Anda di halaman 1dari 13

CAROLLINE GABRIELA LEITE MORENO

RESUMO DA PARTE II DO LIVRO MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM

SO CARLOS 2011

SEGUNDA PARTE PARA UMA FILOSOFIA MARXISTA DA LINGUAGEM A segunda parte do livro Marxismo e Filosofia da Linguagem compreende os captulos de 4 a 7, aborda o problema da natureza real dos fenmenos lingusticos. CAPTULO 4 DAS ORIENTAES DO PENSAMENTO FILOSFICOLINGUSTICO O captulo 4 trata das orientaes do pensamento filosfico-lingustico. iniciado questionando a real natureza do objeto da filosofia da linguagem e expe o propsito do seu intento, que delimitar as fronteiras da linguagem, porm, sem buscar resposta para o que a linguagem, para o que palavra, mas sim propondo diretrizes metodolgicas. Expe que o fenmeno da linguagem pode ser observado quando se coloca os envolvidos (emissor, receptor e o som) no meio social. Ainda, faz-se necessrio que haja unicidade do meio social e a do contexto social imediato, e que os indivduos pertenam a um mesmo grupo, uma sociedade organizada para que o fenmeno da linguagem possa ser observado. Isso mostra que a linguagem um fenmeno social. No captulo em questo so apresentadas as duas principais tendncias do pensamento lingustico, as quais foram denominadas de subjetivismo idealista e objetivismo abstrato. O subjetivismo idealista interessa-se pelo ato da fala, de criao individual, como fundamento da lngua. O psiquismo individual constitui a fonte da lngua. Todos os fatos da lngua tm como objetivo buscar uma explicao fundada na psicologia individual sobre uma base voluntarista. A lngua anloga s outras manifestaes ideolgicas, principalmente nos domnios da arte e da esttica. Essa tendncia considera a lngua como constituinte de um fluxo ininterrupto de atos de fala, no qual nada permanece estvel, nada conserva sua identidade. Em suma, a palavra representa o signo por excelncia; o signo o responsvel pelas atribuies de valores que humanizam os objetos. Dessa maneira, a palavra acompanha e comenta todo ato ideolgico.

Wilhelm Humboldt foi um dos mais notrios representantes dessa tendncia. Porm, os adeptos mais tardios dessa no atingiram a profundidade das ideias e a sntese filosfica de Humboldt. Ento, essa escola de pensamento viu-se consideravelmente enfraquecida, particularmente pelo fato de sua assimilao a um modo de pensamento positivista e superficialmente empirista. Concernente ao objetivismo abstrato, consiste numa tendncia que considera como centro organizador dos fatos da lngua o sistema lingustico, a saber, o sistema das formas fonticas, gramaticais e lexicais da lngua. Esta tendncia v cada enunciao, cada ato de criao individual como nico e no reitervel, mas em cada enunciao h elementos idnticos aos de outras enunciaes no seio de um determinado grupo de locutores, esses elementos idnticos so traos normativos para todas as enunciaes, que garantem a unicidade de uma determinada lngua e sua compreenso por todos os locutores de uma determinada comunidade. De acordo com essa concepo, o sistema lingustico independe de todo ato de criao individual, de toda inteno ou desgnio. A lngua ope-se ao indivduo enquanto norma indestrutvel, peremptria, que o indivduo s pode aceitar como tal. O indivduo recebe da comunidade lingstica um sistema j constitudo, e qualquer mudana no interior desse sistema ultrapassa os limites de sua conscincia individual. As leis que governam esse sistema interno da lngua so puramente imanentes e especficas, irredutveis a leis ideolgicas, artsticas ou a quaisquer outras. Essas leis, diferente das ideolgicas, no podem depender da conscincia individual, no pareceres dos locutores; s o que existe o certo e o errado. Sabe-se que houve uma evoluo histrica da lngua, ou seja, mudanas ocorreram nessa ao longo do tempo; diante disso, o autor questiona como poderia se classificar isso do ponto de vista da segunda orientao. Para a segunda orientao, o fato mais significativo o fosso que separa a histria do sistema lingustico em questo da abordagem no histrica, sincrnica. A argumentao fundamental da segunda orientao faz desse fosso dialtico, um fosso intransponvel. Defendem que as formas que constituem o sistema lingustico so mutuamente dependentes e se completam, a mudana de um dos elementos do sistema cria um novo sistema. As relaes sistemticas que existem entre formas lingusticas no sistema, nada tm de comum com as relaes que unem qualquer destas formas sua imagem no estgio posterior da evoluo histrica da lngua.

A lgica da histria da lngua a lgica dos erros individuais ou dos desvios. A passagem de uma forma para outra involuntria e passa despercebida, e esta a condio de sua realizao. A cada poca s h uma nica norma lingustica; fora da norma, s h lugar para a transgresso, e se esta no percebida, ento este desvio torna-se nova norma lingustica. Desse modo, entre a lgica da lngua, como sistema de formas, e a lgica da sua evoluo histrica, no h nenhum vnculo. Nesse aspecto, h divergncia entre as duas principais orientaes da filosofia da linguagem abordadas anteriormente. Para a primeira orientao, a essncia da lngua est na sua histria, a lgica da lngua uma renovao constante; para essa orientao, as formas normativas eram resduos deteriorados da evoluo lingustica. J para a segunda orientao, justamente esse sistema de formas normativas que se torna a substncia da lngua. O essencial da segunda orientao pode-se resumir da seguinte maneira: a lngua um sistema estvel, com formas lingusticas submetidas a uma norma; as leis da lngua so leis lingusticas especficas, que estabelecem ligaes entre os signos lingusticos no interior de um sistema fechado; as ligaes lingusticas especficas nada tm a ver com valores ideolgicos; os atos individuais de fala constituem variaes fortuitas ou deformaes das formas normativas. H, ainda, nessa orientao, uma primazia do ponto de vista do receptor sobre o do locutor. A escola de Genebra, com Saussure, a expresso mais brilhante da segunda orientao na poca contempornea. Saussure deu a todas as ideias da segunda orientao uma clareza e uma preciso admirveis. Saussure distingue lngua (sistema de formas) e fala (ato de enunciao individual), os quais so elementos constitutivos da linguagem, compreendida como a totalidade de todas as manifestaes que entram no jogo da lingustica. Mas, para ele, a linguagem no pode ser objeto da lingustica; a lngua que o objeto da lingustica. Justifica que a linguagem heterognea, no possuindo uma norma, enquanto a lngua um sistema de formas que possui uma norma. Diferencia, ainda, lingustica sincronia e lingustica diacrnica. A sincrnica estuda a relaes coexistentes e formadoras de um sistema; a diacrnica, termos sucessivos no percebidos por uma mesma conscincia. Tais ideias de Saussure sobre a histria so bem caractersticas do esprito racionalista da segunda orientao e para a qual a histria um domnio irracional que corrompe a pureza lgica do sistema lingustico.

H vrios outros tericos que se assemelham com a segunda orientao, como os neogramticos, por exemplo, mas o mais notvel Saussure. CAPTULO 5 LNGUA, FALA E ENUNCIAO Este captulo procura desenvolver uma anlise crtica das duas orientaes do pensamento filosfico-lingustico apresentadas no captulo anterior. Inicia tecendo a crtica ao objetivismo abstrato. Essa orientao defende que o sistema lingustico constitui um fato objetivo externo conscincia individual e independente desta, mas Bakhtin argumenta que se fizermos uma abstrao da conscincia individual subjetiva e lanarmos sobre a lngua um olhar objetivo no encontraremos nenhum indcio de um sistema de normas imutveis. Ao contrrio, depararemos com a evoluo ininterrupta das normas da lngua. Quando um historiador da lngua adota um ponto de vista diacrnico, considera que o sistema sincrnico no constitui uma realidade; ento, o sistema sincrnico s existe do ponto de vista da conscincia subjetiva do locutor de uma dada comunidade lingustica num dado momento da histria. O sistema de normas sociais somente existe relacionado conscincia subjetiva dos indivduos que participam da coletividade regida por essas normas. Certamente, essas normas variam. Mas, enquanto normas, a natureza de sua existncia permanece a mesma. Isso no quer dizer que essa relao entre a conscincia subjetiva e a lngua como sistema objetivo de normas incontestveis seja desprovida de objetividade. Exprime-se uma relao objetiva quando se diz que a lngua constitui, relativamente conscincia individual, um sistema de normas imutveis, que este o modo de existncia da lngua para todo membro de uma comunidade lingustica dada. A maioria dos partidrios do objetivismo abstrato tende a afirmar a realidade e a objetividade imediatas da lngua como sistema de formas normativas. Outros representantes so mais crticos e percebem a natureza abstrata e convencional do sistema lingustico. Bakhtin esclarece que a conscincia subjetiva do locutor no se utiliza da lngua como de um sistema de formas normativas. O sistema lingustico o produto de uma reflexo sobre a lngua, reflexo que no procede da conscincia do locutor nativo e que no serve aos propsitos imediatos da comunicao. O que importa para o locutor no a forma, o que importa aquilo que permite que a forma lingustica figure num dado

contexto. Concernente ao receptor, este, pertencente mesma comunidade lingustica, tambm considera a forma lingustica utilizada como um signo varivel e flexvel. No se pode confundir decodificao com identificao. O signo descodificado; s o sinal (entidade de contedo imutvel; no pertence ao domnio da ideologia) identificado. Enquanto uma forma lingustica for apenas um sinal e for assim percebida pelo receptor, ela no ter para ele nenhum valor lingustico. O elemento que torna a forma lingustica um signo no sua identidade como sinal, mas sua mobilidade especfica; da mesma forma que aquilo que constitui a descodificao da forma lingustica no o reconhecimento do sinal, mas a compreenso da palavra no seu sentido particular. Isso no quer dizer que o componente de sinalidade no exista na lngua. A palavra est sempre carregada de um contedo ou de um sentido ideolgico ou vivencial; no so elas que pronunciamos, mas verdades ou mentiras, coisas boas ou ms, etc; assim que as compreendemos. No objetivismo abstrato no assim que se concebe a lngua, separam a lngua de seu contedo ideolgico; o sistema lingustico no tido como prtica social. Na base dos mtodos de reflexo lingustica que postulam a lngua como sistema de formas normativas esto os procedimentos elaborados no estudo de lnguas mortas. Essa abordagem filolgica foi determinante para o pensamento lingustico europeu, portanto, um trao inevitvel desse pensamento. Pode-se dizer que a lingustica surgiu quando surgiram exigncias filolgicas, e por toda parte a lingustica filha da filologia. Porm, o que a filologia postulou carece de potncia necessria para dominar a fala viva. Baseando-se na filologia, a lingustica elaborou seus mtodos e categorias trabalhando com monlogos mortos. E, no entanto, a enunciao monolgica j uma abstrao. Toda enunciao monolgica, inclusive uma inscrio num monumento, constitui um elemento inalienvel da comunicao verbal. O fillogo-linguista desvincula-a da esfera real, apreende-a como um todo isolado, e no lhe aplica uma compreenso ideolgica ativa. Uma lngua morta como se fosse uma lngua estrangeira para o linguista. Por isso no se pode falar que o sistema das categorias lingusticas constitui o produto da reflexo epistemolgica do locutor de uma lngua dada; no uma reflexo sobre a percepo que o locutor tem de sua prpria lngua.

A teoria sobre a compreenso que os fillogos criam falsa - uma compreenso passiva - ela exclui qualquer resposta e, portanto, nada tem a ver com compreenso da linguagem. Essa compreenso passiva caracteriza-se pela percepo do signo como objeto-sinal. A reflexo lingustica serviu, ainda, a outros propsitos, como o ensino; no se trata mais de decifr-la, mas de ensin-la. Diante disso, surgiu outro problema fundamental da lingustica: como ensinar essa lngua. A fontica, a gramtica, o lxico, os trs centros organizadores das categorias lingusticas, formaram-se em funo das duas tarefas atribudas lingustica: uma heurstica e a outra pedaggica. A palavra da lngua nativa percebida de maneira totalmente diferente da estrangeira (como ocorre com as lnguas mortas), percebida como um irmo, como uma roupa familiar, ou melhor, como a atmosfera na qual habitualmente se vive e se respira. A lingustica e a filologia esto voltadas para a palavra estrangeira, isso decorre do imenso papel histrico que a palavra estrangeira desempenhou no processo de formao de todas as civilizaes, sendo veculo de cultura, religio, poltica, etc. Esse grandioso papel da lngua estrangeira fez com que a ideia de palavra estrangeira se fundisse ideia de poder e obrigou que a reflexo lingustica privilegiasse o seu estudo. At hoje a filosofia da linguagem e a lingustica no se conscientizaram do imenso papel ideolgico dessa. Isso faz com que a lingustica esteja longe de alcanar uma compreenso correta do papel dessa palavra na histria da lngua e da conscincia lingustica. Expe de maneira resumida os pontos essenciais das categorias provenientes da palavra estrangeira que serviram de base ao objetivismo abstrato: a) Nas formas lingusticas, o fator normativo e estvel prevalece sobre o carter mutvel; b) O abstrato prevalece sobre o concreto; c) O sistemtico abstrato prevalece sobre a verdade histrica; d) As formas dos elementos prevalecem sobre as do conjunto; e) A reificao do elemento lingustico isolado substitui a dinmica da fala; f) Univocidade da palavra mais do que polisemia e plurivalncia vivas; g) Representao da linguagem como um produto acabado, que se transmite de gerao a gerao. h) Incapacidade de compreender o processo gerativo interno da lngua.

Concluindo, na base dos fundamentos tericos do objetivismo abstrato esto as premissas de uma viso do mundo racionalista e mecanicista, as menos favorveis a uma concepo correta da histria, j que a lngua um fenmeno puramente histrico. Quando crtica os objetivismo abstrato, Bakhtin no quer dizer que est a favor do subjetivismo idealista, o qual ser analisado criticamente no captulo que segue. CAPTULO 6 INTERAO VERBAL O subjetivismo idealista liga-se ao Romantismo. Os romnticos foram os primeiros fillogos da lngua materna, no sentido estrito do termo. O subjetivismo idealista apoiou-se tambm sobre a enunciao monolgica como ponto de partida, mas abordou enunciao monolgica do ponto de vista da pessoa que fala, e no da compreenso passiva; se apresenta como um ato puramente individual. A categoria da expresso aquela categoria geral, de nvel superior, que engloba o ato de fala, a enunciao. A expresso comporta duas facetas: o contedo (interior) e sua objetivao exterior. Toda teoria da expresso deve levar essas duas facetas em conta. Em consequncia, a teoria da expresso deve admitir que o contedo a exprimir pode constituir-se fora da expresso. A teoria da expresso supe um certo dualismo entre o que interior e o que exterior, com primazia do contedo interior, j que todo ato de objetivao (expresso) procede do interior para o exterior. Para a orientao em questo que uma teoria da expresso - tudo que essencial interior. Ao exteriorizar-se, o contedo interior muda de aspecto, pois precisa apropriarse do material exterior, que possui suas prprias regras. No curso do processo de dominar o material, o contedo da atividade verbal a exprimir forado a um certo compromisso. Por isso o idealismo, que originou as teorias da expresso, engendrou teorias que rejeitam a expresso. Levando-se em conta que a exteriorizao da expresso apenas a traduo do interior, surge a ideia de que a compreenso do fato ideolgico deve dirigir-se para o interior, fazendo o caminho inverso da expresso: procedendo da objetivao exterior, a explicao deve infiltrar-se at as suas razes formadoras internas. Essa a concepo da expresso no subjetivismo individualista. A teoria da expresso que fundamenta a primeira orientao do pensamento filosfico-lingustico falsa. No a atividade mental que organiza a expresso, mas, ao contrrio, a expresso que organiza a atividade mental. O mundo interior e a

reflexo de cada indivduo tm um auditrio social prprio bem estabelecido, em cuja atmosfera se constroem suas dedues interiores, suas motivaes, apreciaes, etc. A palavra determinada tanto pelo fato de que procede de algum, como pelo fato de que se dirige para algum; constitui justamente o produto da interao do locutor e do ouvinte. A palavra, ento, no pertence totalmente ao locutor, mas em um determinado momento ele o nico dono dela, que ento sua propriedade inalienvel. A enunciao sempre socialmente dirigida; ela determinada da maneira mais imediata pelos participantes do ato de fala, explcitos ou implcitos, em ligao com uma situao bem precisa; a situao d forma enunciao. Os estratos mais profundos da estrutura da enunciao so determinados pelas presses sociais mais substanciais e durveis a que est submetido o locutor. Na relao com um ouvinte potencial a atividade mental oscila entre dois plos: atividade mental do eu e atividade mental do ns. A atividade mental do eu tende para a auto-eliminao, medida que se aproxima do seu limite, perde a sua modelagem ideolgica e, consequentemente, seu grau de conscincia. A atividade mental do ns no de carter primitivo, dada pela atividade social; a diferenciao ideolgica e o crescimento do grau de conscincia so proporcionais firmeza e estabilidade da orientao social. Essa atividade permite diferentes graus e diferentes tipos de modelagem ideolgica, variando uma mesma condio em diferentes contextos; a situao social determina que modelo, que metfora de enunciao, servir para exprimir uma determinada experincia. preciso distinguir a atividade mental para si da atividade mental do eu. A atividade mental individualista perfeitamente diferenciada e definida; caracteriza-se por uma orientao social slida e afirmada. No do interior, do mais profundo da personalidade que se tira a confiana individualista em si, a conscincia do prprio valor, mas do exterior, socialmente estruturada. Encontra-se uma estrutura anloga na atividade mental para si isolada. O orgulho que esta posio solitria implica apia-se igualmente sobre o ns. A atividade mental do sujeito constitui, ento, um territrio social, consequentemente, todo itinerrio percorrido da atividade mental enunciao tambm se situa em territrio social. Quando a atividade mental se realiza sob a forma de enunciao, a orientao social qual se submete adquire maior complexidade graas exigncia de adaptao ao contexto social imediato do ato de fala, e, sobretudo, aos interlocutores concretos.

Lana-se, com isso, uma nova luz sobre o problema da conscincia e da ideologia. Fora de sua objetivao, a conscincia uma construo ideolgica incorreta, que no considera os dados concretos da expresso social. Mas, enquanto expresso material estruturada, a conscincia constitui um fato objetivo e uma fora social imensa. Essa conscincia no se situa acima do ser, possui uma existncia real. Assim se torna aps passar por todas as etapas da objetivao social. A materializao da expresso um fato social. Uma vez materializada, ela passa a estruturar a vida interior, dar-lhe uma expresso mais definida e estvel. Bakhtin chamar a totalidade da atividade mental centrada sobre a vida e a expresso a que a ela se liga de ideologia do cotidiano; esta constitui o domnio da palavra interior e exterior desordenada e no fixada num sistema, que acompanha cada um dos nossos atos e os nossos estados de conscincia. Os sistemas ideolgicos constitudos da moral social, da cincia, da arte e da forte influncia sobre ela. Nessa ideologia, preciso distinguir vrios nveis, determinados pela escala social que serve para medir a atividade mental e a expresso, e pelas foras sociais em relao s quais eles devem diretamente orientar-se. Atividade mental que surge de uma situao fortuita no tem a possibilidade de adquirir uma fora e ao durveis no plano social. Esse tipo de atividade constitui um nvel inferior, que muda mais rapidamente na ideologia do cotidiano. Esto nesse nvel as atividades mentais e pensamentos confusos e informes que se acendem e apagam na nossa alma, e as palavras fortuitas ou inteis. No h neles lgica, dificilmente h leis sociolgicas neles. No nvel inferior da ideologia do cotidiano, s se apreendem regras estatsticas. J os nveis superiores dessa ideologia tm contato direto com os sistemas ideolgicos. So mais mveis e sensveis que as ideologias constitudas. As novas foras sociais, logo que surgem, encontram sua primeira expresso e sua elaborao ideolgica nesses nveis superiores da ideologia do cotidiano. No decorrer do tempo, essas novas correntes submetem-se influncia dos sistemas ideolgicos estabelecidos. Assim, nota-se que o social predominante, ele o centro organizador na enunciao. Dessa maneira, a teoria da expresso do subjetivismo individualista deve ser rejeitada. Os autores defendem que o subjetivismo individualista tem razo quando diz que as enunciaes isoladas constituem a substncia real da, mas est errado quando ignora a natureza social da enunciao. Essa orientao tambm tem razo quando diz que no se pode isolar uma forma lingustica do seu contedo ideolgico, porm, erra quando

diz que esse contedo ideolgico pode igualmente ser deduzido das condies do psiquismo individual. Est errado, ainda, quando toma a enunciao monolgica como seu ponto de partida bsico. Qualquer enunciao constitui apenas uma frao de uma corrente de comunicao verbal ininterrupta. Mas essa constitui, por sua vez, apenas um momento na evoluo contnua de um grupo social determinado. Um importante problema decorre da: o estudo das relaes entre a interao concreta e a situao extralingustica. Essas relaes tomam formas diversas, e os diversos elementos da situao recebem, em ligao com uma ou outra forma, uma significao diferente. A comunicao verbal acompanhada por atos sociais de carter no verbal. Levando em conta que a lngua evolui historicamente na comunicao verbal, prope-se a seguinte ordem metodolgica para o estudo da lngua: 1. As formas e os tipos de interao verbal em ligao com as condies concretas em que se realiza. 2. As formas das distintas enunciaes, dos atos de fala isolados, em ligao estreita com a interao de que constituem os elementos. 3. A partir da, exame das formas da lngua na sua interpretao lingustica habitual. Os autores argumentam que, diante do que foi abordado, nota-se que o que falta lingustica contempornea uma abordagem da enunciao em si. Sua anlise no ultrapassa a segmentao em constituintes imediatos. E, no entanto, as unidades reais da cadeia verbal so as enunciaes. Mas, justamente, para estudar as formas dessas unidades, convm no separ-las do curso histrico das enunciaes. As formas de construo de enunciao variam de acordo com o grupo e com os objetivos que se tm, isso tambm deve ser levado em considerao. A filosofia marxista da linguagem deve justamente colocar como base de sua doutrina a enunciao como realidade da linguagem e como estrutura scio-ideolgica. Por fim, em crtica s duas orientaes at aqui apresentadas, formulam os seguintes pontos de vista: 1. A lngua como sistema estvel de formas normativamente idnticas uma abstrao cientfica, a qual no d conta de maneira adequada da realidade concreta da lngua. 2. A lngua constitui um processo de evoluo ininterrupto, realizado atravs da interao verbal social dos locutores. 3. As leis da evoluo lingustica no so leis da psicologia individual, mas tambm no podem ser divorciadas da atividade dos falantes; so essencialmente leis sociolgicas.

4. A criatividade da lngua no coincide com a criatividade artstica nem com outra forma de criatividade ideolgica especfica. Mas, ao mesmo tempo, a criatividade da lngua no pode ser compreendida independentemente dos contedos e valores ideolgicos que a ela se ligam. A evoluo da lngua pode ser percebida como uma necessidade cega de tipo mecanicista, mas tambm pode tornar-se uma necessidade de funcionamento livre, que alcanou a posio de uma necessidade consciente e desejada. 5. A estrutura da enunciao uma estrutura puramente social. CAPTULO 7 TEMA E SIGNIFICAO NA LNGUA Neste captulo aborda-se a significao, um dos problemas mais difceis da lingustica. O sentido da enunciao completa ser denominado de tema, o qual deve ser nico; individual e no reitervel. O tema lingustico determinado pelas formas lingusticas que entram na composio e pelos elementos no verbais da enunciao. O tema da enunciao concreto, tanto quanto o instante histrico ao qual ela pertence. Somente a enunciao tomada em toda a sua amplitude concreta, como fenmeno histrico, possui um tema. No interior do tema a enunciao dotada de significao, a qual entendida como os elementos da enunciao que so reiterveis e idnticos cada vez que so repetidos. Esses elementos so abstratos, no possuem existncia concreta independente, mas isso no impede de formar uma parte inalienvel na enunciao. O tema da enunciao no analisvel, j a significao pode ser analisada em um conjunto de significaes ligadas aos elementos lingusticos que a compem. O tema um sistema de signos dinmico e complexo, que procura adaptar-se s condies de um dado momento da evoluo. A significao um aparato tcnico para a realizao do tema. Os dois esto ligados, um no existe sem o outro; no h sentido se o tema no apoiar-se sobre uma certa estabilidade da significao. Se um complexo sonoro qualquer comportasse uma nica significao inerte e imutvel, ento esse complexo no seria uma palavra, no seria um signo, mas apenas um sinal. As palavras tm multiplicidade de significaes, e isso o que faz de uma palavra uma palavra. Bakhtin afirma que a maneira mais correta de formular a inter-relao do tema e da significao a seguinte: o tema constitui o estgio superior real da capacidade

lingustica de significar; e a significao o estgio inferior da capacidade de significar, no quer dizer nada em si mesma, apenas uma possibilidade de significar no interior de um tema concreto. Para constituir uma cincia slida da significao, importante distinguir bem o tema e a significao e compreender bem a sua inter-relao. At o momento ningum compreendeu a importncia dessa conduta. A distino entre tema e significao adquire particular clareza em conexo com o problema da compreenso. Qualquer tipo genuno de compreenso deve ser ativo, s esse tipo de compreenso nos permite apreender o tema, pois a evoluo s pode ser apreendida com a ajuda de um outro processo evolutivo. Compreender a enunciao de outrem significa orientar-se em relao a ela, uma espcie de dilogo, o efeito da interao do locutor e do receptor produzido atravs do material de um determinado complexo sonoro. Toda palavra usada na fala real possui, alm do tema e significao, um acento de valor ou apreciativo. O nvel mais bvio, que ao mesmo tempo o mais superficial da apreciao social contida na palavra, transmitido atravs da entoao expressiva. Em toda enunciao h uma enorme importncia apreciao por maior que seja amplitude do seu espectro semntico e da audincia social de que goza. A entoao no traduz adequadamente o valor apreciativo; esse serve antes de mais nada para orientar a escolha e a distribuio dos elementos mais carregados de sentido da enunciao. Toda enunciao compreende antes de mais nada uma orientao apreciativa. Apenas os elementos abstratos considerados no sistema da lngua e no na estrutura da enunciao se apresentam destitudos de qualquer valor apreciativo. A apreciao social deve ser levada em conta para compreender a evoluo histrica do tema e das significaes que o compem. A evoluo semntica na lngua sempre ligada evoluo do horizonte apreciativo de um dado grupo social e a evoluo do horizonte apreciativo inteiramente determinada pela expanso da infra-estrutura econmica. medida que a base econmica se expande, ela promove uma real expanso no escopo de existncia que acessvel, compreensvel e vital para o homem.

Anda mungkin juga menyukai