Anda di halaman 1dari 17

POR UMA MEMRIA DO CINEMA1 DOCUMENTRIO NO RIO GRANDE DO SUL: desafios para uma nova historiografia do cinema brasileiro

TOMAIN, Cssio dos Santos


Doutor UFSM tomaim78@gmail.com

RESUMO A partir de pesquisa bibliogrfica e consulta a catlogos e dicionrios de filmes brasileiros, buscamos uma compreenso histrica da produo de documentrios no Rio Grande do Sul, a fim de problematizar a memria deste cinema. Primeiro foi preciso existir o cinema de no-fico no estado, em especial o de curta-metragem, para somente mais tarde ser possvel o longa-metragem de fico gacho. Isso indica que a histria do cinema no Rio Grande do Sul no uma coleo de episdios isolados, como nos fez acreditar a historiografia clssica do cinema brasileiro. Palavras-chave: Historiografia. Documentrio gacho. Memria.

TOMAIN, Cssio dos Santos

103

1 INTRODUO O Brasil ainda precisa se conciliar com o documentrio. Talvez isto possa parecer estranho se levarmos em considerao a tradio do documentarismo brasileiro e o aquecimento na produo deste gnero cinematogrfico no pas iniciado a partir de 2002, tendo alguns filmes conquistado o mercado exibidor nacional e prmios em festivais internacionais. Mas quase dez anos depois o cenrio no se manteve. O fato que ainda cedo para afirmarmos que este recente boom do documentrio brasileiro foi capaz de criar e consolidar uma cultura da no-fico no pas; o documentrio ainda continua sendo o primo pobre em um contexto mais amplo do cinema brasileiro. Poucos sabem que o documentrio ou o cinema de no-fico de curtametragem (incluem-se aqui os filmes naturais ou de cavao, e os cinejornais) foi o responsvel por sustentar o cinema brasileiro por mais de cinco dcadas, dando subsdios inclusive para a produo de filmes de enredo neste perodo, como j apontado por Jean-Claude Bernardet. Segundo o autor os historiadores do cinema brasileiro sempre escreveram histrias de filmes de fico, cometendo um equvoco ao aplicar realidade brasileira um modelo particular aos pases industrializados em que o filme de fico foi sem dvida a base da produo cinematogrfica. No caso do Brasil, a realidade cinematogrfica mais slida era o natural, o cinejornal, a cavao (BERNARDET, 2009, p. 43). E no Rio Grande do Sul no foi diferente. Na historiografia clssica do cinema brasileiro o passado do cinema gacho mereceu pouco destaque. Nas raras aparies foi apresentado como parte de pequenos ciclos regionais espordicos uma ironia se levarmos em considerao que o Rio Grande do Sul desde a dcada de 1970 o terceiro maior estado produtor de filmes de longametragem no Brasil, perdendo apenas para Rio de Janeiro e So Paulo (SILVA NETO, 2009). Ento, se em termos de uma histria do cinema brasileiro o documentrio ainda um desconhecido, uma realidade j apontada por Paulo Emlio Salles Gomes em meados da dcada de 1970 e que aos poucos vem sendo alterada graas a recentes
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103- 119 julho/dezembro 2010

104
Por uma memria do cinema documentrio no rio grande do sul

estudos sobre o perodo silencioso das primeiras dcadas do nosso cinema (1900-1920), o que dizer de toda uma produo de no-fico no Rio Grande do Sul que foi a base econmica por mais de 50 anos da cinematografia no estado. Ou melhor, o que tem sido dito sobre estes filmes documentrios realizados no sul do Brasil? Muito pouco. Neste sentido procuro apontar alguns elementos para melhor compreendermos a importncia do documentrio na histria do cinema produzido no Rio Grande do Sul, que, por sua vez, se estende ao Brasil, j que no vejo como dissociar estes filmes de toda uma produo nacional. A partir de pesquisa bibliogrfica e consulta a catlogos e dicionrios de filmes brasileiros, busco uma compreenso de como se construiu historicamente o cenrio da produo de filmes documentrios no estado do Rio Grande do Sul, alm de colocar em reflexo os desafios que esto dados para uma nova historiografia deste cinema.

2 PANORAMA OU UMA HISTRIA CONTNUA? A primeira problemtica que acompanha os estudos do documentrio no Brasil a hegemonia do longa-metragem de fico na historiografia clssica do cinema brasileiro. Interpretado como a vitrine das cinematografias nacionais por crticos, intelectuais, historiadores e pelos prprios cineastas brasileiros, o cinema que historicamente existiu foi o longa-metragem de fico. O documentrio ou o cinema de no-fico era insultado nas revistas especializadas do pas, como a Cinearte, que de 1926 a 1933 moveu uma batalha contra este cinema, em particular contra os filmes naturais ou de cavao. Seus crticos saram em defesa do filme de fico como o melhor instrumento de divulgao de um Brasil que se pretendia moderno, urbano e civilizado; assim, em tons discriminatrios e racistas a crtica deste perodo propunha um saneamento do cinema brasileiro. Viso ideolgica que, segundo Bernardet (2004), encontrou respaldo nos primeiros trabalhos historiogrficos que propunham um discurso globalizante sobre o cinema brasileiro, como Introduo ao cinema brasileiro (Alex Viany, 1959), Histria do cinema brasileiro (coordenao de Ferno Ramos, 1987) e 70 anos de cinema brasileiro (Paulo Emlio Salles Gomes, 1966).2 E nesta tentativa de abarcar o todo, a tendncia foi pensar o cinema brasileiro sob a forma de ciclos regionais, um eterno recomear que lanou uma perspectiva fragmentada e descontnua para o passado do nosso cinema. Para Arthur Autran (2010, p. 122), a noo de ciclo regional consagrou o predomnio poltico, cultural e econmico das duas grandes metrpoles [Rio de Janeiro e So Paulo] sobre o restante do Brasil, mas de maneira a no problematizar este predomnio.

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103 -119, julho/dezembro 2010.

TOMAIN, Cssio dos Santos

105

Mas a noo de panorama foi til em certa medida para o cinema brasileiro, defende Bernardet (2004), uma vez que diante de um total desconhecimento os primeiros trabalhos foram responsveis por reunir um corpus consistente da filmografia produzida no pas, o que nos permitiu dizer que existamos cinematograficamente tanto para o olhar estrangeiro quanto para ns mesmos. No entanto, o autor nos prope uma leitura crtica desta historiografia ao afirmar que o cinema brasileiro nunca foi um objeto de pesquisa; pelo contrrio, a noo totalizante do panorama esconde um recorte. O que temos uma histria do cinema de fico de longa-metragem. Nas palavras do crtico:
[...] o cinema que historicamente vingou o espetculo de fico [...], o que a indstria e o comrcio cinematogrficos afirmaram. As outras modalidades, secundrias na indstria e no comrcio, tornaram-se igualmente secundrias na historiografia, e cinema de animao, documentrio, curta-metragem, experimental, cientfico etc., ganharam notas e captulos suplementares, ou seja, ficaram entre parnteses (BERNARDET, 2004, p. 117).

No que diz respeito ao documentrio ou ao cinema de no-fico, e em especial ao de curta-metragem, preciso reconhecer que a sua produo no Brasil sempre foi contnua, diferente do filme de fico de longa-metragem que em alguns estados ainda hoje sequer uma realidade. Se levarmos em considerao os cinejornais, os documentrios, os institucionais e os filmes de famlia produzidos ao longo das dcadas de 1920, 1930 e 1940 no pas, veremos que a noo dos ciclos regionais insuficiente hoje em dia para escrevermos a histria do cinema brasileiro. Pelo menos o que tm demonstrado recentes estudos de cinema, como os de Glnio Pvoas (2005)3, Luciana Corra de Arajo (2007)4 e Selda Vale da Costa (1996)5, que tm lanado olhares mais criteriosos para o cinema de no-fico produzido principalmente nos anos de 1920 em Porto Alegre, Recife e Manaus, respectivamente, conforme apontou Autran (2010). Estes estudos tm questionado a historiografia clssica do cinema brasileiro que, com algumas excees, no reconheceu o potencial cinematogrfico de outros estados que no Rio de Janeiro e So Paulo. No entender de Bernardet (2004), a opo historiogrfica pelo panorama do cinema brasileiro foi fecunda, mas hoje ultrapassada, insuficiente, exigindo dos estudiosos uma nova postura, mudanas metodolgicas, a fim de traarmos uma histria que no fique presa produo cinematogrfica. Por isto ele recomenda recortes mais precisos ou a eleio de objetos de estudo mais restritos, como das recentes pesquisas acima mencionadas. Orientao que irei contrariar pelo menos para a conduo seguinte deste artigo, que tem uma preocupao mais generalizante com a memria do documentrio produzido no Rio Grande do Sul, a fim de apontar o lugar deste tipo de filme na histria
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103- 119 julho/dezembro 2010

106
Por uma memria do cinema documentrio no rio grande do sul

do cinema gacho que, por sua vez, dentre os poucos escritos de cronistas, intelectuais e cineastas gachos, tambm priorizou o longa-metragem de fico. Para Tuio Becker, um dos principais expoentes da crtica cinematogrfica porto-alegrense nos anos de 1970/80, o cinema no Rio Grande do Sul s iria se consolidar se fortalecesse a produo de filmes ficcionais de longa-metragem (SILVA, 2009). Uma aposta que no levou em considerao o potencial criativo do documentrio de curta-metragem, uma vez que foi Ilhas das Flores, de Jorge Furtado, um filme autorreflexivo que mescla fico e documentrio, que projetou o seu realizador e o cinema do Rio Grande do Sul para o Brasil e o exterior ao conquistar em 1989 o Urso de Prata no Festival de Berlim, o mais importante prmio concedido at hoje a um filme gacho. O filme de Furtado colocou para a dcada de 1990 o curta-metragem como um caminho possvel para manter vivo o cinema e especialmente a produo de documentrios no estado. Compreendo que o estudo do cinema documentrio gacho ainda exige uma perspectiva panormica, que procure dar a este cinema um corpus histrico, mas fundamentalmente reconhecendo que se trata de um processo contnuo que, assim como no Rio Grande do Sul, marcou a cinematografia de vrios estados brasileiros.

3 O LUGAR DA NO-FICO NO CINEMA DO RS O cinema gacho existe, concretamente, como processo, e no apenas como coleo de episdios isolados? Se analisarmos sob o prisma do documentrio ou do cinema de no-fico acredito que a resposta sim. Pelo menos no que diz respeito ao perodo de 1910 a meados de 1950 possvel afirmar que estamos diante de uma histria contnua de produo de documentrios no Rio Grande do Sul, at mesmo durante o surto de filmes ficcionais no estado, como o que ocorreu em Pelotas em 1913. Cenrio que no muito diferente do que ocorreu em termos de Brasil neste mesmo perodo, mas que precisa ser melhor sistematizado pela historiografia do cinema brasileiro, que at os anos de 1990 preferiu o desconhecimento desta produo no sul do pas. Um dos pioneiros foi Eduardo Hirtz, diretor de Ranchinho do Serto (1909), primeiro filme de enredo realizado no estado e considerado o primeiro filme brasileiro a abordar a problemtica pica e campesina (PFEIL, 1995). Mas Eduardo Hirtz lembrado pela historiografia do cinema gacho por figurar entre os primeiros realizadores de filmes naturais no estado. O seu pioneirismo nos rendeu pelculas como Procisso de Corpus Christi (1909), Cerimnias e festa da igreja em Santa Maria Estado RS (1910), Combate simulado do Tiro Brasileiro em Canoas (1910), Regatas realizadas pela Federao do Remo em Porto Alegre (1911), A chegada do senador

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103 -119, julho/dezembro 2010.

TOMAIN, Cssio dos Santos

107

Pinheiro Machado (1912), Cocheira Vitale (1912), Companhia Telefnica Rio-Grandense (1912), A inaugurao da Garage Royal (1912), Jardim zoolgico do coronel Ganzo (1912) e Passeio da Sociedade Recreio Juvenil (1912). E entre julho e dezembro de 1912 foi responsvel pela produo de 21 edies do cinejornal Recreio Ideal-Jornal, que trazia notcias cinematogrficas da capital e do interior do Rio Grande do Sul. Filmes que mais tarde foram destrudos pelo prprio Eduardo Hirtz em uma crise de fria.6 Outro pioneiro do cinema silencioso do Rio Grande do Sul foi o portugus Francisco Santos, que em Pelotas fundou a Fbrica Guarany7 em 1912. Foi Francisco Santos que despertou o cinema gacho para a fico de longa-metragem em 1913, o que levou a historiografia clssica a considerar a produo de filmes em Pelotas como um dos mais importantes ciclos regionais do cinema brasileiro. Naquele ano o mercado cinematogrfico nacional enfrentava srios problemas de distribuio e exibio, uma vez que era o filme estrangeiro e industrializado que ganhava mais espao nas salas de cinema, o que afetou drasticamente a produo de filmes no Rio de Janeiro e em So Paulo, onde j se faziam experimentos no campo do cinema posado, como era conhecido o cinema de fico na poca. de Francisco Santos O Crime de Banhados (1913), um longa-metragem de mais de duas horas de durao sobre o assassinato de toda uma famlia, na fazenda Passo da Estiva, em Rio Grande, por motivos polticos. Este filme, assim como O Marido Fera ou o Crime de Bag (1913), tambm do diretor, se enquadra em uma espcie de gnero de filmes criminais que foi comum entre as primeiras produes dos anos de 1910 do cinema brasileiro, seja em So Paulo, Rio de Janeiro ou Pelotas. Muitas destas produes eram realizadas no calor da hora, aproveitando o interesse do pblico pela trama amplamente noticiada na imprensa. Ainda em 1913 a Fbrica Guarany realizou outros dois filmes ficcionais, O lbum Maldito e Os culos do Vov, este ltimo considerado, ainda hoje, o filme de fico brasileiro mais antigo preservado. Mas o que sustentou mesmo a Fbrica Guarany foi a produo de filmes noficcionais como Praia do Cassino, Santa Maria, As Regatas do Rio Grande, Um Passeio ao Fragata em Pelotas, dentre outros, alm do cinejornal Santa Maria, Atualidades. No entanto, segundo Pvoas (2009), o que se conhece hoje da filmografia da Fbrica Guarany so 41 ttulos, sendo que 11 destes ainda precisam ter sua exibio comprovada o que no deixa de ser um nmero expressivo se considerarmos que estes filmes foram produzidos basicamente entre 1913 e 1914. Assim, Hirtz e Santos inauguraram uma tradio do cinema de no-fico no Rio Grande do Sul que ser perpetuado ao longo das prximas dcadas. Mesmo durante a Primeira Guerra Mundial, quando o cinema no Brasil sofreu a sua primeira crise, tendo

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103- 119 julho/dezembro 2010

108
Por uma memria do cinema documentrio no rio grande do sul

que enfrentar a falta de pelcula virgem para as suas produes, foi a produo espordica de documentrios que manteve viva a cinematografia nacional. Tanto que somente em 1925 que ser rodado novamente um filme de fico no Rio Grande do Sul (MACHADO, 1990). Entretanto, na dcada de 1920, o que se viu mesmo foi o predomnio de documentrios sobre cidades, fbricas, fazendas, casas comerciais, blocos carnavalescos e clubes nuticos, o cinema de cavao que de um modo geral consistia em filmes encomendados, caracterizando-se por uma pequena independncia de seus realizadores. Ou seja, repetindo o que ocorria nos principais centros produtores de cinema no Brasil, o cinema de no-fico foi o carro-chefe da cinematografia produzida no Rio Grande do Sul nas primeiras trs dcadas do sculo XX. O que colabora para esta constatao sabermos que de 1925 a 1933 apenas seis longasmetragens de fico foram produzidos em Porto Alegre (MACHADO, 1990). Nos anos de 1930, com os estampidos da revoluo em marcha, presenciamos definitivamente a consolidao do cinema de no-fico como marca indistinta do cinema gacho. Foram as cmeras da Leopoldis-Som que registraram a Revoluo de 1930. Desde 1924, ano de sua fundao, a produtora de talo Majeroni veio representando o embrio da produo de documentrios e cinejornais no estado. Na onda do cinema sonoro a produtora foi responsvel por filmes como A Festa da Uva, Bento Gonalves a Terra Mater do Vinho e da Uva, Uma viagem Pitoresca de Porto Alegre a So Leopoldo e Treinos Esportivos (PFEIL, 1995). Mas foi o Atualidades Gachas, cinejornal lanado por Majeroni em 1937, que consagrou a produtora, sendo este considerado na poca o principal veculo de notcias dos pampas (GOMES, 1995, p. 31). Entretanto, no possvel desvincular estas produes do momento histrico em que estavam inseridas. A vitalidade destes filmes no Rio Grande do Sul estava possivelmente associada lei n 21.240, promulgada por Getlio Vargas em 1932, mas que entrou em vigor apenas em 1934, criando a obrigatoriedade da exibio de um filme nacional. O mesmo decreto tambm mencionava a realizao do Convnio Cinematogrfico Educativo, que tinha entre suas finalidades a instituio permanente de um cinejornal, com verses tanto sonoras como silenciosas, filmado em todo o Brasil e com motivos brasileiros (SIMIS, 1996, p. 174-175). A nova legislao criou uma euforia no mercado cinematogrfico nacional, o qual, provavelmente, talo Majeroni aproveitou com a sua Leopoldis-Som. Durante a Segunda Guerra Mundial, mais uma vez o cinema brasileiro sofreu com a escassez de matria-prima (a pelcula), e somente as grandes produtoras como a Leopoldis-Som continuaram suas atividades cinematogrficas. Mas a partir de 1945,

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103 -119, julho/dezembro 2010.

TOMAIN, Cssio dos Santos

109

com o fim da guerra, o cenrio inverteu, ocorrendo um rpido crescimento na produo de filmes no Rio Grande do Sul, sendo que vieram somar-se Leopoldis-Som mais de 20 produtoras, dentre elas a Wilkens Films. Na dcada de 1950, destaque para a Interfilmes, de Itacir Rossi, que, alm de produzir documentrios e o seu cinejornal Canal 4040, ser a responsvel por distribuir no Rio Grande do Sul o famoso Canal 100, cinejornal dedicado ao esporte, em especial ao futebol (GOMES, 1995). Mas no comeo da dcada de 1950 lanado em Porto Alegre Vento Norte (1951), primeiro longa-metragem sonoro de fico realizado no Rio Grande do Sul. O filme foi dirigido, fotografado, roteirizado e produzido por Salomo Scliar. Na viso de Pvoas (2001, p. 23), 50 anos depois de sua estria, Vento Norte ainda destaca-se pelo deslumbramento de sua esttica a luminosidade da fotografia, a cuidada composio dos enquadramentos e a um certo carter documental que confere-lhe valor de pea antropolgica. Entretanto, foi uma experincia nica e isolada de um cinema de arte no Rio Grande do Sul, que levou Luiz Carlos Merten (2002) a compar-lo a Limite (1931), de Mrio Peixoto. O fato que nas dcadas seguintes, 1960 e 1970, o cinema gacho presenciou a sua maior produo de longas-metragens de fico, capitaneada pelos filmes do cantor regionalista Vtor Matheus Teixeira, o Teixerinha. Um cinema caracteristicamente de forte apelo popular, que recebeu o desprezo da crtica local, a ponto de Tuio Becker (1986) se referir a esta produo de maneira pejorativa como os filmes de bombacha e chimarro. No entanto, por mais incipiente e caricata que fosse a cinematografia gacha desta poca, marcada por personagens rurais e tradicionalistas, o prprio Becker (1986, p. 16) reconheceu que os filmes de Teixeirinha conseguiram tirar a produo do Sul do limbo das projees privadas, exibies especiais, paralelas ou marginais, levando-a para os grandes circuitos da capital, cinemas do interior e de outros Estados. Apesar da forte tendncia que estes filmes tradicionalistas representaram para a cinematografia gacha nos anos de 1960/70, a produo de no-fico permaneceu contnua. A exemplo disto, a Leopoldis-Som manteve a produo de filmes institucionais ou sob encomenda e as Atualidades Gachas, que desde 1954 ainda registrava um crescimento. Uma produo que, para Pvoas (2007, p. 351), pode ser interpretada como uma ampla cobertura do poder institudo, quase um jornal oficial de propaganda, e, por outro, um certo carter de promoo turstica. Ainda recordando estas duas dcadas, o crtico e cineasta gacho Antnio Carlos Textor (1995) nos aponta que as produtoras de cinejornais experimentaram um aquecimento em suas atividades em funo da chegada da televiso, que naquela poca recorria ao

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103- 119 julho/dezembro 2010

110
Por uma memria do cinema documentrio no rio grande do sul

filme como suporte para registros visuais que iriam compor seus programas noticiosos. Outro fator preponderante neste perodo foi sem dvida o prmio criado em 1976 pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e concedido ao melhor curtametragem em 35mm apresentado no Festival de Cinema Brasileiro de Gramado naquele ano. A premiao estimulou as produes de curtas-metragens tanto ficcionais quanto documentais, com a apario de realizadores como Antnio Carlos Textor, Antnio Jesus Pfeil, Antnio Oliveira e Rubens Bender que, dentre estes, era um dos raros expoentes de sua gerao que tinha uma filmografia totalmente voltada para o cinema documentrio (BECKER, 1986). O ciclo se fecha para o documentrio quando o filme No Amor, de Nelson Nadotti, vence o Festival de Gramado em 1982. Da em diante o curta-metragem de fico ir dominar a cena cinematogrfica do Rio Grande do Sul, segundo Becker (1986). Vale destacar que na dcada de 1980 houve um surto de produo de longametragem de fico em super-8, que apresentado pela historiografia gacha do cinema como a Idade de Ouro do cinema produzido no Rio Grande do Sul, por inovar em uma bitola que naquela poca j estava superada, tirando-a do circuito domstico para uma perspectiva alternativa para o cinema de longa-metragem do sul do pas. Deu pra ti, Anos 70, filme de 1981, de Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil, foi o precursor destas produes que em trs anos chegaram a uma expressiva marca de 150 filmes realizados em super-8. estranho supor que a histria do cinema documentrio gacho tenha sido encerrada nos anos de 1970, que no tenha sido produzido nenhum filme deste gnero na dcada seguinte. O fato que a prpria histria do cinema gacho escrita pelos seus cronistas faz raras menes ao documentrio, dirigindo as atenes para o movimento superoitista e para os filmes de curta-metragem ficcionais em 35mm e 16mm desta gerao de 1980. Esse recorte tem explicao na reviravolta que estes filmes lanaram ao tratamento temtico da cinematografia do Rio Grande do Sul, antes rural, regionalista, e agora urbana e universal. Mas os realizadores da gerao de 1960, como Antnio Carlos Textor, Rubens Bender, Antnio Jesus Pfeil, Antnio Oliveira e David Quintans seguiram nesta dcada dedicando-se quase exclusivamente ao filme documentrio de curta-metragem. Em uma consulta ao banco de dados da Filmografia do Cinema Brasileiro, mantida pela Cinemateca Brasileira (www.cinemateca.com.br), foi possvel identificar os seguintes ttulos: Um maravilhoso espanto de viver (Antonio Carlos Textor, 1980, 35mm), Graff Zeppelin (Antonio Carlos Textor, 1980, 35mm), Ave soja, santa soja (Rubens Bender, 1980, 35mm), Bonito, bonito mesmo ... (Antnio Oliveira, 1980, 35mm), So Miguel

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103 -119, julho/dezembro 2010.

TOMAIN, Cssio dos Santos

111

dos Sete Povos (Antnio Jesus Pfeil, 1981, 35mm), Meu nome (David Quintans, 1981, 35mm), O papa gacho (Antnio Oliveira, 1981, 35mm), Siglas do golpe (Antnio Jesus Pfeil, 1983, 35mm), Lupi, profisso bomio (David Quintans, 1983, 35mm), Marcas e registros (Antnio Jesus Pfeil, 1984, 35mm), Delrio e morte de uma retirante (David Quintans, 1984, 16mm) e Crnica de um rio (Antonio Carlos Textor, 1988, 35mm). De certo modo a vitalidade desta produo de documentrios deve ser associada histria do Festival de Cinema Brasileiro de Gramado e sua importncia como fomentador do curta gacho nas dcadas de 1970/80, tanto estimulando a produo dos realizadores da gerao de 1960, como demonstrado acima, quanto trazendo para o cenrio nacional nomes da gerao de 1980, oriundos da publicidade e da TV. Em 1985 so premiados em Gramado na categoria de melhor curta-metragem gacho os seguintes filmes: Cone Sul, documentrio de Enio Staub e Joo Guilherme Barone Reis e Silva, sobre o sequestro dos uruguaios Llian Celiberti e Universindo Diaz, ocorrido em 1978 em Porto Alegre, e As Cobras, o Filme, animao em 35mm de Otto Guerra, Jos Maia e Lancast Mota. Quatro anos depois era a vez de Ilha das Flores, de Jorge Furtado, arrebanhar os principais prmios do festival, sendo considerado o melhor curta-metragem por jri oficial, jri popular e Prmio da Crtica; alm de vencedor nas categorias roteiro, montagem e melhor curta-metragem gacho e melhor direo para Jorge Furtado. Em 1989 o curta ainda ganharia o Urso de Prata no Festival de Berlim. Denominado de antidocumentrio por uns e documentrio por outros, Ilha das Flores ditou um modelo para a produo de cinema no Rio Grande do Sul da primeira metade da dcada de 1990, adotando para o formato do curta-metragem tcnicas alternativas no que diz respeito linguagem audiovisual e ao baixo oramento. Na viso de Joo Carlos Massarolo (1995, p. 111), o filme de Jorge Furtado sintetizou todo um projeto de uma gerao ao partir da temtica das origens [o campo] para desvelar os complexos mecanismos que dominam a sociedade brasileira [o urbano]. Em um tom mais apaixonado, Luiz Carlos Merten (1995, p. 103), crtico de cinema do jornal O Estado de So Paulo, ir dizer que Ilhas das Flores uma aula de cinema do mais talentoso, emocionante e original diretor do Rio Grande do Sul. verdade que nos primeiros anos da dcada de 1990 houve um silncio na produo de longa-metragem de fico no Brasil, perodo em que o cinema brasileiro enfrentou uma de suas piores crises com o fim da EMBRAFILME decretado pelo governo do presidente Fernando Collor de Mello. E mais uma vez o documentrio de curtametragem se apresentou como uma sada para manter viva a cinematografia nacional.

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103- 119 julho/dezembro 2010

112
Por uma memria do cinema documentrio no rio grande do sul

Temos exemplos disto no Rio Grande do Sul, com produes que foram financiadas totalmente por instituies estrangeiras, um modelo raro de produo at aquele momento para o cinema brasileiro que sempre dependeu de financiamento pblico para a maioria de seus filmes. Esta no a sua vida (Jorge Furtado, 1991) foi pago pela Channel 4 da Inglaterra e Ventre Livre (Ana Luiza Azevedo, 1994) pela Fundao MacArthur dos Estados Unidos (BRASIL, 1995, p. 132). Ambos documentrios foram bem recebidos em festivais pelo Brasil e exterior. Analisando os nmeros da produo de documentrios no Rio Grande do Sul, nos ltimos 13 anos, somando curtas, mdias e longas-metragens, percebe-se que esta apresenta uma linha descontnua, com altos e baixos, porm possvel reconhecer um crescimento na produo deste gnero no estado. O primeiro pico na produtividade aconteceu em 1998, com a realizao de seis documentrios, ainda nos formatos curta e mdia-metragem. Porm, nos dois anos seguintes a produo caiu para quatro filmes do gnero. Mas em 2000 foi realizado o primeiro filme documentrio gacho de longametragem, Harmonia, de Jaime Lerner, depois de dcadas sem produes de nofico neste formato no estado. J em 2002 o documentrio gacho no refletiu o ritmo de produo do gnero no Brasil, que neste ano alcanava o seu maior crescimento em proporo ao filme de fico. Ento, somente a partir de 2003 que se nota na produo do Rio Grande do Sul um crescimento contnuo, sendo 2005, 2007 e 2008 os anos chaves para o documentrio gacho. Assim, em uma dcada, passamos de uma produo de um a trs filmes por ano para 10 documentrios em um nico ano. 2007 o ano mais emblemtico para o documentrio no Rio Grande do Sul; foi quando dos sete filmes produzidos quatro eram longas-metragens, em princpio uma grande vitrine para o cinema de no-fico do estado: Brizola Tempos de Luta (Tabajara Ruas), A Dana da Vida (Juan Zapata), Gigante Como o Inter Conquistou o Mundo (Gustavo Spolidoro) e Porto Alegre Meu canto no mundo (Ccero Aragon e Jaime Lerner). Em 2008 o documentrio superou em nmeros a quantidade de filmes ficcionais realizados no estado, representando 54,54% da produo cinematogrfica gacha daquele ano. ndice animador para o gnero que nos leva a acreditar que gradativamente o documentrio tem ocupado espao no recente cenrio

cinematogrfico do estado, competindo com o filme de fico. Ideia que se refora quando isolamos os longas-metragens realizados de 2000 a 2008 no estado. Apesar de terem sido produzidos 18 filmes de fico, o dobro dos filmes documentrios realizados no mesmo perodo, houve uma constante na produo de documentrios que permitiu que em alguns anos tivssemos filmes de ambos os gneros circulando no mercado

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103 -119, julho/dezembro 2010.

TOMAIN, Cssio dos Santos

113

cinematogrfico.

4 DESAFIOS PARA A HISTORIOGRAFIA DO CINEMA BRASILEIRO A bibliografia sobre o cinema do Rio Grande do Sul ainda pequena, sendo a sua histria contada pelos seus prprios realizadores e cronistas, ou seja, sempre sobre uma perspectiva jornalstica. Destaque para nomes como o de Tuio Becker, Antonio Jesus Pfeil, Antnio Carlos Textor, Anibal Damasceno Ferreira e etc. Entre os livros mais conhecidos esto Cinema gacho uma breve histria (Tuio Becker, 1986) e As aventuras do cinema gacho (Luiz Carlos Merten, 2002). Temos tambm uma coleo de textos de diversos autores reunidos no oitavo ttulo dos Cadernos Porto & Vrgula, organizado por Tuio Becker, dando origem ao volume Cinema no Rio Grande do Sul (1995). Em 2009, a Editora Sulina publicou Cinema gacho: diversidades e inovaes, organizado por Cristiane Freitas Gutfreind e Carlos Gerbase, uma tentativa de ampliar o debate sobre o cinema produzido no estado. Nos livros organizados por Becker (1995) e Gutfreind e Gerbase (2009) encontramos ensaios das primeiras e das mais recentes contribuies acadmicas aos estudos do cinema gacho. Somente na dcada de 1990 que iro aparecer os primeiros estudos sobre o cinema produzido no Rio Grande do Sul na universidade brasileira. Pioneirismo que partiu dos prprios pesquisadores gachos, o que no nos surpreende tendo em vista o estigma de cinema regional que acompanhou (ou ainda acompanha) o cinema deste estado na historiografia clssica do cinema brasileiro. No entanto, como os Programas de Ps-Graduao em Comunicao na regio sul do Brasil comearam suas atividades somente no final da primeira metade dos anos de 1990, estes pesquisadores gachos tiveram que buscar a sua formao fora do estado, na Escola de Comunicao e Artes (ECA) da USP, em So Paulo, que naquela poca j apresentava uma tradio de estudos de cinema. A dissertao Verdes anos do cinema gacho: o ciclo super-8 em Porto Alegre, de Flvia Seligman, escrita em 1990, foi o primeiro trabalho acadmico que veio contribuir para a compreenso de uma das principais fases da produo de cinema no Rio Grande do Sul, quando a inventividade e a ousadia de jovens realizadores subverteram o formato super-8 ao produzirem filmes de longa-metragem. No ano seguinte outra dissertao defendida na ECA/USP, Um lugar ao sul, trabalho que enveredou pela investigao do papel dos filmes de curta-metragem, dos cinejornais e dos filmes de temticas popular e tradicionalista na cinematografia no Rio Grande do Sul, que nos anos de 1980 era uma forma de expresso procura de um espao, como defendeu Joo Carlos Massarolo, autor da pesquisa. Em 1994 Miriam Rossini apresentou
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103- 119 julho/dezembro 2010

114
Por uma memria do cinema documentrio no rio grande do sul

tambm na ECA a dissertao Teixeirinha e o cinema gacho, mais tarde publicada pela FUMPROARTE. Pela primeira vez um trabalho acadmico encarava o cinema de bombacha e chimarro do sul do pas dentro de uma perspectiva mais crtica, reconhecendo a importncia dos filmes do cantor Teixeirinha inclusive para a prpria consolidao das bases produtivas do cinema gacho. O ltimo trabalho da dcada foi Histria e anlise do filme Vento Norte, dissertao de Glnio Nicola Pvoas apresentada em 1999, elegendo como objeto o filme de Scliar, que entrou para a histria como o primeiro longa-metragem sonoro de fico realizado no Rio Grande do Sul. Na virada do sculo, houve um despertar de pesquisas de cinema oriundas de universidades do Rio Grande do Sul, o que pode ser explicado por dois fatores: 1) os pesquisadores gachos que foram estudar em So Paulo retornaram ao Rio Grande do Sul e foram responsveis por estimular novos estudos nos recentes Programas de PsGraduao em Comunicao criados no estado; e 2) coincidncia ou no, 2002 foi o ano em que a produo cinematogrfica do Rio Grande do Sul cresceu em nmeros e em qualidade tcnica, o que pode ter atrado o interesse de jovens pesquisadores pelo cinema. Fato que de 1999 a 2008 foram produzidos 39 estudos de cinema no Rio Grande do Sul, sendo 28 dissertaes (Mestrado) e 11 teses (Doutorado) na rea da Comunicao Social, conforme o Banco de Teses da Capes. No entanto, o saldo ainda devedor quando o assunto o cinema gacho. Somadas as pesquisas produzidas na USP na dcada de 1990 aos trabalhos oriundos dos Programas de Ps-Graduao do Rio Grande do Sul de reas como a Histria, a Lingustica/Letras e a Comunicao Social, foi possvel mapear no Banco de Teses da Capes um universo de apenas 20 estudos que elegeram o cinema ou um filme gacho como seu objeto no perodo de 1988 a 2008. Somente em 2005 teremos a primeira tese escrita sobre o cinema do Rio Grande do Sul. Histrias do cinema gacho: propostas de indexao 1904-1954, de Glnio Nicola Pvoas, foi defendida no Programa de PsGraduao em Comunicao da PUC/RS, e uma rara contribuio da universidade gacha a uma histria do cinema no estado. Em sua tese Pvoas recupera o debate do cinema gacho com a historiografia clssica do cinema brasileiro, sistematizando mais de 500 ttulos de filmes em 35 mm e 16 mm produzidos no estado durante o perodo estudado, comprovando uma histria contnua desta cinematografia. O trabalho tem como principal mrito explorar um perodo pouco conhecido do cinema brasileiro, o do cinema silencioso. Na verdade, as riquezas culturais, polticas e, por que no dizer, estticas destes filmes ainda esto para ser descobertas pelos estudiosos do nosso cinema. Assumir isto o primeiro

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103 -119, julho/dezembro 2010.

TOMAIN, Cssio dos Santos

115

caminho para atualizarmos toda uma produo do cinema brasileiro.

5 CONSIDERAES FINAIS Por mais que a partir dos anos de 2000 tenha comeado um tmido crescimento nos estudos de cinema no Rio Grande do Sul, no tocante historiografia do cinema produzido no estado, ainda sabemos pouco. Escreveu-se muito sobre a chegada do espetculo cinematogrfico em Porto Alegre e os seus desdobramentos para uma cultura cinematogrfica nesta cidade e seus arredores, mas pouco se sabe sobre os filmes produzidos no estado. Nem mesmo a recente produo gacha da retomada mereceu algum estudo mais criterioso at o momento. Se o cinema ficcional do Rio Grande do Sul um desconhecido em sua prpria terra, o que podemos dizer do cinema de no-fico produzido no estado. Apesar de ter sustentado por longas dcadas toda uma produo de filmes gachos, pouco se escreveu sobre este gnero. Hoje conhecemos a importncia de nomes como Eduardo Hirtz, Italo Majeroni e sua produtora, a Leopoldis-Som, para a memria do cinema documental do Rio Grande do Sul, correspondendo a uma vasta cinematografia que atravessou a primeira metade do sculo XX. Entretanto, de 1960 a 1990 h um total desconhecimento do que se produziu de filmes documentrios no estado, muito provavelmente devido a duas fases que marcaram o cinema ficcional gacho: de 1960/70 os filmes populares de Teixeirinha; de 1970/80 os filmes do movimento superoitista que consagraram uma gerao de cineastas gachos. Assim como na historiografia clssica do cinema brasileiro, a histria do cinema gacho tambm a histria do filme de fico. Contradies parte, importante que os novos historiadores deste cinema compreendam que foi preciso primeiro existir o cinema de no-fico no estado para que somente mais tarde nascesse o cinema gacho de fico, o que nos leva a afirmar que a histria do cinema no Rio Grande do Sul no uma coleo de episdios isolados. De 1897 a 2005 foram produzidos no estado 777 filmes, entre curtas e mdias-metragens, sendo que 40% (306) so documentrios (SILVA NETO, 2006) indicativo de que a histria do cinema documentrio no Rio Grande do Sul ainda precisa ser contada. Cabero aos novos estudos do cinema gacho recortes mais especficos, que nos permitam extrapolar outros campos que no somente o da produo de filmes, como tambm as questes econmicas e o mercado exibidor, os cenrios institucionais, a recepo e sobretudo a esttica deste cinema documentrio produzido no sul do Brasil.

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103- 119 julho/dezembro 2010

116
Por uma memria do cinema documentrio no rio grande do sul

For a memory of documentary film in Rio Grande do Sul: challenges for a new historiography of Brazilian cinema

ABSTRACT From literature review and consultation to catalogs and dictionaries of Brazilian films, we seek a historical understanding of documentary production in Rio Grande do Sul, in southern Brazil, aiming to reflect on the memory of this kind of film. First there was the need of non-fiction cinema in the state, especially the short film, and only later the gaucho feature-length fiction became a possibility. This indicates that the history of cinema in Rio Grande do Sul is not a collection of isolated episodes, as it is believed in the classic historiography of Brazilian cinema. Keywords: Gaucho documentary. Memory. Historiography.

Por una memoria de cine documental en Rio Grande do Sul: retos para una nueva historiografa del cine brasileo

RESUMEN A travs de la revisin de literatura y consulta a los catlogos y diccionarios de pelculas brasileas, buscamos establecer una comprensin histrica de la produccin documental en Rio Grande do Sul, en el Sur de Brasil, con el fin de problematizar la memoria de este genero cinematogrfico. En un primer momento fue preciso que existiera el cine de no ficcin en el estado, y de modo especfico los cortometrajes, para que ms tarde surgiera el largo metraje de ficcin gaucho. Eso nos indica que la historia del cine en Rio Grande do Sul no es una coleccin de episodios aislados, como lo seala la historiografa clsica del cine brasileo Palabras claves: Documental gacho. La memoria. La historiografia.

REFERNCIAS
AUTRAN, Arthur. A noo de ciclo regional na historiografia do cinema brasileiro. Revista Alceu. Rio de Janeiro, RJ, Pontifcia Universidade Catlica (PUC/RJ), v. 10, n. 20, p. 116-125, jan./jun. 2010. Disponvel em: http://publique.rdc.pucrio.br/revistaalceu/media/Alceu20_Autran.pdf. Acesso em: 10 set. 2010. BECKER, Tuio (org.). Cinema no Rio Grande do Sul. Cadernos Porto & Vrgula, v. 8. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1995. ______. Cinema gacho, uma breve histria. Porto Alegre: Movimento, 1986. BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clssica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia. So Paulo: Annablume, 2004. ______. Cinema brasileiro: propostas para uma histria. So Paulo: Cia das Letras, 2009.

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103 -119, julho/dezembro 2010.

TOMAIN, Cssio dos Santos

117

BRASIL, Giba Assis. Anos oitenta, noventa e bem depois. In: BECKER, Tuio (org.). Cinema no Rio Grande do Sul. Cadernos Porto & Vrgula, v. 8. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1995, p.131-135. GOMES, Marcos Pinho. Documentrios e cinejornais. In: BECKER, Tuio (org.). Cinema no Rio Grande do Sul. Cadernos Porto & Vrgula, v. 8. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1995, p. 30-32. GUTFREIND, Cristiane Freitas; GERBASE, Carlos (orgs.). Cinema gacho: diversidades e inovaes. Porto Alegre: Sulina, 2009. MACHADO, Rubens. O cinema paulistano e os ciclos regionais sul-sudeste (1912-1933). In: RAMOS, Ferno (org.). Histria do cinema brasileiro. So Paulo: Art Editora, 1990, p. 97-128. MASSAROLO, Joo Carlos. Os curtas nos anos 80. In: BECKER, Tuio (org.). Cinema no Rio Grande do Sul. Cadernos Porto & Vrgula, v. 8. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1995, p. 104-111. MERTEN, Luiz Carlos. A aventura do cinema gacho. So Leopoldo: UNISINOS, 2002. ______. Os longas dos anos 80. In: BECKER, Tuio (org.). Cinema no Rio Grande do Sul. Cadernos Porto & Vrgula, v. 8. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1995, p. 100-103. PFEIL, Antnio Jesus. Cinematgrafo e o cinema dos pioneiros. In: BECKER, Tuio (org.). Cinema no Rio Grande do Sul. Cadernos Porto & Vrgula, v. 8. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1995, p.17-29. PVOAS, Glnio. Encantamento do filme Vento Norte atravessa meio sculo. Sesses do Imaginrio. Porto Alegre, RS, Pontifcia Universidade Catlica (PUC/RS), n. 6, p. 20-24, jul. 2001. Disponvel em: http://www.pucrs.br/uni/poa/famecos/imagina/edicao-6/glenios6.pdf. Acesso em: 13 set. 2010. ______. Confuses, entraves, desafios na histria da Fbrica Guarany. In: GUTFREIND, Cristiane Freitas; GERBASE, Carlos (orgs.). Cinema gacho: diversidades e inovaes. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 17-38. ______. Leopoldis: a histria do cinema gacho contnua. In: MACHADO JR, Rubens; SOARES, Rosana de Lima Soares; ARAJO, Luciana Corra de (orgs.). Estudos de cinema. So Paulo: Annablume; Socine, 2007, p. 347-358. SILVA, Joo Guilherme Barone Reis e. Cinema gacho: uma panormica institucional. In: GUTFREIND, Cristiane Freitas; GERBASE, Carlos (orgs.). Cinema gacho: diversidades e inovaes. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 165-188. SILVA NETO, Antnio Leo. Dicionrio de filmes brasileiros: longa metragem. So Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2009. ______. Dicionrio de filmes brasileiros: curta e mdia metragem (1897 a 2005). So Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2006. SIMIS, Anita. Estado e Cinema no Brasil. So Paulo: Annablume, 1996. TEXTOR, Antnio Carlos. Os agitados anos 60. In: BECKER, Tuio (org.). Cinema no Rio Grande do Sul. Cadernos Porto & Vrgula, v. 8. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1995, p. 60-67.

Este artigo resultado de estudos desenvolvidos para o projeto de pesquisa "O Documentrio Gacho Contemporneo: Memria e Identidade (1995 a 2010)", financiado pelo edital Universal MCT/CNPq N. 14/2009 e pelo Programa de Bolsas de Iniciao Cientfica da UFSM - FIPE Jnior em 2009 e 2010. Colaboram nesta pesquisa Camila Dias Araujo e Isabella Mayer de Moura, bolsistas e alunas do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103- 119 julho/dezembro 2010

118
Por uma memria do cinema documentrio no rio grande do sul

de Frederico Westphalen/RS. Esta obra publicada desde 1980 como Panorama do cinema brasileiro 1896-1966, segundo captulo do livro Cinema: trajetria no subdesenvolvimento, da Editora Paz e Terra. 3 Ver PVOAS, Glnio Nicola. Histrias do cinema gacho: propostas de indexao 19041954. Tese (Doutorado) Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, 2005. 4 Ver ARAJO, Luciana Corra de. O cinema em Pernambuco nos anos 1920. In: FELICE, Fabrcio (ed.). I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso. So Paulo: Cinemateca Brasileira, 2007. p. 33 e 71-76. 5 Ver COSTA, Selda Vale da. Eldorado das iluses Cinema & sociedade Manaus (18971935). Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 1996. 6 At 2007, Passeio da Sociedade Recreio Juvenil era o nico filme que havia sido recuperado, mas no incio de 2008 o pesquisador Glnio Pvoas, enquanto trabalhava na catalogao do arquivo da Leopoldis-Som, administrado pelo Grupo RBS, descobriu em meio a mais de mil latas de fitas uma cpia de Cerimnias e festa da igreja em Santa. Maria Estado RS. A pelcula que foi exibida em 1910 considerada hoje o filme documentrio mais raro e preservado no Rio Grande do Sul. 7 Segundo Glnio Pvoas (2009), a grafia correta da empresa de Francisco Santos Fbrica de Fitas Cinematogrficas Guarany, que os jornais da poca sintetizaram para Fbrica Guarany. J a grafia que predominou na historiografia clssica do cinema brasileiro foi Guarany Films, que veio sendo reproduzida sem nenhum questionamento pela maioria dos pesquisadores de cinema no Brasil.
2

Recebido em: 23/09/2010 Aceito em: 05/11/2010

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 103 -119, julho/dezembro 2010.

Anda mungkin juga menyukai