Anda di halaman 1dari 19

SECRETARIA DE EDUCAO DO ESTADO DO PARAN SEED SUPERINTENDNCIA DA EDUCAO SUED POLTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS DIPOL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO

CAO PDE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING - UEM

NORTE DO PARAN: Um estudo dos movimentos de ocupao e sua recente histria.

Autora: Professora Edna Regina Gomes Fogari. Orientador: Professor Doutor Lcio Tadeu Mota. rea: Histria. NRE: Maring. Escola: Colgio Estadual Governador Adolpho de Oliveira Franco. Disciplina: Histria Ensino Mdio Unidade Temtica: Histria Regional. Disciplina de relao interdisciplinar 1: Geografia Disciplina de relao interdisciplinar 2: Sociologia

INTRODUO Este trabalho analisa o movimento de ocupao das terras do Norte do Paran. As questes principais voltam-se para o estudo do homem e a formao de sua organizao social, identificando fatores comportamentais que resultariam em um processo organizado de ocupao de terras, comercializadas por empresas colonizadoras e pelo prprio governo do Estado. O primeiro texto deste caderno temtico considera a complexidade de protagonistas na formao da populao desta regio, reafirmando a existncia de sociedades humanas presentes aqui em perodos histricos anteriores aos sculos recentes. O segundo texto deste trabalho relata a momento do advento da prosperidade ao Norte do Paran, a partir das primeiras dcadas do sculo XX, perodo em que se verificou a troca da mata pela estrada de rodagem, da floresta pelos cafezais, dos animais silvestres pela pecuria comercial, com o intuito de promover o desenvolvimento econmico. O terceiro texto analisa, a partir do modelo de colonizao existente, a constituio de comunidades rurais com caractersticas bem definidas que se estruturaram e habitaram as margens dos crregos e aguadas do norte novo, por um perodo de aproximadamente trs dcadas. Eram migrantes, de vrias regies que vieram para c atrados pela propaganda das frteis terras roxas do terceiro planalto paranaense.

1) UMA REGIO HABITADA H 10 MIL ANOS! De acordo com NOELLI e MOTA, a histria da regio que envolve Maring no se iniciou com a chegada dos pioneiros e das companhias colonizadoras, mas sim h 10.000 anos, com a chegada das primeiras populaes indgenas na regio.
1

A formao tnica do norte do Paran reflete sua prpria histria. Encontram-se na ocupao destas terras um complexo jogo de interesses entre novos proprietrios e nativos que por milhares de anos permaneceram ocultos a civilizao ocidental. Este arcabouo torna-se um vasto campo de pesquisa para a histria fazendo-se necessrio recolocar cada personagem em seu lugar devido, partindo da premissa de que muitos agrupamentos coexistiram no decorrer de sculos. Os desbravadores de terras do sculo XX representam apenas uma pea deste diverso quadro histrico, havendo tambm outros grupos humanos anteriores a eles que devem ser registrados pela historiografia contempornea, como: os ndios responsveis pela formao das primeiras populaes humanas desta regio; bandeirantes e grupos de aventureiros que aqui vieram em busca de riquezas naturais e mo-de-obra escrava a partir do sculo XVI, sendo eles portugueses e/ou espanhis; os religiosos jesutas que fundaram vrias Redues com o intuito de catequizar os nativos; caboclos que habitaram a regio antes da chegada da colonizao realizada pelas Companhias nos anos de 1930, 40. Assim verificamos que a histria do norte do Paran deve ser delineada levando-se em conta a sua pluralidade tnico-cultural e sua complexidade histrica.
Sobre a ocupao pr-histrica da regio, ver texto de NOELLI, Francisco S. MOTA, Lcio T. Explorao e Guerra de Conquista dos Territrios Indgenas nos Vales do rio Tibagi, Iva e Piquiri. In: Estudos de histria regional. DIAS, Reginaldo B.; GONALVES, Jos Henrique Rollo (org). Maring: EDUEM, 1999 p.50..
1

Segundo os pesquisadores NOELLI E MOTA importante dizer que no h uma continuidade tnica e cultural entre os habitantes de hoje e as populaes pr-histricas e indgenas que viveram nos territrios entre os rios Tibag e Iva. Para existir Maring e todas as cidades e povoados do seu entorno, foi necessrio expulsar, destruir e confinar as populaes indgenas que viviam nessas regies. Da mesma maneira que se substituram as populaes indgenas por brasileiros e migrantes de outros paises, tambm foi necessrio destruir a rica floresta para implantar o modelo econmico agropastoril das monoculturas e da criao extensiva de gado. No interior dessas reas predominantemente florestais, as populaes Guarani e Kaingang realizavam uma sofisticada e produtiva agricultura de diversos cultivares, de baixo impacto ambiental e adaptada aos ciclos biolgicos naturais.
2

Conforme MOTA 1997, percebemos que o contato das populaes europias com os grupos indgenas (J e Tupi), habitantes da bacia do rio Tibagi at o rio Paran, ocorreu no incio do sculo XVI com as primeiras expedies portuguesas e espanholas que cruzaram a regio rumo ao Paraguai e ao Peru.3 Esta reflexo tem o intuito de desmistificar a idia oficial de que no Paran havia territrios vazios, desocupados, antes da chegada do colonizador das primeiras dcadas do sculo XX. Os estudos comprovam que o incio da ocupao humana no noroeste do Paran, est relacionado ao povoamento original da Amrica do Sul. A idia de habitar um espao vazio representou um dos marcos da expanso capitalista que incorporou essas novas reas ao sistema produtivo. Os interesses do Governo e das empresas colonizadoras criaram e fortaleceram a idia de que a regio era um vazio demogrfico: incorporando este aspecto na histria oficial, narrada a compradores de
NOELLI, Francisco S.; MOTA, Lcio T. A pr-histria da Regio onde se encontra Maring, Paran. In: Maring e o Norte do Paran. Estudos de histria regional. DIAS, Reginaldo B.; GONALVES, Jos Henrique Rollo (org). Maring: EDUEM, 1999.p. 6 e 7. 3 MOTA, Lcio Tadeu. A Guerra de Conquista nos Territrios dos ndios Kaingang do Tibagi: Nota de pesquisa; Revista Histria Regional. Vol. 2. n. 1. 1997. .
2

terras e suas famlias colonizadoras. As garantias de terras no ocupadas e distantes de aldeias indgenas favoreciam o processo de venda e de uma forma geral, criaram uma apologia desta colonizao. A historiografia paranaense da dcada de cinqenta retrata e os livros didticos, baseados nestas fontes, repetem a idia de que as terras indgenas do terceiro planalto paranaense constituam um imenso espao desabitado a espera da ocupao pelos pioneiros. Neste contexto, no ocorrem discusses consistentes ignorando e eliminando, da histria regional, os primeiros habitantes destes territrios. Ignoram-se os sculos anteriores de exploraes realizadas pelos espanhis, portugueses e brasileiros. A importncia do conhecimento e da existncia de populaes na regio, desde perodos histricos anteriores ao contemporneo, impe ao pesquisador da histria regional a ampliao de seu recorte temporal, que normalmente fixa-se nos sculos XIX e XX, deixando para traz a construo histrica precedente dos grupos humanos existentes, como quer uma parcela da historiografia. Questes Sugeridas: 1- Aponte os personagens que viveram nas terras norteparanaenses durante este longo processo de ocupao humana. Destacando aqueles que ainda hoje vivem aqui. 2-Pesquise sobre os povos indgenas que habitavam esse territrio quando da chegada dos colonizadores do sculo XX. Identificando onde se localizam e como vivem atualmente. 3- De acordo com o texto, foi veiculada a idia de que esta regio era um grande vazio demogrfico. Qual o significado desta expresso? Qual o interesse em se difundir esta idia?

2- A OCUPAO NORTE PARANAENSE NO SCULO XX: A CHEGADA DO DESENVOLVIMENTO ECONMICO E A DIZIMAO DA FLORESTA.

O Norte do Paran pode ser dividido em trs reas: o Norte Velho que vai da divisa nordeste com So Paulo at o rio Tibagi, colonizado entre os anos de 1860 e 1925; o Norte Novo delimitado pelos rios Tibagi, Iva e Paranapanema colonizados entre 1920 e 1950; e o Norte Novssimo , que se estende do rio Iva ao Paran e ao Piquiri, colonizado desde 1940 at 1960.4 O mapa apresentado pela autora France Luz, em sua dissertao de Mestrado intitulado: Fenmeno Urbano numa regio pioneira (1980 ) na pgina 16, define as regies que formam a totalidade do que se considera o Norte do Paran. A ocupao contempornea desta faixa de terras, trouxe consigo a triste realidade do desmatamento da floresta, assim como em outras regies do Brasil, dando espao ao desenvolvimento da agricultura com fins de exportao de gros, especificamente a produo do caf, trazendo para a regio, homens que vislumbravam ideais grandiosos de progresso e desenvolvimento econmico. A deciso do Estado valorizou a escolha do desenvolvimento econmico sacrificando o meio-ambiente. O modelo de ocupao capitalista resultou em uma grande devastao nas reas cobertas pela floresta. A limpeza do terreno era indispensvel, era necessria rapidez, se havia floresta havia tambm a necessidade de afast-la, a fim de que os colonizadores pudessem usufruir da terra que estava encoberta. Sabiase que estes terrenos possuam solo frtil e que muitos teriam interesse em investir nesta regio retirando a floresta e plantando o caf. As terras do norte do estado foram colocadas venda em meados dos anos 20, empresas colonizadoras particulares, especificamente a (CTNP) Companhia de Terras Norte do Paran e o prprio Estado foram responsveis pelas negociaes.
Intensa propaganda, acerca do Norte do Paran e das condies da colonizao, foi realizada pela Companhia, sobretudo atravs de jornais de grande circulao, principalmente em So Paulo, com o objetivo de atrair colonos nacionais. LUZ, France. O Fenmeno Urbano numa regio Pioneira: Maring. Dissertao de Mestrado. Universidade de So Paulo. 1980. p 17.
4

A aquisio de lotes rurais era facilitada em prestaes, at quatro anos, aos juros de 8% ao ano (...) Ao comprador era exigida a reserva de 10%, na propriedade adquirida, de rea floresta. A companhia prestava ainda, transporte e assistncia inicial dos colonos. (...) o sistema de colonizao praticado pelo Governo do Estado, foi semelhante ao da Companhia de Terras Norte do Paran, vendendo suas terras em pequenos lotes agrcolas, exceto nos casos da colnia Centenrio que foi loteada em fazendas, e de Paranava, onde as propriedades rurais eram de dimenso variada, conforme a sua localizao mais prxima ou distante em relao sede da Colnia.5

As Companhias colonizadoras de terras presentes no estado organizaram um processo de povoamento, de propores nunca vistas anteriormente em terras paranaenses. A propaganda realizada trouxe para a regio inmeras famlias de migrantes. Vieram, paulistas em sua maioria, tambm mineiros e nordestinos, alm de famlias de estrangeiros de vrias nacionalidades, todos vislumbrados pela imagem de prosperidade e riqueza que eram observadas na propaganda veiculada por vrios estados do pas. A partir de 1939 o governo do Estado decidiu promover tambm, a venda de terras deste territrio que ainda faziam parte de seu patrimnio.
As condies excepcionais do norte do Paran e a conjuntura econmica nacional e estadual favorvel lavoura cafeeira contriburam para o sucesso da empresa que, ao mesmo tempo em que auferia lucros com a venda de terras. Incentivava o povoamento e a consolidao de uma infra-estrutura regional. O impulso verificado na ocupao das terras pela agricultura e em especial pela lavoura cafeeira, e no povoamento da regio, foi devido em grande parte iniciativa privada, representada de um lado pela empresa colonizadora e de outro pelos responsveis pela explorao agrcola que, estimulados pela oportunidade de cultivarem suas prprias terras e obterem lucros, iriam ter uma participao pondervel na obra de ocupao de uma das mais prsperas regies do Estado e do pas. 6

O desenvolvimento da regio se fez atravs da aquisio de lotes rurais pelos agricultores interessados em abrir o mato, limpar o terreno e plantar o cafezal, juntamente com plantaes de subsistncia. Fazia parte do planejamento das companhias de colonizao e tambm do projeto do
BALHANA, A.P.; MACHADO, B.P.; WESTPHALEN, C.M. Histria do Paran. Curitiba, GRAFIPAR, 1969, v.1. p. 215, 216 e 217.
5

LUZ, France. O Fenmeno Urbano numa regio Pioneira: Maring. Dissertao de Mestrado. Universidade de So Paulo. 1980. p 194.
6

Estado, promover o desenvolvimento da infra-estrutura necessria regio, estradas seriam abertas, cidades seriam fundadas, objetivando a fixao da populao, o escoamento da produo cafeeira e o conseqente progresso do territrio. O historiador norte-americano Warren Dean, ao estudar a devastao da Mata Atlntica do Brasil no livro A Ferro e Fogo, afirma que de acordo com a Constituio do pas promulgada em 1934, os estados e o governo central ficaram encarregados de proteger,
(...) as belezas naturais e monumentos de valor histrico ou artstico. (...) O crucial que o novo Cdigo Florestal negava o direito absoluto de propriedade, proibindo, mesmo em propriedades privadas, o corte de rvores ao longo dos cursos dgua, rvores que abrigavam espcies raras ou que protegiam mananciais. Aos proprietrios vedava cortar mais de trs quartos de rvores restantes em sua propriedade. As indstrias eram obrigadas a replantar rvores suficientes para manter suas operaes. Determinava a criao de uma Guarda Florestal e era esboada a base de organizao de parques nacionais e estaduais. O cdigo das guas, no mesmo sentido, retirava dos proprietrios o controle das guas que flusse atravs de suas propriedades. Foi uma rejeio histrica do liberalismo e uma reverso para o controle estadual abafado desde os primeiros dias do Imprio, mas agora revivido sob a bandeira de um nacionalismo modernizaste e tecnocrata7

A lei federal promulgada em 1934 tinha a funo de salvaguardar as riquezas naturais do Brasil, poderamos incluir sob proteo desta lei, as florestas de todo o nosso territrio incluindo a Mata Atlntica e as matas que forram todo o territrio que hoje conhecemos como Norte do Paran. Por quais motivos essa lei no foi observada e nem seguida pelos Estados da nossa Federao a partir do ano de sua promulgao? lei e a colocaram em prtica, a partir do final da dcada de 30? Ao observar o mapa da Cobertura Vegetal Original do Paran do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social - IPARDES8 e comparar com o mapa da Cobertura Vegetal Atual tambm do
DEAN, Warren, A Ferro e Fogo. A Histria e a Devastao da Mata Atlntica Brasileira. So Paulo. Companhia das Letras, 1996. p. 276 .
7

Os

compradores das terras do Norte do Paran tiveram conhecimento desta

Para observao de o mapa mencionado buscar: Mapa do Estado do Paran Classificao da Cobertura Vegetal Original. IPARDES: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social. Acesso em 22 de janeiro de 2008.

IPARDES9 pode-se afirmar que as leis contidas no Cdigo Florestal a respeito da proteo das riquezas naturais, no foram seguidas na integra. Deparamos-nos com diferenas expressivas, no que se refere existncia e/ou desaparecimento da cobertura vegetal original do territrio aqui mencionado. Dean em seu significativo trabalho, demonstra que ocorreram falhas no cdigo Florestal e que elas no demoraram a surgir:
As falhas do cdigo Florestal logo se evidenciaram. Um proprietrio poderia cortar madeiras de lei valiosas e alegar que tinha cumprido sua obrigao de replantar simplesmente permitindo que nascesse capoeira em seu lugar. Os tribunais decidiam que um proprietrio que havia reduzido a floresta em sua terra a um mnimo de um quarto podia ento vender esta frao com floresta; o novo proprietrio desfrutaria do direito de derrubar trs quartos de sua aquisio e assim por diante, at provavelmente, o ltimo broto de rvore. As firmas industriais facilmente se furtavam a sua obrigao de replantar contratando empreiteiros independentes, que no eram sujeitos pelo cdigo. O governo federal, alm disso, dispunha de recursos insuficientes para cumprir o cdigo. A Guarda Florestal prevista no se instalou; em seu lugar esperava-se que as foras policiais locais empreendessem a proteo florestal como um encargo adicional. Em 1953 no Brasil inteiro, apenas 216 municpios haviam criado as comisses de consultoria florestal estipuladas. 10

De acordo com os estudos de DEAN, no decorrer dos primeiros cinqenta anos do sculo XX, perodo em que as terras do Norte do Paran estavam sendo negociadas por Companhias Particulares de Terras e tambm pelo Governo Estadual, a histria testemunha o cerco final da Mata Atlntica. As populaes indgenas e os grupos sertanejos que haviam habitado os territrios da mata at ento, e que tinham construdo sua vida em equilbrio com a floresta, mostrando cuidado e proteo com o ecossistema do qual faziam parte, passaram a ser trabalhadores do sistema de modo produo capitalista, sob mando daqueles que tinham como inteno a eliminao do mato para agilizar a chegada da
9

Para observao de o mapa mencionado buscar: Mapa da Cobertura Vegetal Atual do Estado do Paran 2001/2002. IPARDES: Instituto Paranaense de desenvolvimento Social. Acesso em 22 de janeiro de 2008.

DEAN, Warren, A Ferro e Fogo. A Histria e a Devastao da Mata Atlntica Brasileira. So Paulo. Companhia das Letras, 1996. p. 277 . .
10

10

prosperidade e do desenvolvimento econmico. A expropriao privada de todo o territrio estava concluda. Foi o que DEAN, chamou de triunfo da civilizao urbana e industrial, a verificao categrica de que os tentculos da sociedade capitalista haviam se espalhado por toda a parte; seu anseio por combustvel, pela madeira e por outros recursos florestais se estendia por toda a Mata Atlntica.
A nsia por terras e a contnua explorao destrutiva da floresta enquanto recurso no-renovvel provocou inevitavelmente um declnio acelerado das faixas remanescentes relativamente intactas da Mata Atlntica. Em um grau significativo, a floresta era barganhada pelo desenvolvimento econmico troca que poderia ser exibida como uma tacada brilhante apenas se se atribusse floresta um valor econmico insignificante, ignorando-se todos os outros valores. 11

O desenvolvimento econmico da regio Norte do Paran a partir dos anos 20 do sculo passado trouxe consigo o desmatamento quase que completo de sua cobertura vegetal original, pode observar que raras e frgeis so as reservas ainda existentes, foi necessrio fazer desaparecer a mata para que pudssemos observar o mar de plantaes que se apresentariam ento, nestas to conhecidas e valorizadas terras roxas do norte novo do estado do Paran. Questes sugeridas Este texto retrata que o modelo de ocupao capitalista adotado nas terras do Norte Novo no sculo passado, resultou numa grande devastao da floresta existente. Observe o mapa da cobertura vegetal original do Paran e o mapa da cobertura vegetal atual e analise: a)A devastao foi de propores importantes.Existia uma legislao que norteava esta retirada da mata? b) O desmatamento ocorreu em nome do progresso econmico. Quais eram os argumentos utilizados para justificar a dizimao da mata em toda a regio do norte paranaense?

DEAN, Warren, A Ferro e Fogo. A Histria e a Devastao da Mata Atlntica Brasileira. So Paulo. Companhia das Letras, 1996. p. 280 .
11

11

2) Pesquise sobre outras regies do Brasil que passaram por este processo de desmatamento da floresta (So Paulo e Minas Gerais). 3) Atualmente a floresta ainda sofre com o desmatamento. Observe como a legislao brasileira trata a proteo s matas e florestas nativas nos dias de hoje. 4-Existe alguma reserva florestal existente na regio onde voc mora? Qual sua localizao?

3 - A FORMAO DAS COMUNIDADES RURAIS NO NORTE NOVO: UMA HISTRIA COM COMEO, MEIO E FIM (1940 AT 1975). Durante um perodo de trs dcadas aproximadamente, ocorreu formao, o desenvolvimento e a decadncia de sociedades com caractersticas singulares no territrio do norte novo paranaense. Uma coletividade que se formou as margens dos ribeires existentes na zona rural dos futuros municpios. Atravs dos estudos de LUPION 2003, estes agrupamentos sociais recebem o nome de Sociedades das guas, sendo construda com o objetivo de atender a uma produo agrcola, especificamente aquela ligada a produo do caf, que tinha ento, alcance internacional.

(...) os moradores das guas, ou so proprietrios seja de pequenas ou grandes propriedades, ou so pessoas que l se estabeleceram para trabalhar em diversas atividades autnomas que foram sendo necessrias ao longo dos anos em que a sociedade das guas conheceu seu estabelecimento e evoluo12

J se fez conhecida a procedncia das pessoas que vem para o norte do Paran, no decorrer da primeira metade do sculo XX. Os novos moradores so migrantes, que vem de regies, onde o cultivo do caf j era pratica comum, os paulistas e mineiros formariam
Para maiores esclarecimentos sobre as comunidades rurais existentes nas primeiras dcadas de formao do Norte Novo paranaense, tomando como exemplo o ocorrido no municpio de Lobato-Paran, as Sociedades das guas ver: LUPION, Mrcia R. de Oliveira. Nas guas de Lobato. A construo de um espao social na zona rural de Lobato, Norte do Paran (1948 1973) Dissertao de Mestrado UEM/UEL, Maring, 2003. p.42
12

12

parte significativa deste agrupamento. Ao se estabelecerem, os novos habitantes reproduziam certos aspectos caractersticos de suas experincias anteriores em sua regio de origem. Os estudos de LUPION mostram que se construam capelas e vendas como centros de convivncia comunitria e comercial, assim como tambm edificavam escolas e atividades de lazer.
Aqueles que construram a sociedade das guas no eram originrios do mesmo espao, no tinham laos com a terra ou descendiam de familiares passados. Todos estes vnculos passaram a se formar a partir do contato com a regio e neste construir de laos, a sociedade das guas foi composta por formas organizativas do espao e das sociabilidades inerentes a diversas nacionalidades e regionalidades. 13 .

importante ressaltar que os homens e mulheres que vieram para colonizar estas terras, trouxeram experincias de vida, hbitos e costumes de sua regio de origem. Aps o seu estabelecimento nas propriedades rurais, o convvio social se fazia muito presente e necessrio, seja para auxiliar um vizinho na construo de sua moradia, seja no momento de colheita da produo agrcola, ou em momentos de lazer, ou de religiosidade, os laos formados a partir destes benefcios mtuos iam fortalecendo esta sociedade e enraizando as famlias naquele cho, havia uma cooperao e uma integrao social significativa, do qual todos se beneficiavam. Observou-se um fenmeno de crescimento populacional no Paran a partir de 1920, sabidamente vinculado ao intenso movimento de migraes internas provocadas pelo povoamento das terras do terceiro planalto. Os autores Balhana, Machado e Westphalen, no texto do 1 volume da Histria do Paran (1969) demonstram que o nmero de municpios cresceu muito no estado, passando de 49 em 1940, para 80 em 1950 e 162 em 1960, continuando a crescer, acompanhando o processo de ocupao territorial nas reas pioneiras. Porm este estudo
Para maiores informaes sobre a vida social das guas, ver: LUPION, Mrcia R. de Oliveira. Nas guas de Lobato. A construo de um espao social na zona rural de Lobato, Norte do Paran (1948 1973) Dissertao de Mestrado UEM/UEL, Maring, 2003. p.42
13

13

chama a ateno para o coeficiente de ruralizao apresentado por esta populao, sendo que em 1940 a populao rural era de 75,5%, na dcada seguinte passando a simular 75% da distribuio e nos anos 60 representando 69% da populao paranaense.14 Na regio do terceiro planalto encontram-se municpios que se formaram a partir de terras comercializadas pela Companhia de Terras Norte do Paran e terras que foram negociadas pelo estado, exemplos disso so os municpios de Astorga, por mim estudado, e Lobato estudado por Mrcia Lupion. A estrutura dos municpios que apresentavam esta particularidade, de possuir terras vendidas pela CTNP e pelo Estado, no se diferenciando em muito daquelas cidades formadas a partir da negociao apenas da companhia ou apenas do Estado. Ao observar a Carta Hidrogrfica do Municpio de Astorga
15

visualiza-se o rio Bandeirantes do Norte tendo como afluentes inmeros

cursos dgua e ao sul a divisa natural do municpio se fazendo atravs das guas do rio Pirap que irrigam o solo atravs de seus diversos afluentes. As comunidades rurais se formariam de maneira estratgica ao longo destes ribeires, utilizando o desenho do solo a seu favor. De acordo com o projeto da Companhia colonizadora CTNP, ocorreriam fundao de ncleos urbanos de maior importncia, sendo que estes deveriam se distanciar em cerca de cem quilmetros. Entre estas cidades plos surgiriam patrimnios com distncia aproximada de dez quilmetros umas das outras, tornando possvel o abastecimento dos stios e fazendas existentes em seus arredores, assim como possibilitando a comercializao da produo agrcola.
16

14

Para maiores detalhes sobre o Crescimento Demogrfico e Urbano do Paran ver: BALHANA, A.P.; MACHADO, B.P.; WESTPHALEN, C.M. Histria do Paran, Curitiba: GRAFIPAR, 1969.v.1. p 247.
15

Para visualizao da carta Hidrogrfica do municpio de Astorga buscar : GLOBAL MAPPER SOFTWARE LLC. Global mapper. Verso 7.04. [S.I]: GLOBAL MAPPER SOFTWARE LLC, 2006. COREL CORPORATION. CorelDRAW. Verso 12. [S.I.]: COREL CORPORATION, 2003.
16

COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARAN. Colonizao e desenvolvimento do Norte do Paran. So Paulo: Cia. Melhoramentos Norte do Paran, 1975. p. 78

14

A rea rural seria cortada de estradas vicinais, abertas de preferncia ao longo dos espiges, de maneira a permitir a diviso da terra da seguinte maneira: pequenos lotes de 10, 15 ou 20 alqueires, com frente para a estrada de acesso e fundos para um ribeiro. Na parte alta, apropriada para plantar caf, o proprietrio da gleba desenvolveria sua atividade agrcola bsica: cerca de 1500 ps por alqueire. Na parte baixa construiria sua casa, plantava sua horta, criaria os seus animais para consumo prprio, formaria seu pequeno pomar... As casas de vrios lotes contguos , alinhados nas margens dos cursos dgua, formariam comunidades que evitassem o isolamento das famlias e favorecessem o trabalho em mutiro , principalmente na poca da colheita do caf17 Segundo COSTA 1974, os grupos sociais que se formavam nestas comunidades, eram bem distintos, no caso do fazendeiro que possua mais recursos, este poderia instalar uma pequena empresa capitalista, baseado na explorao da terra, na aplicao do capital, podendo contratar mo-de-obra para o manejo da terra e para as atividades ligadas ao funcionamento da propriedade, enquanto o pequeno proprietrio normalmente se baseava na agricultura familiar, plantando o caf, e cultivando produtos para sua subsistncia, criando por vezes, algumas cabeas de gado,considerando tambm uma populao mvel que trabalhava no perodo de colheita e posteriormente partia para outros lugares em busca de trabalho. O colono proprietrio da terra, com moradia habitual e cultura efetiva,
juntamente com o trabalhador assalariado, representava proletria atuante na estrutura capitalista vigente. 18 a mo-de-obra

Durante

um

perodo

de

aproximadamente

trinta

anos,

esta

sociedade formada a partir das comunidades rurais das guas, vai existir e acentuar sua presena nas terras do Norte Novo do Paran. um perodo de prosperidade, as terras foram compradas do estado ou da companhia de terras, foram pagas, e os proprietrios iniciaram melhorias em
17

suas

propriedades,

colheita

do

caf,

fazia

com

que

COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARAN. Colonizao e desenvolvimento do Norte do Paran. So Paulo: Cia. Melhoramentos Norte do Paran, 1975. p.75. 18 COSTA, Odah Regina Guimares. O Preo de Terras na Colnia Iara 1939 1968. Dissertao de Mestrado UFPR. Curitiba., 1974. p. 55

desenvolvimento e o progresso, entrassem pelos lares dos cafeicultores, mas por que ento estas sociedades rurais, deixaram de se desenvolver e se observou o inicio de um processo de troca de cultura do caf por outros gros e a brusca mudana no modelo de trabalho agrcola?

Historicamente o caf, como cultura comercial, at cerca de 1970, ocupou papel preponderante na agricultura do Paran. Em 1960 ocupava 44,32% da rea cultivada do Estado, em 1970, 25,27%, momento em que no norte do estado, a cultura associada da soja e trigo passa a ampliar sua rea de cultivo custa de reas antes ocupadas por lavouras de caf e em segundo plano, e em menor escala, de reas ocupadas por outras atividades produtivas... 19

Foi necessrio, ampliar o cultivo de outros gros, como a soja e o trigo, sabia-se que a plantao do caf, exigia uma quantidade de braos para seu cultivo que seria descartada com o advento da mecanizao, e os aspectos climticos tambm intervieram, como as fortes geadas que queimavam os cafezais, estes principais fatores, aliados a outros fizeram com que a cultura do caf fosse diminuda significativamente a partir do final dos anos sessenta. De acordo com os estudos de MORO, a poca do domnio da cafeicultura, o regime de explorao mais comum na regio era o de parceria seguido pelo do proprietrio individual. Com o advento da substituio de culturas, acompanhado pela modernizao, a situao inverteu-se. Atualmente os proprietrios constituem a maioria no regime de explorao. A parceria, quando muito, permanece em situaes especificas. Ela no adequada ao sistema de rotao de culturas entre a soja e o trigo. Modificar o tipo de plantio e o gro a ser cultivado, modifica sensivelmente
19

tambm

estrutura

social

formada

partir

das

MORO, Dalton ureo. Substituio de Culturas, Modernizao Agrcola e Organizao do Espao Rural, no Norte do Paran. Tese de Doutorado, UNESP, Rio Claro, 1991. p 74. 16

necessidades de braos para a lida no campo. O nmero de trabalhadores diminuiria significativamente com a mecanizao das culturas, no havendo mais trabalho para todos, a maioria vai para a cidade. Ocorre um processo de xodo rural significativo, os pequenos proprietrios, muitas vezes optam por vender seus stios, e a grande propriedade monocultora toma conta da paisagem das terras, na regio do norte novo do Paran. E a substituio de culturas, assim, contribuiu significativamente para
agilizar a modernizao agrcola, estendendo-a em maior ou menor grau, a outras culturas segundo interesses do capital e do Estado.
20

Questes sugeridas 1-Entrevista com moradores antigos de sua regio. Pesquise como era a vida das pessoas que moravam na zona rural, durante o perodo de implantao e manuteno da agricultura cafeeira (1940 at 1975). 2- O processo de mecanizao da agricultura ocorreu a partir do final do anos sessenta no territrio em questo. Comente como o uso da tecnologia na agricultura (tratores e implementos agrcolas) modificou a vida dos integrantes destas comunidades rurais.

MORO, Dalton ureo. Substituio de Culturas, Modernizao Agrcola e Organizao do Espao Rural, no Norte do Paran. Tese de Doutorado, UNESP, Rio Claro, 1991. p 83.
20

17

REFERNCIAS BALHANA, A.P.; MACHADO, B.P.; WESTPHALEN, C.M. Histria do Paran, Curitiba: GRAFIPAR, 1969.v.1. CANCIAN, Nadir Apparecida. Curitiba, GRAFIPAR, 1981. Cafeicultura Paranaense 1900/1970.

COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARAN. Colonizao e desenvolvimento do Norte do Paran. So Paulo: Cia. Melhoramentos Norte do Paran, 1975. COSTA, Odah Regina Guimares. O Preo de Terras na Colnia Iara, 1939 1968. Dissertao de mestrado UFPR. Curitiba, 1974. DEAN, Warren. A Ferro e Fogo: a histria e a devastao da Atlntica brasileira. So Paulo, Companhia das Letras, 1996. Mata

GRAHAM, Douglas H.; HOLLANDA FILHO, Srgio Buarque de. Migraes Internas no Brasil: 1872 1970. So Paulo, IPE - USP, 1984. GONALVES, Jos H. Rollo; DIAS, Reginaldo Benedito. (Org.). Maring e o Norte do Paran: estudos da histria regional. Maring, Eduem, 2000. LUPION, Mrcia R. de Oliveira. Nas guas de Lobato: A construo de um espao social na zona rural de Lobato, Norte do Paran (1948 1973). Dissertao de Mestrado. UEM/UEL, Maring, 2003. LUZ, France. O fenmeno urbano numa zona pioneira: Dissertao de Mestrado. Universidade de So Paulo, 1980. Maring.

MORO, Dalton ureo. Substituio de Culturas, Modernizao Agrcola e Organizao do Espao Rural, no Norte do Paran. Tese de Doutorado, UNESP. Rio Claro, 1991. MOTA, Lcio Tadeu A Guerra de Conquista nos Territrios dos ndios Kaingang do Tibagi: Nota de Pesquisa; Revista Histria Regional. Vol. 2. n. 1 - Vero 1997. MOTA, Lcio Tadeu. As guerras dos ndios Kaingang: a histria pica dos ndios Kaingang no Paran (1769 1924). Maring: EDUEM, 1994. OS MUNICPIOS: SUA HISTRIA E SUA GENTE- ASTORGA- Editora Grfica Clicletec Ltda., Maring, 1980. PARAN. Secretaria de Estado da Educao. Paran 150 anos. O sesquicentenrio do Paran no contexto escolar. Curitiba: Cetepar, 2004. (caderno-sintese e lminas de projeo). PARAN. Secretaria de Estado da Educao. Diretrizes Curriculares da Rede Pblica da Educao Bsica do Estado do Paran. Histria. Curitiba, SEED. IPARDES: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social. http://www.ipardes.gov.br/pdf/mapas/meio_ambiente/cobertura_vegetal_at ual.pdf Acesso em 22 de janeiro de 2008.

18

IPARDES Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social. http://www.ipardes.gov.br/pdf/mapas/meio_ambiente/cobertura_vegetal_or iginal.pdf, Acesso em 22 de janeiro de 2008. GLOBAL LAND COVER FACILITY. Shuttle Radar Topography Mission (SRTM). Disponvel em: <http://glcf.umiacs.umd.edu/index.shtml>. Acesso em: 25 nov. 2007. GLOBAL LAND COVER FACILITY. LANDSAT. Disponvel em: <http://glcf.umiacs.umd.edu/index. shtml>. Acesso em: 25 nov. 2007. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Malha digital do estado do Paran. Disponvel em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas/malhas_digitais/municipio_2005/E500/Proj _Geografica/ArcView_shp/Uf/PR/>. Acesso em: 10 fev. 2007. GLOBAL MAPPER SOFTWARE LLC. Global mapper. Verso 7.04. [S.I]: GLOBAL MAPPER SOFTWARE LLC, 2006. COREL CORPORATION. CORPORATION, 2003. CorelDRAW. Verso 12. [S.I.]: COREL

19

Anda mungkin juga menyukai