Anda di halaman 1dari 3

Línguas e Humanidades Ana Patrícia Mateus Coimbra Geografia-C

e Humanidades – Ana Patrícia Mateus Coimbra Geografia-C Pesquisa – Ataques de 11 de Setembro de

Pesquisa Ataques de 11 de Setembro de 2001

Qual o tema a ser pesquisado?

O tema em estudo faz referência aos acontecimentos marcantes nos EUA, “Os atentados de

Setembro de 2011”.

Como aconteceu?

Este acontecimento ficou marcado pelos sucessivos ataques suicidas coordenados pela Al- Qaeda. Este grupo terrorista sequestrou quatro aviões comerciais: dois dos aviões bateram contra as Torrer Gémeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos os passageiros a bordo e causando uma série de mortes aos funcionários presentes aquele dia, aquela hora em ambas as torres. O terceiro avião caiu sobre o Pentágono, em Arlington, arredores de Washington D.C, e o quarto avião caiu em campo aberto próximo de Shanksville na Pensilvânia (durante a queda deste 4ºavião, alguns passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião), não houve sobreviventes em qualquer dos quatro aviões que foram desviados das suas rotas.

Informações Gerais:

Local

Nova Iorque (NY), Condado de Arlington, Shanksville.

Data

11 de setembro de 2001 (8:46 10:28)

Mortes

2.996 (incluindo com os 19 terroristas)

Feridos

› 6.291

Responsável

Al- Qaeda, grupo terrorista dirigido por Osama Bin Laden

Línguas e Humanidades Ana Patrícia Mateus Coimbra Geografia-C

Danos Causados:

Os danos mais catastróficos foram sem duvida o desabamento das duas Torres Gémeas do World Trade Center, contudo outros edifícios á volta do local do World Trade Center ficaram destruídos ou então ficaram severamente danificados (incluíndo o 7 Worl Trade

Center, o 6 World Trade Center, o Marriott World Trade Center, o World Financial Center

e a Igreja Ortodoxa Grega St. Nicholas).

Outros edifícos que ficaram danificados já foram restaurados (como o 90 West Street e o Edificío Verizon. No condado de Arlington uma parte do Pentágono foi severamente danificada pelo fogo e uma seção do prédio desabou.

Os motivos que levaram a Al-Qaeda a cometer estes atentados:

Alegam-se que os três principais motivos que levaram aos ataques de 11 de Setembro pela Al-Qaeda, foram á presença dos EUA na Arábia Saudita, ao apoioa Israel por parte dos EUA, e as sanções contra o Iraque.

Al-Qaeda afirmou que “por mais de sete anos, os EUA têm vindo a ocupar as terras do Islã e os lugares mais santos , a Península Arábica, roubando as suas riquezas, mandando nos seus governos, humilhando o seu povo, aterrorizando os seus vizinhos e transformando as bases da península em uma liderança para lutar com os povos muçulmanos vizinhos”.

Neste clima de grande tensão e conflito entre a Al-Qaeda e os EUA, surgiram estes conflitos, e a Al-Qaeda respondeu desta forma tão drástica e violenta

Operações militares após os ataques:

George W. Bush (na altura presidente dos E.U.A) como resposta a estes atentados

terroristas anunciou uma “Guerra de Terror”, com o objectivo de levar Osama bin Laden e

a Al-Qaeda á justiça e prevenir a expansão do terrorismo.

Línguas e Humanidades Ana Patrícia Mateus Coimbra Geografia-C

Muitos outros países em seguimento desta catástrofe reforçaram a sua legislação anti- terrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei contra esta realidade cada vez mais presente no Mundo em que vivemos.

As mudanças após este atentado:

A economia ficou bastante afectada;

A forma como as pessoas viajavam ficou também bastante alterada (predominava um medo terrível de viajar, sobretudo de avião);

A burocracia dos aeroportos tal como a segurança foi reforçada, de modo a prevenir situações como esta.

O país perdeu muito a auto confiança que tinha (isto é, perdeu a capacidade de resolver problemas, e desde o atentado que o país se revela bastante vulnerável para resolver as situações políticas/sociai/ economicas geradas.

“New Normal” – Nova Normalidade, designação dada pelos Americanos ao novo esquema de segurança vivida nos EUA.

A nível psicológico as pessoas ficaram bastante fragilizadas e muitas ainda após este 10 anos continuam em luto pelos familiares ou amigos que perderam neste ataque terrorista.

Hoje em dia ainda se encontram muitos dos edíficios que ruíram em reconstrução.

perderam neste ataque terrorista.  Hoje em dia ainda se encontram muitos dos edíficios que ruíram