Anda di halaman 1dari 5

Revista Brasileira de Medicina do Esporte Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.4 no.4 Niteri July/Aug. 1998


http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921998000400002
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE POSICIONAMENTO OFICIAL

Atividade fsica e sade na infncia e adolescncia


Jos Kawazoe Lazzoli; Antonio Claudio Lucas da Nbrega; Tales de Carvalho; Marcos Aurlio Brazo de Oliveira; Jos Antnio Caldas Teixeira; Marcelo Bichels Leito; Neiva Leite; Flavia Meyer; Felix Albuquerque Drummond; Marcelo Salazar da Veiga Pessoa; Luciano Rezende; Eduardo Henrique De Rose; Sergio Toledo Barbosa; Joo Ricardo Turra Magni; Ricardo Munir Nahas; Glaycon Michels; Victor Matsudo

INTRODUO
Um estilo de vida ativo em adultos est associado a uma reduo da incidncia de vrias doenas crnico-degenerativas bem como a uma reduo da mortalidade cardiovascular e geral. Em crianas e adolescentes, um maior nvel de atividade fsica contribui para melhorar o perfil lipdico e metablico e reduzir a prevalncia de obesidade. Ainda, mais provvel que uma criana fisicamente ativa se torne um adulto tambm ativo. Em conseqncia, do ponto de vista de sade pblica e medicina preventiva, promover a atividade fsica na infncia e na adolescncia significa estabelecer uma base slida para a reduo da prevalncia do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida. Nesse contexto, ressaltamos que a atividade fsica qualquer movimento como resultado de contrao muscular esqueltica que aumente o gasto energtico acima do repouso e no necessariamente a prtica desportiva. Este documento, elaborado por mdicos especialistas em exerccio e esporte, baseia-se em conceitos cientficos e na experincia clnica, tendo como objetivos: 1) estabelecer os benefcios da atividade fsica na criana e no adolescente; 2) caracterizar os elementos de avaliao e prescrio do exerccio para a sade nessa faixa etria; 3) estimular a recomendao e a prtica da atividade fsica nas crianas e adolescentes, mesmo na presena de doenas crnicas, visto que so raras as contra-indicaes absolutas.

ASPECTOS EPIDEMIOLGICOS
O avanar da idade acompanhado de uma tendncia a um declnio do gasto energtico mdio dirio custa de uma menor atividade fsica. Isso decorre basicamente de fatores comportamentais e sociais como o aumento dos compromissos estudantis e/ou profissionais. Alguns fatores contribuem para um estilo de vida menos ativo. A disponibilidade de tecnologia, o aumento da insegurana e a progressiva reduo dos espaos livres nos centros urbanos (onde vive a maior parte das crianas brasileiras) reduzem as oportunidades de lazer e de uma vida fisicamente ativa, favorecendo atividades sedentrias, tais como: assistir a televiso, jogar video-games e utilizar computadores. Existe associao entre sedentarismo, obesidade e dislipidemias e as crianas obesas provavelmente se tornaro adultos obesos. Dessa forma, criar o hbito de vida ativo na infncia e na adolescncia poder reduzir a incidncia de obesidade e doenas cardiovasculares na idade adulta. A atividade fsica tambm pode exercer outros efeitos benficos a longo prazo, como aqueles relacionados ao aparelho locomotor. A atividade fsica intensa, principalmente quando envolve impacto, favorece um aumento da massa ssea na adolescncia e poder reduzir o risco de aparecimento de osteoporose em idades mais avanadas, principalmente em mulheres ps-menopausa.

FISIOLOGIA DO EXERCCIO
Os princpios gerais que regem as respostas do organismo ao exerccio e ao treinamento fsico so os mesmos para crianas, adolescentes e adultos. Por outro lado, existem particularidades da fisiologia do esforo em crianas que decorrem tanto do aumento da massa corporal (crescimento) quanto da maturao, que se acelera durante a puberdade (desenvolvimento). Em relao potncia aerbica, ocorre um aumento do consumo mximo de oxignio (VO2max) em termos absolutos ao longo da idade, com maior acelerao em meninos do que em meninas. Esse aumento do VO2max est intimamente relacionado ao aumento da massa muscular, de forma que se considerarmos o VO2max corrigido por indicadores de massa muscular, no existe aumento com a idade em crianas e adolescentes do sexo masculino (VO2max/kg peso corporal permanece constante), enquanto ocorre um declnio progressivo em meninas (diminuio do VO2max/kg peso corporal). A potncia anaerbica aumenta em funo da idade em proporo maior do que o aumento da massa muscular, evidenciando um efeito da maturao sobre o metabolismo anaerbico. A potncia anaerbica no difere entre meninos e meninas pr-puberes, mas cresce proporcionalmente mais em meninos a partir da puberdade. Assim sendo, o aumento da potncia anaerbica deve-se tanto maior massa muscular, quanto ao efeito da maturao hormonal sobre as caractersticas funcionais do msculo esqueltico. Ainda, a capacidade de produzir lactato menor na criana do que no adulto, sendo um dos motivos pelos quais ela se recupera mais rapidamente aps exerccios de alta intensidade e curta durao, estando pronta para um novo exerccio mais precocemente. Outra caracterstica que se desenvolve com a maturao sexual o potencial de tamponamento da acidose muscular, que aumenta com a idade, permitindo a realizao de exerccios lticos mais intensos.

Existem caractersticas da termorregulao da criana que devem ser destacadas. A velocidade de troca de calor com o meio maior nas crianas do que em adultos, uma vez que possuem maior superfcie corporal por unidade de massa corporal. Assim sendo, no s a perda de calor em ambientes frios, mas tambm o ganho de calor em climas muito quentes so mais acelerados em crianas, aumentando o risco de complicaes. Como agravamento, a criana tende a ter menos sede do que o adulto, levando mais facilmente a desidratao e conseqente reduo da volemia, com prejuzo do desempenho e do mecanismo de termorregulao.

AVALIAO PR-PARTICIPAO
Do ponto de vista de sade pblica, as crianas e adolescentes aparentemente saudveis podem participar de atividades de baixa e moderada intensidade, ldicas e de lazer, sem a obrigatoriedade de uma avaliao pr-participao formal. importante que algumas condies bsicas de sude como uma nutrio adequada estejam atendidas para que a atividade fsica seja implementada. Quando o objetivo a participao competitiva ou atividades de alta intensidade, uma avaliao mdico-funcional mais ampla deve ser realizada, incluindo avaliao clnica, da composio corporal, testes de potncia aerbica e anaerbica, entre outros. A avaliao pr-participao tem como objetivo bsico assegurar uma relao risco/benefcio favorvel e deve considerar seus objetivos, a disponibilidade de infra-estrutura e de pessoal qualificado. O risco de complicaes cardiovasculares na criana extremamente baixo, exceto quando existem cardiopatias congnitas ou doenas agudas. A presena de algumas condies clnicas exige a adoo de recomendaes especiais e devem ser identificadas e quantificadas, tais como a asma brnquica, a obesidade e o diabetes melito. Do ponto de vista do aparelho locomotor, sabe-se que os ossos de uma criana ainda esto em formao em geral at o final da segunda dcada. As placas de crescimento so vulnerveis e leses por traumatismos agudos e overuse. Dessa forma, devem ser identificadas caractersticas anatmicas e biomecnicas que possam facilitar a ocorrncia dessas leses.

PRESCRIO
O objetivo principal da prescrio de atividade fsica na criana e no adolescente criar o hbito e o interesse pela atividade fsica, e no treinar visando desempenho. Dessa forma, deve-se priorizar a incluso da atividade fsica no cotidiano e valorizar a educao fsica escolar que estimule a prtica de atividade fsica para toda a vida, de forma agradvel e prazerosa, integrando as crianas e no discriminando os menos aptos. A competio desportiva pode trazer benefcios do ponto de vista educacional e de socializao, uma vez que proporciona experincias de atividade em equipe, colocando a criana frente a situaes de vitria e derrota. Entretanto, o objetivo de desempenho, principalmente quando h excessivas cobranas por parte de pais e treinadores, pode trazer conseqncias indesejveis, como a averso atividade fsica. Por essa razo, o componente ldico deve prevalecer sobre o competitivo quando da prescrio de atividade fsica para as crianas. Igualmente importante oferecer alternativas para a prtica do desporto, de forma a contemplar os interesses individuais e o desenvolvimento de diferentes habilidades motoras, contribuindo para o despertar de talentos. Um programa formal de atividade fsica deve treinar pelo menos trs componentes: aerbico, fora muscular e flexibilidade, variando a nfase em cada um de acordo

com a condio clnica e os objetivos de cada criana. Quando o objetivo o condicionamento aerbico, a prescrio deve contemplar as variveis tipo, durao, intensidade e freqncia semanal, obedecendo os princpios gerais de treinamento. O treinamento muscular deve ser realizado com cargas moderadas e maior nmero de repeties, valorizando o gesto motor, uma vez que este tipo de atividade contribui para o aumento da fora muscular e massa ssea. O risco de leses osteoarticulares em crianas que realizam trabalhos de sobrecarga muscular na verdade menor do que o relacionado com esportes de contato, desde que seja realizado com cargas submximas sob superviso profissional adequada. Em relao flexibilidade, seu treinamento deve envolver os principais movimentos articulares e ser realizado de forma lenta at o ponto de ligeiro desconforto e ento mantidos por cerca de 10 a 20 segundos.

RECOMENDAES
A implementao da atividade fsica na infncia e na adolescncia deve ser considerada como prioridade em nossa sociedade. Dessa forma, recomendamos que: 1) Os profissionais da rea de sade devem combater o sedentarismo na infncia e na adolescncia, estimulando a prtica regular do exerccio fsico no cotidiano e/ou de forma estruturada atravs de modalidades desportivas, mesmo na presena de doenas, visto que so raras as contra-indicaes absolutas ao exerccio fsico; 2) Os profissionais envolvidos com crianas e adolescentes que praticam atividade fsica devem priorizar seus aspectos ldicos sobre os de competio e evitar a prtica em temperaturas extremas; 3) A educao fsica escolar bem aplicada deve ser considerada essencial e parte indissocivel do processo global de educao das crianas e adolescentes; 4) Os governos, em seus diversos nveis, as entidades profissionais e cientficas e os meios de comunicao devem considerar a atividade fsica na criana e no adolescente como uma questo de sade pblica, divulgando esse tipo de informao e implementando programas para a prtica orientada de exerccio fsico.

REFERNCIAS RECOMENDADAS

1. American Academy of Pediatrics Committees on Sports Medicine and School Health. Physical fitness and the schools. Pediatrics 1987;80:449-50. [ Links ] 2. American College of Sports Medicine. Opinion statement on physical fitness in children and youth. Med Sci Sports Exerc 1988;20:422-3. [ Links ] 3. Caspersen CJ, Nixon PA, Durant RH. Physical activity epidemiology applied to children and adolescents. In: Holloszy JO, editor. Exerc Sport Sci Rev 1998;26:341403. [ Links ] 4. Chan K-M, Micheli LJ, editor. Sports and children. Hong Kong: Williams & Wilkins, 1998. [ Links ] 5. Confederacin Panamericana de Medicina del Deporte. Physical activity and health in the children of the American / Atividad fsica y salud en los nios de las Americas. Boletin COPAMEDE 1997;1:3. [ Links ] 6. Fdration Internacionale de Mdecine Sportive. FIMS Consensus Statement on Organized Sports for Children. In: Chan K-M, Micheli LJ, editors. Sports and children. Hong Kong: Williams & Wilkins, 1998. [ Links ] 7. Pate RR. Physical activity in children and adolescents. In: Leon AS, editor. Physical activity and cardiovascular health a national consensus. Champaign: Human Kinetics, 1997. [ Links ] 8. Sallis JF, Patrick K. Physical activity guidelines for adolescents: Consensus statement. Ped Exerc Sci 1994;6:302-14. [ Links ] 9. U.S. Department of Health and Human Services. Physical activity and health: a report of the Surgeon General, Atlanta, GA: U.S. Department of Health and Human Services, Centers for Disease Control and Prevention, National Center for Chronic Disease Prevention and Health Promotion, 1996. [ Links ] 10. U. S. National Institutes of Health. Physical activity and cardiovascular health. NIH Consensus Development Panel on Physical Activity and Cardiovascular Health. JAMA 1996;276:241-6. [ Links ] Documento aprovado em reunio realizada em 26/6/98 durante o 2 Congresso Sul-Brasileiro de Medicina Desportiva, Curitiba, PR.

All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License Sociedade Brasileira de Medicina do Exerccio e do Esporte Av. Brigadeiro Lus Antnio, 278, 6 and. 01318-901 So Paulo SP Tel.: +55 11 3106-7544 Fax: +55 11 3106-8611 revista@medicinadoesporte.org.br

Anda mungkin juga menyukai