Anda di halaman 1dari 5

RESUMO PARA A PROVA COLEGIADA DE TICA DIREITOS HUMANOS Direitos Humanos de primeira gerao: So os direi/os da liberdade: liberdade de pensamento

to e expresso; liberdade de ir e vir; Direitos Humanos de segunda gerao: Tratam-se dos direitos econmicos, sociais e culturais: o direito a alimentar-se, moradia e ao trabalho; o direito segurana social; o direito das famlias, mes e crianas; o direito sade mental e fsica; direito educao; direito a participar da vida cultural e do progresso cientfico; o direito das minorias (homossexuais, ndios, negros). Direitos humanos de terceira gerao: o direito ao meio-ambiente; o direito de propriedade sobre o patrimnio comum da humanidade; o direito de comunicao. Direitos Humanos de quarta gerao: o direito democracia; o direito informao; o direito ao pluralismo. Direitos Civis: o direito ao reconhecimento e igualdade perante a lei; o direito vida em detrimento da pena de morte; a proibio da tortura; o direito a um julgamento justo. Direitos Polticos: o direito de reunir-se pacificamente; o direito de associar-se livremente; o direito de participar da vida poltica. No esqueam ento, resumindo: Direitos civis so os Direitos necessrios liberdade individual. J os Direitos sociais relacionam-se ao respeito ao bem-estar do indivduo: segurana, trabalho, lazer, educao e sade, entre outros. Os Direitos polticos integram o respeito participao e representao em sindicatos, partidos etc. EMPRESAS TICAS Para que uma empresa seja considerada tica ela deve se pautar por princpios ticos, ou seja, deve definir regras para nortear as prticas empresariais e estas deve ser incorporados na essncia da organizao. Uma empresa que pratica Responsabilidade Social se preocupa em verificar sempre se os princpios adotados esto incorporados as suas prticas empresariais. Reviso constante fundamental. Empresa responsvel socialmente define, implementa princpios ticos e se preocupa em verificar se as prticas de seus stakeholders (todas as pessoas interessadas no sucesso da empresa de forma direta ou indireta) esto embasadas nas regras ou princpios que definiu. A explorao de matria prima pode ser danosa ao meio ambiente, sociedade e economia, por este motivo, uma tica para o desenvolvimento pressupe a continuidade dos investimentos, pesquisas e da explorao de matria prima, de modo a se respeitar proteger todas as espcies, evitando a extino das mesmas. As condies para a existncia de vida na Terra esto inteiramente relacionadas s atividades humanas em nosso planeta. preciso reduzir o consumo de matria prima, pois da forma desenfreada como tem sido feito, corremos o risco de no darmos sustentabilidade s geraes futuras. Neste contexto preciso investigar: as questes ticas, valores e atitudes compreendidos na relao do ser humano com a economia, sociedade e meio ambiente; a origem e o destino social dos recursos tecnolgicos; a consequncia para a sade pessoal e ambiental; as vantagens sociais do emprego de determinadas tecnologias.

Uma sociedade sustentvel, deve buscar unificao entre economia, meio ambiente e sociedade e para isto deve preservar (proteger contra a destruio e dano); deve conservar (utilizando racional um recurso); deve buscar recuperar o que foi danificado (buscando restabeler as caractersticas originais); deve criar norma para evitar a degradao, atravs da adoo de medidas preventivas legalmente necessrias e as medidas de vigilncia adequadas. preciso salvaguardar o ecossistema.

Os avanos biotecnolgicos no setor agrcola se constituiu num processo dinmico que a cada ano incorpora novas tecnologias e permitem o aumento da produtividade e da riqueza e melhoram as condies da vida dos seus membros.

Adotar medidas que deem a empresa uma imagem de respeito natureza, valorizando o verde e o ecolgico ajuda o negcio a melhorar a imagem que os clientes tm do produto e uma oportunidade da empresa investir em melhorias. Por exemplo a empresa pode implementar aes de educao sobre o consumo responsvel, coleta seletiva e reciclagem, e associar a imagem de seu produto a essas aes.

O uso de filtros para preservar o meio ambiente; o descarte inteligente de resduos; a gua reutilizada como vapor para recuperar insumos ou destinada irrigao de plantaes, para futura produo caracteriza que a empresa trabalha com responsabilidade social. Agora a criao de peixes em aqurios particulares para serem devolvidos ao seu habitat natural, para aumentar esta populao, que estava sendo dizimada ou por exemplo o uso de madeira para construo de mveis, casas, retiradas da floresta com autorizao de um rgo ambiental, so exemplos que correspondem a sustentabilidade

Leonardo Boff, que fala da tica do Cuidado, que exalta a importncia de uma tica de consenso mnino (princpios mnimos acordados entre todos) que possam ajudar a minimizar os efeitos causados por uma globalizao que deixa para trs Cidades abandonadas, crianas e jovens desassistidos, a economia devastada por processos especulativos, ecossistemas descuidados, o planeta entregue prpria sorte. preciso elaborar uma tica do cuidado, que funciona como um consenso mnimo a partir do qual todos possamos nos amparar e desenvolver uma atitude cuidadosa, protetora e amorosa para com a realidade.

CIDADANIA

Instaura-se a partir das lutas que culminaram na Independncia dos EUA e na Revoluo . No sentido etimolgico deriva da palavra civita, que em latim significa cidade. O termo tem o seu correlato grego na palavra politikos aquele que habita na cidade o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivduo est sujeito na sociedade em que vive. Isto , refere-se participao integral do indivduo em uma comunidade que lhe confere um conjunto de direitos e de deveres.

A Lei n 8742/ 93 regulamenta a assistncia social, cujo objetivo a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice, o amparo s crianas e adolescentes carentes, a promoo da integrao ao mercado de trabalho, a habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao vida comunitria, a garantia de 1 (um) salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia. Estas discusses ligadas assistncia social tratam dos direitos do cidado e, por tanto, estas discusses permeiam debate sobre a cidadania.

De qualquer forma o cidado precisa estar consciente de sua cidadania. Hoje, defende-se a politizao dos organismos de defesa do consumidor, pois preciso cautela quanto atuao desses rgos - sabe-se que a distncia grande quando se trata de respeito ao cidado, mas no se esquea os consumidores distinguem-se dos cidados pelo aspecto econmico. A cidadania envolve vrios aspectos, sade, consumo, economia, trabalho, etc.

Todo cidado deve pautar suas prticas em preceitos ticos, pois quando nossos atos no se pautam por um carter moral, so rechaados pela tica Precisaremos de normas que apontem para salvaguardar a dignidade humana e os princpios ticos. Cada indivduo precisar torna-se um cidado, ou seja respeitar e ser respeitado; ter oportunidades para realizar projetos e todos devem ter direito a uma vida digna.

A famlia, o casamento so exemplos em que se revezam amor, delicadeza, autoritarismo, angstia, compreenso, medo. No fcil conviver, mas tambm no impossvel. Devemos no lar manter a solidariedade como base da existncia da famlia.

CULTURA Cultura consiste no conjunto compartilhado de valores e crenas duradouras que caracterizam e distinguem grupos sociais. No mundo globalizado precisamos mais do que nunca compreender que cada cultura apresenta peculiaridades esportes, danas, padres de beleza, comidas especficas. Estas questes relativas relacionam-se no a biologia, mas a cultura. Gestores e empreendedores precisam ter a compreenso de que fatores culturais exercem influncia no comportamento de compra dos consumidores. A globalizao um dos processos de aprofundamento da integrao econmica, social, cultural, poltica, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicao dos pases do mundo no final do sculo XX e incio do sculo XXI. um fenmeno gerado pela necessidade da dinmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os pases centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos j esto saturados. O processo de Globalizao diz respeito forma como os pases interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo. Alguns estudos sugerem que atualmente a distribuio de renda melhorou no mundo e que as naes com maior melhora so as que possuem alta liberdade econmica. J outros estudos indicam que "a 'globalizao' e 'liberalizao', como motores do crescimento econmico e o desenvolvimento dos pases, no reduziram as desigualdades e a pobreza nas ltimas dcadas".

At o final do sculo existia a crena de que o desenvolvimento econmico compensava os desequilbrios causados sociedade e ao meio ambiente. Esta crena cai por terra no inicio do sculo XXI. Hoje fala-se de sustentabilidade, desenvolvimento sustentvel, crditos de carbono, etc. Os novos paradigmas dos Estados vistos como centros de deciso que comandam a atual ordem mundial e que apresentam economias dinmicas envolvem controle dos gastos de energia e das emisses de gases etc. No Brasil, aes comprometidas com mudanas ligadas a produo e ao consumo vem atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade; alm disso, nota-se que houve reduo tanto no quantitativo de sacolas plsticas descartadas indiscriminadamente no ambiente. Essas aes j vem apresentando impacto significativo.

Alguns tendem a adotar postura etnocntrica, ou seja a julgar a cultura alheia a partir de sua cultura, criticando tudo o que se distancia do que considera ideal (ou seja, de tudo o que no se assemelha a sua cultura). Pessoas etnocntricas tendem a crer que culturas subdesenvolvidas podem ser explicadas pela presena, em sua formao, de etnias de tipo incivilizado ou sem cultura. Muitas vezes esse tipo de argumento e utilizado para criticar-se o Brasil, to rico em termos culturais e que enfrenta seus desafios, mas que vem se saindo bem em determinadas reas, como a educao, onde obteve desempeno que no pode ser considerado ruim (no foi seu pior desempenho).

O multiculturalismo e direitos humanos so idias recentes na histria humana. O conceito de direitos humanos - uma inveno da cultura ocidental - surge na transio para modernidade, assim, apesar de recente, no se pode dizer que este conceito uma inveno contempornea que nasceu no sculo XX.

Hoje os povos vm discutindo sobre o multiculturalismo, pois com a globalizao nacionalidades diferentes passam a conviver num mesmo espao. preciso educar para um mundo multicultural, com respeito s diferenas. O racismo combatido pela lei e outros tipos de preconceitos devem ser trabalhados pela educao,para que possamos ter uma cultura mais humana. Por exemplo o Bullying um fenmeno social caracterizado como um comportamento agressivo que envolve o desequilbrio de poder e, os maus-tratos muitas vezes no so percebidos nem debatidos. Precisamos debater nas escolas e universidades sobre as forma de preconceito, preciso refletir sobre a nossas prticas, preciso conscientizar e estabelecer princpios ticos que ensinem sobre o mal causado pelo preconceito. Paulo Freire alertava sobre o mal que a competio e o individualismo causam nos indivduos nas escolas, pois preciso formar o ser humano reflexivo e tico.

BIOTICA

Biotica o estudo que permeia biologia, medicina, filosofia (tica) e direito (biodireito) e que investiga as condies necessrias para uma administrao responsvel da vida humana. Trata de questes relativamente recentes e por tanto ainda amplamente discutidas ainda no existe consenso moral para a maioria destas questes: como a fertilizao in vitro, o aborto, a clonagem, a eutansia, transgnicos, pesquisas com clulas tronco, etc.

NORMOSE

Normose designa uma disfuno dos novos tempos. uma patologia organizacional que muitas vezes infecta as organizaes. Normose tem a ver com aqueles atos antiticos que o funcionrio e obrigado a cometer para manter seu emprego. Agressividade (como sinnimo de pro atividade) no trabalho no normose. Normose tem a ver com desvios de conduta.

Se um gestor cobra atitudes antiticas de seus subordinados essas atitudes tendem a interferir nas atitudes de outros colegas, e aos poucos o comportamento antitico se espalha. Ambientes contaminados pela normose podem ser tratados. O combate a normose passa pela educao, por projetos internos que preguem tica dentro do ambiente organizacional para gestores e funcionrios.

MORAL X TICA Com relao tica existem regras ou princpios que se aprende, mas nem sempre se segue, isto porque a tica no representa a lei. tica diz respeito ao bem comum e a compreenso de que benfico para o bem comum relativo. Preceitos de tica podem ser aprendidos e apreendidos. E atravs da educao, da informao, da comunicao que indivduos ticos so forjados. Moral tem a ver com os atos, com as aes, por isso diz-se que problemas morais relacionam-se a prtica e a situaes especificas. A tica anterior a moral, pois a tica serve de fundamento para os atos (que se relacionam a moral). Problemas ticos ento se relacionam a questes mais tericas. Em ultima instncia pode-se dizer que a tica s pode ser exercida no campo da moral (pois a moral que se relaciona com as aes, com a prtica) .

tica no necessariamente esta relacionada lei (embora a lei procure atuar de forma tica), isso porque a tica se preocupa com o bem comum, mas muitas vezes a lei construda/ estruturada pelos homens no consegue atuar de forma abrangente o suficiente, ou acaba por refletir uma viso parcial da situao, isto porque a lei estruturada pelos homens e para os homens (a partir de questes culturais, histricas e da natureza humana).

A tica um dos princpios que embasam o exerccio profissional. Nessa perspectiva, a formao tica profissional decorrente da tica pessoal e integra um todo, mas se diferencia em cada profisso, pois cada cargo ou funo tem que atender a certos princpios muito peculiares do cargo, em funo do trabalho e de seu papel em sociedade e na empresa.

Anda mungkin juga menyukai