reas planas e secas. Seu surgimento, deve-se ao interesse da Coroa portuguesa em defender o territrio, assim o primitivo ncleo da cidade localizou-se em funo da defesa da entrada da baa entre os morros Cara de Co e Po de Acar. Assim descreve Carvalho:
O Rio como as demais cidades coloniais brasileiras, caracterizava-se pela densidade do seu ncleo urbano. Os lotes eram estreitos e profundos e, as casas justapostas umas as outras. A pequena testada dos lotes organizada, em grande parte, a partir da necessidade de se obter no menor comprimento de rua o maior nmero possvel de propriedades, reduzindo o custo de implantao e pavimentao dos logradouros, muitas vezes, resultante do aterro sobre reas alagadas (SENDIK, 2000, p. 12).

At ento, os terrenos destinadas ao uso pblico, largos e praas, eram remanescentes do processo de aforamento, delimitadas pela cmara e, portanto, no surgiram de uma determinao urbanstica intencional. Somente mais tarde, entre os anos 1912 e 1913, surgiu o primeiro registro em escala, desenhado pelo engenheiro militar francs Joo Mass. Em 1808, a rainha de Portugal e o prncipe D. Joo aportaram no Rio de Janeiro e a simples provncia da longnqua Amrica do Sul passou a ser a nica sede colonial da histria a se tornar capital de seu imprio. A cidade ento, com cerca de cinqenta mil habitantes precisou, da noite para o dia, acolheu cerca de quinze mil cortesos europeus.

MACKENZIE

92
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

No incio do sculo XIX, um terreno localizado numa rea pantanosa da cidade do Rio de Janeiro, utilizado como espao de mltiplas funes, j apresentava sua vocao pblica. O local, ao longo do tempo, passou por diversas modificaes, inicialmente denominado de Campo dos Ciganos, Campo da Lampadosa, Rossio, at tornar-se praa, a atual Praa Tiradentes. At a chegada da Corte portuguesa no houve mudana essencial no modo de projetar e construir, tampouco houve medidas polticas e sociais capazes de modificar essas prticas arquiteturais. Nessa poca, a arquitetura praticada ainda era predominantemente colonial. O conjunto das obras coloniais do Rio subdividia-se claramente em trs categorias: a arquitetura militar, religiosa e civil. As construes coladas umas nas outras conferiam s ruas um ritmo uniforme. O nmero de pavimentos era no mximo de quatro, os telhados com telha de barro tipo meia cana, em duas guas, uma para o logradouro e a outra para o fundo do lote, algumas guas furtadas, raramente com calhas ou coletores. Os elementos predominantes nas fachadas eram as janelas e portas emolduradas, arcos plenos, balces de ferro, tmpanos e cimalhas decoradas com estuque. Com a chegada da Corte, o largo do Rossio (Praa Tiradentes), que at ento, servira para estacionamento de carruagens, pastagens de animais, atos polticos e sociais, feiras e outras atividades passou a testemunhar significativas mudanas em seu entorno. A construo civil teve grande impulso para suprir a demanda tanto de residncias, como das estruturas de lazer, clubes, cafs e teatros que a nobreza tanto apreciava. Um dos fatores desse fenmeno, deve-se proximidade com o Campo de Santana, onde localizava-se os principais organismos administrativos governamentais. Com a repblica, novos ventos nacionalistas varreram o Brasil, o carioca Francisco Pereira Passos, prefeito do Distrito Federal (1903 1906), engenheiro com vasta experincia em projetos ferrovirios, inclusive no exterior, com apoio de Rodrigues Alves, almejava transformar a cidade aos olhos do mundo e de alguns cidados. Pereira Passos, juntamente com Oswaldo Cruz e as facilidades da Lei no 1021 de 1903, do Senado, que outorgava poderes ao executivo para a desapropriao mediante indenizao sem direito de recurso ao judicirio, nos seus quatro anos de administrao deu incio s grandes reformas. No primeiro ms de administrao, Pereira Passos baixou regulamentos referentes higiene e sade pblicas, estabeleceu regulamentao para o calamento das ruas e disps de verba para as primeiras desapropriaes. Caminhes da limpeza urbana, acompanhados de trabalhadores percorreram as ruas da cidade, adentraram nas casas e recolheram tudo o que era considerado nocivo sade pblica. Os mendigos foram recolhidos e atendidos. No ms seguinte, os ces foram o alvo da prefeitura, disposta a resolver o alto ndice de raiva que atacava a populao.
As acometidas progressistas tiveram de ser, forosamente, violentas em numerosos casos com episdios hilariantes algumas vezes, outras vezes dramticas, mas em nenhum momento os dirigentes arrefeceram o mpeto, convencidos de que para operar o bem das coletividades, no raro se tem de recorrer ao arbtrio e ao sacrifcio da popularidade (MAUL, 1967, p. 18).

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

MACKENZIE

93
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Inicia-se, assim, a reforma urbana com os planos de alargamento de ruas e a colocao de novos calamentos. Pardieiros e barraces eram derrubados, s vezes pela madrugada. Rasgava-se o tecido urbano da rea da cidade atravessada pela Avenida Central, vrias frentes de trabalho atacavam ao mesmo tempo. Alargavam-se as ruas da Prainha (Acre), So Bento, Visconde de Inhama, da Assemblia, Sete de Setembro e Marechal Floriano, entre outras. Criou-se a Comisso da Carta Cadastral cuja finalidade era realizar um levantamento topogrfico preciso para poder conferir cidade ruas largas passveis de controle. Nas imediaes da Praa Tiradentes, as reformas restringiram-se retirada das grades ao redor da praa e o alargamento da antiga Rua do Sacramento, que nessa altura dos acontecimentos j estava interligada Marechal Floriano e que mais tarde viria a se chamar de Avenida Passos. Essas intervenes valorizaram muito o marco dominante da praa, o Teatro So Pedro, o qual ficou muito mais visvel, principalmente, do ponto de vista da Avenida Passos. A Praa Tiradentes era o ponto de convergncia dos transportes pblicos existentes na poca, estabeleceram-se, ali, bares, teatros, cafs restaurantes, consolidando-se como um plo de lazer e referncia da boemia carioca. No dizer de Bakhtin (2002, p. 132) a praa pblica era o ponto de convergncia de tudo que no era oficial, de certa forma gozava de uma direito de exterritorialidade no mundo da ordem e da ideologia oficiais, e o povo a tinha sempre a ltima palavra. O ponto de encontro dos artistas era a cervejaria Stadt Mnchen e no mesmo sobrado instalou-se o Cinematgrafo Brasil. Prximo ao Caf Criterium funcionava o Cinematgrafo Paris, desde 1908. Perto dali, na Rua Gomes Freire e Avenida Visconde do Rio Branco funcionavam o Chantecler e o Cine-Teatro Rio Branco, representantes da categoria dos teatros ligeiros. Segretto Pascal, Jos Loureiro e vrios outros empresrios da noite carioca estabeleceram-se aos arredores da Praa Tiradentes, configurando sua geografia teatral no permetro delimitado pelas atuais Ruas do Teatro, Alexandre Herculano, Luiz de Cames, Gonalves Ledo, da Constituio, do Lavradio e Silva Jardim. At a dcada de trinta, o espao da Praa Tiradentes simbolizava o salo pblico da sociabilidade ou o lcus do mundanismo onde o desfrute dos gozos, dos prazeres materiais suscitados pelos espetculos ruidosos iluminados, regados a bebidas alcolicas com a presena de mulheres que cada vez mais invadiam a esfera pblica.
A ampliao da esfera pblica, ocorrida nas primeiras dcadas do sculo XX, acentuando a participao da mulher nos espaos pblicos, contribuiu para criar, no imaginrio nacional, a fama de alegria constante do carioca (LIMA, 2000, p. 129).

Todas as mudanas nas reas da Praa Tiradentes e Floriano Peixoto tiveram forte influncia da belle poque francesa.

MACKENZIE

94
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

A BELLE POQUE TROPICAL

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

No final do sculo XVIII, Paris era a capital europia que figurava como uma das maiores metrpoles modernas, graas a uma radical reforma urbanstica empreendida por Napoleo III. A torre Eifel, que em 1889 havia sido construda para uma exposio mundial, ganhara espao definitivo, tornando-se o smbolo de uma poca em que Paris se tornara referncia mundial nos diversos campos da atividade humana. Os cafs, bares e sales eram os lugares preferidos dos artistas do mundo todo, que se reuniam para discutir e divulgar seus trabalhos, de onde tambm foram semeados muitos movimentos vanguardistas divulgados durante o sculo XX. Este perodo de grande efervescncia social e cultural ficou conhecido como a Bela poca. No Brasil, nos primrdios do sculo XX, o governo de Rodrigues Alves aspirava grandes reformas e elegera a cidade do Rio de Janeiro, Capital Federal, o marco dessas mudanas. Nos planos reformistas, inspirados nos modelos parisienses, constava transformar o Rio de Janeiro numa cidade limpa, moderna, de grandes e largas avenidas, livre de vendedores ambulantes, mendigos e maltrapilhos. Para por em prtica esses planos, o governo brasileiro contou com a colaborao e determinao de homens como o prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, o engenheiro Paulo de Frontin e o sanitarista Osvaldo Cruz. A paisagem carioca, em poucos anos, se transformou, configurando-se em oposio ao primitivismo arbitrrio da Colnia, desenvolvido sem critrios e ao sabor dos interesses privados. O novo meio fsico resultante das intervenes urbansticas deu incio s mudanas profundas no cotidiano carioca, modificando o estado de ser colonial. Uma das mudanas foi protagonizada pelo escritor e jornalista Paulo Barreto Filho, pseudnimo Joo do Rio, colunista da Gazeta de Notcias, responsvel pela introduo de Olavo Bilac, Raul Pompia, Machado de Assis e Coelho Neto, nomes de relevo da nossa cultura nos meios jornalsticos populares. Joo do Rio introduziu no jornalismo carioca, o estilo francs, a crnica mundana viva, a reportagem movimentada com tpico malicioso. Os fatos dirios eram registrados em poucas linhas, acompanhados de comentrios oportunos. Esses procedimentos inovadores foram seguidos por vrios matutinos cariocas e por diversos outros, espalhando-se por todo o pas. No incio da Repblica, poetas, escritores, msicos e artistas plsticos dividiram-se em pequenos grupos empenhando-se em lutas ideolgicas. Eram os Abolicionistas e os Republicanos, reproduzindo manifestaes idnticas as j ocorridas na Frana. A gerao da Bela poca procedeu de forma diferente, pois tinham um carter individualista, cada um procurava seu estilo e sua personalidade prpria. Nesse perodo, Manet, Monet, Degas e Renoir, entre outros, deram incio pintura impressionista, na qual os artistas deixavam os atelis para pintaram ao ar livre reproduzindo luz e cor naturais. No Brasil, nas artes plsticas, tendncias impressionistas verificam-se em algumas obras de Eliseu Visconti (1866-1944), Georgina de Albuquerque (1885-1962) e Luclio de Albuquerque (1877-1939). Na obra de Visconti,

MACKENZIE

95
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

evidente essa influncia em Esperana (Carrinho de Criana), de 1916. Caractersticas ps-impressionistas esto em obras de Eliseu Visconti, Joo Timteo da Costa (1879-1930) e nas primeiras telas de Anita Malfatti, como O Farol (1915). O impressionismo tambm influenciou as bases da msica nacionalista, como a que desenvolvida no Brasil por Heitor Villa-Lobos. Nas duas primeiras dcadas da Bela poca brasileira, sob as pinceladas do impressionismo, destacaram-se nas artes plsticas alguns nomes, como: Portinari; Oswaldo Teixeira; Anbal Matos; Pedro Bruno; Miguel Caplonch; Edgar e Dakir Parreiras; Bibiano Silva, todos autores de novas mensagens estticas. Outra grande mudana foi o surgimento do cinematgrafo. Depois de sua inveno, os irmos Lumire organizam a primeira sesso de cinema a 22 de maro, no subsolo do Grand Caf Paris, apresentando o filme La Sortie des Usines Lumire. Em 8 de julho de 1896, com a inaugurao de um omniographo (variao do cinematgrafo dos irmos Lumire) na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, deu-se chegada do cinema ao Brasil. O empresrio Pascoal Segreto, que, apelidado de ministro das diverses, produzia filmes de atualidades, abordando eventos cvicos e populares, obras urbansticas, casos policiais etc.
Aps o que a historiografia consagrou como a bela poca do cinema brasileiro, perodo compreendido entre 1908 e 1911, no qual alguns exibidores produziram filmes alavancando a produo nacional em termos quantitativos, temos o incio da ocupao quase total do mercado brasileiro pelo produto estrangeiro. Com a I Guerra Mundial, a produo norte-americana aambarcou o mercado brasileiro, afastando suas principais concorrentes europias Frana, Itlia e Dinamarca. Data da o incio da instalao das agncias de distribuio das principais empresas produtoras norte-americanas Fox, Paramount, MGM (AUTRAN, s.d.).

Podemos dizer que as influncias do modo de vida parisiense no afetaram somente a arte, a literatura e o teatro, mas refletiram tambm na moda, nas sociabilidades e na vida pblica em geral. Os estabelecimentos representantes das prticas sociais dedicadas ao lazer, localizaram-se nas imediaes das praas pblicas, transformando-as nos verdadeiros palcos dos espetculos do mundanismo carioca no incio do sculo XX. Todas essas mudanas e reformas foram bastante significativas para a construo da identidade cultural da sociedade carioca no que concerne interao com o espao pblico, sobretudo a ambincia urbano arquitetural. Nesse sentido, as famlias seriam as primeiras a manifestarem mudana comportamental. Tanto que Evelyn Furkin afirma que ponto estratgico da mudana, foi a atrao da famlia para os espaos pblicos, especialmente em busca de atividades de lazer e recreao. A troca do convvio familiar pela convivncia na esfera pblica foi responsvel pela presena da mulher nos cafs, nos teatros, nos cinematgrafos e nos clubes. Antes de continuar a discorrer sobre esses aspectos, gostaramos de mapear o circuito da Praa Tiradentes nos dias de hoje e constatar o que restou da arquitetura do espetculo da bela poca tropical.

MACKENZIE

96
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

Trilhando o mapa descrito por Evelyn, percebemos que do glamoroso entorno da Praa Tiradentes, onde funcionavam os grandes teatros e cafs pouca coisa permanece. No lugar do teatro do Plcido que se transformou no Derby Club e, depois, no centro paulista, hoje funcionam lojas com as mais variadas ofertas. Na estreita rua Silva Jardim, atualmente, encontramos a Igreja Presbiteriana, que mantm o estilo neogtico da reforma sofrida em 1945, e o Rio Hotel. Do outro lado da rua, onde era o teatro Recreio, antigo teatro de variedades, que depois virou teatro So Jos, existe um improvisado estacionamento para carros. O mesmo ocorreu com o posto ocupado pela Cervejaria Stadt Mnchen, no h nada. Na Rua Dom Pedro I, antiga rua do Esprito Santo, logo na esquina, ainda hoje existe o teatro Carlos Gomes, na verso art deco. Na mesma rua do Teatro Carlos Gomes, nada restou da Maison Moderne, do teatro Lucinda e tampouco do Recreio Dramtico. Da rua Sete de Setembro at a rua da Carioca que era o espao mais movimentado e onde ficava a famosa Camisaria Progresso existem lojas variadas para um pblico simples. O barulho e a movimentao continuam, porm em vez de bondes, temos nibus que a todo momento cortam as ruas que circundam a Praa. Um outro teatro que se mantm o Teatro Joo Caetano, anteriormente chamado Teatro D. Pedro de Alcntara (1813), na esquina da Avenida Passos, antiga rua do Sacramento. Ao lado do Teatro Joo Caetano, onde funcionava o Caf Criterium, que havia sido a residncia de Jos Bonifcio no incio do sculo XIX, resta um prdio decadente sem nenhuma funcionalidade. Do outro lado, mais atrs do Teatro Joo Caetano encontramos o Real Gabinete de Leitura Portugus, ainda hoje uma imponente construo no estilo neoclssico, contrastando com o estilo art deco do teatro. Algumas outras ruas, como a Imperatriz Leopoldina, que abrigava a classe mais pobre que no podia se misturar burguesia do centro da praa, no mudou muito, como vemos na descrio de Evelyn:
mas se a ambincia da praa no incio da Repblica era o lugar do mundanismo republicano, com suas edificaes significativas, ricas em espao de lazer, algumas transversais e perpendiculares no eram to nobres, sendo freqentadas por uma populao menos favorecida, como ocorria na estreita Rua Brbara de Alvarenga (atual R. da Imperatriz Leopoldina) (LIMA, 2000, p. 99).

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

A esquina da rua Visconde do Rio Branco com a rua Gomes Freire, abrigou, no perodo ureo dos cinematgrafos, dois importantes cine-teatros: o Cine-Teatro Rio Branco e o Chantecler. No lugar do primeiro, h uma farmcia e no outro, Chantecler, funciona um estacionamento e um posto de gasolina. As pessoas que freqentam aquela vizinhana no tm esses acontecimentos em suas imagens pblicas, na sua imagem coletiva, isto , entendidas como as figuras mentais comuns que um grande nmero de habitantes de uma cidade possui (LYNCH, 1960, p. 17). Por fim, no poderamos deixar de mencionar a rua Gonalves Dias, uma das ruas que foi valorizada com a reorientao do centro do Rio na reforma de Pereira Passos. Registramos ali, ainda hoje, a presena soberba da Confeitaria Colombo, cone histrico do incio do Brasil Repblica. Situada na estreita rua Gonalves Dias,

MACKENZIE

97
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

permanece suntuosa na sua edificao e na oferta de saborosas guloseimas e refeies. A longa histria a autoriza a ter o seu prprio museu no qual encontramos os esboos do plano arquitetural, a exposio de objetos que testemunham as diversas fases vividas. J na Rua do Lavradio, encontramos a bela construo onde em 1890 foi erguido o Teatro Apolo e que desde 1959 abriga a Escola Celestina da Silva. Vale lembrar que o Teatro Apolo foi considerado um dos melhores e mais bonitos teatros do entorno da Praa Tiradentes. Assim o define o Almanaque Laemmert: Este bonito teatro de construo slida e elegante um dos mais aprazveis e ventilados, tem um grande jardim onde se acha um buffet em condies de bem servir os freqentadores desse teatro. O mesmo fim no teve o teatro den do Lavradio.

AS INTER-RELAES DOS ESPAOS ARQUITETURAL, SOCIAL E URBANO


A nova arquitetura muda a relao das pessoas com a histria da cidade. O aparecimento de prdios mexe com a fantasia de todos, modifica e altera a paisagem, pois apresenta um novo cenrio, altera a percepo do indivduo quanto ao espao, oferece um novo campo visual, e, principalmente, estimula o imaginrio coletivo que corresponde capacidade cognitiva do homem de produzir informao em todas as suas relaes sociais. A coletividade passa a receber informaes advindas de um novo estilo arquitetnico, podendo esta contribuir para um novo comportamento social e a criao de um ambiente em que a sociedade vive e participa, e na qual o sentido das coisas o
grau no qual o espao edificado pode ser claramente percebido e mentalmente diferenciado e estruturado no tempo e no espao por seus habitantes, e o grau em que essa estrutura mental se conecta com seus valores e conceitos, ou seja, o ajuste entre o entorno, nossas capacidades mentais e sensoriais e nossas construes culturais (LYNCH, 1960 apud LIMA, 2000, p. 21).

Para um melhor entendimento dessa questo, Evelyn Lima estabelece trs categorias de espaos: urbano, arquitetural e social. O espao urbano rene sua vida social, seu uso e suas representaes, que segundo a autora dinamizado pelos freqentadores dos Teatros de Revistas, cafs e trabalhadores que circulam na Praa Tiradentes. O Teatro de Revista foi um autntico teatro de costumes, chegado ao Brasil ao florescer de sua vida de nao independente em 1859, teve vida intensa durante cem anos at entrar em progressivo desgaste, minado especialmente pela censura dos perodos ditatoriais e pelas dificuldades econmicas que lhe cerceavam a criatividade e as montagens cada vez mais arrojadas e, conseqentemente, mais dispendiosas. Por definio, o Teatro de Revista uma reviso de fatos e fantasias (VENEZIANO, 1991, p. 12).
MACKENZIE

O espao arquitetural juntando estilos como Art Nouveau (estilo encontrado na Confeitaria Colombo), movimento artstico, que surgiu por volta de 1880, cuja

98
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

principal caracterstica a utilizao do ornamento decorativo, apropriando-se de formas livres e orgnicas da natureza; o Art Deco (Teatro Carlos Gomes), estilo decorativo internacional, que surgiu em Paris nos anos 20. Suas referncias estilsticas foram retiradas de um ecltico leque de fontes, incluindo a civilizao egpcia, abstracionismo geomtrico, futurismo e movimento moderno, e, por fim, o Neoclassicismo (Teatro Municipal), tendncia artstica dominante na pintura, escultura e arquitetura europias do final do sculo XVIII a meados do sculo XIX, baseada nas formas estticas da Grcia e de Roma. Portanto, podemos definir o espao social como estrutura espacial em que vivem diferentes grupos, cuja estrutura e organizao social foram condicionados por fatores ecolgicos e culturais, e que no caso da Praa Tiradentes um espao onde desfilam as diferentes classes sociais, os escravos alforriados, a classe trabalhadora e a elite. Aqui, h o espao que nos primeiros trinta anos serviu de palco para representao, ora de temas polticos, ora de novas manifestaes artsticas. Para Ferrara (2002, p. 15)
o espao construdo tem uma dupla caracterizao: de um lado, demarca as formas de apropriao do espao urbano; de outro, estas marcas representam o elemento comum de mtuo pertencer entre espao e a coletividade que o dinamiza. [...] Entre o espao e o design de suas arquiteturas produz-se uma densidade complexa e nica. Complexa, porque o espao no apenas o cenrio das tramas sociais, mas, o contrrio, sua constituio as incorpora e ele , ao mesmo tempo, cenrio e ator da relao encenada.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Nesse sentido, Evelyn diz que as transformaes do espao pblico desenvolveram-se de acordo com as transformaes socioculturais, como mutaes espontneas: diferentes formas de trabalho ao redor da praa, diferentes espetculos, diferentes hbitos, usos e costumes e principalmente diferentes valores culturais que nasceram da diversidade de classes sociais. Mas essas transformaes tambm, em alguns momentos, so ditadas pelo poder pblico, principalmente com referncia construo do espao arquitetural influenciado pelos estilos europeus. Portanto, podemos dizer que o espao da Praa Tiradentes produziu um lugar simblico para os primeiros anos do sculo XX, no Rio de Janeiro, pois
o simbolismo permite fazer o elo entre as bases mais materiais da existncia das sociedades e as produes mais elaboradas da cultura e da reflexo. essa capacidade de articular o conjunto e de circunscrever com o mesmo olhar analtico a histria dos fatos da cultura e a histria dos fatos sociais que confere histria simblica seu dinamismo e sua fecundidade (NORA apud LIMA, 2000, p. 126).

O entrecruzamento do urbano, arquitetural e social est vinculado ao aspecto simblico, pois trata-se de um espao polimorfo, com significados mltiplos, que se diversificam segundo os atores sociais que nele interagem. H uma infinita relao nesse entrecruzamento, onde os envolvidos trocam de lugar em diferentes pocas estabelecendo uma conexo com o pblico, onde os cenrios e atores trocam uma vez por outra seus lugares, onde arquitetura cenrio e o pblico ator ou o pblico o

MACKENZIE

99
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

cenrio e a arquitetura o ator. A Praa Tiradentes cenrio e atriz de uma relao social que contracena com o homem. O espao arquitetural da Praa em determinado momento foi destinado aos espaos dos espetculos, e muitas foram as vezes que sofreu mudanas como demolies e permanncias. Esse espao o fenmeno artstico no contexto da civilizao, pois ali teve incio os teatros de Revista, trazidos por Segretto Pascal em 1908, bem como os cinemas. A civilizao que percorre esse espao, passa a receber, com as renovaes, outras influncias culturais e outras informaes. No caso dos Teatros, h a introduo de novos temas, apresentado inovado estilo de comportamento nas apresentaes, nos dilogos e nas msicas. A platia j no mais a elite e sim o popular. O novo permeia o cenrio da arquitetura do espetculo, percebidos na prpria fachada das construes e no pblico que freqenta o local. Podemos dizer ento que
o lugar territrio das representaes culturais que, quando marcadas pela visibilidade decorrente de processos perceptivos, produzem o dilogo dos habitantes e, em conseqncia, um juzo do comportamento urbano e, possivelmente, uma mudana de comportamento (FERRARA 2002, p. 143).

A contribuio de uma arquitetura inovadora dos teatros e dos cinemas no imaginrio popular, percebida pela mudana de comportamento, pelas diferentes experincias e por caminhos de novos aprendizados. H todo um processo comunicativo entre o espao, a produo cultural e a sociedade.

A PRAA COMO PROJETO SIMBLICO


Por tudo que foi dito acima podemos dizer que a praa um projeto simblico cuja imagem tem valor de orientao histrica. A identidade, a estrutura e o significado da praa nos dias atuais redimensionam a reflexo acerca dos espaos j mencionados. Na cena descrita no incio deste artigo, quando aquele senhor diz tem de dar dinheiro para fazer a foto ele estabelece uma relao de identidade com praa. Ele tem desenvolvido o sentido de pertencimento, isto , ele faz parte daquele todo. Ele compe a panormica da Praa. Contudo, surge uma questo dialtica por que ele tambm est ali representando um papel social, o que lhe d o direito de cobrar pela sua representao. O pobre, o mendigo, o abandonado, o viciado, o sem teto esto representados todos naquela figura humana. O estado decadente em que se encontra a praa um cenrio adequado e porque no dizer conivente com essas representaes. A classe perigosa1 , populao sem um meio de subsistncia definido, como eram chamados os pobres no incio do sculo XX, expulsa e marginalizada na reforma de Pereira Passos reconquista o seu espao e o defende do jeito que pode e sabe. A desigualdade social o pano de fundo para a narrativa histrica da Praa Tiradentes, pois a frase eu conheo essa sua espcie uma declarao tcita de desigualdade, de segregao e de revolta.

MACKENZIE

100
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

Por outro lado, a identidade refere-se tambm prpria natureza da praa: lugar de encontro, marco referencial da cidade e, sobretudo, perpetuao visvel das particularidades histricas da sociedade. A estrutura diz respeito ao espao propriamente dito como veremos mais frente. Quanto ao significado a praa com seus monumentos, sendo ela prpria um monumento, encontra seu
verdadeiro significado no fato de o monumento estar presente como realidade fsica e no mais como recordao e signo de um passado remoto, mas de um passado que se perpetua no presente, de uma histria feita de espao ou ambiente concreto da vida (LIMA, 2000, p. 102).

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

A reforma da praa muito significou no processo de transformao urbana que definiu a nova identidade cultural do Rio de Janeiro. A estrutura atual da Praa reflete uma situao, que precisa ser compreendida como mais uma fase histrica que no deixa de ter igualmente o seu valor. Este espao foi sendo transformado com o passar do tempo e uma excelente escola para o atento observador da pessoa humana e de suas relaes. Faz parte de sua natureza a narrativa dos fatos. Um outro aspecto que gostaramos de salientar no contexto das relaes a alternncia na dominao das praas, j que o domnio do espao foi sempre o aspecto principal no embate das classes. Nesse sentido, inevitvel abordar um pouco mais a temtica segregao, presente naquele espao urbano. A segregao, segundo Villaa (2001, p. 142), um processo segundo o qual diferentes classes ou camadas sociais tendem a se concentrar cada vez mais em diferentes regies. A reforma de Pereira Passos, para atrair os ricos para aquela rea do Rio, transferiu os pobres, a classe perigosa para as periferias, escondendo parte do rosto da cidade. No que diz respeito ao espao urbano, a segregao no impede a presena nem o crescimento de outras classes no mesmo espao. Foi o que se deu tanto na praa Tiradentes quanto na Praa Floriano Peixoto. A Praa Tiradentes permanece o centro para onde convergem todas as avenidas e ruas circundantes. Porm, quanto a sua estrutura, dois elementos chamam a ateno: o primeiro, o imponente monumento eqestre colocado ali em 1862 em homenagem a D. Pedro I e o segundo, as grades, metfora da tenso entre priso e liberdade na qual vivem os habitantes dali: Grade que guarda o passado [...] peneirando a paisagem [...]2 A grade, como descreve o poema, faz com que a praa se torne numa fortaleza que guarda o passado e, de certa forma, tenta permanecer na sua belle poque, visto que os pobres que se alojam ali devem se manter do lado de fora. H forte simbologia da diviso. Aquele espao urbano perdeu a magia de seus visitantes ilustres do passado, porm no perdeu seu encanto, mas alimenta, como vimos, um bom debate sobre questes sociais e questes artsticas e histricas, sobretudo no que diz respeito arquitetura do espetculo. Assim sendo, a Praa Tiradentes bem como a Praa Floriano Peixoto no perderam a dialtica vocao de abrigar ricos e pobres. O perfil da cidade grande, que amedronta e assusta, est perfeitamente delineado ali.
MACKENZIE

101
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Uma vez implantado a ideologia capitalista, no foi possvel impedir o alargamento das desigualdades. A populao se dividiu em pobres e ricos. Os pobres assalariados, sem instruo, continuam amontoados, porm no so mais assalariados, so mendigos e bbados que sobrevivem ao redor da praa. A classe perigosa, a barbrie reconquistou o seu espao. A bela poca brasileira representou uma nova pgina na histria da arte no Brasil. A descoberta do espao pblico, alargamento da esfera pblica e do lazer trouxe outra concepo para as relaes sociais com todas as suas implicaes. Hoje encontramos nos arredores da Praa Tiradentes uma grande mistura de estilos. Desde o colonial at o art deco, tudo pode ser encontrado. Visitar a Praa Tiradentes no incio do sculo XXI participar de uma aula silenciosa de uma aula de histria da arte, das relaes e da cultura. So construes que parecem ter sido colocadas uma ao lado da outra para favorecer o estudo de estilos que se misturam como se fossem um livro descrevendo parte da rica histria do Brasil. Na Cinelndia hoje, encontramos a arquitetura imponente do teatro Municipal, O Museu das Belas Artes e a Biblioteca Nacional. Na esfera social, assim como a Praa Tiradentes, a mudana foi drstica e radical. difcil acreditar que na Avenida Rio Branco, antiga glamorosa Avenida Central, desfilaram distintas senhoras e cavaleiros vestidos em seus ternos luxuosos, como consta o decreto de Pereira Passos. A pobreza que desfila hoje na Avenida gritante e desconfortvel, pareceu-nos ser um triste espetculo em cartaz por tempo indeterminado, cujo final se prev: sempre dramtico. A pobreza escondida por detrs daquelas suntuosas edificaes agora revela sua face e escancara o desnvel social existente nos grandes centros urbanos. A Praa continua sendo um smbolo para o centro do Rio de Janeiro. Ela nasceu vocacionada a ser um espao questionador das relaes sociais, porque ali o ser humano representa o seu papel mais sublime e mais difcil: ser humano. No obstante todos os lemas que embalou o incio do sculo XX: o Rio civiliza-se, ordem e progresso, e os grandes acontecimentos que marcaram o incio da Repblica, a Praa Tiradentes testemunha a mesma degradante situao em que vivem muitos brasileiros em outras tantas praas, como na Praa da S, em So Paulo; na Praa Jos de Alencar, em Fortaleza; na Praa da Repblica, em Curitiba, s para lembrar algumas. A cena descrita inicialmente no , infelizmente, um privilgio da Praa Tiradentes. O lema do incio do sculo XX, ordem e o progresso, emprestados da Frana, para dar um ar de desenvolvimento trazido pela Repblica, teve vida curta como descrio de um processo poltico. Logo o vu cairia, pois o progresso no trouxe a ordem. A renovao da Praa Tiradentes, a abertura da Avenida central, o advento do cinematgrafo e todos os outros acontecimentos mudaram a vida dos cariocas. A praa Floriano, espao arquitetural soberbo, persegue a vocao descrita profeticamente por Lima Barreto (apud LIMA, 2000): os bondes passavam, havia um grande

MACKENZIE

102
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

movimento de carros e de pedestres. Considerei a rua, as casas, a fisionomia dos transeuntes. Olhei uma, duas, mil vezes, os pobres e os ricos. A duas praas ficaro sempre como smbolo de uma ordem que esteve nos sonhos e nos ideais da nova Repblica.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Tiradentes Square: urbanism as a show (1889 - 1930)

ABSTRACT
This article aims at recovering the history of Tiradentes square over the period between 1889 and 1930, when it served as the stage for many significant events of the Brazilian belle poque. the rebuilding performed at this square as well at its surroundings had great impact on the transformation of the citys urban, social and architectural spaces. our proposal is to provide elements for reflection over Tiradentes squares identity, structure and importance nowadays. Keywords: Tiradentess square. Cultural space. Architectural space. Social space.

NOTAS
1

O conceito de classe perigosa foi importado do pensamento francs do sculo XIX e era aplicado ao setores pobres da sociedade do Rio de Janeiro. Poema A ponte da Boa Vista de Weydson Barros Leal, encontrado no site: <www.secrel.com.Br/jpoesia/wb.html>.

REFERNCIAS
AUTRAN, Arthur. Disponvel em: <http://www.mnemocine.com.br>. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade mdia e no renascimento: o contexto de Franois Rebelais. 5. ed. So Paulo: Hucitec Annablume, 2002. FERRARA, Lucrecia DAlessio. Design em espaos. So Paulo: Rosari, 2002. ______. Os significados urbanos. So Paulo: Ed. da Universidade de So Paulo, 2000. FIELL, Charlotte. Design do Sculo XX. Lisboa: Taschen, 2000. LIMA, Evelyn Furkin Werneck . A Arquitetura do espetculo: teatros e cinemas na formao da Praa Tiradentes e da Cinelndia. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2000.
MACKENZIE

103
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Lisboa: Edies 70, 1960. MAUL, Carlos. O Rio da bela poca. Rio de Janeiro: Livr. So Jos, 1967. RUIZ, Roberto. Pereira Passos: o reformador. Rio de Janeiro: CDP-MT, 1973. SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adlia de. O espao interdisciplinar. So Paulo: Nobel, 1996. SENDIK, Fernando (Coord.). Guia da Arquitetura Colonial, Neoclssica e Romntica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000. SILVA, Armando. Imaginrios urbanos. So Paulo: Perspectiva; Bogot: Convenio Andrs Bello, 2001. VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenes. Campinas, SP: Pontes: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1991. VILLAA, Flvio. Espao intra-urbano no Brasil. 2. ed. So Paulo: Studio Nobel, 2001.

MACKENZIE

104
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 91-104, 2003.

Anda mungkin juga menyukai