Anda di halaman 1dari 76

Higiene e Segurana no Trabalho

Equipamentos de Proteco Colectiva

Proteces colectivas
todo o dispositivo, sistema, ou meio, fixo ou mvel de abrangncia colectiva, destinado a preservar a integridade fsica e a sade dos trabalhadores usurios e terceiros.

Princpios da proteco colectiva


Os

princpios da preveno defendem que a implementao da proteco colectiva, consiste numa aco estabelecida de preferncia ao nvel da fonte do risco, ou seja, envolvendo as componentes materiais do trabalho e meio envolvente, e que, como tal, estabelece uma proteco de considervel eficcia face a qualquer pessoa que a ele esteja exposta.

Tipos de Proteco Colectiva Redes de segurana


Guarda-Corpos Bailus Andaimes de servio Plataformas de trabalho

As redes de segurana so proteces colectivas que servem para impedir ou limitar a queda de pessoas e objectos.

O que so e para que servem as redes de segurana

As redes protegem os trabalhadores expostos ao risco de queda, nas zonas que se encontram colocadas, permitindo a sua mobilidade e amortizando a queda dado a possibilidade de deformao.

Malha: srie de cordas organizadas num modelo geomtrico bsico (quadrados ou losangulos) formando uma rede. Rede: conexo de malhas. Rede de segurana: rede suportada por uma corda perimetral ou outros elementos de suporte ou uma combinao de ambos, desenhada para recolher pessoas que caiam de uma determinada altura. Tamanho da malha: distncia entre os ns ou conexes de uma corda da malha, medida de centro a centro destas conexes. Corda de malha: corda com a qual so fabricadas as malhas de uma rede.

Normas EN 1263-1 e 1263-2


As normas Europeias aplicveis s redes de segurana e seus acessrios so as EN 1263-1 e 2. Para entender o contedo destas normas convem definir alguns conceitos:

Corda perimetral: corda que passa atravs de cada malha nas extremidades da rede e que determina as dimenses da mesma. Corda de atar: corda utilizada para atar a corda perimetral a um soporte adequado. Corda de unio: corda utilizada para unir vrias redes de segurana. Malha de ensaio: malha que se aloja na rede de segurana para determinar o deterioramento devido ao envelhecimento. Estructura suporte: estructura onde as redes esto ligadas e que contribuem para a absoro da energia cintica em caso de aces dinmicas. Tipo: classificao das redes em funo da energia de rotura e da forma da malha. Sistema: conjunto de componentes das redes de segurana que formam uma equipa para utiliza-las de acordo com o manual de instruces.

Normas EN 1263-1 e 1263-2

Caractersticas fsicas das redes de proteco


Material utilizado na confeco da rede
A rede constituda de fibras normalmente sintticas, j que nas fibras naturais encontramos uma srie de inconvenientes, tais como:

a)

So menos resistentes que as sintticas.

a)

Perdem resistncia com os agentes atmosfricos, gua e luz, que favorecem a sua degradao.

a)

So atacadas por leos, bactrias, agentes contaminantes, etc. E com isto a sua resistncia reduz por putrefaco.

Polister: Resistente, grande resistncia aos agentes atmosfricos, sendo a melhor matria qumica, sem dvida o melhor material a utilizar. - Poliamida: De iguais caractersticas que o polister apresenta a vantagem de ter una grande elasticidade, absorvendo mais suavemente os impactos. Polietileno e polipropileno: Este material apresenta a vantagem de ter um baixo peso especfico, por isto os produtos fabricados com este material so muito leves, resistentes aos ataques bacteriolgicos e humidade. Est comprovado que a sua resistncia inferior da poliamida (normalmente entre 10 e 20 vezes inferior). A perda de resistncia que este material sofre em exposio aos raios solares muito considervel. Em poucos meses o material endurece e torna-se quebradio.

Caractersticas qumicas das redes de Tempo: proteco


Como o meio habitual em que se utilizam as redes ao ar livre, os factores climticos afectam, por vezes de uma forma importante, nas fibras em funo da sua origem (naturais, artificiais ou mistas), e dentro de cada grupo, de acordo com a sua composio qumica. Portanto, deve-se ter em conta a influncia da temperatura (calor e frio), a humidade e especialmente a luz solar, que em fibras sintticas, produz um efeito de envelhecimento e degradao com consequente perda das suas propriedades mecnicas produzidas por raios ultravioleta.

Caractersticas qumicas das redes de proteco


Agentes ambientais especiais: Para a utilizao de redes em lugares com contaminantes especiais, (produtos qumicos volteis expulsos por chamins, etc.), que podem afectar quimicamente a resistncia das mesmas, ter que ser escolhida o tipo de fibra e tratamento necessrio, para eliminar ou diminuir a degradao, realizando ensaios com este fim. Projeco de partculas incandescentes: Nos casos em que se realizam trabalhos de soldadura por cima do nvel das redes tem que se ter ateno ao detritos das partculas incandescentes que podem diminuir a resistncia das redes. Em geral, o comportamento nestes casos, das fibras naturais so melhores que as artificiais, se bem que estas tambm variam da sua composio e tranado.

Caractersticas qumicas das redes de proteco


xido de ferro: O xido de ferro, ataca normalmente as fibras, assim todos os elementos em contacto com as redes, (suportes, ganchos, etc.), devem ser antioxidantes.

A norma EN 1263-1 e EN 1263-2 indicam que a rede deve ser acompanhada por um manual de instrues que devem incluir as informaes sobre o seguinte:

Usos e limitaes

Colocao, utilizao e desmontagem Manuteno, cuidado, inspeco e substituio Fechas para ensaio das cordas de ensaio Fechas para a retirada de servio Outras advertncias (temperaturas extremas e agresses qumicas) Altura mxima de queda Mnimo de cedncia de recolha Unio das redes de segurana Instrues para instalaes especiais

Manuteno colocao, utilizao e da rede Dever ter-se especial cuidado na


desmontagem. Devem-se respeitar os valores obtidos pelo ensaio da rede, assim como a sua qualidade, para uma boa utilizao, e sabermos assim quando retira-la. A sua proteco e transporte devem ser adequados, antes da utilizao. A superviso por pessoal qualificado deve ser constante.

Para evitar quedas: Redes tipo tnis

Tipos de redes

Redes verticais de fachada Para limitar quedas: Redes com suporte tipo enforcamento Redes horizontais Redes bandeja

Rede tipo tnis (tipo U)


Rede de segurana sujeita a uma estrutura de suporte para ser usada verticalmente. Situaes de proteco
Tem como objectivo impedir as quedas da rea de trabalho,fornecendo uma proteco vertical at aproximadamente 0,90m de altura da superfcie de instalao.

Requisitos de instalao
Suficiente resistncia: devem ser de materiais rgidos, impedir a queda e o deslizamento por debaixo das mesmas. Tapamento total da abertura: so instaladas de modo a que a flecha produzida no momento da actuao, no cause uma desproteco da abertura.

O tipo de energia mnimo de rotura da rede e cedncia mxima da malha, nestas redes de tipo U so de A2 Ea=2,3KJ.

Possibilidades de instalao
Ligadas a elementos horizontais de suficiente fora e rigidez, colocados directamente no cho e a 90 centmetros de altura sobre este. Com base em elementos separados entre si, permitindo cumprir o requisito de resistncia, colocando-as suficientemente separados. So fixas h estrutura de suporte atravs de umas cintas de fixao rpida que so colocadas a cada 75cm.

Limitaes de utilizao No so utilizadas como proteco em planos inclinados

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Rede de segurana colocadas verticalmente ou com uma ligeira inclinao junto a aberturas de paredes e pisos, assim como em permetros de reas inclinadas (ex: coberturas).
Situaes de proteco Tem como objectivo impedir as quedas da rea de trabalho em distintos nveisRequisitos de instalao. Suficiente resistncia: Carece de regulamentao especfica. Tapamento total da abertura: so instaladas de modo a que a flecha produzida no momento da actuao, no cause uma desproteco da abertura. Ter capacidade de absoro de energia de uma queda de 6m de altura. O bordo superior da rede deve situar-se acima do plano de trabalho e o bordo inferior deve ter espao livre para permitir o alongamento da rede devido ao impacto do corpo.

Rede vertical de fachada

Possibilidades de instalao Ligadas a elementos horizontais de suficiente fora e rigidez Com base em elementos separados entre si a uma distncia vertical, permitindo cumprir o requisito de resistncia, colocando-as suficientemente separadas. So fixas h estrutura de suporte atravs de umas cintas de fixao.

Limitaes de utilizao
No so utilizadas como proteco em planos inclinados.

Redes com suporte tipo Este tipo de rede no impede a(tipo pessoas pelo que se deve enforcamento queda de V) complementar a proteco com utilizao de guarda-corpos.
Rede de segurana sujeita a uma estrutura de suporte tipo forca.
Situaes de proteco Tem como objectivo impedir as quedas da rea de trabalho em aberturas encontradas por cima dos pontos de fixao dos suportes

Requisitos de instalao Resistncia dinmica de rede de segurana do tipo V (UNE-EN 1263-1). O suporte tipo forca deve ter uma altura de 8 a 9m, uma seco quadrada de 6x6cm ou 6,5x6,5cm e deve ter um brao de 2 a 4m Energia mnima de rotura de 2,3KJ

Possibilidades de instalao A fixao dos suportes pode ser feita por meio de trs sistemas: Cruzando as fachadas Por meio dos elementos incorporados nas fachadas Com dispositivos imveis suportados nas fachadas

Limitaes de utilizao Tero que se mudar de posio medida que no so garantidas as condies de segurana.

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Redes horizontais de grandes Rede de segurana de grandes dimenses colocada horizontalmente, limitada pela corda de permetro que fixa aos elementos estruturais da construo. extenses (tipo S)
Situaes de proteco Tem como objectivo limitar as quedas da rea de trabalho em distintos nveis (o mximo de 6m de altura).

Requisitos de instalao Suficiente resistncia: se a sua instalao prev proteger quedas de pessoas a um nvel superior, devem suportar uma energia aproximada de uma queda de dois pisos no mximo (6KJ=100Kg desde 6m). Tapamento total da abertura: o tamanho da rede deve ajustar-se o mais possvel a essa abertura, recorrendo a cordas auxiliares de atar de 30KN de resistncia traco, s quais se fixaro todas as malhas externas. A dimenso do menor lado da rede tem que ser igual ou superior a 8m.

Possibilidades de instalao Estas redes esto sujeitas a elementos de estruturas onde se localizam as aberturas dos pisos. Limitaes de utilizao No so utilizadas como proteco em planos inclinados e verticais. Usadas apenas com grandes reas abertas.

Redes bandeja ouqueda dos trabalhadores pelas rede de Rede de segurana que visa proteger a cavidades e aberturas encontradas consola (tipo T) perto dos pontos de instalao da rede.
Deve ser instalada o mais prximo possvel da superfcie de trabalho e o brao deve manter uma inclinao de 10%. Componentes da rede:
Corda de atar: corda utilizada para atar a corda perimetral a um suporte adequado. Corda perimetral: corda que passa atravs de cada malha nas extremidades da rede e que determina as dimenses da mesma. Corda de unio: corda utilizada para unir vrias redes de segurana Suporte: elemento metlico onde se apoiam os tubos das extremidades das redes. Existem diversas formas de fixa-los ao edifcio. Brao: brao metlico de 5m de comprimento aproximadamente constitudo de diferentes tipos de tubos conforme o fabricante.

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Situaes de proteco

Tem como objectivo limitar as quedas da rea de trabalho

Requisitos de instalao
Suficiente resistncia: as desvantagens que as cofragens produzem para a fixao dos suportes da rede obrigam a que a sua instalao seja normalmente efectuada dois nveis abaixo da rea de trabalho, o que pressupe a rede conseguir suportar uma energia de 6,4KJ por uma altura de 6m. Garantia de recolha: a largura da rede ser a necessria para interromper uma trajectria de queda

Possibilidades de instalao
Vertical: evita a queda de objectos para o exterior, para isto, deve-se fixar o brao ao suporte de forma perpendicular, fazendo assim o efeito de rede tipo U Horizontal: pode-se instalar a rede com uma inclinao de 10% da linha horizontal da superfcie de trabalho

Limitaes de utilizao
No evita a queda de pessoas pelo que se deve complementar com guarda-corpos

So limitaes de segurana em madeira ou vares de ferro soldados. Devem ser cobertos por uma fita zebrada de segurana para melhor visualizao. So leves e fceis de serem transportados para diferentes pisos, conforme as necessidades dos servios.

Guarda Corpos

Objectivo: Proteger a queda de corpos em altura das fachadas do local de trabalho.

Em funo dos materiais de que so constitudos podem ser classificados em dois tipos diferentes de guarda-corpos: Guarda-corpos rgidos Guarda-corpos flexveis

Dentro destes dois tipos ainda podemos distingui-los em:

Pr-fabricados elementos apenas tm que ser fixados no plano de trabalho.

No pr-fabricados montados in situ, ou seja, elementos montados no plano de trabalho, devendo todo o conjunto garantir a estabilidade e resistncias necessrias.

Guarda-corpos rgidos So guarda-corpos constitudo por elementos horizontais, elementos verticais e fixao ao plano de trabalho.

Elementos horizontais:
Podem ser constitudos por tubos, barras metlicas ou por tbuas de madeira (colocadas a 0.45m e 1m acima do plano de trabalho). Rodap (guarda-cabeas) geralmente uma tbua de madeira com 0.15m de altura fixa no plano de trabalho. Para a fixao destes elementos horizontais existem suportes que devem ser colocados na parte interior da fachada de modo a impedir a sua sada ou deslocamento. Devem ainda garantir a continuidade entre elementos verticais por encavalamento ou por outro tipo de juno.

Dimenses mnimas e vos admissveis:

Perfis metlicos seco de 26x34mm com espessura de 2,65mm e vo mximo de 2,20m Pranchas de madeira seces de 34x140mm ou 40x100mm e vo mximo de 1,50m

Elementos verticais:
Geralmente constitudos por tubos ou perfis de ao.

Dimenses mnimas:
Tubos seces mnima de dimetro de 40mm ou 33,7mm com espessuras de 2 e 2.9mm respectivamente. Perfis de ao seces mnimas de 30x30mm com espessura de 2mm e seces de 28x28mm com 2,6mm de espessura (no devem reter gua no seu interior e devem ser protegidos contra a corroso.

Os elementos verticais (montantes) so diferenciados pelo sistema de fixao de suporte no plano de trabalho, destacando-se trs casos essenciais:

Montantes introduzidos em bainhas previamente colocadas na laje, ou se possvel em orifcios da laje sem recorrer utilizao de bainhas.

Montantes ancorados na laje em elementos eventualmente utilizados, posteriormente para colocao de guardas.

Montantes com dispositivos de aperto, ao bordo da laje, tipo pina.

Os elementos verticais e respectivos suportes de fixao devem resistir as seguintes aces:


Fora horizontal de 600N aplicada superiormente, sem deformao superior a 5mm.

Fora horizontal de 900N aplicada superiormente, sem deslocamento superior a 15cm.

Absoro de uma energia de 180J, sem deslocamento superior a 50cm.

Guarda-corpos flexveis Diferem dos rgidos pelos elementos horizontais, excepto rodap, serem substitudos por redes e pelos dispositivos de fixao aos elementos verticais. Constituio de guarda-corpos flexveis:
Redes caractersticas gerais idnticas s redes de segurana, geralmente com 10cm de malha (10x10cm) e 1 ou 1,20m de largura. Malhas devem ter uma resistncia de 900N. Corda de permetro com resistncia mnima de rotura traco de 10KN.

Elementos verticais (montantes):

Espaamento de 1m para redes de 1m de altura e espaamento de 2m para redes com 1.20m de altura. Ao longo de cada montante deve existir trs elementos, igualmente espaados, para fixao da rede, geralmente so vares de ao de 6mm de dimetro.

Bailus
O bailu constitudo por uma plataforma com um comprimento mximo de 8m e uma largura mnima de 0.55m, nivelada por 2 ou 3 elementos de suspenso e de manobras, fixos a pontos de ancoragem ou a dispositivos de suspenso e protegida por guarda-corpos e rodaps. Desloca-se verticalmente atravs de um mecanismo de subida e descida accionado manualmente sendo tipicamente usado para a realizao de trabalhos em edifcios muito altos.

Plataforma

Estrutura metlica em ao ou alumnio Na preveno de quedas de pessoas e de objectos so utilizados guarda corpos. Estes so compostos por um elemento horizontal colocado a 1m, um sub-elemento horizontal colocado a 0,45m e por um rodap a o,15m de altura. Os guarda corpos e os rodaps devero estar espaados no mximo 1,75m.

Contm entre 2 a 3 rgos de suspenso. Cada um desses rgos so constitudos por um estribo, um guincho com cabo de ao ou de corda e um dispositivo pra-quedas.

A plataforma dever assentar nos estribos com espaamento mximo entre eles de 3,5m. Os estribos tambm devero estar espaados em relao extremidade da plataforma no mximo o,50m.

Os guinchos so concebidos especialmente para a manobra dos bailus;

Manobras

em geral so capazes de levantar cargas de 5kN;

so constitudos por dois rgos de segurana de modo a prevenir a descida acidental da plataforma;

Um desses rgos dever ter um freio automtico que s possibilite a descida por interveno efectiva do operador;

Tipos de Guincho

Guincho de tambor Guincho hidrulico

Guincho de aderncia

tm de ser flexveis podendo ser de ao ou de cordas sintticas; A diferena entre o guincho de Quando os cabos so de ao, estes tambor e de aderncia o facto deste ltimo no ser limitado em devero estar protegidos contra a altura pois no armazena o cabo; corroso e a sua carga mxima de utilizao no dever ser superior a 1/6 da sua carga de ruptura; Os guinchos hidrulicos no necessitam do trabalho manual para Nos cabos de cordas sintticas recomendado obter informaes no deslocar a plataforma e tambm no fabricante quanto durao da armazenam o cabo; corda, geralmente so produzidas para suportar cargas que no

Os cabos de elevao dos guinchos

Dispositivos de suspenso

Os dispositivos de suspenso podem ser constitudos por elementos estruturais de madeira ou metlicos:

Trips; Esquadros; Lanas;

Trips

Os trips suportam os bailus ligeiros e normalmente so colocados em coberturas inclinadas. So constitudos por elementos de madeira ou de ao e so mantidos na posio por amarras fixadas nas partes slidas da construo.

Esquadros
Os esquadros so constitudos por materiais metlicos com o objectivo de serem fixados a pontos de ancoragem realizados sobre a obra ou elementos arquitecturais existentes;

Lanas
So constitudas por vigas colocadas sobre os terraos podendo ser fixas a pontos de ancoragem ou estabilizadas por um lastro.

Dispositivos de suspenso por lanas

podem ser fixos ou mveis;

So moveis quando incluem um carro que

se move sobre um carril, porm s se considera quando o comprimento da plataforma inferior a 3m.

Queda da plataforma que pode ser provocada por insuficiente resistncia dos elementos de suspenso, instabilidade do dispositivo de amarrao;

Rotura da plataforma devido a sobrecarga dinmica ou esttica, resistncias insuficiente dos materiais que a constituem;

As principais causas de acidentes so devidas principalmente aos seguintes Queda de pessoas por causa de ausncia ou insuficincia de guardas de proteco, deslocamentos da plataforma; factores:
Queda de objectos;

Nos trabalhos em bailus os trabalhadores devem usar em permanncia um sistema anti-quedas (arns + dispositivo pra-quedas) ligado a um cabo de segurana fixado na construo, em ponto independente da estrutura de suporte do andaime.

deste lanar de Regras de utilizao No saltar outipoobjectos pesados sobre proteco colectiva : a plataforma; Devem existir sempre guarda

corpos sobre as faces exteriores,

Na posio de trabalho, a fim de evitar movimentos oscilatrios, os andaimes suspensos devem ser convenientemente fixados construo. Nunca se deve ultrapassar a carga mxima de utilizao;

A colocao de guarda corpos

sobre as faces interiores do bailu deve ser feita aps a amarrao do andaime construo;

As cargas devem ser uniformemente distribudas ao longo do comprimento da plataforma;

A movimentao deve ser lenta e

em simultneo par que a plataforma seja mantida sensivelmente horizontal;

Devem proteger-se os elementos

de suspenso (cabos e guinchos) quando se usarem produtos susceptveis de os danificar.

Andaimes
Os Andaimes so estruturas provisrias montadas e usadas muitos anos na execuo de trabalhos em fachadas de edifcios, quer sejam novos ou para restaurar.

Inicialmente fabricados em madeira, passaram a ser feitos em metal, devido capacidade de resistncia, de rendimento e segurana deste.

Actualmente os andaimes podem ser pr fabricados ou constitudos por tubos metlicos de diferentes seces transversais e acessrios de juno adequados.

Tipos de Andaimes: Os andaimes metlicos podem ser classificados em dois grandes grupos designados por andaimes de ps fixos ou andaimes de ps mveis, podendo ambos serem constitudos por tubos de unies ou por elementos pr fabricados.

Elementos dos Andaimes:

Diagonal - elemento disposto na diagonal para assegurar o contraventamento. Montante - elemento vertical de um andaime.

Unio - pea metlica usada para ligar os tubos entre os vos. Prumo - montante transmissor das cargas aos apoios.

Caractersticas fsicas e mecnicas de alguns elementos importantes dos andaimes:

Elementos como os prumos, os montantes e as ancoragens ( fabricados em Ao ) devem ter pelo menos as tenses de rotura e limite elstico respectivamente de 360 MPA e 235 MPA, com extenso aps rotura superior ou igual a 18 % ( NP EN 10025:1990 ).

N se devero deformar nem serem susceptveis corroso e devem ser consideradas as indicaes dos fabricantes quanto aos vos e pontos de ancoragem.

Por outro lado, tendo em conta o risco de desmoronamento e desprendimento, as ancoragens devem ser feitas em zonas resistentes e estveis. A estrutura deve estar contraventada em todos os planos.

As platformas podem ser metlicas ou serem constitudas por tbuas de madeira, devem obedecer a um conjunto de caractersicas dimensionais e de resistncia.

Em funo das cargas de clculo das plataformas, os andaimes podem ser classificados em 6 classes ( doc. HD 1000 de junho de 1988 ).

Ver quadro X:

Classe 1 trabalhos de utilizao ligeira que no necessite de armazenamento de materiais.

Classe 2 e 3 trabalhos de inspeco e operaes que no impliquem armazenamento de materiais, excepto os de utilizao imediata como pinturas, reboco etrabalhos de estanquicidade.

Classe 4 e 5 trabalhos de execuo de alvenarias.

Classe 6 trabalhos de alvenarias pesadas e armazenamento importante de materiais.

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Salienta se da leitura deste quadro que a carga uniformemente distribuda aplicada na superfcie total e a carga concentrada nas superfcies devem ser aplicadas nas zonas mais desfavorveis.

A flecha mxima admissvel de 1/100 do vo.

So tambm estabelecidas condies mnimas de nveis de trabalho a que correspondem alturas modulares de 2 m.

Altura livre mnima de circulao de 1.75 m, entre a plataforma e as travessas que suportam a plataforma superior.

Altura livre mnima de 1.90 m entre nveis de plataformas.

A largura mnima estabelecida de 0.50 m, no entanto aconselhvel as dimenses do quadro xi.

As proteces perifricas das plataformas so constitudas principalmente por guarda-corpos e tambm por redes de segurana.

Os guarda-corpos devem ser situados um a 1 metro e outro a 0,45 m, devem ainda ser devidamente fixados nos montantes.

Devem possuir um rodap com 0,15 m de altura.

As proteces das escadas de acesso devem ser asseguradas a toda a altura do andaime sobre as faces exteriores e ao nvel de cada patamar.

Andaimes de tubos e unies:

Os andaimes de tubos e unies (ps fixos) so utilizados quase exclusivamente para trabalhos exteriores e podem ser constitudos por tubos de diferentes dimetros e diferentes unies. Estas podem ser ortogonais, orientveis e de juno com ou sem cavilha.

As unies devero ser instaladas e posicionadas de acordo com as instrues do fabricante e verificar as cargas posicionadas e os coeficientes de segurana previstos.

Cada tubo deve ser fixado pelo menos em dois ns e os prumos e os montantes devem ser instalado de forma equilibrada.

A estabilidade dever ser assegurada tambm pelo contraventamento dos planos longitudinais, transversais e horizontais do andaime.

As amarraes e ancoragens tm como principal funo absorver os esforos de traco e compresso devidos a utilizao prpria do andaime e aco do vento, bem como impedir a deslocao lateral do andaime.

So constitudas por tubos fixados numa extremidade construo (pontos chave como elementos de beto) e na outra fixados num prumo do andaime a 20 cm de um n.

Andaimes Pr-fabricados:

Os andaimes de elementos pr-fabricados so constitudos por tubos de ao de diferentes dimenses formando elementos planos ( quadros, prticos e escadas) que se ligam por simples encaixe.

Estes andaimes podem ser de dois tipos:

- Quadro

- Multidireccionais.

Andaimes pr-fabricados em quadro:

Vo de largura fixa ou varivel devido utilizao de longarinas de diferentes comprimentos.

Vo de comprimento regulvel atravs de longarinas e guardas de segurana deslizantes em corredias que permite uma melhor adaptao do andaime construo.

Andaimes pr-fabricados multidireccionais:

So formados por montantes e por prumos constitudos por tubos que se ligam uns aos outros e sobre os quais esto soldados dispositivos espaados de 50 cm para fixar travessas.

Os dispositivos permitem num plano horizontal orientar as travessas em diversas direces e posicionar a plataforma na altura desejada. A largura dos vos adaptvel construo devido utilizao de longarinas de diferentes comprimentos.

Andaimes de ps mveis : Os andaimes de ps mveis so assim designados por possuir dispositivos que possiblita o seu rolamento. Podem ser constitudos por tubos e unies ou serem pr-fabricados.

Regras de instalao:

Para a montagem e desmontagem as rodas devem estar totalmente imobilizadas. Assegurar que o solo suficientemente resistente tendo em conta os esforos a transmitir por intermdio das rodas. Deve ser plano (no mximo 1% a 2% de declive) e livre de qualquer obstculo. As rodas devem ser concebidas para se poderem bloquear em rotao e orientao.

Nos andaimes pr-fabricados concebidos para serem mveis a plataforma pr-fabricada senda interdito a sua substituio por pranchas devido a no ter travessa intermdia.

O acesso a estas plataformas deve ser feito pelo interior do andaime por meio de escadas verticais ou inclinadas.

Salienta-se o facto das escadas verticais terem de ser protegidas apartir de 3 m de altura do solo.

As plataformas de escadas inclinadas devem ter proteco contra quedas atravs de elementos horizontais instalados nas faces exteriores.

Principais causas de acidentes de trabalho em andaimes: Derrubamento ou desmoronamento provocado pelos seguintes motivos:

Ausncia do nmero mnimo de travessas e de diagonais de contraventamento.

Ausncia, insuficincia ou ineficcia das amarraes construo quer o andaime seja coberto por um toldo ou no.

Abatimento das bases de apoio.

Ausncia ou ineficcia das guardas de segurana.

Situaes que podem causar acidentes:

Regras fundamentais a ter em conta na montagem e uso dos andaimes:

Verificar as zonas de apoio do andaime, se so resistentes presso que sobre elas vai exercer.

Proceder montagem segundo as instrues do fabricante.

Verificar a colocao das amarraes.

Qualquer modificao na estrutura de andaime s pode ser efectuada por pessoal qualificado.

A subida do material na zona de montagem realizada com equipamento especfico e o seu manuseamento em altura realizado com o mximo cuidado.

A legislao nacional relativa a estes equipamentos est desactualizada:

O Regulamento Geral de Edificaes Urbanas aborda, de uma maneira superficial e desactualizada. O Regulamento de Segurana no Trabalho da Construo Civil aborda a segurana dos operrios e do pblico aquando da montagem, utilizao, modificao e desmontagem em andaimes. - O Decreto-Lei n 82/99 regulamenta os requisitos mnimos de segurana de alguns equipamentos de trabalho, designadamente equipamentos mveis e para elevao de cargas. A Directiva 2001/45/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Junho de 2001, refere as disposies relativas utilizao dos equipamentos de trabalho disponibilizados para trabalhos temporrios em altura Dever ser adoptado, nalguns aspectos o Documento de Harmonizao HD 1000 relativo a andaimes de servio e trabalho, com elementos pr-fabricados, no cobertos e com altura at 30 m.

Plataformas de Trabalho So estruturas montadas e utilizadas em fachadas para assegurar a circulao e proteco dos trabalhadores na execuo dos respectivos trabalhos como, por exemplo, montagem ou desmontagem dos moldes de cofragem para paredes exteriores,etc...

Uma plataforma constituda por diversos elementos estruturais:

Soalho, ou seja, a plataforma propriamente dita. Estrutura de suporte, formada por consolas, longarinas e viga de apoio. Sistema de proteco contra quedas em altura.

Caractersticas principais:

O soalho deve ser horizontal, antiderrapante, regulvel em comprimento .

A largura mnima de uma plataforma de trabalho deve ser de 1,5 m.

A proteco da extremidade deve ser assegurada por um guarda-corpos de 1 m de altura e ainda por um guarda-vento.

Os suportes so sistemas de fixao da plataforma aos elementos rgidos da obra, constitudos essencialmente pela ancoragem e por um perfil que recebe a travessa de apoio. So elementos altamente importantes e exigem um mximo rigor no dimensionamento destes em funo dos esforos aplicados.

A proteco contra quedas deve ser assegurada por um guarda-vento com inclinao mxima de 30 destinado a parar um corpo em queda apartir de um altura igual ou inferior a 3 m.

O guarda-vento constitudo por um quadro rgido com um rodap na base, no qual fixada uma rede de proteco, devendo ser extensvel para que seja adaptvel aos alongamentos do soalho da plataforma.

Legislao associada a plataformas de trabalho:

- Ministrios do Trabalho, dos Assuntos Sociais, da Agricultura e Pescas e da Indstria e Energia

Portaria n. 702/80 de 22 de Setembro

A falta de Segurana na Construo...

FIM

Trabalho Elaborado por: Bruno Pinto Bruno Oliveira N 1081752 N 1060288

Ricardo Almeida N. 1060868

Anda mungkin juga menyukai