Anda di halaman 1dari 4

Anlise SWOT A Anlise SWOT uma ferramenta utilizada para fazer anlise de cenrio, ou, anlise de ambiente, sendo

o usado como base para gesto e planejamento estratgico de uma corporao ou empresa, mas podendo, tambem ser utilizada para qualquer tipo de anlise de cenrio. A Anlise SWOT um sistema simples para verificar a posio estratgica da empresa no ambiente em questo.

Figura 1. Diagrama SWOT

O termo SWOT uma sigla oriunda do idioma ingls, de Foras (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaas (Threats). TARAPANOFF (2001:209) indica que a idia da anlise SWOT j era utilizada h mais de trs mil anos quando cita em uma epgrafe um conselho de Sun Tzu: "Concentre-se nos pontos fortes, reconhea as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaas " (SUN TZU, 500 a.C.).

Objetivos e vantagens da anlise SWOT Objetivos Efetuar uma sntese das anlises internas e externas; Identificar elementos chave para a gesto da empresa, o que implica estabelecer prioridades de actuao; Preparar opes estratgicas: Riscos/Problemas a resolver.

Vantagens/Oportunidades

Realizar previso de vendas em articulao com as condies de mercado e capacidades da empresa

Aplicao prtica Estas anlise de cenrio se divide em: ambiente interno (Foras e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a empresa dos seus concorrentes (decises e nveis de performance que se pode gerir). ambiente externo (Oportunidades e Ameaas)- Corresponde s perspectivas de evoluo de mercado (decises e circunstncias externas ao poder de deciso da empresa). Ambiente Interno Foras / Strenghts - Vantagens internas da empresa em relao s empresas concorrentes. Fraquezas / Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relao s empresas concorrentes. Ambiente Externo Oportunidades / Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa. Ameaas / Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa. Esta diviso necessaria por a organizao tem que agir de formas diferentes para cada caso. O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele resultado das estratgias de atuao definidas pelos prprios membros da organizao, e ser percebido como um ponto forte. E quando for percebido um ponto fraco, a organizao deve agir para control-lo ou minimizar seu efeito. J o ambiente externo est totalmente fora do controle da organizao, mas a empresa deve conhec-lo e monitor-lo com freqncia, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaas. Evitar ameaas nem sempre possvel, no entanto devemos minimizando seus efeitos. O ambiente externo pode ser dividido em duas partes: Ambiente geral ou macroambiente nivel exterior que afecta todas as industrias, embora de modo diferenciado.

Ambiente da industria ou competitivo que diz respeito a todos intervenientes proximios e tratado na anlise de Porter.

A combinao destes dois ambientes (interno e externo), e das suas variveis, Foras e Fraquezas; Oportunidades e Ameaas, facilitam a anlise e tomada de decises na definio das estratgias de negcios da empresa. Foras e Oportunidades - Tirar o mximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao mximo as oportunidades detectadas. Foras e Ameaas - Tirar o mximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaas detectadas. Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratgias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultneo aproveitem as oportunidades detectadas. Fraquezas e Ameaas - As estratgias a adoptar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possvel, fazer face s ameaas. Devendo esta anlise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto (elevado, mdio e fraco) que os factores podem ter no negcio e qual a tendncia (melhorar, manter e piorar) futura que estes factores tm no negcio. A aplicao da Anlise SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudana cultural da organizao.

Analise SWOT da PHD Julios e amigos Foras Defice de recursos humanos no sector da saude Existencia de fundos Existencia de um projecto traado Gestor de capacidado Docentes PHD`s

Ameaas Falta de renome no mercado de ensino Concorrente lessionando mesmo curso Novos entrantes Existencia de um concorrente com imagem e renome superior

Fraquesas Falta de formulao estratgica Localizao geografica No responder a demanda de mercado Ser uma instituio nova no mercado

Oportunidades Lar para estudantes Ensino a distncia Falta de recursos humanos no sector de sade Responder a demanda de mercado.

Anda mungkin juga menyukai