Anda di halaman 1dari 38

Nota: Este mdulo requer cerca de 6 horas de estudo.

Se voc no dispuser desse tempo, divida seus estudos em duas partes, encerrando a primeira antes do segmento sobre o PCT, o que corresponde mais ou menos metade do mdulo

Mdulo 8: Tratados Administrados pela OMPI sobre Sistemas de Registro Internacional:


Marcas, Desenhos Industriais e Patentes

Objetivos
Depois de ter estudado este mdulo, voc poder: 1. 2. Enumerar os sistemas de registro internacional administrados pela OMPI. Desenhar um diagrama explicando o procedimento que deve adotar um depositante que utilize o sistema de Madri para obter a proteo de uma marca em diversos pases. Descrever o papel do Escritrio Internacional da OMPI no processo de registro de marcas. Explicar o que sucede se o registro da marca indeferido no pas de origem depois do registro internacional da marca. Indicar a durao da proteo de uma marca. Enumerar as vantagens de se proteger um desenho industrial internacionalmente. Explicar o processo da proteo internacional oferecida ao desenho industrial pelos acordos de Haia. Explicar em 100 palavras a finalidade do Tratado de Cooperao em Matria de Patentes (PCT). Descrever, em cerca de 200 palavras as vantagens do PCT.

3. 4.

5. 6. 7. 8. 9.

10. Desenhar um diagrama do procedimento de utilizao do PCT. 11. Explicar em 200 palavras o papel da OMPI no PCT.

OMPI/OMPI

Introduo
Entre as diversas atividades que a OMPI desempenha para promover os direitos da propriedade intelectual em escala mundial, figura a administrao de tratados e convenes especficos. A proteo internacional para as marcas, desenhos industriais e denominaes de origem realizada atravs de trs sistemas de registro: O Sistema de Madrid para Marcas, o Sistema de Haia para Desenhos Industriais, e o Acordo de Lisboa para a proteo das denominaes de origem. A primeira parte deste mdulo ir focalizar o papel da OMPI na administrao dos sistemas de proteo das marcas e dos desenhos industriais. A segunda parte deste mdulo tratar do Tratado de Cooperao em Matria de Patente (PCT). Este o tratado mais importante administrado pela OMPI, em termos de gerao de receita, que facilita o depsito de pedidos de patente em diversos pases. Este mdulo comea com a descrio dos sistemas de registro internacional.

OMPI/OMPI

Sistemas de Registro
Primeiro, oua o segmento de udio seguinte. Segmento de udio 1: Quantos sistemas de registro internacional so administrados pela OMPI? Existem trs sistemas principais. O primeiro o sistema conhecido como o sistema de Madri, que se refere ao registro internacional de marcas e regido por dois tratados que se complementam, o Acordo de Madri e o Protocolo de Madri. O segundo o sistema de registro internacional, ou mais exatamente, o depsito internacional de desenhos industriais, regido pelo Acordo de Haia. O terceiro o sistema de registro internacional de denominaes de origem, regido pelo Acordo de Lisboa. Este ltimo, entretanto, no afeta, na realidade, os titulares privados de direitos da propriedade industrial, tendo em vista que as denominaes so registradas mediante solicitao das autoridades governamentais (este mdulo no cobre este Acordo).. Portanto, a maioria das atividades da OMPI se relaciona com a proteo das marcas e desenhos industriais por meio do registro internacional.

OMPI/OMPI

Questo de Auto-avaliao (QAA)

QAA 1:

a)

Em que reas se aplicam os seguintes sistemas internacionais de propriedade intelectual: o sistema de Haia, o sistema de Madri e o sistema de Lisboa? Quais so os dois tratados do sistema de Madri?

b)

Digite sua resposta aqui:

Clique aqui para ver a resposta

OMPI/OMPI

Resposta QAA 1: a) O sistema de Haia se refere ao depsito de desenhos industriais, o sistema de Madri ao registro de marcas e o sistema de Lisboa se refere ao registro das denominaes de origem. Os dois tratados que regulam o sistema de Madri so o Acordo de Madri, relativo ao Registro Internacional de Marcas (1891) e o Protocolo de Madri, relacionado ao Acordo de Madri (1989).

b)

OMPI/OMPI

O Sistema de Madri: Registro Internacional de Marcas


Agora oua o prximo segmento de udio, que explica o modo como o sistema de Madri facilita a proteo das marcas em nvel internacional. Segmento de udio 2: Um depositante pode obter o registro internacional de uma marca segundo o sistema de Madri?

Antes de responder pergunta, preciso primeiro explicar como funciona o sistema de registro internacional das marcas. O pedido internacional depositado no Escritrio Internacional da OMPI em Genebra, e nesse pedido, so designados os pases membros dos tratados nos quais se deseja proteger a marca. Inscrevemos a marca no registro internacional e notificamos essa inscrio aos pases designados, os quais tm a possibilidade de recusar a proteo. O pedido ento examinado normalmente, como se tivesse sido depositado diretamente nesse instituto, e em conseqncia so aplicados os critrios nacionais habituais. Se um pas indeferir a proteo, esse indeferimento nos notificado e ns o inscrevemos no registro internacional. Assim, em outras palavras, podese obter o registro internacional de uma marca, mas sua proteo em um determinado pas ir depender da deciso desse pas.

OMPI/OMPI

A Figura 1 descreve o procedimento do registro internacional das marcas.

O depositante apresenta o pedido de registro internacional no Escritrio Internacional da OMPI em Genebra, onde designa os pases onde deseja proteger sua marca.

O Escritrio Internacional registra a marca e transmite aos pases designados.

A deciso comunicada ao Escritrio Internacional

Cada pas designado pode se recusar a proteger a marca se ela no preencher as condies exigidas por sua legislao. Ou seja, eles podem proceder ao exame do carter distintivo da marca, do carter enganoso e/ou verificar se ela est em conflito com as marcas existentes.

OMPI/OMPI

Oua o segmento de udio seguinte, que d mais informaes sobre o papel do Escritrio Internacional da OMPI. Por favor, clique aqui para enumerar os pases participantes do Acordo e do Protocolo de Madrid. Segmento de udio 3: Ento, o Escritrio Internacional tem o papel de receber os pedidos internacionais e de transmiti-los aos pases designados. O Escritrio procede a qualquer exame das marcas?

O Escritrio Internacional no procede a um exame profundo. So os institutos nacionais que examinam as questes bsicas, principalmente duas. Uma saber se a marca suscetvel de funcionar enquanto marca, em outras palavras, se adequada para distinguir produtos e servios, e a outra de saber se a marca conflita com marca j protegida em nome de terceiro. E o modo de abordagem dessas questes varia bastante, conforme o pas. Alguns procedem a um exame completo, outros no. O Escritrio Internacional deixa essas questes bsicas inteiramente a critrio dos pases designados, que as tratam de acordo com sua legislao. Em contrapartida, o Escritrio verifica preliminarmente, se a marca preenche os requisitos de forma enunciados nos tratados e regulamentos, para assegurar principalmente que os elementos constitutivos de um pedido de registro de marca esto presentes. Ele examina em seguida as listas de produtos e servios protegidos que devem acompanhar todo pedido de registro de marca. Esses produtos e servios devem estar classificados conforme uma classificao internacional, conhecida como a Classificao de Nice, e o Escritrio Internacional tem a responsabilidade total pela aplicao consistente dessa Classificao. Desse modo, o Escritrio Internacional procede a um exame quanto forma e um exame da classificao dos produtos e servios, o que significa que os institutos recebedores no tero essa tarefa, pois sabem que os pedidos que recebem foram depositados de acordo com as regras e que os produtos e servios visados esto classificados de modo apropriado.

OMPI/OMPI

Ento o papel do Escritrio Internacional da OMPI receber pedidos para a proteo de marcas em diversos pases designados. A OMPI verifica se o pedido foi depositado de modo correto e, se for o caso, inscreve a marca no registro internacional e notifica essa inscrio aos pases designados. O exame da essncia pode ser realizado nos pases designados, se assim prescrever sua legislao.

OMPI/OMPI

Agora oua os dois segmentos de udio seguintes, para verificar como importante, para o depositante, a obteno de uma proteo em seu pas de origem. Segmento de udio 4: Segundo o sistema de Madri, deve-se registrar uma marca, por exemplo, em seu pas de origem, antes de poder depositar um pedido internacional?

Sim, esta uma condio fundamental exigida pelo sistema de registro internacional. Quando o sistema foi implementado, h mais de cem anos, tencionava ser um meio de estender a proteo conferida por um registro nacional aos outros pases da Unio de Madri. Desde ento, o sistema tornou-se mais sofisticado e complexo, mas o princpio continua o mesmo: voc deve primeiramente possuir um registro em seu pas de origem ou, se o pedido internacional depositado exclusivamente segundo o Protocolo, ter ao menos depositado um pedido de registro em seu pas de origem.

Segmento de udio 5:

Voc utiliza o sistema de Madri para requerer um registro internacional e, depois de Ter depositado seu pedido internacional, seu pedido nacional indeferido. O que acontece ento?

Se o pedido nacional for indeferido, o registro internacional, por via de conseqncia, cessar de produzir efeitos. Existe uma relao de dependncia entre a proteo nacional e a proteo internacional durante um prazo de cinco anos. No caso mencionado, se o pedido nacional for indeferido, provavelmente logo depois do depsito do pedido de registro internacional, e portanto, durante o prazo de cinco anos, o resultado ser o cancelamento do registro internacional. Se o indeferimento em nvel nacional for somente parcial, o cancelamento ser tambm parcial.

OMPI/OMPI

Questo de Auto-avaliao (QAA)

QAA 2:

Suponhamos que voc tenha obtido o registro de uma marca em seu pas de origem e depois obtido o registro internacional vlido em outros pases, inclusive o Qunia. Um ano depois de ter depositado seu pedido internacional, voc verifica que seu pas de origem cancelou o registro de sua marca. Essa marca continua a ser protegida no Qunia atravs do sistema de Madri?

Digite sua resposta aqui:

Clique aqui para ver a resposta

OMPI/OMPI

Resposta QAA 2: A resposta no. Se o registro de base deixar de existir por qualquer motivo (cancelamento de ofcio, ou a pedido de terceiro, ou falta da renovao) durante os primeiros cinco anos do prazo de validade do registro internacional, esse efeito exercido sobre o registro internacional. Esse tambm o caso do registro internacional baseado em pedido no pas de origem, que indeferido dentro do prazo. Entretanto, depois de decorrido o prazo de cinco anos, o registro internacional se torna independente do registro da marca no pas de origem e continua em vigor mesmo se o registro for cancelado no pas de origem.

OMPI/OMPI

Para verificar a durao do prazo de proteo de uma marca no mbito internacional, oua o segmento de udio seguinte. Segmento de udio 6: Por quanto tempo voc pode ter a proteo para uma marca?

Na realidade, voc pode proteg-la por tempo indeterminado, mas no sistema internacional, e mesmo nos sistemas nacionais, voc deve renovar o registro periodicamente. O registro internacional renovado atravs do pagamento das respectivas taxas a cada dez anos, e me parece que o prazo de dez anos est se tornando a norma em mbito nacional, mas como j disse, a quantidade de renovaes ilimitada.

OMPI/OMPI

Ento o sistema de Madri uma maneira til que os usurios de marcas podem utilizar para a proteo em diversos pases ao mesmo tempo. Entretanto, a deciso de se deferir ou no a proteo para uma determinada marca num determinado pas depende do respectivo sistema nacional. Se a proteo no for recusada, a marca pode ser protegida por tempo indeterminado. O sistema de registro internacional de marcas oferece vrias vantagens para o titular da marca. Aps registrar a marca, ou preencher uma solicitao para o registro, no Escritrio de origem, o titular de uma marca tem somente de preencher uma solicitao, em um nico idioma, a um nico escritrio, e pagar taxas para um escritrio apenas. Isto feito ao invs de preencher solicitaes separadas nos Escritrios de marcas em vrios pases, em diferentes idiomas, e de pagar taxas separadas em cada Escritrio. Vantagens semelhantes existem quando o registro tem de ser renovado ou modificado.

OMPI/OMPI

O Sistema de Haia: A Proteo Internacional dos Desenhos Industriais


Tal como foi mencionado na introduo deste mdulo, o sistema de Haia assegura a proteo internacional dos desenhos industriais.

Voc pode obter uma proteo internacional para o Desenho Industrial?


Como regra geral, a proteo do desenho industrial est limitada ao pas onde a proteo solicitada e concedida. Se a proteo desejada em vrios pases, solicitaes (ou depsitos) nacionais devem ser feitas e os procedimentos normalmente sero diferentes em cada pas. Entretanto, o Acordo de Haia, relacionado ao Depsito Internacional do Desenho Industrial, facilita este processo.

Qual o objetivo do depsito internacional dos desenhos industriais?


O principal objetivo do Sistema de Haia possibilitar que a proteo seja obtida para um ou mais desenhos industriais em vrios pases atravs de um simples depsito realizado no Escritrio Internacional da OMPI. Em outras palavras, o Acordo de Haia, que administrado pela OMPI, permite aos nacionais e residentes, ou empresas estabelecidas num Estado signatrio do Acordo, a obter a proteo do desenho industrial em vrios pases signatrios do acordo, por meio de um simples procedimento. Um simples depsito internacional, em um nico idioma (Ingls ou Francs), envolvendo um simples pagamento e uma solicitao em um nico escritrio tudo o que necessrio. O escritrio pode ser o Escritrio Internacional da OMPI ou possivelmente o escritrio nacional do Estado signatrio, se tal Estado assim permitir. Um depsito internacional no requer qualquer depsito nacional. Uma vez que o desenho industrial o objeto de tal depsito internacional, goza da proteo que poderia ser obtida em cada um dos pases listados, como se o solicitante tivesse solicitado diretamente naquele pas, assegurando-lhe que a proteo no seja rejeitada.

OMPI/OMPI

Assim como para todos os outros objetos da propriedade intelectual, existem vantagens na garantia da proteo dos desenhos industriais, e o segmento de udio seguinte apresenta algumas das vantagens da proteo dos desenhos industriais.

Quais so as vantagens do Sistema de Haia?


O sistema concede ao titular de um desenho industrial a possibilidade de ter seu desenho protegido em vrios pases pelo simples preenchimento de uma solicitao no Escritrio Internacional da OMPI, em um nico idioma, com um conjunto de taxas em uma nica moeda (Francos Suos). O Sistema de Haia simplifica enormemente a subseqente administrao do desenho industrial, uma vez que possibilita registrar as mudanas posteriores ou renovar o depsito por meio de um simples e nico procedimento no Escritrio Internacional da OMPI.

OMPI/OMPI

Segmento de udio 7:

Voc pode resumir quais so as vantagens da proteo de um desenho industrial?

Como todos os direitos da propriedade intelectual, voc adquire o direito exclusivo de utilizar o desenho. Melhor dizendo, o autor do desenho da nova aparncia do saca-rolhas de quem acabamos de falar, ou o criador de um novo estilo de mveis ou de uma nova gama de tecidos, ou ainda de artigos do vesturio confeccionados com esses tecidos, adquire o direito exclusivo de fabric-los e vend-los, do mesmo modo que o titular da patente tem o direito exclusivo de explorar a inveno protegida pela patente. A patente tem um prazo de validade limitado. O prazo o mesmo para o registro de um desenho industrial? Sim, o registro tem uma durao estabelecida, que ainda no uniforme. Acredito que o menor prazo aplicado por um pas de dez anos. Em geral, o prazo de proteo conferido vai de 15 a 20 anos, e a nova diretriz da Comunidade europia, que fixa o prazo de 25 anos, ir se estabelecer como prazo padro em todos os pases da Unio Europia, uma vez implementada.

OMPI/OMPI

Questo de Auto-avaliao (QAA)

QAA 3:

Qual a durao da proteo do desenho industrial previsto pela legislao da Unio Europia? Qual a durao do prazo mnimo de proteo?

Digite sua resposta aqui:

Clique aqui para ver a resposta

OMPI/OMPI

Resposta QAA 3: Atualmente, o prazo de proteo varia de um estado membro para outro, mas quando as diversas legislaes conseguirem se harmonizar, a durao ser fixada em 25 anos.

OMPI/OMPI

Para encerrar este mdulo sobre desenho industrial, oua o segmento de udio seguinte, que explica como o sistema de Haia aplicado nessa rea da propriedade intelectual;. Segmento de udio 8: O acordo de Haia prev uma proteo mundial dos desenhos industriais?

A proteo no exatamente mundial, mas o registro internacional confere uma proteo em diversos pases. O sistema o mesmo que o de Madri, j que voc deposita o pedido internacional, que inscrito no registro internacional, publicado pelo Escritrio Internacional e notificado aos pases interessados, os quais tero ento o direito de deferir ou indeferir a proteo. Na realidade, no que se refere ao Acordo de Haia, muito poucos pases examinam os pedidos e, por conseqncia, poucos pedidos so indeferidos. A situao portanto muito diferente daquela das marcas. Outra diferena entre a proteo dos desenhos industriais segundo o Acordo de Haia e a proteo das marcas segundo o Acordo de Madri e o Protocolo de Madri, que voc no tem de apresentar primeiramente um pedido de proteo em seu pas de origem. Assim, um criador da Frana pode fazer um depsito internacional que lhe confere uma proteo na Frana, mas igualmente na Sua, na Itlia, nos pases do Benelux (Blgica, Holanda e Luxemburgo) e na Espanha, por exemplo.

OMPI/OMPI

Questo de Auto-avaliao (QAA)


Ento, o Acordo de Haia pode ajudar a obter a proteo de um desenho industrial em muitos pases ao mesmo tempo. QAA 4: Pode a proteo ser obtida em todos os pases por meio do Acordo de Haia?

Digite sua resposta aqui:

Clique aqui para ver a resposta

Resposta QAA 4: No, somente naqueles que so estados membros do Acordo. Para informaes atualizadas veja pases signatrios do Acordo de Haia na pgina web da OMPI: http://www.wipo.int/hague/en.

OMPI/OMPI

Resumo Parcial: OS SISTEMAS DE MADRI E HAIA DE PROTEO E REGISTRO


At agora, este mdulo lhe informou sobre dois acordos da OMPI referentes aos sistemas de registro internacional para a proteo das marcas e dos desenhos industriais. Nesse aspecto, a OMPI cumpre sua funo de administrar os sistemas de registro internacional, ou seja, facilitando o processo de depsito de pedidos e publicando uma revista (Madri) ou um boletim (Haia), nos quais so anunciados os atos praticados referentes aos respectivos procedimentos de cada sistema. O sistema de Madri, criado em 1891, tem como finalidade incentivar e facilitar o registro internacional das marcas. Se algum deseja obter a proteo de uma marca, deve primeiramente obter seu registro em seu pas de origem. Se desejar estender essa proteo para outros pases, pode faz-lo depositando um pedido nos estados parte do Acordo de Madri ou do Protocolo de Madri. Durante os cinco primeiros anos, se a marca for indeferida de ofcio ou por oposio de terceiro no pas de origem, a proteo internacional ser cancelada, mesmo se a marca tiver sido deferida nos outros pases designados. Depois do prazo de cinco anos, os registros internacionais so mantidos, independentemente do cancelamento do registro da marca no pas de origem. A proteo internacional de uma marca por tempo indeterminado; de qualquer modo, o registro deve ser objeto de renovao a cada dez anos. O nmero de renovaes ilimitado.

Autorizao : SWATCH Group Ltd.

Em virtude do acordo de Haia, foi criado o sistema de depsito internacional de desenhos industriais. Este sistema opera do mesmo modo que o sistema de Madrid, no que se refere ao depsito da solicitao internacional iniciado no Registro Internacional, publicado pelo Escritrio Internacional e notificado aos pases envolvidos, que, ento, tm o direito de conceder ou rejeitar a proteo. Na realidade, no que toca ao Acordo de Haia, h muito poucos pases que atualmente examinam as solicitaes, e conseqentemente, muito poucas rejeies. Isto consiste num acentuado contraste situao relacionada s marcas. Outra diferena entre a proteo de desenhos industriais atravs do Acordo de Haia e a proteo de marcas por meio do Acordo e Protocolo de Madrid que voc no necessita iniciar com a proteo no pas de origem. Assim, por exemplo, um designer na Frana pode fazer um depsito internacional e por meio dele assegurar proteo na Frana, bem como na Sua, Itlia, os pases do Benelux, e Espanha, por exemplo.

OMPI/OMPI

O Tratado de Cooperao em Matria de Patentes


O sistema nacional de patente requer o preenchimento de solicitaes de patentes individuais para cada pas, nos quais a proteo buscada. Em outras palavras, o princpio da territorialidade ser aplicado. Para superar alguns destes problemas, o Tratado de Cooperao em Matria de Patentes (PCT) foi adotado em 1970. O PCT fornece um procedimento simplificado para um inventor ou solicitante para depositar, e eventualmente obter, patentes em vrios pases. O PCT tem um objetivo principal: simplificar, tornar mais eficientes e econmicos, os mtodos anteriores e tradicionais de requerer a proteo da patente de inveno em diversos pases, no interesse dos usurios do sistema de patentes e dos Institutos que tm a responsabilidade de administr-lo. Por favor, clique aqui para obter uma listagem dos Estados Signatrios do PCT.

OMPI/OMPI

Oua o segmento de udio seguinte, que descreve mais detalhadamente a finalidade do PCT. Segmento de udio 9: Voc poderia me explicar de modo geral, qual a finalidade e objetivos do Tratado de Cooperao em Matria de Patentes?

O Tratado de Cooperao em Matria de Patentes um tratado que rege o depsito de pedidos que visem a obter a proteo da patente em diversos pases. Ele estabelece um procedimento simplificado a ser obedecido pelo inventor ou depositante para requerer e finalmente, obter patentes. Outro objetivo facilitar o intercmbio das informaes tcnicas contidas nos documentos de patente entre os pases interessados, e igualmente, no seio da respectiva comunidade cientfica, que reagrupa os inventores e as empresas que exercem suas atividades nessa determinada rea.

OMPI/OMPI

Ento, alm de simplificar o processo da obteno de patentes, o PCT tem o propsito de disseminar de modo mais eficaz o conhecimento tcnico contido na documentao da patente. Vale ressaltar entretanto, que o sistema do PCT no prev a concesso de patentes mundiais. Oua as explicaes sobre o assunto no segmento de udio seguinte.

Segmento de udio 10: Isso significa que o PCT na realidade concede uma patente mundial para o depositante?

No. preciso esclarecer muito bem dois pontos: primeiramente, no o PCT que concede as patentes, mas sim os institutos nacionais que, ao final do processo, concedem, cada um deles, na medida em que lhes concerne, a patente baseada no pedido do PCT. E em segundo lugar, no existe uma patente mundial. O PCT no tem nenhuma disposio nesse sentido e o procedimento mencionado acima resulta em diversas patentes regionais ou nacionais. possvel que exista uma somente, se o depositante finalizar o procedimento num s instituto, mas poderiam ser 10, 25, 50 ou tantas quantas desejasse o depositante.

OMPI/OMPI

Oua o segmento de udio seguinte, em que o narrador descreve o processo a ser seguido quando um pedido de proteo de patente depositado em diversos pases designados. Segmento de udio 11: Voc poderia descrever o procedimento que um depositante deve adotar, utilizando normalmente o Tratado de Cooperao em Matria de Patentes?

Primeiro, ele teria de depositar um pedido junto ao instituto recebedor, que normalmente o do seu pas. Depois, o pedido passa por vrios estgios. O primeiro estgio, de natureza geral, a denominada fase internacional, e abrange quatro estgios principais: o primeiro o depsito, depois h a busca internacional, em seguida, a publicao internacional e finalmente, o exame preliminar internacional. Gostaria de ressaltar que o ltimo estgio, o exame, s realizado se o depositante o requerer expressamente, mas a experincia demonstra que mais de 80% dos depositantes levam o procedimento at o final. Assim, podemos realmente dizer que num caso tpico, o pedido de PCT passa pelos quatro estgios da fase internacional. Em seguida, e somente se o depositante desejar manter seu pedido, se inicia a fase nacional. O pedido deve passar por essa fase em cada um dos institutos em que o depositante tenha de finalizar o procedimento de obteno de patente. Isto pode significar um, dois, cinco ou dez institutos, inclusive institutos nacionais e regionais, se o depositante tiver designado certos pases, mas para fins de obter uma patente regional.

OMPI/OMPI

A patente europia
Como j mencionado neste debate, a segunda etapa do procedimento do PCT a fase nacional. No decorrer dessa fase nacional, o depositante pode depositar seu pedido internacional junto a um instituto de patentes nacional ou regional. O Escritrio Europeu de Patentes (EPO) um exemplo de instituto regional. O Escritrio Europeu de Patentes (EPO) foi criado pela Conveno sobre Patentes Europias, cujo artigo 2(1) prev que as patentes concedidas em virtude dessa conveno so denominadas patentes europias. Nos termos do artigo 2.2), em cada um dos Estados contratantes para os quais concedida, a patente europia tem os mesmos efeitos e submetida ao mesmo regime que uma patente nacional concedida nesse Estado, a menos que de outro modo previsto pela presente Conveno." Por favor, clique aqui para obter uma listagem dos Estados Signatrios da Conveno sobre Patentes Europias (EPC)

OMPI/OMPI

Questo de Auto-avaliao (QAA)

QAA 5:

Desenhe um esquema demonstrando o procedimento para um depositante que utiliza o PCT.

Digite sua resposta aqui:

Clique aqui para ver a resposta

OMPI/OMPI

Resposta QAA 5:
O depositante apresenta o pedido, designando os pases de interesse

Busca internacional

Fase Internacional

Publicao internacional

Exame preliminar internacional

O depositante seleciona entre os pases designados aqueles que ainda lhe interessam.

Fase Nacional Pas B Pas A Pas C Pas D Pas E

OMPI/OMPI

Ento a aplicao do PCT requer uma seqncia de operaes, que explicada no segmento de udio seguinte. Segmento de udio 12: Voc mencionou trs ou quatro etapas na fase internacional, que envolvem buscas e outras atividades. Onde essas etapas acontecem na prtica? Em Genebra?

No. A maior parte do procedimento do PCT se inicia em outro lugar, e ali continua. Primeiro, o depositante deve depositar o pedido num assim chamado Instituto recebedor. Normalmente, o instituto do pas de origem do depositante. Pode ser um outro instituto nacional ou instituto regional, ou ainda o Escritrio Internacional em Genebra. Portanto, pode acontecer que o Escritrio Internacional intervenha nesse estgio preliminar do procedimento, o que no muito comum. Quanto segunda etapa, ou seja, a busca internacional, atualmente existem somente dez institutos especialmente designados pela Assemblia da Unio do PCT, incumbidos de realizar busca internacional, conhecidos como Autoridades Internacionais de Busca Esses institutos foram eleitos de acordo com certos critrios e prestam servios aos depositantes segundo o sistema do PCT, em funo, no caso de alguns deles, do idioma em que trabalham. Conseqentemente, no esto todos disponveis para todos os depositantes de pedidos de PCT. Por exemplo, o Instituto de Patentes do Japo funciona somente em japons, portanto no est disponvel para depositantes que querem fazer seus depsitos de pedido em ingls, francs, ou alemo. O mesmo se aplica para o Instituto de Patentes e Marcas da Espanha, que somente opera em espanhol. Por outro lado, alguns outros institutos operam em quatro, cinco ou mesmo seis idiomas diferentes. A etapa seguinte, a publicao, inteiramente exercida pelo Escritrio Internacional em Genebra. na realidade a nica funo do PCT pela qual a OMPI exclusivamente responsvel. A Organizao publica todos os pedidos depositados conforme o PCT, no importando qual seja sua origem ou o idioma no qual foram depositados. A quarta etapa o exame preliminar internacional, para o qual a OMPI geralmente designa o instituto que realizou a busca internacional.. Digo geralmente porque dada aos depositantes a possibilidade de se dirigir a outro instituto, o que s vezes realizado; a deciso tomada caso a caso. E no final da fase internacional, ou mesmo no momento de passar para a fase nacional em que o Escritrio Internacional no tem qualquer envolvimento o depositante deve se dirigir diretamente cada um dos institutos designados, e apresentar a documentao necessria. Poderia ser dito que o Escritrio Internacional participa at um certo ponto, por detrs do pano, do procedimento como um todo, porque o Escritrio responsvel por colocar certos documentos disposio dos institutos, do depositante, etc., e de comunicar a respeito de outros documentos em

OMPI/OMPI

determinados momentos do procedimento, de acordo com as disposies do tratado. Portanto, apesar da maior parte das tarefas bsicas no ser executada pelo Escritrio Internacional, ele deve estar presente e prestar esses servios, inobstante o resultado do pedido. O Escritrio conta com os institutos designados para que apresentem os documentos pertinentes e age medida em que os recebe.

OMPI/OMPI

Questo de Auto-avaliao (QAA)

QAA 6:

Entre os atos mencionados abaixo, quais so sempre, s vezes, e nunca desempenhados pelo Escritrio Internacional em Genebra? a) b) c) d) e) f) Recebimento de pedidos de patente; Recebimento de pedidos do PCT; Busca internacional; Publicao internacional; Exame preliminar internacional; Concesso de patentes nacionais ou regionais.

Digite sua resposta aqui:

Clique aqui para ver a resposta

OMPI/OMPI

Resposta QAA 6: a) b) c) d) e) f) nunca talvez nunca sempre nunca nunca

OMPI/OMPI

Como foi mencionado na introduo, a finalidade primordial do PCT simplificar os procedimentos necessrios para a obteno de patentes em diversos pases. Outra vantagem, em comparao ao sistema clssico de patentes, que o depositante pode retardar, at um certo ponto, a deciso de continuar ou no o procedimento num determinado pas. Segmento de udio 13: Est bem, mas quais so as vantagens para a pessoa fsica ou jurdica em depositar um pedido de patente segundo o Tratado de Cooperao em Matria de Patentes?

Eu diria que a principal vantagem para o depositante reside no fato que, ao apresentar um pedido num instituto de patentes, que na maioria dos casos o instituto de seu pas de origem, ele ir obter uma data de depsito internacional para o seu pedido, e essa data de depsito ter o efeito de um depsito nacional regular em cada pas designado pelo depositante. Ento, as formalidades obrigatrias que o depositante deve seguir so muito poucas tais como a apresentao de um pedido especfico para o depsito do pedido de acordo com o PCT, indicando a nacionalidade ou o domiclio do depositante, de forma a confirmar que ele tem o direito de depositar tal pedido, e de depositar o relatrio descritivo e as reivindicaes. Outra vantagem que certamente deve ser sublinhada, que o depositante do pedido segundo o PCT, ganha tempo, alis bastante tempo, antes de se decidir se quer continuar com o processamento de seu pedido. A economia de tempo desse processo de cerca de um ano e meio, se o procedimento do PCT for utilizado em toda sua extenso.

OMPI/OMPI

Ademais, o sistema do PCT apresenta as seguintes vantagens para os institutos nacionais de patentes: Os institutos de patentes podem processar uma quantidade maior de pedidos, porque aqueles depositados segundo o PCT so mais fceis de examinar, em particular, em virtude de sua conformidade com as exigncias formais geralmente j ter sido verificada durante a fase internacional. Os institutos de patente economizam no custo com as publicaes. Se o pedido internacional foi publicado no idioma oficial de um pas, no ter de ser publicado inteiramente. Os pases em que seja outro o idioma oficial, podem publicar somente a traduo do resumo, que acompanha os pedidos internacionais. A pedido das partes interessadas, podem ser fornecidas cpias do inteiro teor do pedido internacional. O PCT no incide sobre a receita dos institutos designados, a menos que estes decidam, voluntariamente, reduzir as taxas nacionais, em virtude da economia que realizam utilizando o PCT e para incentivar o depositante a fazer um pedido internacional. As taxas anuais ou de renovao, que constituem a fonte mais importante de renda para a maioria dos institutos, no so afetadas pelo PCT. Os institutos de patente incumbidos do exame tm sua disposio, para a maoria dos pedidos provenientes de pases estrangeiros, um relatrio de busca internacional e um relatrio de exame preliminar internacional. Os institutos de patente que no so incumbidos do exame recebem os pedidos j examinados quanto forma, acompanhados de um relatrio de busca internacional e geralmente, de um relatrio de exame preliminar internacional. Este sistema coloca numa posio muito melhor o instituto e a indstria nacional interessados na patente e/ou na licena, em comparao ao sistema tradicional de depsito de pedidos nacionais e regionais.

OMPI/OMPI

Resumo
O Tratado de Cooperao em Matria de Patentes prev um procedimento simplificado que permite ao inventor ou depositante requerer e obter patentes em diversos pases. Ademais, promove e facilita o intercmbio de informaes tcnicas contidas nos documentos de patente, entre pessoas jurdicas e fsicas que exercem atividades em determinada rea. A vantagem para um solicitante utilizar o PCT que, ao preencher uma nica solicitao em um escritrio de patente, num nico idioma, ele obter uma data internacional de depsito, e esta data de depsito ter efeito em cada um dos pases designados. Alm disso, o PCT prov um perodo de tempo no qual o solicitante pode decidir se prosseguir em cada um dos pases designados. O principal papel da OMPI no processo do PCT facilitar a aplicao do tratado comunicando o pedido de PCT aos pases designados e publicando todos os pedidos depositados de acordo com o PCT.

OMPI/OMPI

O modo de processamento de um pedido do PCT demonstrado na figura a seguir:


O depositante apresenta o pedido, designando os pases de interesse

Busca internacional

Fase Internacional

Publicao internacional

Exame preliminar internacional

O depositante seleciona entre os pases designados aqueles que ainda lhe interessam.

Fase Nacional Pas B Pas A Pas C Pas D Pas E

OMPI/OMPI

Textos legislativos: Acordo de Madri Referente ao Registro Internacional de Marcas Protocolo Relativo ao Acordo de Madri Referente ao Registro Internacional de Marcas Acordo de Haia Relativo ao Registro Internacional de Desenhos e Modelos Industriais Acordo de Nice Relativo Classificao Internacional de Produtos e Servios para fins de Registro de Marcas Tratado de Cooperao em Matria de Patentes (PCT).

OMPI/OMPI

Anda mungkin juga menyukai