Anda di halaman 1dari 3

LITERATURA DE LNGUA PORTUGUESA 2 SRIE EM QUADRO CRONOLGICO Prof.

f. Ten Holzapfel Aluno:__________________________ Turma: _____________________ Cronologia e caractersticas dos movimentos literrios
Estilo Trovadorism o Portugal 1189/1198 A Ribeirinha Paio Soares de Taveirs Gneros: cantigas (poesia), novelas de cavalaria, nobilirios, hagiografias. Brasil Caractersticas Cantigas de Amor: sofrimento, idealizao, eu lrico masculino, ambiente da Corte, dama inacessvel, carter anltico-descursivo. Cantigas de Amigo: eu lrico feminino, confessional, ambiente popular, paixo incorrespondida, realista, narrativo-descritiva. Cantigas de Escrnio e Maldizer: crticas indiretas ou diretas de pessoas ou fatos de uma poca. Rica fonte de documentao. Teatro: em poesia, versa sobre assuntos profanos ou religiosos; carpintaria teatral rudimentar; ausncia de regras; sem unidade de ao, tempo e espao. Aspectos crticos de uma sociedade em transio.

Humanismo

1418 Ferno Lopes, guarda-mor da Torre do Tombo. Gneros: historiografia, teatro popular, prosa doutrinria. Gil Vicente (teatro) 1527 S de Miranda Introduo da medida nova. Gneros: poesia lrica, pica, teatro e crnicas. Cames (poesia)

1500 (Quinhentismo) 1 Documento escrito em terras brasileiras: Carta a D. Manuel. Gneros: poesia lrica e pica, teatro e crnicas. Pero Vaz de Caminha Jos de Anchieta

Barroco

QuinhentismoClassicismo

Valorizao do homem (antropocentrismo); paganismo (maravilhoso pago); superioridade do homem sobre a natureza; objetividade; racionalismo; universalidade; saber concreto em detrimento do abstrato; retomada dos valores greco-romanos; rigor mtrico, rmico e estrfico: equilbrio e harmonia.

1580 Morte de Cames Portugal sob o domnio espanhol. Gneros: oratria sacra, poltica e social; poesia religiosa, satrica e lricoamorosa. Pe. Antnio Vieira (oratria) 1756 Fundao da Arcdia Lusitana. Gnero: poesia Bocage (poesia)

1601 Bento Teixeira: publicao de Prosopopia Pe. Antnio Vieira (oratria) Gregrio de Matos (poesia)

Arte dos contrastes: antinomia homem - cu, homem - terra; visualizao e plasticidade; fugacidade; no-racionalismo; unidade e abertura (perspectivas mltiplas para o observador); luta entre o profano e o sagrado. Culto a elementos evanescentes (gua/vento). Sentido de transitoriedade da vida; carpe diem (aproveitar o momento); valorizao do presente, movimento ligado ao esprito da Contra - Reforma; jogos de metforas; riqueza de imagens; gosto pelo pormenor; malabarismo verbal uso de hiprbato, hiprbole, metforas e antteses. Arte do equilbrio e harmonia; busca do racional, do verdadeiro e da natureza; retorno s concepes de beleza do Renascimento; poesia objetiva e descritiva; ureas mediocritas: o objetivo arcdico de uma vida serena e buclica; pastoralismo; valorizao da mitologia; tcnica da simplicidade. Literatura linear e regrada: inutilia truncat (cortar o intil). 1 Gerao: nacionalismo, ufanismo, natureza, religio, indianismo/medievalismo. 2 Gerao: mal do sculo, evaso, solido, profundo pessimismo, anseio da morte. 3 Gerao: condoreirismo, liberdade, oratria de reivindicao, transio para o Parnasianismo, literatura social e engajada. Geral: imaginao, fantasia, sonho, idealizao, sonoridade, simplicidade, subjetivismo, sintaxe emotiva, liberdade criadora.

Arcadismo

1768 Cludio Manuel da Costa: Obras Poticas Cludio Manuel da Costa, Toms Antnio Gonzaga (poesia lrica e pica) Baslio da Gama e Santa Rita Duro (poesia pica) 1836 Gonalves de Magalhes Publicao de Suspiros Poticos e Saudades Poesia: Gonalves Dias, lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves. Prosa: (urbanos) Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antnio de Almeida; (regionalistas) Alencar, Bernardo Guimares, Taunay; (indianistahistrico) Alencar

Romantismo

1825 Almeida Garrett Publicao do poema Cames Gneros: prosa (romance e novela) poesia e teatro.

Simbolismo

Realismo/ Parnasianismo/ Naturalismo

1865 Questo Coimbr: Antero de Quental contra Castilho (Novos x Velhos) Gneros: prosa (romance, conto, crnica), poesia, crtica. Prosa: Ea de Queirs

1881 Machado de Assis Publicao de Memrias Pstumas de Brs Cubas/ Realismo Alusio de Azevedo Publicao de O Mulato/ Naturalismo Dcada de 80 Definio do iderio parnasiano. Poesia: Antero de Quental, Cesrio Prosa: Machado de Assis, Alusio Azevedo, Raul Pompia Verde, Guerra Junqueiro. Poesia: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Vicente de Carvalho. 1890 Eugnio de Castro Publicao de Oaristos Gneros: poema e prosa. Poesia: Camilo Pessanha 1893 Cruz e Sousa Publicao de Missal (prosa potica) e Broquis (poesia). Poesia: Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, Pedro Kilkerry, Emiliano Perneta. 1902 Publicao de Os Sertes, de Euclides da Cunha; Cana, de Graa Aranha. Prosa: Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graa Aranha. Poesia: Augusto dos Anjos;

Realismo: preocupao com a verdade exata, observao e anlise, personagens tipificadas, preferncia pelas camadas altas da sociedade. Objetividade. Descries pormenorizadas. Linguagem correta, no entanto mais prxima da natural, maior interesse pela caracterizao que pela ao tese documental. Naturalismo: viso determinista do homem (animal, presa de foras fatais e superiores meio, herana gentica, fisiologia, momento). Tendncia para anlise dos deslizes de personalidade. Deturpaes psquicas e fsicas. Preferncia pela classe operria. Patologia social: misria, adultrio, criminalidade, etc tese experimental. Parnasianismo: arte pela arte, objetividade, poesia descritiva, versos impassveis, exatido e economia de imagens e metforas, poesia tcnica e formal, retomada de valores clssicos, apego mitologia greco-romana. Simbolismo: reao contra o positivismo, o Naturalismo e o Parnasianismo; individualismo, subjetivismo psicolgico, atitude irracional e mstica, respeito pela msica, atitude irracional e mstica, respeito pela msica, cor, luz; procura das possibilidades do lxico.

PrModernismo

.-

Pr-Modernismo: tendncia das primeiras dcadas do sculo XX, sentido mais crtico, fixando diferentes facetas da realidade social, poltica ou alteraes na paisagem e cor local.

] Grfico Explicativo

Linha APOLNEA

CLASSICISMO Grego e romano

HUMANISMO
1418 - 1527 TROVADORISMO 1198 - 1418

Linha DIONSICA

Podemos entender facilmente as escolas literrias do Brasil por meio deste grfico. As escolas literrias, tambm conhecidas como movimentos literrios, so como as ondas do mar, feitas de altos e baixos. Os pices destes movimentos se alteram por duas diferentes linhas de pensamento e estilo. A linha dionisaca deriva do nome Dionsio, deus grego do vinho e da emoo. As escolas literrias que se encontram nesta linha dionisaca tm como caractersticas a emoo, o lirismo, o subjetivismo. Ao contrrio, a linha apolnea (derivada do nome Apolo, deus da razo) representa o equilbrio, a lucidez, o objetivismo.

H uma grande diferena entre literatura NO Brasil e literatura DO Brasil. Acontece que toda a produo literria feita no Brasil, desde a carta de Caminha at o Barroco, no se pode afirmar que seja literatura nacional, legitimamente brasileira. Pois ainda estvamos sob domnio de Portugal, o pensamento era de uma literatura colonial que ainda no tinha desfeito o cordo umbilical com a metrpole. S ento com o Romantismo que a literatura tupiniquim floresce. E, coincidentemente, era a estao de nossa independncia poltica, econmica e cultural. Analisando o grfico, percebe-se ainda que a partir do Modernismo acontece um desequilbrio nessa freqncia uniforme. A razo e a emoo se abraam. A poesia e os poetas encontram a real liberdade de criao. No existir desde ento, uma escola vigente ou regente de tendncias. o encontro do velho com o novo. Sem frmulas, leis ou teoremas de como se fazer versos. Apenas poetizar. (Extrado de www.akio.com.br)

Anda mungkin juga menyukai