Anda di halaman 1dari 10

Exerccios sobre eletroqumica.

1. (Fuvest) Ferro zincado ferro que cont m pequena quantidade de zinco metlico. A partir dos potenciais padro de reduo, listados a seguir, explique os seguint es fatos observados no cotidiano:

a) Rebites de ferro em esquadrias de alumnio causam a corroso do alumnio. b) Pregos de ferro zincado so resistentes ferrugem. 2. (Fuvest) Panelas de alumnio so muito utilizadas no cozimento de alimentos. Os potenciais de reduo (E) indicam ser possvel a reao deste metal com gua. A no ocorrncia dessa reao atribuda a presena de uma camada aderente e protetora de xido de alumnio formada na reao do metal com o oxignio do ar. a) Escreva a equao balanceada que representa a formao da camada protetora. b) Com os dados de E, explique como foi feita a previso de que o alumnio pode reagir com gua. Dados:

27/2/2011

11:32

pag.1

Exerccios sobre eletroqumica.


3. (Fuvest) Uma liga metlica, ao ser mergulhada em cido clordrico, pode permanecer inalterada, sofrer dissoluo parcial ou dissoluo total. Qual das situaes acima ser observada com a liga de cobre e zinco (lato)? Justifique utilizando as informa es relativas s semi-reaes medidas em E(Volt): I. Cl + 2e 2Cl II. Cu + 2e- Cu III. 2H + 2e H IV. Zn + 2e- Zn 4. (Fuvest) Semi-Reao Fe + 2 e- Fe (E = - 0,41 V) Cu + 2 e- Cu (E = + 0,34 V) O + 2HO + 4 e 4OH (E = + 0,40) A esttua da Liberdade est no port o de Nova Iorque e, portanto em ambiente marinho. Ela consiste em uma estrutura de ferro sobre a qual esto rebitadas placas de cobre que do forma figura. a) Qual o efeito do ambiente marinho sobre as placas de cobre? Explique utilizando equaes qumicas. b) Por que no foi uma boa idia ter cobre em contat o com ferro? Justifique. 5. (Unesp) Encanamentos de ferro mergulhados em gua sofrem corroso, devi do principalmente rea o: Fe(s) + 2H(aq) Fe(aq) + H(g) Para proteger encanamentos nessas condies, costuma -se lig-los a barras de outros metais, que so corrodos ao invs dos canos de ferro. Conhecendo os potenciais padres de reduo Cu + 2e- Cu(s) E= +0,34V Fe + 2e- Fe(s) E= -0,44V Mg + 2e- Mg(s) E= -2,37V 2H + 2e H(g) E= 0,0V e dispondo-se de barras de magnsio e cobre, prope -se: a) Qual metal deve ser utilizado para proteger o encanamento? Justifique. b) Escreva as reaes que ocorrem na associao do cano de ferro com a barra metlica escolhida, indicando o agente oxidante e o agente redutor. E E E E = = = = + 1,36 + 0,34 0,00 - 0,76

27/2/2011

11:32

pag.2

Exerccios sobre eletroqumica.


6. (Unesp) Quando se coloca um pedao de zinco metlico numa soluo aquosa diluda de cloret o de cobre (II), de cor azul, observa-se que a intensidade da cor da soluo vai diminuindo at se tornar incolor. Ao mesmo tempo, observa-se a deposio de cobre metlico sobre o zinco metlico. Ao trmino da reao, constata-s e que uma parte do zinco foi consumida. a) Explique o fenmeno obs ervado. Escreva a equao qumica correspondente. b) O que acontecer quando um peda o de cobre met lico for colocado em uma soluo aquosa de cloreto de zinco (II)? Justifique a resposta. 7. (Unesp) Montou-se uma pilha constituda por eletrodos de chumbo e de prata, mergulhados em soluo aquosas de seus sais, como na figura a seguir.

Sobre esta pilha, um estudante fez as seguintes afirmaes: a) Ao se fechar o circuito, haver um fluxo de eltrons do eletrodo de prata para o de chumbo. b) Admitindo-se a eficincia do processo igual a 100%, pode-se calcular que haver uma diminuio de massa de 2,072 g no eletrodo de chumbo, quando circularem 0,020 mol de eltrons pela pilha. Discuta e justifique se as afirmaes do estudante so verdadeiras ou falsas, com base nos dados fornecidos. Potenciais padro: Ag + e- Ag E = +0,8V Pb + 2 e- Pb E = -0,13V (Massas molares, em g/mol: Pb = 207,2; Ag = 107,9) 8. (Unesp) Mergulha-se uma lmina limpa de nquel em uma soluo azul de sulfato de cobre. Observa-se que a lmina fica recoberta por um depsito escuro e que, passado algu m tempo, a soluo se torna verde. Explique o que ocorreu: a) na lmina de nquel; b) na soluo.

27/2/2011

11:32

pag.3

Exerccios sobre eletroqumica.


9. (Unesp) A corroso de ferro met lico envolve a formao de ons Fe. Para evit-la, chapas de ferro so recobertas por uma camada de outro metal. Em latas de alimentos a camada de estanho metlico e em canos d'gua, de zinco metlico. Explique por que: a) a camada de zinco evita a corroso de canos d'gua; b) quando a camada de estanho danificada, expondo a camada do ferro, a corroso acontece mais rap idamente do que quando a referida camada est ausente. Dados: Potenciais padres de reduo a 25C. Zn + 2e- Zn(s) E = - 0,763 V Fe + 2e- Fe(s) E = - 0,409 V Sn + 2e- Sn(s) E = - 0,136 V 10. (Unicamp) Na pilha de Daniel (veja esquema adiante) ocorre a reao: Zn(s) + Cu(aq) Zn(aq) + Cu(s)

Qual das substncias da lista a seguir, dissolvida em gua, voc escolheria para colocar no compartimento B, a fim de que a pilha possa produzir eletricidade? Justifique. Lista: HC, ZnC, CuS O, HSO, NaSO, PbSO, ZnSO.

27/2/2011

11:32

pag.4

Exerccios sobre eletroqumica.


11. (Unicamp) A figura a seguir repres enta uma pilha de mercrio usada em relgios e cronmetros.

As reaes que ocorrem nesta pilha so: Zn(s) = Zn(aq) + 2eHgO(s) + HO() + 2e = Hg() + 2OH(aq) a) De qual eletrodo part em os eltrons quando a pilha est fornecendo energia? Justifique. b) Cite duas substncias cujas quantidades diminuem com o funcionamento da pilha. Justifique. 12. (Fuvest) Moedas feitas com ligas de cobre se oxidam parcialmente pela reao do ambiente. Para "limpar" estas moedas pode-se utilizar o arranjo esquematizado a seguir. Ao se fechar o circuito, a semi-reao que ocorre na moeda :

a) Cu Cu + 2 eb) Cu Cu + ec) Cu + 2 e- Cu d) Cu + Cu 2 Cu e) Cu + 2 OH Cu(OH)

27/2/2011

11:32

pag.5

Exerccios sobre eletroqumica.


13. (Fuvest) A figura a seguir est representando um ciclo de transformaes qumicas do cobre.

semi-reao Zn+2e-Zn Cu+2e-Cu Ag+e-Ag NO+4H+3eNO+ 2HO C+2e2C

E/V -0,76 +0,34 +0,80 +0,96 +1,40

Nesse ciclo, X, Y e Z correspondem, respectivamente, a: a) HNO, NO e Ag. b) NO, NO e Zn. c) C, C e Ag. d) NO, NO e Ag. e) HNO, NO e Zn.

27/2/2011

11:32

pag.6

Exerccios sobre eletroqumica.


14. (Ita) Este teste se refere ao elemento galvnic o esquematizado a seguir. Assinale a afirmao FALSA em relao ao que vai ocorrer quando a chave C ligada:

a) A corrente eltrica convencional vai circular no sentido anti-horrio. b) Eltrons iro circular pelo fio da esquerda para a direita. c) nions nitrato vo migrar, atravs da membrana porosa, da direita para a esquerda. d) A concentrao de ZnSO do lado esquerdo vai aumentar. e) Ctions de zinco vo migrar, atravs da membrana poros a, da esquerda para a direita. 15. (Unesp) O funcionamento de uma pilha de combustvel baseado nas semi-reaes a seguir, cada uma delas representada com o respectivo potencial padro de redu o, E: 2HO() + 2e H(g) + 2OH(aq) E=-0,828 V 1/2O(g) + HO() + 2e 2OH(aq) E=0,401V Levando-se em conta estas informaes, afirma-se: I) A reao global da pilha de combustvel H(g) + 1/2O(g) H O() II) O hidrognio sofre oxidao no processo. III) A diferena de potencial desta pilha de combustvel, em condio padro, igual a 1,229V. Esto corretas as afirmaes: a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

27/2/2011

11:32

pag.7

Exerccios sobre eletroqumica.

GABARITO
1. a) Porque o potencial de oxidao do alum nio maior que o do ferro. b) Porque o zinco oxida-se protegendo o ferro da corroso. 2. a) 4 A(s) + 3O(g) 2AO(s) [camada protetora] b) A rea o ocorre espontaneamente no sentido do valor positivo do E, logo o alum nio reage com a gua. 3. O lato (Cu/Zn) sofre dissoluo parcial, pois soment e o zinco reduz o H a H. 4. a) Aps a montagem da esttua havia um bom contato eltrico entre as placas de cobre e a estrutura de ferro, atravs de rebites metlicos. Assim o ferro agiria como nodo de sacrifcio neutralizando de forma parcial a ao do ambiente marinho sobre as placas de cobre. I) ctodo: II) nodo: O + 2HO + 4e 4OH 2Cu 2Cu + 4e+0,40V (reduo)

-0,34V (oxidao)

Somando-se (I) e (II), temos: O + 2HO + 2Cu 2 Cu + 2OH +0,06V

A ao do ambiente marinho sobre as placas de cobre neut ralizada com o estabelecimento da pilha eletroqumica Cu/Cu//Fe/Fe onde o ferro age como nodo de sacrifcio: (I) ctodo: Cu + 2 e- Cu (II) nodo: Fe Fe + 2 eSomando-se (I) e (II), temos: Cu + Fe Fe + Cu +0,75V +0,34V +0,41V

Com o passar dos anos, o contato eltrico entre as placas de cobre e a estrutura de ferro, atravs dos rebites, foi diminuindo devido corroso dos rebit es e o efeito da prote o catdica criado pela pilha acima se reduziu. b) No foi boa idia porque, como visto anteriormente a estrutura de ferro acaba sofrendo intensa corroso, por funcionar como nodo de sacrifcio, tambm ocorre intensa ao corrosiva do ambiente marinho sobre a estrutura, visto que o ferro apresenta grande potencial de oxidao (+0,41V). 5. a) O magnsio, por possuir potencial de oxidao maior que o do ferro. b) Fe + Mg Fe + Mg Oxidante: Fe Redutor: Mg 6. a) Zn(s) + Cu(aq) Zn(aq) + Cu (s)

27/2/2011

11:32

pag.8

Exerccios sobre eletroqumica.


A cor azul conseqncia da presena dos ons Cu(aq) que so consumidos tornando a soluo inc olor. b) No ocorrer reao qumica. 7. a) Falsa. Os eltrons se movimentam do maior potencial de oxidao para o menor. Pb Ag (em presena de e-) b) Verdadeira. Pb Pb massa do Pb = 2,072g 8. a) Ni desloca o Cu da soluo de CuSO Ni + Cu Ni + Cu b) Ni + Cu Ni + Cu (azul) (verde) 9. a) no cano a proteo eletroqumica (zinco se oxida e no o f erro) b) o estanho tem maior potencial de reduo, na lata a prote o de estanho evita contato com O do ar 10. Cu SO soluo com ction do mesmo metal da plac a. 11. a) Eletrodo de zinco. Fluxo de eltrons : redutor oxidante b) Zn(s) (oxidao do zinco) HgO(s) (reduo do mercrio) HO() consumo na reao com o HgO) 12. [C] 13. [E] 14. [D] 15. [E]

27/2/2011

11:32

pag.9

Exerccios sobre eletroqumica.

RESUMO
Nmero das questes: documento banco 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 354 327 18 154 438 402 308 58 147 363 37 316 78 102 282 fixo 2850 2823 92 1104 3223 3187 2778 572 1064 3083 375 2812 711 880 2721

27/2/2011

11:32

pag.10

Anda mungkin juga menyukai