Anda di halaman 1dari 6

NUTRICIONISTA

Domingo - Manh Durao da Prova: 4 horas


Leia atentamente as instrues abaixo. 01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) Este caderno, com 50 (cinqenta) questes da Prova Objetiva, sem repetio ou falha, assim distribudas: Portugus 01 a 10 SUS 11 a 20 Conhecimentos Especficos 21 a 50

b) Um carto de respostas destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no carto de respostas. Caso contrrio, notifique imediatamente o fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do carto de respostas, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta. 04 - No carto de respostas, a marcao da alternativa correta deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao interno do quadrado, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta, de forma contnua e densa. Exemplo: A B C D E

05 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 (cinco) alternativas classificadas com as letras (A, B, C, D e E),s uma responde adequadamente questo proposta. Voc s deve assinalar uma resposta. A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. 06 - Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que: a) Utilizar, durante a realizao das provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda telefnica, notebook, calculadora, palmtop, relgio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicao b) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o carto de respostas. Obs.: Por motivo de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 1 (uma) hora a partir do incio da prova. 07 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu carto de respostas. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Prova no sero levados em conta.

www.fesp.rj.gov.br concurso@fesp.rj.gov.br

www.pciconcursos.com.br

Nutricionista

Dia 27.04.2008 - Manh

LNGUA PORTUGUESA
BEBIDA EM ALTA
Ao contrrio do que acontece nos pases desenvolvidos, o consumo do lcool tem aumentado nos pases em desenvolvimento. o caso do Brasil, onde no h praticamente controle sobre a indstria de bebidas alcolicas. Segundo os especialistas, preciso uma poltica pblica para o lcool to ofensiva quanto a do cigarro. Um litro de pinga aqui custa menos do que 1 dlar, diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp). Nos pases desenvolvidos, uma garrafa de destilado no sai por menos de 10 dlares. Alm dos preos baixssimos, no Brasil o marketing da indstria do lcool muito agressivo e mira sobretudo os jovens. O levantamento do Ministrio da Sade confirma essa tendncia. Os brasileiros que bebem exageradamente tm, em sua maioria, entre 18 e 24 anos. Uma das principais preocupaes a tendncia de aumento do abuso do lcool pelas mulheres jovens. Um estudo conduzido recentemente pela Unifesp revela que o consumo exagerado de lcool aumenta principalmente entre as meninas adolescentes. Elas j se equiparam aos meninos e trs em cada dez bebem com freqncia. Quanto mais se bebe na juventude, maior ser a propenso ao alcoolismo na idade adulta. Quantidades moderadas de lcool, algo como dois copos de vinho por semana, trazem benefcios ao corao e ao sistema circulatrio. Mais do que isso pode resultar em danos irreversveis ao fgado. H indcios de que o abuso de lcool pode lesionar o crebro. Em excesso, a bebida est associada a danos nas regies cerebrais ligadas memria e ao aprendizado.
Veja, 05-03-2008

05. Uma pesquisa indica que 27,2% dos homens consomem lcool de maneira abusiva, enquanto, entre as mulheres, a quantidade de 9,3%. Essa estatstica mostra que: A) a quantidade de mulheres consumidoras de lcool vem aumentando; B) a quantidade de homens alcolatras vem diminuindo; C) o consumo de lcool ainda marca predominantemente masculina; D) os jovens so as maiores vtimas do marketing das bebidas alcolicas; E) o consumo de lcool vem crescendo nas grandes cidades. 06. Ao dizer que o consumo abusivo de lcool pode resultar em danos irreversveis ao fgado e de que pode lesionar o crebro, o artigo apela para uma estratgia argumentativa que se apia na: A) B) C) D) E) seduo; intimidao; competio; elitizao; constrangimento.

07. Uma das principais preocupaes a tendncia de aumento no abuso do lcool pelas mulheres jovens; essa maior preocupao se deve ao fato de as adolescentes: A) B) C) D) poderem transferir o alcoolismo a seus futuros filhos; serem naturalmente mais vulnerveis a vcios; terem maior poder de atrao sobre os rapazes; pertencerem a uma parte da populao ainda de pouco consumo; E) levarem o consumo abusivo de lcool para o interior dos lares. 08. Em excesso, a bebida est associada a danos nas regies cerebrais ligadas memria e ao aprendizado; o segmento em excesso traz a idia de: A) B) C) D) E) condio; tempo; comparao; conformidade; finalidade.

01. O artigo declara que o consumo de lcool tem aumentado nos pases em desenvolvimento e atribui o fato a um conjunto de fatores. Entre os fatores de aumento desse consumo NO est includo(a): A) B) C) D) a falta de controle sobre a indstria de bebidas alcolicas; o baixo preo dos destilados no Brasil; a agressividade do marketing da indstria do lcool; a falta de uma poltica pblica to ofensiva quanto a do cigarro; E) a chegada de mulheres jovens ao mercado de trabalho e ao consumo. 02. O ttulo dado ao artigo Bebida em alta; a melhor justificativa para o ttulo dado, em funo do que se l no texto, : A) o alto preo das bebidas alcolicas; B) o aumento de doenas causadas pelo lcool; C) o crescimento do consumo de lcool no Brasil; D) o aumento de consumo de lcool entre meninas; E) o desenvolvimento do marketing do lcool no Brasil. 03. Os especialistas dizem que preciso uma poltica pblica para o lcool to ofensiva quanto a do cigarro. Isso significa dizer que: A) a poltica para o cigarro menos ofensiva do que a empregada para o lcool; B) a poltica pblica empregada para o cigarro vem dando certo; C) a campanha publicitria do cigarro traz ofensas aos consumidores; D) no h poltica pblica de oposio ao consumo de lcool; E) o consumo de lcool traz mais renda ao Estado do que o cigarro. 04. Poltica pblica significa uma poltica: A) patrocinada pelo Estado; B) de grande divulgao; C) de amplo conhecimento pblico; D) de responsabilidade das empresas; E) organizada pela prpria populao.
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ
DOS

09. Esse texto composto de muitas vozes; entre as vozes presentes no texto s NO est a voz: A) B) C) D) E) do de da do da autor do artigo; especialistas; indstria do lcool; Ministrio da Sade; Unifesp.

10. No artigo, predomina a linguagem formal; o segmento que emprega uma variao popular : A) Ao contrrio do que acontece nos pases desenvolvidos, o consumo do lcool tem aumentado nos pases em desenvolvimento; B) o caso do Brasil, onde no h praticamente controle sobre a indstria de bebidas alcolicas; C) Segundo os especialistas, preciso uma poltica pblica para o lcool to ofensiva quanto a do cigarro. Um litro de pinga aqui custa menos do que 1 dlar, diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp). Nos pases desenvolvidos, uma garrafa de destilado no sai por menos de 10 dlares.; D) Alm dos preos baixssimos, no Brasil o marketing da indstria do lcool muito agressivo e mira sobretudo os jovens; E) O levantamento do Ministrio da Sade confirma essa tendncia. Os brasileiros que bebem exageradamente tm, em sua maioria, entre 18 e 24 anos.

REIS 2 www.pciconcursos.com.br

Dia 27.04.2008 - Manh

Nutricionista
16. Ao implementar aes e servios de sade, o Estado deve atender aos direitos individuais e s demandas da coletividade. Os recursos e as polticas pblicas devem visar esse duplo objetivo. Essas aes devem respeitar o seguinte princpio da administrao pblica: A) B) C) D) E) da da do da da lucratividade; autonomia da vontade; sigilo; impessoalidade; reduo de custos.

SUS
11. Sobre os segmentos que integram obrigatoriamente o Conselho de Sade, avalie os itens a seguir: I - Prestadores de Servios. II Governo. III Profissionais. IV - Organizaes comunitrias, religiosas e no religiosas. V Usurios. VI - Movimentos e entidades de consumidores. Assinale apenas os corretos: A) III, IV e VI; B) I, II, III, IV, V e VI; C) I, II, III e V; D) II, IV e VI; E) V . 12. Um dos objetivos das comisses intersetoriais, criadas pela Lei n 8.080 de 19 de setembro de 1990, : A) articular polticas e programas de interesse para a sade; B) integrar recursos, tcnicas e prticas voltadas para a cobertura total das aes de sade; C) coordenar os sistemas de redes integradas de assistncia de alta complexidade; D) qualificar a ateno integral devida ao indivduo e coletividade; E) elaborar parmetros de custos da assistncia sade. 13. O repasse de recursos do Fundo Nacional de Sade para o Fundo Municipal de Sade, para pagamento de procedimentos e aes de Ateno Bsica Sade, para os municpios habilitados em qualquer modalidade de gesto estabelecida pela NOB SUS 01/96, feito com a seguinte base: A) anlise das necessidades de expanso do PSF do municpio; B) quantidade de procedimentos realizados por unidade de Ateno Bsica Municipal; C) parmetros de cobertura assistencial populao em geral do municpio; D) multiplicao de um valor per capta nacional pela populao do municpio; E) estudo de programao assistencial desenvolvido anualmente pelos municpios. 14. A regulamentao da Lei Orgnica da Sade tem sido efetuada atravs das chamadas normas operacionais do SUS, sendo que, desde 1991, j foram editadas cinco normas operacionais (NOB 91, NOB 92, NOB 93, NOB 96 e NOAS 01/02). Sobre a Norma Operacional de Assistncia Sade NOAS-SUS 01/02 - pode-se fazer a seguinte afirmao: A) estabelece o processo de regionalizao como estratgia de hierarquizao dos servios de sade; B) reduz as responsabilidades dos municpios na Ateno Bsica; C) instituiu o PAB - Piso da Ateno Bsica; D) cria os nveis de gesto Incipiente, Parcial e Semi-Plena; E) institui a PPI - Programao Pactuada e Integrada. 15. A legislao brasileira estabelece que a sade um direito fundamental do ser humano, cabendo ao poder pblico (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) garantir este direito, atravs de polticas sociais e econmicas que visem reduo dos riscos de se adoecer e morrer. A legislao obedece seguinte diretriz: A) aumentar a capacidade econmica dos municpios e muncipes; B) ofertar um conjunto articulado e contnuo de aes e servios de sade; C) organizar aes e servios de sade de forma centralizada; D) possuir direo descentralizada em cada esfera de governo; E) ser capaz de resolver 80% das necessidades de sade.

17. So vrios os problemas relacionados aos Recursos Humanos no SUS: formao, contrato de trabalho, condies de trabalho, salrio, compromisso social e humanizao do atendimento. Em relao poltica de recursos humanos na rea da sade podemos afirmar que: A) formalizada e executada apenas pela direo nacional do SUS; B) organiza um sistema de formao de recursos humanos em nvel universitrio; C) tem como objetivo valorizar a dedicao exclusiva aos servios do SUS; D) possui normas especficas que independem do sistema educacional; E) tem nos servios privados de sade campos de prtica para pesquisa. 18. Os estabelecimentos de sade que integram o Sistema nico de Sade e fazem parcerias com planos de sade tm o direito de: A) atender prioritariamente pacientes que possuam planos de sade privados; B) receber remunerao direta do usurio do SUS pelo servio de sade prestado; C) organizar o acesso em filas diferenciadas de pacientes SUS e particulares; D) internar os usurios dos planos em melhores acomodaes; E) oferecer os recursos de sade de acordo com as necessidades de cada um. 19. As aes de sade pblica no Brasil devem estar voltadas, ao mesmo tempo, para o indivduo e para a comunidade, para a preveno e para o tratamento, sempre respeitando a dignidade humana. Essas aes esto baseadas no princpio da: A) B) C) D) E) universalidade; integralidade; eqidade; racionalidade; descentralizao.

20. Uma das trs dimenses do Pacto pela Sade 2006, divulgado pela Portaria N 399/GM de 22 de fevereiro de 2006, o Pacto em Defesa do SUS que possui entre as suas prioridades: A) modificar a emenda constitucional n 29 pelo Congresso Nacional; B) reforar o SUS como poltica de Estado; C) trabalhar por um oramento adequado para a gesto do SUS; D) elaborar e divulgar a carta dos deveres dos usurios do SUS; E) estabelecer as responsabilidades de cada ente federado, diminuindo competncias concorrentes.

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS R EIS 3 FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ www.pciconcursos.com.br

Nutricionista

Dia 27.04.2008 - Manh

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21. Dentre as recomendaes dietticas estabelecidas pela Organizao Mundial de Sade que fundamentam as diretrizes do Guia Alimentar para a Populao Brasileira, incorreto: A) limitar o consumo de sal iodado e substitu-lo pelo sal sem iodo; B) manter o equilbrio energtico e o peso saudvel; C) aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras; D) limitar o consumo de acares livres; E) limitar o consumo energtico procedente das gorduras saturadas por insaturadas e eliminar as gorduras trans. 22. A Diretriz 6 do Guia Alimentar para a Populao Brasileira, para a melhor sade bucal e preveno de crie dentria, limita o consumo de acares livres, no mximo, a: A) 10% do valor energtico total; B) 15% do valor energtico total; C) 20% do valor energtico total; D) 5% do valor energtico total; E) 25% do valor energtico total. 23. Os alimentos a serem evitados nas dietas de eliminao 1, em um quadro de alergia alimentar, so: A) trigo, aveia, frutas ctricas e chocolates; B) alimentos de fontes de protena animal e vegetal, trigo e frutas ctricas; C) trigo, frutas ctricas, chocolates e bebidas de cola; D) chocolates, caf, trigo e frutas ctricas; E) leite e derivados, ovos e trigo. 24. Dentre as sugestes para aumentar a ingesto energtica na fibrose cstica, inclui-se: A) servir refeio com grande volume em especial antes de dormir; B) encorajar refeies sem companhia; C) servir alimentos de alta densidade energtica; D) oferecer alimentos endurecidos e menor teor de bebida para evitar os engasgos; E) manter alimentos no disponveis para os lanches. 25. Transplante alognico de medula significa: A) transplante de um doador no aparentado; B) uso da medula do prprio paciente; C) uso incessante de quimioterapia e radioterapia; D) uso de clulas-tronco com radioterapia sucessiva; E) uso de clulas-tronco a partir de embries. 26. Os alimentos que elevam a excreo urinria de oxalato so: A) beterraba, farelo de trigo, couve e repolho; B) farelo de trigo, espinafre, repolho e nozes; C) espinafre, repolho, farelo de trigo e nabo; D) espinafre, chocolate, nozes e beterraba; E) chocolate, nabo, batata-inglesa e repolho. 27. Assinale a alternativa que no indica uma orientao estratgica para a implementao da Poltica Nacional de Humanizao (PNH): A) fortalecer grupos de trabalho de humanizao a fim de desestimular o conceito de clnica ampliada e estimular diferentes prticas teraputicas; B) articular os programas e os projetos do Ministrio da Sade com a PNH, com vistas a diminuir a verticalizao implicando a co-responsabilidade dos gestores estaduais e municipais C) incentivar a construo de protocolos para Servios com perfil humanizador; D) selecionar e apoiar experincias na rede SUS com funo multiplicadora; E) propor que os planos estaduais e municipais de sade contemplem os componentes da PNH (Agenda de Compromissos).
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

28. Considera-se como fator indicador de pior prognstico em hipertenso arterial: A) B) C) D) E) raa branca; idoso; presso diastlica persistente maior que 125mmHg; ingesto leve de lcool; sexo masculino.

29. considerada causa de deficincia de folato: A) B) C) D) E) maior excreo por deficincia de vitamina B12; m absoro especfica de folato; deficincia de vitamina D; uso de diurticos; maior excreo de magnsio.

30. Na resposta aguda da fase de fluxo que ocorre aps leso grave, predomina: A) B) C) D) E) diminuio dos glicocorticides; aumento das catecolaminas; menor produo de protenas de fase aguda; diminuio da excreo de nitrognio; menor consumo de oxignio.

31. Dentre as causas comuns de hipoglicemia, no se inclui: A) menor ingesto de lcool com alimentos; B) ingesto alimentar inadequada; C) horrios inadequados de insulina em relao ingesto alimentar; D) excesso de insulina ou de medicaes orais; E) durao prolongada ou aumento na intensidade dos exerccios. 32. Os aminocidos que so incorporados nas protenas de mamferos so os alfa-aminocidos, com exceo da: A) B) C) D) E) fenilalanina; leucina; prolina; isoleucina; metionina.

33. O cido flico importante em clulas com alto poder de replicao. Os alimentos fonte dessa vitamina so: A) B) C) D) E) cereais integrais, carne magra e feijes; fgado, cenoura e lentilha; folhosos verdes frescos, leite e frutas ctricas; aveia, levedura e espinafre; ovos, peixe e queijos.

34. Dependendo do valor da osmolaridade e da via de administrao da nutrio parenteral, o paciente pode apresentar flebites e ressecamento da veia. Para evitar essas complicaes devemos optar por uma osmolaridade mxima e via de administrao de: A) B) C) D) E) 350 420 690 900 860 mOsm mOsm mOsm mOsm mOsm e e e e e administrao administrao administrao administrao administrao pela via perifrica; pela via perifrica; pela via central; pela via perifrica; pela via central.

DOS

REIS 4 www.pciconcursos.com.br

Dia 27.04.2008 - Manh

Nutricionista
42. O cido retinico de grande importncia no binmio sade-doena porque, alm de suas funes na viso, possui a seguinte funo emergente: A) B) C) D) sintetiza as bases nitrogenadas purinas; age como co-fator de reaes de metilao; promove o crescimento e diferenciao celular; inibe a sntese de protenas no-colgenas em cultura de clulas sseas; E) estimula a peroxidao lipdica. 43. No incio da realimentao de um desnutrido grave, devese fornecer de 1/4 a 1/5 das necessidades energticas. Esta conduta baseia-se: A) B) C) D) E) na diminuio do apetite e apatia; nas exigncias metablicas aumentadas; na diminuio da excreo de solutos; nas alteraes funcionais e estruturais do tubo digestrio; aumento da inapetncia e disfagia.

35. O tratamento nutricional para pacientes com esteatose heptica no alcolica, para normalizar as enzimas hepticas, reverter o quadro de resistncia insulina e minimizar o quadro de esteatose, deve ter as seguintes caractersticas: A) dieta hipercalrica, rica em fibras e em cidos graxos poliinsaturados; B) dieta hipercalrica, rica em antioxidantes e cidos graxos saturados; C) dieta hiperprotica, rica em aminocidos ramificados e cidos graxos saturados; D) dieta hiperglicdica, rica em monossacardeos e aminocidos ramificados; E) dieta hipercalrica, rica em fibras e antioxidantes. 36. A maioria dos pacientes submetidos resseces intestinais importantes necessitam de um tratamento nutricional inicial com: A) maior quantidade de vitaminas hidrossolveis na terapia enteral; B) maior oferta de zinco, magnsio e clcio durante o desmame da parenteral; C) menor oferta de vitaminas lipossolveis na terapia parenteral; D) substituir o TCM pelo TCL e aumentar a oferta de cidos graxos essenciais; E) nutrio enteral precocemente rica em acares simples. 37. A etapa de pr-preparo dos alimentos numa Unidade de Alimentao consiste em: A) B) C) D) E) limpeza, diviso e coco; triturar, sovar e decantar; cortar, espremer e centrifugar; moer, misturar e bater; cortar, amassar e peneirar.

44. A evoluo da consistncia da alimentao no perodo ps-cirurgia baritrica deve ocorrer em cerca de: A) 6 meses; B) 4 meses; C) 2 meses; D) 1 ms; E) 15 dias. 45. Na avaliao nutricional do paciente com obesidade mrbida deve ser considerado: A) o ndice de massa corporal; B) a bioimpedncia eltrica; C) o teste de hipersensibilidade tardia; D) a concentrao de zinco no sangue; E) as protenas totais plasmticas. 46. A orientao para o uso do ovo na preparao : A) acrescentar o ovo s misturas quentes; B) incorporar a clara em neve a outros ingredientes no primeiro momento; C) utilizar somente a clara em preparaes milanesa; D) acrescentar o sal aps a fritura do ovo; E) mergulhar a faca em gua fria para cortar o ovo em rodelas. 47. Sobre as alteraes hormonais que o organismo materno sofre durante a gestao no correto afirmar: A) a insulina reduz a glicemia; B) a cortisona eleva a glicemia pela protelise tecidual; C) a aldosterona promove reteno de sdio e excreo de potssio; D) a renina-angiotensina aumenta a sede; E) a calcitonina estimula a reabsoro ssea de clcio. 48. Sobre a composio qumica mdia do leite humano maduro (LHM) e leite de vaca, pode-se afirmar: A) a relao casena/albumina maior no leite de vaca do que no LHM; B) o teor de lipdeos maior no leite de vaca do que no LHM; C) o teor de protenas menor no leite de vaca do que no LHM; D) o teor de vitamina A menor no leite de vaca do que no LHM; E) o teor de energia maior no leite de vaca do que no LHM.

38. Na terapia nutricional das doenas inflamatrias intestinais, objetivando a remisso das mesmas, deve-se empregar: A) B) C) D) E) dieta hipoprotica; nutrio parenteral; nutrio enteral; dieta rica em fibras; menor fracionamento das refeies.

39. Na avaliao nutricional, o parmetro que avalia a adequao da oferta de protenas e o grau de hipercatabolismo : A) B) C) D) E) a o o a o concentrao de albumina plasmtica; ndice de creatinina-altura; balano nitrogenado; contagem de linfcitos perifricos circulantes; teste cutneo de hipersensibilidade tardia.

40. Na prtica clnica, a terapia nutricional com frmula imunomoduladora deve ser iniciada no seguinte caso: A) B) C) D) E) em paciente com septicemia; no perodo pr-operatrio de uma grande cirurgia; no ps-operatrio de pequenas cirurgias; em paciente em coma; no caso de encefalopatia heptica.

41. Entre as manifestaes da anemia ferropriva destaca-se: A) a intoxicao por cromo devido a sua maior absoro; B) o edema generalizado e conjuntivas plidas; C) o aumento do nmero de linfcitos; D) a diminuio da siderofilia total; E) a hipercloridia.

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS R EIS 5 FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ www.pciconcursos.com.br

Nutricionista
49. Segundo a Organizao Mundial de Sade, o adicional energtico recomendado para gestantes ativas, a partir do primeiro trimestre gestacional, de: A) B) C) D) E) mais mais mais mais mais 200 quilocalorias; 285 quilocalorias; 150 quilocalorias; 100 quilocalorias; 88 quilocalorias.

Dia 27.04.2008 - Manh

50. Com relao ao teor energtico, o leite humano contm: A) B) C) D) E) 70 quilocalorias por 100 mL de leite; 80 quilocalorias por 100 mL de leite; 100 quilocalorias por 100 mL de leite; 120 quilocalorias por 100 mL de leite; 50 quilocalorias por 100 mL de leite.

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

DOS

REIS 6 www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai