Anda di halaman 1dari 21

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA

PLANO DE GESTO
TRINIO / 2012-2014

DIRETOR Prof. Jorge Adelson Marialva Batista Jnior

VICE-DIRETORA Prof. Izolete Izabel Matos

Ariquemes Rondnia Outubro/2011

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA IDENTIFICAO Cargo pretendido : Nome Cargo atual Matrcula Funo Escola Endereo: : : : : : : DIRETOR Jorge Adelson Marialva Batista Jnior Professor Nvel III Geografia 300063210 Professor de sala de aula Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA Rua Rio Grande do Norte N 3483 Setor 05 Ariquemes/RO Fundamental - Mdio Regular - EJA Urbana

Nveis De Ensino : Localizao :

Cargo pretendido : Nome Cargo atual Matrcula Funo Escola Endereo: : : : : : :

VICE-DIRETORA Izolete Izabel Matos Professor Nvel III Matemtica 300023495 Professor de sala de aula Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA Rua Rio Grande do Norte N 3856 Setor 05 Ariquemes/RO Fundamental - Mdio Regular - EJA Urbana

Nveis De Ensino : Localizao :

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA INTRODUO

Seguindo as novas polticas pblicas inovadoras para a educao do Estado de Rondnia, este plano tem por finalidade evidenciar as diretrizes norteadoras para o trinio 2012-2014 da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Cora Coralina. Trata-se de um plano arrojado que implementar mudanas a nvel operacional e estratgico para o alcance do objetivo maior da escola que o aumento do nvel de aprendizado de sua clientela. Para que tal finalidade seja uma realidade foram traados neste plano etapas a serem seguidas, implementadas e pensadas por todos os envolvidos como veremos a seguir.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA JUSTIFICATIVA
A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. (Constituio Federal, art. 205). Todos os brasileiros tm direito, por fora constitucional, e por exigncia de cidadania, a uma educao de qualidade. O oferecimento de uma educao de qualidade tarefa to complexa, que exige, de um lado, a ao do poder pblico, e necessita, de outro, do envolvimento de todos os agentes sociais.

A realidade que se v um Estado que vem cumprindo com suas obrigaes em parte de sua totalidade, evidenciando uma certa fragilidade e dificuldade no cumprimento das leis que impem estas obrigaes. Para demonstrar a afirmativa acima podemos ver trechos de reportagens sobre a educao brasileira: Brasil est entre os piores no ensino de cincias, diz OCDE do G1, em So Paulo Alunos brasileiros esto entre os piores em matemtica O Globo Online, com agncias internacionais e Demtrio Weber - O Globo Brasil reprovado, de novo, em matemtica e leitura Antnio Gois da Folha de S.Paulo, no Rio ngela Pinho da Folha de S.Paulo, em Braslia. Nossos alunos, em avaliaes internacionais, esto quase no nvel dos estudantes de Zimbbue... . Globo News Painel Especialistas avaliam a educao no Brasil (Gustavo Ioschpe) Para Haddad, Brasil entre os ltimos no Pisa no vergonha Do G1, em So Paulo, com informaes do Bom Dia Brasil No contexto regional, observamos que h tambm discrepncias entre o ideal e o real no que se refere s polticas educacionais como podemos observar no quadro do IDEB a seguir:
Ideb Observado Escola EEEF ALBINA MARCIO SORDI EEEF JARDIM DAS PEDRAS EEEFM ANISIO TEIXEIRA EEEFM CORA CORALINA EEEFM FRANCISCO ALVES MENDES FILHO EEEFM RICARDO CANTANHEDE 2005 4.0 4.0 3.8 3.8 3.8 2007 4.6 4.0 4.2 4.4 3.3 4.9 2009 5.3 5.0 4.4 5.1 4.4 2007 4.1 4.0 3.9 3.8 3.8 2009 4.4 4.4 4.2 4.2 4.2 5.1 2011 4.8 4.8 4.6 4.6 4.6 5.4 Metas Projetadas 2013 5.1 5.0 4.9 4.9 4.9 5.7 2015 5.4 5.3 5.2 5.2 5.2 5.9 2017 5.7 5.6 5.5 5.4 5.4 6.2 2019 5.9 5.9 5.8 5.7 5.7 6.4 2021 6.2 6.1 6.0 6.0 6.0 6.6

Fonte: Ideb/inep.com.br

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA

Os dados acima citados so nmeros do ensino fundamental. Nota-se que a EEEFM Cora Coralina tem uma mdia relativamente significativa, em 2005 a mdia foi de 3,8 subindo 5 dcimos nos dois anos seguintes chegando a 4,4 em 2007 e a uma expressiva mdia em 2009 de 5,1. Uma das principais observaes que fizemos na EEEFM Cora Coralina foi quanto a infraestrutura escolar que notoriamente uma das melhores da rede estadual em nosso municpio. O que nos motiva a tornar este ponto positivo em metas mais arrojadas a elevar os nveis de aprendizagem em todas as modalidades gerenciando e utilizando-se da logstica para um melhor aproveitamento de todos este espaos pelos professores Outro ponto extremamente significante o auto grau de qualificao e entrosamento entre o corpo docente e os outros segmentos profissionais da escola tais como: alunos, funcionrios administrativos e que poder ser explorado evidenciando talentos ainda no conhecidos. O que se espera com todos este pontos positivos uma melhor prtica docente para uma maximizao do nvel do aprendizado, uma melhor relao professor-aluno, professor com todos os outros atores sociais envolvidos com a escola.

DIAGNSTICO SITUACIONAL

Avalia-se que j existem boas condies de trabalho na escola, porm um desejo coletivo de que as salas de aula, os Laboratrios de Biologia, Fsica, Qumica e Informtica possam ficar em condies de uso, no pela falta de equipamentos e materiais de consumo em quantidade suficiente para pesquisas e trabalhos e laboratoristas, mas sim pela falta de capacitao dos professores em manusear adequadamente todos os instrumentos disponveis.

Da democracia No h muita clareza ou unanimidade sobre o assunto, alguns afirmam que a democratizao trouxe problemas em relao a disciplina e outros que a democratizao necessria para formao de espritos crticos e para a escola pblica visto receber uma clientela bastante diversificada.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA Das aes

A maioria afirma que j foram discutidas diversas vezes sobre metodologias de ensino em cursos de capacitao, reunies pedaggicas e conselhos de classe, enquanto outros dizem que falta aes para a execuo da idias. A escola precisa de aes para coloc-las em prtica.

Do livro didtico

Quanto ao livro didtico a maioria posiciona-se favor visto que um dos nicos materiais que o aluno de classe popular da escola pblica tem acesso, considera um apoio importante ao trabalho. Alguns dizem que o livro didtico desatualizado em relao s discusses mais recentes das teorias educacionais e desvinculado do contexto social.

Da avaliao

Em relao a avaliao embora seja consenso a necessidade de mudana analisam que as prticas da escola ainda so tradicionais centradas em provas e exames e que tambm procuram levar em conta as atividades do dia-a-dia, porm atribuindo-lhes um peso menor.

Da Famlia

Desestruturao familiar, problemas sociais e a m interpretao do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) acabam por refletir em problemas na escola. Consideram justa e legtima preocupao da escola com a disciplina, visto que sem ela afirmam que no h possibilidade de concretizao de uma prtica pedaggica competente e coerente.
Quando questionados sobre a indisciplina, os professores atribuem desestruturao familiar, problemas sociais e a m interpretao do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) exagerada e falta de limites , refletindo-se em problemas na escola. Consideram a liberao

justa e legtima

preocupao da escola com a disciplina, visto que sem ela afirmam que no h possibilidade de concretizao de uma prtica pedaggica competente e coerente. A participao dos pais e da comunidade na escola pouco representativa, demonstrada por meio do Conselho Escolar, Associao de Pais, Mestres e Funcionrios e nas atividades desenvolvidas pela escola, cita-se como exemplo, reunies, feiras, bingos e festas. Participam pouco tambm na elaborao do Projeto Poltico Pedaggico refletindo e opinando pouco sobre as prticas e pedaggicas.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA

Dos professores

A formao inicial dos professores e funcionrios no geral boa dentro do mnimo exigido para funo, quanto aos professores especificamente, quase todos possuem no mnimo especializao. A formao continuada realizada por meio de grupos de estudos por rea do conhecimento e tambm de assuntos gerais que abrangem a prtica pedaggica, utiliza-se tambm o Conselho de Classe e a Horaatividade para estudos especficos ou anlise de metodologias de ensino ou avaliao que melhorem o aproveitamento escolar. As relaes de trabalho na escola em geral so amigveis e respeitosas com cada qual cumprindo suas tarefas e nos momentos em que se faz necessrio, tais como eventos, projetos, feiras, todos os segmentos trabalham em conjunto.

Da lotao dos professores

Um dos problemas que afeta a qualidade do trabalho na escola a alta rotatividade de professores contratados em regime temporrios e emergencial. Este problema mais perceptvel no Ensino Mdio regular e EJA. O interessante que os professores contratados neste regime criam uma identidade com a escola, no entanto, poucos conhecem o projeto poltico pedaggico. Os professores que possuem excessiva carga horria de trabalho (60h/a), apresentam-se normalmente mais estressados, suscetveis a maior intolerncia nas relaes escolares, nas pocas de entrega de notas e conselhos de classe sentem-se fatigados e sobrecarregados, a maioria no tm condies de realizar de fato avaliaes contnuas e diagnsticas, nem pesquisar para preparar suas aulas, no segundo semestre devido a estes aspectos apresentam problemas de sade e atestados percentualmente mais do que aqueles que Possuem uma carga horria compatvel com um mnimo de qualidade de vida. Todos eles envolvem-se menos nas atividades e projetos escolares pois necessitam impregnar todas as suas foras de maneira sobre-humana na atividade de regncia de classe. Com relao aos professores do quadro efetivo que h muito tempo esto na escola observamos uma grande sinergia e envolvimento social e profissional. Da evaso e permanncia escolar

A evaso escolar um problema crnico que assume feies perversas atingindo percentualmente mais a classe trabalhadora do perodo noturno, modalidade EJA, no estando somente ao alcance da escola resolv-lo, visto estar condicionado a determinantes econmicos e sociais. Nas demais modalidades a permanncia mais efetiva. Conforme relatos realizados na escola para detectar as causas da evaso, foram expostos pelos alunos os seguintes motivos:

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA
gravidez na adolescncia; casamento (os maridos no permitem a freqncia escola); distncia da residncia em relao a escola; dependncia qumica, pessoal ou familiar; criminosos resultando ou no em deteno; mudana para outros municpios ou estados em busca de emprego; dificuldade em conciliar o trabalho, vida particular e os estudos, nmero excessivo de faltas; opo pelo supletivo devido ser mais rpido e concentrado. envolvimento com delitos ou atos

A escola busca conter a evaso com vrias aes tais como: Conversa com a famlia Visita ou ligao para o local de trabalho dos alunos;

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA OBJETIVOS

1. Criar e/ou recriar condies diversificadas para que todos os alunos aprendam o mximo possvel os contedos e conhecimentos o aprendizado do aluno o principal foco da escola; 2. Melhorar, motivar e efetivar a permanncia do aluno na escola, evitando a evaso; 3. Criar mecanismos de participao que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedaggico; 4. Promover uma melhor integrao escola-comunidade; 5. Implementar procedimentos e registros administrativos para todos os setores da Unidade; 6. Fomentar a leitura e compreenso textual e o clculo em todas as modalidades de forma interdisciplinar e permanente em todos os bimestres; 7. Promover a disciplina e a cidadania 8. Elevar os ndices do IDEB da escola; 9. Promover a sade do trabalhador em educao

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA METAS

Para o alcance do objetivo 01 (Criar e/ou recriar condies diversificadas para que todos os alunos aprendam o mximo possvel os contedos e conhecimentos e tenha xito educacional. o aprendizado do aluno o principal foco da escola;) 1. Promover a aproximao com a famlia do educando, atravs de reunies peridicas com atraes artsticas e culturais Essas inovaes de certa forma, estimular a vinda dos pais para que possamos estar orientando-os quanto a importncia do acompanhamento na vida escolar dos filhos, mantendo entre escola e famlia uma parceria na melhoria do aprendizado 2. Acompanhar alunos atravs de avaliaes diagnsticas e resultados de avaliaes de mbito escolar e nacional. 3. Atender com especial ateno alunos com dificuldade de aprendizagem, incluindo-os no processo educativo. 4. Informar aos alunos seus direitos e deveres, conscientizando-os de sua liberdade, responsabilidades e cidadania. 5. Elaborar o Projeto Pedaggico da escola em parceria com todos os segmentos da comunidade escolar, funcionrios, professores, alunos e pais. 6. Apoiar, incentivar e monitorar a utilizao de laboratrios, salas de projees, biblioteca, sala de leitura, etc. 7. Auxiliar os professores na escolha e utilizao dos procedimentos didticos e recursos que melhor atendam os objetivos do processo de aprendizagem do aluno. 8. Implementar a utilizao dos recursos tecnolgicos em todos os ambientes da escola. 9. Implantar a recuperao paralela em todos os nveis/modalidade de ensino existentes na escola. 10. Assegurar ao professor que assuma aulas de acordo com sua habilitao; 11. Assegurar e manter a acelerao de estudos e Educao Especial; 12. Propor aes para melhorar atravs de projetos a Educao de adultos; 13. Trazer para dentro da escola cursos tcnicos, para os alunos do ensino mdio, regular e EJA; 14. Implantar o sistema Terceiro para os alunos do ltimo ano do ensino mdio

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA

Para o alcance do objetivo 02 (Melhorar, motivar e efetivar a permanncia do aluno na escola, evitando a evaso); 1. Prevenir a evaso escolar, atravs de incentivos educacionais, como cursos, palestras, projetos, concursos, etc. 2. Se acontecer a evaso buscar o aluno evadido at a ltima instncia. 3. Manter parcerias com a Promotoria Pblica e Conselho Tutelar.

Para o alcance do objetivo 03 (Criar mecanismos de participao que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedaggico; 1. Fazer um trabalho de conscientizao dos funcionrios da escola (todos), quanto a sua responsabilidade na melhoria do processo ensino aprendizagem. 2. Implantar reunies e oficinas pedaggicas com especialistas, nos mais diversos setores da escola; 3.

Para o alcance do objetivo 04 (Promover uma melhor integrao escola-comunidade) 1. Trazer a comunidade para dentro da escola atravs de palestras, festivais de msica, dana, teatro, feiras culturais, festas juninas, gincanas, etc. 2. Acompanhar e encaminhar casos especiais como indisciplina, desvios de comportamento, problemas de sade ou de aprendizagem. 3. Promover aes que fortaleam os laos de amizade (socializao) entre todos os segmentos da comunidade escolar; 4. Manter parcerias com a Promotoria Pblica e Conselho Tutelar;

Para o alcance do objetivo 05 (Implementar procedimentos e registros administrativos para todos os setores da Unidade) 1. Visita In loco em todos os setores e perceber o nvel de produtividade e comunicao entre este e os vrios setores 2. Incentivar o feedback entre os diversos setores da unidade escolar, verificando como esta sendo a comunicao, a socializao e a tica entre os profissionais.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA Para o alcance do objetivo 06 (fomentar a leitura e compreenso textual e o clculo). 1. Elaborar atividades interdisciplinares (inserindo a leitura e o clculo), em todas as modalidades de ensino de forma permanente em todos os bimestres) 2. Incentivar a leitura em todos os setores da escola atravs do mutiro da leitura. 3. Promover semanalmente, sabatinas de leitura e/ou tabuada.

Para o alcance do objetivo 07 (Promover a disciplina e a cidadania) 1. Incentivar e colaborar com a criao do Grmio Estudantil. 2. Providenciar cursos de formao poltica para os alunos; 3. Criar o SOE coletivo 4. Incentivar os alunos na prtica esportiva atravs de competies nas mais variadas modalidades de forma interclasse; 5. Incentivar prticas artsticas, com a implantao de grupos de teatro, msica e dana

Para o alcance do objetivo 08 (Elevar os ndices do IDEB da escola) ATRAVS DE TODOS OS OBJETIVOS ANTERIORES

Para o alcance do objetivo 09 (Promover a sade do trabalhador em educao) 1. Assegurar a sade dos funcionrios com a prtica peridica e diria de sees de alongamento e aquecimento dos rgos utilizados no cumprimento de suas tarefas, antes da entrada em sala de aula (membros e voz). 2. Conversar pessoalmente e particularmente com funcionrios que apresentem problemas que afetem o bom andamento das atividades escolares.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA ESTRATGIAS A elaborao de estratgia tudo sobre como atingir as metas, como superar os obstculos, A estratgia inerentemente orientada pela ao; ela trata do que fazer, quando fazer, e de quem deve ser envolvido no esforo. Envolvimento dos funcionrios da escola com as normas do regimento e de disciplina. Interao e envolvimento da comunidade, com participao ativa em projetos lanados pela escola, valorizando a cultura local. Como festa junina, noites culturais, teatro, shows de dana, msica, jogos, palestras de interesse, como sade, segurana, etc. Projeto Famlia na escola, com a participao da famlia em reunies, palestras, conversas informais com a participao de pais e filhos e professores, lanches, jogo entre pais e professores, pais e filhos, gincana, com a finalidade de orientar os pais quanto a necessidade de acompanhar a vida de seu filho. Reunies bimestrais para acompanhamento dos resultados obtidos pelos alunos. Comemoraes de datas como dia das mes, dia dos pais , dos avs, das crianas, Pscoa, etc Alfabetizar em todas as reas de estudo, preparando o educando para a construo de seu conhecimento. Elevao na qualidade de ensino com envolvimento de toda comunidade escolar. Projeto Voando com a Leitura envolvendo toda a escola, 30minutos a uma hora de leitura semanal. Projeto Soletrando, envolvendo as reas de comunicao, em todos os nveis de ensino. Sabatinas de tabuada, e clculos mentais, quinzenalmente, em todas as sries, envolvendo professor de sala, equipe pedaggica. Simulado de conhecimentos gerais, preparando os alunos para um melhor resultado prova Brasil e ENEM, com alunos de quarto e quinto anos, oitavos e nonos anos e Ensino Mdio. Oficinas de Matemtica, relacionando a disciplina com o cotidiano do aluno. Prestao de contas mensais atravs de painis, reunies, assemblias, etc. Projeto Direitos e Deveres, com jri simulado com a participao do Promotor de Justia e Estudantes de Direito, e alunos do Ensino Mdio. Implantao da recuperao paralela em todos os nveis e modalidades de ensino.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA Apresentao do Projeto Pedaggico da escola, para a comunidade escolar para possveis adequaes. Encontros bimestrais e/ou mensais, comemorando os aniversrios do perodo para

aprimorar os laos de amizade entre os funcionrios. Manuteno e conservao dos acessos aos portadores de necessidades especiais. Em parceria com Conselho Tutelar e Promotoria Pblica resolver situaes de conflitos, depois de esgotados todas as tentativas de resolver internamente. Criao do Grmio Estudantil, para assim desenvolver o senso de participao e cidadania nos alunos. Apoio e sugestes na equipagem de laboratrios, salas de projees, biblioteca, sala de leitura, etc. Monitorar a utilizao de espaos como laboratrios, salas de projees, etc. Internet wireless em todos os ambientes escolares com responsabilidade e disciplina; Monitoramento dos recursos pblicos, com a participao de toda comunidade escolar, pais professores, funcionrios e alunos. Manter e melhorar os projetos j existentes na escola, como acelerao de ensino, xadrez, tnis de mesa, FECORA, etc. Em parceria com SENAI, SENAC, Faculdades, etc, trazer cursos profissionalizantes para alunos acima de 15 anos. Oficinas pedaggicas nas mais variadas disciplinas com profissionais especialistas, com recursos prprios ou do PDDE. Sees dirias de alongamento e aquecimento de membros e voz, com o auxilio dos professores de Educao Fsica e Musica, a fim de evitar o desgaste destes rgos por esforo repetitivo, evitando assim o afastamento do servidor de seu posto de trabalho. Reunies administrativas e/ou pedaggicas bimestralmente ou sempre que se fizer necessrio. Sees de estudo em grupo e/ou por rea levando assim o profissional a avaliar o seu desempenho frente a seu trabalho. Implantao do terceiro para alunos previamente escolhidos e trabalhados para tal fim, a partir do 6 ano, esperando que tais alunos tenham excelentes resultados no ENEM e vestibulares. Utilizando os recursos pblicos prprios para tais fins manter todos os equipamentos e locais da escola em perfeito estado de conservao.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA Melhorar o acervo da TV Escola e instalar aparelhos de ar condicionado na sala de videoteca. Projeto Protetores legal conscientizao da conservao do patrimnio escolar. Com participao de alunos que atuaro como sentinelas da degradao. Projeto Protetores do planeta. Conscientizao da conservao do meio ambiente. Formao da Fanfarra escolar. Projeto tica e cidadania, com a colaborao da promotoria FAAR Juizado da Infncia e Juventude Projeto ESCORA, Esporte Cora, jogos interclasses em todas as modalidades esportivas. Climatizao de todos os ambientes da escola. Criao de grupos de msica, dana e teatro, oficinas de artes, com a participao de todos que tiverem afinidade com a arte. Equipar equipe de limpeza com instrumentos menos prejudiciais a sade.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA AVALIAO O feedback ser implementado atravs de analisarmos: O nvel de satisfao dos alunos O nvel de satisfao dos profissionais A comparao de dados estatsticos referente ao rendimento escolar semestral. As reunies Peridicas com: Conselho Escolar; Comunidade Escolar; As reunies com corpo docente para aferio dos resultados obtidos

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA CRONOGRAMA DO PLANO DE AO CHAPA 02

Problemas detectados
Baixo nvel de aprendizado

Objetivos
Criar e/ou recriar condies diversificadas para que todos os alunos aprendam o mximo possvel os contedos e conhecimentos o aprendizado do aluno o principal foco da escola;

Metas que queremos alcanar at dezembro de 2014


Promover a aproximao com a famlia do educando, atravs de reunies peridicas com atraes artsticas e cultural Acompanhar alunos atravs de avaliaes diagnsticas e resultados de avaliaes de mbito escolar e nacional. Atender com especial ateno alunos com dificuldade de aprendizagem, incluindo-os no processo educativo. Informar aos alunos seus direitos e deveres, conscientizandoos de sua liberdade, responsabilidades e cidadania. Elaborar o Projeto Pedaggico da escola em parceria com todos os segmentos da comunidade escolar, funcionrios, professores, alunos e pais. Apoiar, incentivar e monitorar a utilizao de laboratrios, salas de projees, biblioteca, sala de leitura, etc. Auxiliar os professores na escolha e utilizao dos procedimentos didticos e recursos que melhor atendam os objetivos do processo de aprendizagem do aluno. Vistoriar e renovar permanentemente todo equipamento da escola, tais como: eltrico, hidrulico, mobilirio e tecnolgico Implementar a utilizao dos recursos tecnolgicos em todos os ambientes da escola. Implantar a recuperao paralela em todos os nveis/modalidade de ensino existentes na escola. Assegurar ao professor que assuma aulas de acordo com sua habilitao; Assegurar e manter a acelerao de estudos e Educao Especial; Propor aes para melhorar atravs de projetos a Educao de adultos; Trazer para dentro da escola cursos tcnicos, para os alunos do ensino mdio, regular e EJA; Implantar o sistema Terceiro para os alunos do ltimo ano do ensino mdio

Estratgias
Palestras educativas; Apresentao de peas teatrais relacionada a temas sobre famlia em dias de reunies com pais; Adaptaes curriculares Vdeos; DVDs; Msicas; Dana; Projetos Interdisciplinares; Atendimento em contra turno. Aquisio de SOFTWARES Educativo para elaborao de provas em todas as disciplinas Aquisio de Televisores digitais em substituio ao datashow Aquisio de equipamentos de udio e vdeo para a sala de planejamento e videoteca Criar espaos para REFORO ESCOLAR embaixo das rvores prximo a secretaria

Responsveis pelas aes


Professores; Equipe Pedaggica; Equipe Gestora

Como avaliar os resultados das aes


Atravs da observao da mudana de comportamento e atitudes, evidenciada pela equipe docente e orientao educacional; Comparao de dados estatsticos referente ao rendimento escolar bimestral e/ou semestral;

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA
Problemas detectados Objetivos Metas que queremos alcanar at dezembro de 2014
Diminuir a evaso escolar principalmente na Modalidade de Ensino EJA

Estratgias

Responsveis pelas aes


Professores; Equipe de Orientao Escolar; Conselho Tutelar; Promotoria Pblica; Juizado de Menor; Pais ou Responsveis; Alunos.

Como avaliar os resultados das aes


Reunies Pedaggicas; Conselho de Classe Reunies com os pais;

Evaso

Melhorar, motivar e efetivar a permanncia do aluno na escola, evitando a evaso

Reunies com Pais e Professores; Comprometimento de cada educador em denunciar casos de desistncia Projeto NO V!; Contato com o aluno desistente e com seus responsveis; Estabelecer contato efetivo e pedaggico com o aluno visando a permanncia com sucesso do mesmo;

Educadores desmotivados

Criar mecanismos de participao que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedaggico (Motivao) Promover uma melhor integrao escola-comunidade

Projeto: motivao permanente

Dinmicas de valorizao do Profissional; Confraternizao envolvendo todos os funcionrios; Divulgao dos mritos alcanados. Palestras que auxiliem o professor na sua prtica diria. Criar situaes que envolva o encontro de um servidor por segmento profissional para aproximao e socializao.

Equipe Pedaggica; APMF; Pais; Direo; Conselho Escolar; Comunidade.

Envolvimento do profissional na Escola como um todo; Desenvolvimento de Projetos; Melhora no relacionamento professor x aluno.

Baixo acompanhamento escolar por parte dos pais

Maximizar os laos de amizade (socializao) entre todos os segmentos da comunidade escolar;

Trazer a comunidade para dentro da escola atravs de palestras, festivais de msica, dana, teatro, feiras culturais, festas juninas, gincanas, etc. Acompanhar e encaminhar casos especiais como indisciplina, desvios de comportamento, problemas de sade ou de aprendizagem. Manter parcerias com a Promotoria Pblica e Conselho Tutelar;

Equipe Gestora

Avaliar se os compromissos e responsabilidades assumidas esto sendo executados com eficincia e em tempo hbil.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA
Problemas detectados
Fragilidade nos compromisso s assumidos Inserir novos modelos de padronizaes documentais administrativas nos diversos setores da escola Fomentar a leitura e compreenso textual e o clculo em todas as modalidades de forma interdisciplinar e permanente em todos os bimestres;

Objetivos

Metas que queremos alcanar at dezembro de 2014


Inserir novos modelos de padronizaes documentais administrativas nos diversos setores da escola; Inserir a prtica e a padronizao de protocolao pedaggica Elaborar atividades interdisciplinares (inserindo a leitura e o clculo) Incentivar a leitura em todos os setores da escola atravs do mutiro da leitura. Incentivar e manter os ambientes das prticas desportivas, tais como: quadra plioesportiva, sala de xadrez, entre outros;

Estratgias

Responsveis pelas aes

Como avaliar os resultados das aes


Monitorar a produtividade profissional Monitorar o nvel de envolvimento profissional

Fazer pesquisas setoriais dialogar com os diversos profissionais dos diversos segmentos para a elaborao das padronizaes

Direo escolar Todos os setores da escola

Falta de compreenso textual e clculos bsicos

Promover semanalmente, sabatinas de leitura e/ou tabuada em todas as modalidades de ensino de forma permanente em todos os bimestres)

Articuladores: professores de Lngua Portuguesa e Matemtica Equipe pedaggica Corpo docente

Baixo nvel no ndice do IDEB Servidores doentes

Elevar os ndices do IDEB da escola

o Alcanar nveis considerveis nesta avaliao federal

Todas as aes Anteriores citadas

Todos os Atores anteriores citados

Prova Brasil/SAEB Registros escolares

Promover a sade do trabalhador em educao

o Profissionais com o menor nvel de problemas de Sade

Assegurar a sade dos funcionrios com pratica peridica (diria) de sees de alongamento e aquecimento dos rgos utilizados no cumprimento de suas tarefas (membros e voz).

Professores de Educao fsica Gesto Escolar; Instituies de defesa da sade do trabalhador

Profissionais sem problemas de Sade e motivados

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA
Problemas detectados Objetivos Metas que queremos alcanar at dezembro de 2014 Estratgias Responsveis pelas aes Como avaliar os resultados das aes
Necessidade permanente de Melhorias de nas reas Tecnologias diversas mobilirios Melhorar as condies tecnolgicas diversas para todos os segmentos e todos os profissionais da escola e alunos Manuteno preventiva e corretiva dos equipamentos diversos da escola, tais como: ar condicionado, microcomputadores, nobreaks, impressoras, copiadoras, rede wifi, Aquisio de materiais diversos tais como: Lixeiras p/reciclagem; Fragmentadora de papel; Guilhotina para papel; Substituir sirene por sinal musical; Melhorar o placar da quadra de esportes; Substituir gradativamente impressoras jato de tinta por laser; Software para horrio escolar; Restruturao da sala dos professores; Manuteno do prdio sempre que necessrio; Resinalizar e readequar piso entrada Colgio p/ portadores de necessidades especiais; Pintar e readequar o espao da quadra de esportes; Solicitar Projeto de escoamento de gua pluviais do ptio do Colgio; Solicitar sistema de captao de gua de chuva p/utilizao em limpezas gerais; Solicitar Projeto de Combate a incndio do Colgio; Solicitao SEDUC; Promoes da APP; Articulao com as diversas instituies pblicas relacionadas a cada meta; Planejamento e gerenciamento dos diversos recursos financeiros da escola tanto Federal quanto estadual Gestor; APP; Conselho Escolar; SEDUC REN/SEDUC; Reunies Peridicas com: Conselho Escolar; Todos os profissionais da Escola;

Estrutura Fsica

Melhorar permanentemente a estrutura fsica da escola

Reivindicar junto a SEDUC; Reivindicar junto ao REN; Reivindicar junto APP; Recursos Federais e estaduais Recursos da APP;

Gestor; SEDUC; Prefeitura Municipal; Autoridades Municipais e Estaduais;

Acompanhamento pela Direo das solicitaes atravs dos Protocolos; Visitas aos referidos rgos Municipais e Estaduais;

GOVERNO DO ESTADO DE RONDNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio CORA CORALINA REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Lei no. 9.394/96 LDB das Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Projeto Poltico Pedaggico/ PPP 2010 EEEFM Cora Coralina ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do comportamento organizacional. 7 ed. So Paulo: Prentice-Hall, 2004. Constituio Federal de 1988

Anda mungkin juga menyukai