Anda di halaman 1dari 5

O Preconceito O livre pensamento e o direito opinio so fundamentais para o bom relacionamento entre os homens.

. Porm, devido a essa liberdade de pensamento ocorre o preconceito. No Brasil h leis que probem as manifestaes de preconceito e intolerncia. O preconceituoso, porm, geralmente justifica sua atitude com outros direitos constitucionais: a liberdade de conscincia, de crena e de manifestao do pensamento. O preconceito de raa, cor, etnia, religio, precedncia nacional, ilegal de acordo com a Lei N 7.716, DE 05 DE JANEIRO DE 1989*. Art. 1 Sero punidos, na forma desta Lei os crimes resultantes de discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional." Art. 2 - (Vetado). Art. 3 - Impedir ou obstar o acesso de algum, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administrao Direta ou Indireta, bem como das concessionrias de servios pblicos: Pena: recluso de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. Art. 4 - Negar ou obstar emprego em empresa privada: Pena: recluso de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. Art. 5 - Recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador: Pena: recluso de 1 (um) a 3 (trs) anos. Art. 6 - Recusar, negar ou impedir a inscrio ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino pblico ou privado de qualquer grau: Pena: recluso de 3 (trs) a 5 (cinco) anos. Pargrafo nico - Se o crime for praticado contra menor de 18 (dezoito) anos a pena agravada de 1/3 (um tero). Art. 7 - Impedir o acesso ou recusar hospedagem em hotel, penso, estalagem, ou qualquer estabelecimento similar: Pena: recluso de 3 (trs) a 5 (cinco) anos. Art. 8 - Impedir o acesso ou recusar atendimento em restaurantes, bares, confeitarias, ou locais semelhantes abertos ao pblico. Pena: recluso de 1 (um) a 3 (trs) anos.

Art. 9 - Impedir o acesso ou recusar atendimento em estabelecimentos esportivos, casas de diverses, ou clubes sociais abertos ao pblico: Pena: recluso de 1 (um) a 3 (trs) anos. Art. 10 - Impedir o acesso ou recusar atendimento em sales de cabeleireiros, barbearias, termas ou casas de massagem ou estabelecimentos com as mesmas finalidades: Pena: recluso de 1 (um) a 3 (trs) anos. Art. 11 - Impedir o acesso s entradas sociais em edifcios pblicos ou residenciais e elevadores ou escada de acesso aos mesmos: Pena: recluso de 1 (um) a 3 (trs) anos. Art. 12 - Impedir o acesso ou uso de transportes pblicos, como avies, navios, barcas, barcos, nibus, trens, metr ou qualquer outro meio de transporte concedido: Pena: recluso de 1 (um) a (trs) anos. Art. 13 - Impedir ou obstar o acesso de algum ao servio em qualquer ramo das Foras Armadas: Pena: recluso de 2 (dois) a 4 (quatro) anos. Art. 14 - Impedir ou obstar, por qualquer meio ou forma, o casamento ou convivncia familiar e social: Pena: recluso de 2 (dois) a 4 (quatro) anos. Art. 15 - (Vetado). Art. 16 - Constitui efeito da condenao a perda do cargo ou funo pblica para o servidor pblico, e a suspenso do funcionamento do estabelecimento particular por prazo no superior a 3 (trs) meses. Art. 17 - (Vetado). Art. 18 - Os efeitos de que tratam os artigos 16 e 17 desta Lei no so automticos, devendo ser motivadamente declarados na sentena. Art. 19 - (Vetado). Art. 20 - Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. Pena: recluso de 1 (um) a 3 (trs) anos e multa.

1 - Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular smbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz sustica ou gamada, para fins de divulgao do nazismo. Pena: recluso de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa. 2 - Se qualquer dos crimes previstos no caput cometido por intermdio dos meios de comunicao social ou publicao de qualquer natureza: Pena: recluso de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa. 3 - No caso do pargrafo anterior, o juiz poder determinar, ouvido o Ministrio Pblico ou a pedido deste, ainda antes do inqurito policial, sob pena de desobedincia: I - o recolhimento imediato ou a busca e apreenso dos exemplares do material respectivo; II - a cessao das respectivas transmisses radiofnicas ou televisivas. 4 - Na hiptese do 2, constitui efeito da condenao, aps o trnsito em julgado da deciso, a destruio do material apreendido. *LEI N 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997. Altera os arts. 1 e 20 da Lei n 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor, e acrescenta pargrafo ao art. 140 do Decreto-lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o e eu sanciono a seguinte Lei: Congresso Nacional decreta

Art. 1 Os arts. 1 e 20 da Lei n 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redao: "Art. 1 Sero punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional." "Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. Pena: recluso de um a trs anos e multa.

1 Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular smbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz sustica ou gamada, para fins de divulgao do nazismo.

Pena: recluso de dois a cinco anos e multa. 2 Se qualquer dos crimes previstos no caput cometido por intermdio dos meios de comunicao social ou publicao de qualquer natureza: Pena: recluso de dois a cinco anos e multa. 3 No caso do pargrafo anterior, o juiz poder determinar, ouvido o Ministrio Pblico ou a pedido deste, ainda antes do inqurito policial, sob pena de desobedincia: I - o recolhimento imediato ou a busca e apreenso dos exemplares do material respectivo; II - a cessao das respectivas transmisses radiofnicas ou televisivas. 4 Na hiptese do 2, constitui efeito da condenao, aps o trnsito em julgado da deciso, a destruio do material apreendido." Art. 2 O art. 140 do Cdigo Penal fica acrescido do seguinte pargrafo: "Art. 140. ................................................................... ................................................................................... 3 Se a injria consiste na utilizao de elementos referentes a raa, cor, etnia, religio ou origem:Pena: recluso de um a trs anos e multa." Art. 3 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 4 Revogam-se as disposies em contrrio, especialmente o art. 1 da Lei n 8.081, de 21 de setembro de 1990, e a Lei n 8.882, de 3 de junho de 1994. Braslia, 13 de maio de 1997; 176 da Independncia e 109 da Repblica. Nossa sociedade uma sociedade de riscos e devemos sopesar os prs e contras de cada um deles, pois a cada direito corresponde o nus da restrio de um comportamento. O risco de tolerarmos a livre expresso do pensamento alheio o de ouvirmos algo que nos desagrade, mas compensado pelo direito de tambm externarmos nosso ponto de vista. H pases em que pessoas so presas, torturadas e mortas por recusarem-se a se submeter religio oficial. No Brasil, temos liberdade para professarmos a nossa f e nossas idias, e essa garantia no pode ser suprimida. Seria contraditrio permitir a liberdade de pensamento e, ao mesmo tempo, considerar crime o juzo emitido por algum em razo de sua f ou convico. Divergir e aceitar o que nos contraria e magoa faz parte de um processo de aprimoramento das relaes sociais dialticas. No caso de excessos proferidos com o ntido propsito de agredir, evidentemente haver crime, j punido pela legislao em vigor. Afirmar, no entanto, que determinada relao de convvio humano pecaminosa ou imoral, ou recusar as benos religiosas unio

afetiva contrria aos dogmas de certa religio ou culto, no pode ser considerado preconceito para fins da represso penal. O Estado laico, mas cada culto livre para seguir suas regras, sem interferncia do poder pblico.

Anda mungkin juga menyukai