Anda di halaman 1dari 11

FACULDADE ASSIS GURGACZ CURSO DE PSICOLOGIA PROF. M.Sc.

KARIN KRISTINA PEREIRA

MANUAL DE AULA PRTICA DE GENTICA

RECOMENTAES SOBRE AS AULAS PRTICAS Para melhor aproveitamento das aulas prticas, as seguintes normas sero adotadas: Comparecer pontualmente, munido do jaleco e do manual de laboratrio; Ler cuidadosamente o roteiro, antes da execuo da aula prtica; Dividir os trabalhos eqitativamente com os companheiros do grupo; Realizar os trabalhos com calma e organizao, mantendo silncio no laboratrio; 5. Tomar notas das observaes e resultados, levando em considerao todos os pormenores relevantes ao estudo posterior; 6. Discutir com o professor ou com o monitor, todos os pontos em dvida; 7. Usar apenas o material estritamente necessrio, evitando desperdcios e danos; 8. Antes de retirar-se, limpar o balco de trabalho, colocando o lixo slido e lquido nos locais designados; 9. Ao final de cada aula, colocar as vidrarias e os aparelhos em locais previamente designados; 10. As prticas sero consideradas como terminadas, desde que seus resultados tenham sido aprovados pelo professor; 11. As notas referentes s aulas prticas somente podem ser obtidas perante a apresentao do relatrio e comprovada sua presena no dia da aula prtica, com exceo de justificativa de falta aprovada pelo colegiado do curso, no dispensando nesse caso, a apresentao do relatrio e reviso bibliogrfica sobre o assunto abordado. 1. 2. 3. 4.

PRTICA N 01 CONSTITUIO E FUNCIONAMENTO DO MICROSCPIO Data: Acadmico (a): Assinatura da professora: Material Microscpio

Parte Mecnica: Base ou P: Placa de apoio do microscpio que assenta sobre a mesa garantindo-lhe estabilidade. Coluna ou Brao: Haste vertical ou inclinvel, fixada base, que suporta as restantes partes componentes do microscpio. Parte por onde se pega no microscpio. Platina: Plataforma onde se colocam as preparaes a observar. Tem no centro uma abertura janela da platina destinada passagem dos raios luminosos. Revlver: Suporte de objetivas, fixado extremidade inferior do tubo, que serve para facilitar a substituio de uma objetiva por outra, colocando-as por rotao em posio de observao. Tubo ou Canho: Suporte cilndrico da ocular. Parafuso Macromtrico: Permite movimentos de grande amplitude, rpidos, por deslocao vertical da platina. Parafuso Micromtrico ou de focagem lenta: Permite movimentos lentos da deslocao da platina para focagens mais precisas. Parte ptica: Sistema de ampliao: Consiste na associao de dois sistemas de lentes (objectiva e ocular) constituindo um sistema ptico composto. Objetiva: uma associao de lentes, situada no revlver, que colocada na extremidade mais prxima do objeto, ampliando a imagem. Objetiva de imerso: (100x) A lente frontal da objetiva mergulhada num leo de imerso (de cedro ou anisol). A imerso tem por fim aumentar o poder de resoluo da objetiva. Ocular: uma associao de lentes que colocada na extremidade do tubo, mais prxima do olho do observador e que recebe a imagem da objetiva. Sistema de iluminao: consiste na associao destas trs peas fundamentais: Espelho Duplo ou Fonte de Luz: O espelho destina-se a refletir a luz que recebe da fonte luminosa para a platina. Diafragma: Regula a quantidade de luz que vai atingir o campo do microscpio. Condensador: um sistema de duas lentes que distribui regularmente no campo visual do microscpio, a luz refletida pelo espelho ou diretamente da fonte luminosa.

PRTICA N 02 VISUALIZAO DE LETRAS AO MICROSCPIO Data: Acadmico (a): Assinatura da professora: Material Microscpio Letrinhas Pinas Lamina Lamnula Descarte Procedimento Com auxlio de uma pina, acrescente uma letra de jornal em uma lamina de microscpio, cobrindo posteriormente com uma lamnula. Observe ao microscpio. 1. Esquematize a letra a olho nu e no microscpio. H alguma diferena nas duas situaes? Qual?

PRTICA N 03 CARACTERIZAO DE CLULA HUMANA Data: Acadmico (a): Assinatura da professora: Material Microscpio Palito de picol ou canudinho Lamina Lamnula Descarte Soluo de azul de metileno Procedimento Raspar a mucosa bucal com palito de picol e fazer um esfregao na lamina de microscopia. Pingar uma gota de soluo de azul de metileno e cobrir com lamnula. Observar ao microscpio. Ao final da observao, descartar a lamina e lamnula em local devido. 1. Esquematize a clula humana e identifique a constituio.

PRTICA N 04 MITOSE EM RAIZ DE CEBOLA Data: Acadmico (a): Assinatura da professora: Material Laminas permanentes de raiz de cebola Procedimento Observar e caracterizar as diferentes fases da mitose em raiz de cebola. 1. Esquematize e identifique as diferentes fases encontradas.

PRTICA N 05 CROMOSSOMOS HUMANOS Data: Acadmico (a): Assinatura da professora: Material Laminas permanentes de cromossomos humanos leo de imerso Procedimento Observar e caracterizar os diferentes cromossomos na maior objetiva (100 x), utilizando leo de imerso para a visualizao. 2. Esquematizar os cromossomos.

PRTICA N 06 TIPAGEM SANGUINEA: SISTEMA ABO Data: Acadmico (a): Assinatura da professora: Introduo Sistema ABO: o sistema que classifica o sangue humano em quatro tipos: A, B, AB e O. Este sistema foi descoberto em 1900, pelo austraco Landsteiner. Gentica do ABO um caso de alelos mltiplos em que atuam trs genes: Ia, Ib e i. A relao de dominncia : IA = IB, IA > i e IB > i. A determinao ocorre da seguinte maneira: 1. As hemcias humanas podem apresentar substncias qumicas denominadas aglutingenos ou aglutinognios, que podem ser de dois tipos A e B. 2. Hemcias que apresentarem o aglutingeno A em suas membranas sero classificadas como sendo do tipo A; hemcias com aglutingeno B sero classificadas como tipo B; quando possurem os dois aglutingenos ao mesmo tempo sero classificadas como tipo AB, e se no possurem nenhum dos dois, sero chamadas de tipo O.

Material Lamina de microscopia Agulha Soro anti-A, anti-B e Rh Procedimento: 1. Coloca-se numa lmina de microscopia, lado a lado, uma gota de soro anti-A e outra de soro anti-B. 2. Sobre cada gota de soro coloca-se uma gota do sangue a ser identificado. Observando-se o resultado: a) Se no houver aglutinao em nenhum dos lados, o sangue em exame do grupo O. b) Se houver aglutinao nos dois lados, o sangue do grupo AB. c) Se houver aglutinao somente com o soro anti-A, o sangue do grupo A. d) Se aglutinar somente com o soro anti-B, o sangue do grupo B.

Repetir o mesmo procedimento para o fator Rh. Fator Rh (Rhesus) ou Fator D 85% das pessoas possuem nas hemcias um antgeno chamado fator Rh. Estas pessoas so Rh+ (positivas). 15% das pessoas no possuem nas hemcias o fator Rh e so Rh- (negativas).

Mecanismo gentico O fator Rh determinado por um par de alelos, R e r: R determinando a formao do fator Rh e r determinando a sua no-formao, sendo R dominante sobre r.

Transfuses O nico caso em que h problemas ocorre quando o doador Rh+ e o receptor Rh-, tendo o ltimo j recebido anteriormente uma transfuso de sangue Rh+, estando, por isso, sensibilizado. Doena Hemoltica do Recm-Nascido (DHRN) ou eritroblastose fetal Ocorre quando o feto Rh+ e a gestante Rh- e quando ocorrer a transfuso placentria pode haver a formao de anticorpos no sangue materno. Esses anticorpos dissolvidos no plasma materno passam livremente, atravs da placenta, para o feto. O anticorpo uma hemolisina, isto , causa a destruio das hemcias. O contedo da hemcia lanado no sangue, e a hemoglobina transformada em bilirrubina no fgado. Este pigmento depositado em vrios tecidos, dando a cor tpica amarelo-esverdeada dos indivduos que sofreram essa alterao (ictercia do recm-nascido). Devido ao grande nmero de hemcias destrudas, ocorre anemia. 1. Qual seu tipo sanguneo? Qual sua caracterstica gentica para o sistema ABO e para o Rh?

PRTICA N 07 CRUZAMENTO COM Drosophila melanogaster Data: Acadmico (a): Assinatura da professora: Material Frascos com moscas das frutas (Drosophila melanogaster) Pinas Lupas Placas de petri ter Algodo Procedimento Umidecer um pedao de algodo com ter e colocar dentro dos frascos contendo moscas das frutas. Com auxilio de uma pina, retirar algumas moscas dos frascos e acondicionar em placas de petri para visualizar na lupa. Identificar os diferentes mutantes de Drosophilas e diferenciar macho e fmea. Separar 5 machos e 5 fmeas e manter em frasco limpo com meio de cultura. Aps 15 dias fazer a contagem e classificao da prole, assim como a probabilidade de descendncia. Manter as larvas no frasco para repetir a avaliao em 30 dias. Combinao dos cruzamentos por grupo: Selvagem Ebony White Vestigial Macho Fmea Macho Fmea Macho Fmea Macho Fmea Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5 Caracterstica morfolgica dos mutantes de Drosophila melanogaster:

SELVAGEM WHITE

EBONY

VESTIGIAL

Anda mungkin juga menyukai